News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/08

Started by JotaCC, 11 de August de 2011, 07:13

Previous topic - Next topic

JotaCC

Lista de 22 ataca a UEFA

Em vésperas da estreia na edição de 2011/2012 da Liga Portuguesa de Futebol, na qual defronta a formação do Rio Ave, no próximo sábado, a partir das 18 horas, a estrutura do Sporting Clube de Braga resolveu ontem a situação da inscrição, na UEFA, dos jogadores que vão disputar a edição desta temporada da Liga Europa.
O site oficial do organismo que rege o futebol europeu anunciou ontem que o Sp. Braga inscreveu, para a participação na competição europeia, 22 jogadores dos 25 que podiam ter escolhido para a lista.

São apenas 22 os atletas inscritos pelo Sp. Braga porque apenas um dos actuais jogadores do plantel cumpre as regras da formação da UEFA. O guarda-redes Quim é o único dos jogadores que compõem o plantel que cumpre os regulamentos que dizem que nos 25 jogadores a equipa tem que apresentar pelo menos quatro que tenham sido formados no clube e que, entre os 15 e 21 anos, tenham tido uma ligação de três temporadas com o clube.

Para além de Quim, também Guilherme e Pizzi passaram pelos escalões de formação arsenalistas, mas o brasileiro, que tem 20 anos, está na sua segunda época em Braga, e o português, de 21, só jogou uma temporada nos juniores tendo sido depois emprestado por diversas ocasiões.

Dizem os regulamentos que por cada jogador a menos que cumpra essa regra o clube perde o direito de inscrever um atleta e, como tal, o Sp. Braga inscreve apenas 22 dos 25 possíveis.
No resto dos escolhidos, destaque para as ausências de Rodrigo Galo e Henrique, dois dos reforços assegurados para a nova temporada, e também de Ukra e Zé Luís, uma vez que se encontram lesionados.

Ukra recupera de uma cirurgia ao tendão rotuliano do joelho esquerdo e Zé Luís, que se lesionou no jogo de apresentação frente ao Aston Villa, vai ser operado a uma fractura no quinto metatarso do pé esquerdo, pelo que os dois atletas vão ter períodos longos de recuperação pela frente.

A lista dos 22 escolhidos por Leonardo Jardim fica completa com os guarda-redes Quim e Berni. Na defesa foram inscritos Ewerton, Baiano, Elderson, Imorou, Paulo Vinícius e Nuno André Coelho.
O meio campo fica preenchido pelos jogadores disponíveis para as posições do meio do terreno actualmente, ou seja, Vinícius, Mossoró, Djamal, Leandro Salino, Guilherme, Custódio e Hugo Viana.

A lista que foi entregue à UEFA fica completa com os avançados Paulo César, Hélder Barbosa, Meyong, Lima, Nuno Gomes, Alan e Pizzi.
Estes são os atletas que o técnico Leonardo Jardim escolheu para completar a lista da UEFA e vai ter à sua disposição nos próximos jogos da Liga Europa.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

100 para Mossoró e Hélder Barbosa

A primeira jornada da Liga poderá ser especial para Mossoró e Hélder Barbosa. O brasileiro e o português estão à porta do clube dos jogadores com cem jogos na competição e, para garantirem a entrada, só precisam de somar alguns segundos naquele que o Braga vai realizar sábado, com o Rio Ave. Para trás ficaram já 99 encontros, número que, no caso do médio brasileiro, foi alcançado após quatro épocas em Portugal, menos duas do que as que precisou o extremo português, cuja estreia ficou literalmente gravada a vermelho no currículo. Foi em 2005, num empate (1-1) entre o FC Porto - clube que representava - e o Boavista, em que entrou após o intervalo. Contudo, 44 minutos depois acabaria expulso por acumulação de amarelos.

O primeiro jogo de Mossoró na liga portuguesa tem quatro anos. Sebastião Lazaroni foi o treinador que deu a oportunidade ao médio, num encontro entre o Marítimo e o Paços de Ferreira que os insulares. O brasileiro deu nas vistas e nessa época (2007/08) realizou mais 29, levando o Braga a pagar 700 mil euros para adquirir o seu passe ao Internacional, quantia que até este defeso representava um recorde do clube. O investimento, contudo, tem-se revelado acertado, uma vez que desde então o brasileiro já realizou 69 jogos pelos arsenalistas - Barbosa contabiliza apenas 17.

Tanto um como outro estão ainda na expectativa para saber se Leonardo Jardim lhes concederá uma oportunidade em Vila do Conde. Dos dois, Mossoró é aquele que mais possibilidades tem de jogar de início, embora no encontro de apresentação, contra o Aston Villa, tenha sido suplente em detrimento de Pizzi. Já o extremo deverá ir para o banco de suplentes, uma vez que Lima tem sido a grande aposta do treinador para o lado esquerdo do ataque - um cenário que não deverá ser alterado nos "Arcos" - e para o flanco direito há o intocável Alan. A lesão de Paulo César, contudo, abre-lhe perspectivas de ser convocado.

2005

O Boavista apadrinhou a estreia de Hélder Barbosa na Liga. Foi a 6 de Maio, num jogo em que o ala, então no FC Porto, entrou ao intervalo e foi expulso.

2007

O primeiro jogo de Mossoró na Liga ocorreu no dia 18 de Agosto, contra o Paços de Ferreira. O médio, então no Marítimo, foi titular, mas saiu aos 68'.


Galo e Henrique de fora da UEFA


Rodrigo Galo e Henrique foram dois dos cinco jogadores do actual plantel do Braga que não foram inscritos pelo clube na UEFA. O lateral-direito e o central, que nos últimos tempos parecem estar a perder algum espaço - nem sequer foram utilizados no jogo com o Aston Villa -, são as ausências mais notadas, uma vez que, a par de Marcos (terceiro guarda-redes), estão em condições físicas para jogar. O mesmo não se passa, por exemplo, com Ukra e Zé Luís, que ficaram de fora da lista de 22 atletas por se encontrarem lesionados.


Peña já rescindiu e deseja o Caracas

O venezuelano Peña acertou ontem a rescisão de contrato com o Braga e encontra-se no mercado à procura de um clube para jogar na próxima época. Da Venezuela já chegaram alguns convites, mas, segundo o agente do médio, nem todos agradam. "Se a decisão do Angelo [Peña] for voltar, será para jogar no Caracas. O Táchira e o Anzoátegui perguntaram por ele, mas ele disse que só voltaria para o Caracas", disse Pablo Martínez ao jornal "Merediano". O próximo jogador a rescindir com o Braga deverá ser o lateral Marco Ramos.


Trio de recrutas sem Braga à vista

Como se não bastassem os problemas com lesões no plantel, como são os casos de Tarantini, Bruno China, Feliz e Mendes, o técnico Carlos Brito tem três jogadores em dúvida para a recepção ao Braga. O guardião Huanderson, o médio Jorginho e o avançado Dinei aguardam pela chegada dos respectivos certificados internacionais, pelo que é uma incógnita a utilização do trio. Pelo segundo dia consecutivo, o treino de hoje realiza-se à porta fechada, sendo que Carlos Brito irá falar sobre o jogo com os bracarenses só amanhã.


O JOGO

JotaCC

Arcos do triunfo

Há mil e um motivos para o SC Braga encarar com optimismo a difícil deslocação ao terreno do Rio Ave, agendada para as 18 horas de sábado.

Não apenas por se tratar do primeiro jogo oficial da equipa agora orientada por Leonardo Jardim, mas pelo facto do que uma vitória pode representar em termos de história no principal escalão do futebol português.

O emblema da cidade dos arcebispos, que conta já 55 participações no campeonato de elite, apresta-se para chegar a um número redondo e sensacional no que diz respeito a vitórias.

Caso conquiste os três pontos diante dos vila-condenses, entra na galeria dos notáveis que ultrapassam as seis centenas de triunfos no escalão principal, algo só superado por Benfica (1438), FC Porto (1402), Sporting (1317), Belenenses (813), V. Guimarães (745), V. Setúbal (624) e Boavista (603).

A BOLA

JotaCC

Sporting de Braga inscreveu apenas 22 jogadores na Liga Europa

O Sporting de Braga perdeu três vagas na inscrição de jogadores na Liga Europa de futebol, onde vai defrontar os suíços do Young Boys no playoff, porque só um cumpre as regras da formação da UEFA.

O clube minhoto, finalista da última edição da Liga Europa, podia inscrever 25 jogadores, mas só incluiu 22 na lista publicada no sítio oficial da UEFA na internet.

Isto porque os regulamentos da UEFA dizem que os clubes têm que apresentar pelo menos quatro jogadores formados no clube com uma ligação de três temporadas entre os 15 e os 21 anos e, nessas condições, o Sporting de Braga conta apenas com o guarda-redes Quim.

A lista dos jogadores inscritos pelos "arsenalistas" segundo o sítio oficial da UEFA é a seguinte:

- Guarda-redes: Quim e Berni.

- Defesas: Nuno André Coelho, Ewerton, Baiano, Elderson, Imourou e Paulo Vinícius.

- Médios: Vinícius, Mossoró, Djamal, Leandro Salino, Custódio, Guilherme, Hugo Viana.

- Avançados: Paulo César, Hélder Barbosa, Meyong, Lima, Nuno Gomes, Alan e Pizzi.

O Sporting de Braga recebe o Young Boys a 18 de agosto, na primeira mão do "playoff" de acesso à fase de grupos da Liga Europa, e uma semana depois joga na Suíça.


ANTENA MINHO

JotaCC

Plantéis dos quatro "grandes" valem cerca de 645 milhões de euros

Os plantéis dos quatro "grandes" do futebol português valem em média, segundo uma estimativa elaborada pela Agência Lusa junto de vários empresários, cerca de 645 milhões de euros.

Este valor, embora os plantéis analisados ainda não estejam encerrados nem "emagrecidos", regista um acréscimo significativo em relação à última época, muito por culpa da valorização de alguns activos do FC Porto.

Segundo o estudo elaborado pela agência Lusa, com a colaboração dos empresários Artur Fernandes, Jorge Manuel Mendes e António Teixeira, o valor do plantel dos "dragões" ronda os cerca de 308 milhões de euros (média).

Os 31 jogadores do FC Porto valem, em média, mais do que a soma dos planteis de Benfica e Sporting e, comparativamente ao do Sporting de Braga, apenas Hulk chegava para cobrir toda a equipa "arsenalista".

Hulk (46,6 milhões/média), Falcao (36,6 ME), João Moutinho (21,6 ME), Álvaro Pereira (16,6 ME), Fernando (13,3 ME), Guarín (12,3 ME) e Rolando (11,1 ME) foram dos jogadores que mais se valorizaram ao longo da última época.

Para quase duplicar o valor do plantel, de acordo com a estimativa comparativa dos empresários, há ainda que somar os investimentos feitos pelo clube em James, Iturbe, Otamendi, Danilo, Kléber e Alex Sandro.

O plantel do Benfica sofreu, em relação à última época, uma ligeira descida no seu valor médio, para o que muito contribui as saídas de David Luiz, Fábio Coentrão e Roberto, atenuadas pelas chegadas de Witsel, Garay, Bruno César e Enzo Pérez.

Javi Garcia foi dos jogadores que mais se valorizou ao longo da última temporada na formação "encarnada", estando o seu valor – consensual entre os empresários – nos 15 milhões de euros.

Gaitán, rotulado com um valor médio de 15,3 milhões – mais sete milhões do que na última época – e Cardozo (16 ME) são dos jogadores mais valiosos do plantel do Benfica, secundados por Garay (11 ME), Luisão (11 ME) e Maxi Pereira (10,1 ME).

O valor médio do plantel do Sporting (106 ME) representa cerca de um terço do do FC Porto (308 ME), um pouco mais de metade do do Benfica (189 ME) e mais do dobro do do Sporting de Braga (42 ME).

Apenas um jogador de entre os 27 analisados do plantel dos "leões" mereceu de um dos empresários uma avaliação com dois dígitos, precisamente o guarda-redes Rui Patrício (10 ME), que na média final foi o mais valioso com 7,6 ME.

Matias Fernandez (6,8 ME), Jeffrén (6,3 ME), João Pereira (5,8 ME), Daniel Carriço (5,8 ME), Diego Capel (5,6 ME), Yannick Djálo (5,6 ME) são os jogadores sportinguistas com a cotação média mais elevada.

O "leão" não entrou em loucuras neste início de época e foi comedido no mercado, já que comprou jogadores tidos "baratos", como Wolfswinkel (5,4 ME), Jeffrén (3,7 ME), Capel (3,5 ME), Bojinov (2,6 ME) e Diego Rubio (1 ME).

O Sporting de Braga, finalista vencido da Liga Europa frente ao FC Porto, apresenta um plantel de valor idêntico ao da última época, reforçado com as chegadas de Nuno Gomes, Pizzi, Nuno André Coelho e Djamal.

Pizzi, avaliado em 5,5 ME, é sem sombra de dúvida o jogador mais valioso do plantel "arsenalista", que tem na baliza o sector mais barato de entre os "grandes", com 2,3 milhões de euros a distribuir pelos guarda-redes Quim, Marcos e Berni.


O JOGO