News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

2010/2011 - Rescaldo da Época

Started by Lateralus, 19 de May de 2011, 14:48

Previous topic - Next topic

Lateralus

Terminou ontem, de forma inglória, uma das mais extensas e profícuas épocas da história do Sporting Clube de Braga. O que se pretende nesta tópico é que se faça a análise sobre tudo o que se passou nesta temporada, dentro e fora do campo, destacando os aspectos positivos e negativos da mesma.
Dando o mote, vou começar pela análise das competições onde estivemos inseridos:

Liga Zon Sagres

Realizámos uma campanha aquém daquilo que seria expectável e apenas por muito demérito dos nossos concorrentes directos, conseguimos atingir o objectivo mínimo a que nos havíamos proposto: o 4º lugar.
Terminámos com 46 pontos num total de 90, o que indica que perdemos quase metade dos pontos disputados. Com 45 golos marcados, fomos o 3º melhor ataque e com 33 sofridos a 6ª melhor defesa.
Quanto ao futebol jogado em si, foram poucos os jogos em que demos espectáculo e nesse aspecto há mais recordações de más exibições e pontos mal perdidos do que do oposto.
Em suma, penso que realizamos uma Liga apenas razoável, tendo ficado abaixo daquilo que poderíamos ter conseguido, não fossem os muitos pontos mal perdidos e exibições paupérrimas.

Liga dos Campeões/Liga Europa

Simplesmente épica a nossa participação europeia nesta época. Iniciamos este percurso no dia 27 de Julho de 2010 e apenas o concluímos ontem, dia 18 de Maio de 2011. Foram quase 10 meses a surpreender a Europa.
Na Liga dos Campeões, afastamos Celtic e Sevilha e chegámos com todo o mérito à fase de grupos, onde conquistámos tantas vitórias como derrotas. (3 para cada lado). Ficamos perto de nos qualificar para os oitavos de final, conquistando ainda assim um honroso 3º lugar em ano de estreia.
Passando depois para a Liga Europa, eliminamos Lech, Liverpool, Dynamo Kiev e Benfica na nossa fulgurante caminhada até a uma final Inédita, onde apenas aquilo de que mais cruel pode acontecer no futebol não nos permitiu trazer para casa a tão desejada e merecida Taça.
Houve, nestas competições, entreajuda e muita superação e só assim foi possível tanta jornada inolvidável que dificilmente se repetirá no futuro próximo. Afinal de contas, não é todos os dias que se eliminam Liverpool's e Sevilhas e, com certeza, que esta época ficará guardada no álbum de recordações de todos os braguistas.
Resumindo, foi uma temporada europeia absolutamente brilhante, mas na qual fica um ligeiro travo a amargura, pois estivemos tão perto do sonho de vencer um troféu europeu.

Taça de Portugal

Não há muito para contar. Depois de ultrapassarmos, com alguma dificuldade, o 1º de Dezembro, a sorte foi madrasta e tivemos que defrontar o Benfica em pleno Estádio da Luz, sendo o desfecho a já natural derrota do Braga naquele campo.
Ficamos bem cedo afastados da competição, não cumprindo o sonho antigo de voltar ao Jamor. Contudo, como o sorteio não nos ajudou, acaba por se aceitar esta eliminação prematura.

Taça da Liga

Calhou-nos em sorte o grupo mais acessível e depois de derrotar o Guimarães em casa, as meias finais pareciam possíveis. Todavia, uma derrota inesperada frente ao Paços, em casa, deitou tudo a perder e nem a goleada ao Arouca na última jornada nos permitiu chegar mais longe.
Poderíamos ter feito muito melhor e, porventura, vencido esta competição.


Notas

Pontos Positivos

- Grande sucesso financeiro, acumulando o Braga uma quantia superior ao seu orçamento para a época.
- Consolidação, também no número de adeptos nas bancadas, do estatuto de 4ª força no panorama futebolístico.

Pontos Negativos

- Demasiada indefinição e pouco critério na constituição do plantel, que levou a uma grande razia em Janeiro.
- Mau ambiente no balneário, decorrente da situação acima mencionada.
- Demasiados estrangeiros num plantel de uma equipa que supostamente deveria representar um clube português.
- Má gestão do "dossier Domingos", assim como na renovação de peças importantes que agora saem a custo zero.


Análise Global:

Acabou por ser uma época positiva onde se atingiu os objectivos propostos. Se do campeonato não ficarão muitas recordações, a fantástica campanha europeia deu ao Braga uma enorme projecção, que poderá a render muitos frutos no futuro.
Apesar de todos estarmos orgulhosos, faltou a esta época aquilo que tem sempre faltado a este Braga: Títulos.
Mas acredito que, mantendo este rumo, estes chegaram mais tarde ou mais cedo.

Um bem haja ao nosso Braga e Boas Férias Futebolísticas.



Rádio Voz do Neiva 98.7 FM

Está tudo dito.
Vamos aprender com os erros deste passado recente para melhorar no futuro.
E vamos-nos inspirar no sucesso europeu para acreditar que não há limites e o sucesso está a ali ao virar da esquina.
Se mesmo cometendo todos os erros que cometemos chegamos onde chegamos, o que fará quando fizermos as coisas bem feitas?
A Equipa de Desporto
www.bolaprafrente.pt
Rádio Voz do Neiva | 98.7 FM

Anabela

A época passada foi inesquecível mas esta época foi a melhor época de sempre. Pena termos ficado "apenas" pelo 4º lugar.

rvx

Tanto na taça da Liga como no campeonato, acho que faltou alguma consistência defensiva, que veio a ser cimentada com a colocação do Sílvio na direita e subida de forma do Garcia.

De resto, faltou, durante toda a época, uma maior criatividade no ataque, um pouco por culpa da má forma do Mossoró, o único criativo nato no plantel. Esta lacuna não se notou contra grandes equipas, porque, aí, só precisamos de contra-atacar e defender resultados.

BRio_Braguista

Precisamos de um caneco!! Rapidamente! Este povo precisa de títulos!

Zinired

A nivel internacional foi a melhor época do Braga e foi simplesmente sensacional.
A nivel nacional é que não foi tão bom.. mas conseguiu os minimos. Como disseram já aqui, este clube e cidade precisa de um titulo ! Este ano conseguimos quase o impossivel (liga europa), mas o sonho de regressar ao Jamor continua a fugir.

carsn

O final da época desportiva foi o esperado, melhor dizendo o desejado pelo sistema. Hoje o futebol movimenta muitos milhões em variadas áreas tais como: empresas de apostas, media, a própria organização das competições, entre outros. São muitos milhares de profissionais que vivem e dependem do futebol e, aqui estou a excluir os atletas e equipas técnicas. Este sistema, ou múltiplos sistemas, necessitam que os maiores clubes sejam protegidos e, como tal funcionam em prol de proteger e manter os privilégios desses. Este comportamento corrupto ocorre a nível externo como interno. A nível nacional o Braga teve a ousadia, o atrevimento de meter a mão no pote, o que não é tolerável. Passou a ser um alvo a abater, como exemplo, podemos fazer um pequeno exercício de memória e verificar que nesta época que findou, para não falar de outras, sempre que o Braga tinha um jogo importante a quantidade de notícias que foram divulgadas se uma forma sistemática com o único objectivo de dificultar a concentração dos nossos jogadores. Na minha humilde opinião é aqui que reside uma carência do nosso clube, mais do que uma menor base de adeptos. Não temos um orgão de informação de âmbito nacional que possa servir como meio de divulgação, arma de estratégia e ao mesmo tempo rebater essas "notícias" venenosas. O aclamado Pinto da Costa, sentiu isso na pele e daí aparece o jornal "O Jogo". Parece-me que este aspecto é relevante, porque é um dos meios utilizados para enviar recados e pressionar as equipas de arbitragem. Estas, que têm um papel muito difícil, naqueles momentos de dúvida e que são obrigados a decidir em fracções de segundos tendem a apitar num dado sentido, consequência dos media, por exemplo.
Por último, vejamos o que se passou nos dias que antecederam a final, eram notícias e mais notícias sobre saidas e contratos celebrados. É neste aspecto que o Braga tem de melhorar, ou seja, tem que blindar o clube e alertar os respectivos profissionais para esse facto e quem não cumprir deverá ser punido. No mundo de futebol não há palavras soltas, aqui e ali, inofensivas.
Terminando peço ao Braga, que olhe para os milhares de jovens que vibram pelo Braga, quando para eles seria muito mais fácil ser adepto do Porto.
O futuro do Braga será maior quanto mais jovens agregar à sua volta.

lipe

O balanço é positivo (muito), mas nos dois últimos jogos, que eram decisivos para alcançar o que nunca foi alcançado, perdemos. Fica aquele sabor amargo na boca.

A próxima época tem de ser melhor.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

rvx

Quote from: lipe on 20 de May de 2011, 12:12
O balanço é positivo (muito), mas nos dois últimos jogos, que eram decisivos para alcançar o que nunca foi alcançado, perdemos. Fica aquele sabor amargo na boca.

A próxima época tem de ser melhor.

Eu não peço que eles cheguem, outra vez, à final da Liga Europa. Quero, isso sim, que a próxima época seja melhor no campeonato e taça de Portugal. Temos de apontar para a final da taça, e, no campeonato, tentar atingir o 3º lugar. Mas acho que o mínimo de 4º lugar mantém-se.

Na Liga Europa, é atingir a fase de grupos, como objectivo mínimo, e ir o mais longe possível nos últimos 16.

maffonseca

Quote from: RVX1921 on 20 de May de 2011, 14:10
Quote from: lipe on 20 de May de 2011, 12:12
O balanço é positivo (muito), mas nos dois últimos jogos, que eram decisivos para alcançar o que nunca foi alcançado, perdemos. Fica aquele sabor amargo na boca.

A próxima época tem de ser melhor.

Eu não peço que eles cheguem, outra vez, à final da Liga Europa. Quero, isso sim, que a próxima época seja melhor no campeonato e taça de Portugal. Temos de apontar para a final da taça, e, no campeonato, tentar atingir o 3º lugar. Mas acho que o mínimo de 4º lugar mantém-se.

Na Liga Europa, é atingir a fase de grupos, como objectivo mínimo, e ir o mais longe possível nos últimos 16.

Disseste exactamente o que o salvador disse hoje  :D

QuoteNa despedida, o presidente do SC Braga reforçou uma outra ideia: «Os nossos objectivos serão sempre os mesmos: é ficar nos primeiros quatro lugares. Na Europa? Ninguém pode garantir nova presença final, mas o objectivo é a fase de grupos e depois atingir o máximo possível.»
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=264249

e é a verdade não podemos ser muito exigentes temos sim que consolidar a nossa posição tanto em Portugal como na Europa

Duarte

Já andamos há demasiado tempo com o "quase" ou então "para para o ano é que vai ser"...

Quero um caneco carallho!!! :(
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

José Soares

#11
Com tanta entrada e saída a meio da época parece-me que foi uma época excepcional. Globalmente, para mim, terá sido mesmo a melhor de todas pois começo a apreciar mais os jogos europeus do que os do nosso campeonato.
Se olharmos só para o campeonato só muito dificilmente atingiríamos a classificação e os números da época anterior.

Estes dois anos foram inesquecíveis. Nunca esquecerei Domingos e todos os jogadores que de uma forma ou outra tornaram tudo possível. Em particular nunca esquecerei Luis Aguiar, Renteria, Alan, Mossoró, Moisés, Eduardo (guarda-redes), Sílvio, Paulão, Vandinho, Meyong, Matheus, Hugo Viana, Salino e Artur Moraes.  

papapremios

Em duas palavras: muito boa! Melhor só se tivéssemos ganho um título.

Na minha opinião, só falhámos na Taça da Liga, pois tínhamos capacidade para ir mais longe. Na Taça de Portugal tivemos o azar de apanhar os lamps, na Liga podíamos ter conseguido o 3º lugar, mas o objectivo mínimo foi cumprido. Na Europa não vale a pena falar, foi uma época imaculada.

Luis 234

#13
Dizem que tivemos alguma sorte sobretudo na liga europa este ano...Mas o que me parece e que tivemos bastante azar;-ano passado fazemos uma exelenete epoca e apanhamos um benfica demolidor que incrivelmente ainda conseguiu fazer mais pontos do que nós, pontos estes que uma epoca antes chegavam perfeitamente para sermos campeões; e esta época fazemos uma liga europa soberba com poucos recursos eliminando todos os potenciais favoritos e na final apanhamos um porto que neste momento e uma das melhores equipas da actualidade com uns dos melhores jogadores da actualidade que podem decidir a qualquer momento...
Posto isto, acho que nos portámos muito bem e a estrada está construida para o caminho do sucesso.

darkshines

Pessoal provas como a taça da liga e taça de portugal é difícil prometer porque simplesmente são provas que dependem muito do sorteio. É certo que temos que encarar todos os jogos da taça como se de finais da liga europa se tratassem, no entanto, é preciso alguma sorte também. É preciso não apanhar benficas logo a começar e fora!

Iremos repetir brevemente 1966...quando é que não vos posso garantir!


Pedro Barroso

Caro Lateralus, a minha opinião é rigorosamente igual á sua práticamente em tudo, destaco sem dúvida que a prestação no campeonato e o respectivo 4º posto e consequente luta pelo 3º até á última jornada é fruto de campeonato fraquinho na sua generalidade e sobretudo muito demérito do concorrente(s) directo(s)!!
Outro assunto que destaco pela negativa foi a nítida dificuldade de gestão do palntel na sua primeira metade, sem dúvida que isso reflectiu-se no último mês da época, ultrapassamos a linha de chegada já em sofrimento!!!

ArcticStunt


Foi a melhor temporada europeia de sempre do Braga, e quando digo sempre incluo também as próximas décadas... até pode ser que cheguemos longe como este ano outras vezes, mas com estes resultados e com os adversários que defrontamos  ???

É pá, deixem-se os rescaldos para os historiadores.....

Já só se deve pensar na próxima época  8)

Augusto Gomes

O tamanho (titulos) conta mas, sem titulos esta foi mesmo assim a melhor época do Braga de sempre e é irrepetivel...
Vejamos:

  • 4º lugar na Liga;
    Passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões;
    3º lugar na série da fase de grupos com 9 pontos jogando com "trutas";
    Final da Liga Europa
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

joaobl03

Para mim é fácil fazer um resumo desta época : uma desilusão a nível interno e um sonho nas competições europeias . O nosso percurso europeu foi brilhante , começando logo com a eliminação do Celtic , seguido do Sevilha que nos garantiu uma classificação histórica para a fase de grupos da champions league . Na faze de grupos arrecadámos uns honrosos 9 pontos , tendo como ponto alto essa fase de grupos , a vitória caseira por 2 a 0 sobre o Arsenal . Depois transitámos para a liga europa onde continuámos a brilhar . Primeiro foi o Lech , depois começa a nascer o sonho quando eliminámos o todo poderoso Liverpool . Seguiu-se o Dynamo e o benfica . O incacreditável foi alcançado , atingimos a final da liga europa , e só não troucemos o caneco por manifesto azar e pela intervenção do gatuno de amarelo .
No campeonato fomos sempre muito irregulares , somámos muitos desaires caseiras ( ao contrário do que sucedeu na temporada passada ) , e terminámos a desperdiçar o 3º lugar . Nas taças nacionais tivemos também um percurso bastante "discreto" .
Desta temporada devem ser retiradas algumas ilações , nomeadamente a contratação de vários brasileiros desconhecidos , isto não se pode voltar a repetir .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

JMSG

http://noticiasdebancada.blogspot.com/

visitem e comentem, damos especial destaque ao Enorme ;)

obrigado!