News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 25/04

Started by Bruno3429, 25 de April de 2011, 08:54

Previous topic - Next topic

Bruno3429

O melhor Braga da época vai à Luz
Por António Casanova

Equipa arsenalista transformada em máquina trituradora. Ciclo de 12 jogos sem perder. Domingos pode agora superar marca de Jesualdo.

Uu SC Braga mais robusto do que nunca, transformado em autêntica máquina trituradora e disposto a superar a melhor marca do século XXI.

Há 12 jogos consecutivos sem perder, Domingos Paciência já igualou o recorde de Jesualdo Ferreira, que na época 2005/2006 também havia coleccionado uma dúzia de partidas com zero derrotas, e um resultado positivo no Estádio da Luz poderá reforçar a envolvência histórica do duelo programado para quinta-feira à noite.

Presente pela primeira vez nas meias-finais de uma competição com chancela da UEFA, o conjunto arsenalista apresenta-se no ninho das águias com uma pujança tremenda e os índices de auto-estima nos valores máximos.

Mais impressionante ainda: nem na última época, concluída com os bracarenses no pódio da Liga e a receberem o rótulo de vice-campeões nacionais, se verificou sequência tão prolongada de partidas sem registo de derrotas.

Números precisos: na campanha de 2009/2010, a melhor série de resultados do SC Braga incluiu nove vitórias e um empate.

Desta vez, entre Campeonato e Liga Europa, os minhotos já conquistaram sete vitórias (cinco na Liga, duas na Liga Europa) e uma mão cheia empates (dois na Liga, três na Liga Europa). Tudo isto em menos de dois meses; tudo isto com embates duríssimos frente ao Liverpool, Dínamo Kiev e... Benfica pelo meio; tudo isto com um plantel super espremido, especialmente para consumo externo, e com as marcas de uma temporada que já vai muito, muito longa (há mais de 300 dias que a equipa do SC Braga circula em rotações tremendas) cada vez mais difíceis de camuflar.

A Bola

Bruno3429

Em busca de um novo recorde
DOMINGOS CHEGA À LUZ COM 2 MESES E 8 DIAS SEM DERROTAS
Autor:  ANTÓNIO MENDES

Claro que não é caso para Clint Eastwood realizar uma nova versão de "Invictus", no qual Matt Damon veste a pele do capitão da seleção sul-africana de râguebi e Morgan Freeman assume-se como Nelson Mandela, num grande papel que marcou todas as vicissitudes do título mundial da modalidade da África do Sul, em 1994. Estamos em 2011 com a realidade à porta de casa perante uma equipa que teima em dar passos históricos e está muito perto de mais um.

É que Domingos Paciência e seus pares chegam ao próximo jogo (5.ª feira, na Luz) com a possibilidade de quebrar mais um recorde no Sp. Braga, tendo o mesmo já sido igualado. Em 2005/06, Jesualdo Ferreira esteve os mesmos 12 jogos sem conhecer o sabor amargo da derrota, num tremendo início de época.


Europa de olho em nós
TRÊS SEMIFINALISTAS DE UM PAÍS É NOVIDADE NA PROVA
Autor:  LUÍS ÓSCAR

Pela primeira vez a Liga Europa vai ter umas meias-finais com três equipas do mesmo país. A proeza pertence a Portugal, muito por força da surpreendente carreira do Sp. Braga, que se junta aos colossos FC Porto e Benfica numa fase em que habitualmente já não é possível encontrar equipas com orçamento tão reduzido como o dos minhotos.

A surpresa da boa prestação internacional da formação de Domingos Paciência tem como consequência uma outra novidade absoluta: duas equipas portuguesas em confronto numa Eurotaça.

Nos últimos dez anos, apenas a Inglaterra (três vezes) e a Itália conseguiram ocupar 3 das últimas 4 vagas disponíveis, sempre na Liga dos Campeões. Talvez por aqui se concentrarem mais equipas que apostam nos triunfos internacionais. No conjunto das duas competições, são agora nove os países representados no quadro de honra dos que conseguiram opor dois clubes da sua federação numa prova da UEFA.

Record

Bruno3429

Marcar primeiro é o segredo
BRUNO FILIPE MONTEIRO/BRUNO CABRAL

Se o Braga quiser sair do Estádio da Luz com um resultado que lhe permita sonhar com a qualificação para a final da Liga Europa terá forçosamente de marcar primeiro que o Benfica. É isso que revela a estatística, uma vez que a percentagem de êxito dos arsenalistas sempre que tal aconteceu esta temporada ascende os 80 por cento. Aliás, em 74% dos jogos, a equipa de Domingos Paciência conseguiu mesmo arrecadar a vitória. Além disso, os números não jogam a favor dos encarnados quando "entram" a perder. A taxa de sucesso dos homens de Jorge Jesus é apenas de 33 por cento - 11 por cento dos quais relativos a empates -, o que revela bem a dificuldade que normalmente sentem para dar a volta a um cenário negativo, como ainda sucedeu na quarta-feira, com o FC Porto, na segunda mão da meia-final da Taça de Portugal.

Apesar de os valores serem inequívocos, a verdade é que o Braga também já teve alguns dissabores depois de marcar primeiro. A maior parte deles surgiram na primeira metade da temporada, na qual os Guerreiros do Minho primaram pela irregularidade. Depois de terem permitido ao Celtic dar a volta ao resultado na segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões - Paulo César foi quem abriu a contagem e, assim, carimbou a qualificação para o play-off -, os bracarenses vacilaram contra o FC Porto, no Estádio do Dragão, onde estiveram por duas vezes em vantagem e acabaram por perder o encontro da quarta jornada da Liga. Mas as desilusões não se ficaram por aqui. A estas seguiram-se os desaires (2-1) em Guimarães e em Leiria (3-1), também para o campeonato, e, mais recentemente, na recepção ao Paços de Ferreira (2-3), para a Taça da Liga.

Poderia aqui recordar-se jogos em que o Braga conseguiu dar a volta a um marcador esta época, mas, à semelhança do que sucede com o Benfica, os exemplos escasseiam. Na verdade, só em 36 por cento dos casos é que Alan e companhia foram capazes de evitar a derrota. Curiosamente, um dos mais recentes foi precisamente na recepção às águias, graças aos mísseis de Hugo Viana e Mossoró.


Antídoto dos castores duplamente eficaz

O "kriptonite" do Braga esta época vestiu de amarelo, já que o Paços de Ferreira foi a única equipa que evitou por duas vezes a derrota com os arsenalistas de-pois de estes marcarem primeiro. Na Mata Real, para o Campeonatos os pacenses ficaram-se pelo empate (2-2), mas na visita ao Estádio AXA, na jornada da terceira fase da Bwin Cup, conseguiram mesmo consumar a reviravolta (2-3). Manuel José, David Simão e Pizzi foram cruciais na obtenção deste resultado.


Exemplos

O positivo | Um golo de Matheus, ainda na primeira parte, colocou os arsenalistas em vantagem num jogo em que Lima, com um hat trick, confirmou a vitória tangencial (4-3) contra a equipa espanhola.

O negativo | Luis Aguiar foi o primeiro a festejar no Dragão, mas isso de pouco valeu aos bracarenses, que, apesar de terem estado por duas ocasiões em vantagem, viriam a perder o encontro para o FC Porto, por 3-2.

A cambalhota | Domingos admitiu que o jogo com o Benfica marcou a época e a razão é óbvia. Basta recordar que o Braga esteve a perder, devido a um golo de Saviola, mas deu a volta por Hugo Viana e Mossoró.


Números do Braga

Entra a vencer | 74%
Em 21 dos 28 jogos em que marcou primeiro que o adversário, o Braga alcançou a vitória. Se contabilizarmos os empates com Paços e Nacional o valor sobe para 81.


Entra a perder | 36%
Quando é a equipa contrária a inaugurar o marcador, os arsenalistas sentem vários problemas para evitar a derrota. Em 18 jogos, esse desfecho ocorreu 12 vezes.


Reviravoltas | 3
Olhanense, Guimarães (Taça da Liga) e Benfica foram as únicas equipas a permitir aos minhotos virar um resultado que inicialmente lhes era adverso.


Números do Benfica
Entra a vencer | 94%
O Benfica obteve a vitória em 24 dos 26 encontros em que marcou primeiro que o adversário. Só Braga e Paris SG conseguiram anular a desvantagem.

Entra a perder | 33%
O mau arranque de época está na base da taxa de insucesso das águias quando entraram a perder, pois foram derrotados em nove dos 15 jogos em que tal ocorreu.

Reviravoltas | 4 
Foi nos meses de Fevereiro e Março que os encarnados alcançaram as quatro reviravoltas (Estugarda, Marítimo, Sporting e Paris SG) que somam esta temporada.


António Salvador volta amanhã do Brasil

O presidente do Braga encontra-se no Brasil a tratar de assuntos relacionados com a sua actividade profissional e regressa amanhã a Portugal, a tempo de participar na deslocação da equipa a Lisboa, onde na quinta-feira defronta o Benfica, para a Liga Europa.


Restam apenas mil bilhetes para o jogo com o Benfica

O Braga já vendeu cerca de dois mil dos 3.100 bilhetes a que teve direito para o jogo da próxima quinta-feira, no Estádio da Luz, com o Benfica, a contar para a primeira-mão das meias-finais da Liga Europa. Tudo indica que os mil que sobram esgotem.


Paulão elogiado por director do Besiktas

Em final de contrato com o Braga, Paulão continua a ser um dos alvos do Besiktas, onde jogam os internacionais portugueses Quaresma, Manuel Fernandes, Simão Sabrosa e Hugo Almeida. Desta vez, foi o próprio director para o futebol do clube turco que na Imprensa daquele país elogiou o defesa-central dos arsenalistas.

"O problema da nossa equipa é a defesa e acredito que o Paulão poderá ser um reforço de qualidade!", afirmou Serdar Adali, que vê no brasileiro uma das soluções para, na próxima época, corrigir os problemas da presente temporada, na qual o Besiktas está no modesto sétimo lugar do campeonato turco. Com o futuro totalmente em aberto, Paulão vai estudando todas as hipóteses para dar a melhor sequência à carreira.


Período decisivo congela renovações

As negociações com os jogadores que se encontram em final de contrato estão, nesta altura, congeladas. Depois de terem efectuado uma abordagem inicial a revelar a intenção de no futuro voltarem a falar, os responsáveis da SAD do Braga decidiram interromper momentaneamente as conversações, pois querem o plantel totalmente concentrado no decisivo período que se aproxima. A prioridade neste momento passa por chegar à final da Liga Europa, bem como assegurar o terceiro lugar no campeonato. As duas metas são deveras importantes para a história do clube da Cidade dos Arcebispos, mas os jogadores também poderão tirar inúmeros dividendos caso as consigam alcançar, já que aumentarão substancialmente a sua cotação no mercado de transferências.

O processo de Miguel Garcia parece ser o que se encontra mais atrasado. Paulo Barbosa, agente FIFA que representa o lateral-direito, já foi informado da vontade dos minhotos em prolongar o vínculo do jogador, mas ainda não recebeu uma proposta concreta. As únicas ofertas que lhe chegaram foram de clubes do estrangeiro, onde o antigo internacional sub-21 português é muito bem visto, particularmente em Itália e Espanha.

Em virtude da recusa de Rodriguez em renovar o contrato, Paulão e Artur tornaram-se dois jogadores prioritários, mas em ambos os casos as coisas não estão fáceis. O do central brasileiro parece ser o mais bicudo, já que as exibições realizadas contra Liverpool e Dínamo de Kiev despertaram o interesse do Besiktas, cuja proposta é deveras aliciante do ponto de vista financeiro.

Quem também tem a hipótese de assinar o contrato de uma vida é Vandinho. O capitão tem alguns clubes asiáticos à perna e só mesmo o sentimento que nutre pelo Braga o levará a assinar a extensão do contrato que lhe foi colocada à frente por António Salvador. É que por saber que esta poderá ser a derradeira oportunidade do capitão para receber um vencimento chorudo, o presidente arsenalista deu-lhe carta branca para decidir o futuro.

O Jogo

Bruno3429

#3
Sp. Braga ou Sporting: quem fica com o «bronze» da Liga?
Minhotos têm mais dois pontos, mas leões têm calendário bem mais leve
Por Ricardo Gouveia

Com o primeiro e segundo lugar já definidos, a luta pelo terceiro lugar, entre Sp. Braga e Sporting, promete animar as últimas três jornadas da liga portuguesa, tendo em conta que os leões visitam o Estádio Axa na última ronda. Os minhotos partem com uma vantagem de dois pontos, mas os leões têm um calendário bem mais leve.

Domingos Paciência terá de gerir o plantel entre a Liga e a Liga Europa, com cinco jogos em pouco mais de quinze dias antes da final da Liga Europa. O plantel teve agora uma semana de descanso, mas prepara-se agora para um último ciclo vertiginoso que começa já na quinta-feira com uma difícil visita à Luz para o primeiro jogo das meias-finais da Liga Europa. Depois, antes de novo jogo com o Benfica, recebe a U. Leiria e ainda vai a Coimbra antes da recepção ao Sporting.

Os leões, por seu lado, têm apenas mais três jogos até ao final da temporada, os próximos dois em Alvalade, diante de equipas que lutam pela permanência, antes do decisivo jogo em Braga. A equipa de José Couceiro recebe este sábado o Portimonense, depois terá mais de uma semana para preparar a recepção ao V. Setúbal.

As próximas duas jornadas vão, assim, definir as condições e necessidades de Sporting e Sp. Braga para o jogo da última ronda. Com os actuais números, o Sporting está obrigado a vencer em Braga, mas se os minhotos escorregarem pelo caminho, os leões podem nem precisar de vencer.

A este calendário junta-se ainda a possibilidade da Liga Europa correr bem aos minhotos. Se o Sp. Braga bater o Benfica e qualificar-se para a final, Domingos Paciência poderá ter de gerir o plantel para o jogo com os leões, uma que a final de Dublin, caso não haja alterações no calendário da liga, está marcada para apenas três dias depois da última jornada, precisamente aquele em que os minhotos recebem o Sporting.

É que além do prestígio, está também em causa a preparação para a próxima temporada. O terceiro classificado só entra em competição em Agosto, enquanto o quarto terá de acelerar a pré-temporada para jogar logo em Julho.


CALENDÁRIO DO SPORTING

28ª jornada: Sporting-Portimonense, 30 Abril

29ª jornada: Sporting-V. Setúbal, 8 Maio

30ª jornada: Sp. Braga-Sporting, 15 Maio


CALENDÁRIO DO SP. BRAGA

Liga Europa (meia-final): Benfica-Sp. Braga, 28 Abril

28ª jornada: Sp. Braga-U. Leiria, 1 Maio

Liga Europa (meia-final): Sp. Braga-Benfica, 5 Maio

29ª jornada: Académica-Sp. Braga, 8 Maio

30ª jornada: Sp. Braga-Sporting, 15 Maio

Final da Liga Europa: 18 Maio


Maisfutebol

JotaCC

#4
Sporting de Braga também oferece transporte para o jogo de quinta-feira

Mais de 3000 adeptos vão ao Estádio da Luz

Emblema minhoto tem direito a cinco por cento da lotação do estádio e será fortemente apoiado no encontro da Liga Europa.

A equipa do Sporting de Braga deverá contar com uma grande falange de apoio no jogo da primeira «mão» das meias-finais da Liga Europa que se vai disputar na quinta-feira, no Estádio da Luz. Até ontem já tinham sido vendidos 1800 ingressos e os responsáveis bracarenses esperam que a procura continue alta nos próximos dias.
O Sporting de Braga recebeu 3200 bilhetes referentes a cinco por cento da capacidade do palco do encontro, mas se mais tivessem sido cedidos mais eram vendidos. Atentos ao interesse que o embate com o Benfica tem despertado, a Direção «arsenalista» apressou-se a criar um pacote exclusivo para o encontro que tem início marcado para as 20h05. Por 45 euros, os adeptos bracarenses podem garantir o ingresso para o jogo mais transporte. Os autocarros partem do Estádio AXA às 13h15 de quinta-feira e regressam a Braga após o final do encontro.
Os adeptos bracarenses sonham com a primeira final europeia na história do clube, fé que ganhou força com a caminhada da equipa ao longo da época. As vitórias sobre o Sevilha, o Celtic, o Arsenal e o Liverpool são motivos mais do que suficientes para que os «arsenalistas» vejam a final de Dublin como um objetivo legitimo.
Depois de um dia de folga cumprido ontem, os comandados de Domingos Paciência recomeçam hoje a preparar a deslocação ao terreno do Benfica. O apronto tem início marcado para as 10h30, num dos campos de treino anexos ao Estádio AXA, e decorrerá longe de todos os olhares. Para preservar a tranquilidade da equipa e preparar à vontade a estratégia para o compromisso europeu, o técnico bracarense vai fechar as portas a adeptos e comunicação social, situação que se deverá manter nos próximos dias.
Os defesas Rodriguez e Elderson estão praticamente recuperados e deverão iniciar a semana de trabalho sem limitações, aumentando as opções de Domingos Paciência para o setor mais recuado, que tantas dores de cabeça deu para o segundo jogo com o Dínamo de Kiev. Para esse encontro, o treinador português foi obrigado a recuar o médio Vandinho para «central», enquanto Paulo César, habitualmente avançado, foi o homem escolhido para jogar no lado direito da defesa.

Euforia e romaria. A equipa do Sporting de Braga terá o apoio de mais de 3000 adeptos no Estádio da Luz


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Liga Europa: jogo decisivo de Dublin terá pelo menos uma equipa portuguesa
Benfica, Braga e FC Porto à procura da final

Para os portugueses, as maiores emoções ao nível do futebol europeu, estão reservadas apenas para quinta-feira. Na ocasião, será dado o pontapé de saída na realização das meias-finais da Liga Europa, uma competição onde Portugal, de forma inédita, coloca pela primeira vez três equipas nesta fase da prova. Em quatro, três conjuntos são portugueses, um facto que garante, desde logo, a presença de uma delas no final.
Para o arranque, estão agendados os dois jogos relativos à primeira mão. Assim, num confronto totalmente luso, para Lisboa está aprazado um Benfica - Sporting de Braga. O jogo é no Estádio da Luz, com início pelas 20h05.
Também o FC Porto actua em território português, recebendo, no mesmo horário, os espanhóis do Villarreal. Em ambos os casos, o segundo desafio terá lugar na quinta-feira da próxima semana.
A grande final, seguramente com a presença de sotaque português, terá lugar a 18 de Maio, na cidade irlandesa de Dublin.
O Atlético de Madrid é o detentor do troféu, após ter vencido na final da época transacta os ingleses do Fulham, por 2-1, após prolongamento, em Hamburgo. Nessa edição, Pizarro (Werder Bremen) e Cardozo (Benfica), dividiram a glória do título de melhor marcador, cada um deles com nove golos.
Portugal apenas uma vez inscreveu um seu clube na lista de vencedores, o FC Porto em 2002/03, que, em Sevilha, derrotou o Celtic, da Escócia, por 3-2. Antes, Benfica (82/83) havia chegado a essa final, então a duas mãos (1-1 e 1-o a favor do Anderlecht) e depois, em 04/05, foi o Sporting a marcar presença, com novo desaire luso; 4-1 frente ao CSKA de Moscovo, em... Alvalade.



JORNAL DA MADEIRA

Pé Ligeiro

Plantel já prepara deslocação à Luz    


O plantel do SC Braga já prepara no relvado o jogo da 1.ª mão das meias-finais da Liga Europa, frente ao Benfica, no Estádio da Luz.

A sessão decorre à porta fechada, marcando o regresso aos trabalhos após a folga de ontem concedida por Domingos Paciência.

A preparação da equipa prossegue amanhã, ainda em Braga, antes da viagem para Lisboa e do habitual treino no palco do encontro.

Amanhã também será dia de se ficar a saber qual o castigo aplicado pela UEFA a Paulo César: o avançado foi expulso na recepção ao D. Kiev, na última eliminatória.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Sporting vence ABC ao «cair do pano»

O Sporting venceu esta segunda-feira o ABC, por 21-20, no Pavilhão do Casal Vistoso, jogo inaugural da segunda volta da fase final do Andebol 1.

O triunfo, suado e alcançado nos instantes finais, permite à equipa leonina ascender ao terceiro lugar da classificação.

O ABC saiu em vantagem para o intervalo (10-9), mas consentiu a reacção do Sporting nos dez minutos finais.

Pedro Portela colocou os leões na frente na conclusão de um rápido contra-ataque, enquanto Hugo Figueira defendeu o derradeiro remate do jogo, segurando o triunfo.

Águas Santas e Madeira SAD defrontam-se esta tarde.

A BOLA

JotaCC

Salvador convida Freitas Lobo

António Salvador convidou Luís Freitas Lobo para assumir o cargo de director desportivo do Sp. Braga a partir da próxima época, e, sabe o CM, o comentador da RTP já terá decidido aceitar o desafio.

Segundo o CM apurou, o presidente do clube minhoto acredita que Freitas Lobo é a pessoa ideal para desempenhar a função – actualmente exercida por Fernando Couto – devido ao conhecimento profundo que possui do mercado internacional.

Luís Freitas Lobo, criador e responsável pelo site 'Planeta do futebol' e colunista em várias publicações, tem dedicado a carreira, desde 1997, a estudar e analisar jogadores e esquemas tácticos de clubes de todo o Mundo. Aos 43 anos, terá a primeira experiência como dirigente desportivo.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

De Wando a César Peixoto
As transferências entre Sp. Braga e Benfica
   
Não têm sido muitas as transferências de jogadores do Sp. Braga para a Luz. Nos últimos 35 anos não chegaram à dezena, mas na maioria dos casos os jogadores que rumaram ao clube lisboeta atingiram a titularidade e ajudaram à conquista de títulos.

Na época de 1977/78 o então jovem guarda-redes Fidalgo regressou à Luz depois de um ano emprestado e talvez por isso não possa ser considerado uma verdadeira transferência. O mesmo não se aplicou ao brasileiro Wando, um extremo que chegou tarde a Braga, onde esteve duas épocas antes de se mudar para o Benfica, cumprindo ali quatro temporadas de sucesso.

No ano em que Tiago Mendes e Ricardo Rocha rumaram à Luz, tiveram a companhia do moçambicano Armando Sá que, contudo, não teve o mesmo sucesso que os companheiros com a camisola do Benfica.

Também Luís Filipe sentiu dificuldades, quer na primeira transferência quer agora na segunda. Pelo contrário, o guarda-redes Quim foi o mais bem-sucedido com a troca. O último a mudar foi César Peixoto, igualmente triunfador na Luz.



Tiago: «Sp. Braga merece tudo e pode ser a surpresa»
O DUELO DOS CLUBES DO SEU CORAÇÃO
   
Tiago Mendes perdeu a oportunidade de vencer a Liga Europa na época passada pelo At. Madrid e perderá agora uma segunda chance com dois clubes do seu coração.

"É verdade", conta desde Madrid. "No ano passado já tinha jogado pela Juventus, por isso, não pude participar na carreira europeia do At. Madrid e, formalmente, não ganhei a Liga Europa, apesar de ter vivido a segunda metade da campanha. Este ano não me importava nada de estar em campo pelo Sp. Braga ou pelo Benfica e depois ir à final... Não sei dizer por quem vou torcer. Sinceramente, é uma daquelas situações em que uma pessoa fica mesmo dividida, pois ganhe quem ganhar terei sempre alegria e tristeza. Espero que tudo corra bem e acabe por vencer quem for melhor", sublinha o médio.

O que Tiago gosta de realçar, quando se fala deste embate entre Sp. Braga e Benfica, é o facto de estarem três equipas portuguesas nas meias-finais da Liga Europa.

"Num momento em que o futebol português está fragilizado, numa comparação direta com os principais campeonatos europeus é um feito tremendo vermos logo três equipas nestas meias-finais. É sinal de que, apesar de tudo, a qualidade não falta nas nossas equipas, tanto mais que são todas orientadas por treinadores portugueses."

O médio do At. Madrid admite que o Benfica "pode ser considerado como favorito, especialmente pelo seu historial internacional", mas avisa que será uma erro "desvalorizar o potencial do Sp. Braga". E explica porquê:

"Pelo que tem sido feito nos últimos dois/ três anos, o clube e a cidade merecem ir ainda mais longe. Deve recordar-se que o Sp. Braga eliminou equipas como o Liverpool e o Dinamo Kiev. O Benfica vai ter de se cuidar."

Tiago, como Ricardo Rocha, "gostava de poder ir a Dublin ver a final", mesmo "sofrendo a dobrar".


Ricardo Rocha: «Benfica é favorito para ganhar a final»
defesa a sofrer por fora


Ricardo Rocha estava sentado numa esplanada junto ao mar, em Portsmouth, quando soube que Benfica e Sp. Braga iriam defrontar-se numa das meias-finais da Liga Europa. O defesa- central não pôde deixar de sorrir ao verificar que os dois primeiros clubes da sua carreira profissional tinham chegado tão longe na prova e comentou com amigos: "Quem me dera jogar esta meia-final."

"É verdade", confessou a Record desde Inglaterra: "Não me importava nada de estar em campo nestes dois jogos. Afinal, trata-se de uma meia-final da Liga Europa, com duas equipas portuguesas de grande qualidade e que pessoalmente dizem-me muito."

Ricardo Rocha dá favoritismo ao Benfica, embora não descarte a possibilidade de sucesso dos minhotos.

"O Sp. Braga foi o clube que me deu a primeira grande oportunidade, mas não posso esconder que foi no Benfica que dei um salto maior a nível internacional, tendo chegado à Seleção Nacional e depois rumado ao estrangeiro. Por isso, não posso esconder que vou sofrer um pouco mais pelo Benfica e gostava que ganhasse a Liga Europa. Olhando ao que pode acontecer na outra meia-final, penso que será uma final totalmente portuguesa, entre o Benfica e o FC Porto. E apesar da grande época dos portistas, penso que o Benfica, pelo seu historial e pela filosofia do clube e do treinador, pode ser considerado o favorito a vencer a Liga Europa. Primeiro, é claro, terá de bater o Sp. Braga, mas acredito que isso vai acontecer, para depois ganhar a final de Dublin", acrescentou confiante.

Aos 32 anos, Ricardo Rocha diz-se "feliz com a carreira até aqui", reconhecendo que foi no Benfica que "aprendi a competir ao mais alto nível, sob pressão máxima, o que me ajudou a chegar onde cheguei". Por isso, acrescentou, "farei todos os possíveis para ir com a família ver a final em Dublin".

RECORD

carlinhos91

É um principio não perder por muito tempo, temos muita mais mural do que o benfica pelos ultimos resultados, ultimas exibições e o descontentamento dos adeptos! Nós temos o benfica nas nossas mãos basta ter muita cabeçinha nesse jogo e não ter qualquer erro grave na defesa!