News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Ao Presidente António Salvador

Started by Bracarus, 17 de December de 2006, 14:32

Previous topic - Next topic

Bracarus

Ao Presidente do Sporting Clube de Braga, António Salvador

Sou o sócio há aprox 16 anos, tendo no entanto por motivos vários, tido um interregno na década de 80 da minha qualidade de associado, que motivou claro a perda da antiguidade inicial.

Sou um dos milhares de adeptos, que apoia única e incondicionalmente o Sporting Clube de Braga, estando SEMPRE e desde há vários anos, presente em todos os jogos realizados em Braga.

No passado dia 14.12.2006, após uma vitória desportiva que deveria ser capitalizada em prol do clube, fomos nós, associados e adeptos, confrontados com as suas bombásticas declarações, que naturalmente em nada favorecem o clima junto da massa associativa.
E não sendo dirigidas aos verdadeiros adeptos que  como eu acompanham o clube, acabam no entanto, por pesar neles de forma negativa.
Já agora, reparou que o Sporting de Lisboa, num igual jogo decisivo perante  o Spartak de Moscovo, teve uma assistência de 20.000 ? Nem o dobro da nossa ? 

Por partes: todos nós reconhecemos que uma cidade como Braga, terceira d país poderia e deveria ser mais generosa no acompanhamento do principal clube da região minhota, sobretudo quando este se encontra num claro momento de ascensão desportiva. Infelizmente, o apoio em número de espectadores, queda-se por valores aquém do pretendido.
Claro que num país virado e dominado por 3 clubes, o tal "sistema" em nada ajuda ao crescimento de quem se quer intrometer no meio daqueles. Mas há variáveis que sendo internas, podem ser despoletadas pelo clube...
Pergunto eu, que tem sido feito para chamar a cidade ao clube ? Uma ou outra promoção de bilhetes ? A criação de um Red Dream Pack ?

Como bracarense, acompanho a cidade. Todos constatamos o grande crescimento demográfico que tem tido, crescimento esse, obviamente impulsionado por uma população vinda de áreas limítrofes, e que por isso, em pouco ou nada se identificam com o clube... Talvez um sociólogo, acrescente algo de mais científico a este respeito.
Por outro lado, temos de reconhecer que não tem havido argumentos e discursos de incentivo a um fervor bairrista na cidade, pelo que nem sempre serão os bracarenses, os melhores defensores da sua causa...
É aliás, gritante exemplo, a forma como os sucessivos governos, tem relegado a cidade e distrito para posições em nada compatíveis com a dimensão demográfica e económica desta região, sem que se sinta uma voz verdadeiramente opositora (e esta observação em nada abarca qualquer caracter político). Se pelo menos nesta matéria, houvesse um discurso mais regionalista, talvez as mentalidades se agregassem em torno de símbolos regionais, que muito bem poderiam ser um clube de futebol ! Esta realidade existe em Barcelona e por cá, temos o exemplo do Porto como um clube que soube capitalizar em seu proveito, uma inventada "guerra" norte/sul.
O Sporting Clube de Braga, sempre viveu tradicionalmente momentos de grande instabilidade directiva, que se traduziram em resultados desportivos normalmente medianos.
O actual corpo directivo, talvez a par da gestão assumida pelo Sr João Gomes Oliveira, representam o que de melhor tem existido em termos de estabilidade, e que tem proporcionado bons resultados desportivos.
Claro que a histórica inconstância desportiva verificada no passado, em nada contribuiu para um fortalecimento da massa adepta. Tal como o ditado diz, Roma e Pavia, não se fizeram num dia.
Também o clube, vai necessitar de se solidificar num patamar elevado, de forma a atraír mais adeptos. Temos em Portugal o exemplo do Benfica, clube que por força de um passado de êxitos, tem hoje uma massa adepta em nada condizente com os medianos resultados desportivos que vai tendo. Pelo mesmo prima, se observa o Porto em clara ascensão, induzida pelos excelentes resultados desportivos das 2/3 últimas décadas.
Os nossos vizinhos de Guimarães, já agora, colhem hoje os frutos das boas temporadas do clube na década de 90,  independentemente do maior ou menor bairrismo.

É pois, necessária alguma paciência nesta matéria, e só uma constância de bons resultados a prazo, é que permite captar proveitos em termos de associados estáveis, entenda-se.
Convenhamos ainda, que o trabalho desenvolvido em prol do crescimento do clube, tem sido quase nulo, ou pelo menos, pouco visível.
Que medidas são tomadas para aproximar o clube da cidade ? Que estratégia está definida, para crescer em número de sócios ? Que se tem feito, para captar os miúdos ? Que marketing o clube apresenta ?  Qu estratégia de comunicação o clube tem com a cidade ? Que benefícios tem sido dado aos sócios, para que estes contribuam com novos elementos ?
Claro que se houvesse  uma grande paixão clubística, isso não seria necessário em nenhum clube. Mas essa paixão tem de ser criada, incentivada e mantida. É assim em todo o lado e em todo o mundo.

Passo então, a enumerar algumas soluções e sugestões de engrandecimento do clube, algumas já aplicadas em uma ou outra situação, mas muitas mais, poderiam ser enumeradas. É uma questão de imaginação !
-   realização de regulares visitas ao Estádio, quer para os actuais sócios, mas sobretudo para crianças. Porque não incentivar as Escolas da região, no âmbito das suas regulares visitas de estudo, idas ao E.M.B. , visitando o seu interior, a sala de Trofeus ou mesmo um treino do clube ? Isto está actualmente a ser feito pelo Porto e com escolas de Braga ...!!! E de pequeno, um miúdo se associa a um clube.
-   regulares convites a Escolas da região, para que algumas escolas, possam assistir aos jogos no E.M.B. Foi dito a este respeito na última Assembleia Geral do clube, de que adultos com menos escrúpulos se apoderaram dos bilhetes oferecidos às crianças nestas iniciativas...  Tudo seria facilitado se a entrada se fizesse em Grupo.  Mas tendo presente que este problema é mais complexo e que não se resume a visitas oferecidas a Escolas, no limite, os próprios torniquetes deveriam um mecanismo de identificar de imediato ao Segurança (por exemplo com um sinal luminoso) se o cartão/bilhete introduzido respeitasse a criança ou a adulto.
-   Manutenção das regulares visitas a Escolas por parte de jogadores do clube, e nessas, ter algum material alusivo ao clube para oferta. E nestas escolas, porque não possibilitar às crianças, a sua adesão GRATUITA como associados do clube, e a par disso, que fosse cedido um bilhete para que um dos pais a acompanhasse a um 1º jogo ?
-   Participação do clube em acções sociais, de forma a que este seja vista como um orgão da Cidade. A participação não tem de ser monetária, obviamente. Por exemplo nestes dias em Braga, decorreu uma campanha solidária em prol de uma criança com necessidades de tratamento médico no exterior. O clube tomou alguma iniciativa, por exemplo ? Uma simples divulgação de um espectáculo promovido nessa acção no decurso do intervalo de um jogo, seria um motivo simples de associação a uma causa social. Simples e barata !  E isto seria importante, no tal contexto de que Braga/cidade sentisse o clube, como um elemento vivo do seu espaço demográfico.
-   Realização de campanhas com vista ao aumento de sócios, que podem passar até, pela  redução do valor das quotas nos sócios que angariem outros. E isto pode ser facilmente conseguido, permitindo por exemplo uma redução de quotas numa % a definir, a vigorar por um período de 6 meses, contados 1 ano após a admissão do novo sócio e desde que este novo, apresente as suas quotas em dia.
-   Já alguma vez, foi pensada uma campanha de angariação maciça de sócios, mesmo que recorrendo a angariadores "porta à porta" ? Se o clube for visto como um centro de proveitos, este conceito em nada prejudica ou desprestigia a acção.
-   A presença do clube tem de ser regularmente visível em Braga e aos bracarenses, através de um espaço comercial bem localizado, ou no centro da cidade, ou num Centro Comercial de referência. Esse espaço deveria ter material de venda em quantidade e qualidade, capaz de satisfazer quem lá se dirija. É incompreensível, que no início desta época desportiva e em pleno Verão, o clube não tivesse à venda as novas camisolas "amarelas" para crianças.... Será o Inverno, a melhor altura para a sua compra ?!
-   Que aproximação/parceria foi feita com a Associação Comercial de Braga ? Porque não distribuir a esta, alguns bilhetes para jogos de menor afluência, para que fossem distribuídos a clientes das lojas de Braga ?
-   Que aproximação foi feita com a Associação Industrial do Minho, de forma a por exemplo, possibilitar a distribuição gratuita de alguns bilhetes em Unidades empresariais da Região, e porque não, promover encontros de forma a angariar novos associados numa forma promocional (com desconto por um período), ainda que com a presença de um ou outro jogador ?
-   Que acordos há, com as grandes superfícies comerciais da Região, de forma que tenham à venda, produtos do S C Braga ?
-   Promover e incentivar espaços de encontro de sócios, que em tempos de designaram por Núcleos

Mas muitas e muitas outras ideias, poderiam ser explanadas e sugeridas, e que passariam também por ter uma Secretaria mais funcional, formas de pagamento de quotas mais apropriadas, merchandising do clube pelo Portal da internet, e naturalmente, que os sócios também sejam bem tratados pelo clube. Neste âmbito, não foi simpático ter sido promovido em 2002 um sorteio em prol do clube, cuja data de sorteio foi sucessivamente adiada e agora, nem se sabe o que aconteceu.
Sobretudo, para além da capacidade de iniciativa e de imaginação que o clube tem de promover, tudo se deve resumir a que a cidade veja, sinta e repare o seu clube.
Claro que há quem se remeta de que não vai ao Estádio, ou porque é longe, ou porque é caro, ou porque é pouco funcional, ou porque não há estacionamento, ou porque as horas são más, ou porque o jogo é transmitido na TV....
Não que algumas razões até não sejam justas, mas em mim, a paixão pelo clube, supera-as.

Desta forma, as palavras do Presidente do clube, para além de proferidas a quente, acabaram por ser desconfortáveis aos verdadeiros adeptos, a quem não eram dirigidas. Mais. Capitalizam proveitos aos vários e crescentes opositores do clube (nunca eles foram tantos como hoje), e a prova disso, é que a Imprensa repercutiu estas declarações de forma mais saliente que a vitória desportiva conseguida! Ao ponto de malicionsamente, a SIC nos seus noticiários, ter apresentado a reportagem ao jogo, retransmitindo logo imagens das bancadas inferiores que colhidas antes do inicio do jogo, se encontrava despida de adeptos...
Na época passada, o clube foi objecto de incontornáveis prejuízos desportivos por via de decisões de arbitragem pouco compreensíveis, e não se viu nessa altura, a necessária indignação pública e calorosa do Presidente, que a existir, em muito contribuiria para o fortalecimento do conceito de adepto deste clube.
Mesmo hoje em dia, verificam-se indescritíveis afrontas por parte de alguma imprensa ao clube e aos seus associados (de onde se destaca o Jornal A Bola por exemplo), justificando isso sim, palavras e acções concretas de desagrado por parte da Direcção. Em alguns casos, e se o acesso ao estádio não pode ser a aqueles negado, deveriam ser destinados lugares, mas na 1º fila de cadeiras do E.M.B., até se retractarem !

Muito tem sido feito em prol do crescimento desportivo e financeiro do clube, e nisso, todos reconhecemos esse mérito a esta Direcção.
Compreendemos todos, que o clube para ser maior, necessita de uma base de apoio forte e na ordem dos 20.000/25.000, o que não se perspectiva fácil, e em Portugal, apenas ao alcance de 3 clubes.

Mas as declarações proferidas foram infelizes pela forma como se disse o que se disse, e acabaram de criar um novo estigma inusitado que levará anos a limpar: um clube sem adeptos !
E nós, que já tanto nos custava de sermos afrontados depreciativamente com essa de sermos benfiquistas...?

Ah, o Sr. Presidente  dirigiu a palavra para os que não foram ao Estádio, mas poderia ter dado uma voz de apreço e reconhecimento ao fabuloso ambiente criado pelos cerca de 12.000 apoiantes. E isso, provavelmente criaria outra imagem bem mais positiva e incentivadora à cidade de Braga

Peixoto

Excelente Bracarus, é o que tenho a dizer. Tiraste-me (e a muitos braguistas!) algumas palavras da boca sem dúvida.

Sr. Presidente atente aos descontentamento Braguista, mas nunca descure quem está a tentar ajudar a engrandecer o clube e não o consegue por teimosia sua.
O BRAGA NÃO É UM GRANDE...É O ENORME!
http://img259.ima

Karoglan Taibraga

Sr.Salvador venha morar para perto de Espanha(gmr) como eu ai é que voce via os verdadeiros bracarenses.
ninguem os atura, nunca falaram tanto do braga, para si so uma frase

"os homens passam mas o Enorme ira sempre ficar"
"Quem não sente, não entende", Eu sinto e Amo o S.C.Braga

semprebraga

António Salvador, reagindo à presença de "apenas" 12.000 indefectíveis no jogo decisivo da UEFA, afirmou: «Teremos de fazer alguma coisa, se calhar mudar o clube para outra cidade, para Guimarães, ou para Barcelos, ou para o Porto. Porque se calhar aí o estádio já ia encher».

Se pretendia espicaçar os bracarenses, saiu-lhe o tiro pela culatra. Conseguiu, isso sim, criar condições para o gáudio aos vimaraneses (aqui e aqui, por exemplo!) que, ultimamente, têm andado desportivamente deprimidos. Mas nisto, não há nada a criticar nos que, por Guimarães, se acotovelam em festejo. Não têm culpa da insensatez do responsável máximo do clube bracarense.

António Salvador meteu golo na própria baliza. As suas afirmações são uma verborreia execrável, só ao nível da ausência de reconhecimento público ao trabalho do Professor Artur Monteiro. Mas o auto-golo poderá ter consequências mais nefastas: os que não vão ao estádio não se sentiram minimamente beliscados pela afirmação do presidente e os que vão não conseguem disfarçar a ofensa.

Resta-me, pois, lembrar aos bracarenses que o clube e os jogadores não têm culpa do despeito do seu Presidente. E lembrar ao senhor António Salvador que não é fazendo favores a Guimarães que se conquistam os bracarenses.

Nota final: Os clubes vivem de vitórias. E como se trata de um Presidente ganhador, há que lhe dar um desconto.

Os links não funcionam no post... Funcionam aqui:
http://avenidacentral.blogspot.com/2006/12/auto-golo.html

comandantX

Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

BRAGA FOREVER

Muito bem Bracarus!

Já dei a minha opinião no tópico Braga-Boavista, e simplesmente revejo-me na totalidade das tuas palavras e no quanto "sentimos na pele" esta atitude do presidente.
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Anabela

Excelente texto do Bracarus! Muitos parabéns!

lipe

Excelente bracarus o nosso presidente que olhe para estas ( e outras ) palavras.

FORÇA BRAGA!!!
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

João Pedro

Concordando em quase todos os aspectos que referiste Bracarus, considero que podiamos fazer ainda deste topico, um verdadeiro topico daquilo que afecta Bracarenses e Braguistas. Criar uma lista de tudo o que deve ser revisto e melhorado, inclusive sugestoes para melhorar esses aspectos. Esperando ainda que seja levado em conta pelos responsaveis do nosso clube (quer eles leiam isto, quer sendo nos a fazer pressao para que haja uma mudança!!). Eu sei que tudo isto é promovido ha ja muito tempo por algumas pessoa deste forum, mas de uma vez por todas deviamos TODOS conseguir as mudanças desejadas. Mostrar ao AS que nao so muita gente deste cidade nao esta a corresponder ao seu apelo mas tb que o AS nao esta a corresponder ao apelo dos socios pa conseguirmos atingir o que todos queremos.

- eu gostava de salientar um aspecto (no fundo minimalista face a todos os outros que se sobrepoem) que me desagrada no panorama actual: em dias de chuva as cadeiras estao sempre molhadas. Custaria muito colocar uma capa em plastico em todas elas pra evitar essa situaçao? sairia assim tao caro ao clube?

Aquiles

Grande texto do Bracarus, subscrevo,..subscrevo...

Paulodebraga

Excelente texto bracarus. só posso parabenizá-lo...

SAUDAÇOES BRACARENSES E FORÇA BRAGA OLÉ...
Saudações Braguistas e Força Braga olê...

ric

o texto do Bracarus resume de forma concreta o que faz falta e lembra alguns pormenores paralelos que devem sempre ser tidos em conta.

Em sintonia com o topico onde se fala do que se poderia fazer no EMB, este é um dos topicos que mais me convence de que este espaço do superbraga é importante e um contributo importante em prol do clube.
Queira a SAD olhar para aqui algumas vezes e apenas operar a logistica para implementar estas ideias.

Uma outra nota:

alguma vez o presidente salvador, de pois de conhecer os sucessivos "insucessos" na captação de público se dirigiu de maneira tão veemente e critica para os serviços do clube? Alguma vez pediu explicações de como os sócios são tratados no atendimento e nas relações que mantêm com o clube? alguma vez questionou os resultados práticos do seu departamento de marketing e promoção? alguma vez reuniu com a organização dos jogos e com os responsáveis pelo estádio? alguma vez chamou os stewards e a sua empresa de segurança para rever processos e as situações dúbias que irritam e chateiam os associados?
Se calhar quem deveria ir para guimar~es ou barcelos poderiam ser alguns destes....

Reebull

[url="http://img224.imageshack.us/img224/8085/bragasc0.j"]http://img224.imageshack.us/img224/8085/bragasc0.j[/url]

Rato_RedBoys92

Excelente texto Bracarus...

O Salvador veio deitar por terra aquilo que durante anos nos viemos a construir...Aos poucos tavamos a mostrar que em Braga tambem ha verdadeiros...Com estas palavras e como diz o Bracarus ele veio dar argumntos aqueles que nao querem acreditar nisso...

SALVADOR FIZESTE-ME PASSAR UMA DAS MAIORES VERGONHAS DA MINHA VIDA NUM DIA EM QUE DEVIA SER DE FESTA PARA TODOS...

JOAO CARLOS

Acho que já toda a gente percebeu que o Sr. Salvador já vendeu algum jogador que sabe ser querido pela massa adepta e pela qual vai sofrer contestação ou...talvez esteja a preparar a saída.

Maria

Excelente Bracarus.
Espero que esta missiva chegue às mãos do Salvador. Ou pelo menos de quem saiba ler para lhe transmitir o que aqui foi por ti referido...

E é claro que ele não precisa de usar artimanhas para vender os nossos melhores jogadores. Já está a justificar a venda...
GVERREIRA DO MINHO

JR1287

O texto está tão bom, que nem merece comentários - vale por si só, e comentá-lo seria retirar-lhe importância.

O que merece comentários são as tristes figuras do Presidente. Será que ele ainda não percebeu que não interessa (apenas) sermos muitos, mas sim sermos bons!!! Eu já assisti a milhares de jogos ao vivo, incluindo derbys dos 3 grandes-mas-mais-pequenos-que-o-enorme, e raramente vi tanta alegria nos caras das pessoas e tantas lagrimetas de felicidade nos olhos dos mais indefetíveis braguistas; e não foi só felicidade e alegria pela vitória, mas sim pela emoção e fantástico ambiente criado pelos adeptos - poucos, talvez, mas bons, muito bons!!! e de nós o Presidente esqueceu-se. Que pena... (pensando melhor, acho que jogos do Braga que eu tenha assistido ao vivo e "choramingado" só me lembro deste e da final da taça com o Porto, mais aí chorei de tristeza)

Vlad

Excelente Bracarus!

Queria só pegar aqui numa frase do Bracarus e dar-lhe o meu ponto de vista:

Quote from: Bracarus on 17 de December de 2006, 14:32
Claro que há quem se remeta de que não vai ao Estádio, ou porque é longe, ou porque é caro, ou porque é pouco funcional, ou porque não há estacionamento, ou porque as horas são más, ou porque o jogo é transmitido na TV....
Não que algumas razões até não sejam justas, mas em mim, a paixão pelo clube, supera-as.

Tens razão Bracarus, a paixão pelo clube supera tudo isso... MAS ISSO É PARA NÓS, MALUQUINHOS PELO SCB, FANÁTICOS, ECT... Mas a ideia não é conquistar mais gente para além dos 12 ou 13 mil? Os 12 ou 13 mil já vão, com chuva, sem estacionamento, com estes preços, a estas horas,  etc... Mas os que ainda não estão conquistados? Os que ainda não sentem aquilo que nós sentimos pelo SCB? Estarão dispostos a ir ao futebol, a uma 2.ª à noite, num dia de chuva, para um estádio onde não há lugar para estacionar e pagar um bilhete de 15 euros, para ver um clube que ainda não os conquistou? São estes que temos conquistar, e para isso é preciso criar-lhes o vício de ir à bola, e para isso, são precisas de facto mais condições.
A meu ver, o principal factor é a falta de estacionamento. Adoro o nosso estádio. Acho-o bonito, e mesmo funcional, menos no estacionamento (ou falta dele). Não se admite, que num estádio do sec.XXI, contruído no meio do nada, as pessoas tenham que estacionar o carro na via-rápida para depois percorrerem todo o caminho a pé até ao estádio.
Lanço o seguinte desafio a qualquer membro da Administração da SAD ou da Câmara Municipal, ou mesmo ao presidente Salvador:
- escolha um jogo qualquer do Braga em casa num dia de chuva, não precisa de ser com os "grandes" e dirija-se ao estádio para ver o jogo como um vulgar sócio. Em sua casa, pegue no cachecol, no seu carrinho e dirija-se ao estádio para a luta do estacionamento. Encontre lugar onde melhor lhe convier. Provavelmente encontrará lugar na avenida do estádio ou mesmo na via-rápida Braga-Prado. Depois de estacionar, dirija-se a pé e à chuva até à bilheteira do estádio (são cerca de 500 a 1000 metros à chuva). Depois de chegar à bilheteira, fique na fila, à chuva, para adquirir o bilhete para o jogo. Depois dirija-se para os portões de entrada, à  chuva, e espere na fila, à chuva até ser revistado por um dos simpatiquíssimos seguranças da 2045. Após a revista, tem que percorrer, à chuva, mais cerca de 300 metros até aos torniquetes de acesso às bancadas. Aí, dirija-se ao seu lugar sentado. Se tiver sorte, fica numa das filas abrigadas. Se não, fica nas primeiras 10  filas à chuva a ver o jogo. Isso pouco interessará, porque de facto, já vai estar tão molhado, que mais pinga menos pinga... pouco interessa.
Experimentem um dia! Só para saber se continuariam a ir ao futebol. E agora pensem que, nestas condições, temos uma média de 12 ou 13 mil BRAVOS!!! Mas ponham-se no lugar de um habitante de Braga (bracarense), que ainda não é um braguista (adepto exclusivamente do SCB)... acham que está disposto a isso tudo? Alguns estarão, e vão a primeira vez... mas à segunda, duvido.
Bem sei que o estádio e estacionamento não é da responsabilidade da SAD bracarense, mas bem que podiam, juntamente com a câmara, estudar alternativas para melhor servir os que já vão aos jogos, e os que pretendem conquistar para adeptos no nosso enorme clube.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

jaimec

TROLHA NOVO-RICO ... combinação explosiva !

2378

Este texto do bracarus é a melhor resposta que se pode dar.

Fui dos poucos que "percebeu" o Presidente e continuo com a mesma ideia, mas é com respostas assim que se consegue
apontar armas no mesmo sentido. Sócios, bracarenses e direcção tem todos de se unir, para um ENORME cada vez mais ENORME.

O post do Vlad também acerta na ferida, por vezes quem organiza certos eventos nunca se viu na pele do público em geral, para o qual o evento
se destina. Faz lembrar os ministros a  incentivarem a polupalação a deslocar-se nos transportes públicos, quando eles tem motorista e carrinho á porta de casa para por vezes andar meia dúzia de quilómetros.