News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Provedor e Conselho Consultivo de Sócios

Started by ric, 12 de May de 2011, 10:39

Previous topic - Next topic

ric

Volto "á carga" depois de mais uma grande "emoção" acerca da polémica dos bilhetes...

Devo ter unanime acordo se disser que o lado desportivo do clube cresceu imenso e o "backoffice" não lhe seguiu os passos da mesma maneira.

Devo reconhecer que foram imensos , mesmo assim, os melhoramentos sentidos: abertura de lojas, novos produtos, newsletters, maior visibilidade do clube, págamentos quotas por MB, etc.
Não olhar para este esforço e sentir que muito se fez seria injusto, sobretudo para muitos dos profissionais que diáriamente trabalham naquele clube. E eu conheço alguns e sei bem o trabalho meritório que desenvolvem.

Mas o clube vive "embrulhado" na SAD. E uma SAD é, quer queiramos quer não, uma empresa. Que vive de lucros (pontos, neste caso que dão euros...).
Das sad´s muito se tem dito e sobretudo que abafaram o lado poético do futebol, aqule que é idolatarado por muitos e que  muitos vivem com paixão. Uma paixão ao clube e a um emblema. E também a necessidade de ter atenção da parte dele numa atitude reciproca de afectos. Sem estes 2 lados, os clubes morriam e definhavam. Se o SCB existe, se a SAD do Braga existe DEVE-SE á sua massa adepta, aqueles que choram e riem, aqueles que ...estão sempre presentes.

parece-me que falta o aldo reciproco da paixão por parte do clube. O clube não está a corresponder (tirando como disse o factor desportivo) com o adepto. Não está a ir ao encontro dos seus anseios, da sua necessidade de carinho e compreensão. Tratam-nos como clientes, como "entidades terceiras" e não com humanismo e deferência. mesmo nas empresas, quem não for um pouco mais longe do que o normal tratamento não terá fidelização. Num clube, fiam-se que o adepto é fiel para sempre e muitas vezes não vale a pena ...fazer mais.

Ora é por isto que há muito pugno por um Provedor do associado, figura que um dia, se a direcção do clube não avançar, irei propor oficialmente em AG do clube.
Foram muitos os tópicos neste SB sobre este tema e puxo apenas um á sorte:

http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=561.0

Paralelamente a este Provedor que pugnaria pelos direitos dos sócios, parece-me conveniente o clube avançar com um Conselho consultivo do sócio. Este deveria ser composto por alguns sócios de variadas áreas sociais e etárias e que seria a "cobaia" de algumas das medidas propostas pelo clube.

Vejamos alguns exemplos:

1- Caso dos bilhetes
o clueb sabe que tem que apresentar os bilhetes para a final. Chamava a comissão para auscultar a sua opinião, saber os melhores momentos e a melhor forma. na comissão estaria quem domina internet quem não percebe nada disto. seriam discutidos pormenores já ocorridos e optaria-se pela melhor solução

2- eventual alterações no estádio
Todos os asócios já passarm as "passas do algarcve" para entrar no Axa. Uma alteração de acessos, de sectores, etc podiam ser equacionados nesta comissão

3- alterações quotas e categorias
idem,

4- Novos produtos e merchandising
Seriam tanbém "cobaias" e poderiam apontar aqueles produtos que acham serem melhores.

etc, etc

Este conselho seria , na sua ess~encia diferente do provedor. O provedor seria a voz dos associados, a "sua caixa de correio e de reclamações no clube". O Conselho consultivo apenas um orgão, embora prático, de auscultação de propostas futuras a implementar e que possam ser criadas por iniciativa dos associados.

En fim, mais umas achegas

Rui Ferreira

Ora ai está um caso em que se a ASSOCIAÇÃO BRAGUISTA estivesse a fncionar como devia ser podia puxar a brasa à sardinha dos sócios...

Imperial1921

Não podia estar mais de acordo convosco...porque é que no próximo jantar do superbraga não se aborda de uma forma séria o tema da Associação Braguista? Nunca fui a nenhum jantar e tb n devo ir a este, mas em todo o caso mostro total disponibilidade para ajudar no que for preciso, dado que não sei em que ponto é que se encontra a Associação...Sendo o clube dos sócios e adeptos, acho que devemos ter uma associação que nos represente junto dos orgãos sociais do clube dado que com as SAD o fosso na relação é cada vez maior.
Saudações a todos

warlord

Excelente ideia, não podia estar mais de acordo, seria uma maneira mais prática e eficiente de passar as nossas ideias a quem de direito.
Força Braga!

magico_scbraga

EXCELENTE IDEIA ! tem que ser levada a cabo, e tem mesmo que ser proposta em Assembleia Geral, mas claro que tem que ter uma boa base de sustento (bons argumentos que justifiquem a existencia; pessoal que faça parte do Conselho ; etc)
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Caracois_07

EU RESPIRO BRAGA

Hélder 79

Já era mais do que tempo para se avançar com isso....excelente ideia.

HugoSáPinto

Já é uma luta antiga...
Infelizmente, ainda não foi posta em prática.
Nestes terrenos 'híbridos' entre SAD's e clubes, esse elemento seria, na minha óptica, essencial.
Vamos lá ver se é desta...

Imperial1921

Quote from: HugoSáPinto on 13 de May de 2011, 09:42
Já é uma luta antiga...
Infelizmente, ainda não foi posta em prática.
Nestes terrenos 'híbridos' entre SAD's e clubes, esse elemento seria, na minha óptica, essencial.
Vamos lá ver se é desta...
Alguém sabe quem eram os orgãos sociais da associação?? onde estão os estatutos? onde era a sede, documentação, etc?...

weasel

Ora cá está.
Todas as situações mais controversas e discutíveis da vida oferecem uma oportunidade de crescimento e evolução.
Depois da enorme frustração e desencanto iniciais, agora que a poeira à volta da questão dos bilhetes começa a assentar, começam a surgir as oportunidades de crescermos com isso. A fase de criticar unicamente começa a passar de prazo e é preciso começarmos a avaliar toda a situação. Esta é uma excelente ideia que surge(já foi falada anteriormente)  e que deve ser discutida com mais seriedade e efetividade. O Provedor do Adepto e o Conselho Consultivo, de que o Ric. fala, são dois instrumentos, duas ferramentas que nós - o SCBraga - podemos utilizar para melhorar ainda mais o clube!

Acho que esta pode ser uma grande oportunidade para colocarmos este assunto na agenda de prioridades e discutirmos seriamente a criação destes dois instrumentos.

Nemec

Quote from: Imperial1921 on 13 de May de 2011, 09:50
Quote from: HugoSáPinto on 13 de May de 2011, 09:42
Já é uma luta antiga...
Infelizmente, ainda não foi posta em prática.
Nestes terrenos 'híbridos' entre SAD's e clubes, esse elemento seria, na minha óptica, essencial.
Vamos lá ver se é desta...
Alguém sabe quem eram os orgãos sociais da associação?? onde estão os estatutos? onde era a sede, documentação, etc?...

A associação não tem sede e da última vez que se reuniu tentou fazer-se uma nova lista para que houvesse eleições e se erguesse a AB, ficou-se à espera das eleições, e mesmo sem estas, existiu a barraquinha no S. João onde foi na maioria do tempo "gerida" por quem ainda não fazia parte da AB (faltavam as eleições para que tudo se processasse conforme os estatutos). Hoje, um ano depois continuamos à espera das eleições, por mais que uma vez trouxe à baila este assunto acabando por arrefecer, e chegando a ser criticado que não era com textos bonitos que se fazia alguma coisa mas sim com atitudes. Não posso fazer mais do que fiz, continuo a estar disposto e disponivel para pegar na AB e a fazê-la renascer, e continuo a dizer que sozinho não consigo fazer nada, mas se me ajudarem...
[url="http://nemecrui.blogspot.com"]http://nemecrui.blogspot.com[/url]

[url="http://nemecrui.webnode.com"]http://nemecrui.webnode.com[/url]

bruno scb

é preciso arregaçar as mangas e fazer algo para que esta ideia não fique por aqui: uma ideia.
deixo aqui a minha disponibilidade para ajudar dentro das minhas possibilidades pois a minha experiencia neste tipo de iniciativas é nula.
o que importa é não deixar morrer de vez esta ideia.
nestes ultimos dias ficou provado que esta iniciativa faz falta para ajudar o clube a atingir patameres de excelencia junto dos socios.
quem quiser arrancar com isto que comunique.
fico há espera de noticias...
Sou do Braga até morrer

andre_carneiro

Essa posição de provedor do sócio/adepto devia ser um cargo integrante da SAD/clube mas independente e eleito pelos sócios.
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

Reis

Eu acho que seria importante o seguinte:

Inscrição de sócio deveria ser 15€, com os seguintes descontos:

a) entre os 0-3 anos, deveria pagar 5€ (desconto de 10€).

b) entre os 4-15 anos, deveria pagar 15€ com oferta de um lugar anual no AXA.

c) entre 16-... oferta de cachecol e bilhete para jogo (á escolha do SC Braga).
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

4338

Quote from: Rui Ferreira on 12 de May de 2011, 10:42
Ora ai está um caso em que se a ASSOCIAÇÃO BRAGUISTA estivesse a fncionar como devia ser podia puxar a brasa à sardinha dos sócios...

Há uns dias criei um tópico bem interessante sobre a associação braguista e ideias que encaixariam na perfeição na mesma e ninguém se interessou, pura e simplesmente...

fica aqui o link: http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=19084.0

C.P.

Quote from: Nemec on 13 de May de 2011, 20:10
Quote from: Imperial1921 on 13 de May de 2011, 09:50
Quote from: HugoSáPinto on 13 de May de 2011, 09:42
Já é uma luta antiga...
Infelizmente, ainda não foi posta em prática.
Nestes terrenos 'híbridos' entre SAD's e clubes, esse elemento seria, na minha óptica, essencial.
Vamos lá ver se é desta...
Alguém sabe quem eram os orgãos sociais da associação?? onde estão os estatutos? onde era a sede, documentação, etc?...

A associação não tem sede e da última vez que se reuniu tentou fazer-se uma nova lista para que houvesse eleições e se erguesse a AB, ficou-se à espera das eleições, e mesmo sem estas, existiu a barraquinha no S. João onde foi na maioria do tempo "gerida" por quem ainda não fazia parte da AB (faltavam as eleições para que tudo se processasse conforme os estatutos). Hoje, um ano depois continuamos à espera das eleições, por mais que uma vez trouxe à baila este assunto acabando por arrefecer, e chegando a ser criticado que não era com textos bonitos que se fazia alguma coisa mas sim com atitudes. Não posso fazer mais do que fiz, continuo a estar disposto e disponivel para pegar na AB e a fazê-la renascer, e continuo a dizer que sozinho não consigo fazer nada, mas se me ajudarem...

Nemec podes contar comigo.
SEMPRE MAS SEMPRE BRAGA E SÓ BRAGA

ruis

Vamos lá avançar com esta ideia!
Esta época já terminou, avizinha-se uma nova época com grandes vitórias.
Ric, não deixes morrer esta ideia! Marca um sítio e horas em que um grupo significativo de sócios possa estar presente, incluindo eu, para discutirmos a melhor forma de expôr esta ideia á direcção, porque acho que discutindo aqui no fórum não passa do papel as ideias. Já se está farto de discutir o reerguimento da associação braguista e nada, tentei dar umas significativas ideias á direcção do Braga para a comemoração dos 90 anos do clube, ao qual alguns foristas também deram ideias aos quais as pus e nada! Acho que é só os sócios reunidos é que podemos concretizar as nossas ideias para o melhoramento do nosso clube!

ruis

e estão a deixar morrer isto..... assim não se consegue fazer nada.... :( :( :( :( :(

jaimec

Depois de tantas reclamações, ameaças de abandono de associado e essas cenas, é "engraçado" verificar que este tópico regista uma participação baixíssima . Para reflexão.

Já muitas vezes escrevi sobre o assunto, mais uma vez fica registado que concordo e subscrevo a visão e a argumentação do ric . Era importantíssimo para o SCB enquanto organização estar em sintonia com os seus associados, aqueles que lhes dão sustentação, e para isso o Provedor seria importantíssimo .
Saber o que os sócios pensam deveria ser uma prioridade, mas neste regime de liderança oligárqica ( apesar dos excelentes resultados, ninguém pode argumentar que há alternativas directivas, infelizmente ), enquanto os resultados do futebol forem bons, roça o sacrilégio estar a apontar "defeitos" que à partida podem parecer "picuínhas" ou manias de grandeza ou até perdas de tempo para outros, mas na verdade não o são.
Apesar dos argumentos principais beneficiarem o clube e os sócios, a direcção da SAD também ganharia .
Todos ganhariam, não se percebe porque não se institui esta figura no SCB ... podia especular que ao analisar esta questão a direcção se foque nas desvantagens possíveis, que podemos facilmente imaginar 2 ou 3 também, inviabilizando assim a criação do cargo. Ou então que seja pela questão puramente financeira ... uma relação custo/benefício indica claramente que não deve ser feito. Todos sabemos que o futebol é uma indústria de curto-prazo .
Na minha visão, e na de outros, o futebol, ou melhor o Sporting Clube de Braga tem que ser mais que uma indústria e tem que pensar no melhor futuro possível, o que implica abraçar o longo-prazo se for esse o caso . Utópico?
Duvido que venha a ser instituído, espero estar enganado.

p.s. - Quanto á AB, reconheço que tem potencial e pode vir a ser um player ... mas para já representa uma percentagem minúscula de braguistas.

FIDELIS

a sad ( e digo Salvador) tem que concordar com isso, senão nada feito

Fidelis Bracara
Braga e Basta