News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Afinal Portugal nasceu em Braga

Started by Legião, 19 de October de 2011, 01:40

Previous topic - Next topic

Legião

Aqui efectivamente nasceu Portugal!


Para quem efectuou o trajecto Memória e Conhecimento, promovido pelo Festival de Outono da Universidade do Minho, teve a feliz oportunidade de sentir bem próxima a fundação da nacionalidade. Se o slogan escolhido pelo Estado Novo para rebaptizar a cidade de Guimarães - Aqui nasceu Portugal! - teve um impacto errático nas populações, dado que acham que se refere ao nascimento de D. Afonso Henriques quando o objectivo era indicar a Batalha de S. Mamede, então não poderá ser mais acertado se aplicado à cidade de Braga. É verdade! E não se trata de nenhum laivo de fervor bairrista...apenas corrigir a verdade histórica, tantas vezes ocultada por romantismos e lendas.
O documento, cuja foto tive o privilégio de tirar por mão própria, que acima vemos é a chamada Certidão de nascimento de Portugal. Neste manuscrito, datado do dia 27 de Maio de 1128, podemos observar as assinaturas legíveis de D. Afonso Henriques e do Arcebispo de Braga D. Paio Mendes. Para além de renovar o apoio declarado às pretensões do Infante, o Arcebispo Primaz vê fortalecidos os seus poderes sobre o Couto de Braga e, em troca, confere apoio militar na guerra contra D.ª Teresa. Este suporte militar permitiu a D. Afonso Henriques vencer a batalha mais importante da sua vida: S. Mamede, que se deu a 24 de Junho do mesmo ano, perto da vila de Guimarães.
Ora, se a história popular criou o mito de Guimarães como berço da nacionalidade, há que acrescentar que foi em Braga que tudo se definiu. Se há legitimidade para Guimarães ufanar-se de ser o berço da nação, então Braga terá até maior disponibilidade nesse ensejo. Aqui nasceu Portugal poderá ser aplicado a Braga, com toda a propriedade.
Em Braga concretizou-se o plano e em Guimarães verteu-se o sangue...

in http://bragamaior.blogspot.com/2011/10/aqui-efectivamente-nasceu-portugal.html?spref=fb
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

barinho

Já tinha lido isto em qualquer lado.No entanto não me parece fácil mudar mentalidades,há décadas que se diz que essa cidade é o berço da nação.Mesmo quando apareceram registo que dizem que o D. Afonso Henriques poderia ter nascido em Coimbra ou Viseu,pouco se falou disso.

jeba

Quote from: barinho on 19 de October de 2011, 02:00
Já tinha lido isto em qualquer lado.No entanto não me parece fácil mudar mentalidades,há décadas que se diz que essa cidade é o berço da nação.Mesmo quando apareceram registo que dizem que o D. Afonso Henriques poderia ter nascido em Coimbra ou Viseu,pouco se falou disso.

Isso da "cidade-berço" foi mais um slogan que outra coisa. Posso estar enganado, mas quando trabalhei no Círculo de Leitores, lembro-me de o historiador José Mattoso ter dito algo sobre isso na apresentação de uma obra sua. Só não me recordo qual, mas é como o Bariho diz e com alguma razão, não interessa remexerem certas coisas...  ;)

Kriticus

Já tinha lido e ouvido sobre isto, sempre me pareceu óbvio que o papel de Braga (clero) na construcção da nação tinha sido bem mais importante do que o papel de Guimarães (que apenas serviu de arena para a batalha), mas é muito bom ler artigos destes, era bom que, pelo menos em Braga, se mudasse a mentalidade das pessoas nesta área!

MeZut#

Quote from: Kriticus on 19 de October de 2011, 09:36
Já tinha lido e ouvido sobre isto, sempre me pareceu óbvio que o papel de Braga (clero) na construcção da nação tinha sido bem mais importante do que o papel de Guimarães (que apenas serviu de arena para a batalha), mas é muito bom ler artigos destes, era bom que, pelo menos em Braga, se mudasse a mentalidade das pessoas nesta área!

Eu ainda no ano passado tive uma "discussão" com a minha professora de história acerca deste assunto, porque se não fosse o clero (pertenciam á capital de distrito, Braga) esta guerra provavelmente até seria perdida por D.Afonso Henriques! Mas claro criou-se ali um ambiente de debate onde eu nunca retirei esta ideia da cabeça, mas a mentalidade de Guimarães ter sido onde nasceu Portugal é muito bonito por ter sido ali a batalha, mais nada..
"Antes de nascer Portugal já Braga era capital"
Não pedimos que ganhem sempre, mas que joguem sempre para ganhar! S.C.BRAGA!

Zeus

Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

jrodrigolima

Como eu sempre disse:
Todo o gajo rico da cidade gosta de ter uma vivenda na aldeia.
Neste caso o D. Afonso Henriques que morava na cidade de Braga quis fazer um castelo na aldeia de Guimarães! :D

RikardoSCBRAGA

Quote from: jrodrigolima on 20 de October de 2011, 17:13
Como eu sempre disse:
Todo o gajo rico da cidade gosta de ter uma vivenda na aldeia.
Neste caso o D. Afonso Henriques que morava na cidade de Braga quis fazer um castelo na aldeia de Guimarães! :D

ahaha muito bom!  :D :D
QUEM NÃO SENTE NÃO ENTENDE. SCBRAGA SEMPRE.

Carvalhinha

Eu sabia que a minha teima não era despropositada. Guimarães ficou com a fama de mão beijada. Ainda bem que existe este documento para comprovações. :D

karon

Gostaria só de acrescentar m facto, pouco comentado, mas importante, na compreensão da estória em torno do paço dos Duques em GMR. Efectivamente, os 2 pisos superiores do PDB foram construidos já no Séc. XX, em pleno regime fascista, oq ue por si só, atesta a criação de mitos realizada na era salazarista!
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem vo

bekas


Sérgio

A Certidão de Nascimento de Portugal
"Bula "Manifestis Probatum" de Alexandre III


Modernamente, em que tanto se fala da Carta de Pêro Vaz de Caminha, como a certidão de nascimento do Brasil, em sentido figurado claro, vejamos a certidão de nascimento de Portugal como Estado Europeu.

Em 1179, contra o o tributo anual de dois marcos de ouro, 460 gramas, paga adiantadamente, o papa Alexandre III reconhece D. Afonso Henriques como rei, e o seu Estado, Portugal, como reino:


« Alexandre, Bispo, servo dos servos de Deus, ao caríssimo filho em Cristo, Afonso, rei ilustre dos Portugueses e aos seus herdeiros. Para perpétua memória. Está demonstrado com provas manifestas que, através de esforços bélicos e aguerridas pelejas, tens sido um intrépido extirpador dos inimigos do nome cristão e um diligente propagador da fé cristã; e, como bom filho e príncipe católico, tens também tido variadas atenções de benevolência para com a tua mãe a Santa Igreja, deixando aos vindouros um nome digno de louvor e um exemplo a imitar.


Mas é de justiça que também a Sé apostólica ame com sincero afecto aqueles que, por disposição celeste, foram lá do alto escolhidos para governo e salvação do povo, procurando eficazmente aceder às suas legítimas instâncias. Por isso Nós, reconhecendo a tua pessoa dotada de prudência e equidade, e portanto idónea para governar, te recebemos e ao reino de Portugal sob a protecção de São Pedro e Nossa, com todas as honras e dignidades próprias dos reis, concedendo-te por virtude da autoridade apostólica, e confirmando-te na posse de todos os lugares que, com o auxílio da divina graça, conseguires arrancar das mãos dos Sarracenos, sem que os príncipes cristãos teus vizinhos possam alegar sobre eles qualquer pretensões.


E para que a tua devoção e obediência a São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, e à Santa Igreja Romana cresçam cada vez mais, quanto te concedemos a ti pessoalmente isto mesmo concedemos também aos teus herdeiros, tomando como um dever do Nosso "munus" apostólico defendê-los, com a ajuda de Deus, em tudo o que fica concedido. Por tua vez, filho caríssimo, terás o cuidado de te conservar submisso e devotado à Santa Igreja de Roma, exercitando-te, conforme as circunstâncias o permitirem, na dilatação dos confins da fé cristã, de modo que a Sé Apostólica se alegre por tão devoto e glorioso filho e descanse no teu amor.


Como prova de que o predito reino pertence por direito a S. Pedro, tu mesmo, para maior demonstração de reverência, estabeleceste dar- Nos todos os anos, a Nós e aos Nossos sucessores, dois marcos de oiro; o qual censo, para Nossa utilidade e dos nossos sucessores, tu e os teus herdeiros depositareis todos os anos nas mãos do Arcebispo de Braga, que então estiver à frente daquela Sé.»

http://historia-portugal.blogspot.com/2008/02/certidao-de-nascimento-de-portugal.html

A Igreja reconhece Portugal como reino sob pena de este pagar um imposto anual aquele. E imaginem aonde é feito o depósito? BRAGA. E porquê? Eventualmente devido ao peso histórico, ao poderio eclesiástico, ao desenvolvimento da cidade e claro ao papel que Braga assumiu em todo o processo de independência do reino.

Quem de História não sabe, cita quem mais lhe convem para escrever a estória.