News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 30/08

Started by Bruno3429, 30 de August de 2011, 09:56

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Hélder Barbosa: «Vamos lutar pelos lugares cimeiros»
decidiu a partida frente ao V. Setúbal

Autor:  RICARDO LOPES E ALEXANDRE MOITA

Especialmente saudado pelos seus colegas de equipa no final do jogo, mas também por alguns elementos sadinos, ou Hélder Barbosa não tivesse sido, há bem pouco tempo, figura querida no Bonfim (vestiu as cores do Vitória em 2009/10), o extremo do Sp. Braga foi a figura da partida, apontando o golo da vitória, num lance de belo efeito.

"Aos poucos começo a ganhar confiança e ritmo, algo que não tive na época passada. De resto, o jogo correu-nos bem", começou por dizer o avançado, de 24 anos, no flash-interview da Sport TV. A marcar pelo segundo desafio consecutivo e de novo com resultado decisivo no placar – no último embate, com o Young Boys, também assinou um golo espetacular –, Hélder Barbosa não escondeu a sua satisfação pelo momento de forma. "Tenho trabalhado diariamente sempre com o objetivo de jogar, o que acontece umas vezes e outras não. Mas o importante é saber que estou a trabalhar bem, sempre pronto a corresponder ao que o treinador pede."

Record

Bruno3429

Bom fim de história por Hélder Barbosa
Joana Russo Belo

Quebrou-se a tendência de empates dos últimos anos, com um lance de génio de Hélder Barbosa. Dois jogos e dois golos [já tinha marcado na Suíça] determinantes do extremo, que atravessa um bom momento de forma e conseguiu desatar um nó que persistia no Bonfim. Um grande golo a premiar a atitude e coragem dos 'guerreiros', depois de duas bolas à trave. E um triunfo que permite ao Sp. Braga aproximar-se dos lugares de topo da classificação, fruto da primeira vitória fora de portas.

O Sp. Braga entrou forte no jogo e poderia ter chegado ao golo logo no segundo minuto. Depois de Lima ter obrigado Diego a defesa apertada, na sequência do pontapé de canto, Alan cabeceou ao segundo poste. Miguelito evitou o golo em cima da linha e cortou de cabeça para a barra.
Lima voltou a levar perigo pouco depois, mas o cabeceamento do avançado, após cruzamento de Paulo Vinícus, passou ligeiramente ao lado.

Depois de vinte minutos de do-mínio arsenalista, o jogo ficou repartido, com o Vitória de Setúbal mais atrevido a equilibrar. Henrique, aos 27 minutos, falhou o alvo por pouco. Cruzamento de Neca e o avançado a atirar ao lado.
Sem exercer pressão no mei o-campo, os arsenalistas viram os sadinos crescer em campo, mas apesar de maior envolvimento ofensivo, as jogadas nunca levaram perigo real à baliza de Berni.

Do ponto de vista técnico, o Sp. Braga conseguiu boas situações pelas faixas laterais, pecando apenas no processo ofensivo já que os dois médios - Mossoró e Hugo Viana - estiveram sempre pouco próximos de Lima.
O jogo manteve-se numa toada de equilíbrio, mas as melhoras ocasiões contabilizaram-se para os minhotos que, aos 37 minutos, viram nova bola na barra. Hélder Barbosa tentava assistir Lima na área, mas o cruzamento foi desviado por Ricardo Silva, directo ao ferro.

A segunda parte começou com Pitbull a colocar à prova os reflexos de Berni. O italiano brilhou ao cortar o potente livre.
Mas o Sp. Braga mostrou-se mais personalizado e com vontade clara de vencer. Um tiro de Djamal obrigou Diego a voar e a superioridade intensificou-se com Hélder Barbosa e Hugo Viana em destaque. O nó de uma segunda etapa intensa foi desatado por um lance soberbo de Hélder Barbosa. O médio - um dos melhores em campo - tirou Neca do caminho e rematou cruzado, de pé esquerdo. Grande golo a dar os lugares de topo.

Correio do Minho

Bruno3429

Triunfo em Setúbal leva Sp. Braga ao topo

O Sporting de Braga venceu ontem, no Bonfim, o Vitória de Setúbal, por 1-0, com golo de Hélder Barbosa, e subiu ao segundo lugar da tabela classificativa, com os mesmos 7 pontos que o líder Benfica, que ontem venceu o Nacional da Madeira, por 2-0.

Diario do Minho

Bruno3429

Barbosa pune distracção
PEDRO MIGUEL AZEVEDO

O Braga deixou Setúbal com três pontos e, ainda que na altura provisoriamente - o Nacional-Benfica só se conheceria mais tarde - a liderança da Liga ZON Sagres. O triunfo, por apenas um golo de diferença, é verdade, não transmite claramente o maior domínio da equipa de Leonardo Jardim ao longo da maioria dos minutos. Um domínio que, sem ser avassalador, bastou para estancar as iniciativas ofensivas sadinas, mantendo-as longe das redes ontem defendidas pelo estreante Berni, ao mesmo tempo, assegurar que o guardião Diego nunca arrefecia por muito tempo. O golo acabou por nascer de um lance pelo menos duvidoso [ver arbitragem], mas derivou de um ascendente bracarense, que já se ia sobrepondo a uma notória quebra física dos anfitriões. Os vitorianos, sem banco capaz de trazer frescura a uma equipa ainda com sectores um pouco desligados, acabaram vítimas de si próprios. E do eventual erro de arbitragem, que marcou o jogo...

O novo líder do campeonato entrou no Bonfim disposto a impor-se o mais depressa possível e nem foram precisos dois minutos para uma bola embater na barra de Diego: seria a primeira de duas vezes em que tal aconteceu ontem, sendo a segunda delas aos 37'. Um par de momentos de felicidade para os sadinos, que dependiam muito das arrancadas de Pitbull para sacudir o adversário. Mas até o avançado esteve desinspirado.

O 4x1x2x3 de Leonardo Jardim foi ganhando superioridade com o passar do tempo e com o escoar da etapa complementar. Apesar de os esquemas tácticos das duas equipas não diferirem muito na sua essência, foram acentuando-se duas diferentes formas de os interpretar: o Braga quis sempre assumir a posse de bola, onde é forte e por isso foi pressionante enquanto o Setúbal se resguardou para poder usufruir de espaços de contra-ataque. A consequência destas maneiras de encarar a partida é que os visitantes andaram sempre mais próximos de marcar.

Enquanto se esgotava o "pulmão" do meio-campo vitoriano, aumentava a pressão visitante. Após o intervalo, o esquema de Bruno Ribeiro dava sinais de colapsar, com Hugo Leal, Bruno Amaro e Neca a acusarem o desgaste da partida. O técnico sadino teve de mexer, mas as entradas de Bruno Severino, Tengarrinha e, posteriormente, Bruno Gallo foram tiros ao lado. Já o Braga mudou de face com a entrada de Nuno Gomes, assumindo um 4x4x2 onde Mossoró, na direita e Hélder Barbosa, na esquerda, tentavam alargar a frente de ataque, forçando o Setúbal a dar espaços mais entre linhas. De longe, Djamal (65') e Mossoró (78') deram os últimos avisos a Diego, antes de Hélder Barbosa selar o destino da partida.

O Braga, que nas últimas duas épocas saíra do Bonfim com um vazio 0-0, seguiu para o Minho mais feliz... e mais líder.


O MOMENTO: 82' [0-1]
Barbosa pune distracção


A equipa do Setúbal entrou para os últimos minutos da partida a sonhar com o apito final, mas o cansaço deu em distracção fatal. Após um canto [legítimo ou não, não ficou claro] Hugo Viana coloca em Hélder Barbosa. O resto foi arte do extremo: pegou na bola, driblou na área sadina até poder usar, de forma fatal, o seu pé esquerdo. O espaço que lhe deram decidiu o jogo...


Lances-chave

2' Cruzamento da direita de Mossoró e Lima aparece na pequena área para desviar. Diego cede canto. Na sua cobrança, Alan surge de cabeça e atira, com o golo a ser evitado sobre a linha por Miguelito, que corta de cabeça para a barra.
10' Lance de insistência de Bruno Amaro, que consegue aparecer na área. O remate é travado por Berni.
13' Paulo Vinícius cruza da esquerda e o desvio de cabeça de Lima quase basta para dar em golo.
28' Cruzamento da direita por Neca e Henrique a aparecer para o desvio, fazendo a bola rasar o poste esquerdo de Berni.
37' Jorge Gonçalves e Suswam complicam e perdem a bola para Elderson. Este tenta o remate de longe, mas a bola resvala nas costas de Ricardo Silva e bate na barra.
50' Livre directo de Pitbull, com Berni a ter de defender com dificuldades.
65' Djamal sente-se inspirado e atira de fora da área. Diego responde com uma enorme defesa.
78' Braga atira de longe, agora por Mossoró. Diego, responde bem.
82' [0-1] Hélder Barbosa dá a vitória ao Braga.


Arbitragem
"Derrapagem" na ponta final


O trabalho da equipa de Hugo Miguel foi, globalmente, positivo. No entanto, ao longo da segunda parte, foi perdendo consistência e, mesmo sem cometer lapsos que lhe manchem a exibição, ficará a dúvida se o canto que definiu o resultado existiu ou não. O que, a confirmar-se o erro, acabou por ajudar a desfazer o empate...

O Jogo

Bruno3429

A ESTRELA: Hélder Barbosa 7
Rasgo individual vale primeira vitória fora


Sem realizar uma partida de encher o olho, o extremo bracarense acabou por ser influente na partida. Esteve sempre perto do golo. Na primeira parte viu Ricardo Silva desviar para a barra um remate bem intencionado e no segundo tempo acabou mesmo por marcar com um golo pleno de oportunidade num rasgo individual. Tirou dois adversários do caminho e rematou forte e colocado, sem hipóteses para Diego. Um tento que garantiu a liderança, à condição, no Campeonato.

Hélder Barbosa
"Estou mais confiante"


Desde o início do encontro, Hélder Barbosa foi dos jogadores mais activos do Braga, dando dinâmica à ala esquerda e muito trabalho ao lateral contrário. Aos 82', o extremo foi premiado com o golo que decidiu a partida. "Aos poucos começo a ganhar confiança e ritmo, algo que não ganhei na época passada. Tenho trabalhado diariamente para jogar, e umas vezes jogo outras não, mas o importante é saber que estou a trabalhar bem", salientou o jogador bracarense.

O Braga é um dos líderes da Liga e o avançado acredita que o grupo dá garantias para uma boa época. "Temos bastante qualidade no plantel e vamos lutar pelos lugares cimeiros", sublinhou.


Leonardo Jardim
"No bom caminho"


O Braga conseguiu a segunda vitória na Liga, a primeira fora. Neste momento, os bracarenses estão entre as equipas que lideram o campeonato, um factor que é desvalorizado pelo treinador. "Isso não é importante agora. O importante é não termos sofridos golos ainda e os sete pontos conquistados, mesmo com dois jogos fora de portas. Estamos no bom caminho", destacou Leonardo Jardim, considerando o triunfo justo: "O primeiro tempo foi muito equilibrado, com oportunidades repartidas. A segunda parte apenas teve um sentido. Praticámos um futebol mais intenso, com mais volume, e conseguimos a vitória."

No jogo de ontem, os bracarenses viram-se privados da utilização de Quim, retido na selecção (ver notícia pormenorizada na página 22). O técnico mostrou-se conformado com a situação. "É uma situação que está prevista nos regulamentos. Felizmente, o Braga tem um plantel com várias soluções e Berni esteve bem nesta partida. Gostava que houvesse uma excepção, mas não foi possível", observou o treinador.

O Jogo

Bruno3429

Hélder Barbosa ao cair do pano

Um golo solitário de Hélder Barbosa valeu ontem o triunfo (1-0) ao Sp. Braga, no Bonfim, frente ao V. Setúbal. Um golo que valeu um salto para o topo da classificação.

Por:Ricardo L. Pereira


Apesar do ascendente territorial dos sadinos no primeiro tempo, as melhores ocasiões de golo pertenceram aos bracarenses, que por duas vezes levaram a bola ao ferro da baliza de Diego. Alan (2') e Hélder Barbosa, que beneficiou de um desvio em Ricardo Silva (37'), foram os jogadores que estiveram perto de inaugurar a contenda.

Os comandados de Bruno Ribeiro não se atemorizaram pelo facto de o oponente ter entrado mais forte. A partir dos 10 minutos, momento em que Bruno Amaro rendeu no onze o castigado Zé Pedro, os anfitriões equilibraram as operações.

O Vitória entrou melhor após o reatamento e dispôs de uma excelente ocasião de golo. De livre, Pitbull disparou um tiro e obrigou Berni a defesa incompleta, que Hugo Leal, na recarga, quase aproveitou para marcar. As equipas davam mostras de não se contentar com o nulo e, aos 65 minutos, só Diego evitou o golo bracarense a remate de Djamal. No lance seguinte, foi o Vitória a estar perto do golo através de um remate perigoso de Pitbull.

Os nortenhos chegaram ao golo à passagem do minuto 82. Hélder Barbosa apontou um canto e, no seguimento do lance, ficou com a bola à sua mercê e fez o 0-1 para o Sp. Braga.

"É BOM NÃO SOFRER GOLOS"

Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, referiu que o primeiro lugar "não é muito importante. O importante é continuarmos sem sofrer golos e termos conquistado sete pontos em três jogos, dois dos quais fora de casa. Na primeira parte, houve mais Vitória, mas na segunda foi um jogo de sentido único, para nós", disse ainda.

Correio da Manhã

Bruno3429

O Sp. Braga voltou a mostrar a qualidade da última época
Manuel Mendes

Hélder Barbosa, com um grande golo, ofereceu a vitória ao Sporting de Braga no terreno do Vitória de Setúbal pela diferença mínima.

Leonardo Jardim parece ter encontrado já um esboço daquilo que pode ser o Sp. Braga, uma equipa muito diferente daquela que defrontou o Young Boys na primeira mão do "play-off" de acesso à fase de grupos da Liga Europa e que quase hipotecou a sua continuidade na prova.

O técnico bracarense voltou a deixar Nuno Gomes de fora e colocou no eixo do ataque Lima, um jogador com outra capacidade, apoiado nas alas por Hélder Barbosa e Alan, com Mossoró a funcionar como médio de apoio. Tudo com o apoio no pendulo que dá pelo nome de Hugo Viana. O resultado, frente a um V. Setúbal que conta com um punhado de bons jogadores, como é o caso de Pitbull, Miguelito, no flanco esquerdo, e Jorge Gonçalves na direita ou ainda Bruno Amaro e Neca, foi positivo.

As equipas dividiram oportunidades de golo, embora os forasteiros tenham chegado a enviar duas bolas à barra, a primeira das quais logo no segundo minuto de jogo, um minuto em que estiveram muito perto de marcar por duas vezes. Primeiro com um cruzamento de Mossoró, que Lima viu um adversário desviar para canto e, na sequência da jogada, quando Alan cabeceou e Miguelito, em cima da linha, salvou com a bola a bater ainda na barra.

Mas o V. Setubal reagiu e, aos 9', Bruno Amaro ganhou espaço à entrada da área e obrigou Berni (que substituiu Quim, ao serviço da selecção) a uma defesa apertada. Seguiu-se (28'), um remate de Henrique ao lado, após um cruzamento de Neca. Pelo meio, o central André Coelho mostrou qualidade com alguns cortes apertados.

O Sp. Braga voltou a surgir, aos 37', mais uma vez por acção do extremo Hélder Barbosa que tentou assistir Lima, mas viu o central Ricardo Silva desviar para a barra, com Diego completamente fora do lance.

Mas foi na segunda parte que o V. Setúbal quebrou perante a pressão dos minhotos. Aos 78', Lima, lançado por Mossoró, cruzou na esquerda, Hugo Viana rematou contra o corpo de um defesa e Mossoró rematou forte, para mais uma defesa segura de Diego. Só que, aos 82', surgiu o golo de Hélder Barbosa que da quina da área, sobre a direita, tirou Neca do caminho e rematou cruzado, de pé esquerdo, sem hipóteses para Diego. Um final lógico.

Publico

Pé Ligeiro

Eduardo e Quim não poderiam jogar ontem por Benfica e SC Braga

Regulamentos internacionais impediam presença no Funchal e em Setúbal. Bracarenses ainda chegaram a convocar o seu guarda-redes, num aparente erro. Ambos chegaram ontem ao estágio da Selecção antes do meio-dia.

Eduardo e Quim foram dos primeiros jogadores a chegar ao estágio da Selecção Nacional. Benfica e SC Braga jogaram ontem, com Nacional e V. Setúbal em jogos da 3.ª jornada da liga portuguesa, mas os dois guarda-redes estavam, legalmente, impossibilitados de representar os respectivos clubes, ao abrigo da regulamentação internacional.

Da lista de convocados elaborada pelo treinador do SC Braga, Leonardo Jardim, para o jogo de ontem com o V. Setúbal chegou a constar o nome de Quim, num aparente erro dos bracarenses. No anexo 1, artigo 4, alínea B dos Estatutos dos jogadores refere-se, expressamente, que os atletas não poderão actuar pelos seus clubes nos cinco dias que precedem cada jogo internacional das respectivas selecções. Ora, como Portugal jogará na sexta-feira em Chipre, nenhum dos convocados poderia jogar de segunda a sexta-feira desta semana.

Se o SC Braga tivesse ontem colocado Quim em campo (ou o Benfica, que também jogou, se utilizasse Eduardo), ficaria em risco de perder eventuais pontos conquistados em Setúbal e o guarda-redes internacional português poderia ser penalizado disciplinarmente.

O Benfica não convocou Eduardo precisamente por causa desta impossibilidade legal. O SC Braga, porém, chegou a chamar Quim para o jogo de Setúbal, mas evitou a tempo e horas complicações jurídicas, retirando-o da lista de convocados.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Pizzi nos colchoneros por quatro meses

Pizzi já é jogador do Atlético de Madrid. O jovem transmontano assinou, ontem à tarde, um contrato com os espanhóis de apenas quatro meses, até ao final do presente ano, altura em que os colchoneros terão de desembolsar 15 milhões de euros se quiserem permanecer com o atleta nos seus quadros.

A consumação do negócio deu-se após Pizzi passar nos exames médicos, realizados ontem de manhã, bem cedo, na clínica Fremap de Majadahonda, em Madrid. Segundo o chefe do departamento médico dos colchoneros, José María Villalón, Pizzi "está em perfeito estado de saúde". "Já jogou partidas de alta competição e a sua vinda aqui não passa de um trâmite legal. O jogador está à disposição do treinador de forma imediata", disse o médico ao jornal "As".

Em representação dos colchoneros, o médico desejou, ainda, muita sorte para a carreira do português em Madrid: "Damos-lhe as boas vindas e estamos muito contentes por recebê-lo".

Pizzi é a oitava contratação de Gregorio Manzano e vai encontrar, no Vicente Calderón, várias caras conhecidas do futebol português, entre as quais as de Sílvio, Tiago e de Falcao, considerado o reforço mais sonante - e caro - dos colchoneros nesta temporada.
OJOGO
BRAGA SEMPRE MAIS!

SCB!

Liga: a figura da 3ª jornada
Hélder Barbosa, um grande golo contra o tempo perdido

Por Redacção2011-08-30 11:11h


É jovem (24 anos), é português, é bom. E, para ajudar, está em maré de assinar golaços. Quatro dias depois de ter aberto caminho à passagem do Sp. Braga à fase de grupos da Liga Europa, com um tiro fantástico de pé direito, Berna, Hélder Barbosa voltou ao «normal» e decidiu o complicado jogo do Bonfim com um remate de pé esquerdo, o seu melhor.

Com espaço para se mostrar no novo Sp. Braga de Leonardo Jardim (algo que raramente conquistou na era Domingos), o extremo formado no F.C. Porto está a dar sinais claros de que não pretende defraudar as expectativas que lhe foram associadas desde que apareceu na primeira equipa dos dragões, há sete épocas. O percurso não foi sempre a subir: teve altos e baixos, e chegou a deixar a sensação de ter parado no tempo. Mas momentos como o de Berna e o do Bonfim mostram que o talento continua lá. Com o Sp. Braga na liderança partilhada, a ambição, pelos vistos, também.


maisfutebol