News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/05

Started by JotaCC, 09 de May de 2011, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga empata em Coimbra: falta um ponto para assegurar terceiro lugar

Domingos Paciência tinha dito após o jogo com o Benfica que a aposta era claramente na Liga Europa. E assim foi. O técnico do Sporting de Braga, de início, só utilizou quatro dos titulares do jogo da passada quinta-feira. A equipa manteve o mesmo princípio, foi para cima do adversário à procura do golo, mas a eficiência não foi muita, ao longo do jogo, pois só por duas vezes é que os arsenalistas criaram uma situação de golo. Nas duas valeu a intervenção dos defesas da Académica que evitaram mal maior.

Diga-se, também, que nos primeiros quarenta cinco minutos e face ao domínio que os bracarenses exerceram foi muito pouco.De resto, o jogo até nem prometeu muito. Os primeiros minutos foram bastante incaracterístico com a bola a viajar muito pelo ar, muito aos repelões e com os jogadores a terem alguma dificuldade em colocar o esférico no relvado.

O caudal ofensivo do Sporting de Braga foi sempre superior ao dos "estudantes" que, apenas através de passes longos para as faixas laterais, tentavam incomodar a defensiva do Sporting de Braga.

Seria de pensar que os arsenalistas entrariam melhor para a etapa complementar, mas foi precisamente o contrário que sucedeu. A Académica surgiu mais rápida e mais pressionante criando dificuldades à construção arsenalista. O Braga passou a ter então mais cautelas com as transições da equipa de Coimbra até porque Ulisses Morais lançou para o jogo o velocista Sougou o que fez com que Eld erson não subisse tanto no terreno.

Paralelamente, Hugo Morais descaiu para o flanco direito fechando as subidas de Sílvio. Com isto, Ulisses pretendia retirar ao Sporting de Braga profundidade ofensiva e se o pensou melhor o executou. O Sporting de Braga viveu alguns momentos incómodos que só os superou nos últimos vinte e cinco minutos da partida quando, então, já estavam dentro de campo Mossoró e Lima.

Ainda assim, pertenceria à Académica a melhor oportunidade do jogo quando, na parte final do mesmo, Laionel surgiu solto pelo lado direito do seu ataque e rematou cruzado.
O Sporting de Braga ainda carregou à procura do golo mas de forma inconsequente pelo que o nulo acabou por ser o resultado mais previsível.

O ponto conquistado em Coimbra acaba por ter, para já, um importância que poderá ainda ser maior no próximo fim de semana. Para já, a equipa orientada por Domingos Paciência depende de si própria para chegar ao terceiro lugar. Pode, de resto, fazer aquilo que tem sido uma das suas armas principais na Liga Europa: gerir os jogos tendo em conta o resultado que pretende obter para conseguir o seu objectivo. Agora basta empatar para ficar no pódio.

O jogo não foi um grande espectáculo, valeu pela atitude colocada em campo pelos jogadores. Duarte Gomes teve uma arbitragem sem casos. Quase que nem se deu pelo árbitro da partida, apenas na amostragem correcta dos amarelos e quando assim é fica tudo dito.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Do nada se fez tanto

Só o apito final do árbitro é relevante nesta história de 90 minutos que se contaria em menos de um, tal a monotonia que sempre imperou. Mas neste caso, nem só por colocar um ponto final na tortura a que assistimos. Um jogo péssimo conseguiu fazer sorrir todos os intervenientes, especialmente o Braga, que mantém o terceiro lugar sem saber bem como. Ou melhor, agradecendo ao Sporting ter feito pior do que 0-0 de Coimbra, resultado mais do que ajustado a tamanha desinspiração de ambas as equipas e condizente com o ritmo de treino a que se jogou. Na última jornada da Liga, aos arsenalistas bastará empatar com os leões para garantir o último lugar do pódio.

Para a Académica, o resultado também agradou. Os abraços no final são sintomáticos de que o mais importante era não perder na despedida em casa de uma época que, embora com altos e baixos recentes, termina num declive evidente no que à qualidade do futebol diz respeito. Se o Braga jogou mal, a Académica fez pior. Perigo só em chutões que apanharam a defesa minhota desprevenida. Diogo Valente e Éder não existiram e o meio-campo foi contenção. Valeu Laionel para que se registassem alguns remates, um deles o mais perigoso de todo o jogo. Mas que injustiça seria se entrasse! Em primeiro lugar porque o Braga foi melhor. Pelo menos no sinal de maior irreverência (é uma hipérbole, confessamos) que passou para o exterior, especialmente no primeiro tempo. Paulo César, Hélder Barbosa e Salino flanquearam com relativa qualidade. Mas injustiça sobretudo porque um jogo tão pobre não poderia ter golos. Seria um contra-senso.

Quanto ao jogo, guardamos então o prometido minuto. O que se viu entre entre Éder e Keita foi uma larga confusão e duas equipas em poupança de esforços. Uma (Académica) sem explicação, outra porque a Liga Europa tem efectivamente sido massacrante. Fios de jogo mal desenvolvidos dificilmente permitiriam aos avançados brilhar. Mas esses conseguiram piorar o que até eles já era mau. E assim se explica o nulo.


A figura: Custódio
Sargento no posto de um capitão

Figura incontornável da semana bracarense, deu continuidade a tudo de bom que fez contra o Benfica, provando que nesta altura pode ser mais do que uma alternativa ao capitão Vandinho. A única diferença em relação ao jogo da Liga Europa é que desta vez não marcou. Mas esteve perto disso com um disparo à entrada da área que passou perto da trave de Peiser (44').


Arbitragem
Não complicou


Duarte Gomes não poderia ter desejado jogo mais tranquilo. Um ou outro equívoco disciplinar, sempre sem consequências graves. No capítulo técnico, só teve de não complicar. Não houve lances polémicos, e mesmo os foras-de-jogo assinalados pelos assistentes pareceram bem tirados.


Filme do jogo

1' Canto de Hugo Morais na direita. Pape Sow desvia de cabeça ao segundo poste, mas a bola sai ligeiramente ao lado.

43' Keita arranca pela esquerda e cruza para a entrada de Paulo César. Antes que o brasileiro pudesse desviar para golo, Diogo Melo chega para interceptar para canto.

59' Excelente cruzamento de Ukra. Lima vem de trás e, na cara de Peiser, só tem de empurrar. Mas falha completamente o remate...

62' Laionel ganha uma bola bombeada e, à entrada da área, descaído sobre a esquerda, tenta o remate de primeira. Até apanha a bola em cheio, mas esta sobe muito...

78' Livre muito largo batido por Mossoró. Paulo César ergue-se nas costas de toda a defesa, mas, de cabeça, não acerta na baliza.

84' Artur pontapeia para a frente e a bola acaba por chegar a Keita, que se esgueira a Pape Sow. Na área, enche o pé, mas contra Peiser, que faz defesa vistosa, mas excessivamente aparatosa.


Braga um a um

Artur 5

Foi um mero espectador.

Sílvio 6

De volta à direita, onde se notabilizou no começo da época, secou quem lhe surgiu pela frente e ainda se aventurou um par de ocasiões no ataque.

Kaká 5

Esteve regular até sair lesionado.

Rodriguez 6


Liderou a defesa com classe, anulando irrepreensivelmente Éder. Noite mais tranquila era impossível.

Elderson 5

Apenas um lapso - deixou escapar Laionel aos 85' - numa exibição sem grandes altos e baixos no capítulo defensivo. Atacou pouco.

Salino 5

Enérgico e batalhador, contribuiu para o ligeiro domínio territorial exercido pelo Braga enquanto jogou.

Ukra 5

Muito fixado à esquerda na primeira parte, soltou-se mais com a transição para a direita e causou alguns problemas a Hélder Cabral. Aos 59' fez um excelente cruzamento Lima, mas este falhou a emenda.

Paulo César 6

O mais irrequieto da linha ofensiva. Procurou jogar entre linhas e quase sempre em velocidade. Foi assim, de resto, que criou alguns desequilíbrios no sector defensivo da Briosa.

Hélder Barbosa 5

Realizou um conjunto de raides promissores, mas que não tiveram o final desejado. Por isso, Domingos decidiu trocá-lo por Lima.

Keita 5

Revelou a habitual capacidade de trabalho, mas pouco mais. Apesar de tudo, pode gabar-se de ter tido uma das melhores chances do jogo (84').

Paulão 6

Saltou do banco para render Kaká e manteve a eficácia defensiva a um nível altíssimo.

Lima 4


Teve um boa oportunidade para quebrar o longo jejum de golos que leva. Contudo, rematou "em seco" (59').

Mossoró 5

Trouxe maior dinâmica ao meio-campo, numa fase em que este parecia estar a perder força.



"Estamos em boa situação para terminar em terceiro"


Atendendo à derrota do Sporting, o empate averbado pelo Braga em Coimbra não foi um desfecho assim tão mau. Domingos Paciência explicou porquê. "Chegar à última jornada com a possibilidade de dois resultados nos servirem é bom, pois deixa-nos em boa posição para terminar em terceiro. No entanto, não iremos jogar a pensar no empate, queremos vencer. Agora, se no final for esse o resultado, também ficaremos satisfeitos", admitiu, justificando o 0-0 final com a falta de "mais situações de desequilíbrio e maior intensidade no último terço do terreno", mas não só. "Não foi um jogo fácil. Os jogadores queixaram-se da relva estar muito alto e de não estar molhada. Isso até acabou por prejudicar as duas equipas", lamentou o técnico, que tentou realizar uma gestão meticulosa para evitar que alguém ficasse castigado para a derradeira jornada, mas Sílvio não evitou o amarelo. Por isso, Domingos não escondeu algum descontentamento. "[Sporting] É o jogo que antecede a final da Liga Europa e contava com toda a gente, porque sei que, se ganharmos, os jogadores ganham confiança para a final", afirmou.


Paulão ruma ao Besiktas

O futuro de Paulão vai passar pelo Besiktas, tal como O JOGO revelou em primeira mão. Apesar de ter recebido inúmeras propostas, entre as quais uma de renovação efectuada pelo Braga, o central deu preferência à do clube onde actuam os portugueses Quaresma, Simão, Hugo Almeida e Manuel Fernandes, que na próxima temporada poderá vir a disputar a Liga Europa se vencer a final da Taça da Turquia, na quarta-feira. De resto, o brasileiro já começou a empacotar todos os pertences que tem na Cidade dos Arcebispos. Por isso, os próximos dois jogos serão os últimos como bracarense.


Fim da Liga para Sílvio

Sílvio deve ter feito ontem o último jogo na Liga pelo Braga. O lateral, que tem quase tudo acertado com o Atlético de Madrid para a próxima época, viu o nono cartão amarelo na prova e, por isso, vai falhar o encontro da última jornada, contra o Sporting, devido a castigo. Na base da admoestação esteve um desentendimento com Hugo Morais, com quem andou "picado" durante a segunda parte. Tal não evitou, porém, que trocassem camisolas no final.


Kaká levou pontos

O regresso de Kaká a Coimbra não poderia ter sido mais azarado. O central brasileiro foi vítima de cotovelada do compatriota Diogo Melo ainda na primeira parte e foi obrigado a deixar o jogo em maca, com um toalha no rosto para tentar estancar o sangue resultante de um corte no sobrolho, onde acabou suturado pelos médicos do Braga no balneário.


"Dependemos de nós"

Em bom plano no ataque do Braga, Paulo César admitiu que a equipa arsenalista "não criou muitas oportunidades, mas a haver um vencedor, teria de ser o Braga". Mesmo assim, o empate agradou, tendo em conta a derrota do Sporting. "Dependemos de nós, ainda por cima jogando em casa com o Sporting", lembrou o avançado brasileiro.


Viana com treino extra

O último apito de Duarte Gomes no jogo de ontem significou para Hugo Viana o começo de um ligeiro treino no relvado do Estádio Cidade de Coimbra. Já com as luzes apagadas e numa altura em que os adeptos abandonavam as bancadas, o médio realizou alguma corrida e alguns alongamentos na companhia de João Carlos, adjunto de Domingos Paciência.


O JOGO

JotaCC

Braga apenas requisitou três mil bilhetes à UEFA

O Braga requisitou à UEFA apenas três mil bilhetes dos 12 000 a que tinha direito para a final da Liga Europa, a disputar no Aviva Stadium, de Dublin, com o FC Porto, no próximo dia 18.

O emblema bracarense põem hoje à venda um "pack" que, por 690 euros, garante ao comprador ingresso no estádio, hotel e viagem para a Irlanda em voo "charter".

Em comparação com as deslocações ao estrangeiro nos anteriores compromissos europeus do Braga - Liga dos Campeões e Liga Europa -, a primeira novidade na preparação da equipa surge exactamente na utilização do voo "charter". Ao contrário do que aconteceu durante a época, desta vez a comitiva oficial viajará sozinha, não sendo admitidos no avião jornalistas nem tão-pouco os convidados do clube.

O recato a que equipa vai ser votada tem que ver com a necessidade de concentração absoluta, sabendo-se que, por parte dos adeptos, quem se desloca a uma final fá-lo invariavelmente em clima de festa e alegria, que têm tudo a ver com o momento, mas nada com uma equipa de alta competição.

Os responsáveis pelo Braga optaram por jogar pelo seguro no que diz respeito aos bilhetes, daí terem requisitado apenas um número considerado realista para as primeiras impressões, podendo a venda nos próximos dias levar a que seja solicitado reforço de ingressos.

O JOGO

JotaCC

Minhotos em vantagem pelo terceiro lugar


Académica e Braga empatam sem golos

O Sporting de Braga empatou ontem sem golos, em Coimbra, frente à Académica, em jogo da 29.ª jornada da Liga Zon Sagres, partindo em vantagem (um ponto), sobre o Sporting, para a última ronda.
Os estudantes tiveram uma boa chance para marcar logo no minuto inaugural. Canto de Hugo Morais e Sow nas alturas a cabecear ao lado do poste.
Os bracarenses tentam responder ao caudal ofensivo dos da «casa» e o mesmo Sow, aos 24 minutos, quase que se engana na baliza ao tentar desviar para canto.
Bem perto do final do primeiro tempo, a equipa de Domingos Paciência fica muito do golo, mas um defesa da Académica tira a bola no momento certo quando Paulo César estava já pronto para faturar.
No segundo tempo, Lima, aos 58 minutos, tem o golo nos pés, mas o brasileiro falha em frente à baliza depois de um cruzamento de Ukra.
Aos 85, a Académica podia ter marcado por Sougou, mas Laionel, isolado, assistiu mal. Não houve golos em Coimbra.

Académica, 0
Peiser; Pedrinho, Berger, Pape Sow e Hélder Cabral; Nuno Coelho; Diogo Melo (Paulo Grilo, 64) e Hugo Morais; Laionel, Éder (Sissoko, 79) e Diogo Valente (Sougou, 45). Treinador: Ulisses Morais

Sp. Braga, 0
Artur Moraes; Sílvio, Rodriguez, Kaká (Paulão, 35) e Elderson; Custódio; Ukra, Salino (Mossoró, 61) e Hélder Barbosa (Lima, 57); Keita e Paulo César. Treinador: Domingos Paciência

Jogo no Estádio Cidade de Coimbra. Árbitro: Duarte Gomes, de Lisboa, auxiliado por Venâncio Tomé e José Lima. Ao intervalo: 0-0. Cartões amarelos: Keita (48), Custódio (62), Sílvio (76), Hugo Morais (76), Paulo Grilo (89)

Académica-Braga. Não houve golos em Coimbra


PRIMEIRO DE JANEIRO


JotaCC

FC Porto e SC Braga abrem as portas à Imprensa

Numa medida instituída pela UEFA, FC Porto e SC Braga, enquanto finalistas da Liga Europa, vão abrir as portas à Imprensa para perspectivar o jogo marcado para o próximo dia 18, em Dublin.

Os bracarenses são os primeiros a promover o encontro com a Comunicação Social, já esta terça-feira, a partir das 15.30 horas. Os jogadores estarão à disposição dos jornalistas, o treino será totalmente aberto e o treinador Domingos Paciência também irá falar sobre o jogo.

Já o chamado Media Open Day do FC Porto fica para quarta-feira, com treino aberto aos jornalistas agendado para as 10.30 horas, no Centro de Treinos do Olival. Os jogadores também estarão disponíveis para falar, assim como André Villas Boas.


A BOLA

Bruno3429

Quatro pacotes de viagem para final de Dublin
Por Pascoal Sousa

O SC Braga definiu esta tarde todos os pacotes de viagem para a final de Dublin, dia 18. Para as deslocações em avião charter no dia do jogo, há dois preços: 640 e 690 euros, sem bilhete, mas com a garantia de que o comprador terá ingresso para o jogo.

Em alternativa, existem outros dois pacotes, a 880 e 930 euros, com partida na véspera da final da Liga Europa, dia 17, e regresso após o desafio com o FC Porto, que incluem transferes e hotel. O bilhete também não está incluído mas é seguro que poderá ser comprado à parte.

Por questões logísticas, os 3 mil bilhetes solicitados pelo SC Braga só estarão à venda esta terça-feira à tarde. As quantidades de entradas estão equitativamente distribuídas pelas diferentes tabelas de preço, que são as seguintes: 50, 80, 105 e 135 euros.

A Bola




Bruno3429

30.ª jornada às 20.15 de sábado
Por Redacção

Todos os jogos da 30.ª e última jornada da Liga vão disputar-se às 20.15 horas do próximo sábado, dia 14.

A recepção do SC Braga ao Sporting, que vai decidir o terceiro classificado, será transmitida em canal aberto, pela TVI.

Naval-V. Guimarães, Benfica – UD Leiria e Marítimo – FC Porto terão honras de transmissão na Sport TV.

Programa:
Olhanense – Rio Ave
Beira-Mar – Nacional
Naval – V. Guimarães
Benfica - UD Leiria
Paços de Ferreira – Académica
Marítimo – FC Porto
V. Setúbal – Portimonense
SC Braga - Sporting

A Bola

Bruno3429

Pizzi: «Estes golos davam jeito ao Sp. Braga»
Tem alcunha de antigo jogador do FC Porto e fez três golos no Dragão; o último foi «o melhor da carreira»

A alcunha vem-lhe de um futebolista que já passou pelo FC Porto e é por ela que é conhecido. Uma das revelações da Liga, Pizzi destacou-se ainda mais com os três golos ao FC Porto (3-3), apontados neste domingo. «Davam jeito ao Sp. Braga», disse o extremo, emprestado pelos arsenalistas ao P. Ferreira.

Luís Miguel Afonso Fernandes é um nome demasiado longo para futebolista. Por isso, em Bragança, quando jogava com uma camisola do Barcelona, o extremo pacense começou a ser tratado por Pizzi pelos amigos.

O antigo avançado de Barça e FC Porto marcou apenas três golos no recinto dos dragões. Numa só noite, o português fez igual. E fazer igual numa só noite é fazer melhor.

«Foi a primeira vez que fiz um hat-trick na carreira», conta Pizzi ao Maisfutebol, num «dia atribulado», por tantas solicitações da imprensa.

O motivo de tanto falatório é simples: três golos no Estádio do Dragão e empate pacense perante um campeão que só tinha cedido quatro pontos até então. Tamanho feito individual será, claro, para guardar. «Gravei o jogo, já vi os golos, e achei que estive bem», considerou Pizzi, entre sorrisos audíveis.

«Espero que um golo do Sp. Braga chegue»

«Não é fácil fazer três golos no Dragão», constatou, para puxar da humildade: «Sem a ajuda dos meus companheiros não seria possível.»

Provavelmente, assim que pensou no que fez, Pizzi tinha noção de que o último golo do hat-trick tinha sido especial. «Foi o melhor da minha curta carreira», declarou o extremo cedido pelo Sp. Braga.

Ao Maisfutebol, o camisola 31 do Paços de Ferreira explicou o lance: «Quando o Amond me passou a bola olhei logo para a baliza e tive a intenção de rematar. Saiu bem.»

Como se disse, Pizzi está emprestado pelo Sp. Braga. Mas enquanto não se discute o futuro, até porque o extremo quer esperar pelo final da época, o 31 do Paços está do lado dos minhotos na final da Liga Europa, entre arsenalistas e FC Porto.

«Estes golos iam dar jeito ao Sp. Braga, mas espero que um baste para eles vencerem a Liga Europa», rematou.

Maisfutebol

JotaCC

Pizzi na estrada da fama

Ao marcar três golos no Estádio do Dragão, Pizzi transformou-se no jogador do momento, mas esta não foi a primeira vez que brilhou ao serviço dos castores.

No próximo sábado, o extremo deve cumprir o último jogo com a camisola do Paços de Ferreira, porque tem mais dois anos de contrato com o SC Braga e os minhotos devem agarrá-lo de vez abrindo-lhe as portas do plantel na próxima temporada.

Uma coisa é certa, depois do hat-trick aos novos campeões nacionais, o nome de Pizzi passou a ser pronunciado no estrangeiro e já vai havendo clubes a recolher mais informações sobre o 31 pacense e a perguntarem pelas condições para avançar com um potencial negócio.

Para já, e sem manifestar qualquer sobranceria, o jovem vai gozando o momento e recebendo elogios pelas ruas de Paços de Ferreira.

A BOLA

JotaCC

António Salvador entre os convidados do Jantar dos Campeões

   
O presidente do Sporting de Braga, adversário do FC Porto na final da Liga Europa de futebol, é um dos convidados de honra do Jantar dos Campeões, que está a decorrer no Palácio da Bolsa, no Porto.

São mais de 500 os convidados da direção do clube nesta iniciativa que pretende enaltecer o 25.º título nacional dos "dragões" e, além do responsável máximo dos bracarenses, destaca-se a presença de Fernando Gomes, presidente da Liga, de inúmeros autarcas, banqueiros e antigas "glórias" do clube.

Algumas dezenas de pessoas no exterior do edifício saudaram, sobretudo, os jogadores campeões nacionais, que hoje se apresentaram em trajes mais cerimoniais, com direito a passagem na "carpete azul", acompanhados, quase todos, pelas mulheres e companheiras.

O presidente portista, como é hábito nas cerimónias de festejo da conquista de mais um campeonato, discursará no final do jantar.

FUTEBOL365