News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

AGENDA DESPORTIVA

Started by ric, 02 de August de 2011, 15:26

Previous topic - Next topic

ric

Fernanda Miranda chamada à selecção

O Campeonato do Mundo de Corrida em Montanha, que terá lugar na Albânia a 11 de Setembro a nossa atleta que já havia participado no Campeonato da Europa de Montanha realizado na Turquia tendo sido a melhor atleta portuguesa em competição, foi de novo seleccionada para representar Portugal.

HugoSáPinto

A atleta bracarense irá participar, entre os dias 24 e 25 de Setembro, no Campeonato do Mundo de Duatlo, que terá lugar em Gijon, Espanha.
Rita Lopes representa o Sporting Clube de Braga na modalidade de Atletismo. Na modalidade de Duatlo, representa o AMICICLO, um clube de Grândola. Irá estar no Campeonato do Mundo em representação da Selecção Nacional.

HugoSáPinto

#2
Ercília Machado, Filomena Costa e Catarina Ribeiro vão participar, domingo. no Crosse de Matos Velhos em Torres Vedras, a segunda prova de observação para o Europeu de Crosse, a realizar dia 11/12 em Valenje, na Eslovénia.

por JotaCC

HugoSáPinto

Ercília Machado

Catarina Ribeiro

Barbara Ferreira

Estas são as 3 atletas bracarenses que a seleccionadora nacional, Prof.ª Sameiro Araújo, convocou para representar Portugal no Campeonato das Europa de Corta-mato, a realizar no próximo dia 11 de Dezembro, em Valenje - Eslovénia.
Desta selecção fazem ainda parte os ex-bracarenses Tiago Costa e Dulce Félix.

HugoSáPinto

CAMPEONATO NACIONAL DE JUNIORES - Bracarenses com aspirações

Realiza-se no próximo fim de semana, na pista da Expocentro, no Pombal, o Campeonato Nacional de Juniores em Pista Coberta.

O Sporting Clube de Braga far-se-á representar por treze atletas, que conseguiram realizar marcas de qualificação, seis do sector feminino e cinco do sector masculino. De realçar, nesta equipa, os atletas ainda juvenis Rose Trindade, Ana Fernandes, Francisco Rodrigues e Rafael Vilas Boas. Os objectivos dos atletas bracarenses passam pela obtenção de alguns recordes pessoais e regionais, bem como pela obtenção de lugares no pódio.

Eis os guerreiros que irão defender as cores bracarenses:

FEMININOS
Rose Trindade: 60m
Rita Lopes: 1.500 e 3.000m
Rita Mota: 60/barreiras, Salto em Comprimento e Triplo-Salto
Patrícia Caldas: 800 e 1.500m
Ana Fernandes: 800m e 1500m
Catarina Rodrigues: 800m

MASCULINOS
Francisco Rodrigues: 800m e 1.500m
Rafael Vilas Boas: Salto em Altura
Paulo Rosário: 3.000m
Rui Silva: 60m/barreiras
Tiago Silva: Lançamento de Peso

brigada da relote

Sporting voltou a dominar Corta-mato curto
Rui Silva e Carla Salomé Rocha venceram prova principal.


Esta manhã realizou-se no parque da cidade de Guimarães, capital europeia da cultura, o Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto, em conjunto com o Campeonato Nacional Escolar e Campeonato Nacional Universitário.

As provas começaram às 10:30 horas com o escalão de juvenis correspondente ao Nacional Escolar e às 10:55 horas entraram em cena as atletas seniores femininas, incluindo as atletas inscritas através do Nacional Universitário, que percorreram 4000 metros. A primeira atleta a terminar a prova foi Carla Salomé Rocha (Sporting) demonstrando mais uma vez a sua excelente forma física nesta que tem sido a sua melhor época de sempre. A atleta terminou a prova em 13.02 minutos.

O pódio ficou completo com mais duas atletas do Sporting, sendo Clarisse Cruz a segunda classificada com 13.13 minutos e Sandra Teixeira com apenas mais sete segundos (13.20). De referir que nas 10 primeiras, cinco atletas eram do Sporting o que valeu à equipa o título de campeã nacional no escalão com 11 pontos. O segundo lugar foi ocupado pelo SC Braga (29 pontos) e o pódio ficou completo com o SL Benfica com 63 pontos.

No setor masculino, outro atleta do Sporting brilhou, tendo-se sagrado campeão. Rui Silva venceu a prova com apenas 4 quilómetros de distância, uma prova mais rápida e que se adequa mais ao estilo do atleta, tendo precisado apenas de 11.33 minutos para concluir o percurso. O atleta teve como companheiros de pódio o atleta do Maia AC, Bruno Jesus que terminou em segundo lugar com 11.36 minutos e o madeirense, mas representante do SL Benfica, Alberto Paulo que demorou apenas mais dois segundos (11.39). Por equipas venceu novamente o Sporting com 25 pontos, seguido do Maia AC (31 pontos) e Cyclones Sanitop com mais 64 pontos.

Quanto ao nacional universitário, nos femininos, Carla Salomé Rocha foi a campeã, representando a Universidade do Porto, seguida de Bárbara Ferreira do IPVC e Catarina Gonçalves da Associação Académica da UTAD. Nos masculinos, Daniel Gregório levou a medalha de campeão nacional representando Associação Académica de Coimbra, tal como Tiago Silva ficou com a prata (Associação Académica da Madeira) e Ricardo Vale, estudante na Universidade Lusíada do Porto.

A última prova do dia juntou Veteranos Masculinos e Femininos e nos masculinos venceu Luís Pinto da União Artística Benaventense com 12.24 minutos seguido de Augusto Costa do Joane com apenas mais quatro segundos e Abílio Costa de São Salvador do Campo com 12.35 minutos. No setor feminino, a atleta mais rápida foi Vanda Ribeiro da ARCSanto António com 15.01 minutos, seguida por duas atletas da Casa do povo de Mangualde, Lurdes Monteiro com 15.11 e Lídia Pereira com 15.25.

RESULTADOS

Séniores masculinos
1. Rui Silva (Sporting CP) - 11.33
2. Bruno Jesus (Maia AC) – 11.37
3. Alberto Paulo (SL Benfica) – 11.39
4. Pedro Ribeiro (Maia AC) – 11.43
5. Bruno Albuquerque (Sporting CP) – 11.46

Séniores femininos
1. Carla Salomé Rocha (Sporting CP) -13.02
2. Clarisse Cruz (Sporting CP) – 13.13
3. Sandra Teixeira (Sporting CP) – 13.20
4. Catarina Ribeiro (SC Braga) – 13.29
5. Solange Jesus (Sporting CP) – 13.40

Universitário – Femininos
1. Carla Salomé Rocha (Universidade do Porto) – 13.02
2. Bárbara Ferreira (IPVC) – 13.59
3. Catarina Gonçalves (AAUTAD) – 14.04

Universitário – Masculinos
1. Daniel Gregório (AA Coimbra- FADU) – 12.02
2. Tiago Silva (AAU Madeira) – 12.02
3. Ricardo Vale (AAU Lusíada-Porto) – 12.18

Veteranos Femininos
1. Vanda Ribeiro (ADRC Santo António) – 15.01
2. Lurdes Monteiro (Casa do Povo de Mangualde) – 15.11
3. Lídia Pereira (Casa do Povo de Mangualde) – 15.25

Veteranos Masculinos
1. Luís Pinto (UA Benaventense) – 12.24
2. Augusto Costa (NA Joane) -12.28
3. Abílio Costa (CD Salvador Campo) -12.35

in http://atleta-digital.com/index.php?option=com_content&task=view&id=4363&Itemid=51guid=1&mdl=swfnews

brigada da relote

Perto de dois mil correram no Douro
Rui Pedro Silva e Sara Moreira venceram...


Na 7ª edição, a Meia-Maratona do Douro Vinhateiro decorreu na zona da Régua e com um novo recorde de participação.

A prova parece ter recuperado a confiança do pelotão, depois do episódio ocorrido em 2010, quando faltou água para uma boa parte do pelotão presente, gerando na altura fortes ecos de contestação. Isto motivou uma quebra de participação no ano seguinte, mas este ano os 1611 chegados parecem querer significar as pazes em definitivo entre Organização e os atletas de pelotão.

Sem aposta em atletas estrangeiros, a prova contou com alguns portugueses de referência e dessa forma as vitórias acabariam totalmente nacionais. Na prova masculina estava Rui Pedro Silva, que depois de ter conseguido mínimos 'A' para a Maratona olímpica, tinha aqui o papel de principal candidato à vitória e a verdade é que cumpriu essa tarefa. Hoje correu em 1:05.14 hora, quando em 2011 correu em 1:04.37 hora, provavelmente mais a pensar em Londres. Desta forma o segundo classificado, Paulo Gomes, terminou relativamente perto, com 1:05.49 hora e mais longe completaria o pódio o maiense Daniel Pinheiro (1:07.11). Na prova feminina foi Sara Moreira (Maratona) a vencedora, de forma implacável, com 1:10.55 hora, prova que teve como madrinha Jéssica Augusto, a recente vencedora de melhor atleta portuguesa do mês de abril. Mónica Silva (Maratona) e Filomena Costa (SC Braga), completaram o pódio, com os tempos de 1:14.47 e 1:16.44, respetivamente.

RESULTADOS :

Masculinos:
1. Rui Pedro Silva (Individual) – 1:05.14
2. Paulo Gomes (Individual) – 1:05.49
3. Daniel Pinheiro (Maia AC) – 1:07.11
4. Vasco Azevedo (SC Lamego) – 1:08.45
5. Luís Mendes (Cyclones) – 1:08.49

Femininos :
1. Sara Moreira (Maratona CP) – 1:10.55
2. Mónica Silva (Maratona CP) – 1:14.47
3. Filomena Costa (SC Braga) – 1:16.44
4. Catarina Lima (UD Várzea) – 1:17.30
5. Rafaela Almeida (SL Benfica) – 1:18.27

in Atleta Digital

brigada da relote

O fim-de-semana das milhas
Famalicão, Seixal e Pombal receberam milhas.


Com o fim do Circuito Nacional de Milhas, o calendário parece mais desregulado e neste fim-de-semana foram três as provas de milhas em Portugal.

Não é talvez o que se deseje, ter três das melhores milhas nacionais disputadas no mesmo dia, mas a ausência de um circuito nacional e a falta de verbas para os prémios monetários ditaram, pelo menos esta época, ao abandono provas de milha que já tinham estatuto em Portugal. Neste fim-de-semana disputaram-se as Milhas Urbanas em três cidades portuguesas : Famalicão, Seixal e Pombal. Curiosamente estas provas realizaram-se no mesmo fim-de-semana do apuramento para o Nacional de Clubes, talvez um erro de "casting" que acabou por prejudicar as próprias milhas...

MILHA DE FAMALICÃO REUNIU A MAIORIA DOS MELHORES NACIONAIS

A Milha Urbana "Cidade de Famalicão" parece ter sido a milha que menos se recentiu deste "abandono" destas provas, já que teve alguns dos especialistas nacionais, embora com a ausência certa de muitos dos atletas que pelas cinco zonas de apuramento para o Nacional de Clubes tiveram de representar os seus clubes. Bruno Jesus (Maia AC) acabou por vencer no setor masculino, com o tempo de 4.21 minutos, contra Carlos Costa (4.25) e Hugo Daniel (4.27) que concluiram no pódio. Do lado feminino a vitória sorriria a Catarina Ribeiro (SC Braga), que correu em 4.58 minutos, atleta que curiosamente não competiu para a prova de clubes, onde a equipa bracarense não se qualificou para a final do Nacional de Clubes por falta do número mínimo de atletas (!). Daniela Cunha (Maratona) chegaria depois da jovem atleta bracarense, com 5.01 minutos e Rafaela Almeida (Benfica) terminaria em 5.08 minutos, atleta que no dia seguinte disputou a Meia-Maratona do Douro Vinhateiro.

in Atleta Digital

HugoSáPinto

FERNANDA MIRANDA NA SELEÇÃO NACIONAL

A Federação Portuguesa de Atletismo divulgou recentemente a seleção nacional que irá competir na Taça da Europa de Montanha, que se realizará em Denizli-Pamukkale – Turquia, a 7 de julho.
Esta será a terceira participação da nossa atleta em provas da seleção nacional na especialidade de montanha. Recordamos que a atleta bracarense, antes de se dedicar à montanha, participou inúmeras vezes na Taça dos Clubes Campeões Europeus, quer de estrada, quer de corta-mato, em representação do S.C.Braga. Participou ainda, em representação da seleção nacional, nos campeonatos do Mundo e da Europa.
A partida encontra-se agendada para dia 5 de julho, com o regresso estabelecido para o
dia 9 de julho.

HugoSáPinto

BRACARENSE FILOMENA COSTA CORRE NA AUSTRÁLIA

É já neste domingo (01/07) que a nossa atleta Filomena Costa participa na GOLD COAST MARATHON, competição realizada próxima de Brisbane, na Austrália.
O convite foi dirigido à gverreira do Minho no passado mês de Abril, tendo a bracarense aceitado o convite para participar numa das mais importantes corridas da Austrália.
Filomena Costa, que havia conseguido mínimos para a Maratona dos Jogos Olímpicos de Londres, não foi selecionada, visto ter realizado mínimos B, havendo já em Portugal três atletas com mínimos A.
Assim, e aproveitando a preparação que havia realizado para a Maratona de Hamburgo, Filomena vai tentar obter uma marca que lhe dê acesso, desde já, ao próximo campeonato do mundo, a realizar-se no ano de 2013, em Moscovo.

HugoSáPinto

ATLETAS BRACARENSES CONVOCADOS PARA ESTAGIO NACIONAL

Francisco Rodrigues, atleta de 800m e 1500m e Paulo Rosário, atleta de 3.000 e 5.000m, são os bracarenses convocados pela FPA para participarem no estágio nacional de setor. Este estágio destina-se a atletas dos escalões Juniores e Sub-23.
A preparação intensifica-se a partir de agora, a pensar numa época de Verão difícil para o atletismo português, com um calendário internacional preenchido, num ano marcado por dificuldades económicas.

O estágio de meio-fundo irá realizar-se no Jamor, entre os dias 1 e 5 de maio. Será uma concentração onde estarão cerca de 20 atletas, com seis treinadores a acompanhá-los.
Os objetivos, segundo fonte federativa, passam pela abordagem de preparação específica para as provas de pista e trabalho técnico específico de obstáculos.

HugoSáPinto

CAMPEONATO DA EUROPA DE ATLETISMO
PAULO ROSÁRIO SELECCIONADO PARA REPRESENTAR PORTUGAL

Paulo Rosário é um dos 19 atletas portugueses que irão estar presentes no Campeonato da Europa a realizar em Rieti – Itália de 18 a 21 do corrente mês.

Recordamos que o atleta bracarense realizou mínimos de participação na prova de 10.000m, no decorrer do Campeonato de Portugal, realizado na pista do Luso, no passado mês de maio.

O atleta em questão iniciou a prática do Atletismo no Sporting Clube de Braga, há cerca de 6 anos e, desde então, tem sido alvo de grandes progressos, nomeadamente nesta época, onde se classificou em 3.º lugar no campeonato Nacional de Corta-Mato, foi 3º classificado no Campeonato Nacional de Esperanças (Sub 23) na prova de 5.000m, tendo-se sagrado recentemente Campeão Nacional de Juniores, na prova de 3.000m.

Paulo Rosário parte hoje para Rieti e compete na final dos 10.000m, no próximo dia 18, o primeiro dia da competição.

Neste campeonato estarão presentes 1010 atleta,s em representação de 46 países.

HugoSáPinto

CAMPEONATO DA EUROPA DE ATLETISMO
PAULO ROSÁRIO EM ACÇÃO

Tem início 5ª feira, em Rieti - Itália, a 25.ª edição do Campeonato da Europa de Atletismo para o escalão de Juniores.

O bracarense Paulo Rosário é o único atleta minhoto presente nesta competição e participa hoje, pelas 20 horas locais, 19 horas em Portugal, na final da prova de 10.000m

Nesta prova, participam 25 atletas oriundos de 15 países da Europa.

O representante bracarense possui a 6.ª melhor marca entre todos os participantes e, recordamos, apenas abordou esta distância uma única vez, quando levou de vencida todos os adversários juniores e Sub23.

Apesar da inexperiência internacional, Paulo Rosário é um atleta extremamente motivado para esta competição e nas últimas provas demonstrou estar em excelente forma.

rpo.castro

Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

Esta semana nos europeus de atletismo, além do bronze de Jéssica Augusto, a selecção nacional conquistou a medalha de prata através das prestações das 3 ex-atletas do SC Braga, sendo duas delas bracarenses (Filomena Costa nasceu em Adaúfe e é enfermeira aqui em Braga).

http://www.nos.uminho.pt/Article.aspx?id=100
Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

Este fim de semana decorreram os campeonatos regionais-norte de pista coberta no parq. esposições de Braga.

Ficamos em 1º em masculinos e 2º em femininos.

Pena nem o clube nem a cidade divulgarem o evento, (e o resultado?)
Quem não sente não é filho de boa gente.

Lipeste

MARIANA MACHADO NOS CAMPEONATOS EUROPEUS EM PISTA COBERTA

Mariana Machado do SC Braga, vai representar a Seleção Nacional de Atletismo nos Campeonatos Europeus em Pista Coberta.

A Gverreira, que se sagrou campeã nacional de 3 mil metros nos Campeonatos de Portugal em Pista Coberta, prova que se realizou em Braga, irá marcar presença na competição continental, reservada para os atletas de topo europeu.

A competição realiza-se entre os dias 4 e 7 de março em Torun, na Polónia.

em: https://pressnet.pt/2021/02/24/mariana-machado-nos-campeonatos-europeus-em-pista-coberta/

Lipeste

www.pressnet.pt

Mariana Machado bate recorde que tinha 19 anos e apura-se para a final dos 3.000 metros

Mariana Machado conseguiu bater recorde pessoal nos 3.000 metros (8.59,39) e garantiu última vaga de qualificação para a final nas repescagens, depois de Auriol Dongmo fazer o mesmo no peso.

Mariana Machado conseguiu garantir esta quinta-feira a presença na final dos 3.000 metros dos Europeus de Pista Coberta, que arrancaram ao final da tarde na cidade polaca de Torun, garantindo a última vaga na prova decisiva após conseguir o melhor resultado pessoal na distância, abaixo dos nove minutos.

A atleta do Sp. Braga acabou a segunda meia-final na sexta posição com o tempo de 8.59,39, conseguindo assim um dos quatro lugares de repescagens para a corrida decisiva que se realiza esta sexta-feira (21h) com o 12.º melhor tempo no conjunto das duas meias-finais realizadas na noite desta quinta-feira. Alberte Kjaer Pederson, que bateu o recorde nacional da Dinamarca, foi a primeiro não apurada com 9.00,80. Mariana Machado bateu o recorde nacional Sub-23, quebrando um registo que pertencia há 19 anos a Jéssica Augusto.

Além da portuguesa, apuraram-se para a final Verity Ockenden (Grã-Bretanha, 8.52,60), Amelia Quirk (Grã-Bretanha, 8.53,21), Viktória Wagner-Gyürkes (Hungria, 8.55,72), Amy-Eloise Markovc (Grã-Bretanha, 8.56,26), Elena Burkard (Alemanha, 8.56,56), Lucía Rodríguez (Espanha, 8.56,71), Meraf Bahta (Suécia, 8.56,85), Maureen Koster (Holanda, 8.56,91), Selamawit Bayoulgn(Israel, 8.57,26), Alice Finot (França, 8.57,28) e Nataliya Strebkova (Ucrânia, 8.59,15).

em: https://pressnet.pt/2021/03/04/mariana-machado-bate-recorde-que-tinha-19-anos-e-apura-se-para-a-final-dos-3-000-metros/

Lipeste


Lipeste