News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 30/05

Started by Sérgio_Gonçalves, 30 de May de 2011, 07:11

Previous topic - Next topic

Sérgio_Gonçalves

Jardim estará na Tunísia por Darragi

Mesmo sem citar o nome de Leonardo Jardim, a Imprensa tunisina deu ontem conta de que o treinador do Braga esteve naquele país para observar ao vivo Darragi, médio-ofensivo titular da selecção no jogo-treino contra a República Centro Africana. De acordo com a Imprensa online tunisina, o interesse do Braga é cada vez mais consistente e, a confirmar-se a presença de Jardim tudo indica que a SAD esteja mesmo disposta em assegurar o Picasso da Tunísia, como é chamado. O JOGO tentou confirmar, mas Leonardo Jardim teve o telefone desligado durante toda a tarde de ontem.
Ainda sobre Leonardo Jardim, Mossoró aprova o novo técnico, especialmente pela confiança que deposita em António salvador. "Mostrou ser um bom treinador. Se for ele, tenho a certeza que será um grande treinador e que nos vai ajudar bastante. Salvador tem olho clínico, porque nos últimos anos quem saiu do Braga foi campeão. Tomara que isso não volte a acontecer e Domingos não seja campeão. Tomara que o Braga mude a história", disse.

Mossoró - "Até no sonho falhei"

Minuto 46 da final da Liga Europa: Mossoró arranca em direcção à área do FC Porto, onde Helton se prepara para o "mano a mano" com o compatriota. Pouco depois de entrar no espaço, o médio brasileiro remata forte e rasteiro, mas o guarda-redes evita o golo, num momento que se tem repetido vezes sem conta nos sonhos do jogador do Braga. "Na primeira noite não conseguia dormir e no dia seguinte sonhei com o lance. Mas até aí falhei o golo", confessou Mossoró, que gostava de ter o dom de fazer recuar o tempo para tentar concluir a jogada de outra forma. "Vi uma vez a repetição do lance na televisão. Se pudesse andar um pouco para trás e atirar a bola para a baliza com a mão seria legal", afirmou o médio, em jeito de brincadeira. Resta saber se também aí Helton não levaria a melhor, até porque, segundo o bracarense, o guardião azul e branco "teve muito mérito" no lance. "Não bati bem na bola, mas o Helton fez uma grande defesa, tirando-me aquele gostinho especial, porque sem dúvida que teria sido o golo mais importante da minha vida. Mas, pelo que fez ao longo da competição, estava escrito que o FC Porto seria o vencedor da Liga Europa", elogiou.
Como águas passadas não movem moinhos, Mossoró quer descansar bem durante as férias para entrar na próxima época em grande, pois deseja justificar a renovação de um contrato que se estende agora até... 2015. "É uma valorização pessoal e o reconhecimento do meu trabalho. Fiquei feliz, porque já vínhamos falando desde Janeiro, mas só agora firmámos o contrato até 2015, não é 2014 como alguns disseram. Foi muito bom para mim e creio que para o Braga também", referiu o médio, ansioso por conhecer o próximo plantel dos bracarenses, pois sabe que muitos companheiros vão sair.

Mossoró - "Ser capitão de equipa era importante"

Sem Vandinho, Moisés ou Rodriguez no plantel, Mossoró salta agora para os primeiros lugares da lista dos mais antigos. Por isso, o brasileiro não esconde que gostaria de ser um dos capitães. "Não penso muito nisso, mas ser capitão de equipa era importante, pois nunca pensei sê-lo", garante o médio, que em 2010/11 chegou a usar a braçadeira em dois jogos. Ainda assim, lembra que há mais gente no grupo de trabalho "com capacidade para desempenhar essa função". "Até costumo brincar dizendo que agora o Alan vai ser capitão juntamente comigo. Mas há mais jogadores na briga", frisou um Mossoró sorridente

Pizzi assume vontade de ficar

Muito se fala da possibilidade de Pizzi render milhões aos cofres arsenalistas, mas o jovem extremo que esteve cedido ao Paços de Ferreira não sabe de nenhuma proposta concreta. "Nem me preocupo com isso. O Jorge Mendes é que gere o assunto e eu espero indicações", diz, ao telefone desde Palma de Maiorca, onde já passa férias. Para já, o brigantino só tem uma certeza. "No dia 1 de Julho apresento-me em Braga. É a única indicação que tenho, mas eles já falaram comigo bem antes da época terminar. Entretanto nunca mais", conta, garantindo que não tem pressa de sair para o estrangeiro e que a vontade imediata até é afirmar-se no clube onde chegou há quatro anos mas no qual ainda não teve oportunidades de se fixar. "Tenho contrato até 2013 e quero jogar no Braga. Sinto que tenho capacidades e, para já, é isso que quero", frisa.
Pizzi tem efectivamente ordens para regressar ao AXA, mas pelas fantásticas exibições - destaque para o hat trick no Dragão - há vários clubes interessados no seu concurso e o Braga admite vendê-lo. Uma ou oitra situação serão do agrado de clube e jogador. "Eu procuro o melhor para a minha carreira e sem ter propostas concretas nem saber de onde são essas propostas não sei o que será melhor. Estou à espera", encerrou.

Vandinho no Rapid de Bucareste

O nome de Vandinho anda agora pela Imprensa da Roménia, já que, alegadamente, o Rapid de Bucareste estará interessado no médio o brasileiro, aproveitando a janela de oportunidade aberta pelo desinteresse do Steaua de Bucareste no ex-capitão bracarense. Recorde-se que Vandinho, depois de sete épocas ao serviço do Braga - e duas com a camisola do Rio Ave - anunciou na final da Liga Europa, em Dublin, o fim da relacão com o clube minhoto.

Uruguaio Sebas Ribas apontado ao ataque

Sebas Ribas, de 23 anos e passaporte italiano - apesar de ter nascido em Montevideu, capital do Uruguai -, é o mais recente nome a ser associado ao Braga. O avançado 1,89 metros e 86 quilos está em final de contrato, depois de ter cumprido três épocas no Dijon, clube da segunda liga francesa, ao serviço do qual marcou a época passada 24 golos, seis dos quais apontados da marca de grande penalidade. Rivas deixou o Uruguai, onde representou o Juventud, com apenas 17 anos para assinar pelos italianos do Inter, onde esteve três épocas, a última das quais emprestado ao Spezia, da Serie B.

O Jogo

Sérgio_Gonçalves

#1
Prioridade do Sp. Braga é refazer o eixo da defesa

O plantel do Sporting de Braga versão 2011/2012 começa a ser construído de trás para a frente. Com a baliza entregue a Quim a Rafael Bracalli (ex-Nacional da Madeira) e ainda o jovem Cristiano como opção, resta completar o sector defensivo onde a fragmentação foi maior, depois das saídas de Rodriguez, Kaká e, em princípio, de Paulão.

Já a meio da época, em Dezembro, o Sporting de Braga abriu mãos de Moisés, que arriscou uma aventura no futebol do Qatar.
Com vagas em aberto para o eixo da defesa, a prioridade passa por garantir a contratação de centrais. Nuno André Coelho (Sporting), Kanu (Standar de Liège) e Marcos António (Rapid Bucareste) são os jogadores que constam nas opções da SAD arsenalista.

Nuno André Coelho, 25 anos, mantém contrato com o Sporting mas está tudo em aberto para negociar a transferência para Braga, tendo em conta que não é um jogador que integra as opções principais de Domingos Paciência, até porque levou Rodriguez para preencher a mesma posição que o jovem português. Daí a troca de jogadores está em aberto, com um princípio de acordo entre os dois clubes.

Para complementar, ainda, o lote de centrais estão já adiantadas as negociações com o brasileiro Marcos António, que na última época representou o Rapid Bucareste. Trata-se de um jogador que conhece bem o futebol português, apreciado pelo treinador Leonardo Jardim.

Marcos António destacou-se em Portugal com a camisola da Académica e Gil Vicente, encarando com bons olhos o regresso, depois de ter passado pelo Auxerre (França), Paok Salónica (França) e ainda Rapid Bucareste (Roménia). Neste último caso, tudo vai depender das negociações com o clube romeno, sendo de admitir a possibilidade do Braga abrir mãos de jogadores que não integram as opções do técnico para a nova temporada.

Um jogador bem conhecido de Leonardo Jardim é Kanu, atleta brasileiro que rumou em Janeiro passado para o Standard de Liège depois de se ter notabilizado no clube aveirense, precisamente sob o comando daquele que será agora o novo treinador do Sporting de Braga. Mas neste caso, a SAD do Braga aguarda que o atleta tenha autorização do Standard de Liège para rescindir o vínculo que o liga ao clube belga.

Correio do Minho

JotaCC

Mossoró: «Nem no sonho a bola entrou»
NÃO ESQUECE GOLO PERDIDO NA FINAL DE DUBLIN

RECORD – A renovação do contrato era o final que desejava antes da partida para férias?
MOSSORÓ – Sim. A renovação do contrato significa uma valorização profissional, é o resultado do meu trabalho. Desde janeiro que estava apalavrado, chegámos a acordo há muito tempo, mas só agora assinamos até 2015. Foi bom para mim e para o Sp. Braga. Estão felizes comigo e eu com o Sp. Braga.

R – Não é segredo para ninguém que a sua relação com o Domingos nem sempre foi pacífica. Ficou aliviado com a sua saída?
M – Não fico nada, bem pelo contrário. Ficámos tristes com a saída do Domingos, porque é um grande treinador. O desentendimento que tivemos não foi nada de mais. Saí um pouco chateado e disse que não tinha gostado. Ele entendeu, porque também passou por aquilo. Tivemos uma conversa e o relacionamento ficou normal. Não me colocou de castigo. Ficar de fora era uma estratégia e até deu certo em alguns jogos. Na final poderia ter mudado a história do encontro. A relação foi espetacular e espero que seja feliz, porque merece.

RECORD

JotaCC

Diogo Valente é alvo a atacar

Diogo Valente está na órbita do Beira-Mar para a próxima temporada e os responsáveis do emblema de Aveiro estão na disposição de convencer o empresário do jogador, o agente FIFA aveirense Ulisses Santos, que trabalha praticamente "por dentro" do Beira-Mar desde que a Direcção de António Regala tomou posse.

A concorrência pelo extremo é forte, são vários os clubes, portugueses e estrangeiros, que demonstram interesse no jogador, mas existem alguns trunfos que o Beira-Mar pode lançar para a mesa para, pelo menos, colocar Diogo Valente a pensar.

Desde logo o facto de ser um homem da casa, já que o início da formação foi no Beira-Mar. Ser representado por Ulisses Santos - também responsável pela chegada do magnata iraniano Majid Pishyar que vai assumir a liderança da futura SAD do clube - é outro pormenor que se junta à vontade do investidor, como prometeu, em formar um plantel forte - em consonância com o aumento do orçamento para a nova temporada - perspectivando novas metas desportivas.

Sem espaço no Braga - como O JOGO noticiou - Diogo Valente, que actuou por empréstimo pela Académica, poderá ser cedido ao Beira-Mar ou até mesmo rescindir com os minhotos e procurar novo rumo para a carreira.

Depois da renovação de Yohan Tavares - assinou até 2015 e terá cláusula de rescisão de dois milhões de euros -, a pretensão de contratar Diogo Valente encaixa na aposta do novo investidor em montar um plantel que aspire a voos mais ambiciosos.

O JOGO

Sérgio_Gonçalves

Minhotos dão tudo por Paulão

A renovação de Paulão é a maior prioridade do Sp. Braga para a nova época. O central brasileiro, em final de contrato, e a convocar a atenção especial de Sporting e Benfica, é muito apreciado pelo treinador Leonardo Jardim, além de ser visto com um dos pilares do estrondoso sucesso europeu dos minhotos, na época finda.
De férias no Brasil, Paulão tem dado sinais de indisponibilidade para renovar, mesmo sabendo que o Sp. Braga está disposto a esticar a corda no que toca a regalias salariais e duração de contrato – há a promessa de um contrato de cinco épocas.

Com ou sem Paulão, o Sp. Braga vai anunciar a contratação do também central brasileiro Marcos António, do Rapid de Bucareste.

Correio da Manhã

JotaCC

A influência do adversário...

Fechou mais uma época futebolística e a passada semana foi fértil em acontecimentos. Desde a final da Liga Europa, onde estiveram duas equipas portuguesas, até à final da Taça de Portugal, tudo serviu para acentuar o domínio da equipa do FC Porto perante os seus adversários.
Em Dublin, num ambiente fantástico, a final da Liga Europa com duas equipas apostadas em fazerem história, cada uma com os seus argumentos, com a sua identidade, com a sua ambição, com a sua ilusão, mas sempre fieis à forma de jogar que durante a época apresentaram e que lhes proporcionou o chegar a este jogo tão apetecível.
Como alguém disse um dia, as finais são para ganhar mais do que para se jogar bem. O FC Porto entrou no seu registo habitual de procurar ter a iniciativa e obrigar o adversário a recuar para junto da sua baliza. O SC Braga permitiu-lhe essa postura mas cortou-lhe os acessos através da habitual troca de bola, obrigando-o demasiadas vezes a fazer longos lançamentos e a descaracterizar-se um pouco. O facto de dominar o conceito defensivo de zona e manter as linhas próximas, reduziu o espaço onde o meio campo do FC Porto costuma criar desequilíbrios. Protegeu os corredores com os extremos e isso transmitiu-lhe segurança defensiva. Faltou-lhe, na primeira parte, capacidade de na recuperação da bola poder envolver mais jogadores nas acções ofensivas. Hugo Viana é um jogador de passe e sempre que tinha a bola só Lima estava na frente como alvo a explorar. Mas essa foi sempre a forma como este SC Braga se apresentou perante adversários melhor apetrechados. Na segunda parte com a entrada de Mossoró ganhou capacidade de transporte e de temporização que permitia aos extremos tempo para subirem e colocarem um maior número de jogadores nas acções ofensivas. Começou também a pressionar o pivot do FC Porto e a emperrar a construção do jogo adversário logo na primeira fase. Essa mudança permitiu-lhe subir no terreno e dividir a iniciativa do jogo, havendo períodos em que dominou claramente o seu opositor. Lutou pelo resultado até ao último segundo do jogo. Potenciou os seus valores e por isso chegou onde chegou. Independentemente do seu adversário procurou valorizar sempre as suas próprias características e isso permitiu-lhe escrever a página mais brilhante da história do SC Braga.
Na final da Taça de Portugal outro contendor perante, mais uma vez, o FC Porto. Depois de uma semana de estágio com treinos bi-diários o Vitória de Guimarães entrou no jogo de uma forma pouco usual, para uma equipa que se caracteriza por jogar na expectativa, moldando-se ao adversário e tentando através de jogadas individuais, pelos seus atacantes, chegar ao golo. O facto de querer assumir comportamentos pouco usuais fez com que a equipa se fragilizasse a nível emocional (exigências novas perante adversário forte) e desconfiasse da própria capacidade. O facto de se mandar para a frente deixou a rectaguarda vulnerável e a lidar com situações de grande instabilidade posicional. Permitiu ao adversário aproveitar essa desorganização para construir um resultado desnivelado que inviabilizou qualquer reacção. As mudanças operadas no segundo tempo mais acentuaram essas diferenças e podia ter sido vergado a um resultado ainda mais escandaloso. Quando o guião passa pelos outros ficamos sempre reféns das suas decisões e isso condiciona-nos na ambição de vencer.
O FC Porto defrontou dois adversários diferentes e lidou com eles segundo os seus princípios. Perante o Braga teve dificuldade em ultrapassar a organização defensiva mas continuou a tentar, utilizando os comportamentos usuais mais elaborados, mais simples mas seguindo a sua ideia. Quando teve que defender, fê-lo como sempre e preocupado em contra-atacar quando ganhava a bola. Mostrou capacidade nos diferentes momentos do jogo, da mesma forma que o tinha feito em ocasiões anteriores, perante outros adversários. Marcou um golo num contra ataque e soube depois controlar as iniciativas do adversário
Com o Guimarães beneficiou da postura adversária e aproveitou para construir um resultado não muito usual, mesmo depois de um jogo a meio da semana, viagens, festa rija e apenas um treino. Como nunca se adaptaram a nada, souberam sempre lidar com as diferentes adversidades, potenciando as próprias características. É este o segredo de quem ganha mais vezes. É este o caminho para as equipas que ambicionam o sucesso. Ter bons jogadores, só por si não chega, apesar de ajudar muito.

'Ganda jogada',
Para o FC Porto que logrou recuperar o título de Campeão e vencer a Taça de Portugal, além da Liga Europa e Supertaça Cândido de Oliveira. Mérito de uma estrutura que tem um líder incontestado e um grupo de colaboradores que tudo proporcionam para que os profissionais possam render ao mais alto nível. Uma organização exemplar sustentada numa mística fundamental promove um clube único no panorama futebolístico nacional e internacional. Que possa servir de inspiração para mais clubes (o Braga é um bom exemplo) no sentido de promover um futebol português cada vez mais competitivo.

'Ganda golo '
Para o André Villas Boas e a sua equipa técnica que conseguiram manter um grupo de jogadores motivados para vencer, ao longo da época, alcançando um feito ímpar na história do clube. A forma como geriram os jogadores, a ambição que lhes transmitiram e o entusiasmo demonstrado, são a prova inequívoca de que a liderança é que faz a diferença. Um exemplo para os outros treinadores, e para todos, pela coerência das ideias e pelo desempenho apresentado. Fantástico.

'Ganda falhanço '
Para mais uma argolada com a marcação da final da taça de Portugal quatro dias depois da final da Liga Europa. Mas porque é que os responsáveis não são capazes de prever uma possibilidade (haver clubes portugueses apurados), com a devida antecedência...obrigar o FC Porto (neste caso) a jogar quatro dias depois de uma final europeia, com viagens, festejos e descanso, foi uma decisão como muitas, originárias da FPF, que só contribuem para a falta de crédito que todos lhe reconhecemos. Seria fácil negociar uma nova data que colocasse todos os interessados no mesmo plano. Total irresponsabilidade e incompetência. Mais uma.


Futebol jovem

FC Porto campeão em Iniciados


Um triunfo sobre o Sporting de Braga permitiu aos «dragões» festejar o título na penúltima jornada da fase final do campeonato nacional. A jogar fora de casa, o FC Porto conquistou os três pontos graças a um golo apontado pelo brasileiro Clever. No outro jogo da jornada, o Sporting foi ao terreno do Benfica vencer sem grandes dificuldades, por 0-3.


PRIMEIRO DE JANEIRO

Sérgio_Gonçalves

Miguel Garcia e Paulão não ficam em Braga

Lateral abriu muito a boca na hora de fazer a contra-proposta. Brasileiro tem um convite milionário.
Afinal, o sector defensivo do SC Braga sofrerá mais mudanças do que o previsto. Sílvio já não mora no Minho (foi vendido por oito milhões de euros ao Atlético de Madrid) e o mesmo sucede com Rodriguez (mudou-se para o Sporting) e Kaká (regressou ao Hertha de Berlim). Mas ontem ficou a saber-se que Miguel Garcia e Paulão também não entram nos planos bracarenses para a campanha 2011/12.
A maior surpresa é mesmo a despedida do lateral-direito, até porque nos últimos dias surgiram diversas informações que indiciavam a continuidade do futebolista. O próprio Miguel Garcia confessara há uma semana o desejo de renovar o contrato. E, segundo A BOLA apurou, só não o fará porque as exigências por ele feitas superaram e muito a projecção de António Salvador.

Menos complicada foi a despedida de Paulão, que acabou a época em grande e super valorizado na Europa.
Após completar um vínculo de dois anos, o defensor brasileiro entrou de férias com um convite de renovação nas mãos, mas logo deixou entender aos responsáveis minhotos que dificilmente permaneceria em Braga, pois aguardava por uma proposta irrecusável, que lhe garantisse a independência económica.

A Bola

ruilopes

Bracarenses inauguram academia na África do SulPor António Casanova

Agostinho deu forma real ao sonho de Salvador. Equipa principal também vai lá estar em Julho.

O SC Braga estende a sua influência a latitudes bem longínquas, concretizando uma das ilusões do seu presidente, António Salvador. Agostinho Oliveira, contratado a meio da época para liderar o departamento juvenil dos bracarenses, deu forma ao sonho do líder arsenalista e encontrou na África do Sul solo fértil e abertura total para criar, de raiz, uma academia de futebol.

A cidade de Joanesburgo, uma das maiores metrópoles sul-africanas e onde existe uma considerável comunidade de emigrantes com raízes minhotas, receberá a primeira Academia SC Braga, cuja inauguração está agendada para Julho e coincidirá com a participação da equipa principal bracarense num torneio internacional programado para paisagens tão exóticas, a troco de um cachet irrecusável.

Leia mais na edição impressa de A BOLA



Bruno3429

Douglas oficializado por quatro anos
Por António Casanova

Está confirmada a notícia dada por A BOLA há largos meses: Douglas vai ser jogador do SC Braga. O clube bracarense oficializou hoje a contratação do avançado que terminou contrato com o Vitória de Guimarães.

O contrato entre o brasileiro e o SC Braga é válido por quatro temporadas.

Douglas junta-se a Jose Luís e Rodrigo Gallo (Gil Vicente), Imorou (Chatereux) e Djamal (Beira-Mar).

Nuno André Coelho está também quase certo como reforço dos bracarenses.

A Bola