News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 27/10

Started by Bruno3429, 27 de October de 2011, 07:02

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Nuno vence concorrência
avançado só precisa de 89 minutos para marcar na liga

Autor:  NUNO FARINHA

Aos 35 anos, Nuno Gomes continua a ser um caso sério de relação com as balizas. Entre os vários matadores dos cinco primeiros classificados (ver infografia), o avançado do Sp. Braga é o que tem menos tempo de utilização e simultaneamente o que revela mais eficácia na hora de rematar.

Nuno Gomes, que ao fim de oito jornadas ainda só foi titular em três jogos, já apontou 4 golos, todos no Estádio Axa. Nos 358 minutos que passou em campo em jogos do campeonato, o 21 dos bracarenses precisou, em média, de apenas 89 minutos para faturar. Melhor nesta edição da Liga (ver outra peça) apenas James Rodríguez e Bojinov – embora os melhores marcadores de FC Porto e Sporting sejam, respetivamente, Kléber e Wolfswinkel.

Record

Bruno3429

Barroso: "Vai ser muito equilibrado"
Joana Russo Belo

Vestiu as duas camisolas enquanto jogador. E espera um duelo "equilibrado" no jogo da 9. ª jornada do campeonato, entre Académica e Sp. Braga, no próximo sábado. Barroso - actual treinador do Vieira SC (Divisão de Honra, da Associação de Futebol de Braga) - esteve uma época em Coimbra, em 1998/1999, depois de ter saído do FC Porto, e lembra as dificuldades de jogar diante dos 'estudantes', sobretudo pelo bom início de época que estão a realizar.
"A vitória com o Feirense foi moralizadora, depois de dois resultados negativos, e está tudo encaminhado para um bom resultado. Mas não vai ser fácil. A Académica é uma equipa que está motivada, vai jogar contra um grande clube e estão a fazer um bom campeonato", referiu o antigo médio do Sp. Braga.
Barroso considera que "vai ser um jogo muito equilibrado", uma vez que "a Académica gosta de jogar em transições rápidas, tem jogadores muito rápidos e dá-se bem com esse tipo de jogo". No entanto, "espero que o meu clube ganhe". "O Sp. Braga tem vários jogadores de qualidade, não será individualmente que se resolve, tem jogadores ambiciosos e vai fazer um bom jogo, como a tradição dos últimos anos", sublinhou.
Para o antigo jogador do Sp. Braga, apesar das mudanças no plantel esta temporada, a equipa arsenalista "está forte como sempre" e com "tranquilidade" tem "conseguido fazer bons resultados". "Não será por um ou outro resultado menos positivo que as coisas vão ficar piores", acrescentou, deixando claro que um clube como o Sp. Braga tem sempre espírito de vitória.
"No Sp. Braga não se pensa em outra coisa a não ser ganhar. É um clube que tem todas as condições para lutar por vitórias. Não será fácil jogar em Coimbra, mas é um jogo para vencer", realçou o ex-jogador.
Barroso recorda que saiu da Académica, em 1999, para Braga, "numa altura complicada, a pedido do treinador Manuel Cajuda, que me pediu para regressar porque o balneário não estava muito famoso",
Os tempos agora são outros e Barroso acredita que é possível sonhar em Braga com o título: "o clube tem lutado nos últimos anos pelos primeiros lugares e por objectivos grandes. Não é fácil, joguei muitos anos no campeonato nacional, mas o Sp. Braga já tem uma estrutura muito grande", rematou.

Correio do Minho

Bruno3429

Jardim ameaça Domingos
BRUNO FILIPE MONTEIRO

O sector sobre o qual recaíam mais dúvidas na pré-temporada tem, afinal, tido um desempenho exemplar a duas jornadas de se completar o primeiro terço do campeonato. A defesa do Braga ainda só permitiu que os adversários marcassem três golos em oito jogos realizados, registo que coloca sob forte ameaça o recorde do clube, estabelecido na histórica época de 2009/10, impulsionada por Domingos Paciência. Por essa altura, e depois de já ter defrontado o Sporting (fora) e o FC Porto (casa), a equipa orientada pelo agora treinador do Sporting já tinha sofrido quatro golos em igual período de tempo, tendochegado ao fim da competição com 20 tentos encaixados.

As dores de cabeça de Leonardo Jardim para formar um bloco sólido foram muitas ao longo da pré-época, durante a qual o treinador madeirense promoveu diversas experiências no centro da defesa até se decidir por Paulo Vinícius e Ewerton, mas, a nível interno, o resultado final tem sido satisfatório. O Braga não encaixou golos em cinco jogos (Rio Ave, Marítimo, Setúbal, Nacional e Feirense) e só perdeu um dos três em que acabou batido: contra o Leiria (com o Gil Vicente ganhou; com o Guimarães empatou). Mesmo assim, o registo não é suficiente para superar o melhor do clube ao fim de oito jornadas realizadas. Esse continua a pertencer à equipa que Jesualdo Ferreira liderou em 2005/06, que só havia sofrido por uma vez nos oito primeiros jogos do campeonato.

Apesar disto, o verdadeiro teste à capacidade do sector defensivo do Braga, que é nesta altura o mais eficaz do campeonato português - a par do Beira-Mar - e um dos menos batidos das principais ligas da Europa, ainda está para chegar. O mês de Novembro reserva jogos com os três crónicos candidatos ao título - Benfica e FC Porto para a Liga ZON Sagres e o Sporting para a Taça de Portugal -, que, em teoria, são sempre mais complicados que os demais, e então se perceberá se a ameaça dos comandados de Leonardo Jardim em superar o recorde estabelecido pelos de Domingos Paciência é mesmo real. É que há duas épocas, Moisés, Rodriguez e companhia já tinham defrontado leões (em Alvalade) e dragões (no AXA) nas primeiras oito jornadas da competição. E contra os actuais campeões nacionais, por exemplo, conseguiram manter a baliza defendida por Eduardo inviolável.


Médio do Burkina chega para os juniores
ANDRÉ VIANA

A equipa de juniores do Braga será reforçada em Janeiro com Viktor Nikiema. O médio-ofensivo, que em 2009 deu nas vistas no Campeonato do Mundo de sub-17, pelo Burkina Faso, já está a treinar com o plantel desde Setembro, mas ainda não pôde ser utilizado. Questões burocráticas, relacionadas com o processo de inscrição na FPF, fazem com que o jovem de 18 anos só possa ser opção para Artur Jorge a partir do mês de Janeiro, quando reabre o mercado de transferências.

Nikiema chegou a Braga proveniente de uma academia de jogadores do Burkina Faso e, depois de realizar alguns treinos, foi aprovado pelos responsáveis da equipa de juniores. A contratação do médio insere-se numa política de fortalecimento dos escalões de formação do clube, que tem sido levada a cabo por Agostinho Oliveira a pensar no regresso das equipas B.

O Jogo

JotaCC

Elogios para Jardim

Depois da tempestade vem a bonança. Um ditado que a Académica quer seguir quando medir forças com o Braga, num encontro relativo à jornada 9 da Liga ZON Sagres. Os estudantes, embora pelo meio tenham tido jogos para a Taça de Portugal e a da Liga, sofreram duas derrotas consecutivas no campeonato que estagnaram o percurso ascensional de um conjunto que continua, porém, na primeira metade da tabela classificativa.

A propósito desse momento menos positivo, Hugo Morais lembrou ontem que uma temporada é também feita de "altos e baixos", mas espera que este período negativo "seja curto", apostando numa Briosa que irá "apresentar o mesmo padrão de jogo do início de época". Claro está que o médio sabe que do outro lado não estará um adversário qualquer que, ainda por cima, não perde em Coimbra há oito anos. "Não ligo muito às estatísticas. Depois das derrotas o nosso desejo e motivação é ganhar ao Braga. Vamos defrontar um adversário que joga um bom futebol, mas o nosso pensamento é na vitória", assumiu.

Por entre promessas de luta pela vitória - o centrocampista disse ainda que a sua equipa, neste momento, não deve pensar em algo mais do que a permanência -, o dono da camisola 7 não deixou de elogiar dois elementos que defendem as cores do emblema antagonista. Um conhece bem. Leonardo Jardim foi seu treinador há dez anos (2001/2002), embora enquanto adjunto de José Moniz no Camacha, e, por isso, não está espantado com o sucesso que este está a ter: "É um dos treinadores na nova fornada do futebol português. Tem ideias muito bem desenvolvidas e a prova disso é que o Braga tem apresentado um futebol atractivo". E do plantel bracarense há um jogador cujas capacidades são admiradas por Hugo Morais. Talvez por também ser canhoto, o academista reservou palavras elogiosas a Hugo Viana. "O Braga tem bastantes jogadores, mas há um que gosto bastante pela forma de jogar, que é o Viana", afirma.

O JOGO

JotaCC

Lima espera novidades em Janeiro

Com uma cláusula de rescisão de 4,5 milhões e contrato até Junho de 2013, Lima vai esperar por Janeiro para saber que passos dará na carreira. Em Agosto passado, foi público o interesse do Besiktas no atacante brasileiro.

Uma abordagem que não teve sucesso, pois os turcos nunca se aproximaram dos valores pretendidos pelo SC Braga. No entanto, a novela serviu de alerta para a cobiça de que o jogador é alvo por parte de emblemas com argumentos financeiros bem sustentados. A Turquia não é o único mercado atento a Lima: de Espanha a França, passando pela Ucrânia e Rússia, as solicitações têm chegado de vários pontos geográficos, fazendo com que o jogador e respectivos representantes aguardem por possíveis novidades na abertura do mercado em Janeiro.

A BOLA

JotaCC

Mau tempo danificou Pavilhão Flávio Sá Leite
ABC vai jogar em Guimarães
   
O Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga, sofreu vários danos devido ao mau tempo e vai obrigar o ABC, comandado por Carlos Resende a receber o Belenenses em Guimarães, em jogo da 10.ª jornada do campeonato nacional.

Numa nota colocada esta quinta-feira no seu sítio oficial na internet, o clube explica que, "devido à forte intempérie de domingo, a arena foi alvo de uma inundação, danificando o piso e pondo em risco a segurança dos atletas".

Os responsáveis tentaram ainda que o jogo se realizasse no pavilhão da Universidade do Minho, em Braga, mas a Federação de Andebol de Portugal não autorizou, apesar de nele terem lugar "outras competições de âmbito nacional e internacional".

Assim, "o ABC vê-se forçado a abdicar do fator casa, tão importante nesta fase crucial da época" e a partida com os lisboetas, realizar-se-á no Pavilhão Desportivo Francisco Holanda, em Guimarães, sábado, às 17 horas, e terá entradas gratuitas.

RECORD