News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 10/09

Started by JotaCC, 10 de September de 2011, 07:41

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Adiada estreia de Douglão

Douglão está fora das opções para o jogo de amanhã com o Gil Vicente. A dor de cabeça de Leonardo Jardim quanto ao problema central do plantel, que tinha começado com a lesão de Ewerton e Nuno André Coelho, agravou-se com a impossibilidade de contar com o reforço Douglão, o quarto central do plantel e a única opção de raiz para a dupla no eixo da defesa com Paulo Vinícius.

O certificado internacional do central brasileiro tinha de ter dado entrada, ontem, na Federação até às 14 horas, mas o documento acabou por não chegar e a situação ainda não foi regularizada. Um atraso que se prende com o Kavala, antigo clube do brasileiro, que não pretende facilitar e deu instruções à federação grega para reter o certificado.
Para assinar pelo Sp.Braga, Douglão valeu-se de uma cláusula no contrato que o libertava se o Kavala fosse despromovido, o que veio a acontecer por decisão da comissão disciplinar da Liga grega. O clube recorreu, manteve-se no escalão máximo, mas entretanto voltou a ser despromo vido para a 4.ª divisão grega, por viciação de resultados.

A situação mantém-se em 'stand by' e só na próxima terça--feira se saberá o futuro do Kavala e o de Douglão. Até lá, certo é que a estreia do central ficou adiada e o técnico Leonardo Jardim terá de montar a estratégia de ataque ao Gil Vicente sem o brasileiro. Apenas com Paulo Vinícius disponível, o treinador chamou esta semana Palmeira e Kanú ao satélite FC Vizela, para colmatar as ausências na defesa.

Palmeira seria a solução de recurso, até porque, trabalhou com os arsenalistas na pré-época e já está integrado no grupo e conhece bem os métodos de Jardim. Aliás, o jovem central viajou com a equipa para Setúbal, onde se sentou no banco de suplentes no duelo com o Vitória (3.ª jornada) devido à lesão de Ewerton. No entanto, o técnico deverá apostar em Vinicius. A adaptação do médio brasileiro é uma forte possibilidade e deverá ser a peça escolhida para o onze que amanhã irá defrontar o vizinho Gil Vicente.



ABC inicia corrida pelo título

O estatuto de candidato ao título nacional na I divisão nacional em andebol, desta vez, está entregue a outros emblemas. O ABC, no início de uma nova era, com Carlos Resende a assumir o comando da equipa é apontado como um potencial 'outsider' numa corrida que, à partida, conta com Benfica e FC Porto na 'pole-position'. A formação bracarense, contando coma uma estrutura de base definida, apresenta algumas novidades como são os casos de José Pedro Coelho e Pedro Seabra. Este último vai defrontar a sua anterior equipa na jornada de abertura.

Independentemente do adversário, a ambição de vencer está patente no seio do clube minhoto. Foi essa a ideia patente por Carlos Resende no lançamento da partida. "Todos os jogos são importante até porque valem exactamente a mesma pontuação. Daí é importante ganhar a qualquer adversário", referiu o novo treinador do ABC. Resende mostrou-se satisfeito com o trabalho desenvolvido ao longo da pré-época e enalteceu a capacidade de resposta dos jogadores. "Nota-se uma grande confiança perante o trabalho que o grupo tem produzido e penso que vamos dar uma resposta positiva neste primeiro jogo", salientou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sete novos aventureiros na luta entre Sporting e Benfica

Arranca hoje o campeonato de futsal, modalidade que nos últimos anos tem conhecido profundo desenvolvimento e interesse de clubes de Norte a Sul do país e ilhas.

Contudo, este defeso foi fase bastante conturbada com a desistência do Instituto D. João V (equipa que em dois anos consecutivos se intrometeu entre os candidatos ao título), a FJ Antunes, clube com tradição na modalidade, e o Boticas, todos por falta de verba para poderem sustentar as respectivas equipas. O próprio Belenenses esteve na iminência de acabar com o seu futsal sénior, mas a vontade dos sócios prevaleceu e, neste momento, uma secção autónoma gere os destinos da equipa.

É certo que os responsáveis já avisaram que Os conquistadores poderão não andar a morder os calcanhares aos primeiros - o orçamento disponível não permitiu contratações sonantes - , mas o comandante Alípio Matos já afirmou que a sua tripulação está preparada para as marés que virão.

A sorte de uns é sempre o azar de outros e face à desistências das três equipas atrás referidas, a FPF convidou SL Olivais, Boavista e Loures a ocuparem as vagas, a quem se juntam SC Braga, Académica, Leões de Porto Salvo e Operário, equipas que garantiam a subida de escalão por mérito próprio.

É verdade que não há dúvidas sobre o poderio de Sporting e Benfica no que diz respeito à luta pelo título, mas será bastante interessante ver o desempenho de clubes de renome no futebol.

A BOLA

JotaCC

Douglão é um mistério que só hoje se revelará
CLUBE NÃO diz SE O CERTIFICADO INTERNACIONAL CHEGOU
   
É um segredo de polichinelo mas não deixa de ser um segredo. Terminou ontem, ao princípio da tarde, o prazo para a chegada do certificado internacional de Douglão, de forma a permitir que o central brasileiro seja chamado para o jogo de domingo com o Gil Vicente. Mas o clube bracarense não revelou se o certificado chegou ou não, remetendo qualquer informação para a convocatória que hoje vai ser revelada, após o treino matinal.

Como se sabe, Leonardo Jardim não pode contar com Ewerton e Nuno André Coelho, ambos lesionados, sobrando do plantel oficial apenas Paulo Vinícius para uma das duas posições do eixo defensivo. Para além, claro, de Douglão, o central que os arsenalistas contrataram aos gregos do Kavala, um clube com um nome completamente apropriado para ser sujeito da história deste certificado que não se sabe se chegou ou não por DHL ou via CTT.


RECORD

JotaCC

Fortaleza à Villas-Boas

Por mais paradoxal que isto possa parecer, a defesa parece ser um dos pontos mais fortes do Braga edição 2011/12. Os entendidos na matéria acharão mais apropriado falar-se numa boa organização defensiva, porque isto de complicar a vida a quem tenta atingir a baliza só costuma dar resultado quando todo o colectivo está realmente para aí virado, mas não deixa de ser surpreendente o facto de a equipa minhota não ter sofrido qualquer golo até à terceira jornada do campeonato, quando, desde cedo, se diagnosticou que o seu grande tendão de Aquiles seria o sector defensivo. Com este problema, Leonardo Jardim tem lidado tão bem que já ninguém lhe rouba o mérito de ter igualado a série invencível do FC Porto da época passada, que, curiosamente, acabou quebrada na espectacular visita do Braga ao Estádio do Dragão (3-2).

Se por um lado os Guerreiros do Minho estão apenas a um jogo de baterem o máximo da equipa portista comanda por André Villas-Boas, um admirador confesso do futebol corajoso praticado pelas equipas de Leonardo Jardim (chegou a elogiá-lo em vésperas de um jogo com o Beira-Mar); por outro, o actual Braga ainda terá de resistir mais três jornadas sem sofrer golos para repetir a marca de 2005/06, em pleno reinado de Jesualdo Ferreira. O objectivo traçado para esta época não se esgota, naturalmente, nisto. Por aí, o presidente António Salvador até já foi bem claro: é para lutar pelo título e um bom arranque, com uma defesa de betão, será sempre meio caminho andado rumo a uma excelente classificação - em 2005/06, o Braga ficou em quarto lugar.

Para já, a devastação que atingiu a defesa desde Janeiro, com as saídas de Moisés, Artur, Rodriguez, Paulão, Sílvio e Miguel Garcia, não teve os efeitos negativos que, naturalmente, se esperariam. Entre as sete caras novas do sector, Nuno André Coelho e Ewerton, ambos lesionados, até já se perderam por algum tempo, mas nem o equilíbrio defensivo se perdeu, nem Quim ou Berni tiveram de procurar a bola no fundo das redes. Sintomático.

Sabia que...

Em Espanha | Só os todo-poderosos Barcelona e Real Madrid partilham com o Braga e o Beira-Mar (ler peça ao lado) o mérito de não terem no "cadastro" qualquer golo sofrido. Há, porém, uma grande diferença a levar em conta: a Liga espanhola só vai na primeira jornada.

Só dois totalistas | O muro defensivo do Braga é uma obra eternamente inacabada. Até na baliza, por compromisso com a Selecção Nacional, Quim deu o lugar a Berni. O lateral Baiano e o central Paulo Vinícius são os únicos que ainda não falharam qualquer jogo.

Elderson | É o sobrevivente da razia que atingiu a defesa da época passada. O internacional nigeriano ganhou, porém, um concorrente à altura pela posição de lateral-esquerdo: Imorou.


Segurança do Beira-Mar tem a defesa de Jardim

Pouco ou nada acontece por acaso. É a conclusão que se retira da igualdade que Braga e Beira-Mar registam em matéria de ausência de golos sofridos para o campeonato. Entre as duas equipas, Leonardo Jardim é o denominador comum e, no caso da equipa aveirense, pode mesmo dizer-se que o seu sector defensivo é a cara do actual treinador do Braga. Rui Rego, Pedro Moreira, Yohan Tavares, Hugo e André Marques eram alguns dos habituais titulares da defesa do Beira-Mar, sob o comando de Leonardo Jardim, e não perderam o estatuto com o advento de Rui Bento, contratado à pressa a meio da época passada quando Jardim resolveu sair de cena, à espera de outro desafio... chamado Braga, finalista da Liga Europa.

Mal tomou conta da equipa, Rui Bento teve a perspicácia de aproveitar a boa consistência defensiva do Beira-Mar e só o lateral-esquerdo André Marques passou a ganhar esta época um pouco mais de protagonismo, que se tem traduzido em mais minutos de jogo. Com a partida de Renan, emprestado pelo Guimarães e entretanto vendido aos romenos do Cluj, o lateral emprestado pelo Sporting entrou, em definitivo, na defesa-tipo, mas não passa de ser um caso pontual, quase insignificante, porque quase sempre entrou nas contas de Jardim.

16 | Indispensáveis no equilíbrio defensivo do Braga, o lateral-direito Baiano e o médio-defensivo Djamal partilham a terceira posição entre os mais pontuados por O JOGO. Cada um soma actualmente 16 pontos. Mossoró e Alan lideram o ranking com 17 e 18 pontos, respectivamente.

11,3 | Longe de ser das equipas mais faltosas da I Liga, o Braga não é equipa de virar a cara à luta, cometendo em média 11,3 faltas por jogo, tantas quantas as do FC Porto. Neste capítulo, Guimarães, Marítimo e Olhanense lideram com uma média de 19,7 faltas.

91,7 | Uma coisa é cometer faltas, outra bem diferente e mais importante consiste em recuperar bolas. Nisso o Braga tem um comportamento estranho, pois só apresenta uma média de 91,7 por jogo, bem longe do Nacional(145) e Sporting (133) e Setúbal (126).

12 | Quando uma equipa não sofre golos, o suspeito do costume é o guarda-redes. O fenómeno tem, em parte, relação com esta posição e a média de Quim (quatro defesas por jogo) até parece algo modesta. Ilusão. A verdade é que já lançou as luvas à bola em 12 ocasiões.


Quatro candidatos a preencher a vaga de NAC

O substituto do central Nuno André Coelho (operado ao joelho direito) na partida de amanhã, contra o Gil Vicente, não será, em definitivo, o brasileiro Douglão. A condição física do defesa, que só tem duas semanas de treinos, sempre inspirou dúvidas à equipa técnica e o seu certificado internacional também não chegou ontem a Portugal em tempo útil. Tendo por base uma cláusula que o libertava do Kavala caso o clube descesse de divisão, como se verificou por alegada viciação de resultados, o central apresentou-se em Braga livre de compromissos, mas os gregos recorreram do castigo e acreditam que poderão encaixar algum dinheiro com a transferência, razão pela qual têm retido o certificado do jogador. Como alternativas, Leonardo Jardim ensaiou ao longo da semana Djamal, Palmeira (do Vizela), Vinícius e até Elderson na posição de defesa-central. Caso opte pelo recuo de Djamal, o trinco deverá ser Leandro Salino.


Miguel Mota em Birmingham

O último relatório sobre o Birmingham, o primeiro adversário do Braga no Grupo H da Liga Europa, será redigido amanhã em Inglaterra pelo observador Miguel Mota. O membro da equipa técnica de Leonardo Jardim vai assistir no St. Andrew's Stadium ao jogo Birmingham-Millwall, a contar para a sexta jornada da Championship. O jogo com ingleses está marcado para quinta-feira.

Pack Europa a €30

Certo de que o preço está adequado aos tempos de crise o Braga vai colocar à venda a partir de terça-feira um pack de bilhetes para os três jogos da fase de grupos da Liga Europa. Por 30 euros, os adeptos poderão assistir aos duelos com o Brugge, Birmingham e Maribor.


Um dérbi esperado há seis anos

O tempo passa, mas não apaga as lembranças, sobretudo as boas. Ontem, Paulo Alves pôde recordar uma parte do álbum de recordações, precisamente a penúltima jornada da época de estreia como treinador. Há seis anos, o Gil Vicente deixava o Estádio AXA com um ponto no bolso que ajudou a manter o sonho da permanência na I Liga. Um empate que, nessa altura, teve um sabor muito especial, não apenas por ter sido conseguido no período de descontos (um minuto depois de João Tomás ter marcado na conversão de uma grande penalidade), mas porque o Braga estava já na linha de crescimento como clube - acabou na quarta posição com acesso directo à Taça UEFA.

Desde então, o destino do Gil Vicente mergulhou na Liga de Honra, enquanto que na cidade vizinha desenvolvia-se um projecto ambicioso de expansão - o que lhe valeu o primeiro prémio atribuído pela ECA, organismo sediado em Genebra, por ter sido o clube que mais progrediu em 2010/11. O estatuto de europeu, entretanto, converteu-se, em algo maior. Paulo Alves já olha para o Braga "como sendo um grande", equiparando-o ao nível do FC Porto, Benfica e Sporting. Uma opinião que não é, refira-se, solitária. A visão do treinador do Gil Vicente perante o "crescimento extraordinário" do adversário não lhe coarcta o desejo de "trazer pontos daquele estádio fantástico".

Pela distância (Barcelos dista de Braga cerca de 12 quilómetros" e pela tradição, este jogo adquire o cariz de um dérbi. Paulo Alves reconhece que "cria uma envolvência muito própria, pois há muitos anos que não acontece um encontro, neste patamar da competição, entre as duas equipas". "É muito perto, pelo que é natural que haja pessoas de Braga que tenham simpatia pelo Gil Vicente e vice-versa. Portanto, está reunido um conjunto de factores para que seja um bom jogo", completou.

No capítulo institucional, o relacionamento é bastante saudável e de reciprocidade. A SAD do Braga concede prioridade nos pedidos de empréstimo e costuma ser um comprador dos talentos do Gil Vicente. A cedência do médio esquerdo Guilherme, pretendido por outros clubes, é um exemplo dessa relação, mas Paulo Alves não foi assertivo quanto à utilização do jogador, "ainda em fase de adaptação a um novo sistema de jogo". Hoje, após o treino matinal, ficar-se-á a saber se Guilherme consta ou não nos convocados para a visita à Pedreira, onde o treinador dos gilistas quer dar "continuidade à boa imagem deixada nas jornadas anteriores". "E não queremos parar", anunciou. A vitória sobre a Académica ajudou a confirmar o diagnóstico positivo ao comportamento "inexcedível dos jogadores". "Estamos numa boa fase", concluiu Paulo Alves.

Vitória já com 19 anos

No culminar da semana em que os juniores do Gil Vicente infligiram uma pesada derrota (na quarta-feira, em Barcelos) ao Braga, por 4-1, reabilitando-se, assim, de uma sequência de maus resultados, os futebolistas profissionais têm pela frente um desafio de maior grau de dificuldade - tanto que o histórico de confrontos não chega para criar as melhores expectativas. A última vitória dos gilistas na casa dos arsenalistas remonta a 1992/93, graças a um único golo de Drulovic.

Factos

Sobreviventes | Do plantel de há seis anos sobrevivem no actual o médio-ofensivo João Vilela, o guarda-redes Jorge Baptista, o defesa Paulo Arantes, o médio João Pedro e o avançado Bruno Filipe. Mas nem João Vilela, nem Paulo Arantes poderão jogar no domingo, por estarem lesionados.

Os novos misteres | Gouveia, médio do plantel de 2005/06, é agora técnico-adjunto de Pedro Emanuel na Académica, curiosamente, o primeiro adversário derrotado pelo Gil Vicente na corrente temporada. Nandinho, um extremo veloz, encontra-se em busca da primeira oportunidade como treinador, depois da experiência a dirigir a equipa do Sindicato de Jogadores, no último estágio no Norte.

Director | Para Carlos Carneiro 2005/06 foi a última de duas épocas ao serviço do Gil Vicente. Agora, aos 35 anos, é director-desportivo do Paços de Ferreira.

Prospector | Bruno Tiago acabou a carreira no Braga, há três épocas, onde permaneceu para assumir o cargo de prospector de promessas para engrossar as fileiras dos bracarenses.

Empresários | Carlitos, um nome carismático na história recente do Gil Vicente, que também alinhou pelo Braga, pendurou as chuteiras na última época para se dedicar à restauração. E o ex-guarda-redes Paulo Jorge fixou-se em Leiria para trabalhar em actividades de... lazer.


O JOGO

Bruno3429

Douglão sem visto põe o eixo em apuros
Por Pascoal Sousa

Certificado do central não chegou. Leonardo Jardim terá de apostar em Palmeira ou recuar um dos médios.

Portas do onze fechadas para Douglão. O certificado internacional do central continua retido na Federação grega, num imbróglio que veio em má hora para Leonardo Jardim.

Com Nuno André Coelho e Ewerton lesionados, o treinador tem agora duas soluções para encontrar um parceiro para Paulo Vinícius no eixo defensivo: ou aposta em Palmeira, central recrutado de urgência ao satélite Vizela, ou adapta um dos médios defensivos - Djamal ou Vinícius, sendo que a utilização deste último permitiria ao SC Braga não mexer na habitual estrutura do meio-campo.

A Bola

Bruno3429

Demasiado cedo para Guilherme
Por Augusto Bernardino

Cedido há uma semana pelo SC Braga, Guilherme não defrontará ex-colegas no Axa.

Pretendido desde o início da época em Barcelos, Guilherme só há uma semana foi libertado por Leonardo Jardim teoricamente a tempo de defrontar o clube bracarense.

Porém, Paulo Alves nem sequer dá garantias de convocar, ao final da manhã de hoje, o jovem médio brasileiro para o confronto no Estádio Axa, tal como parece verificar-se com Sidnei, que chegou ao mesmo tempo do Marítimo.

«Nesta altura, qualquer equipa tem processos definidos e não me parece que com tão pouco tempo de trabalho se consiga fazer a integração tanto do Guilherme como do Sidnei», sustenta Paulo Alves.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga com poucas soluções no centro da defesa

Com Ewerton e Nuno André Coelho lesionados e Douglão sem o respectivo certificado internacional, o Sporting de Braga apenas tem disponível o "central" Paulo Vinicius para a recepção ao Gil Vicente.


Gil à procura dos três pontos

O técnico Paulo Alves assumiu, ontem, que o Gil Vicente estará amanhã no Estádio AXA "disponível" para lutar pelos três pontos frente ao Sporting de Braga.

Diario do Minho

Pé Ligeiro

Sp. Braga: estreias de Mérida e Galo, Douglão ausente
Central brasileiro ainda aguarda certificado internacional


As estreias de Fran Mérida de Galo e a ausência de Douglão estão em destaque na convocatória do Sp. Braga para a recepção deste domingo ao Gil Vicente.

O central brasileiro, ex-Kavala da Grécia, ainda aguarda o certificado internacional, numa demora agravada pelas lesões de Ewerton e Nuno André Coelho.

O treinador Leonardo Jardim chamou 19 jogadores, entre eles o jovem Palmeira, do clube satélite Vizela, e Imorou, após lesão. Paulo César, Custódio, Zé Luís e Ukra, todos lesionados, também são baixas.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Quim e Berni;
Defesas: Baiano, Galo, Paulo Vinícius, Palmeira, Elderson e Imourou;
Médios: Djamal, Vinícius, Salino, Hugo Viana, Mossoró e Fran Mérida;
Avançados: Alan, Hélder Barbosa, Lima, Nuno Gomes e Meyong.

MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Leonardo Jardim: «Gil Vicente tem futebol positivo»
deixa elogios ao adversário da jornada


O treinador do Sporting de Braga considerou que a receção de domingo ao Gil Vicente, na 4.ª jornada da Liga Zon Sagres, será o jogo mais difícil deste início do campeonato, mas frisou a vontade de vencer.

Leonardo Jardim assumiu o favoritismo para a receção aos vizinhos minhotos: "Existe sempre quando equipas de condição diferente se encontram."

"O Gil Vicente é uma equipa que, apesar de vir da Liga Orangina, tem apresentado um futebol positivo, com um ataque rápido e é a terceira equipa com mais golos. Nós jogamos em casa, queremos ser superiores, dominantes e vencer, para consolidar a nossa posição na tabela, mas temos que ter algum cuidado com as transições rápidas e com a pressão ofensiva que o Gil faz", afirmou.

O técnico apenas dispõe de um defesa central de raiz no plantel, dadas as lesões de Ewerton e Nuno André Coelho e porque o certificado internacional de Douglão ainda não chegou.

Leonardo Jardim diz ter testado ao longo da semana várias soluções, que podem passar pela titularidade do jovem Palmeira, que joga no clube satélite Vizela, ou pela adaptação de um defesa lateral ou de um médio defensivo.

O treinador lembrou que a equipa não sofreu golos nos três jogos já realizados no campeonato, o que "é sempre importante", até porque, notou, não jogaram sempre os mesmos e "isso mostra que a estrutura continua forte e sólida, independentemente de quem jogue".

A paragem no campeonato permitiu recuperar alguns jogadores que estavam lesionados e um maior período de adaptação aos que chegaram no fim do mercado, mas a equipa perdeu Nuno André Coelho por muito tempo, devido a lesão, lembrou também.

Jardim reconheceu ainda que "não é positivo não poder contar" com todos os jogadores desde o início da época, tendo em conta os casos envolvendo Pizzi, entretanto emprestado ao Atlético de Madrid, Lima, ou agora de Douglão e Samson, jogador que, aliás, já não deve regressar a Braga.

"Temos que viver com isso e motivar os que estão disponíveis, não vale a pena lamentar as ausências, mas valorizar as presenças", concluiu.

O jogo tem lugar no Estádio Municipal de Braga, às 17:00 de domingo, com arbitragem de Rui Costa, do Porto.
RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Leonardo Jardim e o Gil: «Será o jogo mais difícil»
Treinador confiante, apesar dos problemas na defesa


Leonardo Jardo, treinador do Sp. Braga, qualifica a recepção ao Gil Vicente, jogo da 4ª jornada da liga, marcado para este domingo, como o mais difícil neste início de campeonato, mas destacou a vontade de vencer, assumindo o favoritismo para o «derby» minhoto.

Estreias de Mérida e Galo, Douglão ausente

«Será o jogo mais difícil deste início de campeonato», começou por destacar, antes de avançar com mais detalhes. «O Gil Vicente é uma equipa que, apesar de vir da II Liga, tem apresentado um futebol positivo, com um ataque rápido e é a terceira equipa com mais golos. Nós jogamos em casa, queremos ser superiores, dominantes e vencer, para consolidar a nossa posição na tabela, mas temos que ter algum cuidado com as transições rápidas e com a pressão ofensiva que o Gil faz», acrescentou.

O Braga tem problemas na defesa, com apenas um central disponível, tendo em conta as lesões de Ewerton e Nuno André Coelho, além do certificado internacional de Douglão ainda não ter chegado. Leonardo Jardim diz que testou várias soluções, entre as quais o jovem Palmeira que joga no clube satélite do Vizela. Mas a aposta também pode passar pela adaptação de um lateral ou de um médio defensivo.

Samson é problema do At. Madrid, diz Sp. Braga

Apesar de tudo, a paragem no campeonato permitiu recuperar alguns jogadores que estavam com problemas físicos, mas a equipa perdeu Nuno André Coelho, submetido a intervenção cirúrgica, além de Pizzi, emprestado ao At. Madrid, e Samson, jogador que já não deve regressar a Braga. «Temos de viver com isso e motivar os que estão disponíveis, não vale a pena lamentar as ausências, mas valorizar as presenças», comentou ainda.

MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Sp. Braga-Gil Vicente (antevisão): o derby positivo
Na Pedreira, a partir das 17 horas, defrontam-se duas equipas que têm feito um início de época muito bom. A prometer um derby... positivo.

O Olhanense recebe o Feirense este domingo, a partir das 17h, em jogo da 4ª jornada da Liga 2011/12. Siga tudo AO VIVO no Maisfutebol.

O momento:

Sp. Braga:
Viu F.C. Porto e Benfica ganharem vantagem, por isso tem de vencer para se manter no pelotão da frente. Só marcou três golos, é certo, mas em compensação continua sem sofrer nenhum: é aliás uma de duas equipas que se mantêm invioláveis. Perdeu Nuno Coelho e só tem um central de raiz disponível.

Gil Vicente:
O sétimo lugar é um bom indicador: em três jogos empatou com o Benfica, perdeu no Dragão e venceu a Académica. Em novo jogo com um candidato ao título, empatar já será um bom resultado. Permitir-lhe-á por exemplo manter-se distante dos lugares de descida, no fim de um início de Liga difícil.

Principais ausências:

Sp. Braga: Paulo César, Custódio, Zé Luís e Ukra, Ewerthon e Nuno André Coelho não jogam por lesão, Douglão ainda não tem o certificado internacional.

Gil Vicente: João Vilela, Yero, Paulo Arantes, Leandrinho e Tó Barbosa, todos lesionados. Guilherme, emprestado pelo Sp. Braga, ficou de fora por opção.

Discurso directo:

Leonardo Jardim: Será o jogo mais difícil deste início de campeonato. O Gil Vicente tem apresentado um futebol positivo, com um ataque rápido e é a terceira equipa com mais golos. Nós jogamos em casa, queremos consolidar a nossa posição, mas temos que ter cuidado com as transições rápidas do Gil.»

Paulo Alves: «É um derby que, a nível oficial, já não se disputa há seis anos. São duas equipas vizinhas com uma empatia muito própria. Estão reunidas as condições para um bom jogo. Esperamos estar à altura e não vamos abdicar de lutar pela conquista dos três pontos.»

Histórico de confrontos.

Sp. Braga e Gil Vicente já se defrontaram 33 vezes em jogos oficiais, 28 das quais para a Liga. Em Braga, porém, a formação da casa manda claramente: 11 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas. Curiosamente as duas vitórias do Gil Vicente foram em jogos do campeonato: em 1991 e 1993.

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Quim; Baiano, Paulo Vinícius, Palmeira e Elderson; Djamal e Hugo Viana; Alan, Mossoró e Hélder Barbosa; Lima.
Suplentes: Berni, Galo, Imourou, Vinícius, Salino, Fran Mérida, Nuno Gomes e Meyong.

GIL VICENTE: Jorge Baptista; Éder, Sandro, Cláudio e Júnior Caiçara; André Cunha, Luís Manuel e Pedro Moreira; Luís Carlos, Laionel e Hugo Vieira.
Suplentes: Facchini, Daniel, Paulo Lima, Halisson, Richard, Mauro, Roberto e Bruno Filipe.

MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!