News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Retenção dos Adeptos - Uma Vergonha

Started by jormarques, 02 de May de 2011, 23:26

Previous topic - Next topic

jormarques

Estimados Braguistas,

Como forma de demosntrar a minha indignação, decidi enviar a seguinte carta ao Comandante da PSP de Lisboa e ao Presidente da República.

Exmo. Sr.
Comandante da 3.ª Divisão
PSP Lisboa
Ilustre Sr. Comandante
Como presentemente tanto se fala na falta de intervenção civil nos destinos do nosso país, venho pela presente tentar explanar o meu ponto de vista sobre a segurança nos estádios de futebol, bem como, atendento ao que passarei a descrever, a interpretação dada por V. Exa.
Infelizmente sou adepto de futebol como tantos outros que andam por este mundo fora e que esporadicamente aproveito para ver o meu clube noutro estádio.  
No passado dia 29 de Abril desloquei-me ao Estádio da Luz para ver o meu clube (S. C. Braga). Fui em viatura própria e estacionei nas imediações do estádio. Jantei no Centro Comercial Colombo e 30 minutos antes da hora do jogo entrei no estádio.
Até aqui, tudo normal! Um ambiente excelente, um estádio cheio e 2 boas equipas. Todos os condimentos necessários para um excelente espectáculo.
Sucede que, 10 a 15 minutos antes do jogo terminar, decidi sair para voltar para Braga e evitar, assim, filas de trânsito (mas poderia ser porque não estava a gostar do jogo ou estava indisposto...).
Facto que não foi consumado pois a PSP me impediu de sair do estádio!
Fiquei estupefacto!
Não pude sair porquê? Por causa da minha segurança? Mas umas horas antes andei a passear no Centro Comercial e nada me aconteceu! Um cidadão quer sair de um estádio de futebol e é impedido? Com que fundamento? Qual a lei que ratifica tal acção? Não será um atentado à liberdade e garantias de um cidadão? É de certeza!
Sr. Comandante, gostaria, por cortesia, que me indicasse qual a Lei, Decreto de Lei ou outra legislação que preveja a detenção (ou retenção) de um cidadão que queira sair de um estádio de futebol.
Perante tal situação, pedi aos agentes de segurança pública que me dissessem o porquê de tal atitude. Resposta: "Ordens superiores".
Fiquei preocupado!
Então eu vivo num país onde a polícia pode fazer o que quer desde que haja uma ordem superior? Eu pensei que perante determinadas situações, previstas na lei, se poderiam tomar determinadas atitudes (previstas na lei)...
Estou muito preocupado!
Andei enganado até aos meus 40 anos... Afinal o 25 de Abril não foi em 1974?
Fiquei retido no estádio uns 40 minutos (contados desde a minha decisão de abandonar o estádio). Nesse tempo estive a trocar impressões com um agente de autoridade que me tentou convencer de que tal atitude preservava a minha segurança!
Ora vejamos os argumentos da força policial:
1.   Os adeptos do S. C. Braga ficam retidos até os adeptos do Benfica abandonarem o estádio;
2.   De seguida, os adeptos do S. C. Braga são escoltados até às camionetas;
3.   Toda a gente vai para casa descansada.
Posto isto, tenho a dizer o seguinte:
1.   Serão os adeptos de futebol "cães raivosos" que não se podem misturar correndo assim riscos de sanguinários combates? Bem, atitudes com estas por parte das forças policiais é que levam a que muitos adeptos se sintam perigosos e violentos levando a situações de violência!
2.   Após os 40 minutos de espera, tive que me deslocar até à minha viatura. Não tive escolta até à mesma! Afinal onde estava a minha segurança? Tive que tentar a minha "sorte" perante os adeptos do clube rival, que estavam nas redondezas a proferir alguns impropérios aos adeptos do Braga, e que facilmente me identificaram (por ter saído mais tarde);
3.   Perante isto, não preservava melhor a minha segurança se tivesse saído à hora que eu pretendia? Ou mesmo no final do jogo?

Após ter meditado sobre toda esta situação e de ter trocado algumas impressões, inclusivamente com alguns agentes de autoridade de quem eu sou amigo, cheguei a umas singelas conclusões/dúvidas, das quais gostaria de partilhar com V. Exa.:
1.   Estou desiludido porque pensei que era livre;
2.   O caminho deveria ser no sentido dos adeptos saberem coabitar nos recintos desportivos. O contributo que as forças policiais dão a este espectáculo vai no sentido contrário;
3.   Se sou internado num hospital e se quiser sair sem alta médica, posso fazê-lo desde que assuma a responsabilidade do meu acto. Se eu quiser abdicar da "minha segurança" e quiser sair do estádio de futebol não o posso fazer? Porquê?

Muito mais poderia dizer... Só lamento pagar milhares de euros em impostos todos os anos e saber que vivo num país como este.


Atentamente,

Jorge Marques

PS: Esta carta será remetida, também, a S. Exa. Presidente da República.

Pedro Barroso

Quote from: jormarques on 02 de May de 2011, 23:26
Estimados Braguistas,

Como forma de demosntrar a minha indignação, decidi enviar a seguinte carta ao Comandante da PSP de Lisboa e ao Presidente da República.

Exmo. Sr.
Comandante da 3.ª Divisão
PSP Lisboa
Ilustre Sr. Comandante
Como presentemente tanto se fala na falta de intervenção civil nos destinos do nosso país, venho pela presente tentar explanar o meu ponto de vista sobre a segurança nos estádios de futebol, bem como, atendento ao que passarei a descrever, a interpretação dada por V. Exa.
Infelizmente sou adepto de futebol como tantos outros que andam por este mundo fora e que esporadicamente aproveito para ver o meu clube noutro estádio.  
No passado dia 29 de Abril desloquei-me ao Estádio da Luz para ver o meu clube (S. C. Braga). Fui em viatura própria e estacionei nas imediações do estádio. Jantei no Centro Comercial Colombo e 30 minutos antes da hora do jogo entrei no estádio.
Até aqui, tudo normal! Um ambiente excelente, um estádio cheio e 2 boas equipas. Todos os condimentos necessários para um excelente espectáculo.
Sucede que, 10 a 15 minutos antes do jogo terminar, decidi sair para voltar para Braga e evitar, assim, filas de trânsito (mas poderia ser porque não estava a gostar do jogo ou estava indisposto...).
Facto que não foi consumado pois a PSP me impediu de sair do estádio!
Fiquei estupefacto!
Não pude sair porquê? Por causa da minha segurança? Mas umas horas antes andei a passear no Centro Comercial e nada me aconteceu! Um cidadão quer sair de um estádio de futebol e é impedido? Com que fundamento? Qual a lei que ratifica tal acção? Não será um atentado à liberdade e garantias de um cidadão? É de certeza!
Sr. Comandante, gostaria, por cortesia, que me indicasse qual a Lei, Decreto de Lei ou outra legislação que preveja a detenção (ou retenção) de um cidadão que queira sair de um estádio de futebol.
Perante tal situação, pedi aos agentes de segurança pública que me dissessem o porquê de tal atitude. Resposta: "Ordens superiores".
Fiquei preocupado!
Então eu vivo num país onde a polícia pode fazer o que quer desde que haja uma ordem superior? Eu pensei que perante determinadas situações, previstas na lei, se poderiam tomar determinadas atitudes (previstas na lei)...
Estou muito preocupado!
Andei enganado até aos meus 40 anos... Afinal o 25 de Abril não foi em 1974?
Fiquei retido no estádio uns 40 minutos (contados desde a minha decisão de abandonar o estádio). Nesse tempo estive a trocar impressões com um agente de autoridade que me tentou convencer de que tal atitude preservava a minha segurança!
Ora vejamos os argumentos da força policial:
1.   Os adeptos do S. C. Braga ficam retidos até os adeptos do Benfica abandonarem o estádio;
2.   De seguida, os adeptos do S. C. Braga são escoltados até às camionetas;
3.   Toda a gente vai para casa descansada.
Posto isto, tenho a dizer o seguinte:
1.   Serão os adeptos de futebol "cães raivosos" que não se podem misturar correndo assim riscos de sanguinários combates? Bem, atitudes com estas por parte das forças policiais é que levam a que muitos adeptos se sintam perigosos e violentos levando a situações de violência!
2.   Após os 40 minutos de espera, tive que me deslocar até à minha viatura. Não tive escolta até à mesma! Afinal onde estava a minha segurança? Tive que tentar a minha "sorte" perante os adeptos do clube rival, que estavam nas redondezas a proferir alguns impropérios aos adeptos do Braga, e que facilmente me identificaram (por ter saído mais tarde);
3.   Perante isto, não preservava melhor a minha segurança se tivesse saído à hora que eu pretendia? Ou mesmo no final do jogo?

Após ter meditado sobre toda esta situação e de ter trocado algumas impressões, inclusivamente com alguns agentes de autoridade de quem eu sou amigo, cheguei a umas singelas conclusões/dúvidas, das quais gostaria de partilhar com V. Exa.:
1.   Estou desiludido porque pensei que era livre;
2.   O caminho deveria ser no sentido dos adeptos saberem coabitar nos recintos desportivos. O contributo que as forças policiais dão a este espectáculo vai no sentido contrário;
3.   Se sou internado num hospital e se quiser sair sem alta médica, posso fazê-lo desde que assuma a responsabilidade do meu acto. Se eu quiser abdicar da "minha segurança" e quiser sair do estádio de futebol não o posso fazer? Porquê?

Muito mais poderia dizer... Só lamento pagar milhares de euros em impostos todos os anos e saber que vivo num país como este.


Atentamente,

Jorge Marques

PS: Esta carta será remetida, também, a S. Exa. Presidente da República.

Estou plenamente de acordo consigo, em Liverpool e no Arsenal saímos á mesma hora dos adeptos adversário e não tivemos problemas nenhuns como vem sendo hábito!!
Quanto ao presidente da républica era melhor vc escrever no facebook pois ele passa lá o tempo!!

jorjao

é que a policia só serve para bater nos adeptos que vão a casa de banho no intervalo do jogo e muitos bracarenses foram vitimas deste ataque das forças de autoridade( será mesmo autoridade ou será insaniedade???)

Pedro Bala

Normalmete os guardas fecham as portas do sector visitante 7 minutos antes do jogo acabar.

spinto

eles não deviam impedir, deviam sim aconselhar, e mais não fazendo parte dos espectadores que se deslocaram de camioneta com escoltas proprias, pior mais em risco ficou pois foi entregue ao abandono, desculpe o termo mas foi como o soltassem na selva junto dos leões, é carne prá canhão.

SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

Augusto Gomes

Não adianta carpir mágoas!
O que tem de ser tem muita força...
A Policia toma uma atitude preventiva de segurança e ponto final...
De qualquer modo, estando presente na Luz, não vi uma atitude agressiva por parte dos adeptos benfiquistas.Mas o risco existe e o Braga vem vivendo da fama (injusta) de ser o Porto B...
Aliás, entrei no Sector 28, cerca de vinte minutos antes do inicio do jogo, com outros amigos, e não fui  sequer apalpado, ao contrário do que acontece em Braga.Ainda  aquando do jogo com o  Leiria fui bem amolgado....
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

recsally

#6
jormarques,
excelente exposição. Depois de lida chego precisamente às suas conclusões/dúvidas.

Entendo que controlar massas não seja fácil, daí a medida aconselhada pela UEFA em fazer os adeptos visitantes esperar uns (largos) minutos antes de poderem sair do estádio. Por isso até entenderia se o tivessem impedido de sair no final do jogo. Agora, uma vez que foi sua decisão sair antes do jogo terminar, presumo que o tivesse feito sozinho ou no mínimo acompanhado de uma/duas pessoas e não por centenas, não vejo razão...
É mais uma prova dos bons profissionais que temos a trabalhar nas instituições/empresas, que não conseguem perceber a diferença entre cumprir 'ordens superiores' e fazer com que as 'ordens superiores' sejam cumpridas, até porque não as entendem... Serão os mesmos profissionais que quando a 'ordem superior' manda: "não os deixem mudar de lugar num estádio" eles descarregam de 'molho' nas costas de quem muda de cadeira porque na que estava tinha água.

P.S.:
Quote from: Pedro Barroso on 02 de May de 2011, 23:55
Quanto ao presidente da républica era melhor vc escrever no facebook pois ele passa lá o tempo!!
Esta teve muita piada!... ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D  ;D
Braguismo - Só quem sente sabe o que é!
#VãoTerDeContarConnosco

jormarques

#7
Além de enviar para o Presidente da República, enviei para o Ministro da Administração Interna. Recebi agora o seguinte e-mail:

"Exmo. Senhor,

Informamos que o seu e-mail foi reencaminhado para o Gabinete do Senhor Ministro da Administração Interna.

Os melhores cumprimentos,

Divisão de Informação e Relações Públicas
"
Temos de ser civilmente activos!

Coelho SCB

Quote from: jorjao on 02 de May de 2011, 23:58
é que a policia só serve para bater nos adeptos que vão a casa de banho no intervalo do jogo e muitos bracarenses foram vitimas deste ataque das forças de autoridade( será mesmo autoridade ou será insaniedade???)

Estou de acordo com o transcrito encima!
Mesmo sem adeptos do vitória no ultimo jogo com eles no Axa, tinham de bater em algume como eu assisti!!!! não levei porque corro bem :D
#VãoTerDeContarConnosco
#BragaoléAndFriends

jorjao

Quote from: Coelho SCB on 03 de May de 2011, 13:41
Quote from: jorjao on 02 de May de 2011, 23:58
é que a policia só serve para bater nos adeptos que vão a casa de banho no intervalo do jogo e muitos bracarenses foram vitimas deste ataque das forças de autoridade( será mesmo autoridade ou será insaniedade???)

Estou de acordo com o transcrito encima!
Mesmo sem adeptos do vitória no ultimo jogo com eles no Axa, tinham de bater em algume como eu assisti!!!! não levei porque corro bem :D

Na Luz foi isso que se passou entraram na casa de banho e toca a bater nas pessoas..

1

Sinceramente não acho minimamente seguro saírem os adeptos todos ao mesmo tempo porque simplesmente as pessoas deixam de ser civilizadas quando se trata de futebol.

Eu não sairia no meio dos benfiquistas. Claro que quem como o senhor (e eu) deixou o carro no Colombo correu o mesmo risco esperando ou não os 30/40 minutos.

jormarques

Quote from: 1 on 03 de May de 2011, 15:04
Sinceramente não acho minimamente seguro saírem os adeptos todos ao mesmo tempo porque simplesmente as pessoas deixam de ser civilizadas quando se trata de futebol.


Procedimentos deste género levam-nos no sentido contrário.
Daqui a pouco num jogo de ténis vai haver separação de adeptos de um e outro tenista...

Razoável é os adeptos andarem todos juntos e cada um defende a sua cor!

Devemos investir nesta ideia! e não na separação das "feras"!

jormarques

Quote from: 1 on 03 de May de 2011, 15:04

Eu não sairia no meio dos benfiquistas. Claro que quem como o senhor (e eu) deixou o carro no Colombo correu o mesmo risco esperando ou não os 30/40 minutos.

Não temos a liberdade de escolher? Ou melhor, não deveríamos ter essa liberdade?
A polícia poderia aconselhar não impedir/reter/atentar à minha liberdade!

Sérgio Gonçalves

Quote from: jormarques on 03 de May de 2011, 15:24
Quote from: 1 on 03 de May de 2011, 15:04
Sinceramente não acho minimamente seguro saírem os adeptos todos ao mesmo tempo porque simplesmente as pessoas deixam de ser civilizadas quando se trata de futebol.


Procedimentos deste género levam-nos no sentido contrário.
Daqui a pouco num jogo de ténis vai haver separação de adeptos de um e outro tenista...

Razoável é os adeptos andarem todos juntos e cada um defende a sua cor!

Devemos investir nesta ideia! e não na separação das "feras"!

Tive de reler várias vezes o que escreveu, pois não é habitual ler destas coisas nos dias de hoje. Afinal sempre há quem pense como eu! Tem toda a razão jormarques, toda a razao, mas infelizmente ter razão nao é suficiente.
Sócio nº 2014

jaimec

O Jorge Marques não costuma ir aos jogos fora ... esse problema era de resolução simples, era só a polícia ter um "termo de responsabilidade do adepto", pronto a assinar por quem quiser sair .
Porque em alguns jogos, de facto, a sua segurança não está assegurada nem a polícia a pode assegurar . Infelizmente.

Só espero que os adeptos visitantes de 5ª feira fiquem retidos porque os melões não passam na porta da Pedreira.