News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

EMB e endividamento da CMB

Started by ric, 07 de December de 2006, 11:23

Previous topic - Next topic

ric

Amigos:
pode ser um assunto "off-topic" mas é pernitente.
Hoje a oposição camarária vem a terreiro falar dos custos em juros edividas bancárias do EMB. São cerca de 3,7 milhões de euros por ano...durante largos anos...

Dizem ainda que este valor é superior ao orçamento da CMB para a segurança e educação....

Opções ...

Mas sem duvida que  é um assunto pertinente embora nada mais se possa fazer...

são a "outra face" das grandes obras... hipotecam uma geração...

JR1287

Durante anos (muito antes de se avançar para a obra) defendi a necessidade de construir um novo estádio em Braga, não só pela falta de conforto do 1º de Maio, mas também porque este já não tinha muitas condições de segurança. Por isso fiquei contente com a decisão de construir um novo estádio, tendo inclusivé defendido essa opção, contra aquela larga maioria que, não gostando de futebol, achava um disparate.
Ao início, perante os orçamentos iniciais, já comecei a achar a obra um pouco cara, não pela construção em si que acabou por ser escolhida, pois é óbvio que uma arquitectura tão arrojada tinha de ser cara, mas porque achava que se podia construir um estádio mais tradicional e conservador, e por isso mais barato, e noutro local (só para desbastar aquela pedreira gastou-se uma fortuna).
Mas depois os custos da obra começaram a disparar, e o que já era caro tornou-se caríssimo!!!
Também as minhas dúvidas sobre o local da construção se vieram a confirmar: os custos ainda aumentaram mais devido à imensa humidade do local; e os cálculos da CMB acerca dos custos com as expropriações também foram muito mal feitos - gastou-se muito mais dinheiro com as expropriações do que o previsto, diz-se que 5 milhões de euros a mais.
Somando tudo, o estádio terá custado bastante mais que o dobro do inicialmente previsto!
E note-se que até o arquitecto está em litígio com a CMB: os (enormes) honorários dele eram uma percentagem do custo da obra, e ele foi efectivamente pago ponderando uma percentagem do orçamento previsto da obra. Mas como esse orçamento foi largamente ultrapassado (para mais do dobro, como já disse) também ele quer aumentar proporcionalmente os seus honorários (isto é, para mais do dobro, também). E acho que ele tem razão, porque também aqui a CMB não calculou bem, tendo aceitado pagar de honorários uma percentagem do custo da obra, quando devia antes ter contratado uma percentagem do custo previsto e orçamentado da obra!
Resumindo, o estádio custou um balúrdio, muito mais do que aquilo que nos andaram a impingir durante anos, porque a CMB não calculou bem os custos reais da obra. Em consequência, a CMB está empenhada para muitos e muitos anos! E note-se que quando vier outro Presidente da Câmara (o actual só lá pode ficar, no máximo, mais um mandato, se ganhar as próximas eleições) vai ver a sua actuação limitada, pois vai estar durante muito tempo onerado com este empréstimo (depois claro, o Eng. Mesquita Machado vai passar por grande obreiro e grande homem e grande Presidente, porque gastou o dinheiro que tinha e o que não tinha, enquanto o próximo Presidente não vai poder fazer grande coisa, pois vai ter de pagar as custas deste Presidente!!!).
Note-se que eu gosto muito deste estádio, é uma obra de arte impressionante que engrandece a cidade (apesar dos defeitos e erros de funcionalidade já vastamente referidos noutros tópicos), mas quem não tem dinheiro não tem vícios, isto é, mais valia ficarmos com um estádio menos aristocrático e mais popular e baratucho, pois era só o que as nossas finanças podiam suportar... (houve mais olhos que barriga...).

disco infiltrator

Escandaloso!!! Ainda para mais para construir um elefante branco. É um monumento que não vai ao encontro dos adeptos do SCB e do desporto. Já  referi por diversas vezes os problemas que este estádio apresenta que só  afasta o público. Além de que, quer se queira quer não, o SCB nunca precisaria de um estádio tão grande. Um estádio desta dimensão só prejudica o apoio ao SCB. Por muito menos dinheiro poder-se-ia ter feito um estádio muito mais confortável, onde não chovesse, com acessos, estacionamento, etc

É por causa de obras completamente irresponsáveis como esta que o país vai nesse lindo caminho. Enfim...

Agora não há nada a fazer, está feita a asneira e os responsáveis vão ficar  impunes..como sempre....

ric

penso é que na altura da adjudicação da obra poucos foram os que se opuseram...agora é mais fácil criticar...

JR1287

Quote from: ric on 07 de December de 2006, 12:37
penso é que na altura da adjudicação da obra poucos foram os que se opuseram...agora é mais fácil criticar...
Mas na altura da adjudicação da obra o orçamento era menos de metade do custo final real! Como já disse na minha mensagem anterior, concordei com a construção DESTE estádio, embora já o achasse um pouco carote. Mas o mal foram as enormes derrapagens financeiras!!!
Por outro lado, na altura da adjudicação ninguém sabia que o estádio ia ter tantos defeitos e tantos erros de funcionalidade que, como é óbvio, são menos aceitáveis quanto maior for o custo da obra.

Bracarus

este espaço, mantem-se e bem como apartidário...
Não pode, nem deve um MDERADOR transcrever palavras de uma oposição, oposição essa que critíca o que se faz, e critíca o que se não faz. a tal regra do estar preso por ter cão e preso por não ter.
Eu sei que não foi a tua intenção, mas dás azo a que fiques ligado a um dos lados, e isso não é bom para este site, que é espectacular.
Não vou entrar em qualificações de quem é o Ricardo Rio, porque nem isso me merece.
Critico muita coisa do MM.
Mas a cidade  e as obras falam por si...
Não me venham com essa de que podia ser assim, ou ser assado.
É o que está, e pronto. Que ganha as eleições, ganha...
Quanto ao estádio propriamente dito, claro que foi uma obra cara e que derrapou...
mas que derrapou, como derrapou a Expo ou  CCB ou a casa da música, certo ? (e que eu saiba, foram obras emblemáticas do PSD...).
O que mais me custa ouvir, é estas hipocrisias dos politicos, portanto, acho lamentável que este assunto para aqui seja chamado.
mas, voltando ao estádio e CMBraga, é preciso que as pessoas saibam que a CMB é das Camaras municipais menos endividada deste país ! Mais. Tem sido um município vergonhosamente relegado pelo poder central em termos de PIDAC !!! E vem agora o RR dizer o quê ? Opôs-se à distribuição de verbas do PIDAC a Braga no tempo do PSD ??!??? Então, que se calem !
Essa dos € 3,7 mios por ano de juros é deitar areia para os olhos os lorpas.
Se a moda pega, amanhã teremos a oposição PSD a dizer que a CMPorto ou de Lisboa pgam não sei quantos milhões de juros.
E eu não me assumo como tal

ric

Bracarus:

algumas correcções:

1- Não foi UM MODERADOR que abriu o tópico. Foi um forista
2- este tópico -pode ser considerado off-topic e off-forum mas trata-se de uma discussão já aqui mantida e hoje voltada á praça pública, que envolve os bracarenses e os desportistas pois o Braga tem ali o seu palco
3- Apenas trancrevi o que ouvi na radio esta manha
4- Não sou mandatado por ninguém nem me interessa a causa poltica. Experimentei uma vez e chegou.
5- Não trago auqi a posição de X ou Y. transcrevi apenas a opiniºão de um lado da vereação da CMB.O assunto iria ser discutiso novamente eparece que já existe mesmo a resposta de MM que diz que nada altera aquilo que se comprometu com os bracarenses
6- discutir o EMB como bem marcante da nossa cidade e concelho (quiçá de portugal) não me parece ser de lesa pátria nem que fique marcado a qualquer das partes. No forum, sou pelo Braga, sem dúvida e é esta aÚNICA PARTE A QUE QUERO FICAR LIGADO

Sinceramente tb não entendo como este tema pode ser tabu. porque não pode ser discutido mesmo que estjamos a discutir o sexo dos anjos uma vez que a obra está a.li e com as mais valias e custos que todos sabemos.

Creio que este é um post normal. Pode ficar sujeito a criticas, a palavras menos próprias mas aqui estarei eu e os outros moderadores para verem o rumo dos acontecimentos.

qto aos Pidca´s e quejandos...não falei nisso . isso sim é politica e não entra aqui.

para quem "feri susceptibilidades" peço desculpa mas. mais uma vez, não entendo o que isto tem de mais...

Concordo também que isto pode ser banal no nosso pais, à semelhança do CCB e outras obras. Mas esta é nossa!! e quanto ás outras, também levaram muita "pancada" muitas vezes justa e palusível. Não se trata aqui de etiquetar as obras do politico X ou Y.

Bracarus

Ric

nós conhecemo-nos.
eu sabia que te ia "picar"
tal como disse, sei que que o que escreveste, não foi com 2ª intenções...
mas, na pele de um administrador do forum (independentemente da qualidade de forista que também tens), na minha opinião, transcrever opiniões assim, que quer se queira quer não, são de índole político, não devia acontecer (penso eu de que...), sob o risco, de poderem sempre ter uma conotação que à partida se não pretendia.

um abraço...

disco infiltrator

Caro Bracarus,

Quem começou a falar de política foste tu. Apenas se estava a falar do EMB - da pouca funcionalidade e do custo absurdo deste. Agora tu começaste a falar de política e fica feliz pois já deturpaste completamente o tópico, os comentários que se seguirão serão de cariz político e é tudo o que não se precisa num forum do SCB.

Fala-se dum problema concreto e que afecta os adeptos do SCB. Aqui não interessa, directamente, que a Casa da Música e o CCB também tenham problemas, fala-se do EMB pois é o estádio onde joga o SCB e este forum é sobre o SCB.

Quem fôr coerente terá obrigatoriamente que admitir que o EMB é uma obra sem fundamento e que não satisfaz aquela que seria a sua principal função: atrair mais adeptos para o futebol para assistirem ao um jogo confortavelmente e com toda a segurança.

Não me interessa para o caso as outras obras da responsabilidade de outras câmaras - aqui deverá interessar o SCB.

Se viram o discurso para a política é meio caminho andado para terminar com este forum pois já se sabe o que dá discutir política em Braga.....

ZGANDULO

Quote from: disco infiltrator on 07 de December de 2006, 11:54
Escandaloso!!! Ainda para mais para construir um elefante branco.

Vês o que fazes alguns foristas dizer, RIC?!?

Elefante branco???

O único que conheço é em lisboa e tem lá cada boeing... ;D

Se o disco infiltrador chamasse elefante branco a estádios como o do algarve, leiria e aveiro, até concordava, agora ao EMB que tem uma média de assistências de 13/14 mil espectadores por jogo....

Aí vem chuva?!? :o

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

ric

bem, tenham lá calma...
O EMB é , antes de mais, uma opção politica. Como é construir a OTA, o CCB, a Expo, a ponte vasco da gama ou a autoestrada do Infante.

acho que tb não devemos falar na questão "aplicabilidade ! á função. Um estádio é para jogar futebol. E isso é conseguido plenamente.
Se a isso juntarmos , expliração do mesmo para fins comerciais, atracção de público, comodidade, acessos...então teriamos panos para mangas.
Além disso temos tb que medir o alcance mediático e de interesse cultural/arquitectónico que um imovel destes tem.

Bilbao passou a ser conhecida pelo museu Gugeinham (é assi  que se escreve??). Antes não vinha no mapa ou então conhecia-se pela proximidade dos Bascos e da ETA. Hoje é mundialmente famosa por um museu. Tão discutivel como ter um estadio. E nessa altura tb se poderia pensar no endividamento das gentes de Bilbao e de certeza que é/foi muito discutido.

Estas decisões são tomadas pelos decisores. Decisores que serão julgados pela história.

De facto, este é um assunto chato e volta menos volta toca numa "secante" a politica...

cuidado então ás opiniões e , se possivel, deixem ficaropiniões dignas e não de mero ataque poitico

Bracarus: é óbvio que não estou chateado contigo.
Só me chateia que em determinadas alturas sejamos "presos por ter e não ter cão" com a tal questão de moderador e de forista. Sinceramente não acho que este topico belisque os objectivos do fórum desde que não se ultrapassem limites de decência , bom senso e se evite seguir vias únicamente polticas (as mais fáceis neste caso).
parece-me tb que é um tópico que pode ser discutido com elevação

PAF

os 3,7milhões ou perto disso não foram inventados, vêm mesmo no plano de orçamento da CMB para o proximo ano, tal como já vinham o ano passado e há 2anos... e infelizmente vão continuar a vir por muitos e muitos anos... para mais as taxas de juro não têm parado de subir, ou seja a amortização do capital em divida (perto de 100milhoes a varios bancos incluindo o DEXIA o tal que não larga o Veiga) vai demorar mais que o previsto que axo eram 20anos...

É certo que o estadio em termos arquitectonicos é fantastico, mas o proveito dessa arquitectura ate hoje foi pouco mais que ZERO, tudo o que aquele estadio trouxe á cidade não foi nada que outro qualquer estadio feito com 20% das verbas não fizesse e aqui é que está o problema...
E se tivermos em conta a funcionalidade do estádio então o dinheiro gasto fica ainda mais em questão... mas é dinheiro publico... e pode-se gastar, com certeza alguem há-de pagar é o que pensam os politicas na sua maioria!
quanto ao local do estádio é uma grande incognita como é que ele foi nascer ali... talvez os donos dos terrenos ali á volta, Dume e Palmeira, Real ajudem a explicar a localização.

o principal de tudo é  que o custo da obra, ao Braga e á cidade, os principas interessados no estádio, não trouxe beneficios nenhuns... infelizmente

Paulodebraga

Pagaremos todos a factura, de um modo directo ou indirecto, disso eu não tenho dúvidas...e nesse caso os culpados são sempre os que menos sofrem ou alguem discorda? ...incrivel como as coisas ocorrem no nosso pais e ninguem é punido...   só espero que o S.C.Braga não seje o principal prejudicado com isso tudo, pois lembramos, que o EMB não é do Braga, mas sim, da CMB...

Muita agua ainda vai rolar em baixo ponte...a ver vamos...

SAUDAÇOES BRACARENSES E FORÇA BRAGA OLÊ...
Saudações Braguistas e Força Braga olê...

Pé Ligeiro

O EMB é uma obra importante e que em termos de arquitectura, pode orgulhar os braguistas. Já em termos de gasto dos dinheiros públicos, é o exemplo contrário.
Os dinheiros públicos (oriundos dos nossos impostos) têm que ser gastos com critério, ponderação e responsabilidade. O custo das obras deve ser rigorosamente calculado, devidamente orçamentado. O desenrolar das obras deve ser sempre acompanhado por pessoas competentes para o efeito, para se evitarem surpresas.
Infelizmente, neste país, os dinheiros públicos são muito mal gastos, pois não há uma noção de bem público e da responsabilidade na aplicação desses dinheiros. Quando se lida com dinheiros públicos, parece que esse dinheiro cai do céu, em vez de se lembrarem que é proveniente dos nossos impostos (daqueles que os pagam). Há um laxismo muito grande dos responsáveis pelo gasto/desperdício desses dinheiros.
Há sempre um exemplo de alguém que fez igual ou pior para alijeirar quaisquer responsabilidades de quem quer que tenha desperdiçado/desbaratado fundos públicos.

BRAGA SEMPRE MAIS!

disco infiltrator

Quote from: ric on 07 de December de 2006, 16:08
bem, tenham lá calma...
O EMB é , antes de mais, uma opção politica. Como é construir a OTA, o CCB, a Expo, a ponte vasco da gama ou a autoestrada do Infante.

acho que tb não devemos falar na questão "aplicabilidade ! á função. Um estádio é para jogar futebol. E isso é conseguido plenamente.
Se a isso juntarmos , expliração do mesmo para fins comerciais, atracção de público, comodidade, acessos...então teriamos panos para mangas.
Além disso temos tb que medir o alcance mediático e de interesse cultural/arquitectónico que um imovel destes tem.

Bilbao passou a ser conhecida pelo museu Gugeinham (é assi  que se escreve??). Antes não vinha no mapa ou então conhecia-se pela proximidade dos Bascos e da ETA. Hoje é mundialmente famosa por um museu. Tão discutivel como ter um estadio. E nessa altura tb se poderia pensar no endividamento das gentes de Bilbao e de certeza que é/foi muito discutido.

Estas decisões são tomadas pelos decisores. Decisores que serão julgados pela história.

De facto, este é um assunto chato e volta menos volta toca numa "secante" a politica...

cuidado então ás opiniões e , se possivel, deixem ficaropiniões dignas e não de mero ataque poitico

Bracarus: é óbvio que não estou chateado contigo.
Só me chateia que em determinadas alturas sejamos "presos por ter e não ter cão" com a tal questão de moderador e de forista. Sinceramente não acho que este topico belisque os objectivos do fórum desde que não se ultrapassem limites de decência , bom senso e se evite seguir vias únicamente polticas (as mais fáceis neste caso).
parece-me tb que é um tópico que pode ser discutido com elevação

Discordo completamente. A  principal função de um estádio não é para se jogar futebol - isso é um campo de futebol. Um estádio é  feito, para jogar futebol, mas essencialmente terá que ser pensado em função dos espectadores e deverá ter como fundamental determinados aspectos: acessos, conforto, estacionamentos, àrea envolvente, rentabilidade do espaço, segurança, etc Agora pensa nestes pontos e vê a aplicabilidade EMB - nula!
Todas as outras obras que referiste, apesar das enormes derrapagens financeiras, todas cumprem em pleno a sua finalidade. O EMB não cumpre! É esta a questão.

Caso se fale de opção política, as opções são tomadas mas alguém tem que ser responsável pelas mesmas. Verás que ninguém irá  assumir as asneiras. Nem vou falar das derrapagens financeiras que não vale a pena falar nisso em Portugal. É um país onde tudo se pode fazer e nunca ninguém é culpado....

Bracarus

regressemos já para o 1º de Maio :P

Bracarus

"Caro Bracarus,

Quem começou a falar de política foste tu. Apenas se estava a falar do EMB - da pouca funcionalidade e do custo absurdo deste."

By Ric
"Hoje a oposição camarária vem a terreiro falar dos custos em juros edividas bancárias do EMB. São cerca de 3,7 milhões de euros por ano...durante largos anos..."

andas atento, andas.... :o

disco infiltrator

Quote from: Bracarus on 07 de December de 2006, 20:56
regressemos já para o 1º de Maio :P

Aí está...Entre gastar este absurdo de dinheiro em um estádio que não é nada funcional ou poupar esse dinheiro e o SCB manter-se no velhinho 1º de Maio... Podes ter a certeza que eu preferia o 1º de Maio - menos vistoso, pouco funcional (o actual também é) mas sobretudo mais realista com a realidade do país.

Como solução intermédia temos o exemplo dos nossos vizinhos de guimarães, que reformando o anterior estádio conseguiram um estádio bem mais confortável e pensado em função dos espectadores. Prémios de arquitectura podem ficar com eles todos....apenas engrandecem o curriculum e o bolso do Souto Moura.

disco infiltrator

Quote from: Bracarus on 07 de December de 2006, 21:14
"Caro Bracarus,

Quem começou a falar de política foste tu. Apenas se estava a falar do EMB - da pouca funcionalidade e do custo absurdo deste."

By Ric
"Hoje a oposição camarária vem a terreiro falar dos custos em juros edividas bancárias do EMB. São cerca de 3,7 milhões de euros por ano...durante largos anos..."

andas atento, andas.... :o

Não interpreto asim. O Ric falou de uma notícia cujo o assunto era o EMB, tu foste buscar o país político todo e assuntos que nada se relacionam com o SCB. Caso pretendas insistir nisso, comigo é um pouco perda de tempo pois não irei discutir política aqui. Julgo que aqui se deverá falar do SCB...pelo menos é a minha opinião...

BetaMin

Quote from: disco infiltrator on 07 de December de 2006, 11:54
Escandaloso!!! ... É um monumento que não vai ao encontro dos adeptos do SCB e ...

Principalmente daqueles que não vão ao Estádio.  :D