News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 13/07

Started by JotaCC, 13 de July de 2011, 07:23

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Centrais resolvem no segundo teste

No segundo jogo-treino da pré-temporada, o Sp. Braga conquistou a segunda vitória (2-0), mas ainda não demonstrou a qualidade que se espera desta equipa no arranque oficial da temporada. É tempo ainda de preparação, mas deu para ver que há muito trabalho ainda pela frente.
Num jogo que praticamente não teve ocasiões flagrantes de golo, foram os defesas centrais que resolveram. Ewerton e Henrique fizeram o gosto ao pé e asseguraram a vitória numa partida pouco emocionante.

Primeira parte sem grandes emoções e algo apagada a nível ofensivo por parte do Sp. Braga que, nos primeiros minutos, viu em Zé Luís o principal motor. Na direita do ataque, o reforço que chegou do Gil Vicente apresentou-se com vontade de mostrar serviço e causou mesmo alguns calafrios à defesa do Brasov, no entanto sem grandes consequências.

A equipa romena apresentava-se em campo com vontade de atrapalhar este Sp. Braga e chegou mesmo a consegui-lo sendo a formação mais acutilante no ataque, conseguindo mesmo enviar uma bola ao poste num lance rápido de contra-ataque em que o central Nuno André Coelho se deixa ultrapassar pelo avançado Cristescu que, depois de sofrer um toque do arsenalista e já em queda, ainda conseguiu enviar a bola ao poste da baliza à guarda de Berni que, apesar de se esticar, já não chegava ao esférico.

Nos primeiros 45 minutos esta foi mesmo a maior ocasião de golo da partida. O Sp. Braga não conseguia chegar com perigo à baliza romena e mostrava algumas dificuldades na construção de jogadas ofensivas, o que levou o treinador Leonardo Jardim a realizar alterações no onze inicial ainda cedo no encontro.

Ao intervalo, o empate sem golos era um resultado ajustado, mas que não satisfazia por completo os muitos adeptos bracarenses que se deslocaram à Póvoa de Varzim e que pediam já, apesar de estarmos ainda no início da pré-temporada, um Braga mais acutilante, principalmente a nível ofensivo.

Na segunda parte, Leonardo Jardim promoveu toda uma série de alterações que fizeram com que apresentasse uma equipa completamente diferente da inicial. Mesmo assim, a equipa não mostrou ainda o rendimento suficiente para se aproximar com grande perigo da baliza adversária. Apenas em lances de bola parada o perigo rondou as redes do Brasov e sempre sem que o guardião fosse obrigado a defesas de recurso.

As entradas de Alan, Pizzi e Nuno Gomes fizeram mexer mais a nível ofensivo, mas, apesar disso, foi mesmo um defesa a conseguir encontrar o caminho das redes do Brasov. Num remate muito forte, ainda a alguma distância da grande área adversária, Ewerton não deu hipóteses ao guardião do Brasov e apontou o primeiro do jogo.

Poucos minutos depois nova jogada de ataque bracarense e, mais uma vez um defesa a apa-recer em posição de finalização. Henrique estava no sítio certo para aproveitar um ressalto de bola para bater o guardião dos romenos pela segunda vez.

Num Sp. Braga que se espera muito eficaz no ataque, para já foram os defesas a mostrar como se finaliza e se vence um jogo. A pré-temporada está ainda no início e, por isso, há ainda muito trabalho pela frente. A equipa está ainda muito "fresca", mas já dá para ver pormenores de qualidade de alguns dos reforços para a nova temporada.

Um desses reforços, se assim pode ser chamado, é Pizzi, um jovem que tem demonstrado enorme qualidade e que começa a provar que talvez mereça realmente um lugar neste plantel do Sp. Braga. Quando entrou em jogo foi um dos mais esclarecidos, velozes e com vontade de levar o Braga para a frente. mostrando ainda uma boa capacidade física ao ajudar nos lances mais defensivos.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Centrais reagem com golos

Quando se ganha por uma margem confortável e, ainda por cima, os golos são obtidos por dois elementos de um sector que esteve debaixo de fogo nos últimos dias, pode ficar a ideia de que o Braga aprendeu com os erros defensivos cometidos no jogo de Freamunde. Mas não. É verdade que Henrique e Ewerton revelaram maior segurança do que sábado - Nuno André Coelho nem tanto -, mas, no cômputo geral, percebe-se que Leonardo Jardim ainda tem muito trabalho para fazer - a frase podia ser um cliché, mas não é - até que a defesa que está a construir do zero seja um bloco forte, capaz de segurar o adversário quando o ataque, como se viu ontem com o tímido Brasov, tem dificuldades em criar oportunidades para marcar. O principal problema com os romenos foi o espaço existente entre os centrais e o guarda-redes, principalmente quando Palmeira e Nuno André Coelho formaram dupla, o que possibilitou à equipa de Toni desenhar uma situação muito perigosa que culminou com um disparo ao poste de Cristescu.

Face a um Brasov demasiado passivo, o Braga tentou desde o primeiro momento mandar no encontro. Não teve medo de ter a bola nos pés e mostrou paciência na construção do jogo ofensivo, resistindo à tentação de jogar em profundidade, até porque o vento não ajudava. No entanto, faltaram um criativo e maior mobilidade às unidades mais ofensivas da equipa arsenalista, que, quando dispôs de algum espaço para sair em velocidade para o ataque, cometeu sempre um de dois pecados: ou o primeiro passe não saía, ou o último ia parar ao adversário.

Este panorama desolador só se alterou na parte final, com a entrada de Pizzi, Alan e Nuno Gomes. Com os dois primeiros como condutores do ataque e o último a servir como pivô, arrastando os defesas e realizando importantes tabelas para a entrada dos companheiros mais recuados, a equipa bracarense revelou-se mais perigosa, e foi já nesse período que apareceram os golos de Ewerton - remate forte ao ângulo da baliza - e Henrique.

Braga 2 - Brasov 0

>> Estádio Municipal da Póvoa de Varzim

Árbitro: Manuel Mota

Treinador Leonardo Jardim

Berni; Rodrigo Galo, Palmeira, Nuno André Coelho e Marco Ramos; Custódio, Vinícius e Mossoró; Zé Luís, Meyong e Guilherme

Jogaram ainda: Paulo César, Guilherme, Salino, Marcos, Baiano, Henrique, Ewerton, Imorou, Djamal, Hugo Viana, Douglas, Lima, Pizzi, Alan e Nuno Gomes

Treinador Toni

Mário Felgueiras; Hugo Sousa, Peter, Cristian, Ionescu, Juan, Stanga, Sebastien, Sistefano, Cristescu e Alexandru

Jogaram ainda Hélder Godinho, Emanuel, Horia, Ricardo Machado, Bruno Madeira, Alexandru Matieu, Dominguez, Attila, Guti Ribeiro e Kamani Hill

n Resultado ao intervalo 0-0;

Golos 74' Ewerton, 76' Henrique

CARTÕES nada a assinalar


"Todos têm qualidade"

Nos bastidores dos guerreiros do Minho, o optimismo prevalece. As fragilidades que o Braga acusou nos particulares com o Freamunde e o Brasov estão bem identificadas e não geraram nenhum alarme geral. Tudo decorre dentro dos prazos previstos, com tendência para melhorar. Sem entrar em pormenores, Alan traçou um cenário positivo. "O grupo está bem. Só falta a gente conhecer-se um pouco mais para ganhar o entrosamento ideal", alegou.

Com larga experiência de pré-épocas, Alan assume que há aspectos a melhorar nos próximos treinos e jogos, mas tem a certeza de que a força habitual do Braga se voltará a manifestar quando a competição for a doer. "Nesta etapa, todos os jogadores têm qualidade. O grupo continua forte e não vai para o Braga qualquer um. Quem vem tem de ser jogador de grande qualidade", recordou, driblando com diplomacia a questão de quem será dono do corredor direito do ataque. "Entraram jogadores muito bons, e quem decide é o treinador", reagiu.

Na qualidade de capitão, Alan manifestou-se encantado. "Não é só a braçadeira que importa", assinalou, dando conta de que o novo estatuto, que será partilhado com outros companheiros, envolve muita responsabilidade. "Temos de nos dar bem com toda a gente", observou.



Dispensados por escolher


O anunciado emagrecimento do plantel estará em "stand-by" mais alguns dias. É público que Leonardo Jardim pretende trabalhar com apenas 26 jogadores, e o actual plantel conta 31. Carlos Pires, adjunto de Jardim e treinador dos guarda-redes, garantiu que a "escolha" dos excedentários ainda não foi feita". "Há tempo para trabalhar", atalhou.



Quim deve regressar hoje

Entregue aos cuidados do departamento médico desde segunda-feira para recuperar de uma mialgia muscular, Quim deverá retomar os treinos da equipa já esta manhã, num treino que decorrerá à porta fechada, ou amanhã. Caso se verifique o regresso, o guarda-redes estará então disponível para o jogo de sábado frente ao Leixões, em Matosinhos (18h00).


Como jogaram os novos
Ewerton entrou a matar e Henrique esfolou

Berni

Teve pouco trabalho e viu uma bola no poste.

Rodrigo Galo

Certinho no trabalho defensivo, ajudou no ataque.

Nuno André Coelho

Alternou o excelente com o lamentável.

Palmeira

Uma agradável surpresa: tem personalidade e bons argumentos.

Zé Luís

Explosivo nos arranques, esteve próximo de marcar.

Baiano

O dinamismo habitual pelo corredor direito.

Henrique

Seguro na defesa, ampliou a vantagem com um bom remate cruzado.

Ewerton

Desfez o nó da partida com um espectacular disparo de meia distância.

Imorou

Continua a marcar pontos na ala esquerda. Fabrica bons cruzamentos.

Djamal

Pôs em sentido os atacantes do Brasov, libertando os companheiros.

Douglas

Muita vontade e pouco tempo em campo.

Pizzi

Colocado na posição 10, fez pela vida sem grande brilho.

Nuno Gomes

Centrou atenções entre os defesas contrários. Pedro Rocha


Como jogaram os outros
Este Custódio está igual ao de 2010/11 ou melhor

Marco Ramos


Atento na marcação, fez o jogo fluir pelo flanco esquerdo.

Custódio

À frente dos centrais, funcionou como aspirador de ataques e mostrou pulmão nas acções ofensivas.

Vinícius

Perdido no primeiro tempo, quando actuou numa posição próxima do 8, melhorou quando recuou para trinco.

Mossoró

Sem chama e espírito criativo, esteve irreconhecível.

Meyong

A alma está lá, faltaram-lhe somente oportunidades para armar o remate.

Guilherme

Deu gás ao ataque pela esquerda.

Marcos

Fim de tarde tranquilo.

Hélder Barbosa

Entrou com vontade de resolver, mas perdeu-se em fintas.

Salino

Conferiu equilíbrio ao meio-campo.

Paulo César


Longe do seu melhor, caiu facilmente nas garras da defesa do Brasov.

Hugo Viana

Deu clarividência à equipa. Tentou a sorte de longe.

Lima

Encostado à esquerda, foi inofensivo.

Alan

Acelerou o jogo ofensivo e causou desequilíbrios.



JotaCC

À espera de Fernando Alexandre e André Pinto

O Olhanense espera fechar pelo menos dois dossiês de jogadores até ao final da semana. O médio Fernando Alexandre ainda não teve a oportunidade de se encontrar com o presidente do Braga, António Salvador, para acertar a rescisão, o que deverá acontecer nos próximos dias. Para a defesa, é esperado o central André Pinto por empréstimo do FC Porto, mas o atleta que esteve emprestado na temporada passada ao Portimonense tem em mãos propostas do estrangeiro a que dará prioridade. Só se não lhe agradarem é que optará pelo regresso ao Algarve por mais uma época.


O JOGO

Bruno3429

Braga venceu Brasov num teste contra o vento

O Sporting Clube de Braga jogou, ontem, na Póvoa de Varzim, com os romenos do Brasov, a quem venceu por 2-0. Numa partida disputada com um vento forte, Leonardo Jardim utilizou 26 jogadores, com dois centrais, Ewerton e Henrique a marcarem os golos.

Diario do Minho

Sérgio_Gonçalves

Portugal foi o "rei" da Europa em 2010/2011

Os clubes portugueses foram os grandes protagonistas das taças europeias de futebol em 2011/2012, conseguindo fazer de Portugal o líder do "ranking" da União Europeia de Futebol (UEFA).

O FC Porto foi o grande protagonista luso, ao vencer a Liga Europa, numa final 100 por cento nacional, com o Sporting de Braga, que, nas "meias", havia afastado o Benfica. O Villarreal foi o único intruso.

Mais modestas, mas também determinantes para o primeiro lugar português, foram as contribuições do Sporting, que se ficou pelos 16 avos de final da Liga, prova em que o Marítimo caiu no "play-off", não antes, entre outras coisas, de golear o Bangor City por uns 8-2 de "outros tempos".

No total, as cinco equipas lusas conseguiram 41 vitórias (o recorde eram as 21 de 2009/2010), oito empates e 19 derrotas, para, juntando bónus, totalizarem 94 pontos, que, divididos por cinco, valeram a média de 18.800 pontos.

Portugal ficou, assim, à frente de todos os "tubarões", incluindo Inglaterra (segunda, com 18.357 pontos) e Espanha (terceira, com 18.214), que somaram mais pontos (128,5 e 127,5, respectivamente), mas através de sete equipas.

Em termos colectivos, as formações lusas "esmagaram" várias melhores marcas, com destaque para os 126 golos, mais... 51 do que os 75 da época passada, que eram recorde.

Inédito foi também a presença de três equipas nas "meias" de uma competição e também uma final 100 por cento lusa, a 18 de Maio, em Dublin, onde um cabeceamento de Falcao deu o ceptro ao FC Porto (1-0).

O avançado colombiano foi, aliás, autor de memorável rendimento ao longo de toda a prova, ao apontar 18 golos (um deles no "play-off"), batendo o máximo numa época, que pertencia ao alemão Jürgen Klinsmann (Bayern Munique).

No que respeita aos recordes internos, o FC Porto "tudo varreu", com destaque para as 14 vitórias – contra as nove de Sporting (2004/2005) e Benfica (2009/2010) –, incluindo oito em reduto alheio, contra míseras três.

Os "dragões" também superaram largamente o máximo de golos, ao atingirem os 44, mais oito do que o Sporting havia alcançado na "longínqua" temporada de 1963/64, quando ganhou a Taça das Taças.

Por seu lado, o Sporting de Braga, que nunca havia sequer atingido os quartos de final, superou o máximo de encontros numa só época: somou o 19.º em Dublin, batendo por três o anterior registo, que o FC Porto (17) também superou.
O Benfica também logrou um marco único na sua história, ao vencer pela primeira vez na Alemanha (2-0 ao Estugarda), enquanto o Marítimo marcou mais golos (17) do que no total das anteriores seis presenças (10).

- Balanço: Prova J V E D GOLOS
Sporting de Braga LC 10 6 0 4 14-16
LE 9 3 3 3 6-5
FC Porto LE 17 14 1 2 44-16
Benfica LC 6 2 0 4 7-12
LE 8 5 2 1 15-8
Sporting LE 12 7 2 3 23-12
Marítimo LE 6 4 0 2 17-12

Totais: J V E D GOLOS
Sporting de Braga 19 9 3 7 20-21
FC Porto 17 14 1 2 44-16
Benfica 14 7 2 5 22-20
Sporting 12 7 2 3 23-12
Marítimo 6 4 0 2 17-12
TOTAL (x): 68 41 8 19 126-80

(x) -- No total, realizaram-se apenas 65 jogos com equipas portuguesas, uma vez que a final da Liga Europa foi entre FC Porto e Sporting de Braga e uma meia-final entre os "arsenalistas" e Benfica.

- Rankings de 2010/2011:
PAÍSES
Época 2010/2011 Pontos Eq. Total
1. PORTUGAL 94,0 5 18,800
2. Inglaterra 128,5 7 18,357
3. Espanha 127,5 7 18,214
4. Alemanha 94,0 6 15,666
5. Itália 81,0 7 11,571
6. Holanda 67,0 6 11,166
7. Rússia 65,5 6 10,916
8. França 64,5 6 10,750
9. Ucrânia 60,5 6 10,083
10. Grécia 38,0 5 7,600

CLUBES Total
1. FC Barcelona, Esp 33,0
. Manchester United, Ing 33,0
3. Real Madrid, Esp 30,0
4. FC PORTO, POR 30,0
5. Schalke 04, Ale 27,0
6. Villarreal, Esp 25,0
7. SPORTING BRAGA, POR 25,0
8. Shakhtar Donetsk, Ucr 24,0
9. Chelsea, Ing 23,0
10. Tottenham, Ing 22,0
11. BENFICA, POR 22,0
12. Bayern Munique, Ale 21,0
---
33. SPORTING, POR 13,0
89. MARÍTIMO, POR 4,0

O Jogo

JotaCC

Sp. Braga: Quim volta a trabalhar em pleno
Guarda-redes tinha sido poupado no jogo com o Brasov

Quim voltou aos treinos do Sp. Braga, aparentemente sem limitações, depois de ter falhado o jogo com os romenos do Brasov, na terça-feira, devido a dores musculares.

O guarda-redes terá sido poupado apenas por precaução e esta quarta-feira, acompanhado por Carlos Pires e Rui Correia, já deu sinais de recuperação.

Nuno Valente, poupado nos últimos treinos, devido a desgaste físico, também já trabalhou sem limitações. Ukra e Eldesrson, por seu lado, fizeram apenas trabalho de ginásio, enquanto Yazalde fez tratamento.

O plantel minhoto tem previstas mais duas sessões de treino para esta quinta-feira, a da manhã à porta fechada e a da tarde, no campo número dois, aberta a adeptos e comunicação social.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Definido o programa de jogos
Por Pascoal Sousa

O SC Braga anunciou o calendário dos próximos jogos particulares da equipa: no dia 16 os minhotos apadrinham a apresentação do Leixões aos seus sócios, no Estádio do Mar, às 18 horas. Para assistir a este desafio, os associados bracarense e público em geral têm bilhete disponível a 2,5 euros.

Em Melgaço, dia 19, o SC Braga defronta o Moreirense, às 18 horas, no complexo desportivo daquela vila do alto Minho. No dia 22, a convite do Celta de Vigo, a equipa defronta a formação galega no Estádio Balaídos, no âmbito da XVI edição do troféu Memorial Quinocho; no encerramento do estágio, a 23, o conjunto de Leonardo Jardim disputa com o Desp. Aves o troféu Melgaço 2011.

Posteriormente, o SC Braga participa no III edição do troféu Crédito Agrícola, jogando a 26 no Estádio Cidade de Barcelos frente ao Gil Vicente (20 horas). O jogo de apresentação aos sócios, que já tinha sido anunciado, será a 6 de Agosto, frente ao Aston Villa, às 18 horas, no Estádio Axa.


Yazalde desconhece interesse do Steaua
Por Redacção

Avançado do SC Braga volta a ser apontado como alvo do Steaua de Bucareste mas desconhece qualquer oferta do clube romeno.

«Não sei de nada. Ouvi falar do interesse do Steaua há algum tempo atrás mas o tempo passou e nada aconteceu. Se chegarem a acordo com o SC Braga, gostava de jogar no Steaua, é certo, mas até ao momento ninguém falou comigo sobre essa possibilidade», disse Yazalde em declarações ao ProSport romeno.

Yazalde encontra-se a recuperar de operação ao joelho esquerdo, sendo certo que não estará às ordens de Leonardo Jardim nesta pré-temporada.

A Bola

Bruno3429

Digressão a África do Sul cancelada
Por Pascoal Sousa

O SC Braga cancelou a digressão programada para a África do Sul entre os dias 27 de Julho e 2 de Agosto, onde tinha previsto disputar dois jogos e inaugurar a nova academia naquele País.

Em nota enviada às redacções, o clube explica que não foram cumpridas cláusulas e condições previamente acordas com a organização.

«Por se tratar de uma digressão que implicava deslocações longas e desgastantes e porque o calendário seria sempre apertado e preenchido o SC Braga considerou que deste modo, e dado que o acordado não foi atendido, não estavam reunidas as condições consideradas ideais que assegurassem, quer o aproveitamento desportivo ou social, quer o cuidado com o bem estar dos atletas», esclarece o SC Braga.

A Bola