News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/07

Started by JotaCC, 19 de July de 2011, 07:22

Previous topic - Next topic

JotaCC

Lima dá o flanco
BRASILEIRO ADAPTA-SE A JARDIM E À ALA
   
Lima já tem uma história para contar nos primeiros tempos do consulado de Leonardo Jardim em Braga. O brasileiro parece continuar no topo das preferências do treinador, tal como já ocorria com Domingos Paciência, tendo terminado a época passada como o melhor marcador da equipa, obtendo 14 golos em todas as competições.

Agora, porém, abre-se uma nova perspetiva no plano tático e Jardim tem insistido em colocar Lima mais colado ao corredor, procurando aliar a sua velocidade ao poder de remate com os dois pés. Nada que seja assim muito estranho, até porque Lima chegou a cumprir muitas vezes essa função na estação anterior.

Agora que o comboio ainda começou a sua marcha lenta é tempo de adaptação e o jogador não vira a cara às novas ideias. Bem pelo contrário. Dá totalmente o flanco ao abrigo de uma suprema vontade de se manter em plano de relevo no onze.

RECORD

JotaCC

Lima: "vou fazer tudo para chegar aos trinta golos esta época"

O avançado brasileiro Lima não faz as contas por menos e reforçou o objectivo de apontar trinta golos na época, um desejo já expresso na chegada a Portugal, depois das férias, e que se mantém fixo com a intenção de superar a sua melhor marca e completar uma época em cheio no clube bracarense, mesmo reconhecendo que a concorrência 'é forte' mas adverte que é o clube quem sai a ganhar.

'Vivemos de objectivos e pessoalmente procuro alcançar 30 golos nesta época e vou fazer de tudo para conseguir essa marca, com o apoio de todos, onde os avançados possam brilhar e ajudar o Braga', salientou o avançado brasileiro.

Nos ensaios já protagonizados pelo Braga tem sido notória a deslocação do atleta para o lado esquerdo, sendo uma posição pouco habitual de Lima mas é aí que Leonardo Jardim tem apostado no futebolista, no sentido de garantir apoio ao ponta-de-lança. Lima confessa que está a tentar adaptar-se a essa posição, embora destaca que o importante é jogar e 'ajudar a equipa'.

'Estou a a adaptar-me e a procurar fazer o meu melhor. Não está a ser tão fácil, mas temos de adaptar o mais rápido possível', explicou. 'O treinador pediu para fazer essas funções e está testando. Só quero ajudar o Braga da melhor maneira possível, onde o treinador achar que possa ajudar a equipa vou estar disponível', acrescentou.

No primeiro dia de estágio em Melgaço , Lima foi o jogador seleccionado para falar à comunicação social e deu conta da importância de acelerar os processos para estar a cem por cento quando começarem os jogos a sério. 'Temos de nos preparar da melhor forma possível, pois temos uma época cheia de responsabilidades e jogos difíceis', calculou o futebolista. 'Todos dedicam-se ao máximo para que no primeiro jogo a valer todos estejam na melhor forma possível', vincou.

Para Lima não restam dúvidas que as responsabilidades 'são acrescidas' na abordagem à nova época, mas também a motivação é maior, fruto da campanha notável que o Braga efectuou no ano passado. 'Temos uma responsabilidade muito grande mas todos estão a empenharem-se ao máximo para fazer igual ou melhor que estas últimas duas épocas. O importante é continuar o trabalho de uma forma firme e tenho a certeza que este grupo vai conseguir empenho para conseguir melhores resultados', realçou.

Com mais um ano de contrato com o Braga, o jogador de 27 anos está optimista ainda em projectar-se na carreira. O seu nome chegou a ser referenciado noutros emblemas durante o defeso, mas Lima revela serenidade. 'Não me preocupo com essa situação, o importante é preparar-me neste início de época e manter a minha forma da melhor maneira possível e estar a cem por cento a pensar no Braga', comentou o atleta quando confrontado com a possibilidade de ainda sair de Braga.


CORREIO

JotaCC

Jardim dá aula à defesa

Seja por falta de tempo de estudo ou por mera distracção, a verdade é que a defesa do Braga tem recebido algumas notas negativas nos testes que a equipa tem realizado nesta pré-temporada. Leonardo Jardim já revelou que espera ansiosamente pela chegada de um ou dois reforços para o sector, mas isso não significa que tenha desistido dos homens que o compõem actualmente. Não. Aliás, o treinador madeirense aproveitou o primeiro dia de estágio de seis dias em Melgaço para rever a matéria dada nos primeiros dias. Em foco estiveram aspectos tácticos como a organização defensiva e a saída para o ataque, e outros mais técnicos, como a impulsão e o cabeceamento. Tudo para que no exame que hoje vão ter com o Moreirense, às 18 horas, as apreciações comecem a ser mais positivas e tranquilizem os bracarenses.

Por terem sido os mais visados nos três jogos já efectuados nas pré-épocas, Leonardo Jardim não se cansa de corrigir o posicionamento dos centrais. Principalmente em situações em que a organização e o posicionamento defensivo é fundamental para evitar que o adversário crie perigo. O treinador quer que Nuno André Coelho, Henrique e Ewerton não concedam espaços e que tentem antecipar-se ao lançamento longo do opositor, para que possam recuar rapidamente e cortar o lance de cabeça. E na hora de sair a jogar, pediu para que o façam com segurança, circulando a bola de um flanco para o outro, mas de uma forma mais veloz que a rotação que os atacantes realizarão.

Posicionamento defensivo

Todos os elementos devem jogar sempre muito próximos, rodando como um bloco, obrigando o adversário a realizar passes de longo para as extremidades do terreno ou para cima dos centrais. Nessa situação, os defesas devem tentar antecipar o movimento, para que cheguem primeiro ao local onde a bola vai cair e matem a jogada com um corte para fora ou para zona segura.

Saída para o ataque

A primeira fase de construção começa num dos centrais, que deverá fazer a bola chegar a um lateral, arrastando o adversário para aquele lado do terreno. Depois as hipóteses são várias: o trinco recebe a bola e sai a jogar; o lateral joga com o extremo do seu lado; ou o lateral usa o central para fazer a bola chegar ao outro flanco mais rápido do que a rotação da equipa adversária.

Cabeceamento

Ao constatar que alguns cortes de cabeça estavam a ser mal efectuados, Leonardo Jardim obrigou os defesas a ficarem mais uns minutos no relvado a trabalhar esse gesto. Saltar no momento exacto e abordar a bola de frente é um dos segredos para que esta não vá parar aos pés do inimigo, como sucedeu algumas vezes durante o treino realizado por sectores.


Galo sonha com poleiro à direita

Na última dezena de anos foram vários os laterais-direitos que fizeram carreira em Braga antes de dar o salto para outro patamar. Abel, João Pereira e Sílvio ainda hoje são recordados com saudade pelos adeptos, que se habituaram a ver um jogador de topo no lado destro da defesa. Será Rodrigo Galo o próximo? "Vou fazer tudo para que o Braga mantenha essa tradição [bons laterais-direitos]. Mas antes de pensar em dar o salto, tenho de me afirmar e ajudar o clube a ganhar títulos", lembrou o brasileiro, que, apesar da forte concorrência de Baiano, espera conquistar a confiança de Leonardo Jardim. "Repeito o Baiano e a decisão que o treinador tome, mas trabalharei sempre para ser titular", garantiu.

Perfeitamente integrado no plantel, ou não fosse este maioritariamente composto por brasileiros, Galo está concentrado em dar o máximo no estágio para que a época corra bem. "Espero que dê tudo certo e que o Braga alcance os objectivos", acrescentou.


Lima quer marcar 30 golos

É com a convicção de que não há mal que sempre dure que Lima encara a próxima temporada, depois de não ter feito o gosto ao pé entre Março e Maio deste ano. O avançado está tão confiante que colocou a fasquia pessoal bem lá em cima. "Quero marcar 30 golos e vou fazer de tudo para o conseguir", prometeu o brasileiro, consciente que a barreira "não será nada fácil" de atingir, até porque, somando os tentos obtidos nas duas últimas épocas, ainda fica três aquém do desejado. Por isso, conta com "a ajuda dos companheiros", com quem diz partilhar "uma responsabilidade muito grande", criada pela segundo lugar conquistado em 2009/10 e a presença na final da Liga Europa. "Estamos empenhados em fazer igual ou melhor do que no passado. Mas o importante é continuar o trabalho forte, porque acredito que o grupo conseguirá os melhores resultados", ressalvou.

Muito se falou sobre a hipótese de mudar de ares neste defeso, mas ainda espera por uma proposta concreta. Por isso, confessa-se despreocupado com essa questão. "Independentemente de sair ou não, tenho de fazer o meu trabalho e manter-me fora", vincou.


"Adaptação à esquerda não está a ser fácil"

Com Leonardo Jardim, Lima transitou do meio para a esquerda, funcionando como falso extremo. Uma posição à qual está a tentar adaptar-se, embora, como o admitiu, não esteja "a ser fácil". "O treinador pediu-me para fazer essa função e eu quero ajudar o Braga da melhor maneira possível. Então, onde o treinador achar que sou mais útil, estarei à disposição", garantiu.


Berni e Marcos tentam ser a sombra de Quim

A corrida pela titularidade na baliza do Braga está lançada e, desta vez, Quim não ficou do lado de fora a assistir. O guarda-redes, que treinou ontem pela primeira vez em Melgaço, onde na temporada transacta se lesionou com bastante gravidade, vai mesmo no primeiro lugar e só algo totalmente inesperado o levará a ser ultrapassado. A única dúvida é saber quem será a sombra do internacional português, já que os "gémeos" Berni e Marcos jogaram o mesmo período de tempo nos encontros de preparação. Contudo, quando Quim não pôde jogar - contra o Brasov -, foi o italiano o titular.


Ukra preparado para todo o terreno

No colchão, na areia ou na relva, Ukra deu sinais de estar a recuperar de uma tendinite no joelho direito. O regresso aos treinos com os companheiros deve acontecer em breve


O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga

Lima quer marcar 30 golos nesta temporada

O avançado brasileiro não faz a coisa por menos e pretende ajudar os «arsenalistas» a alcançarem os seus objetivos com 30 golos, em todas as competições. Apesar da concorrência, que ainda pode aumentar, Lima mostra-se confiante para 2011/2012. 'Todos estabelecemos metas. Eu sou ambicioso e quero fazer 30 golos em todas as competições. Sei que não será fácil, mas com a ajuda da equipa espero alcançar esse objetivo', referiu Lima, antes do primeiro treino dos bracarenses inserido no estágio de pré-temporada.


PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Paulo Vinícius certo
DEFESA DA U. LEIRIA A CAMINHO


O brasileiro Paulo Vinícius, da U. Leiria, vai ser reforço do Sp. Braga. O acordo ficou praticamente selado ontem, faltando apenas limar as derradeiras arestas para que o defesa rume de imediato a Melgaço, onde os arsenalistas estão a estagiar.

Trata-se de um elemento polivalente para o sector recuado, que se tem destacado no Lis a lateral, tanto direito como esquerdo, e ainda pode desempenhar funções de central ou trinco, as suas posições de base. O jogador, de 26 anos, conhece o futebol português e será um trunfo para Leonardo Jardim, que assumiu de viva voz a preocupação em relação à fragilidade do sector recuado. As negociações entre as SAD avançaram rapidamente e a transferência deve ser oficializada hoje.

Record

Bruno3429

A pequena aldeia de Jardim
Por Pascoal Sousa

Treinador tem uma superestrutura. Entre jogadores, directores, fisioterapeutas e adjuntos são 49 os profissionais em Melgaço.

Quase meia centena de profissionais estão destacados para o estágio do SC Braga em Melgaço. Em rigor, são 49 elementos, que ocupam metade da capacidade da unidade hoteleira de quatro estrelas que acolhe a equipa desde domingo passado.

Um clube em acelerado crescimento tem de estar sustentado em pilares fortes e apoiado numa estrutura organizativa que zele pelo bem-estar dos 30 jogadores chamados por Leonardo Jardim.

A Bola

Bruno3429

Lima promete golos para a nova época

O Sporting Clube de Braga está, desde ontem, instalado em Melgaço, onde o seu avançado Lima prometeu muitos golos para a nova temporada, apesar da forte concorrência que parece ter no plantel. Hoje os arsenalistas têm jogo-treino com o Moreirense.

Diario do Minho

JotaCC

Beira-Mar atira a rede a Vinícius

O Beira-Mar está interessado em receber o médio Vinícius por empréstimo na próxima época.

Os aveirenses não estão sozinhos na corrida pelo médio defensivo, mas já se colocaram na pole position para ter o jogador, cujo espaço no plantel do SC Braga ficou substancialmente reduzido com a chegada de Djamal.

Além do mais, para a posição 6, Leonardo Jardim conta ainda com Custódio, que tem estado em evidência nesta pré-época, sem esquecer que Leandro Salino pode fazer o lugar, em caso de necessidade.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: Lima quer brilhar com ou sem Nuno Gomes ao lado
"Quero fazer trinta golos"

O avançado Lima entra na nova época com a ambição nos níveis máximos, mesmo a jogar descaído para esquerda, ao lado do reforço Nuno Gomes. "Sou ambicioso e quero fazer 30 golos em todas as competições", avisou.

Apesar da confiança, Lima reconheceu que "não é fácil" fazer a nova posição, ele que jogava no eixo do ataque. "Tenho é de me adaptar o mais rápido possível", disse o atacante, que fez 14 golos em 2011/12, com destaque para o 'hat-trick' que apurou o Sp. Braga para a Champions, em Sevilha.

Rodrigo Gallo também se mostrou optimista. O defesa ex-Gil Vicente espera ganhar a Baiano a corrida pela titularidade na ala direita da defesa: "Vim para ser titular".

O Sp. Braga começou a estagiar em Melgaço sem Gerson Magrão, médio ofensivo que o clube está a negociar com o D. Kiev (Ucrânia). Leonardo Jardim aguarda, ainda, dois centrais, prometidos pelo líder do clube, António Salvador.

CORREIO DA MANHA

fmrabit

Castores contratam MichelPor Pedro Manuel Couto com Pedro Cadima

Operação relâmpago da Direcção pacense foi bem-sucedida.

O Paços de Ferreira garantiu Michel, avançado que se notabilizou ao serviço do Penafiel e que tinha vários clubes interessados nos seus serviços, incluindo o SC Braga. Numa verdadeira operação relâmpago, os dirigentes pacenses acertaram contrato com o futebolista, válido por quatro temporadas, e por uma verba muitíssimo inferior aos 500 mil euros exigidos.

Hoje, o brasileiro já deverá estar na Mata Real às ordens do técnico Rui Vitória
A BOLA

Bruno3429

Paulo Vinícius assina por três épocas
Por Mário Rui Ventura

O central brasileiro Paulo Vinícius, de 26 anos, é o mais recente reforço do SC Braga. Depois de três épocas no UD Leiria, Vinícius vai agora assinar um contrato válido por três épocas e amanhã já se treina no plantel às ordens de Leonardo Jardim.

O princípio de acordo já foi inclusivamente confirmado pela SAD do União de Leiria, que acrescenta que o acordo «será formalizado assim que o atleta concluir os exames médicos a que se vai submeter.»

Com esta contratação, fica a faltar apenas mais um central para o SC Braga dar por finalizado o novo plantel para 2011/2012.

A Bola

Bruno3429

Vitória por 4-1 sobre o Moreirense
Por Pascoal Sousa

O Braga não teve dificuldades em vencer por 4-1 o Moreirense, num jogo de preparação disputado no complexo desportivo de Melgaço.

Ao intervalo, a equipa de Leonardo Jardim ganhava já por duas bolas de diferença, com golos apontados por Meyong, aos 38 minutos, através de uma grande penalidade, e um autogolo de Miguel Oliveira, traído por um cruzamento tenso de Alan.

No segundo tempo, os Guerreiros ampliaram a marca. Aos 52 minutos, Nuno André Coelho, de cabeça, deu a melhor sequência a um centro milimétrico de Alan, mas o grande momento da tarde pertenceu a Pizzi, que num espectacular remate frontal acentuou a superioridade do Braga.

O Moreirense reduziu numa grande penalidade apontada por Bruno Moreira, aos 86 minutos.

Na primeira parte, Leonardo Jardim fez alinhar o seguinte onze: Berni; Baiano, Nuno André Coelho, Henrique (Ewerton, 31) e Imorou; Djamal e Hugo Viana; Alan, Mossoró e Lima; Meyong. No segundo tempo, entraram Quim, Rodrigo Galo, Custódio, Douglas, Nuno Gomes, Salino, Pizzi, Guilherme e Vinícius. Palmeira não saiu do banco.

A Bola

JotaCC

Bracarenses vencem Moreirense em jogo de preparação

O Sporting de Braga goleou hoje o Moreirense, por 4-1, em jogo de preparação para a temporada de futebol de 2011/12 e integrado no estágio que a equipa bracarense está a realizar em Melgaço.

O quarto classificado da última edição da Liga de futebol e finalista da Liga Europa bateu com naturalidade o sétimo da Liga de Honra, alcançando o terceiro triunfo da pré-temporada depois das vitórias sobre o Freamunde (2-1) e Brasov (2-0), registando ainda um empate, diante do Leixões (2-2).

A equipa orientada por Leonardo Jardim só chegou à vantagem na parte final da primeira parte e de grande penalidade, por Meyong (38), tendo Miguel Oliveira, com um golo na própria baliza, aumentado o marcador para os bracarenses ainda antes do intervalo (45+1).

No Sporting de Braga, além dos lesionados Ukra, Zé Luís, Elderson e Yazalde (os dois últimos nem sequer integram o estágio) ficaram de fora Marcos, Marco Ramos, Peña, Nuno Valente, Hélder Barbosa e Paulo César, por opção técnica.

Na segunda parte, ambos os treinadores fizeram várias alterações, e foi o central ex Sporting, Nuno André Coelho, a fazer o terceiro, de cabeça, após uma insistência de Alan.

Mas o melhor golo e o momento da tarde foi protagonizado por Pizzi, que continua em alta nesta pré-temporada, com um grande remate de pé esquerdo a selar uma boa iniciativa individual (80).

O tendo de honra do Moreirense surgiu pouco depois (86), por Bruno Moreira, na conversão de uma grande penalidade.

Jogo disputado no Complexo Desportivo de Melgaço

Sporting de Braga - Moreirense, 4-1.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Meyong, 38 minutos (g.p.)

2-0, Miguel Oliveira, 45+1 (p.b.)

3-0, Nuno André Coelho, 52.

4-0, Pizzi, 80.

4-1, Bruno Moreira, 86 (g.p.)

Equipas:

Sporting de Braga: Berni, Baiano, Nuno André Coelho, Henrique, Imourou, Djamal, Hugo Viana, Alan, Mossoró, Lima e Meyong.

Jogaram ainda: Ewerton, Rodrigo Galo, Custódio, Douglas, Quim, Salino, Nuno Gomes, Vinícius, Guilherme, Pizzi.

Moreirense: Ricardo Ribeiro, Chico, Miguel Oliveira, Anilton Júnior, João Vicente, José Alberto, Filipe Gonçalves, Fábio Espinho, Wagner, Bruno Moreira, Tiago Carneiro.

Jogaram ainda: Ferreira, Ricardo Andrade, Ricardo Fernandes, Pinto, Sebastien, N'Jock, Marcelo, Robson, Augusto.

Árbitro: Bruno Nunes, de Viana do Castelo.

Acção disciplinar: nada a assinalar.

Assistência: cerca de 500 espectadores.



Bracarenses contratam Paulo Vinícius à União de Leiria

O futebolista brasileiro Paulo Vinícius, ex União de Leiria, vai reforçar o Sporting de Braga na época de 2011/2012, anunciou hoje a SAD leiriense.

O defesa polivalente, de 26 anos, jogou as últimas três temporadas em Leiria, transferindo-se agora para a equipa orientada por Leonardo Jardim.

A contratação foi anunciada hoje à noite pela SAD da União de Leiria, que revelou o acordo para a transferência de Vinícius para Braga, mas não divulgou o valor da transacção.

Ainda de acordo com a informação divulgada pela SAD leiriense, "o acordo de transferência será formalizado assim que o atleta concluir os exames médicos a que se vai submeter e acordar a celebração de um contrato de trabalho com o Sporting Clube de Braga".

Paulo Vinícius chegou a Portugal na época de 2006/2007, oriundo do Grêmio Anapólis (Brasil) para o Santa Clara, tendo representado ainda o Leixões e o Olhanense. Transferiu-se depois para Leiria, onde se destacou nas últimas épocas pela polivalência que lhe permite jogar em todas as posições da defesa e também a médio defensivo.

O JOGO