News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/10

Started by JotaCC, 05 de October de 2011, 08:16

Previous topic - Next topic

JotaCC

Saldo superior a cinco milhões

Pela primeira vez na história, a SAD do Sporting Clube de Braga alcançou um saldo superior a cinco milhões de euros. O Relatório e Contas do exercício 2010/2011 - ontem tornado público - revela um resultado positivo pelo segundo ano consecutivo, em 5,2 milhões de euros, antecedido de um resultado também positivo de 3,3 milhões na época transacta.

Para o saldo superior a cinco milhões, em muito contribuiu o excelente desempenho desportivo da equipa do Sp. Braga, quer na milionária Liga dos Campeões, quer na Liga Europa (onde chegou à final), prestações que permitiram um encaixe financeiro de 18,7 milhões de euros.
Refira-se que da análise do documento, é clara a influência dos rendimentos da UEFA nos gerados pela SAD, com um crescimento de 7768,8 por cento pelas participações em competições, passando de 0,2 milhões em 2009/ 2010, para 18,7 milhões.

"Desportivamente, e pela primeira vez na história, o Sporting Clube de Braga conseguiu participar na Liga dos Campeões e atingir a final da Liga Europa e, por consequência destes desempenhos, cimentar o nosso nome na elite do futebol internacional. Mas, para além do sucesso desportivo também nos congratulamos pelos bons resultados económico/financeiros conseguidos.

O bom desempenho e crescimento no binómio desportivo e financeiro, proporcionou-nos ser distinguidos, a nível europeu, pela UEFA, com o prémio 'Best Sporting Progress 2011', atribuído ao clube que mais cresceu no referido ano", sublinha António Salvador.
O presidente destaca a valorização da marca Sp. Braga, reforçando a ideia de que "continuaremos com uma gestão desportiva organizada cada vez mais eficiente para uma maior projecção e consolidação nacional e internacional", privilegiando "o sucesso desportivo e o equilíbrio financeiro".

Preponderantes no saldo económico foram ainda os ganhos obtidos com a alienação dos passes dos atletas Matheus ao Club Dnipro (Ucrânia) e de Moisés, ao Al-Rayyan FC (Qatar), numa mais valia líquida de 1,49 milhões de euros.
Já o FC P orto pagou ao Sp. Braga 36 mil euros pelo direito de preferência na aquisição dos passes de três atletas da formação: Diogo Cunha (actualmente no Limianos), Vítor Mendes e João Alves (equipa júnior).

Recorde-se que os sete milhões pela alienação do passe do Sílvio ao Atlético Madrid não fazem parte das contas, já que se realizou no decurso do actual exercício económico e será apenas registada em 2011/2012.
No que diz respeito à compra de passes, o Sp. Braga gastou 2,28 milhões de euros. Os bracarenses compraram ao Gil Vicente 75 por cento dos direitos económicos de Zé Luís e 80 por cento de Rodrigo Galo.

Pagos 4,5 milhões em prémios e aumento de receitas

Com a divulgação do Relatório e Contas do exercício 2010/2011 ficou a conhecer-se o valor da 'recompensa' aos jogadores da equipa do Sp. Braga pelo mérito desportivo na Liga Europa e Liga dos Campeões.
Na época passada, a SAD dispendeu um total de 4,56 milhões de euros na atribuição de prémios. Assim, verificou-se um aumento de 31,1 por cento nos gastos salariais, "fortemente influenciados pelo desempenho desportivo da equipa de futebol profissional" e consubstanciado pela atribuição de prémios de desempenho pela brilhante prestação desportiva", em comparação aos 1,92 milhões registados no exercício anterior.

Os gastos com o grupo de trabalho subiram e, no total, o plantel da época passada resultou num investimento anual de 14 milhões de euros, mais três milhões que em 2009/2010.
Consequência do brilhantismo conseguido nas competições europeias, também a receita de bilheteira cresceu. O aumento do número de jogos disputados no Estádio Municipal e o interesse do público pelo Sp. Braga registou o incremento nas receitas a rondar os 87,6 por cento.

Neste âmbito, os rendimentos que incluem direitos de transmissão, bilheteira, lugares anuais, publicidade, participação em competições, quotização, indemnizações e direitos de exploração registaram um aumento de 180 por cento, passando de 10,3 milhões para 29 milhões de euros.

CORREIO DA MINHO

JotaCC

Juan Carlos vendido a um fundo

SC Braga tem agora apenas 10 por cento do passe do espanhol, que actua no Saragoça.


O SC Braga confirmou a compra, por 2,5 milhões, de Juan Carlos Peréz ao Real Madrid, mas o Relário da SAD levanta a cortina sobre os detalhes deste negócio que surpreendeu a Espanha. 90 por cento dos direitos económicos do jogador foram posteriormente vendidos pelo mesmo valor ao fundo da empresa Quality Football Ireland Limited, a mesma que há pouco tempo pagou 6,4 milhões de euros por metade dos direitos desportivos dos sportinguistas Elias e Wolfswinkel.

A BOLA

JotaCC

Sem Hugo Viana torna-se mais difícil o equilíbrio

A espuma relacionada com os efeitos psicológicos da estreia de Manuel Cajuda não basta para explicar a primeira derrota sofrida pelo Braga, para o campeonato. Em campo, tudo se precipitou bem cedo e sem qualquer intervenção directa do treinador estreante do Leiria, muito antes de Luís Leal ter chegado ao golo. Viu-se um Braga teoricamente refrescado com quatro unidades (Imorou, Leandro Salino, Mérida e Carlão) e, sobretudo, notou-se a falta de Hugo Viana a meio-campo. Por mais que Leonardo Jardim carregasse no ataque, com as posteriores entradas de Nuno Gomes, Hélder Barbosa e Lima, o futebol arsenalista tinha perdido o seu carácter incisivo. Era como se o Braga tentasse pedalar de braços no ar, sem qualquer equilíbrio. Companheiro de Viana no Sporting campeão nacional de 2001/02, João Vieira Pinto, colunista de O JOGO, tem a perfeita noção da importância do centrocampista. "Define bem as jogadas e acrescenta criatividade", salientou.

Em campo, Leandro Salino, o substituto de Viana, parecia mergulhado numa aflitiva dissonância cognitiva: ficar próximo de Djamal ou aproximar-se dos companheiros da frente? E porquê fazê-lo, se ainda havia Mossoró para armar jogadas de ataque? Visto da bancada, o problema era óbvio: faltava quem funcionasse como elo de ligação entre o meio-campo e o sector ofensivo, como traduz a estatística individual de Hugo Viana. "Não sendo um jogador rápido e forte no drible, dá grande dinamismo à equipa ao alternar o passe longo com o passe curto. É um jogador inteligente e, por isso, fá-lo com grande facilidade, sendo igualmente perigoso nos remates de meia-distância", descreveu João Pinto, embora enquadrando a falta de Hugo Viana num desaparecimento mais lato. "Tem de haver um certo cuidado na gestão de um plantel. Uma equipa ressente-se mais da ausência de quatro titulares do que de dois. Quatro ausências é um número muito significativo".

De volta ao esquerdino, o antigo internacional português confirma as últimas suspeitas. "Com o Hugo, as coisas saem com mais naturalidade à equipa", assumiu.


Selecção: Paulo Bento tem a palavra


Há mais vida para além de Quim e Nuno Gomes como jogadores convocáveis para a Selecção Nacional. Hugo Viana será uma boa ideia e Paulo Bento até o conhece como poucos ou não tivesse jogado ao lado do esquerdino, juntamente com João Pinto no Sporting. "É verdade: jogámos juntos. O Hugo Viana está perfeitamente ao mesmo nível dos jogadores que têm representado Portugal. Não tenho dúvidas disso. Está bem mais maduro e muito objectivo, sem perder as qualidades que sempre teve desde muito jovem". As opções de Paulo Bento ajudam, porém, a perceber as razões de tardar em ser chamado. "O João Moutinho joga na posição dele e depois ainda há o Raul Meireles, o Rúben Amorim e o Rúben Micael", enumerou João Pinto.

Se o regresso à equipa das Quinas voltar a acontecer na carreira de Hugo Viana, qualquer cenário é possível. "Tem capacidade para jogar de início. Tem qualidades muito especiais como jogador do meio-campo. É muito forte a rematar de meia-distância", assinalou.


Salino abaixo da média de Viana

Em todos os parâmetros possíveis, Leandro Salino não conseguiu imitar, na Marinha Grande, o rendimento habitual de Hugo Viana, estrategicamente poupado por Leonardo Jardim. Se por um lado o português está quase nos antípodas em matéria de passes certos; por outro, o jogador brasileiro aproximou-se da média de recuperação de bolas do esquerdino.


Exercício de 2010/11 fechou com lucro de €5,2 milhões


Pelo segundo ano consecutivo, o conselho de administração da SAD do Braga vai apresentar aos seus accionistas, numa assembleia geral ordinária marcada para 14 de Outubro, um resultado positivo, de 5,2 milhões de euros no seu relatório e contas de 2010/2011, superando inclusivamente o lucro de 3,3 milhões referentes ao exercício anterior. Este novo recorde foi conseguido graças à participação do clube na Liga dos Campeões e na Liga Europa (até à final), o que permitiu um encaixe financeiro de 18,7 milhões; e também aos ganhos obtidos com a venda dos passes do central Moisés (Al-Rayyan) e do avançado Matheus (Dnipro).

No relatório que expõe o exercício que fechou a 20 de Junho de 2011, António Salvador, presidente da sociedade desportiva, recordou uma das conquistas mais recentes do clube para dar relevo às contas. "O bom desempenho e crescimento no binómio desportivo e financeiro, proporcionou-nos ser distinguidos, a nível europeu, pela UEFA com o prémio Best Sporting Progress 2011".

Num dos pontos do relatório lê-se que o FC Porto pagou 360 mil euros pelo direito de preferência sobre três juniores bracarenses: Vítor Hugo (defesa), João Maia (médio, que até já foi do FC Porto) e Diogo Cunha (avançado, que defende actualmente as cores do Limianos).


1º de Dezembro é para golear na Taça

Digerida a derrota com o Leiria, Leonardo Jardim resolveu injectar ânimo no grupo, definindo como próximo objectivo golear o 1º de Dezembro, para a Taça. O desafio deve ser interpretado como uma prova de confiança, pois na época passada o Braga não foi além de uma vitória pela margem mínima em Sintra, contra o mesmo adversário (1-2). Entretanto, o clube já fixou dois preços para o pack "viagem+estadia+bilhete" para a deslocação a Maribor, no dia 20 de Outubro: 520 e 620 euros.


Faleceu ex-presidente Manuel Barbosa

Ex-presidente do Braga no final da década de 70, início da década de 80, Manuel Maria Pereira Barbosa faleceu ontem, deixando a família arsenalista enlutada e muito comovida. Em comunicado, o actual presidente António Salvador lamentou o desaparecimento do antigo dirigente, dando conta de uma "uma profunda tristeza". "Deixo um sentido abraço a toda a família. Com toda a sua dedicação, paixão e sacrifício, deu o seu contributo para que o Braga se tornasse uma referência do desporto nacional". A cerimónia fúnebre está marcada para esta tarde (18h30) na Igreja Senhora-a-Branca, em Braga.


O JOGO

JotaCC

Madeira de visita a Braga

A sétima jornada do Campeonato Nacional arranca esta tarde, em Braga, com o ABC a receber o Madeira SAD. Duas equipas a precisar de ganhar. O ABC porque necessita urgentemente de somar pontos, após quatro derrotas em seis jornadas, e o Madeira SAD por ter perdido a última partida, em casa, frente ao Sporting.

Bogas pára dois meses

Luís Bogas é o grande ausente nos academistas, tendo sido operado na passada sexta-feira, em Braga. Um ruptura de stress na canela esquerda obriga-o a parar pelo menos dois meses. José Rolo também sofreu um toque no último treino, mas deve estar operacional para o jogo desta tarde.


O JOGO

JotaCC

Relatório de contas revelado no site do clube
SAD do Sp. Braga com lucro de recorde de 5,2 milhões de euros

A SAD do Sporting de Braga apresentou um resultado recorde de 5,2 milhões de euros na época 2010/11, revelou esta terça-feira o clube no relatório e contas publicado no seu site oficial.

Pelo segundo ano consecutivo, a SAD do futebol bracarense apresentou resultados positivos, "consolidando cada vez mais financeiramente a sociedade, ao que se alia o inquestionável sucesso desportivo numa demonstração inequívoca do êxito do rumo traçado", pode ler-se no documento.

É a primeira vez na história da SAD 'asenalista' que se alcança um resultado superior a cinco milhões de euros, depois de em 2009/10 ter atingido os 3,3 milhões e em 2008/09 ter registado um resultado negativo de 2,5 milhões de euros.

Este é sexto desfecho positivo em oito anos de consulado de António Salvador.

O resultado financeiro diz respeito ao período entre 01 de Julho de 2010 e 30 de Junho de 2011 e é indissociável do sucesso desportivo da última época, em que começou por se estrear na Liga dos Campeões e terminou a disputar a final da Liga Europa, como frisou o presidente do clube.

"O bom desempenho e crescimento no binómio desportivo e financeiro, proporcionou-nos ser distinguidos, a nível Europeu, pela UEFA com o prémio Best Sporting Progress 2011, atribuído ao clube que mais cresceu no referido ano", lembrou António Salvador.

Só com a campanha europeia "foi possível o encaixe financeiro de 18,7 milhões de euros, decisivo no alcance do resultado líquido do exercício obtido" e para o qual contribuiram ainda, e de forma "preponderante", as vendas de Matheus e Moisés ao Dnipro e Al-Rayyan, respectivamente.

Nota de realce para o aumento de 87,6 por cento nas receitas de bilheteira e na cedência ao FC Porto, por 360 mil euros, do direito de preferência sobre três jovens valores: o defesa Vítor Hugo, o médio João Maia e o avançado Diogo Cunha, todos eles ainda juniores.

As transacções de jogadores representaram um valor líquido negativo de 790 mil euros, sendo que não foram contabilizados os sete milhões da venda de Sílvio para o Atlético de Madrid, pertencente já ao exercício 2011/12, nem tão pouco a eventual venda de Pizzi, que, a concretizar-se, constituirá, de longe, a venda mais cara de sempre do Sporting de Braga.

A SAD minhota confirmou que, se o Atlético de Madrid quiser exercer o direito de opção sobre o extremo português (emprestado até Junho de 2012), terá que o fazer até 31 de Dezembro e pagar 15 milhões de euros.

Estas e outras informações serão prestadas aos accionistas do Sporting de Braga em Assembleia-Geral (AG), no dia 14 de Outubro, às 18h00, na sede da Associação de Futebol de Braga.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Nuno Gomes só pensa em ajudar a seleção a assegurar o apuramento

'Se marcar será bom para Portugal',

O avançado do Sporting de Braga gostaria de terminar com o jejum de golos que atravessa na «equipa das quinas» desde 2008.

Nuno Gomes mostrou-se feliz com o regresso à seleção e garante estar pronto para 'ajudar Portugal a qualificar-se', para o Euro 2012 se Paulo Bento o escolher para defrontar a Islândia. O avançado é o segundo mais internacional da «equipa das quinas», atrás de Cristiano Ronaldo, mas já não faz o gosto ao pé com as cores nacionais desde o Euro 2008, frente à Alemanha. 'É muito tempo, mas se formos ver os minutos que fiz depois disso, também serão muito poucos. Estou pronto para ajudar a equipa, para jogar se o selecionador assim o entender. Se jogar, espero marcar, o que será importante para mim, mas mais importante para Portugal, pois precisamos de ganhar o jogo', disse o ex-jogador do Benfica, em conferência de imprensa.
Com a ausência de Hugo Almeida da lista dos convocados, Nuno Gomes admite que as suas hipóteses de jogar são maiores, mas reconhece que, nesta altura, parte atrás de Hélder Postiga. O experiente internacional português elogiou as prestações do avançado do Saragoça, defendendo que o lugar de ponta-de-lança está bem entregue. 'Sou sincero, a ausência de Hugo Almeida dá-me mais possibilidades, mas também o Hélder Postiga tem correspondido sempre que tem jogado na selecção. Tem excelente média de jogos e golos. Estou pronto, mas sei que o Hélder dará boa conta do recado se for o escolhido', confidenciou o avançado do Sporting de Braga.
Nuno Gomes também é da opinião de que a equipa não se vai ressentir das ausências de jogadores como Pepe, Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão, Danny ou Hugo Almeida, assegurando que o ambiente entre os jogadores é o melhor possível. 'O ambiente está óptimo. Temos treinado bem e os jogadores estão concentrados no que têm de fazer sexta-feira. Neste momento são estes que aqui estão. Temos algumas baixas importantes, mas os jogadores que aqui estão têm qualidade mais que suficiente para bater a Islândia', salientou o jogador que no início desta época trocou o Benfica pelo Sporting de Braga.
A terminar, Nuno Gomes acrescentou que espera 'uma Islândia muito defensiva, que fará tudo para adiar o golo, posicionando-se no contra-ataque', razão pela qual pede 'paciência e o apoio do público, que será fundamental',

Jejum dura há três anos. O último golo de Nuno Gomes na seleção aconteceu no Euro 2008, frente à Alemanha

PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Meyong bisa em jogo-treino com o Vizela
Por Pascoal Sousa

O SC Braga venceu o Vizela por 5-2, num jogo-treino realizado esta quarta-feira no Estádio AXA.

Rivera, Meyong e Mérida marcaram para o Braga, que viu o clube satélite reduzir na segunda parte por intermédio de Julien e Rómulo. Meyong e Douglão fixaram o resultado final, num teste para os jogadores menos utilizados por Leonardo Jardim no qual se destacaram Rivera e Mérida.

Destaque para Custódio, que vinha a recuperar de lesão, e que integrou o jogo-treino sem qualquer limitação. Paulo César, por seu lado, continua a desenvolver treino condicionado.

O SC Braga alinhou com a seguinte equipa: Berni (Marcos, 62), Nuno Valente, Douglão, Palmeira, Imorou (Emre, 62), Vinícius, Custódio, Mérida, Galo, Meyong e Rivera.

A Bola

Bruno3429

Bracarenses goleiam Vizela (5-2)
RIVERA MOSTRA SERVIÇO

Autor:  ANTÓNIO MENDES

O Sp. Braga venceu o Vizela esta quarta-feira por 5-2, um jogo treino no qual Leonardo Jardim utilizou jogadores com menos minutos no campeonato.

Custódio esteve entre os eleitos, sendo visível que o médio está já disponível para entrar nas contas do técnico bracarense após dois meses de ausência por lesão.

O avançado mexicano Rivera mostrou-se pela primeira vez revelando alguma qualidade em campo, tendo sido responsável pela abertura do marcador, fazendo o 1-0 aos 10 minutos.

Meyong dilatou a vantagem aos 35' e Mérida, aos 42', fechou o marcador da 1.ª parte com vantagem para o Sp. Braga. No segundo tempo, o Vizela entrou mais forte, diminuindo a desvantagem aos 56' por Julian. Seis minutos depois, foi a vez de Rómulo marcar o 2.º golo dos visitantes. Meyong bisaria aos 66' e Douglão fechou o resultado por 5-2 aos 77' de jogo.

Record