News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

BOM SENSO: precisa-se! Gratifica-se quem o encontrar!!!

Started by ComContaPesoEMedida, 19 de August de 2011, 13:24

Previous topic - Next topic

ComContaPesoEMedida

Já não abria um tópico neste fórum há montes de tempo. A vontade não tem sido muita. Mas por cá passo ... todos os dias: é o «bichinho» ( e também a saudade de inúmeras situações).

Está a ficar (quase) insuportável ler uma grande maioria dos «posts» deste fórum. Então quando se fala da nossa equipa principal de futebol ... Deus me livre!!!

Como é evidente - e o 25 de Abril fez-se (também) para isso mesmo - cada um tem direito à sua opinião. Já é mais discutível se terá direito a vir para o Superbraga despejar toda a sua «bilis» (leia-se frustações do dia a dia)!

Há pouco mais de um ano, lancei aqui um tópico que gerou alguma polémica. Parodiava os sucessivos adiamentos da comemoração do título nacional por parte do clube lisboeta que o viria a conquistar. Entendeu-se ( a moderação) que esse tópico podia prejudicar a carreira desportiva do SCBraga. Havia quem dissesse que seria um tópico somente aceitável em pleno «defeso futebolistico». Aceitei, humildemente, a decisão (mesmo não compreendendo as justificações).

Tenho lido tanto comentário bem mais pernicioso e não vejo a mesma atitude. Ter direito à opinião não pode significar cada um dizer o que muito bem entende, principalmente algo que seja manifestamente prejudicial ao SCBraga.

O que se tem visto agora, neste atribulado início de época? Um despejar (é mesmo assim que quero dizer DESPEJAR) de acusações ao Presidente Salvador e ao Treinador Jardim. Dizer por dizer, sem uma análise racional, afinal uma qualidade que nos distingue dos outros animais!

Critica-se um Treinador sem tomar em consideração o que se passa na sua envolvência: na semana de um jogo de «mata-mata» ... tiram-lhe dois jogadores da equipa, dois TITULARES INDISCÚTIVEIS, um para todos nós (Pizi) e outro para Leonardo Jardim (Lima)!!! Criticam um Treinador que da equipa do ano passado apresentou somente 4 atletas: dois titulares (Alan e Hugo Viana) e dois que iam jogando (Mossoró e Salino)!

É evidente que qualquer um pode, e deve, fazer críticas às opções do Treinador (há muitas como, por exemplo, porque não joga Guilherme, o tal que também não jogava com o Mister Domingos), mas façam-nas com ... BOM SENSO!

Ah, então se não podemos criticar o Treinador, critiquemos o Presidente! Esse que só quer comprar e vender jogadores! Sim, esse que nos trouxe o n/ clube para onde nenhum de nós ousaria sequer SONHAR há meia dúzia de anos atrás! «Vai-te embora, Salvador!», ouvi eu dizer ontem à noite, à saída do AXA. Corei de vergonha ( e não era nada comigo).

O FCPorto foi o vencedor da Liga Europa da época passada: arrecadou cerca de 6,3 milhões de Euros! Isto são ... números. Consideremos que se o SCBraga repetisse esse feito na corrente época desportiva, poderia arrecadar essa verba de seis milhões e meio de Euros.

Certamente que o Presidente Salvador tem consciência que ao negociar Pizi e Lima nesta altura - na semana de um jogo decisivo - correu grandes riscos: numa penada, pode arrecadar o dobro do que eventualmente arrecadaria na época toda se tudo corresse às ... mil maravilhas! Salvador tem sido um «expert» nesta matéria. Confiemos nele. O n/ clube ainda não parou de crescer e se tiver que dar um passo atrás para dar dois para a frente ... que assim seja!

Ou já se esqueceram que o segundo lugar na Liga teve muito a ver com a eliminação pelo Elfsborg? Então afinal o que querem: um Treinador que arrisque e um Presidente «cagão»?

Que falta de bom senso que há por estas bandas ... Será que já perdemos a humildade e estamos transformados em novos-ricos?

Não quero que concordem comigo. Só vos peço que, calmamente, meditem no que vos transmiti!!!

PS - Acho que vamos ganhar à Suiça por dois a zero!


Bracarense

ComContaPesoEMedida -  totalmente de acordo

PS- acho que vamos lá empatar 1-1

1

Concordo com tudo no seu "post" menos a parte de arriscar.

O treinador continua a ter plantel para mais... simplesmente as substituições são sempre "posição por posição"... 2 jogos que podiam ser 2 vitorias foram 2 empates a zero.

Se não ganhamos ao Maritimo devido à falta de ambição do treinador obviamente a contestação vai subir..

pedroindy

Bom tópico.

Precisamos realmente de bom senso entre os adeptos, ou já se esqueceram do arranque no Braga de Domingos? Também precisou de tempo para ter a máquina a trabalhar...

Quanto à gestão do Salvador, preferiam que andasse para aí a contratar à grande ou a perder oportunidades de negócio, para daqui a dois anos termos um novo Boavista?

miguel_afonso

Quote from: pedroindy on 19 de August de 2011, 13:48
Bom tópico.

Precisamos realmente de bom senso entre os adeptos, ou já se esqueceram do arranque no Braga de Domingos? Também precisou de tempo para ter a máquina a trabalhar...



Tens um exemplo melhor que é a actual equipa de domingos... ao que parece até gajos do barça foram buscar e só tem goleado os adversários... Oh espera afinal, tem 2 empates em dois jogos e ao que parece com equipas um pouco mais acessíveis dos que as que nos defrontamos.

Jamiro

Quote from: miguel_afonso on 19 de August de 2011, 13:55
Quote from: pedroindy on 19 de August de 2011, 13:48
Bom tópico.

Precisamos realmente de bom senso entre os adeptos, ou já se esqueceram do arranque no Braga de Domingos? Também precisou de tempo para ter a máquina a trabalhar...



Tens um exemplo melhor que é a actual equipa de domingos... ao que parece até gajos do barça foram buscar e só tem goleado os adversários... Oh espera afinal, tem 2 empates em dois jogos e ao que parece com equipas um pouco mais acessíveis dos que as que nos defrontamos.

Nem mais!!

Olho Vivo

Quanto mais não seja pela nossa história recente (com Domingos), deveríamos ter mais cuidado com juízos definitivos, sem que isso impeça as pessoas de criticarem quando achem que o devem fazer. Ora atente-se no que se dizia há cerca de dois anos:

http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,11551.0.html

http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,11559.0.html

http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,11468.0.html


Calma e humildade!

miguel_afonso

Quote from: Olho Vivo on 19 de August de 2011, 14:13
Quanto mais não seja pela nossa história recente (com Domingos), deveríamos ter mais cuidado com juízos definitivos, sem que isso impeça as pessoas de criticarem quando achem que o devem fazer. Ora atente-se no que se dizia há cerca de dois anos:

http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,11551.0.html

http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,11559.0.html

http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,11468.0.html


Calma e humildade!

É engraçado ver o que as pessoas escrevem... Há muito malta com o coração perto da boca, o que faz com que um dia se escreva uma coisa e outro dia outra coisa completamente diferente...


rvx

Totalmente de acordo com tudo o que dizem aqui. Também eu estou insatisfeito com algumas decisões, mas daí a criticar abusando da liberdade, é um exagero. As pessoas esquecem-se que liberdade exige respeito. Não é dizer nem fazer o que se quer. Há que manter o bom senso e respeito pelos outros, a não ser que nos tenham faltado ao respeito. E, que eu saiba, o nosso treinador não fez nada que merecesse insultos, como vi aqui.

RcRb2

Totalmente de acordo, eu até estava a escrever uma resposta de repudio por tantos comentários negativos.... só que fechei a janela sem querer.... já ia longa a resposta.... :P

Apenas acrescento uma coisa, anda muita gente a ficar com tiques próprios dos adeptos dos 3 estarolas.... é logo para o "bota-abaixo"..... :S  :o

ps: contra o eflsborg o Mingos colocou uma equipa defensiva em campo, com dois médios defensivos, e inventou no ataque, foi muito criticado mas lá abriu os olhos, eu tenho confiança na Jardim, sabem porquê? É o treinador do meu Braga!  8)

FIDELIS

È assim mesmo

Já começo a ficar farto de tantos tiques neste forum.
Como disse no topico sobre o jogo, os jogadores foram bem vendidos a confirmar-se os valores envolvidos
Critiquei o treinador, porque achei que errou na montagem da equipa em dois jogos e sobretudo porque não percebi as sas substituições e espero que mude a tempo, isto apesar de todos os consicionalismos que rodeiam o Braga neste altura. O Jardim tem algumas dificuldades das quais não tem culpa, mas mesmo assim podia ter feito melhor e como também disse muita água ainda vai passar no moinho, por isso o meu voto de confiança. Mas que tem de mudar alguma coisa tem sob pena de hipotecarmos campeonato e liga europa.

Mas para já nada de mandar treinadores embora, estou cetro que o Homem vai perceber a coisa e vai por esta equipa a joga à bola

Fidelis Bracara
Braga e Basta

ric

mas ó caros amigos.....
este fórum vincula opiniões... e no futebol todos somos , um pouquinho irracionais...
Todos temos a certeza que somos o melhor olheiro, o melhor treinador, que marcava muito mais que o falcão...

O futebol envolve muita paixão, sentimento que ultrapassa a razão e nos leva aos limites da ficção e tontaria.
Ao fim e ao cabo, o que aqui lemos, para muitos é apenas aquilo que se passa no café e na roda de amigos. E até ontem no estádio onde alguns "menos racionais" vociferavam contra LJ e AS. mas terão menos direito  que nós a fazê-lo? Não +e o futebol que nos alimenta esta tolaria e falata de raazoabilidade, bom senso e alienação? Seremos capazes sempre de ser realistas, capazes de analizar prós e contras?

Confesso que muitas vezes leio estas reacções e apesar de não concordar acho-as legitimas. São parte do futebol e acho que são incapazes de beliscar quem tem a convicção de eastar a fazer a coisa certa (treinador, jogadores e dirigentes). Há muito que os profissionais não se interessam com estas bocas. isso é para os adeptos e portanto, acho que neste fórum podemos, pelo menos tentar analizar os tais prós e contras e fazer com que (alguma) razão seja sentida por quem vocifera contra tudo e todos. Aqui ao menos e no futebol podemos estar sempre contra Deus e contra o Diabo. E como acontece sempre, ainda nos vamos rir do que afirmamos.
Eu próprio já muitas vezes me enganei e engoli sapos. no futebol e até ...na vida.

Trovisco

Quote from: Bracarense on 19 de August de 2011, 13:30
ComContaPesoEMedida -  totalmente de acordo

PS- acho que vamos lá empatar 1-1

JÁ CHEGA

Bracari.Trad

Quote from: ComContaPesoEMedida on 19 de August de 2011, 13:24
Já não abria um tópico neste fórum há montes de tempo. A vontade não tem sido muita. Mas por cá passo ... todos os dias: é o «bichinho» ( e também a saudade de inúmeras situações).

Está a ficar (quase) insuportável ler uma grande maioria dos «posts» deste fórum. Então quando se fala da nossa equipa principal de futebol ... Deus me livre!!!

Como é evidente - e o 25 de Abril fez-se (também) para isso mesmo - cada um tem direito à sua opinião. Já é mais discutível se terá direito a vir para o Superbraga despejar toda a sua «bilis» (leia-se frustações do dia a dia)!

Há pouco mais de um ano, lancei aqui um tópico que gerou alguma polémica. Parodiava os sucessivos adiamentos da comemoração do título nacional por parte do clube lisboeta que o viria a conquistar. Entendeu-se ( a moderação) que esse tópico podia prejudicar a carreira desportiva do SCBraga. Havia quem dissesse que seria um tópico somente aceitável em pleno «defeso futebolistico». Aceitei, humildemente, a decisão (mesmo não compreendendo as justificações).

Tenho lido tanto comentário bem mais pernicioso e não vejo a mesma atitude. Ter direito à opinião não pode significar cada um dizer o que muito bem entende, principalmente algo que seja manifestamente prejudicial ao SCBraga.

O que se tem visto agora, neste atribulado início de época? Um despejar (é mesmo assim que quero dizer DESPEJAR) de acusações ao Presidente Salvador e ao Treinador Jardim. Dizer por dizer, sem uma análise racional, afinal uma qualidade que nos distingue dos outros animais!

Critica-se um Treinador sem tomar em consideração o que se passa na sua envolvência: na semana de um jogo de «mata-mata» ... tiram-lhe dois jogadores da equipa, dois TITULARES INDISCÚTIVEIS, um para todos nós (Pizi) e outro para Leonardo Jardim (Lima)!!! Criticam um Treinador que da equipa do ano passado apresentou somente 4 atletas: dois titulares (Alan e Hugo Viana) e dois que iam jogando (Mossoró e Salino)!

É evidente que qualquer um pode, e deve, fazer críticas às opções do Treinador (há muitas como, por exemplo, porque não joga Guilherme, o tal que também não jogava com o Mister Domingos), mas façam-nas com ... BOM SENSO!

Ah, então se não podemos criticar o Treinador, critiquemos o Presidente! Esse que só quer comprar e vender jogadores! Sim, esse que nos trouxe o n/ clube para onde nenhum de nós ousaria sequer SONHAR há meia dúzia de anos atrás! «Vai-te embora, Salvador!», ouvi eu dizer ontem à noite, à saída do AXA. Corei de vergonha ( e não era nada comigo).

O FCPorto foi o vencedor da Liga Europa da época passada: arrecadou cerca de 6,3 milhões de Euros! Isto são ... números. Consideremos que se o SCBraga repetisse esse feito na corrente época desportiva, poderia arrecadar essa verba de seis milhões e meio de Euros.

Certamente que o Presidente Salvador tem consciência que ao negociar Pizi e Lima nesta altura - na semana de um jogo decisivo - correu grandes riscos: numa penada, pode arrecadar o dobro do que eventualmente arrecadaria na época toda se tudo corresse às ... mil maravilhas! Salvador tem sido um «expert» nesta matéria. Confiemos nele. O n/ clube ainda não parou de crescer e se tiver que dar um passo atrás para dar dois para a frente ... que assim seja!

Ou já se esqueceram que o segundo lugar na Liga teve muito a ver com a eliminação pelo Elfsborg? Então afinal o que querem: um Treinador que arrisque e um Presidente «cagão»?

Que falta de bom senso que há por estas bandas ... Será que já perdemos a humildade e estamos transformados em novos-ricos?

Não quero que concordem comigo. Só vos peço que, calmamente, meditem no que vos transmiti!!!

PS - Acho que vamos ganhar à Suiça por dois a zero!

Dizes quase tudo aqui!!! Aquilo que parece que as pessoas vão esquecendo, com pena minha!
Devemos sonhar sempre alto, mas não esquecer as nossas raízes - a humildade é uma virtude, não um defeito e, julgo eu, é uma virtude que nós adeptos do Braga tínhamos eespero que a continuemos a ter!

E em relação à rivalidade com os outros clubes (diga-se principalmente Benfas e Vitorinha), também aí espero que, humildemente e pacientemente, sejamos superiores a eles e não entremos em atitudes animalescas e irracionais...

Acredito que o meu clube pode ser um clube melhor nestes aspectos, porque já o foi quando as vitórias possivelmente não eram tantas....
Mas a atitude essa deveria permanecer hoje!!!
Gostava que fosse assim... por certo estou a ser utópico... o tempo o dirá...

Força Braga - eu acredito sempre!!! É essa a minha missão como adepto  ;)  ;D ;D ;D
Braga sempre!!!

euxinha

Acho que as opiniões são como as mães... cada um tem a sua!Concordo que por vezes possam haver excessos e, no entanto vai-se tolerando!

Há, no entanto, uma questão que me anda a "perturbar" faz algum tempo aqui no fórum. Não será este o local mais indicado a dizer isto mas, cá vai:

Acho o nosso fórum demasiado confuso. Porquê? Porque se criam tópicos atrás de tópicos, muitos a falar do mesmo. Costumo ir espreitar um dos fóruns de um dos nossos adversários e devo dizer que está muito melhor organizado. Claro que, falar é fácil. E, não fosse eu uma ignorante nestas coisas, e teria todo o gosto em ajudar. Deixarei, no entanto, alguns exemplos que, no meu ponto de vista, facilita, em grande escala, a vida daqueles que visitam o fórum:

- Não vejo necessidade de se criarem dois tópicos acerca do mesmo jogo (digo, o "antes" e o "durante e depois").
- Cada jogador devia ter o seu próprio tópico para que, caso seja preciso falar-se do mesmo, se evitem situações de criação de tópicos atrás de tópicos sobre a mesma coisa... além de que, mais uma vez, facilita a vida de quem possa conhecer menos bem os jogadores nos inícios de época, porque pode ir sempre acompanhando o que se vai comentando.
- Falando no que toca aos adeptos, e situações relacionadas com os mesmos, deveria, mais uma vez, existir apenas um tópico.
- Site, marketing, e afins = 1 tópico
E, por aí poderia seguir a lista mas acho que deu para perceber o meu ponto de vista. Assim, acho que o que peca neste fórum é o facto de qualquer pessoa poder criar tópicos e, depois, acontecem situações de pessoas quererem ser mais activas e abrirem tópicos relacionados com outros já existentes. Fica a minha ideia aos responsáveis do fórum.

Saudações Braguistas

P.S. - Não quero, com isto, tirar o mérito de quem gere este espaço. Apenas acho que todos podemos contribuir com ideias para a melhoria do mesmo. ;) Deixo aqui, mas deixarei também no tópico "Dicas para melhorar o Superbraga" que talvez seja o mais indicado.

Armando Coelho



Quote from: ric on 19 de August de 2011, 15:19
mas ó caros amigos.....
este fórum vincula opiniões... e no futebol todos somos , um pouquinho irracionais...
Todos temos a certeza que somos o melhor olheiro, o melhor treinador, que marcava muito mais que o falcão...

O futebol envolve muita paixão, sentimento que ultrapassa a razão e nos leva aos limites da ficção e tontaria.
Ao fim e ao cabo, o que aqui lemos, para muitos é apenas aquilo que se passa no café e na roda de amigos. E até ontem no estádio onde alguns "menos racionais" vociferavam contra LJ e AS. mas terão menos direito  que nós a fazê-lo? Não +e o futebol que nos alimenta esta tolaria e falata de raazoabilidade, bom senso e alienação? Seremos capazes sempre de ser realistas, capazes de analizar prós e contras?

Confesso que muitas vezes leio estas reacções e apesar de não concordar acho-as legitimas. São parte do futebol e acho que são incapazes de beliscar quem tem a convicção de eastar a fazer a coisa certa (treinador, jogadores e dirigentes). Há muito que os profissionais não se interessam com estas bocas. isso é para os adeptos e portanto, acho que neste fórum podemos, pelo menos tentar analizar os tais prós e contras e fazer com que (alguma) razão seja sentida por quem vocifera contra tudo e todos. Aqui ao menos e no futebol podemos estar sempre contra Deus e contra o Diabo. E como acontece sempre, ainda nos vamos rir do que afirmamos.
Eu próprio já muitas vezes me enganei e engoli sapos. no futebol e até ...na vida.

Caro Ric, esta sim, é de facto a mais sensata das análises. Respeitando os mais diversos ponto de vista sem recorrer ao insulto ou à sátira.

Pizzi_27

Bom senso é uma cena a que a alguns braguistas não lhes assiste  ;D Agora mais a sério,acho que se está a fazer uma tempestade num copo de água por estas bandas.Estamos apenas no início e a praticar um futebol ofensivo para uma equipa que tem somente 4 ou 5 jogadores da época passada.Deixem os homens trabalhar e os resultados aparecerão.

neto10

Concordo, precisa-se de bom senso!
O clube cresceu muito nos últimos anos e se bem me lembro, muito se deve à gestão do Salvador. Portanto acho que devemos dar credito, e muito, a um dirigente que tem feito maravilhas no nosso ENORME Braga.
Está na altura dos adeptos crescerem como fez a equipa, e um adepto que cresce com a dimensão do seu clube, não pode andar a criticar só porque sim:
1º se criticam o treinador ou a gestão do clube, apresentem alternativas construtivas e não está politica do bota abaixo, que é de adepto pequeno.
2º quando se tem uma equipa em reconstrução os adeptos tem de moderar a sua exigência pois é natural que já não existam as rotinas e o intrusamento a que nos habituamos, mas sempre apoiar e nunca assobiar.
3º um clube não pode andar a gastar o que tem e o que não tem para fazer planteis, que podem ou não ser melhores que planteis mais baratos, mas deve em 1º lugar procurar assegurar condições de sobrevivência e de sucesso desportivo com o mínimo de gastos possível, senão acabamos como o Boavista, E.Amadora, etc.
4º o Braga sempre foi um clube vendedor e os negócios que temos feito nos últimos anos levaram a que a nossa SAD fosse premiada com um dos maiores prémios de gestão do MUNDO, para além que quando comparamos a nossa dívida com qualquer dos 3 ditos grandes praticamente podemos afirmar que não temos dividas.

Portanto chega de atacar a equipa e a gestão só porque sim e vamos puxar pela equipa pois não perdemos nada, nem fomos eliminados de nenhuma competição.

Eu acho que uma equipa se constrói da defesa para o ataque, e em termos defensivos, que foi sempre o sector criticado na pré-época, está manifestamente bem. No ataque para além de algum "sangue frio", natural de uma equipa em reconstrução, tem faltado alguma sorte, pois ontem o cabeceamento do Alan, por exemplo, era um lance de golo, onde o guarda-redes deles esteve muito bem.
Temos o exemplo da 1ª época do Domingos que não começou bem e acabamos em 2º no campeonato. Temos o exemplo da 1ª volta do ano passado onde a nível interno terminamos a 1ª volta em 8º ou 9º e acabamos a época a lutar pelo 3º lugar.

Vamos apoiar o Braga que neste momento, estamos em todas as frentes e ainda vai passar muita agua na ponte pedrinha.
FORÇA BRAGA!!!!

Carvalhinha

ComContaPesoEMedida, boa atitude em criar este tópico! O fórum precisa mesmo de desanuviar. Só se tem visto postagens pesadas, cheias de críticas. Onde pára o respeito, o juízo claro das pessoas? Somos humanos, não somos brinquedos.

Quote from: Olho Vivo on 19 de August de 2011, 14:13
Quanto mais não seja pela nossa história recente (com Domingos), deveríamos ter mais cuidado com juízos definitivos, sem que isso impeça as pessoas de criticarem quando achem que o devem fazer. Ora atente-se no que se dizia há cerca de dois anos:

http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,11551.0.html

http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,11559.0.html

http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,11468.0.html


Calma e humildade!

E eu que num desses tópicos escrevi o seguinte:

Quote from: Carvalhinha on 08 de August de 2009, 15:18
Na época passada a uma "má" Liga, correspondeu uma excelente presença na Europa, quem sabe este ano não é ao contrário?
Saímos da Liga Europa, mas vamos triunfar no campeonato! É melhor começar mal, e acabar em beleza. ;)

Acreditem em mim que eu não duro para sempre. :D :D :D