News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Trabalho Académico

Started by sheli, 03 de May de 2006, 17:16

Previous topic - Next topic

sheli

OLA

Estou a fazer um trabalho académico e naturalmente eu teria que escolher como tema o nosso enorme.
Tenho elaborado algumas perguntas de partida para eu depois desenvolver so que faz parte o  levantamento e registo de opiniões,portanto,CONTO COM VOSSO APOIO  ;)

1-->O que leva os Bracarenses, na sua maioria, a uma atitude biclubista?

2-->Será o Campeonato Nacional um motivo de desmotivação para as equipas mais pequenas como o SCB quando comparadas com os 3 grandes?

3-->Dizem que a maioria dos Bracarenses são benfiquistas, chegam até mesmo a baptizar a cidade como a segunda capital do Clube de Lisboa,quais as razões mais obvias para este estereótipo? O que pensa?

Sao essas as pequenas perguntas mais básicas que preciso desenvolver com o auxilio da opinião pública.
Obrigada a todos desta ENORME família, espero comentários  :)

(quem preferir pode enviar-me opiniões por mail tambem...serão sempre benvindas!)

Saudações Braguistas  ;)
FcCastro

Anabela

1- As pessoas têm a mania de ganhar. Como infelizmente o BRAGA não ganha nada há 40 anos, preferem ser de um grande e ganhar alguma coisa de vez em quando do que ser do ENORME e não ganhar nada. São uns tristes, é o que é!
2- Claro que é desmotivante; À partida toda a gente sabe que o BRAGA não vai conseguir nada. Dou os exemplos mais recentes, nestes últimos 2 anos.
3- Uma vergonha. Já foi mais. Há mais benfiquistas, porque o benfica foi o que ganhou mais há muitos anos, e dpois começa-se a influenciar a família, amigos, namoradas...e é o fim do mundo em cuecas.

TRINCADO

1-> Não concordo em absoluto com a primeira pergunta. Os Bracarenses na sua maioria não são biclubistas. Há bracarenses braguistas apenas, ha bracarenses de outros clubes (biclubistas), mas também ha bracarenses apenas de um dos 3 grandes. Isto passa-se em Braga e em todo o lado. Considero a pergunta um bocado ofensiva.

2-> o desporto em si nunca é motivo de desmotivação quando é assegurada a verdade desportiva e a competitividade.

3-> discordo em absoluto. O Benfica, infelizmente ou não, tem adeptos por todo o lado. No ano passado foram campeoes e encheram, entre outros, o Estádio de Barcelos, do Rio Ave, do Braga, do Bessa no jogo do título, lotaram o estádio do algarve contra o Estoril, etc. Aqui se vê que a ideia de que só  os bracarenses é que são benfiqusitas é uma ideia errada. Os benfiquistas vêm a Braga em multidoes por uma simples razao geracional:
Braga tem um estadio desde 1952 (estadio 1º de maio), estadio esse mandado construir e inaugurado por Salazar. Então, desde aí, os Benfiquistas à excepção do Porto, viam como unica alternativa o Estádio 1º de Maio para assistirem ao vivo a um jogo do Benfica em grande numero de adeptos e em condiçoes. Assim, podem ter a certeza que os benfiqusitas que invadiam/ invadem  Braga, vinham de todo o DISTRITO  de Braga, Viana e  alguns concelhos dos distritios de Vila Real e do Porto. NAs Antas é que eles não eram bem vindos de certeza, e o Estádio de Guimaraes até à decada de 80 era pequenissimo.

Esta é a minha opinião.

Rita

1- Não sei ao certo mas penso que isto se deve a uma questão de mentalidade. Há muitos anos atrás praticamente só se falava dos "3 grandes" e como a maioria das pessoas gosta de se gabar dos feitos do seu clube, têm a tendência de optar por uum deles independentemente de pertencerem ou não à sua cidade, o que é uma pena. Convém ter em conta que isto não contece só em Braga mas com a maioria dos outros clubes não "grandes". Felizmente, acho que esta tendência está a mudar e que em Braga há cada vez menos bi-clubistas.

2- É claro que a motivação é maior quando um clube se sabe em melhores condições do que os outros para ganhar um campeonato. É normal que um jogador de um clube que nunca ganhou um campeonato da 1ª divisão não tenha tanto essa ideia em mente, pois sabe que é mais complicado, o que desmotiva. Por outro lado, a arbitragem em Portugal desmotiva ainda mais as equipas menos 2grandes" pois parece que no nosso país só 3 clubes podem ganhar o campeonato. Isto torna-se frustrante para qualquer jogador, evidentemente.

3- Acho que essa ideia de que em Braga a maioria dos habitantes é benfiquista está a ficar desactualizada, e ainda bem. Não sei se é esse o motivo, mas muito provavelmente a onde benfiquista alastrou-se para aqui há muitos anos atrás quando o SLB teve o seu momento de maior glória. Claro que quem ficou benfiquista na altura (por motivos que eu já referi na 1ª pergunta), mantém-se. Actualmente isto já não é bem assim. Cada vez mais há adeptos braguistas em Braga, o que mostra o crescimento do nosso clube. Convém tembém referir que muitos dos adeptos benfiquistas não são mesmo de Braga mas da periferia, ou seja, da região de Braga! Hoje, não nos podem apelidar como a 2ª capital do clube de Lisboa, porque isso não é verdade. ´
Quanto ao que penso desta ideia, para mim ela é péssima e só me envergonha pois quem é de Braga só tem de apoiar o SCBraga. Fico feliz por ver que isto está a mudar para melhor.

Boa sorte para o trabalho, Sheli! :D

mitsubisho

1.Também discordo do teor desta questão. Não está provado que a maioria dos bracarenses seja biclubista. A ser verdade só encontro uma explicação: O facto do SCB antes de 1975 ter andado uns anitos pela 2. divisão e conhecendo nós a nossa comunicação social, que apenas falam dos 3 metralhas e do campeonato que os envolve, é natural que o SCB tenha ficado um pouco esquecido com as consequências lógicas ao nível da criançada. Eu recordo que quando andava na escola primária, o nosso ENORME andava na 2. divisão - tinha eu 6/7 anos. Todos na escola primária tinhamos de ser ou benfiquistas ou sportinguistas (os portistas nem existiam). Obviamente que quando comecei a ir ao futebol fui sempre 100% ENORME e deixei-me de parolices.
Daí que eu defenda que a pergunta que poderias fazer poderia ser: É bracarense? É biclubista? Em caso afirmativo, como justifica esse facto?   

2. Em parte sim. Porque há a consciência que as conquistas estão vedadas às equipas que nãos os 3 metralhas. No entanto, eu vejo a forma deste modo: Quero sempre que o ENORME faça sempre cada vez mais e melhor. Se a média de vitórias contra uma determinada equipa é 0,7, quero que passe para 0,8, etc. Por isso vejo sempre um início de campeonato como a oportunidade de bater feitos anteriores, de fazer mais pontos do que aqueles que normalmente se fazem, etc.

3. Concordo com as razões invocadas pelo Trincado, para além de haver quem fale para que se pense assim. Eu explico: convém a muita gente que se pense assim, pelo que alimentam essa ideia. Tenho amigos portistas que dizem: "O SCB só joga contra o FCP. Aqui é tudo contra o Porto" - conclusão deles: é tudo benfiquista. Errado.
Tenho um cunhado benfiquista, de Barcelos, que obviamente vem ver sempre o SCB-SLB. O discurso é o mesmo, mas de sinal contrário: "O SCB abre as pernas ao FCP, ao SLB lixa-nos sempre". Aliás ele fica sempre aborrecido com alguma hostilidade que encontra na bancada, por parte das pessoas de Braga em relação ao seu SLB. Por isso eu acho que Braga ser terra de benfiquistas é um mito...
Um dia disse-lhes: vejam o seguinte: nos últimos 10 anos o SCB venceu 2 vezes empatou 1 e perdeu 7 vezes, em casa, tanto com o FCP como com o SLB.
Dei-lhes o exemplo do VSC que tinha feito muito melhor contra o FCP que contra o SLB. Afinal onde seria mais a terra de benfiquistas? E daqui também se explica a azia dos bembostas quando perderam este ano contra o VSC.

Actualmente verifica-se o seguinte:
Até à época 2004/2005 - últimas 10 épocas

VSC  - FCP  2 V 2 E 6 D
VSC - SLB 2 V 1E 7 D

SCB - FCP 2V 3E 5D
SCB - SLB 3V 3E 4D

Vejam lá então quem pode ser considerado mais benfiquista...

Fino

1-->O que leva os Bracarenses, na sua maioria, a uma atitude biclubista?

Porque são com'a burros

2-->Será o Campeonato Nacional um motivo de desmotivação para as equipas mais pequenas como o SCB quando comparadas com os 3 grandes?

Claro que é, os filhos da ***** dos árbitros sempre a levar o trio ao colo...

3-->Dizem que a maioria dos Bracarenses são benfiquistas, chegam até mesmo a baptizar a cidade como a segunda capital do Clube de Lisboa,quais as razões mais obvias para este estereótipo? O que pensa?

Esta cidade está cheia de mentecaptos com dificuldades visuais. Só que em vez de usarem óculos de vidro, usam óculos de couro ;)

ZGANDULO

Queres que eu te explique como tu fosses muito, muito burra???

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

sheli

Quote from: ZGANDULO on 03 de May de 2006, 22:25

EU PEDI OPINIÕES APENAS...RESPEITO ACIMA DE TUDO,SFF!
FcCastro

mágicoBRAGAallez

Isto ta bravo por aqui... :o

BRAGA FOREVER

É um prazer poder-te ajudar Sheli,afinal para que serve o forum e o nosso Braguismo?

1º- Penso que o biclubismo tende a diminuir drásticamente,alías basta nos recordármos do último jogo com o Benfica que estávamos em clara vantagem.
Agora o biclubismo existe devido ao passado vitorioso dos 3 grandes,aos próprios familiares que sempre se conotaram com um grande e o Braga era a 2ª equipa,logo os mais novos eram influenciados já com esta ideia de que não se pode ser só do Braga.
Com a mudança dos tempos o Biclubismo tende a acabar!

2º- Acho que não.
O que leva eventualmente á desmotivação de um clube pequeno é o tal "sistema"que todos nós conhecemos e não permite um clube pequeno ir mais longe,tivemos o exemplo este ano do nosso Braga que foi "expoliado" de poder ir mais longe.

3º- Porque quando falámos em Viana do Castelo,Ponte de Lima,Prado,Amares,Melgaço,Vieira do Minho etc,tem-se por hábito dizer BRAGA!!
Como facilmente se pode constatar no estádio do Braga os Benfiquistas são todos dos locais anteriormente referidos.
Sheli dou-te um conselho para esta última pergunta:
Vai procurar na edição do jornal "A Bola" do dia a seguir ao Braga -3 vs Benfica -2  tira uma cópia e mostra na apresentação do trabalho a toda a gente o que lá diz,referindo-se não só ao resultado mas ao que se passou nas bancadas!!
Titulo do jogo no jornal "A Bola":

" FECHOU A CASA DO BENFICA NO MINHO "
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Filipa Carvalho

Quote from: sheli on 03 de May de 2006, 22:30

Na minha opiniao ele nao te esta a insultar porque ele diz "como se tu fosses" OU SEJA,TU NAO ES!!!

karon

Boas, aqui ficam as minhas respostas sintéticas:

1)
a) A tradição salazarista, famosa por criar mitos e entretenimento fácil para o povinho.
b) A migração. Braga nos últimos 30 anos, devido ao seu rápido desenvolvimento (para o que em muito contribuiu a UM), acolheu muita gente de fora, em especial de aldeias, vilas e cidades pequenas do interior norte, altamente marcados pela cultura salazarenta do benfiquismo, e outras metralhices. Ora, é natural que os filhos dessas gentes fossem e sejam ainda largamente influenciados pela metralhice dos pais, cuja ligação ao SC BRAGA é nula.

2)
Mais do que desmotivadora, é desesperante. Como provavelmente saberás, a motivação é um dos principais factores de aprendizagem, e de generalização de respostas positivas em termos comportamentais. Ora quando a situação se torna difícil ou complicada, e os jogadores percepcionam essa mesma situação como desmotivadora, é natural que baixem o seu rendimento. Deste modo, o desânimo aprendido, é um factor preponderante no rendimento de uma equipa, e vem ao de cima quando efectivamente jogam com as chamadas equipas grandes. Por muito que façam, o sucesso, dependerá sempre de factores exógenos ao jogo jogado.

3)
a) Ver qustão 1) alínea b)
b) A prevalência cada vez menor de benfiquistas em Braga deve-se a 2 factores fundamentais:
1º. O benfica já deixou de ser moda imposta desde o 25 de Abril de 1974. Com a queda do regime, o povo passou a reparar noutras realidades, o país desenvolveu-se (???), e com ele, desenvolveram-se e abriram-se novas mentalidades.
2º. Os filhos desses benfiquistas nados e criados em Braga, começam agora a sentir a cidade como sua, e a sentir que vale a pena apoiar o clube da cidade.
Por estas razões, penso que é altamente falacioso, apelidar a cidade de Braga como a 2ª capital do benfiquismo.
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem vo

ZGANDULO

Quote from: sheli on 03 de May de 2006, 22:30

Calma SHELI!!! :o

Além das muitas repostas que já te deram neste tópico, é só reveres as páginas do antigo forum e não faltam lá opiniões e artigos sobre o mesmo!!! ;)

Bom trabalho e muito sucesso!!! 8)

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Bracarus

eu ajudo a responder-te como "se fosses mesmo muito burra"
sou um bi clubista assumido: SCBraga e depois do ABC !
E tive um dilema quando as 2 equipas de defrontaram há uns anos atrás na principal liga de andebol. Vê lá tu, que nem sabia porque clube torçer !!!!

BRAGA FOREVER

Quote from: Bracarus on 04 de May de 2006, 13:13
E tive um dilema quando as 2 equipas de defrontaram há uns anos atrás na principal liga de andebol. Vê lá tu, que nem sabia porque clube torçer !!!!

Ai,Ai Bracarus e eu que pensei que eras 100% Braguista!!

Enganas-te toda a gente...e logo tu um bi clubista!?!? ;D
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

ZGANDULO

Quote from: Bracarus on 04 de May de 2006, 13:13

Iolada total... ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D