News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

COMO RESOLVER O PROBLEMO DE ACESSO ÀS BANCAS SUPERIORES NO AXA?

Started by Legião, 08 de August de 2011, 00:46

Previous topic - Next topic

Bragamo-te

Quote from: AMO-TE BRAGA on 08 de August de 2011, 14:21
Se o estádio é da Camara está também tem de zelar pelos interesses dos habitantes da cidade, e este é um problema que afecta a muitos.

Apesar deste ser um tema já infinitas vezes levantado, acho que é necessário fazer algo mais nem que seja para perceber o porque de não se fazer nada relativamente a este assunto.

Talvez o melhor seja expor o problema oficialmente quer no SCB quer na CMB através ou de uma petição, ou de uma carta, qualquer coisa que permitisse que o tema chegasse a quem tem poder de decisão e nos desse algumas respostas ou soluções sobre esta questão.


Mais uma pequena questão para alguém que perceba do assunto, é assim tão caro colocar escadas rolantes?

Penso que a Associação Braguista ou nós no Superbraga.com poderíamos avançar com isto.

ruis

na bancada poente ainda se pode ir de elevador para subir á bancada de cima!
Na bancada nascente é um erro de construção não ter pelo menos um elevador para deficientes, ao qual não tem solução, visto que estraga a estetica da construção!
Falem lá com o souto moura para resolver isso!!

weasel

Algumas soluções aqui apresentadas são, quanto a mim irrealistas.
Escadas rolantes não me parecem de todo viáveis. Primeiro o Souto Moura não autorizaria. Depois em termos de custos associados - implementação e manutenção (funcional e de preservação) - seria monstruosa a conta final (o estádio já foi bem caro, a nossa câmara é das mais endividadas do país). Teríamos ainda o problema de funcionalidade prática, da qual não estou ainda convencido.

Elevadores penso que existem nas duas bancadas (embora na nascente não vão até ao topo da bancada apenas ao patamar dos camarotes). Mais elevadores não será possível: arquitecto não autoriza e parece-me estruturalmente impossível implementar mais elevadores. Melhor uso dos elevadores existentes? Poderá ser uma solução parcial, serem de uso exclusivo de adeptos com dificuldades de mobilidade e estes chegarem com muito tempo ao estádio.

A colocação de rampa para a superior nascente, a partir do acesso do placard, dificilmente seria autorizada pelo arquitecto e em termos de segurança não sei as implicações.


Sei que é um problema complicado, mas também acho que muitos dos que se queixam, queixam-se movidos pelo comodismo. Naturalmente que haverá adeptos com dificuldades de locomoção (idade, problemas crónicos, de saúde, ...) que dificilmente terão acesso, mas não terão esses lugar nas bancadas de acesso mais facilitado?
Sem querer desconsiderar esta situação, parece-me que a única solução que a todos satisfaria não está incluída na sondagem do tópico: "Um estádio à medida de cada um"...

Legião

Confesso que comentários como o Souto Moura não deixa mexem comigo. Então quem pagou o estádio foi ele? Quantas vezes é que ele lá entra por ano? Que conformismo é este, nem parecemos gente do Minho!

Ele deveria ser dos primeiros a tentar criar uma solução sem que o problema dê mais alarido, quando morrer alguem a subir as escadas talvez se reflita sobre o assunto.

Se ninguém fizer nada acho que devemos partir para a comunicação social, ou escrever para os organizadores do Prémio Pritzker, em Portugal só assim se faz alguma coisa.

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Bragamo-te

Quote from: AMO-TE BRAGA on 08 de August de 2011, 22:31
Confesso que comentários como o Souto Moura não deixa mexem comigo. Então quem pagou o estádio foi ele? Quantas vezes é que ele lá entra por ano? Que conformismo é este, nem parecemos gente do Minho!

Ele deveria ser dos primeiros a tentar criar uma solução sem que o problema dê mais alarido, quando morrer alguem a subir as escadas talvez se reflita sobre o assunto.

Se ninguém fizer nada acho que devemos partir para a comunicação social, ou escrever para os organizadores do Prémio Pritzker, em Portugal só assim se faz alguma coisa.


Mais nada!

pamg

Ambas as bancadas têm elevador.

Passa a ser outra questão:
- Se são poucos os elevadores; Mas o nosso estádio não tem um correrio de pessoas lá todos os dias que justifique ter uma dúzia de elevadores.
- Não gostam de subir escadas; Tenho plena certeza que para todos os jogos conseguem bilhetes para as primeiras 10 filas da nascente inferior, onde voilá, não é necessário subir nenhum escadório. Nem falo na Poente que está sempre mais despida. Comprem é os bilhetes antecipadamente, e não deixem como tipicamente é feito, tudo para a última.

No passado mês de Junho fui ver o Portugal X Noruega ao galinheiro, e garanto-vos, subi mais escadas do que as que são subidas para se chegar ao topo do nosso estádio, e não fiquei no topo da bancada superior daquele estádio.

Só cá falta um tópico a dizer que o estádio é frio(No Inverno) ;D

disco infiltrator

#46
Este assunto para mim tem um nome: VERGONHA

Um estádio que tem o tempo que tem, a fortuna que se gastou e onde se deu liberdade ao arquitecto para fazer o que bem entendesse e o resultado foi uma VERGONHA

Pode ter ganho prémios mas um estádio tem como primeira finalidade ser funcional. E este estádio nada tem de funcional.

É bonito? Até pode ser mas para isso já temos o Bom Jesus que esse sim é um local de passeio, de promessas, de caminhadas etc Um estádio deverá ser uma àrea para se assistir a um jogo de futebol com conforto, segurança e acessibilidades.

lipe

Alguém falou em colocar mais elevadores. Elevadores para "evacuar" quantas pessoas? Quando os jogos são à borlix já não se coloca o problema das escadas.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

nando11

Meus amigos, eu subo aqueles cerca de 160 degraus cada vez que vou ver o Enorme mas, como a PDI não ajuda, já me custa um pouco chegar lá acima sem estar sem fôlego ou todo encharcado em suor (para depois esse mesmo suor secar na roupa).
Em relação ao elevador existente na nascente, para quem diz que existe e tal, já repararam que está situado na zona que está destinada aos adeptos visitantes?
GVERREIRO BERMELHO E BRANCO

Karl

The fact that this topic is fixed is a complete joke. Thisis something that won't be changed and can't be changed. No City Hall in their right mind would change a building or a structure that has won internation recognition. It just doesn't happen. I find it amusing that people want elevators. Yes the stadium hasseveral flaws but it is more to do with people's laziness. Sure the people complain about the stadium all day long and say it's too far from the centre and everything about it from parking to entry is badly organised. Alltrue. But Braga did not have any alternative to the placing ofthe stadium. It was put there for one simple reason. To win a bid for Euro 2004. And it did. And showing the organisation of UEFA the stadium was an overwhelming success. Elevators and rolling stairs are a joke in my opinion. At least 43% of the people have the decency to see it as it is. An issuethatwillnobe resolved. Of the other 57% itwould probably bedown to youh and innocence of the majority as they donot see the impossible obstacles that would inevitably halt any suggestion of changing the stadium. It'sjust not going to happen.

When people wake up see much more important issues that can be resolved as put forward by another member of the forum.

1. Rubbish bins so the stadium does notlook like a garbage dump.
2. Opening more doors at the stadium entrance and opening the gate properly at the entrance at Misericordia.
3. Marketing. No more false marketing of events misleading people which eventually turns away possible new fans.
4. Feedback. A proper structure of giving feedback to the club in a positive way sotheat the club can evolve
5. Gates With three gates open and only two people checking people at the entrance to the path to Nascente it makes between 8 and maximum 20people  checking aobut 7,000 people entering Nascente which is roughly 350 each(if there were 20 people checking them which I highly doubt) If everybody arrived sporadically it would take just under an hour to check everybody(if it took about 10 seconds each) Of course people do not arrive sporadically.On anygiven matchday, even minorgames up to 5 or 6,000 people arrive inthe last 30 minutes makin it impossible to check everybody. That is why we see the stupidity of golf balls thrown on the pitch. People arenotproperly checked.Howmany people here have been waved through without being checked?

There are somanythings thatwe could be concentrating on and constructively criticising and yet people waste there time on what in myopinion is a topic that has no foundation. Look at the things that we can change and not the things we cannot. If people are so pissed off aboutNascente inferior ist because they didnt buy a seat in Nascente superior when they were available or Poente Superior. There are nobad seats likemany other stadiums and you can see every corner ofthe pitch from just about every seat. Its people laziness and love of complaining more than anything. 

Legião

Karl se achas que é estupido este tópico estar fixo porque nunca se vai conseguir fazer nada, pelo menos nós nunca vamos morrer sem dizer pelo menos tentamos.

Os problemas de que falas como mais caixotes do lixo etc também fazem sentido mas este tópico é para este problema especifico. Se achas que as pessoas não vão ver o Braga porque são preguiçosas que Deus te dê saúde e não sintas na pele o que é não conseguir subir aqueles degraus..
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

PAF

Quote from: lipe on 09 de August de 2011, 00:27
Alguém falou em colocar mais elevadores. Elevadores para "evacuar" quantas pessoas? Quando os jogos são à borlix já não se coloca o problema das escadas.
Por acaso é nesses jogos em que mais se nota as queixas... e o pessoal vai mesmo porque é de borla!
Deixo uma pergunta ao pessoal.
Quantas vezes subiram as escadas da Nascente nestes 7anos? 1vez? 2/3? meia dúzia?
Experimentem todos os jogos, que mais não seja no intervalo e vão ver que chegam ao fim da época em melhor forma!
Eu acho que praí há 3 ou 4 anos que nem lá ponho os pés!
Digam o que disserem para mim como estádio é dos piores do mundo, só tem uma bancada digna desse nome, que é a nascente inferior, tudo o resto foi iventado por alguém que não percebe nada de futebol, ganhe ele os prémios que ganhar!
Foram à luz e subiram muitas escadas? aposto que não devem ter subido metade das do Axa, mas convém não esquecer que só tem mais do dobro dos lugares do Axa, e custou quase o mesmo, e o projecto foi feito em semanas!

Karl

Ok todo gente tem ponte de vista.Eu acho que e umaproblme que  nunca vamosw resolver.

1. Dinheiro para os obras(Camara)
2. Elevadores (custas elevados)
3. Maintenacao (Mais dinheiro)
4. Estructura (Esta uma obra compremios)

Acho melhor que tentamos melhorar os coisas possiveis.

Premeiro a Marketing falso que temos.Ainda espero para clarificacao dos 4 premios para socios no ano passado... e do pior coisa que acontece aqui noclube... um verdadeiro vergonha...

PAF

Para resolver o problema, só vejo uma solução, deitar tudo abaixo e fazer um estádio! Este só é uma obra de arte, sem nenhuma utilidade(como foi possivel fazer uma obra destas no secúlo xxi?!).
Se calhar em poucos anos recuperava-se o investimento, fazendo uma coisa em condições... com menos custos de manutenção, e mais receitas,este não tem nenhumas... O Braga conseguiu meter os seus serviços num bunker!! Onde eu só gostaria de estar em caso de haver uma guerra!

Para algumas pessoas os elevadores poderiam minimizar o problema! Se é memso assim há que pôr mãos à obra! Falta é saber quem paga? Dinheiro não há!
Agora mais a sério... acho que nunca mais ninguém investe lá mais um cêntimo que seja! Mas pedir não custa!

Carvalhinha

Quote from: pamg on 08 de August de 2011, 22:46
Ambas as bancadas têm elevador.

Passa a ser outra questão:
- Se são poucos os elevadores; Mas o nosso estádio não tem um correrio de pessoas lá todos os dias que justifique ter uma dúzia de elevadores.
- Não gostam de subir escadas; Tenho plena certeza que para todos os jogos conseguem bilhetes para as primeiras 10 filas da nascente inferior, onde voilá, não é necessário subir nenhum escadório. Nem falo na Poente que está sempre mais despida. Comprem é os bilhetes antecipadamente, e não deixem como tipicamente é feito, tudo para a última.

No passado mês de Junho fui ver o Portugal X Noruega ao galinheiro, e garanto-vos, subi mais escadas do que as que são subidas para se chegar ao topo do nosso estádio, e não fiquei no topo da bancada superior daquele estádio.

Só cá falta um tópico a dizer que o estádio é frio(No Inverno) ;D

Sublinho! E isso do frio, já foi muitas vezes dito. LOL

weasel

Quote from: Karl on 09 de August de 2011, 01:29
The fact that this topic is fixed is a complete joke. Thisis something that won't be changed and can't be changed. No City Hall in their right mind would change a building or a structure that has won internation recognition. It just doesn't happen. I find it amusing that people want elevators. Yes the stadium hasseveral flaws but it is more to do with people's laziness. Sure the people complain about the stadium all day long and say it's too far from the centre and everything about it from parking to entry is badly organised. Alltrue. But Braga did not have any alternative to the placing ofthe stadium. It was put there for one simple reason. To win a bid for Euro 2004. And it did. And showing the organisation of UEFA the stadium was an overwhelming success. Elevators and rolling stairs are a joke in my opinion. At least 43% of the people have the decency to see it as it is. An issuethatwillnobe resolved. Of the other 57% itwould probably bedown to youh and innocence of the majority as they donot see the impossible obstacles that would inevitably halt any suggestion of changing the stadium. It'sjust not going to happen.

When people wake up see much more important issues that can be resolved as put forward by another member of the forum.

1. Rubbish bins so the stadium does notlook like a garbage dump.
2. Opening more doors at the stadium entrance and opening the gate properly at the entrance at Misericordia.
3. Marketing. No more false marketing of events misleading people which eventually turns away possible new fans.
4. Feedback. A proper structure of giving feedback to the club in a positive way sotheat the club can evolve
5. Gates With three gates open and only two people checking people at the entrance to the path to Nascente it makes between 8 and maximum 20people  checking aobut 7,000 people entering Nascente which is roughly 350 each(if there were 20 people checking them which I highly doubt) If everybody arrived sporadically it would take just under an hour to check everybody(if it took about 10 seconds each) Of course people do not arrive sporadically.On anygiven matchday, even minorgames up to 5 or 6,000 people arrive inthe last 30 minutes makin it impossible to check everybody. That is why we see the stupidity of golf balls thrown on the pitch. People arenotproperly checked.Howmany people here have been waved through without being checked?

There are somanythings thatwe could be concentrating on and constructively criticising and yet people waste there time on what in myopinion is a topic that has no foundation. Look at the things that we can change and not the things we cannot. If people are so pissed off aboutNascente inferior ist because they didnt buy a seat in Nascente superior when they were available or Poente Superior. There are nobad seats likemany other stadiums and you can see every corner ofthe pitch from just about every seat. Its people laziness and love of complaining more than anything.

Bem dito Karl!

O estádio é uma vergonha? A sério... o que é que vocês têm na cabeça? Como é possível fazer uma afirmação destas e querer ser levado a sério? Que não gostem do estádio é uma coisa, agora adjectivar desta forma um estádio como o AXA é inaceitável...

Não é funcional? Fossem aos jogos do Euro 2004 e viam se era ou não funcional. A maior parte dos problemas de quem acha o estádio disfuncional são na verdade de cariz organizacional.

Claro que o estádio apresenta falhas ou problemas - apresentem-me um edifício ou estrutura "flawless", uma que seja. Mas sobrepõem-se esses a tudo o que de bom tem o estádio?

Leiam também o post do pamg.

Pé Ligeiro

Quote from: AMO-TE BRAGA on 08 de August de 2011, 22:31
Confesso que comentários como o Souto Moura não deixa mexem comigo. Então quem pagou o estádio foi ele? Quantas vezes é que ele lá entra por ano? Que conformismo é este, nem parecemos gente do Minho!

Ele deveria ser dos primeiros a tentar criar uma solução sem que o problema dê mais alarido, quando morrer alguem a subir as escadas talvez se reflita sobre o assunto.

Se ninguém fizer nada acho que devemos partir para a comunicação social, ou escrever para os organizadores do Prémio Pritzker, em Portugal só assim se faz alguma coisa.


A Torre Eiffel vai deixar de ter elevadores porque Souto Moura telefonou ao Sr. Eiffel dizendo-lhe que não devia autorizar lá os elevadores, pois quando a projectou em 1889 não incluiu os elevadores. Estes vieram a ser colocados mais tarde por uns mentecaptos que queriam impedir que esta obra fosse um monumento da Humanidade. Souto Moura apercebendo-se de que os elevadores não constavam do projecto original, telefonou imediatamente ao Sr Eiffel para que os elevadores fossem retirados e dizendo-lhe que era muito melhor subir os 300 degraus para o 1º nível do que ir de elevador, até fazia perder a barriga e que se não havia outra forma de ir ao topo que não fosse de elevador, que se fechasse essa parte ao público, que não precisavam de ir lá, pois no 1º nível já dava para ver a Torre Montparnasse.

Até parece que o Sr. Souto Moura é o dono e senhor do estádio Axa! Não se pode tocar porque o Senhor não autoriza... será que o estádio lhe foi vendido e nós não sabemos?
Deixem-se de bajulices e pensem no melhor para o clube e para os seus sócios, jovens e menos jovens.

Não pensem que vão ser jovens toda a vida e também não pensem que os velhos são para ser abandonados na sarjeta porque já não servem para nada, pois a vossa vez também vai chegar. Quando forem velhos e precisarem de ajuda lembrem-se daquilo que fizeram em prol dos mais idosos quando eram jovens.
BRAGA SEMPRE MAIS!

weasel

Quote from: Pé Ligeiro on 09 de August de 2011, 12:06
Quote from: AMO-TE BRAGA on 08 de August de 2011, 22:31
Confesso que comentários como o Souto Moura não deixa mexem comigo. Então quem pagou o estádio foi ele? Quantas vezes é que ele lá entra por ano? Que conformismo é este, nem parecemos gente do Minho!

Ele deveria ser dos primeiros a tentar criar uma solução sem que o problema dê mais alarido, quando morrer alguem a subir as escadas talvez se reflita sobre o assunto.

Se ninguém fizer nada acho que devemos partir para a comunicação social, ou escrever para os organizadores do Prémio Pritzker, em Portugal só assim se faz alguma coisa.


A Torre Eiffel vai deixar de ter elevadores porque Souto Moura telefonou ao Sr. Eiffel dizendo-lhe que não devia autorizar lá os elevadores, pois quando a projectou em 1889 não incluiu os elevadores. Estes vieram a ser colocados mais tarde por uns mentecaptos que queriam impedir que esta obra fosse um monumento da Humanidade. Souto Moura apercebendo-se de que os elevadores não constavam do projecto original, telefonou imediatamente ao Sr Eiffel para que os elevadores fossem retirados e dizendo-lhe que era muito melhor subir os 300 degraus para o 1º nível do que ir de elevador, até fazia perder a barriga e que se não havia outra forma de ir ao topo que não fosse de elevador, que se fechasse essa parte ao público, que não precisavam de ir lá, pois no 1º nível já dava para ver a Torre Montparnasse.

Até parece que o Sr. Souto Moura é o dono e senhor do estádio Axa! Não se pode tocar porque o Senhor não autoriza... será que o estádio lhe foi vendido e nós não sabemos?
Deixem-se de bajulices e pensem no melhor para o clube e para os seus sócios, jovens e menos jovens.

Não pensem que vão ser jovens toda a vida e também não pensem que os velhos são para ser abandonados na sarjeta porque já não servem para nada, pois a vossa vez também vai chegar. Quando forem velhos e precisarem de ajuda lembrem-se daquilo que fizeram em prol dos mais idosos quando eram jovens.

E eu a pensar que já existiam elevadores no AXA...

O Souto Moura não é o dono do estádio, mas é o arquitecto que o assinou. Como tal, qualquer alteração estrutural que se pense fazer na obra tem de passar por ele e pela sua concordância como qualquer outra obra que se faça. Se construírem uma casa e quiserem fazer alteração estrutural tem de passar pelo arquitecto que assinou o projecto (claro que estando em Portugal isto pode ser contornado como muitas outras coisas, mas não numa obra com a visibilidade do AXA).

PAF

Falar como Souto Moura? Mas o Sr arquitecto percebe alguma coisa de estádios? Com um pouco de sorte ainda exige mais 10% do valor das obras que se fizerem... Já estaria mais que na altura da Câmara assumir a asneira que fez, e corrigir alguma coisa e para isso nada melhor que falar com quem usa o estádio!
Muitos falam de elevadores e escadas rolantes como se fosse uma estupidez, algo quase paranormal, chegando ao ponto de dizer que se não fazem esse esforço para ir ver um jogo é porque as pessoas não gostam do clube!! Já pensaram porque os shopings têm escadas rolantes? Porque os aeroportos têm passadeiras rolantes (alguns de centenas de metros!)? Acho que eles querem fazer com que as pessoas se sintam bem nesses locais, que tenham comodidade.
Durante o Euro o estádio foi funcional? Sim, pode-se dizer que foi essencialmente nas entradas, nos bares, falta é dizer que cada jogo ficou à volta de 500mil euros ou até algo mais em termos de organização. Mas essa funcionalidade era digamos aparente, porque pessoas que iam à bilheteira comprar bilhetes para a poente superior estavam a meia hora do seu lugar? Cabe na cabeça de alguém isso? Só não se poder circular em volta do estádio torna-o logo não funcional, e este problema nunca se vai resolver.

disco infiltrator

Esta obra, como estádio, é sim uma vergonha. Uma enorme e absurda vergonha que custou uma fortuna aos contribuintes portugueses.