News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Leonardo Jardim...

Started by Zé, 18 de August de 2011, 23:31

Previous topic - Next topic

brigada da relote

Estive desligado do SB mais de 10 dias, mas já estou a ver que não fui o único a criticar o LJ após o jogo da LE em casa. Fui duro com ele? Fui e farei sempre que não gostar de algo. Não vi nenhum jogo de lá para cá (100% férias), mas li os jornais todos os dias e lia com atenção. Percebi que ele mudou. Critiquei o porquê de não meter o Barbosa na esquerda em vez do Lima ou do Mossoró e isso fui crucial nos últimos jogos. Então o que fiz de mal? Querer-me parecer que ele lê o VM. ::) :P ;D

PS: antes de ir de férias pensei numa solução para se criar uma alternativa a Mossoró no centro com o P. Cesar na esquerda que seria desviar o Barbosa para o centro, mas agora com as contratações que se fizeram de lá para cá, já não faz sentido, pois o Fran Mérida é craque. Espero que se confirme!

jaimec

Vamos ver como resolve a "questão central" ... Douglão, Palmeira, Djamal, Vinícius ? Outro ?

Olho Vivo

Fiquei algo surpreendido com o que li de Lima, em entrevista ao Record (só li o pequeno trecho que está disponível online). Normalmente, os jogadores são algo defensivos quando falam nos seus treinadores mas Lima não teve receio de dar a sua visão:


Lima: «Com Leonardo Jardim vamos ganhar mais»

Autor:  RICARDO VASCONCELOS

RECORD – O Sp. Braga de Leonardo Jardim promete ser muito diferente do que era com Domingos Paciência?
LIMA – Com o Leonardo Jardim a equipa pensa em construir mais rápido o resultado. Tem uma forma bastante diferente de abordar os jogos: na minha opinião, o Domingos queria que entrássemos em campo mais a pensar nas questões defensivas, que são importantes claro. Ele preocupava-se muito mais em defender e só depois em construir o resultado. O Leonardo Jardim alterou a forma como encaramos o jogo, acima de tudo em termos ofensivos. Considero-os dois grandes treinadores. O Jardim está a ter uma boa oportunidade para mostrar o seu trabalho e o seu valor aqui em Braga e, claro, espero que tenha muita sorte, assim como torço para que o Domingos tenha sucesso.

R – Esse caudal ofensivo que diz que o Leonardo Jardim pede à equipa poderá traduzir-se em mais golos e mais vitórias para o Sp. Braga?
L – Penso que sim, penso que vamos ganhar mais. Temos uma boa equipa, ótimos jogadores. O novo treinador tem um pensamento diferente e quer que ataquemos mais, que se jogue mais adiantado no terreno e eu, como avançado, sinto bem isso. O Leonardo Jardim prefere a posse de bola do que o contra-ataque, quer que a equipa jogue sempre bem. Independentemente do resultado, ele quer que a equipa esteja sempre perfeita dentro do campo.




Independentemente de ter que se relativizar sempre os elogios nestas circunstâncias (não se esperariam críticas!), penso que Lima deixa pistas para percebermos o que pretende Jardim da equipa e das diferenças relativamente a Domingos. Destaco a preferência pelo ataque em posse em detrimento do contra-ataque e a ideia de uma equipa mais adiantada no terreno. Do que já vimos, parece-me já ser clara a primeira destas opções, a ideia de um futebol com mais paciência e mais rendilhado, em detrimento das transições rápidas que no passado foram nossa imagem de marca. E se calhar à luz desta opção entende-se melhor a opção Djamal-Viana a meio-campo (veremos se se mantém com o regresso de Custódio). Em relação ao adiantamento da equipa, penso que falta que a equipa jogue em bloco. É verdade que por vezes meio-campo e ataque se adiantam no terreno, procurando impor o jogo no meio-terreno contrário (e.g., últimos 25 minutos de Setúbal), mas raramente a linha defensiva acompanha esse adiantamento. Penso que é um risco, veremos no futuro se há evolução.

Kilo

 Já se tinha discutido essa questão do meio-campo e o seu afastamento em relação à defesa. Talvez seja uma questão de adaptação, de evolução natural da equipa, isso ainda acontecer, mas com esta abordagem ao jogo e tendo em conta a realidade portuguesa, podemos ter muitos dissabores se assim continuar.

Mas sem dúvida que com a qualidade de jogadores que temos para o ataque, se justifica esta opção de Leonardo Jardim.

E será que se vai tornar mais audacioso e usar Nuno Gomes e Carlão ou Lima? Espero que sim.

MeZut#

Claramente que se nota diferenças no futebol do Braga, principalmente na forma de chegar á baliza, com o Domingos ou era bico para a frente e o Matheus que resolva (1º metade da época) ou então era bola para o Lima e depois era para o que desse, com LJ chegamos com muita mais "maturidade" á frente, com várias linhas de passe, podendo optar-se quer pelo passe quer pelo remate..
A equipa ainda se está a habituar ao sistema e ideias do treinador, mas sinceramente estou a gostar, apesar de achar o LJ um treinador medricas (ex: jogo em Vila do Conde), mas cá estamos para apoiar sempre!
BRAGAAAAAAAAAAA!
Não pedimos que ganhem sempre, mas que joguem sempre para ganhar! S.C.BRAGA!

Mais Norte

Sou dos que acreditam, e confiam, no trabalho de Leonardo Jardim. Como tive oportunidade de ver treinos com Domingos e com LJ, e pelo que consegui apreender, LJ trabalha mais a equipa e os seus mecanismos.
No ano passado o jogo era muito mais directo, com bolas bombeadas para o ataque, mesmo por parte do GR.
Este ano temos muito mais posse de bola, pensamos mais o jogo e há uma lógica na transposição do jogo da defesa para o ataque que permite controlar mais os jogos.
Estive fora e não vi os jogos com o Rio Ave e com o Marítimo, por isso não me posso pronunciar sobre estes desafios mas admito que em Vila do Conde, no primeiro jogo, não era permitido falhar. Daí algum receio.
Depois da insistêncial inicial em colocar Lima na esquerda e  Pizzi como segundo ponta-de-lança atrás de Nuno Gomes como pude ver nos jogos de preparação, LJ caíu na real e percebeu que a dinâmica da equipa passava por uma correcção do posicionamento dos jogadores. Deu resultado e a equipa soltou-se. Em Setúbal, na segunda parte, o Braga construiu muito jogo e esteve sempre por cima.
Mal, acho eu, estivemos na Suíça.
Mudamos, de facto, a forma de estar. Procuramos impor o ritmo do jogo e não ficamos à espera do desenrolar dos acontecimentos. Gosto. Espero que resulte.Estamos a passar por uma série de jogos cruciais em que é necessário muita união e determinação. Estamos a lançar a época e está a correr muito bem. TODOS AO BRAGA-GIL. TEMOS QUE GANHAR.
FORÇA BRAGA. BRAGA SEMPRE.   

jaimec

Curioso ler algumas coisas que aqui se escreveram ... pela minha parte, dou os meus parabéns ao mister Jardim pelo trajecto até aqui. Agora até já lhe chamam o Mourinho da Madeira. Espero ainda por jogos com um grau de dificuldade muito maior e são esses que vão definir até onde podemos ir, mas para já, estamos muito bem. Muito bem.
Mas acho que este Braga ainda pode dar mais. E vai dar mais. É preciso não embandeirar em arco, e continuar a trabalhar.

Zusco

Este jogo que sirva para ele ver que o 4-4-2 é o ideal para o plantel que temos. 2 alas muito bons que fazem bem o papel, temos bons avançados e há que aproveitar que nem todos os anos é assim, a defesa está bem e o meio-campo tem soluções para cada tipo de resultado.

Estamos no bom caminho!

barinho

Temos que ter calma,acho que o 4-4-2 foi o indicado para o jogo de hoje,mas para um jogo contra uma equipa que povoe melhor o meio campo acho que não é tão indicado.

Agrada-me no entanto que o LJ não se fixe numa só táctica e adapte a maneira de jogar da equipa aos adversários,sem nunca abdicar dos seus princípios de jogo.E agrada-me ainda mais que não hajam vacas sagradas na equipa e que os jogadores sejam recompensados quando estão a jogar bem.Assim todos sabem que têm hipóteses e que têm que se esforçar.

Kilo

Quote from: barinho on 16 de September de 2011, 02:08
Temos que ter calma,acho que o 4-4-2 foi o indicado para o jogo de hoje,mas para um jogo contra uma equipa que povoe melhor o meio campo acho que não é tão indicado.

Agrada-me no entanto que o LJ não se fixe numa só táctica e adapte a maneira de jogar da equipa aos adversários,sem nunca abdicar dos seus princípios de jogo.E agrada-me ainda mais que não hajam vacas sagradas na equipa e que os jogadores sejam recompensados quando estão a jogar bem.Assim todos sabem que têm hipóteses e que têm que se esforçar.

Sem dúvida nenhuma. Do princípio ao fim.

O jogo da próxima segunda é um bom exemplo de jogo em que não apostaria num 4-4-2. Se bem que ver o Nuno Gomes e o Carlão na frente nesse jogo...era um ideia que me agradava sobremaneira!  ;D


Jovision

O Homem está a cumprir e bem! O que só demonstra que o SC Braga está muito para além do nome do treinador que tenha. No ano passado muitos se esqueceram do que é e significa o SC Braga, ignoraram até o passado próximo para apenas idolatrar o treinador que estava. Mas a verdade é que o Braga já se tem vindo a destacar no futebol europeu há uma década e há quase um século no nacional, por isso devemos ter mais confiança no nosso clube, na nossa cidade e naqueles que crescem com ela a nivél europeu.

DiogoEA

O Senhor Leonardo Jardim é isso mesmo: um senhor. Tem postura em campo, fala nos momentos certos, muda quando tem que mudar, não se fixa sempre na mesma táctica, promove rotatividade e a confiança dos jogadores (que dizer dos casos de Elderson e Hélder Barbosa?), é pragmático e objectivo e, mais do que isso, ganha e cumpre objectivos. Para além disto tudo, parece-me que o espírito no grupo é saudável e isso também é mérito do treinador. Acho que só tem que melhorar naquela parte das substituições aos 90+2'. De resto, estou agradavelmente surpreendido. Mas calma, ainda estamos em Setembro...

unabomber

Continuo a achar que demora muito com as substituições.

200% Braga - B3

A única coisa que tenho a apontar... e talvez ainda seja cedo para já existir isto... é no meio campo ofensivo/ataque ainda não existir jogadas de envolvimento rápidas e imprevisíveis! É tudo, muito previsível!
E acho que podemos ter a mesmo posse de bola mais subidos um pouco, não só na defesa...mas isso também se deve, penso eu, à tendência (ontem menor) do Djamal em jogar para trás.
Mas, neste momento, importa salientar que ainda não perdemos nenhum jogo! Fomos sempre superiores em todos os jogos! E temos 11 golos marcados e 4 sofridos em 7 jogos, se não me engano.

xOuPo

Quote from: unabomber on 16 de September de 2011, 13:57
Continuo a achar que demora muito com as substituições.

Concordo! Exemplo disso foi o jogo de ontem! O Salino deveria ter entrado quando estávamos 2-0!
Muito gritei... mas ele não ouviu! Digamos que era impossível... Eu em casa ele no estádio!

Mais Norte

Sou novo no fórum e não me tinha apercebido, ou dado a merecida relevância, a este tópico.

Prometi a mim mesmo num post anterior, na ressaca do jogo Birmingham-Braga, que iria colocar um post de apoio a Leonardo Jardim.

Pensava fazê-lo na sequência do jogo Guimarães-Braga, mas, uma vez que já está lançado, faz todo o sentido fazê-lo já.

É tempo de os adeptos do Braga começarem a apoiar, com mais intensidade, o trabalho do nosso Treinador, transmitindo-lhe o seu apoio incondicional.

Atrevo-me a sugerir que é tempo de as claques pensarem num cântico para o apoiar.

Sou dos que sempre apoiaram Leonardo Jardim, a partir do momento em que vi os seus primeiros treinos.

Aqueles que também tiveram essa oportunidade, puderam constatar que LJ trabalha muito bem a equipa. Insiste permanentemente no trabalho com bola, por sectores, e nada é deixado ao acaso.

LJ não é temeroso, nem hesitante, como dizem e lê muito bem o jogo. Poderá tê-lo sido, como afirmam, no Rio Ave (estava fora e não pude ver o jogo). Também não vi o Marítimo pelas mesmas razões. Vi na Net, em muito más condições, o Young Boys.

Vi  todos os jogos de preparação e não concordava com a colocação de Lima à esquerda, NG  a ponta de lança e Pizzi, quando cá estava, como segundo ponta de lança. Mudou de ideias e fez bem. Não resultava.

...Mas ser prudente não significa que tenha medo. Ser prudente no jogo não significa falta de ambição e acho que essa não falta ao nosso treinador. Pelo contrário.

Está a reconstruir uma equipa a partir de expectativas, e de resultados, muito elevados,  depois de um ano ímpar. Viveu até hoje com imensas incertezas no plantel (casos de Pizzi, Guilherme, Douglão), lesões graves, designadamente de NAC (que eu considero a mais complicada porque é Central), de Ewerton e de Paulo César, entre outros casos.

Reparem que no jogo Birmingham-Braga apenas tiveram lugar na equipa, de início, três jogadores da equipa titular da final de Dublin: Hugo Viana, Lima e  Alan (apenas 27% da equipa de ontem). 63% não estavam cá ou não eram titulares.

Está a potenciar as capacidades de vários jogadores, quase sem se dar por ela. E não estou a falar de Hélder Barbosa que seria um bom exemplo.

O Braga desta época tem tipologias de jogo bem definidas e pode jogar, consoante as circunstâncias, e até durante o mesmo jogo como tem feito, em:

- 4X3X3

- 4X2X3X1

- 4X1X2X3

- 4X4X2 (4X4X1X1 como ontem e, muitas vezes, em 4X2X4).

Destaco, dos jogos oficiais que vi:

. Setúbal - Braga: Saída de Alan, entrada de Nuno Gomes e passagem de Hélder Barbosa para o lado direito. Decisivo.

. Braga – Gil Vicente: A entrada de Nuno Gomes e a aposta no 4X4X2 acompanhado por entradas pelo centro do terreno. Decisivo.

. Birmingham – Braga: O 4X4X1X1 baralhou os ingleses e deu-nos vantagem no jogo. Substituições acertadas e com influência no resultado. Decisivo.

Há jogadores que entraram este ano e que não estão habituados às exigências próprias de um Clube como o Braga, seja pela sua dimensão, seja pela atitude ambiciosa que queremos ver sempre na equipa, uma vez que queremos jogar sempre para ganhar.

Têm que crescer mentalmente para jogar ao mais alto nível, e Jardim, serenamente, com um discurso realista e desportivamente correcto, está a fazer um trabalho muito bom.

Claro que no futebol é preciso ter sorte, mas se trabalharmos intensamente todos os aspectos do jogo a sorte acontece muito mais vezes.

Repito o que tenho dito frequentemente desde Julho:

- Temos uma equipa mais equilibrada do que no ano passado, jogamos melhor futebol, há mais ligação e dinâmica de jogo assim como um futebol muito mais organizado e apoiado;

Mais,

- Em minha opinião, apesar de sentir muita simpatia por Domingos, acho que LJ é o melhor reforço que o Braga teve este ano, independentemente do reconhecido valor dos jogadores que vieram e que são, efectivamente, mais-valias para a equipa.

Isso não significa, necessariamente, que tenhamos mais êxito. Mas acredito em mais uma boa época, com crescimento e muitas alegrias.

E nós, os adeptos, também temos que fazer a nossa parte, apoiando a equipa nos bons e nos maus momentos (como os ingleses fizeram mesmo estando a perder), e também demonstrando a Leonardo Jardim que estamos com ele, fazendo com que se sinta ainda mais motivado para fazer mais e melhor.


...E MUITO IMPORTANTE, NÃO TEMOS OS MEIOS FINANCEIROS DO PORTO, DO BENFICA E DO SPORTING.

- APOIEMOS LEONARDO JARDIM.

- QUEREMOS QUE ELE TAMBÉM SINTA O CLUBE COM PAIXÃO E QUE TODOS OS ADEPTOS ESTÃO DO SEU LADO.

LeonelP

Não costumo escrever este género de comentários, mas desta vez tem que ser. O Mais Norte disse tudo, não retiro uma virgula ao comentário dele neste tópico.

enormeBRAGA

Quote from: Mais Norte on 16 de September de 2011, 17:55

- APOIEMOS LEONARDO JARDIM.

- QUEREMOS QUE ELE TAMBÉM SINTA O CLUBE COM PAIXÃO E QUE TODOS OS ADEPTOS ESTÃO DO SEU LADO.

Concordo com tudo o que dizes, mas isto parece-me o mais importante neste momento... Se ele se sentir apoiado, com as "costas quentes", sentir-se-á mais confiante e integrado, e, se ele conseguir transmitir essa paixão aos jogadores, então podemos contar com um grupo coeso, e com algum amor à camisola.

Nunca deixei de acreditar que poderia ser um bom treinador para o Braga, e, sei que na altura da indecisão, lancei para o ar José Peseiro, mas LJ, tem estado bem. Aliás muito bem.

FORÇA LEONARDO, FORÇA BRAGA
#VãoTerDeContarConnosco

ComContaPesoEMedida

Quote from: Mais Norte on 16 de September de 2011, 17:55

Repito o que tenho dito frequentemente desde Julho:

- Temos uma equipa mais equilibrada do que no ano passado, jogamos melhor futebol, há mais ligação e dinâmica de jogo assim como um futebol muito mais organizado e apoiado;

Mais,

- Em minha opinião, apesar de sentir muita simpatia por Domingos, acho que LJ é o melhor reforço que o Braga teve este ano, independentemente do reconhecido valor dos jogadores que vieram e que são, efectivamente, mais-valias para a equipa.


Apenas reforcei, a negrito, algumas considerações do autor do texto. E isto independentemente dos resultados conseguidos e dos jogadores utilizados!

Kriticus

Com um legado tão pesado sobre os seus ombros, Leonardo Jardim está-se a portar melhor do que muitos esperavam. Foi pedido o benefício da dúvida e alguma margem de erro inicial (nem todos acederam) e Jardm está a corresponder! Mais do que os resultados, agradam as exibições, deixámos de ser uma equipa de contra-ataque para sermos uma equipa de bola no pé, a pegar nas rédea do jogo. Assim sim, jogamos à medida daquilo que queremos ser, daquilo que ambicionamos atingir. Para além disto, noto que não é um treinador teimoso, não há lugares cativos (nem a estrela Nuno Gomes!), corrige o erro em vez de teimar nele. Que continue assim, está-me a entusiasmar mais a cada jogo que passa!