News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

2010/2011 - Rescaldo da Época

Started by Lateralus, 19 de May de 2011, 14:48

Previous topic - Next topic

Ricardo

#20
Internamente, um princípio assim-assim, uma fase de Janeiro e Fevereiro arrasadoramente má, com uma melhoria fenomenal em Março.

Analisando friamente, o 4º lugar é pouco dado o que o resto das equipas jogaram este ano. O Guimaães, aquela equipa paupérrima, ficou somente com menos 3 pontos do que nós. O Sporting ficou à nossa frente, talvez o pior Sporting dos últimos anos (sim, pior do que o do ano passado).

A nossa eliminação da Taça das caricas foi um falhanço rotundo. Na taça de Portugal apanhámos o Benfica fora e Braga e Luz, não são dois nomes que andem de mãos dadas.

O que nos salvou a época foi a fenomenal carreira na Europa League, a qual nos faltou um pouco de sorte e mestria para levar o caneco. Não é todos os anos que se vai à final de uma competição europeia, e não faltam dezenas de clubes "conhecidíssimos" que nem cheiram a final há décadas.

Quanto ao planeamento, foi MUITO MUITO mau. A começar pelas contratações de Agosto, quase todas elas falhadas. O emagrecimento do plantel fez muito bem, e excepção feita ao Marco Ramos, os reforços foram muito bons. Ainda inserido no planeamento a questão das renovações. A pecha de Salvador. Quando é que vai aprender a renovar com jogadores/treindaores a tempo???? Na época passada tivemos o caso do Filipe Oliveira, do Leone, quase a mesma coisa com o Alan... esta época perdemos Moisés, o Matheus foi a preço de saldo, agora vamos perder Vandinho, Miguel Garcia, Paulão, Artur Moraes sem retorno...

Quem ler este post vai pensar que eu não estou contente. Nada disso. Mas também, a final da Liga Europa não me cega para o rol de asneiras feitas este ano. A época foi boa mas há muita coisa a melhorar para a próxima época. É que os nossos adversários não andam a dormir. O Nacional possivelmente estará melhor, os vizinhos andam-se a reforçar bem e o Sporting tem vida nova... É preciso não adormecer à sombra da bananeira.
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Olho Vivo

#21
Quando se faz um balanço da época que agora finda, há a tentação de distinguir as épocas interna e internacional. Se o fizéssemos chegaríamos à conclusão de que, a par da maravilhosa época internacional, teríamos também realizado uma das mais fracas épocas internas da era Salvador (apenas superada, pela negativa, pela temporada 2007/08 que começou com Jorge Costa, passou por Manuel Machado e acabou com António Caldas). Acho que não faz sentido fazer essa divisão porque competições internas e Liga Europa foram decorrendo paralelamente – e os jogos europeus não foram assim tão poucos: dezanove!

Houve três períodos distintos, quanto a mim:

- uma óptima entrada em acção até à derrota no Emirates, período durante o qual assegurámos um pouco previsível apuramento para a Liga dos Campeões;

- um período de desnorte, de grande irregularidade e fragilidade defensiva, que durou grosso modo até Março, até à vitória em casa sobre o Benfica, em que nos deixámos atrasar na Liga e perdemos as Taças internas.

- de então até final, encadeamos uma série de bons resultados (ainda que a ponta final da Liga tenha sido altamente condicionada pela focalização nos jogos europeus).

Acho que a determinado momento, ainda no início da temporada, pecámos por algum deslumbramento. O clube atingiu uma meta extraordinária logo de entrada (fase de grupos da Liga dos Campeões), batendo adversários de renome e talvez todos tenhamos pensado que estaríamos a um nível que nos capacitava para ombrear com os mais fortes. O estilo de jogo denunciava-o: mais empreendedor, menos refém do calculismo que era marca da temporada anterior. Ainda conseguimos disputar palmo a palmo a vitória no Dragão (embora derrotados) mas com o Arsenal veio a derrocada. Esse foi um jogo que marcou psicologicamente a equipa. Durante muito tempo não voltámos a encontrar-nos. A irregularidade da equipa foi notória: nas competições internas não conseguíamos encadear dois resultados positivos consecutivos e só os êxitos internacionais iam contrabalançando a má carreira interna. O período que mediou entre a derrota de Londres e o final de Dezembro (quando também nos despedimos da Taça de Portugal, na Luz) marcou, quanto a mim, o elemento de insucesso da época. Apesar de erros de planeamento (em particular no que respeita às contratações para a linha defensiva), dispúnhamos, nesta fase da temporada, de um plantel com qualidade e profundidade suficientes para poder competir nas várias competições. Não o conseguimos, claramente! Mais do que uma questão física, creio que na génese deste fracasso esteve a incapacidade para a equipa se motivar para jogar entre os jogos (com outro glamour) da Liga dos Campeões e, de algum modo, uma abordagem aos jogos mais adaptada aos confrontos internacionais, pautados por outra postura em campo dos adversários, mais positiva. Foi a constatação da dificuldade do técnico em gerir (alguma) abundância que, a meu ver, levou a que António Salvador se sentisse algo defraudado e tenha tomado as decisões que tomou em Dezembro-Janeiro: o emagrecimento do plantel (reduzindo custos, tendo em atenção os objectivos ainda em aberto*) e (é minha opinião) a não renovação do contrato de Domingos.

Depois dos acertos de Janeiro (com duas contratações praticamente inócuas, certamente com pouco ou nenhum dedo do técnico – Marco Ramos e Vinicius), com muito menos recursos (saídas de peso de Moisés, Luís Aguiar e Matheus, entre outros), a equipa começou por ensaiar uma recuperação, numa fase sem competições internacionais. Melhorou alguma coisa do ponto de vista exibicional mas a persistente debilidade defensiva não lhe permitiu ser consistente ao nível dos resultados (vários jogos decididos por erros crassos de natureza individual, inclusive o confronto com o Paços de Ferreira que ditou o afastamento da Taça da Liga). Não se pode dizer contudo que a equipa sentiu demasiado a saída de jogadores influentes. Simplesmente, a equipa foi obrigada a adoptar outras soluções com o comboio em andamento, apostada agora num futebol mais pensado e menos exclusivamente baseado em transições rápidas, como até então acontecera.

E é curiosamente quando as competições europeias estão de regresso que a equipa cresce, indiferente às dificuldades e à escassez de recursos. A recepção ao Benfica, no AXA, a contar para a Liga, é marcante. Fizemos uma grande exibição e vencemos vincando uma superioridade manifesta em todo o jogo. É possível que esta partida tenha tido reflexos positivos a nível psicológico. A verdade é que, a partir de então, a equipa fez das fraquezas forças, regressou ao realismo e rigor da época anterior (melhoria defensiva assinalável, 9 golos sofridos em 16 jogos, incluindo os jogos europeus até à final) e encetou a caminhada que a levou a chegar ao final da temporada disputando o terceiro lugar da Liga e... a Liga Europa!!!! Na esfera europeia, faltam adjectivos para qualificar a nossa caminhada. Com um plantel mínimo, enfrentando lesões e castigos importantes, é verdadeiramente inacreditável como esta equipa chegou à final da Liga Europa. Uma caminhada épica! Só uma equipa com grande espírito de sacrifício e um colectivo na verdadeira acepção da palavra poderia ter chegado tão longe! Qualidades que até determinada fase da época pareciam estar tão arredadas deste grupo (já não era exactamente o mesmo, é verdade). Fica o amargo de boca de termos perdido o terceiro lugar na Liga com a meta à vista, ainda que a concentração na Liga Europa possa explicar de alguma forma a má ponta final (0 vitórias nos últimos quatro jogos e apenas um golo marcado). E claro, fica também alguma mágoa por termos perdido a oportunidade de conquistar uma competição europeia. No entanto, penso que podemos estar de consciência tranquila em relação a isto: a equipa esteve à altura do momento e nunca se deixou menorizar por um Porto que até aí praticamente cilindrou todos os adversários que lhe surgiram pela frente. Fraco consolo quando o sonho esteve tão perto mas não podemos deixar de nos sentirmos orgulhosos pelos feitos alcançados nesta temporada. A jornada de Dublin foi um prémio magnífico para todos e um momento sublime para o clube!

O balanço tem de ser claramente positivo! Não foi uma época perfeita, que tivesse sido marcada pela regularidade mas os marcos alcançados foram de tal forma relevantes (e até certo ponto inesperados) que ofuscam completamente o que de menos bom sucedeu, em particular uma época interna abaixo do que tem sido habitual na era Salvador (pelo menos, na Liga, em termos pontuais). Na esfera financeira, esta época premeia o risco assumido nas duas épocas anteriores, amplamente compensado pelos prémios pecuniários alcançados (sobretudo através da Liga dos Campeões). Fica também uma ideia curiosa: o Braga de Domingos (em qualquer das suas duas épocas) foi sempre mais equipa quando os recursos escassearam; a abundância não foi tão bem gerida nem produziu tão bons resultados. Penso que partiu desta ideia a decisão de Salvador não renovar o contrato de Domingos, decisão que deve ser avaliada à data em que foi tomada e não à posteriori.


* Como é evidente, não passaria na altura pela sua cabeça (nem na de ninguém) que o Braga teria possibilidades de chegar a uma final da Liga Europa.

http://arsenaldebraga.blogspot.com/2011/05/balanco-da-epoca-20102011.html

miguel_afonso

Olho Vivo - Grande analise estou completamente de acordo contigo.

Apenas acrescento que houve péssimas contratações que não se podem repetir: Filipe, George Lucas, Eduardo, Leo Fortunato... Deste apenas um jogou, o resto foi o que se sabe...

enormeBRAGA

de que e que se sabe? A unica coisa que eu sei e sobre o Eduardo. Mas o que e que George Lucas fez de mal para nem ser inscrito sequer? Gostava mesmo de saber. Acho que no inicio de epoca DP esteve muito mal na rotaçao de jogadores, jogaram sempre os mesmos, e so foram saindo quando foram aparecendo as lesoes ou castigos. E penso que dai saiu o mau momento da equipa ate dezembro. De resto nada a dizer. Pena a derrota com o zbording.
#VãoTerDeContarConnosco

DiogoEA

Quote from: enormeBRAGA on 24 de May de 2011, 16:27
de que e que se sabe? A unica coisa que eu sei e sobre o Eduardo. Mas o que e que George Lucas fez de mal para nem ser inscrito sequer? Gostava mesmo de saber. Acho que no inicio de epoca DP esteve muito mal na rotaçao de jogadores, jogaram sempre os mesmos, e so foram saindo quando foram aparecendo as lesoes ou castigos. E penso que dai saiu o mau momento da equipa ate dezembro. De resto nada a dizer. Pena a derrota com o zbording.

Se tivesses ido a Barcelos ver o jogo contra o Gil na pré-época, perceberias o que é que o George Lucas (não) fez para ser inscrito "sequer".

A verdade é que o nosso clube  funciona melhor sem estrelas e isso ficou provado este ano.

Renato_1921

Quote from: Diogo-scb on 24 de May de 2011, 16:31
Quote from: enormeBRAGA on 24 de May de 2011, 16:27
de que e que se sabe? A unica coisa que eu sei e sobre o Eduardo. Mas o que e que George Lucas fez de mal para nem ser inscrito sequer? Gostava mesmo de saber. Acho que no inicio de epoca DP esteve muito mal na rotaçao de jogadores, jogaram sempre os mesmos, e so foram saindo quando foram aparecendo as lesoes ou castigos. E penso que dai saiu o mau momento da equipa ate dezembro. De resto nada a dizer. Pena a derrota com o zbording.

Se tivesses ido a Barcelos ver o jogo contra o Gil na pré-época, perceberias o que é que o George Lucas (não) fez para ser inscrito "sequer".

A verdade é que o nosso clube  funciona melhor sem estrelas e isso ficou provado este ano.
o que é que ele fez? jogava assim tão mal???

DiogoEA

Quote from: Renato_1921 on 24 de May de 2011, 16:35
Quote from: Diogo-scb on 24 de May de 2011, 16:31
Quote from: enormeBRAGA on 24 de May de 2011, 16:27
de que e que se sabe? A unica coisa que eu sei e sobre o Eduardo. Mas o que e que George Lucas fez de mal para nem ser inscrito sequer? Gostava mesmo de saber. Acho que no inicio de epoca DP esteve muito mal na rotaçao de jogadores, jogaram sempre os mesmos, e so foram saindo quando foram aparecendo as lesoes ou castigos. E penso que dai saiu o mau momento da equipa ate dezembro. De resto nada a dizer. Pena a derrota com o zbording.

Se tivesses ido a Barcelos ver o jogo contra o Gil na pré-época, perceberias o que é que o George Lucas (não) fez para ser inscrito "sequer".

A verdade é que o nosso clube  funciona melhor sem estrelas e isso ficou provado este ano.
o que é que ele fez? jogava assim tão mal???

Mal é favor! Já vi putos de 10 anos nos jogos do meu irmão a jogar melhor futebol do que ele. Batia bem as bolas paradas, é certo. Mas não defendia nem atacava, andava perdido no meio do campo sem saber o que fazer.

enormeBRAGA

jogou mal??????? Eu vi o jogo e ele nao jogou mal... Mal e perdido joga o Elderson, agora o GL, nao jogou mal... Alias atacava muito bem, podia ter algumas lacunas a nivel defensivo, mas nao comprometeu em nada... Seis meses de salario para nada... Para isso tinha-se renovado com filipe oliveira ou colocava-se GL num outro clube agora nao inscreve-lo!! So gostava de saber que tomou essa decisao e porqueL e nao foi por ele jogar mal, porque isso nao aconteceu...
#VãoTerDeContarConnosco

Eighty.eight

Internamente foi mau a nível externo foi excelente!

Luis 234

Quote from: Diogo-scb on 24 de May de 2011, 16:46
Quote from: Renato_1921 on 24 de May de 2011, 16:35
Quote from: Diogo-scb on 24 de May de 2011, 16:31
Quote from: enormeBRAGA on 24 de May de 2011, 16:27
de que e que se sabe? A unica coisa que eu sei e sobre o Eduardo. Mas o que e que George Lucas fez de mal para nem ser inscrito sequer? Gostava mesmo de saber. Acho que no inicio de epoca DP esteve muito mal na rotaçao de jogadores, jogaram sempre os mesmos, e so foram saindo quando foram aparecendo as lesoes ou castigos. E penso que dai saiu o mau momento da equipa ate dezembro. De resto nada a dizer. Pena a derrota com o zbording.

Se tivesses ido a Barcelos ver o jogo contra o Gil na pré-época, perceberias o que é que o George Lucas (não) fez para ser inscrito "sequer".


A verdade é que o nosso clube  funciona melhor sem estrelas e isso ficou provado este ano.
o que é que ele fez? jogava assim tão mal???

Mal é favor! Já vi putos de 10 anos nos jogos do meu irmão a jogar melhor futebol do que ele. Batia bem as bolas paradas, é certo. Mas não defendia nem atacava, andava perdido no meio do campo sem saber o que fazer.

Eu vi contra o Varzim e os golos que sofremos foi quase tudo culpa dele...Tem uma boa atitude mas não joga nadinha...nem sei como deu nas vistas no Brasil onde milhões matam-se para poder fazer pelo menos um jogo nos campeonatos principais.

enormeBRAGA

Quote from: Luis 234 on 24 de May de 2011, 19:57
Quote from: Diogo-scb on 24 de May de 2011, 16:46
Quote from: Renato_1921 on 24 de May de 2011, 16:35
Quote from: Diogo-scb on 24 de May de 2011, 16:31
Quote from: enormeBRAGA on 24 de May de 2011, 16:27
de que e que se sabe? A unica coisa que eu sei e sobre o Eduardo. Mas o que e que George Lucas fez de mal para nem ser inscrito sequer? Gostava mesmo de saber. Acho que no inicio de epoca DP esteve muito mal na rotaçao de jogadores, jogaram sempre os mesmos, e so foram saindo quando foram aparecendo as lesoes ou castigos. E penso que dai saiu o mau momento da equipa ate dezembro. De resto nada a dizer. Pena a derrota com o zbording.

Se tivesses ido a Barcelos ver o jogo contra o Gil na pré-época, perceberias o que é que o George Lucas (não) fez para ser inscrito "sequer".


A verdade é que o nosso clube  funciona melhor sem estrelas e isso ficou provado este ano.
o que é que ele fez? jogava assim tão mal???

Mal é favor! Já vi putos de 10 anos nos jogos do meu irmão a jogar melhor futebol do que ele. Batia bem as bolas paradas, é certo. Mas não defendia nem atacava, andava perdido no meio do campo sem saber o que fazer.

Eu vi contra o Varzim e os golos que sofremos foi quase tudo culpa dele...Tem uma boa atitude mas não joga nadinha...nem sei como deu nas vistas no Brasil onde milhões matam-se para poder fazer pelo menos um jogo nos campeonatos principais.
Com onze jogadores que nunca tinham jogado juntos bah... isso não vale de nada. Eu não vi o jogo... Não estavas à espera que ele chegasse e partisse a louça toda. Bem, não interessa, só me pergunto o porquê de não renovar com Filipe Oliveira? Pagou-se a Lucas seis meses para nada.
#VãoTerDeContarConnosco

BrunoSCB

Liga Zon Sagres (campeonato das MULTAS)

FC Porto 60 606
Benfica 58 525
Sp. Braga 52 500
Sporting 40 150
V. Guimarães 23 250
Académica 16 100
V. Setúbal 16 075
Nacional 14 850
U. Leiria 13 900
Portimonense 13 775
Rio Ave 13 275
Marítimo 12 325
Paços de Ferreira 11 950
Olhanense 10 925

Naval 8275

Beira-Mar 6725

É muita massa!  >:(