News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Vitória X SCBraga -- comentários durante e depois do jogo

Started by ric, 29 de August de 2011, 18:18

Previous topic - Next topic

Guarda-Redes

Não vi o jogo, ouvi o relato.

E no relato o Toni referiu algo que já tenho vindo a reparar, e que tira muita dinamica ofensiva à equipa.

O Djamal, joga "em cima" dos centrais, não participando nada na construção, indo o Viana receber a bola para o início da construção, muito atrás. Esta necessidade do Viana vir buscar jogo atrás, tira-o de zonas mais ofensivas do terreno quando a nossa equipa ataca, dando origem à falta de apoio ao ponta-de-lança. O mesmo se passa com o Mossoró, que tem tb de vir muito atrás apoiar o Viana na construção.

Parece-me (em relação aos outros jogos e eventualmente a este) bastante acertada esta análise.
O Braga não é um grande é o Enorme!

sintoosimbolodobraga

Alguém sabe se a treino à porta aberta logo a tarde ?

jorjao

Graças à perseverança e entrega dos jogadores vamos ganhando mesmo com as diversas ausências.
E mesmo assim muito se critica.. Imaginem senão ganhássemos..

joelvm

Acho que fizemos um grande jogo, com uma grande atitude depois do desgaste de uma viagem e jogo quinta feira.

Queria deixar aqui uma palavra ao Hélder Barbosa, que tantas vezes aqui critiquei, marcou um grande golo, finalmente apercebeu-se que o futebol é um jogo de equipa, combinou bem com os colegas, nomeadamente Elderson, que está a aproveitar da melhor forma, a lesão do Imourou. Para ambos digo, continuem o bom trabalho, ainda há esperança.

Para o Leonardo Jardim, só tenho a dizer, continua o bom trabalho, gosto particularmente, do facto de não haver vacas sagradas para ele, repare-se ontem na saída do Alan, que não estava a fazer grande jogo.

Depois o facto de mexer na equipa e não se notar grandes diferenças, fazendo com que os jogadores se sintam parte da equipa, e não titulares ou suplentes, faz entrar os que estão melhor, ou dão mais garantias para o jogo em questão, a isto eu chamo trabalho, e criação de espírito de grupo.

Reparem que em 5 jogos oficiais, já usou Quim, Berni, Baiano, NAC, Ewerton, Paulo Vinicius, Imourou, Elderson, Djamal, Vinicius, Viana, Salino, Mossoró, Guilherme, Pizzi, Alan, Barbosa, Lima, NG e Meyong

Ou seja 20 jogadores, o que faz os jogadores acreditar que são opção, faz com que trabalhem diariamente por um lugar, não exclui ninguém, parabéns Jardim, talvez se o Domingos fosse metade do treinador que és, não estivesse só 2 pontos acima da linha de água.

ELSA

Quote from: Pé Ligeiro on 30 de August de 2011, 00:59
Bem, eu comecei a escrever na página 2 e foi para dizer bem!

Por isso disse: "quase exclusivamente"!


Quote from: ric on 30 de August de 2011, 09:28
PS: Já sei que me vão dizer que é tudo novo, do treinador´Á DEFESA. Mas quanto tempo vamos dar para testes?

O tempo necessário a integrar os novos jogadores - o treinador referiu um mês, o que a mim me parece perfeitamente razoável!
Parece que toda a gente é contra a data limite para o fecho das inscrições, mas é o que temos!

Ainda em relação ao jogo de ontem, esqueci-me de referir 2 coisas que me agradaram bastante:

- (já várias pessoas o referiram) perceber que não há "vacas sagradas" no plantel - entra e sai da equipa quem o treinador acha que deve, independentemente dos nomes...eu sei que ainda é cedo, mas é um sinal de imposição de um certo  respeito...e eu gosto disso!

- ver a alegria do H. Barbosa depois do golo e no final da partida deixou-me com um sorriso nos lábios! Fico feliz por ele...será que era disto que ele precisava para (finalmente!) mostrar que tem valor para ser titular desta equipa? Espero sinceramente que sim! Sendo eu uma das que nunca viu nele grandes qualidades, faço votos que ele agarre este voto de confiança dado pelo LJ com todas as suas forças e me prove que eu estava enganada! Espero que não se deslumbre com estes 2 golos...

bracarense23


Kilo

 Excelente vitória e, acima de tudo, inteiramente justa.

A equipa esteve relativamente bem no momento ofensivo, com posse de bola e lances de perigo.

Não gostei nada foi da forma como o meio campo abordou este jogo no momento defensivo. Fomos demasiadas vezes apanhados em contra-pé e sem capacidade de resposta por parte do trio central. Valeu-nos a concentração defensiva dos 4 da defesa que, todos eles, têm estado 5 estrelas. Até o P. Vinicius me tem surpreendido. Pode não jogar bonito, mas joga bem e muito eficaz.

Lima sozinho na frente não dá e ponto final. Esquece lá isso LJ.

Hélder Barbosa esteve bem, sem deslumbrar. Marcou o golo e tem todo o mérito por isso, mas tem que melhorar a muitos níveis (físico, tático(quantas vezes elderson levou com adversários sem qualquer apoio)), e muito, para ser encarado como um jogador ao nível do nosso clube. Não é ser injusto com o rapaz...é ser realista.

Agora de uma coisa fico certo: esta equipa tem um potencial tremendo. A jogar a meio gás, sem muitos dos reforços mais sonantes, com jogadores que para mim dificilmente algum dia seriam titulares, a decidirem (H. Barbosa e Lima) e com processos ainda pouco definidos, conseguimos ir ganhar fora a um campo muito difícil e com uma vitória que não deixa margem para dúvidas.

Apesar das críticas a ESTE jogo específico (construtivas), esta equipa e este treinador tem tudo para fazer uma grande época, de muitos, muitos sucessos!  ;D

A.Castro

Não assisti á 1ª parte, mas a 2ª parte só deu Enorme, e podiamos ter chegado á vantagem bem mais cedo, não fosse a boa exibição do guarda-redes do Setubal.

De salientar a mudança de atitude, do Leonardo Jardim, desta vez e ao contrario do jogo de vila do conde, tentou ganhar o jogo....acho que custou perceber a realidade.

Força Braga
DIZEM QUE O QUE É BOM ACABA RAPIDO MAS ESTA ERRADO, DURA TO TEMPO SUFICIENTE PAR

afonbraga

Quote from: HQ - BragaManíaco on 30 de August de 2011, 10:46
Alguém sabe se a treino à porta aberta logo a tarde ?


Hoje é dia de folga.
Treino só amanha às 11horas

sintoosimbolodobraga


Kriticus

Quote from: Guarda-Redes on 30 de August de 2011, 10:32
Não vi o jogo, ouvi o relato.

E no relato o Toni referiu algo que já tenho vindo a reparar, e que tira muita dinamica ofensiva à equipa.

O Djamal, joga "em cima" dos centrais, não participando nada na construção, indo o Viana receber a bola para o início da construção, muito atrás. Esta necessidade do Viana vir buscar jogo atrás, tira-o de zonas mais ofensivas do terreno quando a nossa equipa ataca, dando origem à falta de apoio ao ponta-de-lança. O mesmo se passa com o Mossoró, que tem tb de vir muito atrás apoiar o Viana na construção.

Parece-me (em relação aos outros jogos e eventualmente a este) bastante acertada esta análise.

É algo que tenho vindo a reparar desde os jogos da pré-época! Uma equipa que tenha a ambição que nós afirmamos ter não se pode dar por satisfeita por ter um tractor no meio campo em vez de um trinco! O Djamal é isso mesmo, um médio com bom sentido posicional (mas isso é obrigatório num trinco), alto e possante, o que lhe permite ganhar na raça e controlar o jogo aéreo, mas é um trinco que com a bola nos pés é limitadíssimo, procurando livrar-se dela o mais rápido possível... Daí que sejam recorrentes os passes laterais ou até mesmo para trás, raramente lança um ataque, deixa sempre a tarefa para o Hugo Viana. Se calhar estou mal habituado, mas gosto de ver um trinco a recuperar bolas, levantar a cabeça e ter capacidade de passe que lhe permita lançar os colegas da frente para a resposta e, por isso mesmo, estou ansioso pelo regresso do Custódio, que, não sendo nenhum virtuoso, é bem melhor neste aspecto que o líbio!

afonbraga

Quote from: HQ - BragaManíaco on 30 de August de 2011, 12:14
Quote from: afonbraga on 30 de August de 2011, 12:12
Quote from: HQ - BragaManíaco on 30 de August de 2011, 10:46
Alguém sabe se a treino à porta aberta logo a tarde ?


Hoje é dia de folga.
Treino só amanha às 11horas

É aberto ?

Treino Aberto??
não sei, nos jornais só vem esta informação.

JL

Quote from: Kriticus on 30 de August de 2011, 12:18
Quote from: Guarda-Redes on 30 de August de 2011, 10:32
Não vi o jogo, ouvi o relato.

E no relato o Toni referiu algo que já tenho vindo a reparar, e que tira muita dinamica ofensiva à equipa.

O Djamal, joga "em cima" dos centrais, não participando nada na construção, indo o Viana receber a bola para o início da construção, muito atrás. Esta necessidade do Viana vir buscar jogo atrás, tira-o de zonas mais ofensivas do terreno quando a nossa equipa ataca, dando origem à falta de apoio ao ponta-de-lança. O mesmo se passa com o Mossoró, que tem tb de vir muito atrás apoiar o Viana na construção.

Parece-me (em relação aos outros jogos e eventualmente a este) bastante acertada esta análise.

É algo que tenho vindo a reparar desde os jogos da pré-época! Uma equipa que tenha a ambição que nós afirmamos ter não se pode dar por satisfeita por ter um tractor no meio campo em vez de um trinco! O Djamal é isso mesmo, um médio com bom sentido posicional (mas isso é obrigatório num trinco), alto e possante, o que lhe permite ganhar na raça e controlar o jogo aéreo, mas é um trinco que com a bola nos pés é limitadíssimo, procurando livrar-se dela o mais rápido possível... Daí que sejam recorrentes os passes laterais ou até mesmo para trás, raramente lança um ataque, deixa sempre a tarefa para o Hugo Viana. Se calhar estou mal habituado, mas gosto de ver um trinco a recuperar bolas, levantar a cabeça e ter capacidade de passe que lhe permita lançar os colegas da frente para a resposta e, por isso mesmo, estou ansioso pelo regresso do Custódio, que, não sendo nenhum virtuoso, é bem melhor neste aspecto que o líbio!

Ando a dizer isso aqui desde os primeiros jogos de pré-época.

Renato_1921

Quote from: JL on 30 de August de 2011, 12:42
Quote from: Kriticus on 30 de August de 2011, 12:18
Quote from: Guarda-Redes on 30 de August de 2011, 10:32
Não vi o jogo, ouvi o relato.

E no relato o Toni referiu algo que já tenho vindo a reparar, e que tira muita dinamica ofensiva à equipa.

O Djamal, joga "em cima" dos centrais, não participando nada na construção, indo o Viana receber a bola para o início da construção, muito atrás. Esta necessidade do Viana vir buscar jogo atrás, tira-o de zonas mais ofensivas do terreno quando a nossa equipa ataca, dando origem à falta de apoio ao ponta-de-lança. O mesmo se passa com o Mossoró, que tem tb de vir muito atrás apoiar o Viana na construção.

Parece-me (em relação aos outros jogos e eventualmente a este) bastante acertada esta análise.

É algo que tenho vindo a reparar desde os jogos da pré-época! Uma equipa que tenha a ambição que nós afirmamos ter não se pode dar por satisfeita por ter um tractor no meio campo em vez de um trinco! O Djamal é isso mesmo, um médio com bom sentido posicional (mas isso é obrigatório num trinco), alto e possante, o que lhe permite ganhar na raça e controlar o jogo aéreo, mas é um trinco que com a bola nos pés é limitadíssimo, procurando livrar-se dela o mais rápido possível... Daí que sejam recorrentes os passes laterais ou até mesmo para trás, raramente lança um ataque, deixa sempre a tarefa para o Hugo Viana. Se calhar estou mal habituado, mas gosto de ver um trinco a recuperar bolas, levantar a cabeça e ter capacidade de passe que lhe permita lançar os colegas da frente para a resposta e, por isso mesmo, estou ansioso pelo regresso do Custódio, que, não sendo nenhum virtuoso, é bem melhor neste aspecto que o líbio!

Ando a dizer isso aqui desde os primeiros jogos de pré-época.
eu gosto muito do djamal mas ele realmente tem este "defeito" ainda no jogo de ontém ele era quase o 3 central e o hugo viana tinha de tomar conta do meio campo sozinho, ele assim fica roto num instante

rvx

O que me preocupa mais no Djamal não é a sua falta de capacidade de construção, mas sim a velocidade com que ataca as jogadas e o facto de estar sempre muito recuado. Estávamos habituados a ter Custódio e Vandinho, muito rápidos a pressionar e a não dar grandes hipóteses ao meio campo adversário de construir jogo em frente aos nossos centrais. O Djamal consegue posicionar-se bem, mas não é suficientemente rápido.

No entanto, há que realçar a capacidade de desarme, quando entra em confronto com um adversário. Acho que se a sua área de acção fosse mais avançada, beneficiaríamos mais com isso.

bracarense23

É melhor jogar seguro e eficaz (mesmo que seja a jogar para trás) do que inventar e dar a bola ao adversario. O Djamal é bom jogador, forte fisicamente que nao hesita quando é para deitar o adversario a baixo...por isso acho que o Djamal está a ser uma mais valia.

Olho Vivo

Quote from: Zé Cometa on 30 de August de 2011, 11:56
Não gostei nada foi da forma como o meio campo abordou este jogo no momento defensivo. Fomos demasiadas vezes apanhados em contra-pé e sem capacidade de resposta por parte do trio central. Valeu-nos a concentração defensiva dos 4 da defesa que, todos eles, têm estado 5 estrelas.

Tocaste num ponto importante. Somos ainda uma equipa que concede muito espaço entre linhas, fundamentalmente porque a equipa quando sobe no terreno não o faz em bloco. A linha defensiva raramente acompanha a subida da equipa o que a torna muito "longa". Porquê esta opção? Achará Jardim que a nossa linha defensiva é demasiado lenta para jogar mais subida, dando algum espaço nas suas costas? Ou que ainda não temos gente com saúde física suficiente para jogar em pressing durante os 90 minutos? Porque não se pode jogar subido, com linhas muito juntas, permitindo que o adversário possa lançar a bola com qualidade para as costas da linha defensiva. Como dizes, valeu o acerto da linha defensiva, em particular da dupla de centrais, que esteve muito bem.

Há um outro problema que detecto neste meio-campo. Vejo com alguma dificuldade a compatibilidade entre Djamal e Viana. Ambos são jogadores algo lentos, que não saem a "queimar linhas", antes preferem jogar pausadamente, muitas vezes de forma pouco vertical. Aliás, ao contrário do que disse num comentário acima o Guarda-redes, penso mesmo que Viana se sente mais cómodo partindo de terrenos mais recuados, menos congestionados. O problema é que isso obriga a que, a seu lado, outro jogador saiba sair de forma mais vertical e Djamal não é homem para isso. Acresce que, quando ambos se adiantam e a equipa perde a bola, se batidos (e aconteceu algumas vezes), não têm capacidade de recuperação. É nestas situações que se sente que a linha defensiva está demasiado recuada, permitindo um espaço enorme para os adversários surgirem em velocidade, com a bola dominada o que, com jogadores de qualidade, pode ser a morte do artista. Valeu, repito, o grande acerto dos centrais que venceram praticamente todos os duelos que enfrentaram.

Pareceu-me que alguma menor frescura do V.Setúbal a partir de meados da segunda parte e alterações contraproducentes do treinador contrário, permitiram minorar esse problema - o nosso meio-campo passou a filtrar melhor o jogo em terrenos mais adiantados, o que contribuiu para encurralar o adversário lá atrás, só muito mais raramente saindo em contra-ataque. Isso permitiu inclusive que Jardim alterasse o esquema táctico para um 4-4-2, com Nuno Gomes (que bem entrou!) a juntar-se a Lima no eixo do ataque, forçando o golo. A vitória chegou com justiça, ainda que com alguma dificuldade, fruto de (mais) um grande lance de Hélder Barbosa, que está a agarrar bem a oportunidade.


Notas:

1. O que acima disse em relação à dificuldade de compatibilizar Djamal e Viana não significa que ache o líbio um mau jogador. Até o acho melhor jogador do que antes pensava. É algo lento, não é um primor de técnica mas, ao contrário da ideia que tinha, também sabe jogar largo. Tem uma melhor qualidade de passe à distância do que pensava, não joga apenas curtinho para trás e para os lados. E é forte nos duelos individuais, usando com mestria o seu poderio físico.

2. O Hélder Barbosa é um jogador desconcertante: tem qualidade técnica, tem alguma velocidade e alguma criatividade, um bom pontapé... mas pouco discernimento. E só isto impede que se afirme como um melhor jogador. As qualidades acima descritas ficaram vincadas nos dois golos recentemente marcados. Mas se repararem bem, por exemplo, no golo marcado no Bonfim, desde que recebe a bola, nem por uma vez levanta a cabeça! Significa isto que ele nunca será um jogador que singre na nossa equipa? Penso que não será caso para isso - embora a quantidade de jogadores ofensivos que temos seja assustadora. Em minha opinião, isso significa que Hélder Barbosa deve jogar mais perto da baliza adversária. Nesses terrenos as suas qualidades são exponenciadas e o seu grande defeito (a falta de discernimento, a incapacidade para levantar a cabeça) minorado. Em certa medida, embora seja um pouco menos explosivo (ainda que melhor tecnicamente), Barbosa tem semelhanças com Matheus: longe da baliza adversária, uma lástima (quem não levanta a cabeça não pode ler o jogo e passar com qualidade); perto dela, um perigo.

3. Não obstante os problemas que me parecem existir com a nossa equipa, Jardim está de parabéns. Foi pragmático e conseguiu fazer de uma equipa quase totalmente renovada e com um plantel em permanente convulsão, um conjunto suficientemente forte para cumprir o primeiro objectivo da época e chegar ao final da janela de transferências no topo da liga. Alguém poderia pedir mais? Agora é tempo de trabalhar para, uma vez estabilizado o plantel, integrar as caras novas e melhorar o nosso nível de jogo. Porque os recentes sucessos não significam que esta equipa seja um produto acabado. Muito longe disso!

SCB21

Quote from: Enorme_Guerreiro on 30 de August de 2011, 00:43
Quote from: Golbery on 30 de August de 2011, 00:32
Quote from: RVX1921 on 30 de August de 2011, 00:21
Quote from: Enorme_Guerreiro on 30 de August de 2011, 00:19
Quote from: Golbery on 30 de August de 2011, 00:02
1) Excelente resultado.  :)

2) Estamos no bom caminho apesar dos profetas da desgraça que sempre que lhes cheira a sangue escrevem com as hormonas e não com a cabeça.

3) Com a idade que tenho pensava já não me espantar com mais nada na vida mas essa do Barcelona jogar "à defesa", confesso, pertence ao domínio do incognoscível...  ::)

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL, mesmo! Uma equipa que joga à defesa e ainda hoje espetou 5 batatas a uma equipa que vai estar na Champions, semi-finalista da Liga Europa do ano passado. E certamente jogaram com uma táctica defensiva: 3x4x3
Desculpem se estou a ser muito agressivo, mas quem não aprecia o futebol do Barcelona não percebe nada de futebol. Aquilo é a essência do futebol levada ao extremo

Peço desculpa pela extensão do offtopic, mas, sem dúvida alguma, uma equipa que consegue ter uma eficácia de passes de 90%, em certos momentos do jogo, não pode ser uma equipa qualquer.

Sabem uma coisa?...  ::)

... estou em crer que se recrutássemos os 12 apóstolos e estes jogassem com poderes divinos, mesmo assim, ainda haveria adeptos descontentes com a exibição da equipa... do género:

... jogamos muito à defesa quando os poderes divinos que temos nos deveriam lançar logo ao ataque... ou..

... o treinador deveria ter colocado São Tomé no banco pois ele acredita pouco nas jogadas... etc... etc...  ::)

Enfim...

Ahahahahah, boa comparação. O Barça deveria ser o exemplo para todos os clubes seguirem: uma filosofia de jogo incutida desde os infantis na sua academia "La Masia" onde muitos desses jogadores chegam à equipa principal. Um estilo de jogo só com bola, paciente, cerebral, lento ou rápido conforme o necessário, precisão de passe assombrosa e talentos individuais que não há em mais lado nenhum em tamanha qualidade e quantidade. E o Real Madrid? Não presta? Joga mal? Nem pouco mais ou menos!!! Não é à toa que são os únicos capazes de fazer frente ao poderio blaugrana, muito graças ao trabalho do Mourinho. Mas  é difícil fazer mais do que eles já fazem, já que o Barça tem já uma máquina que vem sendo afinada já há muito tempo que já trabalha a todo gás, perto da perfeição.

Desculpem o off-topic, mas pronto, é a minha opinião...

Se voces gostam de assistir a um jogo que se passa maioritariamente no campo defensivo do barça com trocas de bolas com o guarda redes é la convosco. é certo que quando atacam sao eficazes (e muito!!) mas passam muito tempo a trocar a bola na defesa dai o termo defensivo. O futebol nao é tar a fazer passes e esperar pela altura certa para atcar. é atacar e fazer jogadas para marcar. Vejam os ultimos jogos do man utd. Mas a minha opiniao vale o vale! Simplesmente nao gosto do futebol do barça. nem todos temos que gostar do mesmo. como voces podem gostar do messi e dizerem que é o melhor jogador do mundo quando eu nao acho. e o guardiola o melhor treinador do mundo tbm nao é como alguns dizem. mas sao opinioes
Agora que conquistamos Portugal, vamos conquistar a Europa!!!

jaimeh

Quote from: Ritaraujo on 29 de August de 2011, 22:43
Quote from: Carlos Ferreira on 29 de August de 2011, 21:51
Quote from: darkshines on 29 de August de 2011, 21:38


Classificação de sonho!
olhem quem esta do outro lado

Perfeito!  ;D

Como diria o Pimenta Machado, "Se virarmos a tabela ao contrário, o Vitória passa para 1º"  ;D
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

sintoosimbolodobraga

Sábado já devemos ter um joguito amigáve para ver os novos reforços :D