News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Fraca participação no fórum

Started by JR1287, 12 de October de 2011, 16:05

Previous topic - Next topic

JR1287

Caros foristas

Com alguma frequência surgem tópicos neste fórum a elogiar a participação dos foristas, quer em quantidade quer em qualidade - aliás, neste preciso momento, existe um tópico inamovível a regozijar-se pela elevada participação.
No entanto, e embora seja de melhor tom elogiar do que criticar, não posso deixar de abrir um tópico precisamente acerca do motivo oposto...
Peço desculpa por não ser politicamente correcto, mas cá vai...

Hoje, durante todo o dia - e já vamos a meio da turma! - apenas houve CINCO participações nos tópicos da página principal deste fórum, NENHUMA nas modalidades e NENHUMA na formação (apenas algumas mensagens isoladas nos outros assuntos, mas também poucas).
E não é só de hoje, esta situação já se arrasta desde há vários dias!
Sei que estamos numa época mais ou menos "morta", em virtude da paragem do campeonato, mas mesmo assim parece-me manifestamente uma participação muito reduzida!
Acho que nós, enquanto membros activos do clube e da comunidade superbraga, devemos reflectir no que está a acontecer.
Não quero que pensem que estou a dramatizar, mas a verdade é que vejo a massa crítica deste fórum - e, por arrastão, do próprio clube - a desinteressar-se e a definhar a cada dia que passa.
Por outro lado, os dias em que há mais participação neste fórum é quando a equipa perde, mas para dizer mal e descarregar frustrações.
Ora, parece-me sensato perceber os motivos desta reduzida participação, para tentar combatê-la.
E já nem falo naqueles foristas que eram assíduos, mas desapareceram há alguns meses; nem falo naqueles foristas que se zangaram com outros, e por isso desapareceram (como se isso afectasse aqueles com quem se zangaram... mas não, os únicos afectados são os outros, que gostavam da participação de todos). Refiro-me a todos os foristas que, a cada dia que passa, se vão desinteressando. Será que o clube já não lhes interessa, e nada têm a dizer sobre a sua vida? Ou será que, por haver quem tenha opiniões contrárias, as nossas já não valem nada?
Acho que não!
Quero também referir-me, em especial, aos moderadores. Claro que todos têm as suas vidas e coisas mais interessantes para fazer, mas quem assumiu a responsabilidade de ser moderador do fórum não se pode esquecer da sua existência. Mas o que se nota é que os moderadores (com uma ou duas honrosas excepções) nunca cá "põem os pés", e quando aparecem pouco ou nada participam!!!
Se isto continua assim, os poucos resistentes que ainda cá vêm todos os dias (como eu...), vão deixar de o fazer. E depois "aqui d'el rey" que os braguistas não se interessam pelo clube e não têm espírito de missão e não colaboram uns com os outros e outras coisas que tal!
Longe de mim querer fazer comparações, até porque não vou comparar com outro fórum, mas li aqui há uns dias uma notícia que uma associação de adeptos espanholitos (análoga à nossa Associação Braguista) tinha mil oitocentos e tal associados efectivos! Nós, por este andar, se nem num mísero fórum braguista participamos, nunca teremos uma capacidade de mobilização sequer parecida...
Entendam esta mensagem como um alerta, e um apelo a uma maior participação de todos na vida deste fórum, que será também sinónimo de maior participação e interesse na vida do nosso clube!

sintoosimbolodobraga

Penso que será devido à falta de jogos do Braga, isto melhorará.
Já no outro dia, tinha referido isso mesmo, isto tem andado muito parado. Lembro-me de no fim de semana ( penso eu de que), à noite, ter ido ver os últimos posts no fórum, e tinha lá os posts do JotaCC na " Imprensa Nacional" que costuma publicar essas noticias logo de manhã cedo, digo isto porque lá costuma ter os ultimos 10/15 posts publicados até aquela hora e nesses 10/15 últimos posts estavam os do JotaC, que os tinha publicado muito cedo.

A partir de Sábado voltará ao normal. ;)

Mais Norte

Estou integralmente de acordo com a análise de JR2052 no que se refere à falta de participação dos foristas.

Quanto aos moderadores estou certo de que fazem o seu melhor e que o seu empenho é total. Merecem todo o apoio que possamos dar.

O que é lamentável é não haver mobilização dos adeptos do Braga para participar neste fórum que constitui o seu veículo de expressão quase exclusivo.

Não aceito, nem entendo, que os foristas adeptos do Braga se incompatibilizem entre si por terem opiniões diferentes.

Será que os êxitos cansam?

Será que sete anos de crescimento e de resultados positivos, em termos financeiros e desportivos, esgotaram a nossa capacidade?

Já não temos vontade de crescer?

Estamos mesmo cansados?

Ter-nos-emos fartado dos êxitos da nossa equipa?

Os objectivos fixados para esta época estão todos em aberto e temos que cerrar fileiras para que os consigamos atingir. São difíceis mas possíveis.

Se queremos lutar pelos primeiros lugares temos que dizer presente em todas as ocasiões.

Tentei lançar no fórum um tópico sobre a Assembleia Geral. Quase não teve adesão.

Será que preferimos reunir uma Assembleia Geral para discutirmos Resultados Líquidos negativos e prejuízos? Ou para uma "bota a baixo" à Direcção? Ou para  contestar os maus resultados desportivos?

Temos que continuar a acreditar.

Quero crer que é um momento passageiro e que vamos saber reagir a esta letargia.

Todos os foristas fazem falta. Apelo aos que deixaram de participar para que voltem com mais convicção. Sou novo no fórum e desconhecia esses desentendimentos. 

Faço força para que todos saibam conviver com a diferença de opiniões.

Quando o Braga recomeçar a jogar tudo vai mudar.

Força Braga. Braga Sempre.




rvx

Há duas explicações, na minha opinião, para este fenómeno: a paragem no campeonato, e as duas derrotas consecutivas, que tiraram o ânimo a algumas pessoas. Eu confesso que, nesta altura, apesar de ter continuado a frequentar o fórum, tenho tido pouca vontade em expressar-me, já que não há grandes tópicos onde possa dar algum contributo. Quer queiramos quer não, o verdadeiro motivo pelo qual a maioria dos foristas participa neste fórum é o futebol, mais concretamente, os jogos da equipa sénior. Portanto, é perfeitamente normal que haja menos assuntos de discussão neste período. O que não se entende bem é porque é que as pessoas desanimam tão facilmente só porque perdemos dois jogos.

Vasco Soares

Quote from: RVX1921 on 12 de October de 2011, 17:12
Há duas explicações, na minha opinião, para este fenómeno: a paragem no campeonato, e as duas derrotas consecutivas, que tiraram o ânimo a algumas pessoas. Eu confesso que, nesta altura, apesar de ter continuado a frequentar o fórum, tenho tido pouca vontade em expressar-me, já que não há grandes tópicos onde possa dar algum contributo. Quer queiramos quer não, o verdadeiro motivo pelo qual a maioria dos foristas participa neste fórum é o futebol, mais concretamente, os jogos da equipa sénior. Portanto, é perfeitamente normal que haja menos assuntos de discussão neste período. O que não se entende bem é porque é que as pessoas desanimam tão facilmente só porque perdemos dois jogos.
Concordo com  o RVX1921, mas gostaria de acrescentar que na minha opiniao e reforço na minha opiniao, nao se pode tratar as pessoas com insultos, e qd digo insultos nao estou a referir-me obviamente ao chamar filho desta ou daquela, tou a referir-me a uma corrente mais ou menos generalizada  que cerra fileiras contra quem tem uma opiniao diferente da maioria, eu por mim falo, no inicio tive algumas discussoes, pois achava que o braga poderia jogar melhor, poderia ter melhores resultados, poderia crescer sempre e cada vez mais, alias isso é o que todos queremos (julgo eu), mas fui muitas vezes confrontado com conotaçoes de novo burgues, de adepto das vitorias ( logo eu que sou socio desde 77, e na contabilidade final ja tive mais epocas frustantes do que euforicas) etc etc.
Ora isto , a meu ver nao é saudavel, nem fideliza as pessoas ao forum, como eu muitos resistiram , mas provavelmente muitos outros desistiram.
Já postei num topico qualquer que o futebol nao sendo uma ciencia exacta e nao havendo nenhum medidor de qualidade, aquilo que para muitos será muito bom, para mim poderá ser sofrivel, mas isto nao fará de mim melhor ou pior adepto, mais ou menos braguista.
Há, no meu entender, que haver uma maior aceitaçao de todas opinioes, tomara eu que em todos os jogos em vez de 12 mil  espectadores, houvesses mais 4 ou 5 mil nem que fossem para dizer mal, mas que ao menos estivessem lá, e o mesmo se passa aqui, há 50 que falam mal, deixem falar, pois no entender deles estao correctos, pode-mos tentar faze-los ver que nem tudo está mal, pois podemos mas nao com insultos com  por em causa o braguismo de cada um, pois isso só contribiu para a desuniao.

Cici

Além da paragem do campeonato e das duas derrotas, o outro motivo para mim, também poderá ser um assunto que já não é novo, o facto de alguns foristas não saberem respeitar a opinião dos outros. E facilmente entra-se em discussões desnecessárias, algumas de pura criancice e não falo só dos novos fóristas.
Eu por mim falo, venho cá sempre que posso, praticamente todos os dias, mas escrever agora conta-se as vezes por semana que o faço, às vezes passa a semana e nem escrevo.

Mas para animar este espaço, nada como um jantar. Como as noites ainda estão quentes, era de aproveitar esta paragem. Anda lá ric, chateia o Jardim até ele aceitar ;D

PAF

Acho a participação perfeitamente normal... não há jogos, as noticias boas ou más são nenhumas (ou melhor houve hoje a do Custódio), praticamente só se falou na selecção e justificadamente. Eu continuo a vir aqui diariamente várias vezes ao dia, mesmo que os tópicos continuem iguais... mas antes assim que cheios de palha(e alguns insultos), que diga-se era muito do que vinha a acontecer em alguns tópicos! Assim dentro de dias isto volta à normalidade com as vitórias e derrotas do dia a dia, muitos voltam principalmente aqueles que gostam de sangue!

A.COSTA

Quando houver algum sangue à espreita na equipa de futebol a participação aumenta consideravelmente.

Temos pena mas este fórum já conheceu melhores dias. Basta ver as picardias a roçar a má educação que se observa entre alguns foristas.

Há uns tempos (largos de mais na minha opinião) liam-se aqui alguns textos que mereciam alguma "perda" de tempo. Várias dessas pessoas deixaram de escrever aqui devido ao abaixamento de nível verificado.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

brigada da relote

Quote from: Cici on 12 de October de 2011, 20:12
Além da paragem do campeonato e das duas derrotas, o outro motivo para mim, também poderá ser um assunto que já não é novo, o facto de alguns foristas não saberem respeitar a opinião dos outros. E facilmente entra-se em discussões desnecessárias, algumas de pura criancice e não falo só dos novos fóristas.
Eu por mim falo, venho cá sempre que posso, praticamente todos os dias, mas escrever agora conta-se as vezes por semana que o faço, às vezes passa a semana e nem escrevo.

Mas para animar este espaço, nada como um jantar. Como as noites ainda estão quentes, era de aproveitar esta paragem. Anda lá ric, chateia o Jardim até ele aceitar ;D
Vinha expressar a minha opinião e eis que já estava escrita pela querida Cici, com quem já não falo há já algum tempo. Tudo bem? :D ;)
Quanto ao jantar, eu não acho que seja a tal "click" necessário para animar, para acredito que possa ajudar para que tal aconteça. Por mais que queiramos o jantar não dura tanto tempo assim para nos familiarizarmos com todos. Basicamente ficamos a conversar com aqueles ao nosso lado durante a refeição. Mas já é um bom início para nos conhecermos aos poucos, jantar após jantar. :)

barinho

Vou falar só por mim porque obviamente não posso falar pelos outros foristas.

A última vez que escrevi algo aqui foi no dia do jogo com o Leiria e aí disse que até o jogo da Taça não escreveria mais.Isto porque cada derrota do Braga para mim é como uma facada no coração,e depois vem-se aqui e ao ler certas coisas fica-se ainda pior.

Isto deveria ser um espçao de discussão e troca de ideias acerca do amor que nós todos temos em comum,o Enorme SCBraga.Pelo contrário,nos últimos tempos o que se vê por aqui é uma espécie de local onde as pessoas vêm descarregar as suas frustrações quando as coisas correm pior.Falou-se aqui que a participação é maior quando o Braga perde.Nada mais certo.E pergunto-me porque é que é assim,eu pelo menos quando o Braga perde apetece-me tudo menos vir aqui escrever.

Neste fórum ultimamente deita-se abaixo e critica-se tudo ainda antes sequer de se poder avaliar o trabalho das pessoas.As coisas correm bem e as pessoas calam-se,mal algo corre mal é um autêntico vendaval de insultos,acusações e desespero!Temos que ter consciência e admitir que nem tudo tá bem quando ganhamos e nem tudo está mal quando perdemos.Felizmente há muito mais coisas boas que más,mas ao que parece basta uma derrota para pôr tudo em causa.

E é isso que me tem afastado no meu caso particular,ao invés de se discutir o clube e elogiar o que está bem e discutir soluções para o que está mal,só se vê críticas e "bota abaixo".Para certos adeptos o treinador e certos jogadores nunca terão hipóteses simplesmente porque não vão com a cara deles.E parece que alimentam o ego a falar mal deles quando as coisas correm mal,ao invés de quererem que as coisas lhes corram bem.É que lembrem-se,por muito que possamos não gostar dum treinador ou dum jogador nossos,o bem deles é o nosso bem.

Sábado cá estarei para comentar na nossa vitória ;).

Cici

Quote from: brigada da relote on 12 de October de 2011, 21:14
Quote from: Cici on 12 de October de 2011, 20:12
Além da paragem do campeonato e das duas derrotas, o outro motivo para mim, também poderá ser um assunto que já não é novo, o facto de alguns foristas não saberem respeitar a opinião dos outros. E facilmente entra-se em discussões desnecessárias, algumas de pura criancice e não falo só dos novos fóristas.
Eu por mim falo, venho cá sempre que posso, praticamente todos os dias, mas escrever agora conta-se as vezes por semana que o faço, às vezes passa a semana e nem escrevo.

Mas para animar este espaço, nada como um jantar. Como as noites ainda estão quentes, era de aproveitar esta paragem. Anda lá ric, chateia o Jardim até ele aceitar ;D
Vinha expressar a minha opinião e eis que já estava escrita pela querida Cici, com quem já não falo há já algum tempo. Tudo bem? :D ;)
Quanto ao jantar, eu não acho que seja a tal "click" necessário para animar, para acredito que possa ajudar para que tal aconteça. Por mais que queiramos o jantar não dura tanto tempo assim para nos familiarizarmos com todos. Basicamente ficamos a conversar com aqueles ao nosso lado durante a refeição. Mas já é um bom início para nos conhecermos aos poucos, jantar após jantar. :)

Pois é, desde Junho mas tá tudo bem, tem que estar ;) e contigo? Tás a ver como um jantar fazia falta pro pessoal por a conversa em dia? :P Ao fim de 2 ou 3 jantares, já não falas só com os que estão ao teu lado, porque acabas por ir conhecendo cada vez mais pessoal, e no meu caso, quando dei conta já andava a querer organizar estes jantares, e já fiz parte de 3 organizações.
Mas a mensagem do Barinho também vai de encontro ao que penso, quando o Braga perde, vir aqui ler mensagens é uma autentica perde de tempo :-\ mas apesar disso, cá me mantenho fiel a isto.

Pé Ligeiro

Como aqui foi referido, também tenho notado uma menor participação, o que causa uma sensação estranha, pois até há duas semanas o fórum estava inundado de mensagens, às vezes até em demasia.
Concordo que as derrotas terão provocado algum desalento, sobretudo porque tínhamos condições para ganhar em qualquer dos jogos que perdemos. É natural que isto cause mossa na moral "das tropas", pois ninguém é de ferro.
Concordo também que há por vezes pouco tolerância e pouco respeito pelas opiniões alheias. Como moderador tento fazer a pedagogia do respeito pelos outros, assim como os restantes moderadores.
A somar às razões que foram apontadas e que me parecem reais, há ainda mais algumas, como seja o início do ano lectivo e também, para aqueles que trabalham, a necessidade de dedicar mais tempo ao trabalho ( a crise anda aí... e quem não corresponder poderá ter dissabores...)

Espero que este espaço de convívio volte rapidamente à "normalidade"!
BRAGA SEMPRE MAIS!

Maria

Eu ainda acrescentava que quem trabalha um dia inteiro em frente a um computador, quando chega a noite a casa, quer tudo menos olhar para o pc. Por mim falo. Hoje eh uma excpecao apesar de ja estar a trocar os olhos!! :o
GVERREIRA DO MINHO

JR1287

Olá a todos novamente.
O meu primeiro objectivo já foi atingido: por todos a conversar e a participar, desenterrar a cabeça da areia e voltar, como alguém disse, à "normalidade".
E a verdade é que, coincidência ou não, até já se propõem equipas para o jogo da taça, de quem já ninguém falava há largos dias.
Fico contente por ver que os foristas que responderam neste tópico partilham das minhas ideias, e reconhecem a necessidade de uma maior participação de todos. E, por isso, certamente isso vai acontecer.
Eu descobri este fórum já há uns anos largos, e posso dizer, por ser verdade, que nalguns dias a única coisa que fazia com verdadeiro gosto era ler alguns posts deste fórum, e responder, pelo menos às vezes. E se já sentia alguma nostalgia pelo "desaparecimento" de alguns foristas, o silêncio dos últimos dias era ainda mais desesperante...
Por isso tentei esta "pedrada no charco". Mas resultou, e fico satisfeito com isso. O fórum já está novamente a mexer!


BRAGA FOREVER

É verdade que a adesão tem sido menor,o que não implica que haja sempre muita gente a visualizar os tópicos...mesmo os "velhinhos" não resistem em dar uma "espreitadela".

Infelizmente quando o S.C.Braga perde é quando aparece mais usuários  :(

Mas acredito que haverá uma adesão Enorme quando se aproximarem grandes jogos e grandes decisões. ;)

Se calhar a culpa é da crise... ;D
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

saroukasbracarense

Apartir de Sábado decerteza que vai haver muitos mais posts... Mas secalhar o BRAGA FOREVER tem razão... é da crise -.- Não há dinheiro para a net  ; D
Só quem sente é que entende... Amote BRAGA

#8EDUARDA

Quote from: saroukasbracarense on 12 de October de 2011, 22:54
Apartir de Sábado decerteza que vai haver muitos mais posts... Mas secalhar o BRAGA FOREVER tem razão... é da crise -.- Não há dinheiro para a net  ; D
No meu caso é por causa das aulas, raramente tenho tempo para vir cá (infelizmente).
Mas, tenho a certeza que a partir de sábado isto ficará mais activo.  :D
"O Braga é aquilo que todas conseguem ver, mas só nós conseguimos sentir" ♥

barinho

De salientar que mesmo não tendo escrito tenho passado todos os dias religiosamente por aqui.Aliás,sempre que abro a net é o primeiro ou dos primeiros sites a que acedo.E não serei o único porque se repararem há muitos mais visitantes que o habitual.A vontade de participar é que não é muita.

davi73

Sim é verdade que tem estado um pouco parado mas é normal, eu venho todos os dias, e sinceramente gosto mais da qualidade do que quantidade, gosto de bons temas mas não gosto de posts com muitas páginas de comentários, paginas e paginas sem fim onde para ler alguma coisa de interesse temos de ler muito "lixo" há membros que querem ter muitas mensagens para subir, então comentam tudo e mais alguma coisa "eu não tenho nada contra" mas se não for para acrescentar nada não vale a pena.
Sou incapaz de comentar um assunto sem ler todos os comentários e sem ter uma opinião formada sobre o assunto.

MeZut#

Quote from: Cici on 12 de October de 2011, 20:12
Além da paragem do campeonato e das duas derrotas, o outro motivo para mim, também poderá ser um assunto que já não é novo, o facto de alguns foristas não saberem respeitar a opinião dos outros. E facilmente entra-se em discussões desnecessárias, algumas de pura criancice e não falo só dos novos fóristas.
Eu por mim falo, venho cá sempre que posso, praticamente todos os dias, mas escrever agora conta-se as vezes por semana que o faço, às vezes passa a semana e nem escrevo.

Mas para animar este espaço, nada como um jantar. Como as noites ainda estão quentes, era de aproveitar esta paragem. Anda lá ric, chateia o Jardim até ele aceitar ;D

Muito bem Cici, eu apesar de vir aqui todos os dias ás vezes não dá a minima vontade de comentar, quer por falta de assunto quer por não existir respeito por parte de muitas pessoas..
Não pedimos que ganhem sempre, mas que joguem sempre para ganhar! S.C.BRAGA!