News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 30/04

Started by JotaCC, 30 de April de 2011, 08:16

Previous topic - Next topic

JotaCC

Vítor Santos: "No futebol tudo pode acontecer"

Confiança é palavra de ordem que reina entre adeptos e massa associativa do Sp. Braga. O golo de Vandinho, na Luz, frente ao Benfica, no jogo da primeira 'mão' das meias-finais da Liga Europa, mantém em aberto a possibilidade de o clube arsenalista chegar pela primeira vez a uma final das competições da UEFA. E, apesar da derrota [2-1], o resultado deixa tudo em 'stand-by' para a próxima quinta-feira.
"Acredito tal como a maioria dos bracarenses. Temos esperança e condições para que as coisas corram bem no próximo jogo. O Sp. Braga fez um excelente jogo na Luz, muito bem preparado por Domingos Paciência. E o Benfica não está no seu melhor momento. Tudo se pode conjugar para que o Sp. Braga consiga o feito histórico de chegar à final", destacou Vítor Santos.
O ex-jogador, que vestiu a camisola arsenalista durante uma década - entre 1980 e 1990 - considera que o Sp. Braga tem qualidade para dar a volta ao resultado, numa eliminatória "perfeitamente ao alcance".
"Basta 1-0 aqui em casa. Será sempre um jogo um pouco complicado, mas o bonito do futebol é isto mesmo. Há sempre uma certa dose de desconhecido. Tudo é possível", frisou o antigo internacional.
Vítor Santos - que nas épocas em que jogou no Sp. Braga participou na Taça UEFA e na extinta Taça das Taças - acredita na final de Dublin e deixa um conselho: "é preciso nunca ter medo de ir à final, seja o FC Porto ou o Villarreal. Mesmo que seja um adversário superior, no futebol tudo é possível e uma final é sempre imprevisível. No futebol tudo pode acontecer", sublinhou o também sócio e accionista do Sp. Braga.

"Mérito principal é de Domingos Paciência e de toda a equipa técnica"

A presença histórica nas meias- -finais da Liga Europa é o coroar daquela que Vítor Santos diz ser "a melhor época de sempre" do Sp. Braga.
"Não há dúvida nenhuma, é a melhor época de sempre. O mérito para este sucesso é de muita gente, mas fundamentalmente de Domingos Paciência e da equipa técnica", destacou o antigo extremo esquerdo da equipa bracarense.
Elogiando Domingos Paciência, Vítor Santos considera que os resultados e a campanha brilhante dos arsenalistas na Europa são fruto do trabalho desenvolvido pelo treinador.
"A competência dele é fundamental. O mérito principal é de Domingos Paciência", frisou o sócio.
Questionado sobre a continuidade de Domingos Paciência em Braga, Vítor Santos confessa concordar com a renovação do treinador. No entanto, diz ser uma situação de gestão que de-verá ser analisada pela SAD.
"Concordo com a continuidade de Domingos, mas é uma questão de gestão. Compete à direcção do clube tomar essas decisões, que refira-se, têm sido decisões bastante acertadas nos últimos anos", realçou o ex-jogador.
Sublinhando que é preciso habituar as gentes de Braga "a falar menos dos outros e dos adversários" e elogiar "mais o trabalho do Sp. Braga", Vítor Santos destaca o percurso da equipa nas competições europeias. E espera ir a Dublin festejar a final da Liga Europa, no dia 18 de Maio. "Acredito que é possível chegar à final".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Salino esgota-se na Europa

Utilizado 16 vezes (15 como titular) nos primeiros 17 jogos da época, Leandro Salino caiu em declínio a partir de Novembro e nunca mais foi o mesmo. A viragem de ano civil agravou a situação e o médio, que em Agosto/Setembro foi descrito como o melhor reforço da temporada, chegou mesmo ao ponto de completar apenas 65 minutos nos sete jogos do primeiro mês pós-férias natalícias. A escassez de opções na Liga Europa obrigaram Domingos a repescá-lo e a verdade é que Salino retomou o nível. Continua sem jogar de forma regular no campeonato, mas é sempre reforço europeu.

Anteontem, na Luz, igualou o número de jogos (16) feitos no campeonato e competições europeias. Em minutos jogados essa marca já havia sido batida e continuará a ser dilatada.

Com dois trincos (Vandinho e Custódio) num excelente momento e com Viana perto do melhor que já fez em Braga, só resta a Domingos uma vaga no miolo no habitual 4x3x3. E por aí se explica que a utilização de Salino esteja agora praticamente confinada às provas europeias. No campeonato, o Braga é quase sempre favorito e aborda o jogo de forma bastante ofensiva. Mossoró, Paulo César, Ukra ou Alan são, por isso, os preferidos de Domingos para o sector. Na Liga Europa - como anteriormente na Champions - os adversários são de outro quilate e aconselham mais contenção.

O Braga joga de forma prudente e muitas vezes em contenção e é aí que entram as características de Salino, bom a ter a bola nos pés e exemplar tacticamente, ao ponto de até como lateral direito ter correspondido. Na Luz, por exemplo, foi médio-direito durante 70 minutos. Além do mais, e pela competência técnica que tem, a equipa não fica completamente desprovida de artistas para sair a jogar. Isto sem perder o mais importante, que é a capacidade de trabalho.

Na segunda mão da meia-final, e porque é obrigatório atacar, talvez Salino volte ao banco de suplentes, onde esteve nas últimas sete ocasiões em que esteve disponível no... campeonato.


Adeptos fizeram espera e "apertaram" o brasileiro

Descontentes com a queda exibicional do brasileiro, mais de uma dezena de adeptos do Braga resolveram "chamá-lo à razão" e de uma forma intimidatória. Assim, desconfiados de que o jogador teria infringido o regulamento interno do clube que proíbe saídas nocturnas, os ditos sócios montaram uma espera à porta da casa de Salino, mas o jogador só os viu da janela. A "conversa" não foi agradável, mas não teve outro tipo de consequência. Isto em Dezembro último.


Atlético confirma paixão por Sílvio

O Atlético de Madrid desmente que já tenha contratado Sílvio, mas não nega a paixão recente pelo internacional português nem a forte possibilidade de o assegurar nas próximas semanas como reforço para 2011/12.

Jesús Maria Pitarch esteve quinta-feira em Lisboa, onde observou novamente o lateral no jogo contra o Benfica, onde este até se cotou como um dos melhores em campo. Em declarações ao diário "Mundo Deportivo", o director-desportivo do Atlético assumiu o interesse. "Gostamos deste jogador. É uma interessante opção de futuro", elogiou. E nem precisa de mais. É Pitarch que está encarregue de construir o próximo plantel e Sílvio já vai na segunda observação consecutiva, além de uma conversa preliminar. Na próxima semana, no jogo da segunda mão da Liga Europa, Sílvio será novamente observado, embora o parecer técnico esteja já decidido: agrada e é o preferido para substituir Ujfalusi, que há muito joga sobre a direita sendo um central de raiz, uma vez que Valera não tem agradado.

O mesmo jornal diz que o Braga poderia encaixar cerca de quatro milhões de euros com a venda do lateral cuja carreira está a ser gerida pela Gestifute, de Jorge Mendes. A confirmar-se, seria o segundo maior encaixe de sempre da SAD minhota, logo depois dos 4,5 milhões de euros que o Génova pagou por Eduardo. Em Espanha, Sílvio teria direito a um ordenado incomparavelmente superior durante quatro ou cinco anos, afinal aquilo que parece ainda estar em discussão. Se assim for, claro que não será por isso que o negócio não se fará.


Será o terceiro bracarense vendido aos colchoneros

Se assinar mesmo pelo Atlético de Madrid, Sílvio passará a ser o terceiro jogador vendido por António Salvador ao clube da capital espanhola. Diego Costa e João Pedro foram os primeiros, embora poucos se lembrem do segundo, que nem chegou a viajar. O actual extremo da Naval despontou nos juniores minhotos e, após meio ano no Penafiel, despertou o interesse dos colchoneros, que pagaram 1,5 milhões de euros por uma preferência que nunca accionaram.


Empresário de Artur nega hipótese Benfica e Sporting

Em foco nesta fase final de época, Artur Moraes já foi associado a clubes espanhóis, turcos e brasileiros. Ontem, a Rádio Renascença, acrescentou Itália como possibilidade e somou os nomes de Benfica e Sporting. Ovídio Colluci, empresário do guarda-redes, negou contactos com qualquer um dos potenciais interessados. "Ele está concentrado nestes últimos jogos da época. Depois veremos. Neste momento, não há contactos com outros clubes. Não sei nada de concreto sobre Benfica e Sporting, nem estamos a conversar com qualquer clube", frisou o empresário.

"O Artur está muito, muito contente por estar no Braga. Foi muito importante para ele vir para Portugal e aqui tem o ambiente ideal para jogar. Claro que ele é profissional e perante uma boa proposta tudo pode acontecer", concluiu, à mesma emissora.

Artur, no final do jogo com o Benfica, concordou quanto à felicidade no Minho e até explicou porque não conseguiu os mesmos resultados no Roma. "O ambiente, interno e externo, não deixava fazer melhor. Eu sei da minha qualidade e aqui estou a prová-la", sublinhou.

Recorde de Jesualdo fica por bater

A derrota contra o Benfica colocou um ponto final na série de 12 jogos que o Braga levava sem perder de forma consecutiva. Assim, fica por bater o recorde de Jesualdo Ferreira, em 2005/06, embora o actual treinador - Domingos Paciência - entre também na história por tê-lo igualado nesse campo. Nova tentativa para aumentar essa série só na próxima época uma vez que a actual terá, no máximo, mais cinco jogos para as cores arsenalistas.


Domingos sugerido para suceder a Villas-Boas

Domingos é o provável futuro treinador do Sporting, mas uma cadeia de televisão italiana perguntou-lhe ontem se pode suceder a Villas-Boas, no caso de o treinador do FC Porto sair para Itália. "Não é o momento para falar disso. Tenho uma meia-final para jogar", disse. Respondendo a várias questões no final do jogo europeu, houve um pormenor interessante que reforça o "orgulho" por treinar o Braga. "Quase não temos internacionais. No Benfica são quase todos", disse Domingos, frisando que a "eliminatória está no intervalo" e que "o 2-1 não agrada, mas é bom".


O JOGO

JotaCC

Sonho europeu continua vivo

Final da Liga Europa a um golo de distância, mas é preciso marcar e não sofrer na segunda mão frente ao Benfica. Apesar da derrota na Luz, reina a confiança no balneário bracarense

Por estes dias o coração dos bracarenses bate mais forte do que o habitual. O SC Braga está a um passo de atingir uma final europeia, um momento histórico na sua existência e um marco inesquecível para todos quantos podem viver esse momento.

Para isso acontecer será necessário, evidentemente, um bom resultado no jogo de quinta-feira, frente ao Benfica. Na segunda mão das meias-finais da Liga Europa, um golo será suficiente para os arsenalistas carimbarem o passaporte para Dublin - onde o FC Porto estará com toda a segurança -, desde que, evidentemente, o Benfica fique em branco na excitante partida da pedreira.

O SC Braga deslocou-se ao Estádio da Luz para conseguir um bom resultado, mas Domingos Paciência apontou, claramente, à obtenção de um golo. Vandinho fez-lhe o favor e colocou os bracarenses em boa posição para alcançarem a presença na desejada final e nem a bomba de Óscar Cardozo para o 2-1 foi suficiente para causar algum tipo de desânimo nas hostes bracarenses. Na recta final do encontro, Domingos ainda reforçou a defesa para conservar... a desvantagem. Se há derrotas que moralizam, esta foi uma delas.


A BOLA

JotaCC

Três exemplos para alimentar o sonho
minhotos passam VITESSE, HAMMARBY E LECH após DErrotas como visitante

O Sp. Braga "só" tem de ganhar 1-0 para atingir o sonho de Dublin, mas o registo histórico dos minhotos nas provas europeias apresenta apenas três exemplos de uma reviravolta assim, depois da derrota fora de casa.

Domingos Paciência foi o primeiro a assumir a crença na viragem frente ao Benfica e vários jogadores deram seguimento ao discurso do treinador, procurando alimentar uma esperança que não ficou esmorecida com a derrota no Estádio da Luz. O golo de Vandinho serve de tónico, mas o mais curioso é que a equipa já conseguiu virar o rumo de uma eliminatória e nem sequer marcou fora de portas. No primeiro jogo da atual campanha da Liga Europa, o Sp. Braga perdeu 1-0 em Poznan e depois vergou os polacos no Axa, com um 2-0 que foi suficiente. Desta vez nem precisa de tanto, mas Domingos Paciência já terá no seu bloco os outros exemplos que ajudam à motivação do grupo.


RECORD

Pé Ligeiro

Artur Moraes abriu a boca...

Guarda-redes brasileiro pediu um aumento considerado incomportável. Renovação pode concretizar-se, mas só se baixar as exigências salariais. SAD à espera de Quim.

Artur Morais exigiu um aumento significativo do seu salário para aceitar renovar contrato com o SC Braga.

O guarda-redes brasileiro, figura da equipa minhota na segunda fase desta época, tem sido sondado por alguns empresários e clubes (portugueses e estrangeiros) no sentido de uma eventual transferência no Verão, mas não assumiu ainda qualquer posição definitiva por pretender, neste momento, manter-se concentrado nos objectivos nacionais e europeus dos arsenalistas.

A única proposta concreta que tem em mãos é do SC Braga, mas as partes estão muito distantes de um entendimento.

Apesar de o seu empresário ter afirmado que a questão financeira não é prioritária para a sua continuidade no clube, a verdade é que Artur Moraes abriu a boca quando foi abordado para assinar novo vínculo, ou seja, pediu uma melhoria acentuada das suas condições contratuais, o que mereceu imediata resposta negativa por parte de António Salvador.

Clube e jogador vão manter-se em conversações, mas o mais certo é que o SC Braga não ceda na sua posição, competindo ao guarda-redes, se pretender ficar no Minho, reduzir as suas exigências.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Madeira SAD e ABC empatam no Funchal

Madeira SAD e ABC empataram (19-19) no Funchal, no único encontro da 7.ª jornada do Grupo A da fase final da Liga portuguesa de andebol agendado para este sábado.

Liderados por Gonçalo Vieira – melhor marcador do encontro com cinco golos -, os insulares venciam por 11-8 ao intervalo, porém, os minhotos reagiram na segunda parte e conseguiram igualar o encontro.

Com este resultado, o Madeira ascende provisoriamente ao segundo lugar com 42 pontos, mais um que o Benfica que amanhã recebe o Águas Santas. O ABC segue na quarta posição com 40 pontos.

A BOLA

JotaCC

«Atlético de Madrid é um sonho» - Sílvio

Discurso prudente mas sem disfarçar um orgulho enorme. Sílvio não se alonga nos comentários sobre o Atlético de Madrid, mas admite que vê «com bons olhos» a transferência para o clube espanhol.

«É uma honra e um sonho que uma equipa tão grande como o Atlético tenha pensado em mim. Vejo com muito bons olhos a possibilidade de jogar num grande de Espanha e europeu», disse o lateral, de 23 anos, citado pelo diário AS.

A BOLA sabe que o acordo entre os dois clubes está fechado desde a semana passada. No entanto, Sílvio joga à defesa e não se alonga muito mais nas considerações sobre a transferência para o Vicente Calderón.

«Neste momento não posso falar do Atlético de Madrid, porque o meu clube continua a ser o SC Braga. Estou focado no Campeonato e em poder chegar às meias-finais da Liga Europa. Por isso não posso falar sobre o interesse do Atlético ou de qualquer outro clube», referiu, sem todavia disfarçar o seu entusiasmo: «O Atlético de Madrid é um clube fantástico».

Admiração por Aguero

A cumprir a terceira temporada na Liga principal do futebol português, Sílvio está na iminência de dar o salto para uma das Ligas mais conceituadas, onde alinham alguns dos principais nomes do futebol mundial. Entre eles, o argentino Kun Aguero.

«Jogar com Kun é mais que um sonho. É um jogador que admiro, é um craque mundial», elogiou o internacional português, indicando não ter falado ainda com Tiago sobre o clube madrileno: «Sei que Tiago está satisfeito, mas não lhe perguntei nada porque penso apenas em terminar a época com o SC Braga».

A BOLA

Bruno3429

«Queremos fazer história na Liga e na Europa» - Domingos Paciência
Por António Casanova

Domingos Paciência admite gerir da melhor forma o plantel, no jogo de amanhã à tarde (16 horas e com as portas abertas ao público), com o objectivo de projectar o SC Braga para um final de campanha inesquecível.

«Queremos fazer história na Liga e, para isso, é necessário vencer o U. Leiria e manter o 3.º lugar, posição que o clube nunca conquistou. Na quinta-feira, o objectivo é garantir a passagem à final da Liga Europa. Tudo será feito no sentido de derrotarmos o U. Leiria e de fazermos a gestão em termos de exigência física, para que possamos estar nas melhores condições diante do Benfica», argumentou Domingos Paciência.

Se pudesse escolher, privilegiaria o Campeonato ou a prova europeia?

«Não podemos colocar as coisas dessa forma. A nossa preferência passa por garantir o sucesso tanto numa como noutra competição. Frente ao U. Leiria, não vamos baixar os braços a pensar em poupanças para quinta-feira», sustenta o treinador arsenalista.

Uma referência ainda para o facto de o U. Leiria não ter autorizado a antecipação do jogo. Domingos Paciência não apreciou o gesto e deixou uma alfinetada:

- Não é o primeiro clube a fazê-lo. Nesta época, o Paços de Ferreira e o Vitória de Guimarães fizeram mesmo. O U. Leiria lá teve as suas razões, não ponho em causa isso, mas os seus argumentos não me parecem válidos. Afinal, o U. Leiria não corria risco nenhum e, se calhar, a intenção foi não melindrar outros, que fizeram o mesmo pedido na época passada. Só o Olhanense é que, nesta época, teve consideração para connosco e para a nossa campanha europeia. Se fossem outros clubes a solicitar a antecipação, iriam ter tratamento diferente. Mas, lá está, não se pode agradar a todos...

A Bola

Bruno3429

Ukra e Paulo César voltam aos convocados
Por António Casanova

Domingos Paciência chamou 20 jogadores para a recepção ao UD Leiria. Relativamente ao jogo da Luz, há a destacar as saídas do guarda-redes Cristiano e do defesa-central Aníbal, ambos por opção, registando-se os regressos de Marcos, Paulo César, Ukra e Keita.

Lesionados encontram-se Quim e Vinícius.

Eis a lista completa de convocados:´
Guarda-redes: Artur Moraes e Marcos;
Defesas: Rodriguez, Paulão, Kaká, Miguel Garcia, Elderson e Sílvio;
Médios: Mossoró, Salino, Custódio, Vandinho e Hugo Viana;
Avançados: Ukra, Paulo César, Hélder Barbosa, Keita, Lima, Meyong e Alan.

A Bola