News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/07

Started by JotaCC, 22 de July de 2011, 07:24

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: aparição de Vinícius no treino

O reforço do Sporting de Braga, Paulo Vinícius, foi a grande novidade no treino de ontem, por se tratar de uma nova cara no grupo de trabalho, mas só por essa razão foi alvo de olhares mais atentos, pois acabou por passar muito despercebido mas pela melhor das razões, tendo em linha de conta a fácil adaptação ao novo grupo de trabalho, pois parecia já estar ligado ao clube há vários dias. Não foi sequer alvo de atenção especial pela parte da equipa-técnica, integrando-se na íntegra em todos os exercícios concretizados no treino matinal, o único que foi aberto ao público e comunicação social.

Será mais um a contar no vasto leque das opções que constam no plantel do Braga. E em princípio terá a possbilidade de participar no primeiro teste já esta noite no jogo com o Celta de Vigo.Paulo Vinícius é definido como um polivalente no sector defensivo, mas será uma aposta para o eixo da defesa, a fim de jogar a central na medida em que é nessa posição que o Sporting de Braga tem apresentado maiores carências. A preocupação tem sido notória, como se constatou pelos jogos já realizados, e partilhada publicamente pela equipa-técnica. Neste momento são quatro os centrais que se perfilam para o lugar, todos debutantes no clube bracarense. Nuno André Coelho (ex-Sporting), Henrique (ex-Feirense), Ewerton (ex-Corinthias Alagoano) e ainda Paulo Vinícius (ex-União de Leiria). Acrescenta-se a este leque o jovem Palmeira, atleta da casa, que deve ser emprestado a um clube da II Liga.

Com a chegada de Vinícius calculava-se que o sector defensivo ficava encerrado, as a verdade é que o Sporting de Braga continua no mercado à procura de um central. Paulo Vinícius detém a 'mais-valia' de se adaptar facilmente a outro tipo de funções no sector mais recado, incluindo as faixas, onde já desempenhou as funções de lateral, quer na direita como na esquerda.


Nuno Gomes: "temos condições para lutar pelo título"

P- Como está a adaptar-se a esta nova realidade no Sp. Braga?
R - Estou a adaptar-me muito bem, esta fase de pré-época exige muito em termos físicos, mas estou feliz por estar aqui. Fui muito bem recebido pelos meus colegas e pelos adeptos do Braga. Desde já agradeço todo o carinho que têm transmitido. Estou contente e espero estar nas melhores condições o mais rápido possível.

P - Espera fazer muitos golos, tal como fez durante muitos anos com a camisola do Benfica?
R - Espero jogar mais vezes e marcar golos, mas acima de tudo que o Braga consiga ganhar os jogos e chegar ao final do campeonato numa boa classificação, como tem acontecido nos últimos anos.

P - Esteve atento à apresentação do Benfica, sendo um adversário do Braga?
R - É um adversário do Braga como o Porto ou Sporting. Contrataram muitos jogadores, parecem ser bons reforços, mas é um assunto que não me diz respeito...

P - Sente que esta época será diferente em termos pessoais e gostava de provar alguma coisa?
R - Não tenho de provar nada a ninguém. Tenho uma carreira que fala por mim...

P - E provar algo em particular ao Jorge Jesus?
R - Não sei porque está a colocar essa pergunta, não tenho de provar nada a ninguém....

P - Não saiu magoado com o técnico do Benfica?
R - Não. Saí do clube porque se tratou de uma opção técnica, respeitei, como sempre respeitei todas as decisões, concordando ou não com as decisões respeito a opinião de cada pessoa.

P - Teria algum gozo especial provar em Braga que ainda tinha qualidades para estar n o Benfica?
R - Não tenho de provar nada a ninguém.

P - Ainda está no seu horizonte voltar à selecção?
P - Jogando com regularidade e fazendo golos essa é uma possibilidade em aberto, mas tudo depende da forma como me apresentar e como correr as coisas aqui em Braga.

P - A luta pelo título vai ser a quatro e não a três?
R - Acho que sim, o Braga já provou nos últimos anos que já é um grande do futebol português. É um clube muito bem organizado e tem todas as condições para lutar pelo título. Não posso dizer que vamos partir com o objectivo de lutar pelo título, mas com ambição podemos tentar fazer melhor que a época passada.

P - O Braga tem agora um jogo em Vigo onde viveu uma noite de más recordações?
R - É verdade, mas são outros tempos e esse resultado (Celta de Vigo venceu Benfica 7-0) acontece uma vez na vida e não voltará a repetir-se.

P - Porto, Benfica e Sporting têm-se reforçado bastante acha que é por causa da luta que o Braga também pode dar neste campeonato?
R - Acho que esses três clubes olham para o Braga com outro respeito, tratando-se de um adversário difícil de ultrapassar. Por isso têm de se reforçar , como é natural nesta altura da época.

P - O Nuno é um dos jogadores mais experientes no plantel do Braga. Gostava de ser o capitão desta equipa?
R - É um assunto que não me diz respeito neste momento, apesar de ser um dos jogadores mais experientes no nosso futebol há mais jogadores no Braga que já têm muitos anos de casa e no próprio futebol português. Quem quer que seja será um bom representante da equipa.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

"Não tenho de provar nada a ninguém"

O Benfica é um assunto que faz parte do passado de Nuno Gomes que o internacional português não gosta muito de abordar. Foi bom enquanto durou, mas o presente passa pelo Braga, um clube que o acolheu de braços abertos e no qual o avançado espera ser bem-sucedido. Mas não para mostrar a Jorge Jesus que estava errado em deixá-lo sair do clube lisboeta. "Não tenho de provar nada a ninguém. Tenho uma carreira que fala por mim", lembrou Nuno Gomes, garantindo ter saído das águias "sem mágoa de ninguém". "Foi uma opção técnica que respeitei como sempre, concordando ou não com elas", acrescentou.

Na altura de mudar de página, Nuno Gomes avaliou os prós e os contras de ingressar no Braga, concluindo que este poderia ser uma boa porta de entrada na Selecção Nacional. A participação no Campeonato da Europa do próximo ano é o objectivo, e o avançado não vê por que motivo não possa ser chamado. "Jogando e fazendo golos, poderá ser possível e ser uma opção. Tudo depende de como me apresentar e de como correrem as coisas", afirmou. No entanto, a vontade de facturar em quantidade não o fez estabelecer uma meta; aliás, o internacional luso, de 35 anos, até se predispôs a ajudar Lima a alcançar um objectivo pessoal. "Gostava de ajudá-lo [Lima] a marcar 30 golos. Seria bom para ele e para a equipa", confessou, consciente de que quanto mais esta marcar, mais possibilidades tem de ganhar uma luta que será "a quatro e não a três". "O Braga tem vindo a provar nos últimos anos que já é um grande no futebol português, e pude confirmar isso por dentro. É um clube muito bem organizado, que tem todas as condições para lutar pelo título. Não vou dizer que vamos fazê-lo, mas vamos, com muita ambição, tentar fazer melhor que na época passada", prometeu.

"Coentrão deu um passo importante na carreira"

Hoje há jogo com o Celta, nos Balaídos, onde Nuno Gomes já viveu uma noite de autêntico pesadelo com a camisola do Benfica. Como o avançado comprovou ao longo dos anos, porém, "7-0 é um resultado que só acontece uma vez". E desde essa temporada (1999/2000), muita coisa já aconteceu; o clube galego caiu para a II Divisão de Espanha, país que conta agora com mais um jogador português: Fábio Coentrão. O lateral-esquerdo transferiu-se neste defeso para o gigante Real Madrid, uma decisão que o ex-companheiro aprova. "Foi um passo importante na carreira dele [Fábio Coentrão]. Ele é um excelente jogador, desejo-lhe tudo de bom e tenho a certeza de que vai conseguir muitos êxitos", analisou.


Marcos garante que a baliza estará muito bem guardada

Embora seja apontado como o terceiro da hierarquia de guarda-redes do Braga, Marcos não atira a toalha ao chão. "O treinador é que decide", vincou o brasileiro, que só não tem dúvidas quanto a uma coisa: "A baliza da equipa estará bem guardada." Não admira por isso que esteja bastante confiante no sucesso dos arsenalistas esta temporada. "O Braga é um clube que vem crescendo todos os anos, e queremos chegar o mais à frente possível em todas as competições. Sabemos que é difícil repetir o feito do ano passado, mas o pensamento é esse", afiançou.


Um central adaptável

Em que posição irá Leonardo Jardim utilizar Paulo Vinícius em Braga? Pelo que se viu no treino de ontem, o primeiro desde que deixou o Leiria, o brasileiro deverá ocupar um lugar no eixo da defesa, onde o treinador dos bracarenses está um pouco limitado no número de opções. Esse é, de resto, o papel que melhor desempenha no campo - a garantia é de Paulo Sérgio, responsável pela vinda do brasileiro para Portugal em 2006/07, na altura para o Santa Clara. "O Paulo [Vinícius] é um jogador poderoso que pode fazer a posição 6 e qualquer uma das da defesa, mas acho que pode ser um excelente central ao mais alto nível", explicou a O JOGO o ex-treinador de Sporting, Guimarães e Paços de Ferreira, entre outros, que no começo da segunda época que cumpriu nos Açores planeava utilizar Paulo Vinícius precisamente como central. O Leixões acabou por lhe roubar o agora arsenalista, mas a ideia de que este poderia vir a marcar a diferença no centro da defesa nunca se perdeu. "Ele tem uma capacidade técnica notável, é rápido, forte fisicamente e muito bom no jogo aéreo, quer defensivo quer ofensivo. A prova disso é que normalmente marca quatro ou cinco golos por época", destacou.

Por enquanto, ainda é prematuro falar na possibilidade de Paulo Vinícius ser um dos intocáveis de Leonardo Jardim, mas Paulo Sérgio não tem dúvidas de que ele se poderá afirmar como titular. Aliás, até considera que poderia vir a formar "uma boa dupla" com Nuno André Coelho, central com que trabalhou na última época, no Sporting. "O Nuno [André Coelho] é um jogador diferente do Paulo [Vinícius]. Tem muita classe, é inteligente e tem muita qualidade de passe. Por isso, acho que se podem entender bem, até porque o Paulo [Vinícius] é mais agressivo, no bom sentido da palavra. É, como se diz no Brasil, um zagueirão", descreveu.


Quim dá "tareia" aos colegas

Um exercício de finalização transformou-se ontem no pior pesadelo dos médios e extremos do Braga. A culpa foi de Quim, que, no frente-a-frente com os dez colegas, deu um espectáculo de bem defender, obrigando-os a realizar abdominais e flexões sempre que, no mínimo, metade dos remates efectuados não entrava. A boa disposição imperou e no fim até motivou um duelo particular entre Hugo Viana e o guarda-redes. É fácil perceber quem foi o vencedor...

João Silva acompanhado com atenção

A situação de João Silva está a ser acompanhada com bastante atenção pelos responsáveis do Braga. O jovem avançado está contratualmente ligado ao Everton por mais dois anos, mas à semelhança do que sucedeu na época passada, é vontade do clube inglês voltar a emprestá-lo. Em três meses ao serviço do Leiria, o internacional sub-21 português, que os arsenalistas têm debaixo de olho desde que despontou no Aves em 2009/10, fez quatro golos no campeonato, dois dos quais na última jornada, frente ao Benfica, no Estádio da Luz.


O JOGO

JotaCC

Não tenho de provar nada',

Nuno Gomes quer ajudar Sp. Braga a lutar pelo título

O ex-avançado do Benfica considera que os «arsenalistas» podem voltar a intrometer-se na luta pela conquista do campeonato.

Nuno Gomes afastou a ideia de que a temporada que se avizinha sirva para provar que os responsáveis do Benfica tomaram a opção errada quando prescindiram dos seus serviços. O agora jogador do Sporting de Braga defende que não tem de provar nada a ninguém e que o seu único objetivo é ajudar os bracarenses. 'Tenho uma carreira que fala por mim, não tenho que provar nada a ninguém. Não saí magoado com Jorge Jesus, nem com ninguém. O Benfica é agora um adversário, como é o FC Porto ou Sporting. O meu objectivo é jogar e ajudar o Sporting de Braga', sublinhou o internacional português, em declarações aos jornalistas, antes do treino matinal de ontem no estágio que decorre em Melgaço.
A contratação mais sonante do Sporting de Braga acredita que a equipa de Leonardo Jardim irá dar continuidade aos bons resultados das últimas épocas e não afastou o cenário de os «arsenalistas» se voltarem a intrometer na luta pelo título. 'Nos últimos anos, o Sporting de Braga tem vindo a provar que já é um grande do futebol português. Pude confirmar agora mais por dentro que é um clube muito bem organizado, que tem todas as condições para lutar pelo título. Vamos tentar fazer melhor do que na época passada', finalizou o «21» bracarense.

Sem mágoa. Nuno Gomes reafirmou que não saiu magoado com ninguém ligado ao Benfica pela sua
dispensa


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Magrão mais perto do Minho

Dínamo Kiev admite solução de compromisso para desbloquear a transferência do médio.

Igor Surkis, presidente do Dínamo Kiev, admitiu ontem chegar a «uma solução de compromisso» para viabilizar a transferência de Gerson Magrão para o Braga.

Em declarações ao site Chempionat.com, o dirigente explicou que o único entrave à saída do brasileiro para os minhotos «é a sua relutância em baixar consideravelmente o ordenado», confirmando aquilo que A BOLA já escrevera, ou seja, o acordo entre clubes é total, faltando apenas o acerto salarial com o jogador.

A solução de compromisso invocada por Surkis passa por um maior contributo do clube ucraniano no pagamento do salário de Magrão.

A BOLA

Bruno3429

Paulo Vinícius já trabalha em Melgaço

O defesa Paulo Vinícius, que o Sporting de Braga contratou à União de Leiria, realizou, ontem, em Melgaço, os seus primeiros treinos com os novos companheiros. Também ontem, Nuno Gomes reforçou a ideia de que o campeonato será disputado a quatro no que aos lugares cimeiros diz respeito. Hoje, os arsenalistas jogam em Vigo.

Diario do Minho

JotaCC

Transferências: Benfica e Sporting de Braga são os únicos "europeus" a lucrar

Benfica e Sporting de Braga são os únicos clubes, entre os seis primeiros classificados da Liga portuguesa de futebol da época passada, a registar lucro nas transacções de jogadores no corrente "mercado".

Levando apenas em linha de conta as transferências efectuadas e confirmadas até à data, benfiquistas e bracarenses são os únicos "europeus" a registar saldo positivo na contabilidade de entradas e saídas de jogadores.

O Sporting de Braga, que conta com 12 novos atletas, a maioria contratada a custo zero, foi o que mais lucrou com transferências de jogadores, sendo que apenas Baiano, Henrique, Rodrigo Galo e Zé Luís obrigaram os bracarenses a "puxar" do livro de cheques.

Para os mais de seis milhões de lucro dos "arsenalistas", contribuiu de forma decisiva a saída do lateral Sílvio para o Atlético de Madrid, por oito milhões de euros, naquela que foi a única transferência a render dinheiro aos minhotos.

Apesar de ser o clube que mais gastou em contratações até ao momento (perto de 28 milhões de euros), o Benfica realizou um importante encaixe financeiro com a venda de Fábio Coentrão para o Real Madrid, decisivo para obter um lucro próximo do milhão de euros.

No entanto, o valor pago pelos "merengues" (30 milhões) não vai na totalidade para os cofres do Benfica, já que os "encarnados" haviam alienado 20 por cento do passe à Benfica Stars Fund.

Quanto aos 17 novos futebolistas, destacam-se o belga Axel Witsel (ex Standard Liége), contratado por 6,5 milhões, o argentino Enzo Pérez (ex Estudiantes), avaliado em 5,5 milhões de euros, e o brasileiro Bruno César (ex Corinthians), que custou 5,3 milhões.

Atrás do Benfica, surge o Nacional da Madeira, sexto classificado na última temporada, que mantém o equilíbrio das finanças, já que apenas contratou jogadores em final de contrato e viu sair Rafael Bracalli e Bruno Amaro na mesma situação.

Com o Vitória de Guimarães inicia-se a tabela dos mais gastadores. O conjunto da "cidade berço" contratou oito jogadores, entre eles, o uruguaio Jean Barrientos, que custou cerca de 1,2 milhões de euros aos cofres do clube, verba suficiente para deixar as contas no negativo.

Atrás dos vitorianos, surge o Sporting, com um saldo negativo superior aos 15 milhões de euros. Apesar de ter contratado tantos jogadores quanto o Sporting de Braga (12), os "leões" já desembolsaram perto de 16 milhões de euros, mas ainda não realizaram qualquer encaixe significativo.

O ponta de lança holandês Ricky van Wolfswinkel, ex Utrecht (5,4 milhões), e o extremo espanhol Diego Capel, ex Sevilha (3,5), obrigaram a mais de metade do investimento, enquanto nas saídas, apenas o francês Sinama-Pongolle proporcionou algum encaixe financeiro, com o empréstimo ao Saint-Etienne.

Já o campeão FC Porto aparece no último lugar deste grupo "europeu", tendo visto esta semana as contas caírem ainda mais no negativo, após ter confirmado a contratação do brasileiro Danilo (ex Santos), por 13 milhões de euros.

A aquisição do médio, segunda mais cara de sempre por parte de um clube português, apenas superada pelo também portista Hulk, elevou o saldo negativo dos campeões nacionais para perto dos 19 milhões de euros.

Ainda sem qualquer encaixe realizado com a venda de atletas, o FC Porto conta com seis caras novas no plantel às ordens de Vítor Pereira, sendo que, além de Danilo, também Kelvin (dois milhões), Kléber (2,4) e Iturbe (1,5) obrigaram os "dragões" a desembolsar dinheiro.

O JOGO

Bruno3429

Hélder Barbosa quer convencer treinador
Por Redacção

Pretendido pelo Panetolikos, equipa recém- promovida à primeira divisão grega, Hélder Barbosa assegura que pretende continuar em Braga.

«As propostas do estrangeiro para mim são segunda opção. Caberá ao SC Braga decidir sobre elas. O meu objectivo neste momento é procurar convencer o treinador das minhas qualidades e ficar».

«A concorrência para o meu lugar é muito forte, mas, como todos os jogadores, vou trabalhar com determinação para conquistar o meu espaço», disse o extremo, no final do jogo frente ao Celta de Vigo.


Custódio pára entre duas a três semanas
Por Pascoal Sousa

O médio Custódio, do SC Braga, corre sérios riscos de falhar o arranca da temporada devido à lesão contraída no treino de ontem.

Os exames realizados esta sexta-feira revelaram um estiramento no ligamento lateral interno do joelho esquerdo e a recuperação foi determinada para um período compreendido entre duas e três semanas.


Bracarenses derrotados em Vigo (1-2)
Por Pascoal Sousa

O SC Braga saiu derrotado na viagem que efectuou ao terreno do Celta de Vigo. 2-1 foi o resultado a favor da equipa espanhola, num encontro inserido no troféu Memorial Quinocho.

Joan Tomás, aos 52 minutos na conversão de uma grande penalidade, colocou a equipa da casa em vantagem.

A resposta dos bracarenses não tardou e Henrique, na primeira vez que tocou na bola, restabeleceu a igualdade no encontro aos 67 minutos.

Quatro minutos volvidos, Pillado garantiu o triunfo do Celta.

Na equipa de Leonardo Jardim destaque para a estreia do brasileiro Paulo Vinícius, resgatado esta semana ao UD Leiria.

O defesa foi o único jogador, dos 21 utilizados, que actuou os 90 minutos. Na primeira parte jogou como lateral-esquerdo e na etapa complementar no eixo central da defesa.

A Bola

Bruno3429

Bracarenses derrotados pelo Celta de Vigo
Troféu Memorial Quinocho

O Celta de Vigo de Espanha venceu esta sexta-feira o Sporting de Braga, por 2-1, em encontro da 16.ª edição do Troféu Memorial Quinocho, disputado no Estádio de Balaídos, em Vigo.

Joan Tomás marcou primeiro para o Celta, aos 51 minutos, e na transformação de uma grande penalidade (à panenka), o defesa bracarense Henrique repôs a igualdade, aos 67. O marcador ficaria fechado um minuto depois com um golo de Pillado.

Celta de Vigo: Sergio Álvarez, Kevin, Vila, Túñez, Roberto Lago, Oubiña, Álex López, De Lucas, Trashorras, Toni e Bermejo

Jogaram ainda: Dani Abalo, López Garai, Oier, Joan Tomás, David, Catalá, Jota, Gaffoor, Pîllado, Iago Aspas e Bustos.

Sp. Braga: Quim, Rodrigo Gallo, Nuno Coelho, Ewerton, Lima, Djamal, Alan, Guilherme, Hugo Viana, Vinicuis e Nuno Gomes.

Jogaram ainda: Paulo César, Barbosa, Enrique, Baiano, Meyong, Imorou, Salino, Ze Luis, Marcos e Palmeira.

Árbitro: Amoedo Chas

Record