News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 23/10

Started by JotaCC, 23 de October de 2011, 08:30

Previous topic - Next topic

JotaCC

Vencer para dissipar dúvidas

Depois da derrota em Leiria, na última jornada do campeonato, a palavra de ordem é vencer. E dar uma resposta positiva, revelando uma equipa capaz de fazer frente às quatro provas em que está inserida. O Sp. Braga recebe o Feirense, esta noite (20.15 horas), em jogo da oitava jornada da Liga à procura de manter a equipa no topo da classificação. As dificuldades serão elevadas, mas Leonardo Jardim acredita numa boa resposta da equipa. E em dissipar dúvidas.
"Esperamos que seja um jogo difícil, com grau de dificuldade médio/alto em que queremos vencer. Temos o objectivo de vencer para que, em termos classificativos, consigamos manter- -nos nos lugares da frente. É importante dar uma resposta positiva e dissipar as dúvidas da capacidade do plantel de jogar para quatro competições", sublinhou Leonardo Jardim.
Para o técnico, o Feirense é um adversário "caracterizado pelas transições e pela capacidade de esquemas tácticos no jogo aéreo", daí que os arsenalistas tenham "que ter cuidado nestes dois aspectos".
Quanto às falhas em termos e finalização evidenciadas nos últimos jogos do Sp. Braga, Jardim foi peremptório e garante que não tem a ver com a falta de atitude da equipa: "às vezes fazemos comparações entre erros de finalização ou ineficácia na finalização com falta de atitude ou desconcentração, mas a relação para mim nesse aspecto é muito duvidosa. Este grupo de jogadores tem uma boa postura e bons índices de trabalho. Realmente houve fases e nos dois jogos europeus tivemos mais de dez situações de golo e acabámos por fazer só um de bola corrida. A ineficácia tem a ver com o bom momento e com a capacidade de ser mais ou menos eficaz e, nesse parâmetro, estamos um pouco abaixo do que o nosso nível competitivo merecia".
Leonardo Jardim rejeita ainda uma possível crise de confiança no plantel. "Nos dois últimos dois jogos, o Lima, Mossoró e um ou outro estiveram um nível abaixo do exigido, no entanto, são jogadores que jogam e estão em boas condições em termos físicos não vejo porquê falta de confiança", referiu, acre scentando ser "normal que quando se falha algumas vezes pessoalmente um jogador inibe-se".
Jardim destaca o "futebol positivo" apresentado pelo Feirense, que diz ser "bom para o espectáculo", e espera que Henrique - central cedido pelo Sp. Braga - "não esteja num dia bom".
"O Henrique é um activo que tem muito valor, mas está num período de adaptação à primeira Liga, acredito que no futuro será um atleta a voltar aos quadros do Sp. Braga", revelou.
Quanto à paragem de Carlão, que teve a segunda recaída em Maribor, Jardim lembra que "não é positivo para o grupo ter um jogador que não sabemos quando podemos contar", daí a paragem ser fundamental para "termos o atleta a 100 por cento".

Convocados do Sp. Braga: Meyong e Vinicius de regresso

Meyong e Vinicius estão de regresso aos eleitos de Leonardo Jardim. O técnico deixou de fora, em relação à última convocatória dos arsenalistas, Galo e Carlão, dando lugar à entrada do ponta-de-lança camaronês e do médio, para o jogo desta noite (20.15 horas) frente ao Feirense. Ausentes devido a lesão continuam Custódio, Ukra, Zé Luís, Nuno André Coelho, Carlão e Imorou.
A lista dos 19 convocados do Sp. Braga é a seguinte:
guarda-redes: Quim e Berni; defesas: Baiano, Ewerton, Douglão, Paulo Vinícius e Elderson; médios: Djamal, Salino, Mossoró, Hugo Viana, Vinicius e Mérida; avançados: Alan, Lima, Nuno Gomes, Hélder Barbosa, Paulo César e Meyong.

Feirense: lesão deixa Rabiola de fora

Na lista de convocados do Feirense, destaque para a ausência de Rabiola. O avançado lesionou-se no jogo da Taça de Portugal diante do Nacional e não faz parte do lote de convocados para o jogo desta noite, em Braga.
A lista de convocados é a seguinte:
guarda-redes: Paulo Lopes e Douglas; defesas: Pedro Queirós, Luciano, William, Mika, Varela, Stopira e Henrique; médios: Miguel Pedro, Diogo Cunha, Cris, Carlos Fonseca, Siaka Bamba, Sténio, Hélder Castro e Diogo Rosado; avançados: Ludovic e Jonathan.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Nuno Gomes de volta

Numa altura em que o próprio treinador Leonardo Jardim reconhece haver um notório défice de concretização, que saltou mais à vista nos jogos com o Club Brugge e o Maribor - ambos referentes à Liga Europa -, é crível que Nuno Gomes possa entrar novamente em cena, esta noite, diante do Feirense.

Lima tem sido o rei do desperdício e na Europa lidera mesmo a lista dos jogadores que mais vezes remata para fora, sinal de clara falta de confiança, como ficou bem atestado nas três oportunidades que teve para marcar na Eslovénia e desperdiçou de forma displicente.

Leonardo Jardim, como é seu apanágio, não abre o jogo em relação à equipa em que vai apostar, mas ganha grande consistência a hipótese do experiente Nuno Gomes figurar no onze que iniciará a partida com os fogaceiros, podendo tal situação implicar, ou não, a saída de Lima da equipa.

A BOLA

JotaCC

Jogo para dissipar dúvidas

Os recentes resultados do Braga parecem ter levantado algumas suspeitas sobre a sua capacidade para lutar pela vitória no campeonato, na Taça de Portugal, na Taça da Liga e na Liga Europa. Por isso, Leonardo Jardim considera que o encontro com o Feirense é uma excelente oportunidade para contrariar os mais cépticos. "É importante dar uma resposta positiva e dissipar as dúvidas sobre a capacidade do plantel em jogar para as quatro competições apenas com dois dias de recuperação", afirmou, ontem, o treinador bracarense.

Na base de três dos últimos quatro resultados - exceptuando a vitória contra o 1º Dezembro - estiveram as inúmeras ocasiões de golo desperdiçadas. Leonardo Jardim reconhece o problema, mas não o relaciona com "falta de atitude, desconcentração ou crise de confiança". "Estamos um pouco abaixo do que o nosso nível competitivo mereci
a. É normal que, quando se falha, um jogador se iniba um pouco. No entanto, acredito que quando se começar a finalizar com maior frequência, a confiança vai aumentar", perspectivou o treinador arsenalista, que, sem se envolver em polémicas sobre a justeza ou não de uma chamada à Selecção Nacional de Hugo Viana, enalteceu a subida de forma do internacional português. "O último jogo foi dos melhores que o [Hugo] Viana fez este ano. Ele é um jogador com uma qualidade técnica acima da média e, quando alia a isso uma maior mobilidade e capacidade de pressão, consegue sobressair", elogiou o madeirense.


Vinícius e Meyong voltam

Os regressos de Vinícius e Meyong são as novidades nos convocados do Braga para o jogo com o Feirense. O médio e avançado rendem Galo e Carlão, que foram excluídos por razões distintas: o lateral por opção técnica, o atacante por decisão médica. "O departamento médico acha que a solução do problema do Carlão é a paragem. Não vale a pena ter um jogador a meio-gás e o próprio atleta não se sente bem por não dar o seu contributo à equipa", explicou Leonardo Jardim.


Quim Machado volta a Braga 21 anos depois

A 30 de Dezembro de 1989, no último Braga-Feirense, a contar para o campeonato (no Estádio 1º de Maio ficou 3-1, com golos de Vítor Duarte, Marcão e Fernando Pires, para a equipa minhota, e de João Luís, para a de Santa Maria da Feira), Vítor Manuel voltava a apostar em Quim Machado como defesa-direito do Braga. "O Quim era, na altura, um miúdo, um profissional sério, humilde, que fui buscar ao Tirsense, onde era médio-direito, e fez uma adaptação muito boa a lateral", recorda o treinador que desde 2001/02 não orienta equipas do escalão principal e ainda detém o recorde de jogos (503). Hoje, Quim Machado volta a Braga, para orientar o Feirense, com uma "equipa jovem e de portugueses", sinal de que, acrescentou Vítor Manuel, "está a seguir os passos do tempo em que foi jogador". Pela primeira vez esta época, o Feirense fez estágio (em Guimarães), o que atesta "sentido de responsabilidade para uma equipa com muito pouca experiência na I Divisão". O que, concluiu Vítor Manuel, "é bom para retirar os jogadores do seu ambiente habitual e para os recatar". Pode ser que resulte porque, como leu Vítor Manuel, "já vimos o Feirense jogar muito bem e fazer jogos menos conseguidos".

O JOGO


Bruno3429

Sp. Braga-Feirense (antevisão): prometeram, agora cumpram!
Futebol de ataque à vista no Minho. Pelo menos a avaliar pelo discurso dos treinadores.
Por João Tiago Figueiredo

Quim Machado lançou o repto, Leonardo Jardim acolheu-o de bom grado. Prometeu-se futebol de ataque neste jogo da 8ª jornada da Liga. Agora é esperar que cumpram.

O momento:

Sp. Braga: O empate em Maribor, para a Liga Europa, adicionou uma preocupação a Leonardo Jardim e aos adeptos minhotos: a equipa cria oportunidades mas não concretiza. No campeonato, a equipa vem de uma, algo inesperada, derrota em Leiria, até porque foi a primeira da temporada. Os bracarenses querem, por isso, corrigir o desaire e continuar no comboio da frente do campeonato.

Feirense: O empate caseiro com o F.C. Porto foi o principal momento de glória da equipa na Liga. Mas, de lá para cá, não há muitos mais motivos para sorrir. A equipa foi goleada em Coimbra, somou o quarto empate em casa para o campeonato e foi eliminada da Taça de Portugal. Braga não parece vir, definitivamente, na melhor altura, até porque o Feirense não ganha há quatro jogos.

As ausências:

Sp. Braga: Carlão juntou-se esta semana a Imorou, Nuno André Coelho e Zé Luís no leque de lesionados.

Feirense: André Fontes, Anderson de Melo, Miguel Pedro e Rabiola estão lesionados.

Discurso directo:

Leonardo Jardim (Sp. Braga): «Espero um jogo difícil, com grau de dificuldade médio/alto, mas queremos vencer para nos mantermos nos lugares da frente da tabela. Também é importante dar uma resposta positiva e dissipar as dúvidas sobre a capacidade do plantel para jogar nas quatro competições, com dois dias de recuperação.»

Quim Machado (Feirense): «Se fizermos o que temos feito na maior parte dos jogos, temos as nossas possibilidades e vamos a Braga para tentar trazer pontos.»

Confrontos anteriores:

O Feirense só jogou por duas vezes em Braga em jogos do principal escalão português e perdeu ambas. A primeira ocorreu na temporada 1977/78, com os bracarenses a vencerem por 2-1. Em 1989/90, o Sp. Braga, treinado por Vítor Manuel, venceu por 3-1. O treinador do Feirense era Henrique Nunes.

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Quim, Baiano, Paulo Vinícius, Ewerton e Elderson; Djamal, Hugo Viana e Mossoró; Alan, Lima e Hélder Barbosa.

Outros convocados: Berni, Douglão, Vinicius, Fran Mérida, Salino, Paulo César, Meyong e Nuno Gomes.

FEIRENSE: Paulo Lopes, Pedro Queirós, Henrique, Luciano e Mika; Varela, Siaka Bamba e Diogo Cunha; Miguel Pedro, Carlos Fonseca e Ludovic;.

Outros convocados: Douglas, William, Stopira, Cris, Sténio, Hélder Castro, Diogo Rosado e Jonathan.

Maisfutebol

JotaCC

Braga travou Super-Benfica

O Benfica, um dos principais candidatos ao título, empatou em Braga, perdendo pontos logo na primeira jornada, o que em 2010/11 só acontecera na sexta ronda, aquando da derrota caseira frente ao FC Porto.

Com seis internacionais chegados há pouco tempo do Mundial, o que dificultou a pré-época na Luz, o Benfica encontrou um adversário bem preparado, que foi quinto na última temporada e que promete mais. O Braga, gerindo a juventude de Hélder Nunes, Rafael Costa e Henrique Magalhães e a experiência de Guilherme Silva, Luís Filipe, Nuno Teixeira e Vítor Oliveira, aguentou bem as investidas da equipa de Luís Sénica, apesar de não ter a mesma capacidade de rotatividade. Aos seis minutos, num ataque rápido, Luís Filipe esperou pelo passe de Rafael Costa, batendo Ricardo Silva e obrigando o Benfica a rodar cedo. Depois de João Rodrigues cair na área e de Luís Viana falhar o penálti, foi o reforço Sérgio Silva que empatou de livre indirecto.

Na segunda parte, o Benfica aumentou o ritmo, apelou à excelência individual de jogadores como o recém-chegado Carlos López, mas esbarrou demasiadas vezes em Guilherme Silva. Já o Braga, sobrevivendo aos ataques dos encarnados (e sem Luís Filipe que saiu lesionado), não teve resistência física para ser mais eficaz na finalização, desperdiçando ainda o livre directo decorrente da décima falta do Benfica.


"Temos gente de qualidade"


"Aos 10 minutos, o Benfica começou a rodar e a imprimir uma alta rotação, mas conseguimos manter equilíbrios. Temos uma equipa com gente de qualidade que dá tudo o que tem", disse Vítor Silva, deixando uma palavra para Guilherme Silva: " Defendeu bolas difíceis, mas defrontámos uma selecção e por isso abdicámos de ter tanta bola, o que faz com que o guarda-redes tenha de defender mais."


O JOGO

JotaCC

Frente ao Feirense Leonardo Jardim quer que o Sp. Braga mostre capacidade para jogar em quatro competições
"É para dissipar dúvidas"

"Espero um jogo difícil, com grau de dificuldade médio/alto, mas queremos vencer para nos mantermos nos lugares da frente. Também é importante dar uma resposta positiva e dissipar as dúvidas sobre a capacidade do plantel para jogar nas quatro competições, com dois dias de recuperação", disse ontem Leonardo Jardim na antevisão da recepção de hoje (20h15, Sport TV1) ao Feirense.

O técnico bracarense destacou as "transições" e o "jogo aéreo" do adversário como aspectos a merecer o cuidado da defesa arsenalista e refutou a existência de uma crise de confiança dos avançados minhotos.

Quim Machado, treinador do Feirense garantiu ir a Braga jogar "olhos nos olhos", algo que agrada a Jardim: "É bom para o espectáculo. Pode ser positivo", explicou


Sp. Braga-Sporting
Desacatos e tiros em jogo de futsal

Viveram-se momentos de pânico, ontem à noite, após o jogo do campeonato nacional de futsal entre o Sporting de Braga e o Sporting Clube de Portugal, no Pavilhão da Universidade do Minho.

Adeptos das duas equipas envolveram-se em desacatos, obrigando a GNR a disparar tiros de shotgun para o ar. Um militar da GNR ficou ferido e teve de ser transportado ao hospital. Um adepto – não foi possível apurar de que clube – foi detido e estava, ao final da noite, no posto da GNR.

"Foi assustador quando dispararam as balas de borracha. Começou toda a gente fugir", descreveu ao CM Tiago Pires, um adepto que estava no pavilhão. Tudo aconteceu a um minuto do final do encontro (que terminou com a vitória dos leões por 3-0). Os adeptos bracarenses reagiram mal às provocações das claques leoninas e começaram a arremessar objectos. A GNR carregou então para controlar os adeptos.

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

Sporting arranca triunfo precioso em Braga

O Sporting foi ao Minho conquistar mais três pontos, ao derrotar o Sp,. Braga/AAUM, por três bolas a zero. Numa partida que acabou por ser disputada sob a toada do equilíbrio, venceu a equipa que se revelou mais eficaz, com o resultado final a ser demasiado pesado para os minhotos.

As primeiras grandes oportunidades de golo até pertenceram ao conjunto bracarense, que desperdiçou inclusivamente uma invulgar situação de três contra zero. Mas acabou por ser o Sporting a inaugurar o marcador, à passagem dos 9', quando Deo atirou de pé esquerdo para o fundo da baliza, com o guarda-redes Pli a ficar mal na fotografia do lance.

No segundo tempo, Caio Japa ampliou a vantagem dos leões com um remate forte após uma reposição lateral bem trabalhada. Buiu fechou as contas da partida, a pouco mais de um minuto do final, com um remate de 35 metros para a baliza deserta, numa altura em que o Sp. Braga/AAUM já arriscava tudo com André Machado a fazer de guarda-redes avançado.

Futsalglobal

JotaCC

#7
SC Braga regressa aos triunfos frente ao Feirense
   
O SC Braga regressou às vitórias ao receber e vencer o Feirense por 3x0, em jogo a contar para a oitava jornada da Liga Zon Sagres.

No Estádio Axa, a equipa treinada por Leonardo Jardim inaugurou o marcador à passagem do minuto 12, quando Nuno Gomes, de regresso à titularidade, bateu Paulo Lopes pela primeira vez.

O resultado de 1x0 permaneceu até ao intervalo, mas a equipa bracarense marcou por mais duas vezes na etapa complementar. Alan, aos 65 minutos, ampliou a vantagem para 2x0 e Ewerton, a dez minutos dos 90, estreou-se a marcar pelo SC Braga e fechou a contagem.

A vitória sobre o Feirense permite aos minhotos igualar o Marítimo no terceiro lugar com 17 pontos, a três da liderança partilhada por FC Porto e Benfica. Já a equipa de Santa Maria da Feira continua com sete pontos e permanece na décima posição, juntamente com Nacional da Madeira, Paços de Ferreira e Beira-Mar.

ZEROZERO

Bruno3429

Sp. Braga bate Feirense e sobe ao terceiro lugar

O Sp.Braga recebeu e bateu de forma concludente o Feirense por 3-0, com este triunfo os "arsenalistas" ascenderam ao terceiro lugar da Liga.

Logo aos 12 minutos, os arsenalistas inauguraram o marcador. Canto de Hugo Viana na direita, Lima desviou e Nuno Gomes ao segundo poste apareceu oportuno para encostar para o primeiro da partida

Na segunda-parte o técnico do Feirense tentou responder, deixando no balnéario Sténio e colocou Siaka Bamba em campo. E podia ter chegado ao empate aos 57 minutos, Pedro Queiros cruzou, Jonathan desviou e Quim defendeu com os pés, evitando o empate.

Aos 62 minutos, grande momento no estádio AXA, Alan à entrada da área, vê Paulo Lopes adiantado e fez um "chapéu", com a bola a bater no poste antes de entrar!

Aos 79 minutos, o Sp. Braga matou o jogo, canto de Hugo Viana na direita e Ewerton com uma entrada fulgurante de cabeça faz o terceiro da partida.

Com este triunfo, o Sp. Braga ascendeu à terceira posição.

O Jogo

Bruno3429

#9
Sp. Braga-Feirense, 3-0 (crónica)
Estamos esclarecidos: este Sp.Braga tem o estofo dos grandes e já nem precisa carregar muito para vencer com expressão.
Por João Tiago Figueiredo

Se o objectivo era tirar dúvidas, estamos esclarecidos. O Sp. Braga venceu, e bem, o Feirense, mostrando estofo de grande. Aquele que permite construir um resultado volumoso sem forçar muito. É que perante um adversário que quase nunca maquilhou a imagem de equipa tenrinha pedia-se mais intensidade. Não houve asfixia, mas o resultado (3-0) é uma demonstração de força, num jogo que tinha tudo para ser representativo do poderio bracarense.

Como poderia, aliás, haver dúvidas quanto ao vencedor de um encontro em que uma das equipas, em 45 minutos, faz apenas um remate? O início do Sp. Braga foi pressionante e nem foi preciso muito tempo para marcar. Foi só contar até três, como dizia a música. Um: Paulo Lopes segura um remate de Nuno Gomes. Dois: João Ferreira anula, bem, um golo por fora-de-jogo do mesmo avançado. E três: golo.

Canto de Hugo Viana, ligeiro toque ao primeiro poste e desvio fatal de Nuno Gomes, para o quarto golo na Liga. Simples, rápido e...eficaz. Conceito que Leonardo Jardim queria explorar na equipa depois do festival de golos perdidos em Maribor. Para começar, não estava mal.

Por falar em Maribor, convém nesta altura usar o jogo da Liga Europa como explicação para muito do que se viu esta noite. A chuva foi a convidada inesperada, provando que o Verão não dura para sempre e fazendo o Sp. Braga lembrar o empate europeu, onde o frio também marcou presença.

Dois jogos em quatro dias, ainda por cima nas referidas condições, ajudam a desculpar o facto de o Sp. Braga não ter abafado uma equipa que mostrava dificuldades em passar o meio campo.

O Feirense, que já teve dias bem mais felizes, foi-se mantendo à tona porque o Sp. Braga não carregava. Por incapacidade ou estratégia, só os jogadores saberão. A verdade é que, tirando um par de remates de longe e um erro de Paulo Lopes em cima do intervalo, não conseguiram incomodar muito mais.

Resumindo, o Sp. Braga jogava a passo contra uma equipa à qual faltavam, claramente, 30 metros. Foi mais do que suficiente. O que diz muito.

Num espasmo que nada teve a ver com este filme, o Feirense ainda esteve perto de marcar, por Jonathan, mas seria uma questão de minutos até chegar o carimbo da vitória. Um carimbo de altíssima qualidade, passado pelo pé direito de Alan e que viajou por cima de Paulo Lopes, beijou o poste e chegou ao destino: o golo.

Estava resolvido. O terceiro, de Ewerton, após canto, apenas veio dar ao resultado um travo a injustiça que o Feirense também não fez muito por merecer levar. 3-0 é pesado. O Sp. Braga não jogou para tanto. Mas, voltando ao início da crónica, já tem consigo aquela estrelinha das grandes equipas, alcançada com o suor de outras noites, mais difíceis, mais pesadas. Esta foi apenas mais uma que facilmente cairá no esquecimento, mas, ainda assim, valeu a manutenção no 3º lugar, ao lado do Marítimo e à espera do Sporting.


Sp. Braga-Feirense, 3-0 (destaques)
Alan justificou o preço do bilhete e a resistência ao temporal. Nuno Gomes já leva quatro golos e Ewerton estreou-se.
Por João Tiago Figueiredo

A figura: Alan

Começou à direita, andou pelo meio e deambulou até à esquerda. Sempre com os olhos na bola e a cabeça nos colegas da frente. E na baliza, já agora. Não foi brilhante, mas realizou uma exibição muito sólida. E depois veio a «cereja», num golo de levantar o estádio. Um chapéu perfeito a Paulo Lopes. Encarna como poucos o espírito dos «guerreiros do Minho».

A desilusão: Diogo Cunha

Deveria ser o principal municiador dos homens da frente no Feirense, mas andou sempre perdido em campo, até sair, ainda na primeira parte. Não se lhe podem imputar as culpas de tudo o que correu mal na estratégia de Quim Machado, mas, ocupando uma posição tão nevrálgica, tem de render mais.

O momento: o golo madrugador

Minuto 13. O Sp. Braga já tinha ameaçado em duas ocasiões, mas a defesa do Feirense continuava a dar baldas. Seria fatal. Nuno Gomes, completamente solto ao segundo poste fez um golo fácil e colocou o Sp. Braga como queria no jogo. Nem um quarto de hora tinha passado e já dava para ir controlando.

Outros destaques:

Nuno Gomes

Está velho, mas abriu o activo frente ao Feirense. O seu tempo já passou, mas já conta com quatro golos na Liga. Caminha para o fim, mas...Ponto. Para quê lembrar as traseiras o bilhete de identidade quando o que interessa está na frente? A impressão digital de Nuno Gomes ainda é a de um goleador. Os números contam, claro, mas os da sua produção e não os da idade.

Ewerton

Estreia absoluta a marcar na Liga, de um central que começa a ganhar rotinas e mostrar qualidade. A referência é pelo golo, já que pouco foi o trabalho defensivo.

Carlos Fonseca

O Feirense precisava de mais como ele para incomodar verdadeiramente o Sp. Braga esta noite. Foi o melhor homem dos visitantes, de longe. Devia ter tido mais bola. Quando a tem, não é de inventar, não vai em esquemas, nem desiste à primeira. Dá muita luta, não se entrega. É impossível não gostar disso. Nota também para Pedro Queirós, o melhor da defesa...mas a atacar.


Maisfutebol

Bruno3429

SC Braga vence Feirense e mantém-se na perseguição
Por Redacção

A três pontos de Benfica e FC Porto. Assim está o SC Braga - tal como o Marítimo -, após ter vencido na noite deste domingo o Feirense, por 3-0. Nuno Gomes (13 minutos), Alan (63) e Ewerton (79) foram os autores dos golos.

Em noite digna de rigoroso Inverno, com muita chuva e frio, os bracarenses entraram muito bem na partida, como que demonstrando que queriam limpar a imagem dos recentes resultados (afinal, nos três últimos jogos, apenas uma vitória, para a Taça de Portugal, frente ao 1.º Dezembro).

Logo a passagem dos oito minutos, a bola entrou na baliza do Feirense, lance anulado por fora-de-jogo de Nuno Gomes. Não demorou, porém, para que o camisola 21 viesse a inaugurar o marcador, num belo remate após pontapé de canto.

O SC Braga dominava e o Feirense mostrava muitas dificuldades para chegar à baliza adversária. Só perto da meia hora Quim foi posto à prova. No entanto, no apito para o intervalo era o SC Braga quem estava novamente na mó de cima.

Para a etapa complementar, Quim Machado, que já tinha mexido na equipa aos 37 minutos, lançou Siaka Bamba. O Feirense como que equilibrou, mas o génio de Alan deitou por terra as esperanças da equipa de Santa Maria da Feira. Um grande golo do brasileiro aumentou a vantagem, realçada depois pelo também brasileiro Ewerton.

Clique aqui para consultar a ficha de jogo, as incidências da partida, os comentários, as estatísticas individuais e as estatísticas de equipa.

A Bola

JotaCC

#11
«Estivemos ao melhor nível» - Leonardo Jardim


O treinador do Braga, Leonardo Jardim, declarou-se «satisfeito» no final da vitória da sua equipa frente ao Feirense (3-0).

«Tínhamos jogado na quinta-feira, fizemos uma viagem longa. A equipa deu uma boa resposta em termos físicos», disse o técnico bracarense.

Jardim ficou satisfeito com a atitude da equipa: «Tivemos 48 horas de descanso e mesmo assim a equipa foi competitiva, dominante, pressionante».

O técnico não perde de vista os objectivos em termos de classificação: «É importante somar pontos para consolidar uma posição no grupo da frente».

Por último uma comparação entre esta partida e a de Maribor, na quinta-feira passada: «Criámos o mesmo número de situações mas o futebol é isto. Desta vez aliámos eficácia ao controlo do jogo».

A BOLA

Bruno3429

Jardim fala em qualidade, Quim Machado em levantar a cabeça
Sp. Braga-Feirense, 3-0 (reportagem)
Por Redacção


Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, depois da vitória sobre o Feirense (3-0), na flash interviwe da SportTV

«Saio satisfeito porque o Braga fez um jogo na quinta-feira, teve dois dias para recuperar depois de uma viagem longa, sabíamos que tínhamos de estar ao melhor nível. Tivemos a infelicidade de ter um terreno pesado, mas a equipa deu uma boa resposta, principalmente em termos físicos. O Braga acaba por ser um justo vencedor.

«Era importante o Braga vencer para manter-se dentro do objectivo que pretende. Para consolidar uma posição no grupo da frente, é isso que pretendemos.»

(Prova de que a equipa não sai abalada pelos últimos resultados?) «É uma prova de que esta equipa tem muita qualidade, trabalha no limite, quer apresentar sempre uma intensidade e qualidade de jogo boas. Hoje criámos o mesmo numero de situações que no jogo na Eslovénia. O futebol é isto, existem fases em que conseguimos ser mais eficazes. Conseguimos o controlo total do jogo, o adversário raramente chegou em ataque organizado à nossa área.»

Quim Machado, treinador do Feirense

«Não entrámos muito bem no jogo, jogámos com uma equipa forte. Há que rectificar alguma coisa, dos últimos quatro golos que sofremos três foram de bola parada. Temos treinado isso, foram erros que com estas equipas pagam-se caro.

Na segunda parte entrámos bem, podíamos ter feito o 1-1 num lance de ataque da minha equipa. Se tivéssemos conseguido o golo talvez fosse diferente. Há que levantar a cabeça. São jogadores que querem ganhar e vão seguramente ganhar. »

(Continua tranquilo apesar da situação do Feirense?) «Sim, queremos fazer o maior número de pontos o mais rápido possível. Temos jornada a jornada para rectificar.»


Ewerton: «Braga estava a precisar desta vitória»
Sp. Braga-Feirense, 3-0 (reportagem)

Ewerton, autor de um golo na vitória do Sp. Braga sobre o Feirense (3-0), na flash interview da SportTV

«Graças a Deus consegui ajudar a equipa com um golo, mas fico mais feliz com a vitória. Estávamos a precisar desta vitória.»

«Foi muito importante, para voltar lá acima. O Braga estava aprecisar e acho que vai ser bom para a gente. O segredo é o trabalho, a gente trabalha bastante.»

Maisfutebol

JotaCC

Sp. Braga regressa às vitórias

O Sp. Braga bateu o Feirense por 3-0 e manteve-se na perseguição às equipas que estão no topo da classificação, FC Porto e Benfica.

Se na Liga Europa as coisas não estão a correr muito bem, especialmente depois do inesperado empate em Maribor, na Liga portuguesa o Sporting de Braga recuperou o ritmo. Neste domingo, a formação minhota recebeu e venceu o Feirense e manteve-se no terceiro lugar, com os mesmos pontos (17) que o Marítimo, mas ainda a três dos líderes FC Porto e Benfica.

Nuno Gomes, Alan e Ewerton marcaram os golos que deram ao Braga o quinto triunfo na Liga e que ditaram a terceira derrota dos homens de Santa Maria da Feira, empatados no décimo lugar com Beira-Mar, Paços de Ferreira e Nacional, todos com sete pontos.

Leonardo Jardim queria uma demonstração inequívoca da qualidade da equipa e foi o que aconteceu. Com Nuno Gomes a voltar ao "onze" inicial, o Sp. Braga pareceu sempre mais confortável no jogo e colocou-se em vantagem logo aos 13'. Hugo Viana marcou um canto no lado direito, Lima deu um toque de cabeça para a frente e o antigo avançado do Benfica só teve de encostar para a baliza, naquele que foi o seu quarto golo no campeonato.

Sem grande resposta do Feirense no meio da muita chuva que caía na Pedreira, o Braga foi dominador e chegou com naturalidade ao 2-0, numa grande jogada individual de Alan aos 63'. O extremo brasileiro correu até à área do Feirense, viu o adiantamento do guardião Paulo Lopes e, num remate acrobático, faz o melhor golo da noite.

Os minhotos voltariam a marcar por mais uma vez e, tal como no primeiro golo, através de um canto cobrado por Hugo Viana. Aos 78', o esquerdino colocou a bola na área, onde estava o central Ewerton para empurrar a bola para a baliza num salto acrobático.

Estava concretizado o regresso do Braga às vitórias, depois de um empate e uma derrota nas duas jornadas anteriores. Para os homens de Quim Machado, já são quatro jogos seguidos sem conseguir vencer.

PUBLICO