News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 07/09

Started by JotaCC, 07 de September de 2011, 07:21

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: um pingo doce de... solidariedade



O avançado Nuno Gomes, tal como o companheiro de equipa Alan, não teve ontem mãos a medir para os autógrafos solicitados no Pingo Doce Braga Parque. O internacional português cativa uma 'legião' de fãs incrível, e contribuiu para a enorme felicidade de centenas de adeptos arsenalistas, sobretudo do sexo feminino.

Satisfeito com o carinho dos minhotos Nuno Gomes confessou-se feliz em Braga, e com vontade de ajudar a equipa de Leonardo Jardim, onde espera voltar à titularidade "o mais rápido possível", ele que foi titular na primeira jornada e na primeira 'mão' do play-off da Liga Europa, e depois foi suplente utilizado na segunda e terceiras jornadas do campeonato.

"Somos 20 e tal no plantel e só podem jogar onze, mas espero voltar à titularidade o mais rápido possível, pois tenho trabalho bem, como todos no grupo", destacou Nuno Gomes elogiando o prémio europeu atribuído ao Sp. Braga pela associação europeia de clubes.
"Este prémio é um motivo de orgulho para o Sp. Braga e é de realçar essa conquista por parte do Sp. Braga, que com mérito tem vindo a crescer muito ano após ano. E estamos naturalmente este ano com vontade de tornar o clube maior e melhor ainda", frisou o avançado.

Sobre o bom início de época, o avançado considerou que o Sp. Braga está preparado para responder à pressão: "entramos bem no campeonato, temos duas vitórias em três jogos, podíamos ter feito um resultado diferente em Vila do Conde, mas acho que estamos no bom caminho e o mais importante neste momento é estarmos nos lugares cimeiros. Estamos empenhados ao máximo para não defraudar as expectativas que as pessoas depositam no nosso trabalho. Sabemos que a herança da época passada é pesada, mas estamos preparados para a luta", afirmou Nuno Gomes.

Sobre a recepção ao Gil Vicente, domingo, às 17 horas, da 4.ª jornada da Liga, Nuno Gomes espera conquistar os três pontos, mas elogiou os 'galos'.
"É um jogo difícil, sabemos que vamos ter dificuldades frente a uma equipa motivada, mas jogamos em casa, perante os nossos adeptos, somos favoritos, e não os podemos desiludir. Queremos vencer", rematou.

Alan orgulho com prémio atribuído pela Associação Europeia de Clubes: "o clube que mais cresceu na Europa"

O capitão do Sporting Clube de Braga, Alan, destacou ontem, com orgulho, o reconhecimento atribuído ao clube bracarense pela Associação Europeia de Clubes (AEC), em Genebra na Suíça, por ter sido eleito o emblema europeu com maior progresso no ano 2011 .
"Foi mais um objectivo que conquistamos. O Sp. Braga foi a equipa que cresceu mais na Europa e isso é importante não só para o Braga mas também para Portugal. Foi um prémio bonito não só para o clube, como para todos os nossos adeptos, e para o futebol português", afirmou o extremo brasileiro, na sessão de autógrafos de apoio aos deficientes visuais do distrito de Braga.

O jogador arsenalista considera mesmo que é possível repetir o êxito este ano e mostrou ambição.
"Está a ser um bom início de época, com certeza, e estamos muito motivados para continuarmos o nosso caminho de colocar cada vez mais o Sp. Braga no topo. Acho que é possível manter o nível do ano passado e continuar forte. Isso é importante para nós", referiu Alan, satisfeito também pelo apoio dos adeptos nesta iniciativa. "É muito gratificante ver todo este apoio. Penso que mantemos o nível que exibimos no ano passado, o grupo está forte, e este carinho destas pessoas só demonstra quanto o Sp. Braga está a crescer", rematou.

Domingos Silva: "Apoio fundamental"

A presença dos futebolistas Alan e Nuno Gomes atraíram um mar de gente ao Pingo Doce nesta acção solidária a favor da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga. Emocionado com a adesão, Domingos Silva, dirigente da associação minhota, agradeceu o apoio recebido.

"É uma iniciativa que divulga a associação, o nosso trabalho e necessidades de muitas pessoas invisuais, que por vezes, vivem isoladas e em alguma solidão. Pretendemos com este evento angariar fundos para conseguirmos suportar as nossas despesas para as nossas actividades e projectos. A nossa aposta é tentar angariar apoios para uma residência para invisuais, e esta acção foi importante para ajudar a concretizar este meu novo grande sonho, depois de ter já construído a sede", afirmou Domingos Silva, agradecendo a todos os que colaboraram nesta iniciativa.

"É sempre garantia de sucesso quando temos a ajuda de figuras do desporto, neste caso, futebolistas com a dimensão do Alan e Nuno Gomes, que se disponibilizaram com grande sentido solidário para esta sessão de autógrafos. É sinal que o futebol também pratica solidariedade e tem responsabilidade social. E é bom que todos nós, em conjunto, possamos fazer coisas bonitas. Agradeço também ao Sp. Braga, assim como ao Pingo Doce a disponibilidade para esta iniciativa, que é muito importante para nós", destacou.
Próxima actividade da AADVDB é o encontro nacional de pessoas com deficiência visual na Póvoa de Lanhoso.

   
CORREIO DO MINHO

JotaCC

Penhora gera perplexidade

Minhotos não compreendem posição do Fisco, que fala em dívida de 1,3 milhões de euros. Acções da SAD deixam de servir como garantia. Processo será contestado.

Os responsáveis do SC Braga mostraram-se perplexos face à posição assumida pela Direcção de Finanças de Braga, que notificou o clube, ameaçando avançar com uma penhora de 1,3 milhões de euros em créditos, referente a uma dívida de IRC relativa ao exercício de 2004.

O SC Braga está, contudo, determinado e empenhado em contestar esta acção executiva, questionando mesmo os motivos que levam o emblema minhoto a deixar de poder apresentar como garantias as acções da SAD - situação que se verificava até há dois meses - para passar a ter de prestar garantias bancárias.

«É no mínimo estranho que numa altura em que o clube está mais valorizado do que nunca, tendo atingido um patamar invejável e sido, inclusive, considerado como o que mais progrediu em 2011, as acções da SAD deixem de servir como garantia», sustenta fonte do clube, mantendo que é intenção do SC Braga «honrar, como sempre honrou, todos os seus compromissos e obrigações junto de qualquer instância, como é apanágio do clube», isto sem embargo de manter uma posição firme no que diz respeito à contestação de uma dívida que remonta a uma gestão anterior à de António Salvador.

A BOLA

JotaCC

Samson em risco
Imbróglio no vietname pode devolvê-lo ao at. madrid

O avançado Samson tem a sua continuidade no Minho em risco, tudo porque o seu certificado internacional está retido na Federação do Vietname depois de, alegadamente, o nigeriano ter assinado um pré-contrato com o Hanoi T&T, mas ter "fugido" para o Atlético Madrid.

Os colchoneros acabariam por emprestá-lo ao Sp. Braga, só que Leonardo Jardim, por enquanto, não pode contar com ele. Samson viajou para a Ásia para tentar desbloquear a sua situação e a SAD colocou pés ao caminho e assegurou Carlão e Rivera para o ataque. Com Lima, Nuno Gomes e Meyong, o espaço competitivo que sobra para o nigeriano é diminuto e o atraso na integração na equipa em nada o beneficia. Pelo Minho, Leonardo Jardim chamou os centrais Palmeira e Kanu, a rodar no Vizela, face à lesão grave de Nuno André Coelho.

RECORD

JotaCC

Nuno Gomes
"Quero voltar à titularidade"

O banco de suplentes não representa um capítulo definitivo para Nuno Gomes. Depois de ter alinhado como titular no arranque do campeonato, o avançado teve a percepção de que tudo pode mudar em menos de uma semana. "Somos para cima de 20 jogadores e só podem jogar 11, mas espero, como é óbvio, poder voltar à titularidade o mais rápido possível. Estou a ajudar a equipa ao nível máximo desde que o campeonato começou", assinalou.

Presente, juntamente com Alan, numa sessão de autógrafos destinada a apoiar os deficientes visuais do distrito de Braga, o ponta-de-lança mostrou-se encantado com a posição vantajosa da equipa. "A herança é pesada, mas estamos prontos para a luta. Entrámos bem no campeonato, com duas vitórias em três jogos. Estamos no bom caminho porque o importante é estarmos nos lugares cimeiros", observou, apostando na vitória contra o Gil Vicente. "Jogando em casa somos favoritos, mesmo com cautelas", avançou.



A profecia deu certo

Verão de 2010. Enquanto Jorge Jesus se desfazia em elogios em relação ao espanhol Roberto, por quem o Benfica tinha desembolsado 8,5 milhões de euros para reforçar a baliza, isto na óptica do treinador, Quim (dispensado da Luz) cerrava os punhos para enfrentar uma longa paragem motivada por uma rotura total do tendão de Aquiles direito sofrida em pleno estágio do Braga. Parecia ser o princípio do fim. Já só se olhava para Felipe e Artur, mas alguém especial fez questão de apostar, olhos nos olhos com o internacional português, que o futuro próximo voltaria a ser risonho. Quando as dores, por vezes lancinantes, se misturavam com a frustração, Manuel Cajuda foi mais do que um medicamento paliativo. "Durante o estádio do Al Sharjah em Portugal, disputámos um jogo com o Braga e encontrei-me com o Quim na bancada. Ainda tinha gesso na perna e estava na companhia da família. Cumprimentei-o e disse-lhe logo que ainda esperava vê-lo na Selecção. Algumas pessoas que estavam próximas riram-se de mim, porque não acreditavam. Mal foi chamado, telefonei-lhe para dizer que nunca me enganou", recorda.

Responsável pelo seu baptismo no futebol profissional - "Tive a sorte de ter sido eu a lançá-lo"-, ao entregar-lhe a baliza do Braga numa deslocação a Setúbal, que terminou com uma igualdade a zeros (14/05/1995); o treinador português afasta a ideia de um Quim renascido. "Assistimos antes a um Quim melhorado. Um guarda-redes com 35 anos está numa idade fabulosa para a posição que ocupa. Já foi duas vezes campeão nacional e sempre foi um lutador calado, vencendo todas as batalhas difíceis sem culpar os outros", exorta.

Conhecedor disto e de muito mais, Paulo Bento foi mesmo ao ponto de não prescindir do guardião para o jogo com Chipre, impedindo-o de alinhar contra o Setúbal, na última jornada. O compromisso com a Selecção Nacional abriu as portas ao companheiro italiano Berni e o Braga saiu claramente a ganhar. "E também se pode perguntar: e se o Quim não estivesse na Selecção, o Berni jogaria?", questiona Cajuda.


Com Berni a baliza também está protegida

O fraquinho que Manuel Cajuda nutre por Quim não lhe rouba o espírito crítico. O mesmo italiano que defendeu três penáltis num torneio em Bérgamo aproveitou a ausência forçada do internacional português para provar em Setúbal que está à altura das responsabilidades e o treinador só vê por aí vantagens. "O Braga tem boas razões para se sentir protegido, porque tem três excelentes guarda-redes: Quim, Berni e o Marcos, que também foi lançado por mim. Por aí, o Braga não problemas", assegura, dando relativa importância à inviolabilidade da baliza arsenalista, somente partilhada pelo Beira-Mar para o campeonato. "Se o Braga já tivesse sofrido cinco golos, não retirava uma vírgula ao Braga e à importância do Quim. Mas também deve ser dito que esse facto se deve, sobretudo, ao trabalho colectivo e à interacção dos valores individuais", sustenta.


Ajudou a libertar Rui Correia


Há algum tempo que o Braga se faz representar, com alguma regularidade, na baliza da Selecção Nacional. Para os mais novos, Quim significa uma autêntica lenda em acção, muito anterior a Eduardo; já quem nasceu na década de 70 consegue vislumbrar algo mais no actual grupo arsenalista, embora enquadrado na equipa técnica liderada por Leonardo Jardim. Actual coordenador dos treinadores de guarda-redes, Rui Correia era o dono indiscutível da baliza do Braga quando Quim foi lançado às feras por Manuel Cajuda. "Debatia-se com um problema físico e, por isso, tive de chamar o Quim. Seria sempre lançado, por mim ou por outro treinador, porque tinha realmente valor", recorda o treinador, que, desde então, passou a ter dois amores. "Olhe, o Rui Correia era tão bom guarda-redes que em função do trabalho que realizou ao serviço do Braga acabou por ser chamado à Selecção Nacional e transferir-se para o FC Porto. Fiquei com dois guarda-redes extraordinários e só apostei no Quim no jogo seguinte, frente ao Sporting, porque queria surpreender e não podia mexer na equipa", revela.

Fisco recusou acções da SAD

A Direcção-Geral dos Impostos não aceitou as acções da SAD como garantia para uma dívida de cerca de 1,3 milhões de euros. O Fisco notificou o Braga a saldar a dívida no prazo de 30 dias, com uma penhora de créditos nesse valor, referentes ao Imposto sobre Rendimento de pessoas Colectivas (IRC), mas o clube ainda conta "negociar" a modalidade de pagamento.


Jardim respeita e gosta de cooperar

Apontado pela agência noticiosa EFE (Espanha) como exemplo da nova era de treinadores em acção no futebol português, jovens (média de 41 anos) e seguidores dos ideais e métodos de trabalho de José Mourinho e André Villas-Boas; Leonardo Jardim diz-se muito próximo dos jogadores. "Compreendo-os bem e, como temos idades aproximadas, tiro mais facilmente rendimento deles", alegou, acrescentando que privilegia dois aspectos no seu trabalho. "Há um compromisso muito grande que se baseia no respeito e cooperação", expôs.

Palmeira e Kanu chamados

Privado de Ewerton e Nuno André Coelho, ambos lesionados, e com Douglão a inspirar dúvidas quanto à sua disponibilidade física; Leonardo Jardim recorreu, como se previa, ao clube-satélite Vizela para reforçar o plantel com os centrais Palmeira (na foto) e Kanu. O segundo treinou ontem pela primeira vez com a equipa profissional.

Adeptos entusiasmados rumo a Braga

O dérbi minhoto entre Gil Vicente e Braga, no Estádio AXA, motivou nova corrida dos barcelenses aos bilhetes, isto porque os gilistas estão entusiasmados com as exibições da equipa de Paulo Alves. A expectativa de conseguir um resultado positivo, em Braga, já fez com que dois autocarros de adeptos estejam garantidos para a deslocação ao AXA. Ontem, a equipa voltou aos treinos, com Yero a marcar presença em campo mas ainda longe de poder trabalhar normalmente, já que recupera de operação a uma coxa e estará limitado pelo menos durante três semanas.


O JOGO

JotaCC

Jardim inscreveu 22 jogadores


Douglão, Mérida e Carlão na lista para a Liga Europa

Três das mais recentes contratações do Sporting de Braga ocuparam as vagas deixadas em aberto por Pizzi, Vinicius e Meyong.

Douglão, Fran Mérida e Carlão fazem parte da lista de jogadores que o Sporting de Braga vai poder utilizar na fase de grupos da Liga Europa, ao contrário de outros reforços como Rivera e Samson, devido às regras de formação que a UEFA obriga os clubes a cumprir. Dos 22 futebolistas inscritos, destaque também para a entrada de Rodrigo Galo e para as saídas do médio Vinicius e do avançado Meyong. Guilherme e Pizzi, que foram emprestados a Gil Vicente e Atlético de Madrid, respetivamente, saíram dos eleitos.
Nota ainda para o facto de Nuno André Coelho continuar na lista escolhida pelo treinador bracarense, apesar da grave lesão (rotura de ligamentos do joelho direito) contraída durante um treino e que o vai afastar da competição durante vários meses.
Lista dos jogadores inscritos pelo Sporting de Braga: Guarda-redes - Quim e Berni; defesas - Nuno André Coelho, Ewerton, Baiano, Elderson, Imourou, Paulo Vinícius, Rodrigo Galo, Douglão; médios - Mossoró, Djamal, Leandro Salino, Custódio, Fran Mérida, Hugo Viana; avançados - Paulo César, Hélder Barbosa, Lima, Nuno Gomes, Alan e Carlão.
O Sporting de Braga vai disputar o Grupo H, juntamente com Club Brugge (Bélgica), Birmingham (Inglaterra) e Maribor (Eslovénia).

Poucos portugueses. Quim, Nuno Coelho, Custódio, Hugo Viana, Hélder Barbosa e Nuno Gomes são os únicos na lista


PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Meyong fora da Europa

O avançado Meyong não faz parte da lista que o Spporting de Braga enviou para a UEFA, tendo em vista a sua participação na fase de grupos da Liga Europa. Pelo contrário, Douglão, Fran Mérida, Carlão e Rodrigo Galo estão nos eleitos de Leonardo Jardim. Entretanto, Nuno Gomes, que participou, juntamente com Alan, numa sessão de solidariedade realizada no Bragaparque, assumiu o favoritismo da equipa no jogo de domingo, frente ao Gil Vicente.

Diario do Minho

JotaCC

Duarte Gomes no Benfica-V. Guimarães (veja todas as nomeações)

O árbitro Duarte Gomes foi nomeado para dirigir o Benfica – V. Guimarães, no sábado, encontro referente à 4.ª jornada da Liga.

Marco Ferreira vai apitar no FC Porto – V. Setúbal, enquanto Paulo Baptista estará no P. Ferreira – Sporting.

Nomeações para a 4.ª jornada:

Sexta-feira:
FC Porto-V. Setúbal, Marco Ferreira

Sábado:
Benfica-V. Guimarães, Duarte Gomes
P. Ferreira-Sporting, Paulo Baptista

Domingo:
Beira-Mar-UD Leiria, Jorge Ferreira
Olhanense-Feirense, João Ferreira
SC Braga-Gil Vicente, Rui Costa
Marítimo-Rio Ave, Bruno Esteves

Segunda-feira:
Académica-Nacional, Bruno Paixão

A BOLA

JotaCC

Elderson chega amanhã

Elderson é aguardado amanhã em Braga para reintegrar os treinos da equipa e ser opção de Leonardo Jardim para a recepção ao Gil Vicente, domingo, às 17 horas, no Estádio Axa.

O nigeriano foi titular no jogo particular que a sua selecção disputou frente à Argentina, no Bangladesh, e que os africanos perderam por 3-1. O lateral esquerdo não foi feliz e acabou mesmo por marcar um golo na própria baliza.

Esta manhã o plantel arsenalista realizou treino à porta fechada e esta tarde repete a dose. Para compensar a baixa de Nuno André [é hoje operado a um rotura ligamentar do joelho direito] o treinador do Braga recrutou do Vizela os centrais Palmeira e Kanu, sendo quase certa a presença que pelo menos um deles no banco de suplente para o desafio com o galo.

A BOLA

JotaCC

Samson fica no Vietname
avança jornal "VNExpress"
   
O avançado Samson que iria representar o Sp. Braga esta temporada, já não vai fazê-lo. O nigeriano que foi contratado pelo Atlético Madrid no início desta temporada, vai ficar a jogar no Vietname, mais propriamente no T&T Hanoi, noticiou esta quarta-feira o jornal vietnamita "VNExpress".

Samson tinha assinado um acordo com o clube vietnamita, mesmo antes de assinar pelos rojiblancos, e no qual recebeu 300 mil dólares (cerca de 213 mil euros). Quando o T&T Hnoi descobriu que o avançado de 22 anos tinha assinado pelo Atlético, fez queixa à federação vietnamita.

O nigeriano teria que despender cerca de 1,5 milhões de euros de indemnização ao clube do Vietname e sem dinheiro para pagar tal quantia, decidiu ficar no país onde se destacou.

RECORD