News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 04/10

Started by JotaCC, 04 de October de 2011, 07:12

Previous topic - Next topic

JotaCC

Prova cresce com as equipas B
PODE TER 22 PARTICIPANTES EM 2012/13
   

A Liga Orangina pode passar a ter 22 clubes em competição na próxima temporada, fruto do regresso das equipas B ao segundo escalão do futebol português. A possibilidade foi avançada por José Godinho, presidente da Oliveirense e porta-voz da Comissão da Liga Orangina, que ontem esteve reunida para debater alguns dos assuntos mais importantes da atualidade dos clubes desse campeonato.

Esta novidade foi uma das medidas que Fernando Gomes se comprometeu a introduzir antes de deixar a presidência da Liga de Clubes. A inscrição das equipas B no campeonato será atribuída aos seis clubes melhor classificados na Liga Zon Sagres esta temporada.


Uma gestão furada

JARDIM ALTEROU QUATRO UNIDADES
   
Leonardo Jardim quis "meter" sangue novo no núcleo duro, tentando surpreender Manuel Cajuda, mas acabou por apanhar o próprio plantel desprevenido, promovendo uma gestão que saiu literalmente furada.

A derrota em Leiria, a primeira na Liga Zon Sagres, teve muito mais impacto porque se seguiu a outra, na Liga Europa, frente ao Club Brugge, mas a grande realidade é que a equipa não conseguiu responder em bloco a uma mudança significativa que abalou a estrutura. Sem Hugo Viana, Lima, Hélder Barbosa e Elderson, o onze ficou com uma nova cara e demasiado mexido para conseguir promover os automatismos já bem enraizados. Parece consensual que a troca de defesas-esquerdos (saiu Elderson e entrou Imourou) foi a que menos se notou, mas com Salino a jogar ao lado de Djamal, que perdeu o habitual parceiro Hugo Viana, e Carlão a cumprir as funções de Lima, as coisas não foram certamente semelhantes. Leonardo Jardim, em suma, procurou aproveitar o jogo da Marinha Grande para começar a conceder oportunidades mais alargadas a quem lhe tem dado garantias nos treinos, como é o caso de Carlão e até de Mérida, tendo o espanhol acabado por ser a face do erro de casting, pois saiu logo ao intervalo, apesar de bons movimentos e aquele açucarado passe que Mossoró desperdiçou.


RECORD

JotaCC

Pausa na altura certa

Uma pausa que chega na altura certa. A paragem no campeonato - devido aos compromissos da selecção nacional - não poderia ter aparecido em melhor ocasião para o Sp. Braga.
As duas derrotas consecutivas [para a Liga Europa, com o Club Brugge, e para o campeonato, frente à União de Leiria], deixaram marcas no plantel arsenalista, que o técnico Leonardo Jardim terá agora de 'sarar'.

'Feridas' impostas pela primeira derrota na Liga, na Marinha Grande, após nove meses vitorioso fora de portas, e ainda pelo desaire europeu em casa, na 'fortaleza' da pedreira, palco onde há mais de um ano os bracarenses não perdiam em jogos a contar para as competições da UEFA.

O jogo na Marinha Grande quebrou a invencibilidade do Sp. Braga no campeonato e uma série de resultados positivos na condição de visitante, e retirou a equipa da liderança da Liga Portuguesa. Por isso, as semanas que se seguem são cruciais para Leonardo Jardim repor a confiança da equipa.

A pausa no campeonato é a melhor forma para recarregar baterias ao plantel e elevar os índices anímicos dos jogadores, depois de duas derrotas consecutivas e alguns erros, que se revelaram fatais.
Segue-se a Taça de Portugal, jogo agendado apenas para o dia 15 de Outubro, em Sintra, frente ao 1.º de Dezembro, curiosamente adversário dos arsenalistas na última temporada. A prova rainha do futebol nacional é outra das frentes em que o Sp. Braga está envolvido e pretende chegar longe. Há onze dias para preparar a estratégia.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Mérida rende mais

A ilusão de refrescar o Braga para engatar a terceira vitória consecutiva na Marinha Grande, frente ao Leiria, transformou-se numa tremenda desilusão e quase ofuscou o que de bom se viu entre as caras novas. Preocupado com o desgaste físico provocado pelo jogo com o Brugge (primeira derrota), disputado três dias antes, Leonardo Jardim recorreu a quatro "reservas" para poupar outros, eventualmente com a mesma confiança com que Pep Guardiola o faz no Barcelona, e a melhor resposta veio do catalão Fran Mérida, cuja formação se processou, precisamente, na "La Masia", casa da formação do actual campeão europeu e espanhol até ser contratado, ainda júnior, pelo Arsenal. Nada acontece por acaso.

Pertencente aos quadros do Atlético de Madrid desde 2010, o internacional sub-21 emprestado aos minhotos estreou-se como titular encostado ao flanco esquerdo e deu o melhor de si até ser substituído ao intervalo: meteu velocidade, causou desequilíbrios e inclusivamente, foi dos seus pés que partiu o passe a isolar Mossoró, que voltaria a falhar um golo de forma escandalosa. O "colchonero" Tiago não ficou espantado com a primeira amostra. "Ele até é um 10, não um extremo. Como gosta de ter a bola no pé, imagino que tenha escapado algumas vezes para o meio a fim de combinar jogadas. É muito forte no último passe. Gosta de ir para cima dos defesas e não tem qualquer receio de arriscar o passe ou de rematar", descreveu.

A adaptação a extremo-esquerdo não foi, porém, um tiro no escuro. "É um canhoto, o que faz dele um jogador raro. Não há muitos: o Braga só tem, por exemplo, o Hugo Viana", apontou o internacional português, esquecendo-se, momentaneamente, de Hélder Barbosa. Admirador assumido das suas qualidades, Tiago acredita que o melhor de Mérida está para breve, se o deixarem. "Tem grande qualidade; apenas precisa de jogar com regularidade. Acredito muito nele: cheguei a dizer-lhe que o Braga era uma excelente oportunidade para crescer", contou.


A "fúria" é bem-vinda


Deixou de fazer sentido desdenhar o que pode vir do outro lado da fronteira. No caso do futebol, eventualmente nunca fez, pois há muito tempo que a Liga espanhola se apresenta esfuziante no panorama europeu como um dos melhores campeonatos, se não mesmo o melhor. Há quem prefira o futebol inglês, recheado de estrelas e de milhões de libras, mas um Real Madrid-Barcelona (ou vice-versa) acaba sempre por satisfazer gregos e troianos. Basta pensar que os dois gigantes são donos dos melhores jogadores da actualidade, entre outras preciosidades: Cristiano Ronaldo e Messi. Tanta abundância de estrelas tem suscitado, entretanto, curiosas transferências de jogadores espanhóis... para Portugal, algo impensável até há bem pouco tempo. Mérida aceitou ser emprestado ao Braga pelo Atlético de Madrid; Diego Capel despediu-se do Sevilha para assinar pelo Sporting; já o Benfica abasteceu-se de Capdevila e Nolito no Villarreal e Barcelona, respectivamente. Isto sem contar aqueles que vieram do mesmo campeonato com outras nacionalidades, como é o caso do brasileiro Elias (ex-Atlético de Madrid), agora no Sporting.

Representante do produto nacional do outro lado, Tiago só vê vantagens nesta curiosa aposta na fúria espanhola. "São jogadores muito competitivos e habituados a ganhar. Representam, sem dúvida, valores acrescentados. O Benfica deu-se bem com o Javi García e o Sporting também apostou bem", avaliou.


Empurrado por Diego e Turan

Chegar ao Atlético de Madrid é relativamente fácil; o que custa realmente é ganhar um lugar. Foi o que aconteceu com Fran Mérida, contratado em Maio de 2010, já com um currículo de respeito: formação no Barcelona, três épocas de Arsenal e um ano de empréstimo à Real Sociedad. Sob o comando de Quique Flores, não encaixava no sistema táctico. "A equipa jogava em 4x4x2, sem 10", recordou Tiago. A chegada do técnico Gregorio Manzano também não ajudou, pois deu luz verde às contratações de Diego (ex-Wolfsburgo) e Arda Turan (ex-Galatasaray) para reforçar a posição de médio-ofensivo. "Perante tanto investimento, o Mérida tinha que agarrar uma boa oportunidade como o Braga", observou o português. Dos sete profissionais emprestados esta época pelos colchoneros, é o único a rodar fora de Espanha.


Juan Carlos a render


Mais do que nunca atento ao mercado espanhol, o Braga foi motivo de espanto no país vizinho quando se percebeu que o clube português, finalista da Liga Europa, tinha desembolsado nada mais, nada menos do que 2,5 milhões de euros para comprar ao Real Madrid a totalidade do passe de Juan Carlos, emprestando-o, de seguida, ao Saragoça. Tiago ainda não o viu jogar, mas tem a certeza de que valerá a pena o investimento. "Terá qualidade e o futebol espanhol vai ajudá-lo a valorizar-se. O Braga mudou muito e para melhor, a todos os níveis. É muito bom vê-los a disputar a Liga dos Campeões ou a lutar pelo título. Tudo isto, negócios incluídos, reflecte a grandeza de um clube", avaliou.


Angolano Mateus pode avançar em Janeiro

Embora o mercado esteja fechado, o Braga continua a equacionar possíveis reforços e, nesse âmbito, sabe O JOGO, o nome que está na mesa é o do internacional angolano Mateus. Leonardo Jardim admira as qualidades do avançado angolano, que termina esta época contrato com o Nacional, e esse factor pode ser a mola impulsionadora para contactos futuros. Para já, ao que foi possível apurar, ainda não houve uma sondagem concreta junto do atleta, mas tal poderá acontecer a muito breve prazo, até porque em Janeiro o futebolista já estará livre para assinar contrato válido para 2012/13. Recorde-se que Mateus tem sido habitual titular no Nacional, excepto em 2009/10. Na época passada, por exemplo, fez 23 jogos na Liga e apontou dois golos.


Custódio de volta ameaça Djamal

Terminou o calvário de Custódio e (re)nasceu um novo problema para Djamal e Vinícius. Face à inflação de trincos, o segundo esteve mesmo na iminência de regressar ao Olhanense, por empréstimo, em Agosto e a transferência só não se processou por causa do azar do internacional português. Volvidos dois meses de absoluto afastamento, Custódio deixou de figurar no quadro clínico do clube e já soma quase duas semanas de trabalho sem restrições com a equipa. Só falta entrar na convocatória, e nesta altura poderá dizer-se que o grande momento acontecerá dentro de duas semanas, quando o Braga se deslocar outra vez a Sintra para defrontar o 1.º de Dezembro, para a Taça.

A condição física do médio foi, aliás, a única objecção à sua inclusão no grupo que esteve na Marinha Grande. Depois de tanto tempo perdido, Leonardo Jardim achou por bem não arriscar uma eventual recaída, mas é praticamente certo que o regresso de Custódio acontecerá no fim da pausa na competição. Se assim for, o jogo da Taça ajudará ainda a perceber até que ponto Djamal poderá manter o estatuto de titular no campeonato e Liga Europa.


Paulo César para resolver

Se Custódio é um caso encerrado, pelo menos em termos clínicos, já o mesmo não se pode dizer de Paulo César. O extremo tem demorado a vencer uma rotura muscular que o afecta desde Agosto e por isso continua a alternar trabalho condicionado na relva com exercícios específicos no ginásio. Por mais que o clube especifique que a situação do brasileiro não configura uma lesão, a verdade é que Leonardo Jardim não o convocou para o jogo com o Leiria, estando nesta altura circunscrito a Hélder Barbosa como opção de raiz para o flanco esquerdo.


Trio "raptado" pelas selecções


Só na próxima semana é que será possível avistar Nuno Gomes, Elderson e Djamal na Pedreira de Braga. O avançado está envolvido na dupla jornada que decidirá o apuramento de Portugal para o Euro'2012; o lateral-esquerdo entrará em acção pela selecção da Nigéria nos jogos com a Guiné (sábado) e o Gana (dia 11 de Outubro); e, por último, Djamal enfrentará a Zâmbia pela selecção da Líbia. Desta vez, o lateral-esquerdo Imorou não foi chamado à equipa do Benim.


Testes agendados com Vizela e Trofense


A paragem do campeonato não significará menos carga de trabalho para o Braga. O plantel às ordens de Leonardo Jardim retoma esta manhã os treinos, numa sessão à porta fechada, e tem em agenda dois jogos particulares, frente a Vizela e Trofense: o primeiro, contra ao clube-satélite, realiza-se já amanhã; o duelo com a equipa da Liga Orangina acontecerá sexta-feira. Ou seja, o intervalo entre ambos será inferior ao que se verificou entre os jogos com o Brugge e o Leiria (três dias). O que estará em causa, porém, será conceder minutos de competição aos jogadores menos utilizados.


O JOGO

JotaCC

Plantel põe a conversa em dia

Derrota frente ao UD Leiria será esta manhã dissecada por treinador e atletas. Cenário de crise afastado. Adeptos ficaram apreensivos.

Em três dias o SC Braga perdeu a invencibilidade que orgulhosamente exibia na Liga Europa e no Campeonato. Duas derrotas de difícil digestão, em especial a última, frente ao UD Leiria, num contexto em que a equipa foi incapaz de reagir ao golo do adversário com a intensidade e qualidade que Leonardo Jardim esperava, acabando por descolar do grupo de líderes e ser alcançada por Sporting e Marítimo na classificação.

O desafio da Marinha Grande será esta manhã objecto de análise entre treinador e jogadores. As mudanças introduzidas no onze constarão da conversa, até porque não se antevia que antes de uma paragem o SC Braga alterasse tanto o figurino.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga
Meyong com guia de marcha

Meyong tem ordem para deixar o Sp. Braga e rumar a outro clube em Janeiro. O camaronês não foi inscrito na fase de grupos da Liga Europa e já não faz parte dos planos de Leonardo Jardim para o campeonato, tendo falhado a deslocação da última jornada à Marinha Grande, onde os minhotos foram derrotados pela U. Leiria (0-1).

A contratação de Carlão reduziu, ainda mais, o espaço de Meyong, que já era suplente de Nuno Gomes e Lima e dos lesionados Ukra e Zé Luís. O camaronês somou apenas 33 minutos de jogo, tendo sido suplente utilizado frente ao Rio Ave e ao Young Boys, no play-off da Liga Europa. O destino de Meyong deverá passar pela Grécia.

Depois de ter gozado um dia de folga, o plantel minhoto regressa esta manhã aos treinos à porta fechada. O objectivo é preparar a visita ao 1º Dezembro, para o jogo referente à Taça de Portugal, que está marcado para 15 de Outubro.

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

Custódio sem limitações
Por Pascoal Sousa

Custódio treinou-se esta terça-feira sem limitações e poderá voltar em breve a ser opção para Leonardo Jardim.

O médio está recuperado de um estiramento no ligamento lateral interno do joelho esquerdo, contraído em finais de Julho, tendo esta manhã recebido luz verde para integrar o trabalho de conjunto sem qualquer condicionalismo.

Os jogos de treino com o Vizela (quarta-feira, às 10 horas) e o Trofense (sexta-feira, às 10.30 horas), ambos no Estádio Axa, servirão para Custódio readquirir ritmo competitivo.

O encontro com o 1.º Dezembro, para a Taça de Portugal, poderá assinalar o regresso do médio aos jogos oficiais.

A Bola

JotaCC

FC Porto-P. Ferreira no arranque da nona jornada

A partida entre o FC Porto e o Paços de Ferreira, referente à nona jornada da Liga, foi antecipada para sexta-feira dia 28 de Outubro.

A 9.ª jornada irá terminar na segunda-feira, dia 31 de Outubro, com a realização do desafio entre o Gil Vicente e o Marítimo.

Programa da 9.ªjornada da Liga:

Sexta-feira, 28 Outubro:
FC Porto - Paços de Ferreira, 20:15 (Sport TV).

Sábado, 29 Outubro:
Benfica - Olhanense, 20:30 (TVI).
Académica - Sporting de Braga, 18:15 (Sport TV).

Domingo, 30 Outubro:
Feirense - Sporting, 20:15 (Sport TV).
Nacional - Beira-Mar, 16:00.
União de Leiria - Vitória de Setúbal, 16:00.
Vitória de Guimarães - Rio Ave, 18:00 (Sport TV).

Segunda-feira, 31 Outubro:
Gil Vicente - Marítimo, 20:15 (Sport TV).


A BOLA

JotaCC

Custódio acelera para ser opção

Custódio está mais perto de se tornar opção para Leonardo Jardim e a pausa no campeonato português vai ajudar a que o médio regresse em pleno à equipa do SC Braga. No treino desta terça-feira Custódio já treinou sem limitações.

Boas notícias para o SC Braga e para o técnico Leonardo Jardim. Custódio treinou esta terça-feira sem qualquer limitação, dando sinais positivos em relação ao estiramento no ligamento lateral interno do joelho esquerdo, lesão contraída no final do mês de Julho.

Esta manhã o departamento médico do emblema minhoto deu autorização ao médio para integrar os trabalhos da equipa, sem qualquer limitação.

Com a paragem no campeonato, os arsenalistas têm um jogo-treino agendado com o Vizela para as 10h00 de amanhã e com o Trofense na próxima sexta, às 10h30.

O próximo jogo oficial do SC Braga está agendado para o dia 15, com o 1.º Dezembro, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, sendo expectável que Custódio já entre nas escolhas de Leonardo Jardim.

ZEROZERO

Bruno3429

SAD pagou ao plantel 4,5 milhões em prémios
Por Pascoal Sousa

Na época passada o SC Braga pagou aos seus profissionais um total de 4,560 milhões de euros em prémios, de acordo com o Relatório e Contas do exercício 2010/11.

O mérito desportivo da equipa na Liga Europa e Champions foi bem recompensado, mas o retorno que a SAD conheceu é bem maior: 18, 739 milhões de euros pela participação nas provas da UEFA, que se traduz num crescimento de receita de 7768 por cento!

Os gastos com o grupo de trabalho subiram. No total, o plantel da época passada resultou num investimento anual de 14 milhões de euros, mais 3 milhões que em 2009/10.

Ficou também a saber-se que o FC Porto pagou ao SC Braga 36 mil euros pelo direito de preferência de três atletas da formação: Diogo Cunha, actualmente no Limianos, Vítor Mendes e João Alves, da equipa júnior.

Na compra de passes, o SC Braga gastou na temporada transacta apenas 2,28 milhões de euros. A título de curiosidade, os bracarenses compraram ao Gil Vicente 75 por cento dos direitos económicos de José Luís e 80 por cento de Rodrigo Galo.


SAD com lucro recorde de 5,2 milhões de euros
Por Pascoal Sousa

É um resultado histórico na Sociedade Anónima Desportiva do SC Braga. O exercício da época 2010/11 registou um resultado líquido de 5,2 milhões de euros. Estas contas vão ser apresentadas no próximo dia 14 aos accionistas, numa Assembleia-Geral que irá ter lugar na sede da AF Braga, às 15 horas. Em oito anos, é o sexto exercício positivo de António Salvador.

O desempenho da equipa nas provas da UEFA permitiu um encaixe extraordinário de 18, 7 milhões de euros, o que teve reflexos positivos nas contas, bem como a venda dos passes de Matheus ao Dnipro e de Moisés ao Al-Rayyan.

No relatório, que está disponível no site oficial do clube, surge também o valor oficial pelo qual foi vendido o passe de Sílvio ao Atlético de Madrid - 7 milhões de euros. O lucro obtido com esta transferência entrará apenas no próximo exercício, que, tendo em conta este dado, será de novo positivo.

Confirmado está também o valor que o Atlético de Madrid terá de pagar ao SC Braga caso queira ficar com os direitos desportivos de Pizzi: são 15 milhões de euros, que terão de ser desembolsados até dia 31 de Dezembro deste ano.

Na mensagem aos sócios e accionistas, António Salvador congratulou-se com estes resultados: «Desportivamente e pela primeira vez na história, o Sporting Clube de Braga conseguiu participar na Liga dos Campeões e atingir a final da Liga Europa e por consequência destes desempenhos cimentar o nosso nome na elite do futebol internacional. Mas, para além do sucesso desportivo também nos congratulamos pelos bons resultados económico/financeiros conseguidos.»

A Bola

Bruno3429

FC Porto mantém quarto lugar no ranking IFFHS
Por Redacção

O FC Porto continua a ser o clube português mais bem classificado no ranking mundial de clubes elaborado pela Federação Internacional de História e Estatística (IFFHS), segurando o quarto lugar do mês anterior.

Os dragões são apenas batidos por Barcelona, Real Madrid e Manchester United, que mantiveram por esta ordem a presença no pódio.

O Benfica também manteve a mesma posição do mês anterior (17.º posto), enquanto o SC Braga registou subida de 21 posições para o 32.º lugar. O Sporting também subiu 13 lugares, sendo agora 51.º classificado.

Classificação:
1. (1.) Barcelona (Espanha) 331,0
2. (2.) Real Madrid (Espanha) 305,0
3. (3.) Manchester United (Inglaterra) 282,0
4. (4.) FC Porto (Portugal) 254,5
5. (6.) Schalke 04 (Alemanha) 244,0
6. (8.) Vélez Sarsfield (Argentina) 243,0
7. (9.) Bayern Munique (Alemanha) 240,0
8. (5.) Inter (Itália), 231,0
9. (9.) Manchester City (Inglaterra) 225,0
10. (14.) Universidad Católica (Chile) 224,0
(...)
17. (17.) Benfica (Portugal), 208,5
32. (53.) SC Braga (Portugal), 172,5
51. (64.) Sporting (Portugal), 154,5
258. (268.) Nacional (Portugal), 78,0
375. (372.) V. Guimarães (Portugal), 63,0
389. (368.)V. Setúbal (Portugal), 62,0

A Bola