News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Leonardo Jardim...

Started by Zé, 18 de August de 2011, 23:31

Previous topic - Next topic

Eighty.eight

O Jardim joga com aquilo que lhe dão  e o  que  lhe deram, na minha opinião , não serve para os objectivos do clube.

Machado_87

Eu sempre concordei que se desse tempo aos treinadores/jogadores para eles mostrarem o que valem... mas desta vez não posso aceitar!

Desde o primeiro jogo que vi na pré-época que o verifico e hoje volta a confirmar-se.
Insiste em colocar jogadores fora das suas posições naturais, hoje foi Móssoro à esquerda, normalmente é o Lima e o Pizzi no meio. Depois tirou o Mossoro da esquerda e montou uma especie de losango no meio campo com o Alan a cair na esquerda perdido, mas não durou muito e meteu o Mossoro a Ala direito. Continua a deixar o Nuno Gomes sozinho na frente e jogou com o HV e Salino que ocupam os mesmos espaços no campo. As substituições de hoje foram praticamente as mesmas do jogo com o Rio Ave, troca por troca. Eu até acertei quem saía só ao ver os que iam entrar. Para que quer o Guilherme no banco se não aposta nele?
E hoje as substituições foram Hélder Barbosa e Meyong (tal como em Vila do Conde) que de uma forma geral, concordamos que não têm valor para o Braga actual...
Para além disto passa o jogo calado sem dar indicações para o campo, ou então usa telepatia...

Eu não estou a criticar porque gosto, fiquei bastante satisfeito quando vi que era o LJ o nosso novo treinador e tinha grandes esperanças nele, mas está a mostrar que não tem qualidade para o posto...
Força Mágico Braga!!!
Uma equipa, uma fé, um orgulho
SPORTING DE BRAGA sempre

DeBarceloscomAmor <3

Quote from: Zinired on 19 de August de 2011, 03:00
Acho inacreditável estar a 13 dias no fim do mercado de transferências e com tantas incertezas e lacunas na equipa.
Gente, a culpa não é só do Leonardo Jardim..

Caralh* e onde param os milhões que se ganhou?!?

O jogo de hoje deu-me sono, bahhhh  :(

E eu que nem sou de dizer estas merd*s  :-\

scb21braga

do q tenho visto ate agora ha varios aspectos a ter em conta:
positivos : nota-se claramente que o L.J. tem encontrado forma de evoluir os jogadores . tenha-se em conta que até á uns 15 dias atrás havia muito quem pusesse em causa a questao da defesa por exemplo. li por ca que o ewerton nao valia nada pq vinha de uma divisao inferior brasileira, que o imorou seria outro elderson etc. etc. bem, na verdade parece-me que esse mesmo ewerton prepara-se para ser uma das melhores surpresas da nossa equipa esta epoca e o imorou é claramente superior ao elderson.
entendo também que estamos a restruturar uma equipa que viu sair jogadores essenciais e ainda nao acabou pelos vistos, o que afecta muito o rendimento tendo em conta que por muitos bons valores que entrem, ainda nao estao adaptados á nossa liga, ou nao estao adaptados ao tipo de jogo que o L.J. impoe, ou simplesmente ainda nao estao entrosados com o restante plantel.

negativos: aponto sem duvida o dedo, digam o que disserem, ás adaptaçoes no minimo esquisitas que o treinador faz. parece-me que ainda nao sabe distinguir um extremo de um ponta de lança e isso é muito mau. tamos a desperdiçar bons jogadores e a prejudicar claramente outros que renderiam muito mais nas suas posiçoes originais.
a constante mutaçao do plantel tá a ser muito prejudicial embora aqui nao possamos criticar o treinador porque isso so indica má gestao da direçao.tanto dinheiro é bom, é necessario, mas nao podemos vender assim e "assassinar" a identidade da equipa deixando o treinador sem alternativas num momento em que jogamos o orgulho e a ambiçao do S.C.BRAGA na europa.
continuo sem entender o que faz o nuno gomes sozinho.será que o L.J. nao conhece o campeonato portugues e nunca viu o n.g. jogar durante anos e anos e ainda nao sabe que ele é otimo jogador sim, mas para apoiar um ponta de lança?
falta eficacia na concretizaçao e isso treina-se.
nao tem imaginaçao na hora de substituir e nao intervem nem motiva a equipa ( falha muito grave ). em dois jogos ja me enchi de o ver encostado ao banco caladinho sem se expressao , sem gritar para o campo, de braços cruzados.


outro dos pormenores que nao me passou ao lado foi a forma como a direçao permite jogadores do nosso clube comentarem o que se passa nos outros clubes (quim e nuno gomes a falarem do benfica).axo inadmissivel.aqui so se deve pensar no braga e falar do braga. o resto, cada um que se preocupe consigo.
e a postura do l.j. em assumir claramente o favoritismo do jogo. onde pára a humildade que nos caracterizou desde sempre?ninguem é favorito em jogo nenhum. foi isso que nos levou tao longe a epoca passada.nunca eramos favoritos, e no entanto fomos sempre derrubando gigantes. e de um ano para o outro enchemos o peito e agora já somos nós os gigantes e comemos tudo e todos?haja coerencia e humildade.nesse aspecto sim, concordo com o que li, que o L.J. ainda nao conhece a realidade do clube que treina.

nao digo estas coisas num tom destrutivo.espero q sejam entendidas como criticas construtivas e quem dera eu ser o senhor da razao e que se assim fosse a minha opiniao fosse levada em conta eheh , mas nao sendo possivel vale o que vale.
so espero que as coisas evoluam e comecemos a encaminhar o enorme para o que nos tem habituado sem perder a identidade, a garra, a humildade e a ambiçao.

por ultimo : gostei muito do que vi contra o rio ave (falhando apenas a finalizaçao e as tais adaptaçoes esquisitas)
nao gostei nada do que vi ontem contra o YB (jogo apático, sem recursos ofensivos e falhas na finalizaçao novamente e as tais adaptaçoes)

Wer Bn

Lol, é só tristes.
Se fizessemos o mesmo com o Domingos no jogo com o Elfsborg?

QUE NOJO que alguns de vocês me metem.

Olho Vivo

Basta recuar cerca de duas épocas atrás e a conversa era a mesma. Há uma equipa para reconstruir e dificilmente isso pode suceder com um plantel em permanente ebulição. E não adianta procurar culpados porque isto acontece com muitos clubes bem mais poderosos que o nosso (e.g., Porto).

De qualquer forma, penso que há questões que levantam interrogações:

1. Jardim estaria ou não alertado para as prováveis saídas de Pizzi e Lima!? É que durante toda a pré-temporada fez deles (sobretudo do miúdo) pedras basilares do seu onze-base. Mais: inscrevemos os seus nomes na lista enviada à UEFA.

2. O plantel levou uma revolução (que prossegue). Jardim não estava obrigado a manter o 4-2-3-1 que foi apanágio da equipa nas últimas duas temporadas, já que da equipa que ainda há pouco jogara a final da Liga Europa pouco sobrara. Optou por fazê-lo quando tinha um plantel que, pelo número e características dos avançados disponíveis (e pela ausência de um número 10 decisivo e de classe), exigia um sistema que comportasse dois avançados. Pareceu-me um erro (e será muito, muito complicado fazer de Nuno Gomes mais-valia, actuando desta forma). É evidente que Jardim ainda tem tempo para moldar o plantel ao seu gosto mas não me parece que tenha feito as melhores opções iniciais.

3. Há problemas tácticos que Jardim tem de resolver e que até nem são muito diferentes dos que tinha Domingos há dois anos:

i. tem dois jogadores muitos iguais no meio-campo, não em termos de qualidade técnica e pendor ofensivo/defensivo, mas em termos de velocidade e dinamismo. É muito complicado jogar com Djamal e Viana, qualquer deles actuando a baixo ritmo, factor que se nota sobremaneira quando não existe um número 10 dinâmico e com capacidade de decisão (Pizzi "disfarçava" a sua menor vocação para esse papel melhor do que Mossoró). Isto tem outro problema: é que torna a equipa muito vulnerável às transições do adversário, já que estes jogadores (e em particular Djamal), tendem a refugiar-se perto da linha defensiva que não sobe em bloco, abrindo muito espaço entre linhas. Solução? a mais óbvia, é o regresso de Custódio (mas será preciso um outro número 10). Salino também poderia ser solução no lugar de Viana, mas aí perderíamos capacidade de passe e ordem. Uma vez mais Salino poderia fazer uma boa parelha com Custódio, não com Djamal. Sobre Guilherme... não adianta chover no molhado.

ii. a opção por Lima à esquerda não foi bem conseguida. Percebe-se a necessidade de dar maior presença na área à equipa com um falso-extremo mas Lima não tem o poder de explosão e a inteligência para desempenhar esse papel. Uma vez mais, creio que o melhor que temos para desempenhar esse papel ainda é Paulo César, que no entanto parecia não estar nas primeiras opções de Jardim.

Agora, eu tenho obrigação de ser humilde e não achar que eu é que percebo disto e o treinador é que é um camelo. A história recente do Braga, com Domingos, obriga-me a ter cautela na avaliação do trabalho do treinador. Mais ainda quando já todos percebemos que o plantel está ainda em construção. Tenho pena que este processo coloque em risco a continuidade na Liga Europa - e estamos mesmo na corda bamba. Mas é algo com o que temos de saber viver. Não se constrói uma equipa nova sem tempo - o ideal teria sido termos o plantel perfeitamente definido há um mês e meio, no início dos trabalhos. É preciso nesta fase ter alguma sorte - como teve Domingos quando Meyong marcou, frente à Académica, na primeira jornada de há duas épocas, quase no final do jogo - quando muitos já pediam a sua cabeça (e alegadamente, já teria os patins prontos a calçar).

E paciência, meus amigos! Esta equipa já não é a finalista da Liga Europa. É outra, nova, completamente diferente. É preciso termos a humildade de o percebermos.

TiagoHV

Fecha o topico mazéé!!! Pareceis os pintainhos, sempre a criticar  >:(!
Na derrota e na vitória!

Zinired

#47
Quote from: Wer Bn on 19 de August de 2011, 09:58
Lol, é só tristes.
Se fizessemos o mesmo com o Domingos no jogo com o Elfsborg?

QUE NOJO que alguns de vocês me metem.

Está a acontecer o mesmo quando fomos eliminados pelo Elfsborg.. E depois o Domingos conquistou muita gente como se viu.

PS: Escusas é de falar assim aqui, mesmo que não concordes com a opinião de outros.

Wer Bn

Quote from: Zinired on 19 de August de 2011, 11:56
Quote from: Wer Bn on 19 de August de 2011, 09:58
Lol, é só tristes.
Se fizessemos o mesmo com o Domingos no jogo com o Elfsborg?

QUE NOJO que alguns de vocês me metem.

Está a acontecer o mesmo quando fomos eliminados pelo Elfsborg.. E depois o Domingos conquistou muita gente como se viu.

PS: Escusas é de falar assim aqui, mesmo que não concordes com a opinião de outros.
Peço desculpa.
Mas há coisas...

braga11

Tenham calma. Temos que dar tempo ao tempo.

FORCA  BRAGA


VIVA  O  ENORME  SC  BRAGA
BRAGA  SEMPRE
VIVA  O  ENORME  SC  BRAGA - BRAGA  SEMPRE

WOOTER

#50
Quote from: Wer Bn on 19 de August de 2011, 09:58
Lol, é só tristes.
Se fizessemos o mesmo com o Domingos no jogo com o Elfsborg?

QUE NOJO que alguns de vocês me metem.

Verdade, no início quando o Domingos estava a construir a equipa perdemos em casa e nem houve assobios nas substituições nem no final do jogo. Têm memória curta as pessoas... Certamente também não se lembram da forma que jogávamos quando tinhamos Manuel Machado e Rogerio Gonçalves e até JOrge Costa como treinadores.
Ao assobiar a equipa no início da época tira confiança ao técnico, jogadores... Acho que aquilo que aconteceu ao Sporting poderia servir de exemplo, quando jogar em casa para eles era um martírio...

Galécia

Deixem o presidente vender mais 2 ou 3 jogadores, depois comentem este tópico... Ainda vamos chegar aos 50 milhões...Yupi!

Vasco Soares

Este forum esta mesmo a ficar bonito, penso que os proximos utilizadores terao que responder a uma pergunta do genero juras dizer sempre bem, mesmo que isso va contra a tua opiniao? se responder sim é aceite, se responder nao nao é aceite. Isto francamente é demais, dizerem que jogamos muito contra o rio ave só pode ser para rir, jogamos ate aos ultimos 30 metros porque o rio ave deixou, pois entrar na area esta queto, tivemos uma oportunidade de golo, o paulo santos limitou-se a recolher cruzamentos estupidos e pouco mais, no jogo de ontem nao vi onde fomos superiores vi um jogo repartido em que na 1º parte eles foram superiores a nós.
Estamos no inicio, pois estamos mas ja deu para ver que a forma preferencial do braga sair a jogar é poe na frente que alguem ha-de la ir, nos lançamentos parecem os jogos da regional tipo lança na linha e vais ganhando metros, movimentaçoes para receber a bola nao há, outra cois que ao que parece tb está muito bem foi a promoçao do alan a marcador de livres e cantos, qd alan é só apenas um dos nosso melhores elementos a jogar de cabeça, mas claro que esta opçao nao é culpa de ninguem ou melhor deve ser minha...

barinho

Como eu disse no tópico do jogo esta equipa ainda vai calar muita gente.Esta equipa vai dar cartas mas uma reconstrução quase total demora, especialmente com a ideia estúpida da UEFA de fechar o mercado a 31 de Agosto.

Ontem entre jogadores que estão para sair,lesionados e jogadores que estão para entrar faltavam Pizzi,Lima,Zé Luis,Paulo César,Custódio,Ukra,Samson,Carlão e Magrão.Para além disto tudo tínhamos 7 jogadores novos no 11 (em Vila do Conde tínhamos 8).Mesmo assim dominamos ambos os jogos e não ganhamos por falha na concretização (mas isso é futebol,qualquer equipa está à mercê disso).E não me parece que ter 5 ou 6 oportunidades flagrantes contra 1 seja quase perder o jogo...

Como eu sempre disse acredito no trabalho do LJ até ver.A única coisa que não gostei muito em ambos os jogos foram as opções nas substituições.Mas a verdade é que ele não tinha muito por onde escolher.


Vasco Soares

barinho, tu até podes ter razao e palavra de honra, deus queira que tenham e que eu seja um dos muitos que se cale, mas se quiseres ser honesto intelectualmente contigo mesmo nao podes dizer que é mentira aquilo que escrevia principalmente no usar e abusar nos cruzamentos e lançamentos longos a partir da defesa, nos lançamentos laterais igual, e entao no caso do alan a marcador de bolas paradas é gritante, e os muitos assobios que ontem se fizeram ouvir, em nada ajudarao a equipa, mas talvez esteja na hora de muito boa gente perceber que enquanto aqui no forum parece que ha um corporativismo para dizer bem, no estadio essa ideia nao é a real como tal todos os que nao tem gostado da equipa nao devem ser todos cegos, e alguns devem perceber alguma coisa de futebol.

enormeBRAGA

Quote from: Eighty.eight on 19 de August de 2011, 03:59
O Jardim joga com aquilo que lhe dão  e o  que  lhe deram, na minha opinião , não serve para os objectivos do clube.

É um facto... ainda por cima tiraram-lhe dois crónicos titulares, horas antes do jogo. Mas, que raio, ele bem podia ter arriscado mais, Djamal e H. Viana, andaram-se a marcar um ao outro... Tirava o Djamal, metia o Gui ou o H. Barbosa na esquerda, recuava Salino e punha Mossoró na posição dez... Não  era dificil.
#VãoTerDeContarConnosco

barinho

Vasco soares claro que admito que há muito por limar ainda,mas isso foi algo que sempre esperei e que é normal em qualquer equipa que tenha de ser reconstruída quase do zero.O que é facto é que se olharmos para o que era a defesa no início e o que é agora vemos trabalho bem feito.No meio campo e ataque as coisas deviam ser mais fáceis mas entretanto uns saem de repente,outros lesionam-se,outros ainda estão para chegar e perde-se entrosamento.

Claro que há muito trabalho por fazer mas o que é facto é que se analisarmos friamente com o coração de lado ambos os jogos,só podia haver um vencedor em ambos e por mais que um golo.Com um futebol mais ou menos atabalhoado ainda,mas o que é facto é que fizemos mais que suficiente para ganhar ambos.Mas claro que espero que se melhore e acredito que sim.

Armando Coelho

Quote from: BRAGA.COM on 19 de August de 2011, 01:08
Quote from: isi_scb on 18 de August de 2011, 23:49
Eu acho é que o Braga tem demasiados adeptos que olham para os resultados e só.

Há meia duzia de pessoas que chegam aqui após olhar para o 0-0 por si só. É mau resultado? É pois! O Braga tem equipa para mais, o Braga e as suas gentes querem sempre mais mas há um sem número de atenuantes que são simplesmente ignoradas pelas pessoas.

Entrar no tópico de comentários após e durante o jogo dá-me simplesmente nojo. Como é possível ser cego ao ponto de não ver a injustiça destes dois empates (rio ave e young boys)???

Como é possível aclamar pobreza ao nosso futebol se em cada um desses jogos tivemos 4/5 oportunidades FLAGRANTES de golo que em alta competição são significado automático de vitória?

O nosso jogo foi lastimavel sim isi_SCB pois tivemos sim senhor 4/5 boas ocasiões...vindo 3/4 de bola parada....porque jogo jogado foi lastimavel....

Culpado por hoje não ganharmos, está a vista de todos que foi por causa do Jardim....não é preciso ser génio de futebol para ver isso!
Então ficamos sem o Pizzi para organizar o jogo e vamos colocar o Salino para essa posição o jogo todo  :o nem sei o que dizer, quando se tem Mossoró para essa posição e quanto muito para mim a mais acertada seria o Guilherme ( é extremo mas faria lindamente essa posição).

Hoje havia varias alternativas as contrariedades de ultima hora mais asseguro-te que ele foi arranjar a pior...ou quase só faltava o meyong fazer de Pizzi  8)

Havia tanta solução obvias, agora jogar com salino a 10 ? hoje jogamos com literalmente com 3 medios de caris defensivo! o buraco entre os 3 da frente era nitido!!!!!

Que tivesse posto o Mossoró no centro a organizar e Helder barbosa na ala de inicio até aceitaria, ou o Mossoró no meio e Guilherme na ala.......agora Mossoró na ala para colocar o Salino  :-X


Por mim e não sou adepto das vitórias...o Jardim que aprenda a ler o que o jogo pede ou não vai durar muito!


PS : Djamal que nodoa! tinha avisado! a não ser cortar bolas de cabeça nada mas nem posicionar-se em campo....nem iniciar jogadas de ataque.....Volta rapido CUSTÓDIO!

Plenamente de acordo, o problema deste fórum, é que há gente que vê um jogo diferente e não admite criticas ao treinador. Parecem fundamentalistas islámicos, tentam impor a todo o custo a sua análise e acusam os restantes de blasfémia. Ridiculo porquê? Eu vi um jogo pobre, muito pobre, muito parco de ideias, de principios de jogo. E não foi só por este jogo, foi por quase todos os jogos de pré-época também. Uma pré-época feita à base de jogos de preparação com Aves, Freamundes, Trofenses e afins, equipas teoricamente inferiores, pensei eu que a ideia do treinador seria rotinar a equipa a enfrentar este tipo de dificuldades de jogar contra sistemas fechados de equipas ultra-defensivas, afinal o que se vem a constatar é que o trabalho realizado valeu até à data, zero. O que se tem visto é uma equipa com sérias dificuldades para furar este tipo de esquemas, joga a passo, com as linhas muito distantes, sem transições ofensivas, sem triangulações dignas desse nome, posse de bola? Quem é que ganha jogos só com posse de bola? É preciso objectividade, é preciso movimentações dos jogadores (Viana teve sempre dificuldades a quem endossar a bola), é preciso meter gente na área e..... mais importante ainda, é preciso rematar à baliza contrária para se marcar golos. Ontem, as poucas vezes em que conseguimos criar relativo perigo, foi apenas de bola parada, jogadas com principio meio e fim, nem vê-las. Ora se isto não é trabalho do treinador, vou ali e já venho, afinal para que queremos um gajo no banco, só para ostentar a braçadeira de treinador?. O homem sempre que mexe, tem mexido e remexido e a coisa continua na mesma ou para pior.
Que me desculpem os seus incondicionais defensores (ex. isi-scb), mas neste momento é dificil defender o indefensável. Espero muito sinceramente que os seus defensores possam descarregar toda a sua fúria sobre mim no futuro imediato e que a sua opinião vingue, seria óptimo sinal para o Braga e para todos nós adeptos, mas.... com este treinador, não auguro nada de bom nos tempos mais próximos.

miguel_afonso

Quote from: Armando Coelho on 19 de August de 2011, 13:39
Quote from: BRAGA.COM on 19 de August de 2011, 01:08
Quote from: isi_scb on 18 de August de 2011, 23:49
Eu acho é que o Braga tem demasiados adeptos que olham para os resultados e só.

Há meia duzia de pessoas que chegam aqui após olhar para o 0-0 por si só. É mau resultado? É pois! O Braga tem equipa para mais, o Braga e as suas gentes querem sempre mais mas há um sem número de atenuantes que são simplesmente ignoradas pelas pessoas.

Entrar no tópico de comentários após e durante o jogo dá-me simplesmente nojo. Como é possível ser cego ao ponto de não ver a injustiça destes dois empates (rio ave e young boys)???

Como é possível aclamar pobreza ao nosso futebol se em cada um desses jogos tivemos 4/5 oportunidades FLAGRANTES de golo que em alta competição são significado automático de vitória?

O nosso jogo foi lastimavel sim isi_SCB pois tivemos sim senhor 4/5 boas ocasiões...vindo 3/4 de bola parada....porque jogo jogado foi lastimavel....

Culpado por hoje não ganharmos, está a vista de todos que foi por causa do Jardim....não é preciso ser génio de futebol para ver isso!
Então ficamos sem o Pizzi para organizar o jogo e vamos colocar o Salino para essa posição o jogo todo  :o nem sei o que dizer, quando se tem Mossoró para essa posição e quanto muito para mim a mais acertada seria o Guilherme ( é extremo mas faria lindamente essa posição).

Hoje havia varias alternativas as contrariedades de ultima hora mais asseguro-te que ele foi arranjar a pior...ou quase só faltava o meyong fazer de Pizzi  8)

Havia tanta solução obvias, agora jogar com salino a 10 ? hoje jogamos com literalmente com 3 medios de caris defensivo! o buraco entre os 3 da frente era nitido!!!!!

Que tivesse posto o Mossoró no centro a organizar e Helder barbosa na ala de inicio até aceitaria, ou o Mossoró no meio e Guilherme na ala.......agora Mossoró na ala para colocar o Salino  :-X


Por mim e não sou adepto das vitórias...o Jardim que aprenda a ler o que o jogo pede ou não vai durar muito!


PS : Djamal que nodoa! tinha avisado! a não ser cortar bolas de cabeça nada mas nem posicionar-se em campo....nem iniciar jogadas de ataque.....Volta rapido CUSTÓDIO!

Plenamente de acordo, o problema deste fórum, é que há gente que vê um jogo diferente e não admite criticas ao treinador. Parecem fundamentalistas islámicos, tentam impor a todo o custo a sua análise e acusam os restantes de blasfémia. Ridiculo porquê? Eu vi um jogo pobre, muito pobre, muito parco de ideias, de principios de jogo. E não foi só por este jogo, foi por quase todos os jogos de pré-época também. Uma pré-época feita à base de jogos de preparação com Aves, Freamundes, Trofenses e afins, equipas teoricamente inferiores, pensei eu que a ideia do treinador seria rotinar a equipa a enfrentar este tipo de dificuldades de jogar contra sistemas fechados de equipas ultra-defensivas, afinal o que se vem a constatar é que o trabalho realizado valeu até à data, zero. O que se tem visto é uma equipa com sérias dificuldades para furar este tipo de esquemas, joga a passo, com as linhas muito distantes, sem transições ofensivas, sem triangulações dignas desse nome, posse de bola? Quem é que ganha jogos só com posse de bola? É preciso objectividade, é preciso movimentações dos jogadores (Viana teve sempre dificuldades a quem endossar a bola), é preciso meter gente na área e..... mais importante ainda, é preciso rematar à baliza contrária para se marcar golos. Ontem, as poucas vezes em que conseguimos criar relativo perigo, foi apenas de bola parada, jogadas com principio meio e fim, nem vê-las. Ora se isto não é trabalho do treinador, vou ali e já venho, afinal para que queremos um gajo no banco, só para ostentar a braçadeira de treinador?. O homem sempre que mexe, tem mexido e remexido e a coisa continua na mesma ou para pior.
Que me desculpem os seus incondicionais defensores (ex. isi-scb), mas neste momento é dificil defender o indefensável. Espero muito sinceramente que os seus defensores possam descarregar toda a sua fúria sobre mim no futuro imediato e que a sua opinião vingue, seria óptimo sinal para o Braga e para todos nós adeptos, mas.... com este treinador, não auguro nada de bom nos tempos mais próximos.

Criticar não significa insultar. Podemos sempre criticar opções e substituições, agora quando se parte para o insulto facil....
Acho também interessante haver pessoas a pedir a cabeça do treinador depois de 2 jogos oficiais. Principalmente porque agoiravam que a defesa era um buraco, os defesas eram todos vesgos e coxos e vejam lá que ainda não se sofreu um golo, há coisas do caneco. Mas de certeza que o treinador nao tem nada a haver com as melhorias que o sector tem vindo a demonstrar...

1

Quote from: Olho Vivo on 19 de August de 2011, 11:42
Basta recuar cerca de duas épocas atrás e a conversa era a mesma. Há uma equipa para reconstruir e dificilmente isso pode suceder com um plantel em permanente ebulição. E não adianta procurar culpados porque isto acontece com muitos clubes bem mais poderosos que o nosso (e.g., Porto).

De qualquer forma, penso que há questões que levantam interrogações:

1. Jardim estaria ou não alertado para as prováveis saídas de Pizzi e Lima!? É que durante toda a pré-temporada fez deles (sobretudo do miúdo) pedras basilares do seu onze-base. Mais: inscrevemos os seus nomes na lista enviada à UEFA.

2. O plantel levou uma revolução (que prossegue). Jardim não estava obrigado a manter o 4-2-3-1 que foi apanágio da equipa nas últimas duas temporadas, já que da equipa que ainda há pouco jogara a final da Liga Europa pouco sobrara. Optou por fazê-lo quando tinha um plantel que, pelo número e características dos avançados disponíveis (e pela ausência de um número 10 decisivo e de classe), exigia um sistema que comportasse dois avançados. Pareceu-me um erro (e será muito, muito complicado fazer de Nuno Gomes mais-valia, actuando desta forma). É evidente que Jardim ainda tem tempo para moldar o plantel ao seu gosto mas não me parece que tenha feito as melhores opções iniciais.

3. Há problemas tácticos que Jardim tem de resolver e que até nem são muito diferentes dos que tinha Domingos há dois anos:

i. tem dois jogadores muitos iguais no meio-campo, não em termos de qualidade técnica e pendor ofensivo/defensivo, mas em termos de velocidade e dinamismo. É muito complicado jogar com Djamal e Viana, qualquer deles actuando a baixo ritmo, factor que se nota sobremaneira quando não existe um número 10 dinâmico e com capacidade de decisão (Pizzi "disfarçava" a sua menor vocação para esse papel melhor do que Mossoró). Isto tem outro problema: é que torna a equipa muito vulnerável às transições do adversário, já que estes jogadores (e em particular Djamal), tendem a refugiar-se perto da linha defensiva que não sobe em bloco, abrindo muito espaço entre linhas. Solução? a mais óbvia, é o regresso de Custódio (mas será preciso um outro número 10). Salino também poderia ser solução no lugar de Viana, mas aí perderíamos capacidade de passe e ordem. Uma vez mais Salino poderia fazer uma boa parelha com Custódio, não com Djamal. Sobre Guilherme... não adianta chover no molhado.

ii. a opção por Lima à esquerda não foi bem conseguida. Percebe-se a necessidade de dar maior presença na área à equipa com um falso-extremo mas Lima não tem o poder de explosão e a inteligência para desempenhar esse papel. Uma vez mais, creio que o melhor que temos para desempenhar esse papel ainda é Paulo César, que no entanto parecia não estar nas primeiras opções de Jardim.

Agora, eu tenho obrigação de ser humilde e não achar que eu é que percebo disto e o treinador é que é um camelo. A história recente do Braga, com Domingos, obriga-me a ter cautela na avaliação do trabalho do treinador. Mais ainda quando já todos percebemos que o plantel está ainda em construção. Tenho pena que este processo coloque em risco a continuidade na Liga Europa - e estamos mesmo na corda bamba. Mas é algo com o que temos de saber viver. Não se constrói uma equipa nova sem tempo - o ideal teria sido termos o plantel perfeitamente definido há um mês e meio, no início dos trabalhos. É preciso nesta fase ter alguma sorte - como teve Domingos quando Meyong marcou, frente à Académica, na primeira jornada de há duas épocas, quase no final do jogo - quando muitos já pediam a sua cabeça (e alegadamente, já teria os patins prontos a calçar).

E paciência, meus amigos! Esta equipa já não é a finalista da Liga Europa. É outra, nova, completamente diferente. É preciso termos a humildade de o percebermos.

Eu não critico o Jardim pelas suas opções iniciais. Aí dou lhe e darei durante algum tempo o beneficio da duvida.

Agora as substituições nos 2 jogos oficiais foram muito infelizes. O Jardim contentou-se com o empate nos 2 jogos em vez de procurar a vitoria.

Como gostamos de dizer: "Não exigimos que ganhem sempre mas que joguem para ganhar" e isso não se viu nas substituições