News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

EMB e endividamento da CMB

Started by ric, 07 de December de 2006, 11:23

Previous topic - Next topic

braguista365

Mas que interesse tem as contas da CM e os orçamentos da CM??
O que é que interessa onde o Enorme joga??
Toda a gente falou bem ao inicio agora é tudo do contra??Só porque um gajo assumido lagarto(ricardo rio)vem falar das contas da CM??
Falem mas é da bola que ja rola amanha!!!!
VIVA O ENORME!

Nuno À-Braga

Nenhuma geração está hipotecada, dado que o plafond de endividamento que a CMB ainda tem, está muito mas muito longe de ser atingido.
Hipotecar-se-iam muitas coisas se se tivesse construído sem recurso ao crédito. (Crédito garantido junto de um banco belga, a taxas relativamente baixas, tendo em conta o mercado).
Dada a capacidade de endividamento que, felizmente, o nosso município ainda tem (ao contrário de muitos outros), sem dúvida que foi a melhor forma de financiar!
E um bom economista não limita as suas contas ao custo da obra!!!!!!!!!!!...

Nuno À-Braga

Quote from: PAF on 07 de December de 2006, 18:16
os 3,7milhões ou perto disso não foram inventados, vêm mesmo no plano de orçamento da CMB para o proximo ano, tal como já vinham o ano passado e há 2anos... e infelizmente vão continuar a vir por muitos e muitos anos... para mais as taxas de juro não têm parado de subir, ou seja a amortização do capital em divida (perto de 100milhoes a varios bancos incluindo o DEXIA o tal que não larga o Veiga) vai demorar mais que o previsto que axo eram 20anos...

Por favor, tenhamos um pouco mais de rigor económico!!!... Não é por aumentarem as taxas de juro que o crédito demorará mais a ser pago! O que acontece é que a prestação é maior. Mas a duração é a mesma!
E as taxas de juro hoje aumentam, mas em 20 anos, hão-de diminuir e aumentar muitas vezes, e nenhum de nós sabe minimamente se foram negociadas as cláusulas relativas a esses ajustamentos e nenhum de nós sabe como evoluirão as taxas... O sistema económico funciona assim, felizmente cada vez com menos incerteza, em Portugal e na área Euro.
Ainda em relação a algum rigor económico: se aumentar a taxa de juro, além de não aumentar o período de pagamento, também não diminui a velocidade de amortização da dívida (que significa pagamento do montante emprestado sem contar com os juros)... O que se passa é que  se paga mais de juros.
Já agora, é de reter que o "spread" (taxa de lucro do banco) negociado não foi nada mau, tendo em conta as propostas de outros bancos (boa memória...)

Curiosos comentários que dizem que no orçamento da Câmara estão 3,7M€ para pagar o empréstimo e se revoltam... Então não se havia de pagar o que foi pedido emprestado?!?!?!

Meus amigos, acho que, em vez de atirar atoardas com poucos fundamentos, seria muito mais pertinente questionar o seguinte:
- por que é que se faz um estádio fantástico e não se tem cuidado com a forma como os Bracarenses são tratados nos jogos do Braga?
- por que é que se esteve perto de tomar a irresponsabilidade de NÃO assinar um contrato com o Braga para a utilização do estádio, tendo estado preguiçosamente previsto que viesse a funcionar como no 1ºde Maio (aqui respondo eu: falta de visão, irresponsabilidade)... Neste caso, felizmente, vozes menos visíveis avisaram a tempo
- por que é que se tem um parque relvado e uma praça e um ribeiro à beira do estádio, e não é aproveitado para ser aberto à população todos os dias?!?!?!
- por que é que se continua a financiar clubes de regional, quer (re)construindo campos e balneários, quer subsidiando, se a verdade é que, vá lá, 75% de tais clubes não passam de brincadeiras de alguns que gostam de brincar aos clubes e que 95% desses clubes pagam aos jogadores, ditos amadores? Não seria melhor criar uma empresa municipal ou um organismo camarário que integrasse profissionais de psicologia e desporto e criasse verdadeiras escolas de desporto?... Até saíria bem mais barato.

Estas e outras questões é que são verdadeiramente pertinentes, na minha óptica!

Reparem: temos sempre um doente com gripe e insistimos sempre em discutir tratamentos para outra doença!... Vejamos mais além, com mais rigor e poderemos evoluir!

P.S.: penso que o empréstimo é só feito em 1 banco e não em vários! Não sei se é o Dexia ou outro qualquer, isso não interessa! O que interessa era que fosse o que apresentasse melhores condições!

sheli

Quote from: disco infiltrator on 07 de December de 2006, 21:18
Quote from: Bracarus on 07 de December de 2006, 20:56
regressemos já para o 1º de Maio :P

Aí está...Entre gastar este absurdo de dinheiro em um estádio que não é nada funcional ou poupar esse dinheiro e o SCB manter-se no velhinho 1º de Maio... Podes ter a certeza que eu preferia o 1º de Maio - menos vistoso, pouco funcional (o actual também é) mas sobretudo mais realista com a realidade do país.

Como solução intermédia temos o exemplo dos nossos vizinhos de guimarães, que reformando o anterior estádio conseguiram um estádio bem mais confortável e pensado em função dos espectadores. Prémios de arquitectura podem ficar com eles todos....apenas engrandecem o curriculum e o bolso do Souto Moura.

Nem mais  ;)
FcCastro

Rui Pereira

Sobre este topico so queria dizer algumas coisas que me parecem importantes:1º acho que a construçao do esadio municipal de braga foi muito mal condizida. O tribunal de contas disse-o por varias vezes( os relatorios estao na CMB), varias pessoas o disseram, mas fez-se porque alguem um dia teve um sonho. Eu tenho a minha opiniao pessoal sobre o estadio municipal, quem me conhece sabe que eu nao gosto daquela obra. Nunca gostei. Nao puxa. Pode ser uma obra arqitectonica do outro mundo ( nem vou discutir isso) mas como estadio de futebol nao. Desculpem o exagero mas um estadio de futebol tem que ser como um santuario onde se cumpram promessas com votas ao estadio; ali nao se da a volta ao estadio. Voltando a construçao do esadio municipal de braga e com isto me termino esta e uma discussao que todos deveriamos opinar, agora sejamos claros nisto, sem complexos ou tabus. Mas tambem é facil falar-se do estadio municipal de braga indo socorrer-se de obras que sendo de nivel nacional ( exemplos que o bracarus aqui deixou) servem para atingir um determinado politico. Acho que e tempo de pararem devir a correr a defesa sempre que alguem critque algo que correu mal a camara municipal de Braga. O engº Mesquita Machado agradece-he esse gesto ( bracarus) mas os numeros e a verdade dos factos falam por si só

1

Eu ia falar sobre este assunto mas são demasiadas opiniões a defender o que não tem defesa com clara opinião partidaria (mais valia por uma rosa como avatar  :-[ )

Gastaram quase 30milhões de contos (150M de euro) quase 12milhões a mais do planeado (mas não faz mal porque os outros também fazem mal). Ficaram sem dinheiro para um pavilhão (que é muito, muito necessario em Braga) e as piscinas à muito prometidas tb ainda estão por fazer. E isto ainda sem falar que foi construido mais um monumento para Braga com funcionalidade que deixa a desejar..

Braga deve muito ao actual presidente da camara e eu sinceramente sou "apoiante" dele mas não ao ponto de o defender cegamente. Tem varios erros mas o estadio para mim é o maior de todos... Com o dinheiro que gastou tinha obrigação de ter um estadio 100 vezes melhor (foi o mais caro do euro)

PS: Pelos vistos não me contive

comandantX

Neste país muito dinheiro foi, é e será mal aplicado.
Contudo ele tem sido quase sempre (mal) aplicado em lisboa e porto (CCB´s, pontes vasco da gama, expos, bolsos de certos políticos e AP, futura Ota, estádios para 4 clubes, casa da música,crils, creis, scuts metropolitanas etc etc.
Como li em tempos que a nossa Câmara é das menos endividadas do país deixei de ter tanta desconfiança em relação ao EMB.
Depois do Teatro Circo, venha agora o Centro Ibérico de Investigação!! (Grande vitória para Braga!!)
O MM cometeu erros sobretudo de planeamento urbanistico, mas em 30 anos também trouxe muita coisa para este concelho.
Não se esqueçam é que Braga teria um novo estádio quer houvesse ou não europeu!! Os lampiões por exemplo construiram fora de horas o estádio muito porque uma parte dos governantes se inclina para aquele clube. Não é só do tempo do salazar.

Agora que o estádio está há 3 anos em funcionamento aproveitemo-lo ao máximo! (pode ser muito melhor gerido!)

Venham também as Piscinas Olímpicas e candidatemo-nos a um evento à escala europeia ou mundial nos proximos 5 anos.

Só falta valorizar o centro histótico levando a animação para aqueles sagrados lados (atrair estrangeiros, forasteiros e sobretudo os bracarenses!)

Quem alinha na criação de 5 ou 6 Adegas/Tapas na Rua do Souto? Projecto na CMB já!!

Força para que aumente a oferta cultural e desportiva em BRAGA!!!!
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

semprebraga

Quote from: Bracarus on 07 de December de 2006, 13:33
este espaço, mantem-se e bem como apartidário...
Não pode, nem deve um MDERADOR transcrever palavras de uma oposição, oposição essa que critíca o que se faz, e critíca o que se não faz. a tal regra do estar preso por ter cão e preso por não ter.
Eu sei que não foi a tua intenção, mas dás azo a que fiques ligado a um dos lados, e isso não é bom para este site, que é espectacular.
Não vou entrar em qualificações de quem é o Ricardo Rio, porque nem isso me merece.
Critico muita coisa do MM.
Mas a cidade  e as obras falam por si...
Não me venham com essa de que podia ser assim, ou ser assado.
É o que está, e pronto. Que ganha as eleições, ganha...
Quanto ao estádio propriamente dito, claro que foi uma obra cara e que derrapou...
mas que derrapou, como derrapou a Expo ou  CCB ou a casa da música, certo ? (e que eu saiba, foram obras emblemáticas do PSD...).
O que mais me custa ouvir, é estas hipocrisias dos politicos, portanto, acho lamentável que este assunto para aqui seja chamado.
mas, voltando ao estádio e CMBraga, é preciso que as pessoas saibam que a CMB é das Camaras municipais menos endividada deste país ! Mais. Tem sido um município vergonhosamente relegado pelo poder central em termos de PIDAC !!! E vem agora o RR dizer o quê ? Opôs-se à distribuição de verbas do PIDAC a Braga no tempo do PSD ??!??? Então, que se calem !
Essa dos € 3,7 mios por ano de juros é deitar areia para os olhos os lorpas.
Se a moda pega, amanhã teremos a oposição PSD a dizer que a CMPorto ou de Lisboa pgam não sei quantos milhões de juros.
E eu não me assumo como tal

CARO BRACARUS,
O MAIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER!

1

Quote from: comandantX on 08 de December de 2006, 11:10

Quem alinha na criação de 5 ou 6 Adegas/Tapas na Rua do Souto? Projecto na CMB já!!

Isto sim era de valor ... criar uma zona de "bares", "adegas" numa rua do centro de Braga. Acho que é uma das grandes falhas de Braga. E "repovoar" certas zonas do centro historico  ;D

O problema dos bares é que nesta zona ainda vivem pessoas que não iam gostar de ter barulho..

disco infiltrator

Neste país muito dinheiro foi, é e será mal aplicado.
Contudo ele tem sido quase sempre (mal) aplicado em lisboa e porto (CCB´s, pontes vasco da gama, expos, bolsos de certos políticos e AP, futura Ota, estádios para 4 clubes, casa da música,crils, creis, scuts metropolitanas etc etc.
Como li em tempos que a nossa Câmara é das menos endividadas do país deixei de ter tanta desconfiança em relação ao EMB.
Depois do Teatro Circo, venha agora o Centro Ibérico de Investigação!! (Grande vitória para Braga!!)
O MM cometeu erros sobretudo de planeamento urbanistico, mas em 30 anos também trouxe muita coisa para este concelho.
Não se esqueçam é que Braga teria um novo estádio quer houvesse ou não europeu!! Os lampiões por exemplo construiram fora de horas o estádio muito porque uma parte dos governantes se inclina para aquele clube. Não é só do tempo do salazar.

Agora que o estádio está há 3 anos em funcionamento aproveitemo-lo ao máximo! (pode ser muito melhor gerido!)

Venham também as Piscinas Olímpicas e candidatemo-nos a um evento à escala europeia ou mundial nos proximos 5 anos.

Só falta valorizar o centro histótico levando a animação para aqueles sagrados lados (atrair estrangeiros, forasteiros e sobretudo os bracarenses!)

Força para que aumente a oferta cultural e desportiva em BRAGA!!!!

Realmente não há mais nada a comentar....Comprarar um estádio que custou um absurdo, e que não oferece o mínimo aos espectadores, com obras, que por muito caras que sejam, são se grande utilidade para o país e modificaram totalmente (para melhor) algumas das principais cidades. Sinceramente, o que Portugal ganhou em ter construído o EMB? As pessoas não sabem do que falam....

disco infiltrator

Quote from: BetaMin on 07 de December de 2006, 21:30
Quote from: disco infiltrator on 07 de December de 2006, 11:54
Escandaloso!!! ... É um monumento que não vai ao encontro dos adeptos do SCB e ...

Principalmente daqueles que não vão ao Estádio.  :D

Acredita que se não vou ao estádio é por razões bem fortes....é meio complicado eu conseguir ir....a geografia não ajuda muito.....
Contudo, gostaria que o meu clube tivesse um estádio que atraísse os espectadores e ajudasse o clube a crescer. Além disso posso falar sempre sobre uma obra que eu, como todos os portugueses, ajudaram a financiar.....

Afonso Matos

Quote from: disco infiltrator on 07 de December de 2006, 21:18
Quote from: Bracarus on 07 de December de 2006, 20:56
regressemos já para o 1º de Maio :P
Aí está...Entre gastar este absurdo de dinheiro em um estádio que não é nada funcional ou poupar esse dinheiro e o SCB manter-se no velhinho 1º de Maio... Podes ter a certeza que eu preferia o 1º de Maio - menos vistoso, pouco funcional (o actual também é) mas sobretudo mais realista com a realidade do país.
Como solução intermédia temos o exemplo dos nossos vizinhos de guimarães, que reformando o anterior estádio conseguiram um estádio bem mais confortável e pensado em função dos espectadores. Prémios de arquitectura podem ficar com eles todos....apenas engrandecem o curriculum e o bolso do Souto Moura.

O problema do 1º (ou 28) de Maio era e é estar classificado como monumento nacional, restringindo significativamente toda e qualquer intervenção no sentido de o melhorar.
A mais importante, sem dúvida nenhuma, seria a aplicação de uma cobertura para as bancadas.
Às vezes, quando lá passo, pergunto-me se alguma vez foi substituído qualquer vidro do lado do Campo da Ponte... Terá sido propositado para forçar a construção de um novo estádio e assim encher os bolsos de alguns? Não quero acreditar nisso pois o preço  que TODOS estamos a pagar é alto.
Só é pena a Lei que restringe as "derrapagens" a 5% (corrijam-me se estiver errado) ter somente um ou dois anos...

Augusto Gomes

Já sabemos que a amortização do Estádio vai dar conversa para 20 anos...

Acredito, entretanto, que a CM Braga possa a curto/médio prazo  renegociar a dívida, mas não será fácil...

O debate da oportunidade da obra já está feito e esta é irreversível.

Não quero defender Mesquita Machado nesta questão, mas ele também, provavelmente, se viu numa situação,a dada altura, de não poder recuar e prosseguir até ao fim...

O prazo da conclusão da obra também apertava e isso gera sempre acréscimo de custos, mas em Portugal ninguém sabe fazer previsões orçamentais para obras gigantescas...

Aliás parece que a engrenagem está feita para ocultar previsões de custos e depois incorporá-los em trabalhos a mais.

Não foi assim que em Portugal várias empresas da construção civil, algumas de Braga, ganharam milhões imoralmente?

Ganhou-se uma obra polémica, original, caracteristica, de que se gosta ou detesta,  mas muito cara...

A sua localização também vai operar uma revolução urbanistica, criando um novo polo de atracção e cuja ocupação, que espero equilibrada, já se perspectiva em força com novas unidades  comerciais, numa zona com boas condições de expansão...

É a Braga dos 200 000  habitantes que se projecta para o curto prazo.

Não tenho duvidas de que quando a obra estiver paga, todos vão reconhecer que foi um bom investimento...

Agora, o Souto Moura só pode ganhar em função do custo da obra que ele projectou e com os custos que ele previu...Ele não é um construtor civil ou também embareteceu o projecto para o ganhar?Quem sabe...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

comandantX

Quote from: disco infiltrator on 08 de December de 2006, 20:46

Realmente não há mais nada a comentar....Comprarar um estádio que custou um absurdo, e que não oferece o mínimo aos espectadores, com obras, que por muito caras que sejam, são se grande utilidade para o país e modificaram totalmente (para melhor) algumas das principais cidades. Sinceramente, o que Portugal ganhou em ter construído o EMB? As pessoas não sabem do que falam....

Exmo.,

a Torre Eifel também não foi um absurdo no Séc. XIX?
As Pirâmides do Egipto também não foram um absurdo há milénios atrás?
A Sagrada Família em Barcelona também não foi e é um absurdo?
O Palácio de Versailles também não é um absurdo?
O Gugenheim não é um expoente do absurdo?
etc
etc

Pois, mas são esses monumentos que levam visitantes a uma cidade e a tornam conhecida.
O EMB pode e DEVE ser melhor aproveitado (mais exposições e eventos culturais).

Quase que me atrevo a dizer que o que é absurdo agora...será uma MARAVILHA daqui a umas...décadas..se não agora.

Por exemplo, amanhã vou levar um ex-director argentino e um seu colega suiço, pois este último quer ver a cidade e o estádio que é conhecido em todo o Mundo.
Vamos lá deixá-lo gastar umas coroas no alojamento, comida, bilhete e souvenirs do SCB...se os houver!
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

Bracarus

uma coisa é certa: o 1º de Maio na data em que foi construído, face aos recusros do país e da cidade de então, ficou concerteza muito mais caro...
mas naquela altura, os sócios eram mais burros e pobres !
burros, porque nem se queixavam do frio, não se queixavam de que era longe (haveria autocarros como os de hoje ?), não se queixavam da chuva na tola ou de não verem nada com os guarda chuvas abertos, não se queixavam do sol, não se queixavam de se sentar na pedra, não se queixavam de ter uns ricos WCs, não se queixavam do vento, não se queixavam das escadas, não se queixava dos bares, enfim, era tudo alegria.
Hoje não....
Por outro lado, como eram pobres, ou iam a "butes" ou de autocarro.... e como quase não havia carros, paravam sempre e bem...
Mas hoje, as coisas são diferentes !!

e é por isso, que eu disse, regressemos ao 1º de Maio, ate porque mesmo no plano desportivo, as coisas lá sempre tiveram uma história de maior sucesso do que no EMB...

mas os sócios de outrora, eram bem mais burros que os de hoje....

semprebraga

Caro Bracarus,

Os sócios de outrora eram concerteza menos informados e tinham uma intervenção cívica inegavelmente menor que a dos dias de hoje.

Quantos aos custos de outrora e de hoje importa dizer que a tua afirmação carece fundamentação. Não passa de uma opinião.

Não te indigna que Braga não tenha um novo hospital porque, segundo a versão oficial, não há dinheiro?
Mas tem o estádio mais caro do Euro! (por muito bonito que seja. e é!)

1

Quote from: semprebraga on 13 de December de 2006, 00:01
Caro Bracarus,

Os sócios de outrora eram concerteza menos informados e tinham uma intervenção cívica inegavelmente menor que a dos dias de hoje.

Quantos aos custos de outrora e de hoje importa dizer que a tua afirmação carece fundamentação. Não passa de uma opinião.

Não te indigna que Braga não tenha um novo hospital porque, segundo a versão oficial, não há dinheiro?
Mas tem o estádio mais caro do Euro! (por muito bonito que seja. e é!)

Segundo o que sei o hospital é o estado (central) que paga e a camara é que pagou o estadio. Uma coisa não tem haver com a outra.

1

Quote from: Bracarus on 12 de December de 2006, 21:51
uma coisa é certa: o 1º de Maio na data em que foi construído, face aos recusros do país e da cidade de então, ficou concerteza muito mais caro...
mas naquela altura, os sócios eram mais burros e pobres !
burros, porque nem se queixavam do frio, não se queixavam de que era longe (haveria autocarros como os de hoje ?), não se queixavam da chuva na tola ou de não verem nada com os guarda chuvas abertos, não se queixavam do sol, não se queixavam de se sentar na pedra, não se queixavam de ter uns ricos WCs, não se queixavam do vento, não se queixavam das escadas, não se queixava dos bares, enfim, era tudo alegria.
Hoje não....
Por outro lado, como eram pobres, ou iam a "butes" ou de autocarro.... e como quase não havia carros, paravam sempre e bem...
Mas hoje, as coisas são diferentes !!

e é por isso, que eu disse, regressemos ao 1º de Maio, ate porque mesmo no plano desportivo, as coisas lá sempre tiveram uma história de maior sucesso do que no EMB...

mas os sócios de outrora, eram bem mais burros que os de hoje....

1º o estadio era mais perto do centro da cidade que este (sem subidas no caminho).
Na altura era provavelmente o unico "meio de lazer" da cidade e ter aquilo era mt mt bom (provavelmente dos melhores do país, senão o melhor na altura).

Hoje os tempos são outros o país em algumas areas (na maior parte) evoluiu e existem muitos mais meios de diversão e tentando fazer um "paralelo" entre o 1º maio (na altura dos mais confortaveis do país) com o EMB (grande monumento mas pouco estadio) no 1º de maio o dinheiro foi melhor gasto.

semprebraga

Caro 1,

O dinheiro vem todo do mesmo bolso: o dos contribuintes.

E porque é que a Câmara não usou os 150 milhões do estadio para fazer uma parceria com o ministério da Saúde na construção do hospital???
Não é preciso fazer milagres para recuperar o país. Basta ter ideias.

1

Quote from: semprebraga on 13 de December de 2006, 19:14
Caro 1,

O dinheiro vem todo do mesmo bolso: o dos contribuintes.

E porque é que a Câmara não usou os 150 milhões do estadio para fazer uma parceria com o ministério da Saúde na construção do hospital???
Não é preciso fazer milagres para recuperar o país. Basta ter ideias.

Logico que o dinheiro vem daí. Mas a competencia da camara não é fazer hospitais. Cada "orgão" tem a sua competencia.

Eu sou o 1º a defender o hospital e a ter pena por não tar construido. O S.Marcos não tem claramente condições em muitas "alas"