News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Vitória X SCBraga -- comentários durante e depois do jogo

Started by ric, 29 de August de 2011, 18:18

Previous topic - Next topic

Armando Coelho

Quote from: Guarda-Redes on 30 de August de 2011, 15:05
Quote from: isi_scb on 30 de August de 2011, 14:39
Quote from: Olho Vivo on 30 de August de 2011, 12:52
Quote from: Zé Cometa on 30 de August de 2011, 11:56
Não gostei nada foi da forma como o meio campo abordou este jogo no momento defensivo. Fomos demasiadas vezes apanhados em contra-pé e sem capacidade de resposta por parte do trio central. Valeu-nos a concentração defensiva dos 4 da defesa que, todos eles, têm estado 5 estrelas.

Tocaste num ponto importante. Somos ainda uma equipa que concede muito espaço entre linhas, fundamentalmente porque a equipa quando sobe no terreno não o faz em bloco. A linha defensiva raramente acompanha a subida da equipa o que a torna muito "longa". Porquê esta opção? Achará Jardim que a nossa linha defensiva é demasiado lenta para jogar mais subida, dando algum espaço nas suas costas? Ou que ainda não temos gente com saúde física suficiente para jogar em pressing durante os 90 minutos? Porque não se pode jogar subido, com linhas muito juntas, permitindo que o adversário possa lançar a bola com qualidade para as costas da linha defensiva. Como dizes, valeu o acerto da linha defensiva, em particular da dupla de centrais, que esteve muito bem.

Há um outro problema que detecto neste meio-campo. Vejo com alguma dificuldade a compatibilidade entre Djamal e Viana. Ambos são jogadores algo lentos, que não saem a "queimar linhas", antes preferem jogar pausadamente, muitas vezes de forma pouco vertical. Aliás, ao contrário do que disse num comentário acima o Guarda-redes, penso mesmo que Viana se sente mais cómodo partindo de terrenos mais recuados, menos congestionados. O problema é que isso obriga a que, a seu lado, outro jogador saiba sair de forma mais vertical e Djamal não é homem para isso. Acresce que, quando ambos se adiantam e a equipa perde a bola, se batidos (e aconteceu algumas vezes), não têm capacidade de recuperação. É nestas situações que se sente que a linha defensiva está demasiado recuada, permitindo um espaço enorme para os adversários surgirem em velocidade, com a bola dominada o que, com jogadores de qualidade, pode ser a morte do artista. Valeu, repito, o grande acerto dos centrais que venceram praticamente todos os duelos que enfrentaram.

Pareceu-me que alguma menor frescura do V.Setúbal a partir de meados da segunda parte e alterações contraproducentes do treinador contrário, permitiram minorar esse problema - o nosso meio-campo passou a filtrar melhor o jogo em terrenos mais adiantados, o que contribuiu para encurralar o adversário lá atrás, só muito mais raramente saindo em contra-ataque. Isso permitiu inclusive que Jardim alterasse o esquema táctico para um 4-4-2, com Nuno Gomes (que bem entrou!) a juntar-se a Lima no eixo do ataque, forçando o golo. A vitória chegou com justiça, ainda que com alguma dificuldade, fruto de (mais) um grande lance de Hélder Barbosa, que está a agarrar bem a oportunidade.


Notas:

1. O que acima disse em relação à dificuldade de compatibilizar Djamal e Viana não significa que ache o líbio um mau jogador. Até o acho melhor jogador do que antes pensava. É algo lento, não é um primor de técnica mas, ao contrário da ideia que tinha, também sabe jogar largo. Tem uma melhor qualidade de passe à distância do que pensava, não joga apenas curtinho para trás e para os lados. E é forte nos duelos individuais, usando com mestria o seu poderio físico.

2. O Hélder Barbosa é um jogador desconcertante: tem qualidade técnica, tem alguma velocidade e alguma criatividade, um bom pontapé... mas pouco discernimento. E só isto impede que se afirme como um melhor jogador. As qualidades acima descritas ficaram vincadas nos dois golos recentemente marcados. Mas se repararem bem, por exemplo, no golo marcado no Bonfim, desde que recebe a bola, nem por uma vez levanta a cabeça! Significa isto que ele nunca será um jogador que singre na nossa equipa? Penso que não será caso para isso - embora a quantidade de jogadores ofensivos que temos seja assustadora. Em minha opinião, isso significa que Hélder Barbosa deve jogar mais perto da baliza adversária. Nesses terrenos as suas qualidades são exponenciadas e o seu grande defeito (a falta de discernimento, a incapacidade para levantar a cabeça) minorado. Em certa medida, embora seja um pouco menos explosivo (ainda que melhor tecnicamente), Barbosa tem semelhanças com Matheus: longe da baliza adversária, uma lástima (quem não levanta a cabeça não pode ler o jogo e passar com qualidade); perto dela, um perigo.

3. Não obstante os problemas que me parecem existir com a nossa equipa, Jardim está de parabéns. Foi pragmático e conseguiu fazer de uma equipa quase totalmente renovada e com um plantel em permanente convulsão, um conjunto suficientemente forte para cumprir o primeiro objectivo da época e chegar ao final da janela de transferências no topo da liga. Alguém poderia pedir mais? Agora é tempo de trabalhar para, uma vez estabilizado o plantel, integrar as caras novas e melhorar o nosso nível de jogo. Porque os recentes sucessos não significam que esta equipa seja um produto acabado. Muito longe disso!

Concordo com a tua análise feita ao problema do meio-campo.

Começando pelo Hugo Viana, parece realmente que joga demasiado à frente pelo menos na hora de defender. Quando batido não tem velocidade nem força física para recuperar e/ou matar o lance com uma falta cirúrgica.

Já o Djamal para se assumir como o trinco da equipa tem de jogar mais perto dos centrais e deixar o trabalho de sapa para outros, isto porque tal como o Hugo não consegue recuperar em velocidade.

Penso que a estratégia a utilizar seria o regresso do duplo pivot actuando o Djamal e o Hugo Viana em terrenos próximos à semelhança do que acontecia com o Vandinho. A equipa raramente se desposicionava em terrenos frontais pois mesmo quando saía o Vandinho à pressão, o Hugo era inteligente e sabia entrar em compensações.

Não acho que jogue demasiado à frente, aliás, acho que joga demasiado atrás. Acontece que a nossa defesa também sobe pouco.

Em relação ao que o Olho Vivo diz, também me parece que o Hugo Viana, gosta de pegar no jogo em sectores mais recuados, no entanto, isso não signifique que tenha que pegar no jogo junto aos centrais. Depois fica um mundo de campo para correr à sua frente, ou fazer passes de 40/50 metros... exigindo-lhe talvez demais este posicionamento em termos físicos.

Eu também acho que o problema do Djamal é jogar demasiado encostado aos centrais e deixar o trabalho de sapa todo para o H.Viana, obrigando-o a desgastar-se imenso (não espanta que aos 60 e poucos minutos o Viana dê o estouro físico), ainda não vi o Djamal a compensar as subidas dos laterais, possivelmente, até será por isso que Baiano arrisca pouco a subir, nesse aspecto, Vandinho era um trinco muito mais completo (além de compensar as subidas dos laterais fazia uma pressão alta e era muito mais raçudo). Com isso, cria-se um fosso enorme entre os centrais e o meio campo ofensivo porque os centrais, ainda que queiram não podem subir sob risco de deixar o Djamal para trás (quem sabe se o lugar predilecto do Djamal não seria central?). Não quero com isto dizer que Djamal não poderá ser um jogador útil em determinados momentos e jogos.

LeonelP

Só agora tive tempo de comentar. Estive em setúbal e lá vi um jogador nosso que cada dia que passa fico mais contente de o ver no nosso plantel. Falo de Paulo Vinicius. Não vai ser o próximo melhor defesa central do mundo (esse será Ewerton)  ;D.  Mas vai ser o próximo Paulão ou Miguel Garcia,entre outros. Pois não é um potento da técnica, mas no entanto é um jogador com raça, que não complica, polivalente e trabalhador.
Gosto muito de jogadores assim.

ombaiz

Quote from: lionelpower on 02 de September de 2011, 02:07
Só agora tive tempo de comentar. Estive em setúbal e lá vi um jogador nosso que cada dia que passa fico mais contente de o ver no nosso plantel. Falo de Paulo Vinicius. Não vai ser o próximo melhor defesa central do mundo (esse será Ewerton)  ;D.  Mas vai ser o próximo Paulão ou Miguel Garcia,entre outros. Pois não é um potento da técnica, mas no entanto é um jogador com raça, que não complica, polivalente e trabalhador.
Gosto muito de jogadores assim.

Para mim ewerton tem sido uma agradavel surpresa..De qualquer modo Paulo Vinicius tambem tem deixado boas indicaçoes!!

rvx

Quote from: p23xoto on 02 de September de 2011, 08:18
Quote from: lionelpower on 02 de September de 2011, 02:07
Só agora tive tempo de comentar. Estive em setúbal e lá vi um jogador nosso que cada dia que passa fico mais contente de o ver no nosso plantel. Falo de Paulo Vinicius. Não vai ser o próximo melhor defesa central do mundo (esse será Ewerton)  ;D.  Mas vai ser o próximo Paulão ou Miguel Garcia,entre outros. Pois não é um potento da técnica, mas no entanto é um jogador com raça, que não complica, polivalente e trabalhador.
Gosto muito de jogadores assim.

Para mim ewerton tem sido uma agradavel surpresa..De qualquer modo Paulo Vinicius tambem tem deixado boas indicaçoes!!

O que mais me agradou no Vinicius, até agora, foi o facto de ter jogado em praticamente todas as posições da defesa e de ter cumprido. Jogadores destes são muito úteis.

sintoosimbolodobraga

O mais engraçado de tudo é que apesar do cheiro de bola que levaram e da sorte que tiveram, os adeptos do Setúbal continuam a dizer que o Braga só ganhou por causa do árbitro e pelo ausência de João Silva....