News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 07/05

Started by JotaCC, 07 de May de 2011, 07:40

Previous topic - Next topic

JotaCC

Ovação aos heróis guerreiros


Braga acordou feliz. E ainda em êxtase pela noite histórica que confirmou o passaporte para Dublin. A festa prolongou-se madrugada dentro e pela manhã de ontem, com o regresso do plantel do Sp. Braga aos trabalhos, no relvado do Estádio Municipal. Cânticos, aplausos e uma felicidade estampada em cada rosto. Depois de uma noite longa, e alucinante, após a vitória frente ao Benfica, os adeptos voltaram a ovacionar a equipa e os 'guerreiros' transformados em heróis da Europa.
Naquele que foi um dos treinos mais concorridos da temporada, mais de uma centena de adeptos fez questão de aplaudir os jogadores e Domingos Paciência. Aliás, o técnico foi dos mais concorridos nas atenções dos sócios e adeptos que ecoaram na 'pedreira' músicas e palavras de incentivo para a final da Liga Europa, devidamente equipados a rigor, com cartazes, faixas e até uma viola. "E o Domingos é o nosso treinador!".
Numa sessão de trabalho curta, já a pensar no jogo do campeonato com a Académica - amanhã, às 20.15 horas -, a boa disposição foi a nota dominante, não só nas bancadas, mas entre jogadores e equipa técnica.

"Aqui comemos bacalhau à Braga com águias"

A presença históri ca do Sp. Braga na final da Liga Europa motivou um forte apoio dos adeptos no treino de ontem e algumas mensagens de incentivo à equipa. Algumas originais e em tom de brincadeira. Almeno Silva, sócio arsenalista há mais de 40 anos, exibia orgulhoso um cartaz onde se lia: 'Dublin 2011, aqui comemos bacalhau à Braga com águias'. A ideia, contou ao 'Correio do Minho', surgiu do filho, de 14 anos. "O meu filho obriga-me a ir a todo o lado. Fiz o cartaz há uma semana, no primeiro jogo, e lá conseguimos depenar a águia. É uma nova ementa aqui em Braga", disse entre sorrisos.
Polícia chefe da 1.ª esquadra, Almeno Silva acredita que é possível continuar a sonhar com o troféu na final. "Sabemos que o FC Porto é uma máquina trituradora e que é uma equipa de milhões e nós de tostões. Mas temos o direito a sonhar. Para o Sp. Braga a época não podia ser melhor", destacou o sócio, desejando que o FC Porto vença a Taça de Portugal, frente ao eterno "rival" Vitória de Guimarães e realçando o feito histórico pela presença na final de Dublin.
"O Enterro da Gata começou mais cedo, foram enterradas as águias", rematou o também estudante de direito, em alusão à festa da academia.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

15 milhões garantidos

O fluxo de euros proveniente da Champions já tinha garantido ao SC Braga um encaixe ligeiramente superior ao que gasta no futebol profissional, mas com a Liga Europa a soma dos ganhos ascende já a 13,43 milhões, sendo que a SAD encaixará, no mínimo, mais 2 milhões, correspondentes ao valor pago à equipa vencida na final, e no máximo 3 milhões, que é quanto o vencedor da prova leva para casa.

Nada mau para uma equipa que se governa com apenas 11 milhões de euros. Um orçamento ridiculamente curto quando comparado com conjuntos de valia média dos principais campeonatos europeus. Mas foi com esse pé-de-meia que António Salvador e Domingos Paciência operaram o milagre de levar o SC Braga até à final de Dublin.

Vale lembrar, se é que é necessário, que nenhum dos adversários que os minhotos defrontaram nas duas competições da UEFA gastam tão pouco numa época. E nem se fala aqui do Celtic, Sevilha, Arsenal ou Liverpool, que têm nas suas fileiras jogadores com cotação muitíssimo mais elevada que um orçamento anual do SC Braga. O Lech Poznan, opositor polaco mais modesto, atacou a temporada com 14 milhões de euros no bolso e ordem para investir mais a meio do percurso...

Por isso é que, na actualidade, o SC Braga é um case-study, uma raridade num universo que movimenta muito dinheiro e investimentos avultados.


A BOLA

JotaCC

Águias abriram Enterro da Gata

A tradição quebrou-se com estrondo, o calendário rasgou-se e Braga acordou na ressaca de uma grande noite, que poderia bem ser do Enterro da Gata, se os festejos da semana académica não estivessem ainda para começar, o que acontecerá hoje. O cenário em redor da Pedreira já remete para a folia universitária, mas, ontem de manhã, a felicidade cansada que se via nos rostos era a de adeptos inebriados pela qualificação para a final da Liga Europa. Sem tempo para saborear a proeza, com o campeonato a exigir concentração máxima, o treino teve de ser à porta aberta, porque a montagem das estruturas que suportam a celebração dos estudantes está aí e o trabalho movimenta homens e máquinas no espaço entre a bancada e o campo de treinos. Com eles misturaram-se os adeptos que quiseram saudar os finalistas, no palco histórico, ainda desarrumado da festa e da fúria benfiquista. A agitação dificultou a tarefa de quem se habituou a viver estas manhãs em sossego, mas, a alegria é boa companheira e António Rocha nunca perdeu o sorriso, nas incontáveis travagens e manobras apertadas impostas ao empilhador onde carrega os painéis publicitários da UEFA. Uma das paragens foi imposta pela curiosidade dos repórteres-fotográficos perante o cartaz de Almeno Silva, 49 anos, chefe de polícia em retiro para terminar o curso de Direito: sob uma bandeira irlandesa, a saudação ao finalista minhoto servida numa especialidade inédita, "bacalhau à Braga com águias", obra de duas gerações, concebida pelo filho, 14 anos concentrados nas aulas. "O cartaz está feito há uma semana", contou. Bracarense desde pequenino, "a melhor prenda" que recebeu do pai foi o "talãozinho vermelho" que o confirmava como sócio, há 40 anos e significava o fim de um problema anunciado: "Estava a ficar crescido para pedir para entrar com os adultos", prática antiga, que os filhos, "sócios à nascença", não tiveram de conhecer. "Isto de os jogadores irem às escolas é bom", diz, equipado com orgulho, a fazer contas à final. Ao menos o filho há-de ir a Dublin, falta saber como. Essa é questão para mais tarde, porque, por agora, ainda tudo parece um sonho, uma festa com o calendário trocado. "As águias também foram no Enterro da Gata", ri Almeno, com humor temperado de rivalidade: "O Benfica safou-se com a taça das caricas. Estamos a torcer acerrimamente para que o FC Porto ganhe a Taça de Portugal". Não vale a pena adiantar mais o sonho, porque embora amigo, o adversário da final "é uma máquina trituradora, uma equipa de milhões".


Juntos a pensar na final

Há jogadores destinados a serem sucesso juntos. Miguel Garcia, Hugo Viana e Custódio são um exemplo disso. Depois de terem ajudado o Sporting a alcançar a final da Taça UEFA, em 2005, o trio de amigos separou-se - Viana rumou ao Valência logo na época seguinte, enquanto Garcia e Custódio tomaram caminhos diferentes em 2006/07 -, e passou por alguns momentos complicados, desde lesões gravíssimas a longos períodos de inactividade por falta de oportunidades. Assim que se juntaram em Braga, porém, voltaram a saborear o sucesso e alcançar o jogo decisivo de uma grande competição europeia. José Peseiro, treinador que conduziu os leões à histórica final de 2004/05, não tem dúvidas que Garcia, Custódio e Viana vão querer vingar-se da derrota com o CSKA de Moscovo. "São todos jogadores que já passaram pelo desconforto de perder uma final e, por isso, vão abordar esta com mais vontade, garante Peseiro a O JOGO.

Custódio e Viana conheceram-se nas selecções mais jovens da AF Braga, mas só após chegarem ao Sporting tiveram o primeiro contacto com Miguel Garcia. Pelas qualidades que já evidenciava, o trinco foi integrado no grupo de trabalho da equipa B, enquanto o lateral e o médio evoluíam entre essa e a equipa de juniores, na qual João Couto puxou por eles até ao limite. "O Miguel era muito empenhado e construiu a carreira nessa base. O Hugo era mais técnico e muito forte em termos ofensivos. Quando a bola ia parar aos pés dele, nem precisava de lhe dar instruções, porque ele sabia logo o que tinha a fazer", conta a O JOGO o então treinador dos leõezinhos, que, apesar de não ter convivido muito com Custódio, sempre viu nele "um jogador com muitas qualidades". Aliás, quando muitos questionavam a capacidade do trio para atingir os seniores, João Couto defendeu-os sempre. "Alguns duvidavam deles, como é normal nos jovens, mas eu sempre coloquei as minhas mãos no fogo por eles", garante.

Com o passar dos anos esse receio foi desaparecendo e Miguel Garcia, Hugo Viana e Custódio são agora jogadores com créditos firmados. No entanto, José Peseiro acha que a sua evolução ainda não terminou. "Eles estão agora mais experientes e evoluídos, mas ainda podem subir mais o seu rendimento", analisa.


Decisivo na Europa

Custódio não marca muitos golos - em 2010/11 só o havia feito uma vez (Marítimo) -, mas tem uma tendência para o fazer em épocas históricas. Após ter sido crucial no empate (1-1) que o Sporting obteve em Newcastle, no ano em que chegou à final da Taça UEFA, ontem fez o tento que colocou o Braga na final da Liga Europa.


Dupla "à cabeçada"

A amizade entre Miguel Garcia e Hugo Viana é saudável, mas não impediu que terminassem um jogo "à cabeçada". Tudo por causa de um lance mal calculado por ambos, num Sporting-Benfica em juniores, que até os levou a receber assistência médica. "O Miguel foi disputar um lance de cabeça e chocou contra o Hugo Viana, que teve de ser imediatamente suturado no local. O Miguel ficou tão tonto, quem nem sequer sabia onde estava", recorda João Couto, treinador da equipa de juniores dos leões, que depois desse momento permitiu ao rival dar a volta ao resultado que lhe era desfavorável.


Até Mourinho enviou mensagem

Parabéns". Esta foi a palavra que Domingos mais ouviu e leu ontem. Todos quiseram felicitá-lo pela qualificação inédita para a final de uma competição europeia. Até José Mourinho enviou um sms. O treinador do Braga ficou sensibilizado com o gesto do técnico do Real Madrid, com quem mantém uma excelente relação há anos. Foi uma das cerca de 300 mensagens que recebeu no telemóvel, mas muitas outras ouviu-as nas ruas por onde passou ou nos restaurantes onde entrou com a esposa, Isabel, a companheira e amiga com quem partilha as horas boas e as más.

O momento é de alegria. É hora de festejar. Logo a seguir ao jogo com o Benfica, Domingos deixou Braga e foi jantar ao restaurante Marisqueira de Matosinhos, o mesmo que esta semana passou para as primeiras páginas dos jornais por ser onde dizem ter acontecido o jantar de dirigentes do FC Porto com o árbitro holandês Bjorn Kuipers no final do jogo com o Villarreal.

De regresso a casa, procurou todos os canais que estivessem a dar o resumo do jogo com o Benfica e onde passassem as imagens da festa dos adeptos. Só conseguiu pregar olho às quatro da manhã. Às oito já estava a levantar-se para tomar o pequeno-almoço com a esposa, seguindo para Braga, onde reencontrou os restantes heróis da Pedreira. Cerca de 13 horas depois, o plantel voltava ao AXA, palco de um jogo memorável. Uma sessão marcada pela boa disposição, com vista ao jogo de Coimbra, cidade onde Domingos regressa e onde foi igualmente feliz. A hora é de preparar o jogo com a Académica, porque está em causa a luta pelo terceiro lugar. Nas horas vagas, gosta de estar com a família. Foi, aliás, novamente com a esposa que almoçou ontem, desta vez num restaurante junto à Foz, no Porto. Bem junto ao mar, para relaxar.

Sem descuidar a forma física, mas igualmente para descomprimir, aproveitou o final da tarde para uma curta viagem ao Parque da Cidade, no Porto, onde fez um ligeiro treino com um grupo de amigos. No regresso a casa, o telemóvel não parou de tocar. Na rua também não pararam de lhe dar os parabéns.

Mossoró atento aos heróis de todos os dias

Depois da bancada, a saída do AXA - eis o roteiro dos bracarenses mais teimosos, os que não quiseram deixar de ter uma foto para recordar o dia seguinte à qualificação para a final da Liga Europa. Um a um, os jogadores forçados a parar, sair, deixar-se fotografar, e nem o presidente António Salvador ou o manager Fernando Couto escaparam ao tratamento das estrelas. O baixinho Mossoró, um dos talentos mais queridos, mostrou ser, também, brilhante na humildade: mostrou-o na discrição com que fez recuar o carrão que conduz para facilitar a entrada no estádio do camião do lixo, retido pelo engarrafamento de craques, mas não só. Pouco depois, enquanto se deixava fotografar, apercebendo-se de que estava a impedir a saída de uma funcionária, que aguardava, com um sorriso paciente, apressou a despedida. "Ela espera", disse alguém. "Ela tem de almoçar e voltar aqui para trabalhar; eu vou dormir a tarde toda", corrigiu, despedindo-se.

Quatro minhotos na reunião com a UEFA de ontem

Director-geral (João Gomes), director de comunicação (Ricardo Lemos), secretário técnico (Pedro Pereira) e director de segurança do Braga viajaram ontem de manhã para Dublin onde tiveram uma maratona de reuniões ao longo do dia com a UEFA e o FC Porto para definirem todos os pormenores das mais diversas áreas que afectarão a final. Hoje regressam e até segunda-feira todo o plano para essa semana fica traçado.

Viagem oficial custa 690 euros sem bilhete

O Braga já disponibilizou um pack de viagem que inclui avião, estadia e um conjunto de ofertas de merchandising para apoiar a equipa na final de Dublin. Assim, os interessados terão de pagar 690 euros para adquirir o programa, que nada tem a ver com a viagem da equipa, essa ainda por definir, pois não está decidido se viaja na véspera ou na antevéspera. O bilhete não está incluído mas já pode ser comprado à parte.

Distúrbios fazem arguidos cinco benfiquistas

O Tribunal Judicial de Braga constituiu ontem arguidos os cinco adeptos do Benfica detidos na véspera por distúrbios e agressões a agentes da autoridade. Dois dos arguidos, residentes em Braga, foram detidos ainda no exterior do estádio. Os outros três, residentes em Lisboa, tiveram problemas já no final do jogo, nas bancadas do AXA. Todos saíram sujeitos a termo de identidade e residência.


Folha disciplinar limpa para abrilhantar final


Depois de oito jogos em que só num deles teve todos os 18 jogadores profissionais inscritos à disposição, Domingos respira de alívio para a final. Paulo César e Vandinho voltam após castigo. Miguel Garcia, Rodriguez e Custódio escaparam ao terceiro amarelo e também jogarão.

Paulão e o corte de Deus

"Foi Deus que me ajudou a cortar a bola", garante Paulão, a propósito do lance aos 88' em que evitou o empate do Benfica quase sobre a linha. O central levou uma injecção de confiança ao intervalo. "Domingos disse para estarmos muito concentrados", revela, recusando agora o favoritismo do FC Porto: "Há 50% de hipóteses para cada lado."

Mais de 20 milhões na conta

Se perder a final o Braga ganha dois milhões de euros da UEFA, o que eleva a fasquia para 15,3 milhões de prémios este ano. A distribuição do market-pool e as receitas de bilheteira aumentam o valor para números acima dos 20 milhões de euros, históricos para a SAD minhota. Se vencer a competição, o número cresce num milhão de euros.


Mesquita Machado
"Já tinha hotel reservado em Dublin desde Liverpool"

A fé de Mesquita Machado no Braga é tão grande, que, quando muitos ainda sonhavam com a eliminação do Dínamo de Kiev, nos quartos-de-final, já o presidente da Câmara Municipal local arranjava forma de ficar na cidade que acolherá a final deste ano da Liga Europa, Dublin. A revelação foi feita pelo próprio a O JOGO no rescaldo de uma noite mal dormida, pelo facto de ter passado a maior parte das horas a "visualizar os lances do jogo com o Benfica". "Esta foi uma das maiores alegrias da minha vida, porque, quem vive intensamente o Braga como eu, não podia deixar de ficar satisfeito. Aliás, no final do jogo ainda me belisquei nos braços para ver se não estaria a sonhar. Queria confirmá-lo, porque já tenho hotel reservado em Dublin desde que eliminámos o Liverpool [oitavos-de-final]", adiantou o autarca bracarense, que não escondeu ter sentido um prazer especial por ter sido o clube da Luz a cair aos pés dos arsenalistas. Afinal, ainda hoje tem bem fresca na memória a forma como este impediu que o clube da Cidade dos Arcebispos conquistasse o título na época passada. "Ir a uma final é sempre algo especial e torna-se ainda mais especial depois de eliminarmos um adversário que os comentadores davam como favorito. Aliás, tinha uma fezada muito grande que íamos chegar à final, porque, a partir do momento em que afastámos equipas como o Liverpool e o Dínamo de Kiev, e ganhámos ao Sevilha e ao Arsenal, o Benfica só podia sucumbir perante o potencial futebolístico do Braga", declarou.

Apesar de estar orgulhoso do "trabalho notável que António Salvador, Domingos [Paciência] e os atletas têm feito pelo Braga" ao longo da presente temporada, Mesquita Machado quer mais. Ou seja, quer que os minhotos façam história novamente e se tornem na quarta equipa portuguesa a conquistar uma grande competição europeia. "Já ultrapassámos obstáculos extremamente difíceis, só nos falta este. Tenho muito respeito pelo FC Porto, que é a equipa que melhor futebol pratica em Portugal, mas uma final é uma final. Por isso, alimento uma grande esperança de ganharmos o jogo e trazermos a taça da Liga Europa para Braga", referiu o edil bracarense.

   

"Dificilmente Domingos encontra clube como este"

Pela primeira vez, António Salvador admitiu publicamente a possibilidade de Domingos deixar o Braga. No entanto, Mesquita Machado acha que o treinador faz mal. E explica porquê. "O Braga é um clube singular e, neste momento, dificilmente o Domingos encontra outro com a garra e o querer deste", referiu o presidente da Câmara Municipal local, partilhando da ideia de Salvador, que anteontem afirmou que o técnico "terá saudades" do emblema arsenalista se o deixar.


Paulo Bento
"Custódio é humilde e grande profissional"


Paulo Bento será um espectador atento em Dublin. No FC Porto e no Braga jogam vários seleccionáveis, mas é nos arsenalistas que o seleccionador nacional tem mais conhecidos. Pelo menos daqueles com quem privou mais de perto. Custódio, que anteontem foi o herói da Pedreira, é só um exemplo. "Tenho um respeito muito grande por ele. É um profissional que tive como colega [de 2001/02 a 2003/04] e depois foi meu jogador [de 2004 e 2006]. É muito humilde e um grande profissional", elogiou, em entrevista à Antena 1.

Hugo Viana, com quem se sagrou campeão nacional em 2002 e Miguel Garcia [treinou-o entre 2004/05 e 2007] também lhe são muito próximos.

O treinador está muito satisfeito por ver duas equipas portuguesas na final da Liga Europa, mas elogia especialmente a prestação do convidado-surpresa da mesma: "O FC Porto tinha as coisas muito bem encaminhadas. O Braga-Benfica previa-se mais equilibrado. Acho que o que há para elogiar é a carreira do Braga. Acho que é da mais elementar justiça elogiar o Braga, os seus jogadores e o seu treinador."


Destaque especial aos treinadores portugueses


Paulo Bento fez questão de elogiar também Portugal e os produtos deste. "Ver duas equipas portuguesas na final de uma competição europeia é um facto inédito que só tinha acontecido com campeonatos de maior dimensão que o nosso. Mas ver três equipas nas meias-finais também", começou por dizer, reportando-se a seguir aos treinadores. "Nas meias-finais das duas competições da UEFA houve quatro treinadores portugueses. É um momento importante", vincou.


O JOGO

JotaCC

José Mourinho felicitou Domingos
TREINADOR RECEBEU MAIS DE 200 MENSAGENS

Há Domingos em todos os dias da semana mas sobretudo à quinta-feira. O treinador natural de Leça da Palmeira escreveu a letras de ouro mais uma página da história do Sp. Braga e foi com forte sentimento que mal o jogo do Benfica terminou entrou no relvado e festejou de punhos fechados. Já então o seu telemóvel estava a receber mensagens de felicitações. Foram muitas. Como disse Domingos ontem a Record, "mais de 200 mensagens". Uma delas foi enviada por José Mourinho. No essencial, o treinador do Real Madrid elogiou o que considerou o "grande trabalho" feito por Domingos e deu-lhe os parabéns por ter garantido a presença na final da Liga Europa.

O treinador bracarense, de 41 anos, já viveu muitos momentos de glória mas este foi especial. Depois de ter sido vice-campeão na época passada, Domingos Paciência chegou à Liga dos Campeões, garantiu passagem para a final de Dublin da Liga Europa e a sua equipa apenas depende de si para terminar o campeonato na 3.ª posição do campeonato. Ora aí está: a época não terminou na quinta-feira. Por isso, a equipa ontem de manhã já estava a treinar-se no estádio. O treino deveria ter acontecido no campo de apoio mas a preparação para o "Enterro da Gata", a queima das fitas da Universidade do Minho, transformou num pandemónio a zona atrás da bancada nascente.

RECORD

JotaCC

Trio luso ao ataque

As três equipas portuguesas, que disputam a final-four da Taça CERS, HC Braga SAD, Benfica e Física, partiram ontem para Vilanova, cidade a 30 km de Barcelona e sede do clube local onde se discute o troféu desta época. Pela primeira vez desde que vigora o modelo de final-four (2007/08) Portugal apura três representantes, um deles também finalista em 2010 (Benfica). A equipa da Luz começa por defrontar hoje (17h00, hora portuguesa), a Física e o treinador Luís Sénica, recordando a meia-final perdida no ano passado para o Blanes, avisou: "Temos sido bem sucedidos com este adversário e é isso que pretendemos, mantendo um grande respeito pela Física". Já Vítor Fortunato admitiu: "Não será fácil. O Benfica impõe um ritmo de jogo muito alto." No Braga, Vítor Silva, com razão para temer o anfitrião (hoje, 15h00, hora portuguesa), referiu: "O Vilanova não é um adversário fácil, não só pelo valor, mas também pelo ambiente terrível. O pormenor de a final ser ao meio-dia, hora em que se costuma jogar em Espanha, mas não em Portugal, mostra que estão à espera de uma equipa espanhola na final. O que vi no jogo com a Oliveirense deixou-me assustado."

A única final cem por cento portuguesa foi em 1996/97, com a Oliveirense a vencer o Gulpilhares (3-2 e 5-3).


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Apuramento histórico regado com champanhe francês
"Tragam a taça"

"Tragam a taça e renovem com o Domingos, por favor", gritaram os adeptos minhotos na avenida Central, em pleno coração da cidade de Braga, duas horas depois de o Sp. Braga ter garantido presença na final da Liga Europa.

António Salvador e seus pares da Direcção dos minhotos arrastaram quatro mil pessoas para a mais sumptuosa e emotiva festa da história do clube.

A euforia estendeu-se até perto das duas da manhã de ontem e deixou o líder arsenalista emocionado. "O que antes era utopia, agora é realidade. E tudo é possível em Dublin", comentou, ofegante, enquanto subia com o seu staff'' à varanda do café Astória, para regar a multidão com champanhe francês.

A resposta ao segundo desejo não foi clara: "Quero a renovação. Se Domingos nos deixar, vai sentir saudades." Os jogadores não foram à festa na rua, por terem treino no dia seguinte.

TREINO MAIS CONCORRIDO DE PORTUGAL


Nunca visto, mas previsível, o primeiro treino de Domingos à porta aberta, após o apuramento histórico para a final da Liga Europa, juntou centenas de adeptos no Municipal de Braga. Os jogadores, poupados aos festejos da noite anterior, deram autógrafos e beijinhos, tiraram fotografias e enrouqueceram com os cânticos das claques e duma tuna da Universidade do Minho. Foi o treino mais concorrido do País.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Pena, o FC Porto e o Sp. Braga: «Portugal é magia!»

Renivaldo Pereira de Jesus, mais conhecido por Pena, chegou ao futebol português em 2000/2001 com a responsabilidade de substituir Mário Jardel no ataque do FC Porto. Chegou, viu, marcou – vinte e duas vezes - e venceu, dando o triunfo aos azuis e brancos na sua estreia contra o Paços de Ferreira. Por isso, e porque vestiu também a camisola do Sp. Braga, com quem os dragões vão lutar pela Liga Europa, o zerozero.pt foi falar com ele.

Pena começou por admitir que «caiu» no nosso país quase de pára-quedas: «não sabia nada sobre o futebol português!» Mas, para quem não sabia, o brasileiro entrou muito bem... A 9 de Setembro de 2000, à terceira jornada da Liga Portuguesa, o avançado bisou e deu os três pontos ao FC Porto na recepção ao Paços de Ferreira. «Foi importante. Eu quando cheguei não conhecia nada do futebol português. Mas o Paços estava a fazer uma boa campanha no campeonato, tinha uma boa equipa, com muitos jogadores brasileiros e sempre tornava os jogos difíceis», relembrou quem ligou o «descomplicador» nessa partida.

De tempos antigos para os presentes, o FC Porto prepara-se para voltar a ser anfitrião dos castores. Nesta altura, já é campeão. Depois do apito inicial, já terá a taça na vitrine. Mas Pena não acredita que isso faça muita mossa na mentalidade com que os dragões vão encarar a partida. «Já que o objectivo maior está conquistado os jogadores podem sacudir um pouco a pressão. Mas normalmente nesses momentos falha-se, e então, acho que eles vão fazer tudo para realizar um bom jogo. Cada jogador vai dar o seu melhor, vai dar os 100%», anteviu o avançado.

Com uma ressalva, mesmo que o FC Porto não entre na onda das facilidades: «Todos sabemos que as equipas que jogam contra o FC Porto querem mostrar algo mais. É nestes jogos que aparecem as maiores oportunidades de uma transferência, há uma maior chance para um jogador se mostrar. Acho que vai ser um jogo complicado e mesmo que não valha nada mais para o clube, não valha títulos a quem já é campeão, os jogadores vão ter de estar atentos. Os jogadores do Paços de Ferreira que estejam a pensar em sair, em dar o salto para um clube maior, vão deixar tudo em campo para dar nas vistas contra o FC Porto. Vão tentar mostrar tudo, até para os dirigentes do FC Porto os verem», justificou Pena.

E mesmo realçando que está «a torcer pelo FC Porto», equipa pela qual nutre «um carinho muito grande», Pena acha que os dragões vão ter mais uma dura tarefa pela frente para segurarem a invencibilidade no campeonato: a ida à Madeira na 30ª jornada. «O campeonato português tem jogos muito complicados. O Marítimo costuma causar dificuldades, lembro-me bem que tínhamos sempre dificuldades a jogar na ilha da Madeira. O Marítimo é muito forte a jogar em casa. E como o FC Porto é campeão aí já pode ir a pensar na final da Liga Europa. Nunca se sabe o que pode passar...»

Ora cá estava Pena a dar a ligação ideal à pergunta seguinte do zerozero.pt: e na final de Dublin, como vai ser? Pena jogou no FC Porto e no Sp. Braga, e é esse facto que prefere salientar. «O [facto do] Sp. Braga estar na final é muito bom. Fico feliz, é uma equipa que eu ajudei a crescer. No ano que estive aí [2003/2004] ajudei o clube a ir à Taça UEFA. Hoje, ver o Sp. Braga numa final destas, tão importante, é muito bom. Com certeza vai ser um grande jogo. Fico feliz por ter jogado nas duas equipas e por vê-las a disputar um título tão importante», destacou o melhor marcador do campeonato em 2000/2001.

Os 22 golos anotados pelo brasileiro nessa temporada foram o mote para lembrar de forma saudosa o nosso país. «Recordo tudo! Portugal é magia! Andar nas ruas, visitar os lugares históricos aí, é sempre especial. Fui muito feliz nessa fase da minha vida. Gosto muito do povo português, do país, da comida... Não só do futebol. Quando penso em Portugal lembro isso tudo, recordo tudo junto. Fui mesmo muito feliz!», rematou um emocionado goleador.

ZEROZERO

JotaCC

Mourinho dá parabéns a Domingos

Foram centenas as mensagens de felicitações que anteontem entupiram o telemóvel de Domingos, provenientes de familiares, amigos e colegas de ofício. Uma delas foi... especial, ou não tivesse sido enviada precisamente pelo special one, José Mourinho.

O técnico do Real Madrid deu os parabéns a Domingos Paciência pelo «grande trabalho» desenvolvido no SC Braga e por ter conseguido chegar à final depois de perder vários jogadores em Dezembro.

A BOLA

JotaCC

Benfica, Física e HC Braga na "final-four" em Barcelona

Três equipas portuguesas estão em busca do nono troféu para Portugal. Benfica, Física e HC Braga, disputam hoje e domingo a "final-four" da Taça CERS de hóquei em patins, em Barcelona, com o anfitrião Vilanova a completar o grupo de quatro finalistas.

Portugal em grande uma vez mais no hóquei em patins. Desta vez, na Taça CERS são três as equipas lusas em busca do nono troféu. Apenas o anfitrião Vilanova completa o grupo de quatro finalistas, em Barcelona, Espanha..

A jogar em casa, o Vilanova joga hoje frente ao HC Braga, depois de Benfica e Física se defrontarem na primeira meia-final.

Das três equipas portuguesas, apenas o Benfica já venceu a Taça CERS,há 20 temporadas, enquanto o Vilanova conquistou o troféu em 2006/07.

Nos dois jogos para o campeonato, o Benfica venceu sempre a Física e é favorito para a passagem à final de domingo, para que os catalães também parecem encaminhados.


Programa da "final-four":

- Sábado (07 mai):

Benfica, Por -- Física, Por, 15:00 (RTP2).

HC Braga, Por -- Vilanova, Esp, 17:00.



- Domingo (08 mai):

Final, 12:00 (RTP2).

RTP

Bruno3429

«O meu futuro está decidido há algum tempo» – Domingos
Por Pascoal Sousa

O treinador do SC Braga ficou «orgulhoso» pela iniciativa dos adeptos, que fizeram um abaixo-assinado para a sua continuidade, mas Domingos Paciência revelou que a sua decisão já está tomada «há algum tempo».

«Estou muito orgulhoso, porque este tipo de iniciativas nunca aconteceram na história do clube e como qualquer ser humano fiquei feliz. Tenho vivido coisas extraordinárias aqui em Braga e vamos ver se finalizamos este ciclo com a conquista da Liga Europa», afirmou Domingos.

O treinador do SC Braga não quis aprofundar a discussão sobre o seu futuro: «Não quero alongar-me na minha decisão, que está tomada há algum tempo. Depois da época terminar se tiver de explicar a minha decisão estarei disponível para o fazer».

A Bola





Bruno3429

«Estar na final da Liga Europa é a minha vingança contra a Roma» - Artur Moraes
Por Pascoal Sousa

Em declarações a vários órgãos de comunicação social italianos, Artur Moraes abriu o coração e exorcizou o fantasma da Roma, equipa onde esteve durante duas épocas, quase sempre na sombra do compatriota Doni, chegando mesmo a ser quatro guarda-redes do conjunto transalpino.

«Em Itália dava poucas entrevistas mas desta vez será um prazer falar convosco e dizer-vos que estou na final da Liga Europa e que vivo no Braga o momento mais feliz da minha carreira profissional», disse o número 1 dos minhotos.

Sobre a Roma, Artur Moraes foi particularmente corrosivo e duro: «O problema é que anda muito proxeneta à volta da sociedade desportiva da Roma, utilizando uma expressão típica em Itália. Não vou dizer nomes, mas a minha experiência em Roma foi claramente condicionada por certos acontecimentos e algumas pessoas. Estar na final da Liga Europa é a minha vingança contra a Roma!»

A Bola

JotaCC

Chamados 20 jogadores para Coimbra

Domingos Paciência chamou 20 jogadores para o desafio com a Académica e incluiu algumas novidades na convocatória.

Em relação ao jogo da Liga Europa, com o Benfica, saem Alan, que cumpre castigo na Liga Zon Sagres, o guarda-redes Cristiano e o central Aníbal. Regressam às opções Marcos, Ukra, Paulo César, Keita e o médio Guilherme, mantendo-se entre os eleitos o centro-campista haitiano Perterson

Para além de Alan, também Vandinho é ausência na convocatória, dado que o médio defensivo está suspenso, por ter sido expulso frente ao UD Leiria, na jornada anterior. O lateral-esquerdo Marco Ramos foi excluído por opção técnica, enquanto Vinícius está lesionado.

Lista de convocados:


Guarda-redes: Artur Moraes e Marcos.

Defesas: Miguel Garcia, Rodriguez, Kaká, Paulão, Sílvio e Elderson.

Médios: Custódio, Peterson, Hugo Viana, Salino, Mossoró e Guilherme.

Avançados: Ukra, Paulo César, Keita, Meyong, Hélder Barbosa e Lima.

A BOLA

JotaCC

Domingos e o futuro: «É evidente que a decisão está tomada»


Domingos Paciência anunciou este sábado que já tomou uma decisão quanto ao seu futuro e deixou passar a ideia de que este não passa definitivamente por Braga.

O treinador admitiu que as constantes mensagens de apoio da parte dos adeptos, inclusive um abaixo-assinado de sócios do Sp. Braga pedindo a sua continuidade no clube, mexeram com ele, mas atirou que «é evidente que a decisão já está tomada e bem tomada», deixando no ar a ideia de que o seu futuro não passa definitivamente por Braga.

«Deixa-me orgulhoso e contente por viver uma situação que deve ser inédita, os sócios a querem tanto que um treinador continue. Sei perfeitamente que temos vivido momentos muito bons e esperemos finalizá-los da melhor forma com a conquista da Liga Europa. Só tenho a agradecer a forma como me têm apoiado, que tem sido extraordinária», contou emocionado. O treinador não se quis alongar mais sobre o assunto, nem revelar quando tomou a decisão, mas prometeu que «um dia mais tarde, toda a gente saberá porquê» e explicará «todo o processo».

Entretanto, o Sp. Braga, além da final da Liga Europa, vai jogar a Coimbra, já este domingo, na luta pelo terceiro lugar com o¿Sporting. O treinador admite que vai gerir a equipa e que Paulo César, Ukra e Elderson, que descansaram nos últimos jogos, vão ser titulares. Domingos reconhece que «nunca é fácil» os jogadores manterem a concentração depois de um apuramento inédito para uma final europeia e admite que, se o Sporting ganhar, o terceiro lugar só ficará decidido na última ronda.

O treinador descartou ainda qualquer responsabilidade na onda de contestação ao treinador do Benfica, Jorge Jesus, considerando os protestos são naturais «quando não se ganha». O treinador do Sp. Braga diz ainda que «o Benfica teve a infelicidade de ficar arredado de algumas competições onde investiu muito», mas considera que Jesus «não deixa de ser um grande treinador e ter a qualidade que é reconhecida por todos». «O trabalho que tem feito no futebol português é de grande mérito e ter alcançado o título com a evidência do ano passado, com a qualidade de jogo que apresentou, só isso demonstra a sua grande capacidade e só por isso o Braga não foi campeão. Isso deve-se a Jorge Jesus», destacou ainda.

MAIS FUTEBOL