News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Valerá a pena discutir a separação de Presidente da SAD e clube?

Started by ric, 23 de May de 2011, 12:56

Previous topic - Next topic

ric

A grande maioria das SAD´s mantém o presidente do clube como presidente da SAD e vice-versa.
Esta situação já foi diferente no SCB com pedro Machado na liderança do clube e ASalvador na SAD.
AS coisas correram...menos bem e tudo voltou á forma tida como a ideal.

Ora, dou por mim a pensar que esta fórmula pode ser revista.

è por demais evidente o envolvimento de AS na SAD. Os assuntos do futebol é que fazem andar para a frente o clube. È neste ambito que surgem os holofotes e a projecção. É aqui que o clube "enriquece".

penso , no entento, que face á menor predisposição de AS para com o clube (leia-se envolvencia com sócios e modalidades amadoras) pois está de alma e coração na SAD e nos assuntos de futebol, o clube acaba por ser a parte "menor".

Apesar de ser accionista maioritário, parece-me que seria necessário puxar mais pelo clube. para além do protocolo de uma verba de sócios que transita do clube para a SAD, as quantias recolhidas pelo clube são insignificantes e só mesmo uma boa engenharia contabilistica torna o clube autónomo, logo sem custos e com algum lucro (a  fazer fé no orçamento para este ano).

Não me parece que as vendas de activos tenham qq relevãncia para o clube. Apenas o SCB , sendo accionista, podrria reenvindicar dividendos no final da aprovação das contas.
No entanto, parece-me qiue pelo menos na venda de atletas formados no clube, como Orlando, Gama, Eduardo entre outros, o clube pudesse ser melhor ressarcido e logo directamente. Uma percentagem pela venda destes atletas, por exemplo, já teria garantido ao clube , pelo menos a construção de um pavilhão sem luxos e que pudesse ser a "casa" de basquetebol ou voleibol.

O que se assiste é que o clube continua orfão, sem rumo evidente face ás modalidades. A autonomia das modalidades é a politica orientada de AS: mas todos sabemos que sem a estrutura do clube a "reforçar" as responsabilidades dos seccionistas pouco ou nada se poderá fazer. Alguém consegue imaginar que o futsal possa fazer alguma coisa na primeira divisão apenas com aquilo que os directores da modalidade conseguirem aRRANJAR? Alguém conse«gue imaginar que o basquet possa atingir a LIGA apenas com a carolice dos seus directores?

Sou de opinião que as modalidades não deveriam ser deixadas á sua merc~e pelo clube. Nem tudo é futebol e o clube tem responsabilidades nas centenas de atletas que movimenta. E é com base nestas base de atletas que a CMB brinda o clube com protocolos e contratos programa que, duvido, cheguem ás modaflidades para além do futebol de formação.

Além disso, entendo que deveria alguém, sem ligações `SAD que pudesse puxar pelo clube. Não SAD mas clube. Com o emblema que diariamente centenas de atletas ostentam e se orgulham.
Alguém tem a noção que a SAD paga cerca de 5 mil euros pelo aluguer mensal do AXA e algumas modalidades pagam mais de mil euros pelo uso diário mas não em exclusivo de alguns pavilhões?
Será isto justo?
Será istoa politica mais correcta de fomentar o desporto eo ecletismo?lembro que é no ecletismo que o Braga adquire o estatuto de agremiação de interesse público...

Por isso sou de opinião que o clube poderia ter um presidente diferente do da SAD. Par "puxar" pelo clube. Não que os administradores da SAD que são vice-presidentes do clube estejam a fazer mal o seu papael. Mas acho que muita coisa poderia mudar para melhor se , em vez de envolvidos nos dois polos do clube/SAD, houvesse "separação de águas". Senão continuaremos a ter um presidente ausente dos grande eventos dos seus atletas e até a "esquecer-se" nas entrevistas que o clube tem muitaas mais modalidades do que as que declarou...

Uma ideia , apenas...para reflectir...

Olho Vivo

Não tenho grande tempo para escrever sobre este assunto mas prometo voltar a ele. Embora a separação não seja estanque e, por isso, as minhas palavras possam arriscar ser simplistas, é minha opinião que Salvador é um extraordinário presidente da SAD mas um medíocre (suficiente menos, vá lá) presidente do clube. Tudo o que envolveu esta final europeia o ilustra de forma eloquente!

Desenvolverei depois...

Vasco Soares

Nao sei se existe, e se existe peço desculpa, mas deveria haver tipo um vicepresidente só para o clube. Alguem que reportasse ao salvador, mas que tivesse um poder de decisao mais alargado, alguem que fosse da total confiança de salvador e que nao precisasse de andar sempre a perguntar salvador faço assim, ou faço assado.

jacm

Não concordo. Não deu resultado no passado, não dará no futuro. E nem é preciso ir muito longe. Nem sequer olhar ao que o Braga perdeu com essa experiência. basta olhar para outros clubes que em momentos optaram por esses caminhos e é sempre maior a crispação do que a união.
A ideia de que nas modalidades amadoras nada se pode fazer, apenas com o que os seccionistas conseguem arranjar morre aqui a 50km ao lado. O FCP num modelo que obriga as modalidades a se sustentar é campeão em quase todas elas. Quanto as verbas e protocolos se chegam ou não, não sei. Mas até prova em contrário não tenho como duvidar. Sou da opinião que o dinheiro do futebol é do futebol. E é aí que ele deve circular, com a formação do clube incluída. É lógico que deverá ser aproveitado para engrandecer o clube com património que sirva para todas as modalidades, mas nunca mais do que isso. Será que num dia próximo, se porventura, um jogador do futsal rende-se uma boa quantia, ficaríamos agradados se soubéssemos que Salvador utilizou a verba na equipa de futebol?
Na questão das viagens a Dublin, ou até a outros jogos no estrangeiro, o que falha é a informação e aí é preciso realmente melhorar. Porque internamente não temos muito por onde nos queixar. Quantos clubes têm transportes (pagos ou de borla) garantidos para todos os jogos da equipa fora? Quantos clubes têm bilhetes de jogo grátis como os que nós já tivemos?
Uma presidência bicéfala não é de todo a solução para nada. Alias prevejo que a pessoa que aparece-se na presidência do clube, apareceria mais vezes a opinar sobre matérias da SAD do que do clube. Algumas vezes à procura de protagonismo, noutras a ser procurado pela Comunicação Social em busca de conflitos. Os clubes devem falar a uma só voz, só assim vivem com estabilidade.
POR UM BRAGA CAMPEÃO

goncal1_fili

Quote from: vasco soares on 23 de May de 2011, 15:48
Nao sei se existe, e se existe peço desculpa, mas deveria haver tipo um vicepresidente só para o clube. Alguem que reportasse ao salvador, mas que tivesse um poder de decisao mais alargado, alguem que fosse da total confiança de salvador e que nao precisasse de andar sempre a perguntar salvador faço assim, ou faço assado.

x1
Braga e Basta

goncal1_fili

Quote from: jacm on 23 de May de 2011, 16:54
O FCP num modelo que obriga as modalidades a se sustentar é campeão em quase todas elas. Quanto as verbas e protocolos se chegam ou não, não sei. Mas até prova em contrário não tenho como duvidar. Sou da opinião que o dinheiro do futebol é do futebol. E é aí que ele deve circular, com a formação do clube incluída. É lógico que deverá ser aproveitado para engrandecer o clube com património que sirva para todas as modalidades, mas nunca mais do que isso. Será que num dia próximo, se porventura, um jogador do futsal rende-se uma boa quantia, ficaríamos agradados se soubéssemos que Salvador utilizou a verba na equipa de futebol?

estou de acordo com estas ideas.  Mas penso que ha lugar para um dirigente que manda nas modalidades.  Seja Presidente, Vice-Presidente...enfim...o titulo nao interessa, mas sim a funcao.
Braga e Basta

Minhoto21

Eu sinceramente percebo pouco dessas contas da SAD, e da SAD propriamente dita.
Sou um adepto e sócio comum, que gosto de ver o enorme a ganhar, e quando perde sofro um bocado.

Quanto a questão de presidente da SAD presidente do clube, acho que não consigo opinar da melhor forma possivel porque sou um leigo nessa matéria. Eu gosto é de ver o Braga a jogar com a camisola arsenalista, a mais bonita do mundo.

Eu só tenho receio é de um aspeto, tenho medo que um dia as ações da SAD sejam cotadas em bolsa, e que o clube perca a maioria de capital na sociedade, isto é trocado por miúdos tenho medo que um dia apareça um bilionário russo ou árabe e compre o nosso clube que é atualmente de nós sócios.

Apesar de que por certo se isso por ventura viesse a acontecer, no capitulo financeiro em principio vinha benefeciar em muito o clube.

Mas sinceramente apesar de ser braguista até morrer, era um pouco esquesito apoiar e amar um clube que é propriedade de alguém, não acham? ???
Como por exemplo acontece no chelsea.

Amo-te SC Braga (mesmo que isso um dia viesse a acontecer)!

ric

A minha questão principal prende-se , únicamente, com a disponibilidade e "identificação" do presidente da SAD e do clube (leia-se modalidades amadoras).
Sei bem que o clube tem vice-presidentes mas estes estão tb envolvidos na SAD.
Não me parece uma boa ideia pois não vislumbro, por exemplo, em paulo resende, vice para as amadoras uma afinidade e "gosto" pelas várias modalidades. No meu entender, depois de se "entranhar" o "prazer" do futebol profissional e todo o seu "glamour" e exposição, viver com o amdorismo é dificil. Não existe exposição, holofotes. O trabalho é não reconhecido, oculto, inacessível na maior parte das vezes a terceiros. Daí pensar que apesar da boa ventade e da capacidade excelente de gestão, parece-me que seria mais útil alguém com passado nas modalidades.
Tudo o resto seria pacifico pois a envolvencia SAD/ clube está protocolada embora me pareça que mais favorável para a SAD ...

Sou um acérrimo defensor das modalidades amadoras ou, se quiserem, do ecletismo do clube.
è nele que a alma e a chama do clube gravita e tem raizes fortes. Nos seus inúmeors sócios-atletas e no lado formador de homens e atletas.

A autonomia é uma boa solução para uma gestão corrente mas , para já, incapaz de ser motor para mais altos voos.

Defendo uma aposta clara numa ou duas modalidades . Com um orçamento realista mas com a predisposição para, dentro de 2/3 anos atingir o patamar maior  da competição. Como forma de culminar da piramide e também de impedir que todo o esforço e envolvimento na formação termine em ganhos para terceiros.
E neste caso, a SAD ou o clube teria que apostar um pouco mais, cativando mais verbas ao futebol, claro. Não vejo qq probçema netse capítulo.

Mas gostava de conhecer mais opiniões.

PS: O "mau resultado" que deu a estrutura bicéfala e o seu términus acontecu com pedro machado e Antonio salvador. Mas aí parece-me que as coisas foram mais de cariz extra-clube do que porpriamente alvo de discussão de objectivos e propósitos. e se existirem regras  bem definidas...

Mas valerá a pena ter um presidente ausente no que diz respeito ás modalidades?