News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

As Claques do Braga

Started by FIDELIS, 13 de May de 2011, 21:42

Previous topic - Next topic

FIDELIS

Mais uma vez o tema claques voltou a este forum e mais uma vez foram o bode expiatório do problemas com os bilhetes para a final de Dublin, ou pelo menos um deles.
Discutiu-se afincadamente o facto de as claques terem como sócios varios elementos que em sócios são do clube, discutiu-se afincadamente o facto destas terem prioridade nos bilhetes para os jogos e a preços acessíveis, pelo que nas palavras de alguns mais vale deixarem de ser sócios e juntarem-se ás claques....porque seria mais barato.
Desde já deixo claro que nunca pertenci a qualquer claque e que não tenciono pertencer, pura e simplesmente porque assumiria um compromisso comigo mesmo de estar presente em todos os jogos do Braga, o que neste momento seria impossível dada a minha vida profissional e familiar.
Deixo também claro que sou um defensor acérrimo das claques do Braga, porquê? Porque são as melhores claques em Portugal, porque estão sempre com o Braga em qualquer lado, com sol, com chuva, longe ou perto. Muitos dos foristas também estão?? Pois bem, ainda bem que o podem fazer, eu por exemplo gostaria e não posso. E são os elementos das claques que mostram que eu não estando lá afina estou mesmo lá. Porque passam horas e horas muitas vezes sem dormir para fazer uma simples coreografia, que ás vezes demora apenas breves minutos a ser executada...quando não é censurada. Porque foram sem dúvida e também, responsáveis pelo crescimento do Braga e pelo aproximar de vários jovens ao clube.
Muitos dos foristas seguem Braga para todo o lado, mas todos sabemos que apenas uma minoria o consegue. Se não fossem as claques, em vários jogos o Braga teria um apoio insignificante.
As questões que foram discutidas são falsas questões, a grande maioria dos elementos das claques são sócios dos clube. Tiveram o exemplo do Paulinho, que comigo recebeu o seu emblema de prata de sócio do Braga. Ele é apenas um exemplo, Conheço até alguns que pagam cadeira no AXA e a "emprestam" a outros Braguistas, porque estão com a claque. São todos? Claro que não, mas a maioria é sem dúvida sócio do Braga.
Quando chega a hora de distribuir bilhetes, alguém com um bocado de senso, não poderá discordar que estes tenham prioridade. Pelo menos para mim acho que é de todo justo.
Por isso caros amigos, vamos unir-nos nesta hora tão mágica do nosso clube. Todos queremos uma coisa, ver o Braga ganhar, ver o Braga jogar e amar este clube. Adeptos unidos fazem um clube grande, unidos e apaixonados fazem um clube mítico.
Força RED BOYS, FORÇA BRACARA, FORÇA BRAGUINHAS, representem sempre como até hoje o que é a paixão pelo Braga e sejam sempre a nossa voz. Juntos somos uma verdadeira legião.

Fidelis Bracara
Braga e Basta

lezani

MUITO BEM, Fidelis! Também concordo com o que dizes. É evidente que não gosto muito dos palavrões entoados em pleno estádio, nem de alguma violência que por vezes acontece. Mas tem que se enaltecer a paixão que têm ao Braga. É que se o Braga joga no Algarve, são eles que estão lá! Não é o núcleo de Faro  ou Olhão ... Força!
[url="http://carloslezonboucas.blogspot.com"]http://carloslezonboucas.blogspot.com[/url]

joaobl03

Concordo plenamente . Muitos foristas antes de falar daquilo que não sabem deviam parar para pensar e lembrarem-se de quem está sempre lá , seja em Braga ou em Olhão , faça sol ou chova torrencialmente ... E mais não digo .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

Carvalhux

Só não achava correcto o facto de nao terem cadeiras no local deles ,podia não lhes dar muito jeito mas é o nosso Estádio e tem que ser preservado assim. Mas ainda bem que a UEFA corrigiu isso.

O apoio deles é incondicional , estão sempre presentes dia ou noite seja onde for , isso é de louvar

darkshines

Como o Paulinho chegou a dizer, esses comentários que se fizeram acerca das nossas claques só demonstram INVEJA!

Obviamente que acho muito bem que as nossas claques tenham benefícios pois faça chuva ou sol eles estão sempre lá. Poucos ou muitos o nosso club nunca está sozinho, sejam em Barcelos ou em Kiev!

Por outro lado, são eles que fazem do nosso AXA um dos estádio com melhor ambiente que por aí anda, são eles que pintam a nossa pedreira com coreografias que demoram semanas a fazer, coreografias essas financiadas pelos próprios elementos da claques!

enormeBRAGA

Só acrescento mais uma coisa a esse belo texto Fidelis;

Já presenciei no AXA, por várias ocasiões, em momentos do jogo elas são as únicas que puxam pela equipa enquanto o resto do estádio está em silêncio. Isso é de enaltecer...
Eu também compreendi a atitude da direção no que diz respeito aos bilhetes para DUBLIN. ELES MERECEM...

FORÇA BRAGA.
#VãoTerDeContarConnosco

lipe

#6
As nossas claques criam um ambiente único na AXA e é evidente que fazem falta no estádio. Contudo, os responsáveis, tanto dos Red como da BL, deveriam "convidar" os seus membros a inscreverem-se como sócios do clube.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Czar Priamoi

Quote from: lipe on 14 de May de 2011, 00:31
As nossas claques criam um ambiente único na AXA e é evidente que fazem falta no estádio. Contudo, os responsáveis, tanto dos Red como da BL, deveriam "convidar" os seus membros a inscreverem-se a sócios do clube.


Sem diminuir o apoio que cada Sócio transporta consigo para o estádio em cada jogo, também felicito o empenho incansável das claques, mas considero que todos, sem excepção, devem ser sócios.

PAF

Sem querer ser desmancha prazeres... um dia destes o Braga fará um jogo no AXA só com as claques! Como já disse e volto a dizer, muito antes de haver claques já havia Braga e depois de elas acabarem continuarar a haver. Como em tudo na vida têm coisas positivas mas também têm negativas que convém não esquecer! ( se as regras fossem as mesmas de há 20 anos, do tempo em que iamos para Lamogo jogar, teriamos apanhado 2 ou 3 jogos de castigo do AXA e sabem porque culpa de quem!)
Se querem criticar o pessoal que cá falou das claques, apontem exempos e digam o que eles disseram de mal, não é falar generalidades!

Como as claques há pessoas que vão a todo o lado, e não têm beneficios nenhuns, pelo contrário são/foram simplesmente desprezados pelo clube... e isso é que está em causa. Eles organizam-se e sabem defender os seus direitos, mas o clube não pode esquecer os sócios, são eles que mantêm o clube e que lhe dão vida. Como compreendem os beneficios às claques, no minimo também deviam compreender as frustrações de alguns sócios que não tiveram viagens a metade do preço do resto do pessoal, que não conseguiram ter bilhetes a 50€, apesar de passaram 4 ou 5 horas à espera de um e de outros que nem sequer bilhete conseguiram e andaram desesperados na net a comprar!
Vejam o problema pelo seguinte prisma...
Imaginem que a claque fazio o mesmo que o clube fez aos sócios, ou seja, vendiam os lugares que têm aos oportunistas de ocasião, ou seja aqueles que nunca foram a lado nenhum e apareciam agora para ocupar os lugares dos que vão sempre! O que aconteceria?

Czar Priamoi



Excelente perspectiva do PAF!
Tudo dito!

Futebol Formação

Alguem sabe do que trata a imagem abaixo?


rvx

O que alguns fizeram de mal foi apontar o dedo às claques, na consequência do que aconteceu, sem ter qualquer prova do que afirmaram. Quem errou foi o Braga, não as claques. E foi isto que alguns foristas fizeram de mal. Infelizmente, outros tomaram a defesa em prol das claques como crítica à sua opinião.

Este tópico faz sentido pelo facto de haver, por parte de muitos sócios, um desprezo pelas claques quando eles fazem muito pelo clube. Usando a mesma argumentação, não generalizem o comportamento de alguns frustrados que não se sabem comportar a todos os membros das claques. Acreditem ou não, quem vai a todos os jogos sabe perfeitamente que, ao lançar petardos ou objectos para o relvado, estão a prejudicar o clube. Infelizmente, nos jogos em casa em que há muita gente nova, é muito difícil controlar o comportamento de todos os elementos.

E o pior de tudo é que, quando o Benfica veio cá, muitos objectos foram atirados por sócios. Portanto, há aspectos negativos na existência das claques, é verdade! Mas há que identificá-los e tomar medidas adequadas que não envolvam uma caça às bruxas.

Bracarense

As claques são um aspecto importante do futebol mas não fundamental.

No caso do Braga, são elas que mais contribuem para que o apoio à equipa não falhe em detrerminados momentos.
O único problema que vejo é que, para não perderem a força dos números, muitas claques (ou as suas direcções) são incapazes de punir adequadamente os prevaricadores e por isso pago o todo pela parte.

Se alguém da claque atira uma cadeira, um isqueiro, uma moeda, etc será que é punido adequadamente ou fica tudo na mesma?
Se há agressões entre elementos da claque e outros adeptos esses elementos são punidos?
Porque é que se pode pertencer a uma claque de um clube sem ser sócio desse mesmo clube?
Porque é que a generalidade das claques recusa a chamada "legalização"?


rvx

Quote from: Bracarense on 14 de May de 2011, 13:30
As claques são um aspecto importante do futebol mas não fundamental.

No caso do Braga, são elas que mais contribuem para que o apoio à equipa não falhe em detrerminados momentos.
O único problema que vejo é que, para não perderem a força dos números, muitas claques (ou as suas direcções) são incapazes de punir adequadamente os prevaricadores e por isso pago o todo pela parte.

Se alguém da claque atira uma cadeira, um isqueiro, uma moeda, etc será que é punido adequadamente ou fica tudo na mesma?
Se há agressões entre elementos da claque e outros adeptos esses elementos são punidos?
Porque é que se pode pertencer a uma claque de um clube sem ser sócio desse mesmo clube?
Porque é que a generalidade das claques recusa a chamada "legalização"?


Concordo, totalmente, contigo. Esse é, na minha opinião, o principal problema das claques.

FIDELIS

Quote from: PAF on 14 de May de 2011, 02:31
Sem querer ser desmancha prazeres... um dia destes o Braga fará um jogo no AXA só com as claques! Como já disse e volto a dizer, muito antes de haver claques já havia Braga e depois de elas acabarem continuarar a haver. Como em tudo na vida têm coisas positivas mas também têm negativas que convém não esquecer! ( se as regras fossem as mesmas de há 20 anos, do tempo em que iamos para Lamogo jogar, teriamos apanhado 2 ou 3 jogos de castigo do AXA e sabem porque culpa de quem!)
Se querem criticar o pessoal que cá falou das claques, apontem exempos e digam o que eles disseram de mal, não é falar generalidades!

Como as claques há pessoas que vão a todo o lado, e não têm beneficios nenhuns, pelo contrário são/foram simplesmente desprezados pelo clube... e isso é que está em causa. Eles organizam-se e sabem defender os seus direitos, mas o clube não pode esquecer os sócios, são eles que mantêm o clube e que lhe dão vida. Como compreendem os beneficios às claques, no minimo também deviam compreender as frustrações de alguns sócios que não tiveram viagens a metade do preço do resto do pessoal, que não conseguiram ter bilhetes a 50€, apesar de passaram 4 ou 5 horas à espera de um e de outros que nem sequer bilhete conseguiram e andaram desesperados na net a comprar!
Vejam o problema pelo seguinte prisma...
Imaginem que a claque fazio o mesmo que o clube fez aos sócios, ou seja, vendiam os lugares que têm aos oportunistas de ocasião, ou seja aqueles que nunca foram a lado nenhum e apareciam agora para ocupar os lugares dos que vão sempre! O que aconteceria?


Paf, como sempre, respeito a tua opinião, embora não concorde com algumas coisas que dizes. Obviamente que o Braga não são as claques, o Braga somos todos nós, quer se pertença a claques ou não. Por outro lado com este tópico não quis apontar o dedo a quem quer que seja, respeito a opinião de todos, e o objectivo era mesmo generalizar. Aquilo com o qual não concordei, foi estar a "culpar" as claques por um problema do qual elas não tem culpa nem o criaram e aproveitou-se para ( como de costume ) ir por caminhos que nada tinham a ver com o tópico e falar de coisas das quais a grande maioria não sabe do que fala. Eu já sei que antes de existirem claques já havia Braga e haverá Braga mesmo que estas não existam, mas não duvides que muito do êxito do Braga se deve também ao facto dos jogadores ouvirem o seu nome gritado por muitos e muito longe de nossa casa, já para não falar do ambiente que se vive no AXA nos jogos em casa.
Eu sigo o Braga há 30 anos, já fui a estádios que se calhar muitos dos que por aqui postam nem sabem existir e das coisas que mais entristecia, era estar num estádio dum qualquer clube " de bairro", sem menosprezar esses clubes e ver 10 adeptos do Braga na bancada que entravam mudos e saiam calados. Hoje não é assim.
È claro que nem tudo são rosas, mas pegando no exemplo que tu dás, quando fomos para Lamego, fomos porquê? Foram as claques? Não, foram os adeptos ditos normais. Se bem  te lembras, se for do teu tempo, do Tribunal do 1º de Maio, havia jogos em que chovia de tudo, desde rádios descomunais a guarda chuvas....até sapatos.
Por isso defendo as claques do Braga, primeiro porque são muito boas, depois porque têm e tiveram um papel fundamental para o crescimento do Braga.
E se depender de mim, nunca estarão apenas elas num jogo do Braga, pelo menos eu, estarei lá.
A força do Braga está nos seus adeptos, no que amam o Braga, como tu ou como eu, ou como um membro de uma claque, e todos juntos é que mantemos este clube lá no alto e fazemos do AXA, dos melhores ( para nós ) e piores ( para o adversário ) ambientes que se vive num estádio em Portugal. Por mim havia de ser sempre assim.

Fidelis Bracara
Braga e Basta

kaspanamona

#15
Quote from: PAF on 14 de May de 2011, 02:31
Como as claques há pessoas que vão a todo o lado, e não têm beneficios nenhuns, pelo contrário são/foram simplesmente desprezados pelo clube... e isso é que está em causa. Eles organizam-se e sabem defender os seus direitos, mas o clube não pode esquecer os sócios
Quote from: RVX1921 on 14 de May de 2011, 13:10
Quem errou foi o Braga, não as claques.
- Pelo clube ou o Braga não, mas sim por quem o representa, ou seja, os directores.
"Bebo porque sou egocêntrico... Gosto quando o mundo gira à minha volta"

rvx

Quote from: kaspanamona on 14 de May de 2011, 15:47
Quote from: PAF on 14 de May de 2011, 02:31
Como as claques há pessoas que vão a todo o lado, e não têm beneficios nenhuns, pelo contrário são/foram simplesmente desprezados pelo clube... e isso é que está em causa. Eles organizam-se e sabem defender os seus direitos, mas o clube não pode esquecer os sócios
Quote from: RVX1921 on 14 de May de 2011, 13:10
Quem errou foi o Braga, não as claques.
- Pelo clube ou o Braga não, mas sim por quem o representa, ou seja, os directores.


Sim, concordo. A culpa será de quem organizou isto e de quem definiu os termos do acordo com a Cosmos.

Kilo

 A única coisa que não aceito e nem admitiria se algum dia fosse dirigente do Braga, era haver elementos das mesmas que não fossem sócios do Braga.

Era condição absolutamente fundamental. Ponto final.


Quanto a certas regalias, admito que sim, porque não?

Quanto às situações citadas de casos pontuais de violência, arremesso de objectos (bolas de golfe, telemóveis...), etc, as regras deviam ser iguais para todos: sócios, claques e simpatizantes. Identificados e proibidos de entrar no estádio.

R/B SUIçA

depois de algum tempo sem postar mas sempre apoiando o braga como o fiz em londres ,liverpol os dois unicos jogos que tive oportunidade de ver ao vivo  esta epoca espero poder fazelo mais vezes a partir da proxima venho aqui dizer que eu fiz parte da restruturacao dos red em 2002 se nao me falha a memoria, o que vos digo e que nessa altura entre 80 a 90% dos socios dos red eram socios do scb sendo que quem fosse socio dos dois teria vantagens em relacao a quem era so socio da claque, isto foi uma das formas que se arranjou para se incentivar a fazerem socios do clube todos os outros que nao o eram



http://i41.s

Pedro Bala