News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 13/04

Started by JotaCC, 13 de April de 2011, 07:39

Previous topic - Next topic

JotaCC

Custódio: "Queremos fazer história"


Custódio foi um dos melhores em campo do Sp. Braga, no dérbi contra o Vit. Guimarães, sua antiga equipa onde iniciou inclusive os trabalhos esta temporada, e saiu do jogo com a moral reforçada para o encontro decisivo de amanhã, no Estádio AXA, frente ao Dínamo Kiev, da segunda 'mão' dos quartos-de-final da Liga Europa, onde deverá manter a confiança de Domingos Paciência no onze titular dos 'guerreiros' do Minho. O médio reconhece, porém, que o jogo com os ucranianos "não será fácil", mas destaca o grande momento de forma da equipa bracarense.

"O Sp. Braga terá que fazer um grande jogo, um jogo ao nosso nível, porque senão não conseguiremos vencer a eliminatória. Mas a equipa está confiante e mentalizada em fazer história", afirmou o trinco no final do dérbi de segunda-feira, com um sorriso de orelha a orelha estampado no rosto. "Fizemos um belíssimo jogo e uma segunda parte maravilhosa contra o Guimarães. Foi uma excelente vitória, e conseguimos recuperar o terceiro lugar que era o nosso objectivo", destacou.

Segue-se o Kiev... "Esperamos um Dínamo forte, como foi lá, uma equipa recheada de grandes jogadores, certamente não irá ser fácil. Mas sentimo-nos preparados para as exigências que nos serão colocadas, e, acima de tudo, contamos com o apoio fantástico dos nossos adeptos. Depois do que vimos contra o Guimarães, já sabemos que pode-mos contar com eles", rematou.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Uma vitória construída a partir do zero

O Braga-Guimarães não terminou após o apito de João Ferreira. A conferência de Imprensa trouxe mais provocações, desta feita entre treinadores, e despertou uma questão curiosa. Manuel Machado explicou a derrota com o facto da equipa bracarense estar "num patamar de construção mais elevado" e Domingos contrapôs com o número de anos de clube que levam os seus jogadores: "só o Mossoró tem três épocas. Os outros têm duas ou menos."

Efectivamente, ambos têm razão. E, se excluirmos os guarda-redes, que pouco influenciam a forma de jogar dos conjuntos, a equipa do Guimarães está efectivamente num plano de construção mais atrasado. Mas muito curto para que se possa explicar por aí a derrota. Acusado muitas vezes, na época passada, de conseguir resultados às custas do legado e modelo deixado por Jorge Jesus, Domingos Paciência pode agora desmentir com números esse facto e provar que é bom a construir equipas do zero. A que venceu o Guimarães é, quase toda, criação sua. Só Mossoró transita dos tempos do actual treinador do Benfica. E, entre os outros, só Paulão, Viana e Garcia começaram a ser "ensinados" na época passada. Todos os outros chegaram esta época. Kaká e Ukra só mesmo há três meses.

O Braga até começou com um onze totalmente inédito esta temporada. Vandinho, Alan e Paulo César foram suplentes inesperados e a estes deve somar-se Rodriguez entre os indiscutíveis que não foram primeira opção. É verdade que a equipa melhorou bastante com a troca de Hélder Barbosa por Alan ao intervalo, mas ainda assim foi Domingos que reinventou esse jogador como extremo, uma vez que com Jesus era médio-interior.


Custódio quer "fazer história"

Com um rasgado sorriso estampado no rosto, Custódio transmitiu bem a felicidade sentida pelo plantel do Braga após o triunfo expressivo no dérbi minhoto e, na opinião do médio-defensivo, "se a equipa se apresentar ao mesmo nível do jogo com o Vitória" será meio caminho andado para, amanhã, levar a melhor sobre o Dínamo de Kiev. "Estamos à espera de um adversário forte como aquele que defrontámos na Ucrânia. Têm uma boa equipa, grandes valores individuais e, por isso, não será um jogo nada fácil. Mas estamos confiantes e, se jogarmos ao nosso melhor nível, poderemos fazer história", assegurou o trinco, uma das surpresas no onze dos arsenalistas, precisamente diante da ex-equipa. Quanto ao reencontro com o clube que deixou em Janeiro para rumar ao grande rival do Minho, Custódio considerou "justo o resultado", fruto de "uma belíssima exibição" que permitiu "a chegada ao terceiro lugar". "Agora, esperamos conseguir o outro objectivo amanhã", destacou o jogador. Susana Cardoso


Bracarenses já são vices da segunda volta

A melhoria incrível do Braga nesta segunda volta já foi salientada por O JOGO na semana passada. Depois da vitória contra o Guimarães e da derrota do Benfica em casa da Naval há, porém, um dado novo a acrescentar: os arsenalistas ultrapassaram os ex-campeões na classificação da segunda volta: 23 contra 22 pontos, só atrás dos 33 (máximo possível em 11 jogos) do FC Porto. Se tivesse pontuado sempre a esta média, o Braga estaria a um ponto do Benfica.


Guimarães é a vítima de eleição de Alan

O futebol é recheado de coincidências e a que Alan confirmou anteontem é apenas mais uma. O terceiro golo do Braga foi o seu quarto consecutivo ao Guimarães - um em cada jogo desta época e outro no último da anterior - e faz automaticamente do rival a principal vítima do seu killer-instinct. No total, já são seis os golos marcados ao Guimarães, clube de até onde transitou para o Braga. Em Portugal, não há talismã igual para o brasileiro, ainda que o Sporting, a quem marcou cinco vezes, se aproxime. Seguem-se FC Porto, Boavista, Olhanense e Leixões; todos com três.

Estes seis golos com que Alan já brindou o eterno rival são repartidos entre Braga (os tais quatro) e Marítimo, pelo qual marcou em 2002/03 e 2003/04. Só nas duas épocas que esteve no FC Porto não conseguiu facturar ao clube que o haveria de acolher a seguir para aquela que foi a época menos goleadora de sempre: um tento apenas e na última jornada.

Em Braga, Alan recuperou o velho hábito de marcar. Com Jorge Jesus só o fez três vezes, mas Domingos melhorou a sua performance e fê-lo subir o número para nove em 2009/10, igualando o melhor registo de sempre: 2003/04. Agora voltou a igualar essa marca e, como faltam pelo menos cinco jogos até ao final da época, tem tudo para estabelecer um novo recorde. Para já, divide o pecúlio entre cinco na Liga, um na Taça da Liga e três na Europa.

Paulo César perde hipótese para igualar companheiro


Antes do último jogo, Alan e Paulo César tinham registos iguais contra Guimarães e Sporting: ou seja, cinco golos a estas duas equipas. Ao não ser sequer utilizado, o habitual extremo-esquerdo perdeu a oportunidade de conseguir proeza igual à de Alan e confirmar o Vitória como vítima preferida. É que essa é a única diferença entre os dois. As equipas que mais sofreram com Paulo César não foram Guimarães e Sporting, mas sim Belenenses e Estrela da Amadora (seis golos).


Recuperações de Rodriguez e Elderson difíceis

Só hoje ao final da manhã, quando Domingos Paciência divulgar a lista de convocados, haverá certezas, mas ontem o panorama em torno das recuperações de Rodriguez e Elderson não era nada animador. O lateral-esquerdo até surgiu no relvado e passou para um patamar de reintegração idêntico ao de Rodriguez. Mas ambos continuam muito limitados e dificilmente poderão constituir opções. Elderson será até um caso mais complicado, atendendo ao percurso das últimas semanas.

Se se confirmarem estas indisponibilidades, Domingos fica com um grave problema em mãos, uma vez que Kaká e Miguel Garcia estão suspensos. E se, para o eixo da defesa, a adaptação de Vandinho resolveria o problema, a verdade é que sem laterais o treinador pode ter de deslocar Custódio e, assim sendo, fica sem trinco. Usar Aníbal ao lado de Paulão pode ser solução, sendo que a adaptação de Hugo Viana à posição mais recuada do miolo também não está colocada de lado.

Mais remota, mas não completamente excluída, é a possibilidade de Domingos chamar o jovem Dani - do Vizela - à titularidade à direita, mantendo Custódio no meio-campo num formato com menos adaptações.


Kaká falha Nacional

Suspenso para Liga Europa e, agora, também para o campeonato. Kaká vai ter duas semanas de folga graças aos cartões amarelos que tem visto. Contra o Guimarães viu o quinto da Liga ZON Sagres e, por isso, falha a visita ao Nacional na próxima segunda-feira. Rodriguez, Vandinho e Aníbal estão na linha da sucessão.


Dérbi vale multa de 9500 euros


A Liga de Clubes teve mão pesada nas multas aplicadas após o dérbi minhoto. Assim, a SAD arsenalista terá de pagar ao todo 9500 euros de multa. Desses, dois mil euros dizem respeito a comportamento violento do público arsenalista e os restantes 7500 foram aplicados pelo arremesso de um telemóvel contra membros da equipa de arbitragem.


O JOGO

JotaCC

Alarme na defesa
miguel garcia e Kaká estão castigados

Estão de volta as terríveis dores de cabeça para Domingos Paciência formar um onze na Liga Europa. Na memória de todos os adeptos arsenalistas ainda está a chamada de 6 jovens jogadores do Vizela para a deslocação a Poznan e, desta vez, o cenário é tão, ou ainda mais, dramático. Isto porque Miguel Garcia e Kaká viram um cartão amarelo em Kiev, vão falhar o embate de amanhã, e as alternativas que há no plantel – Rodríguez e Elderson – correm sérios riscos de não recuperar a tempo devido a problemas físicos antigos.

O central peruano não joga desde Liverpool, a 17 de março, e só na passada sexta-feira voltou a pisar relva. A lesão muscular tem sido gerida com pinças e é provável que El Mudo seja lançado em campo, apesar de estar bastante longe de ter o ritmo ideal. Já o lateral internacional nigeriano parece estar em piores lençóis. Desde fevereiro, altura em que saiu lesionado frente ao Marítimo, Elderson tem tido algumas recaídas e só voltou a ser titular na deslocação ao terreno do Olhanense. Parou novamente, apenas ontem correu no relvado, e parece pouco provável que possa ser utilizado, pelo menos de início.

RECORD

JotaCC

Sp. Braga: Agressão dá multa

O Sp. Braga foi punido com uma multa de 7500 euros pela disciplina da Liga, por agressão a um elemento da equipa de arbitragem no jogo de 2.ª feira, frente ao V. Guimarães (3-1). Os arsenalistas terão ainda de pagar mais 2000 euros por comportamento incorrecto do público.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

'Esperamos concretizar o outro objetivo '


Custódio quer dar continuidade ao triunfo no dérbi

Custódio acredita que a força de vontade se vai sobrepor à fadiga física no jogo de amanhã, com o Dínamo de Kiev, para os quartos-de-final da Liga Europa. O embate europeu acontece apenas três dias depois do dérbi minhoto, mas o médio bracarense espera que isso não seja um problema para o conjunto de Domingos Paciência.
'Sentimo-nos preparados para as exigências que nos serão colocadas. Não tenho dúvidas que um Braga ao nível deste que defrontou o Vitória de Guimarães será suficiente para alcançarmos a meta que desejámos', confidenciou Custódio.
Depois da vitória que permitiu o regresso ao terceiro lugar, o Sporting de Braga volta a virar-se para o outro objetivo. Apesar da vantagem na eliminatória, graças ao empate a um golo, em Kiev, Custódio considera que 'não será fácil', seguir em frente. 'Esperamos concretizar quinta-feira (amanhã) o nosso outro objectivo, mas não será fácil. É um adversário muito forte recheado de bons valores individuais', sublinhou o médio português.

Confiança. Custódio acredita no apuramento


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Domingos «top secret»

Do núcleo duro, apenas dois defesas disponíveis para defrontar o D. Kiev: Paulão e Sílvio. Vandinho será o terceiro elemento, joga a central. O quarto homem é mistério absoluto.

Com Kaká e Miguel Garcia fora de combate devido a castigo, e Rodriguez e Elderson em recuperação de lesões de média duração e com presença interdita para o imediato, Domingos Paciência fica perante um dilema existencial na abordagem ao jogo de amanhã, frente ao Dínamo de Kiev.

Depara-se com situação deveras delicada o treinador dos bracarenses, que tem apenas dois jogadores disponíveis do núcleo duro para a defesa: Paulão e Sílvio.

Esta escassez de recursos obriga-o a recorrer a situações de improviso puro para formatar o sector, que jamais ficará à sua medida.

Para a posição de defesa-central parece relativamente fácil encontrar um parceiro para Paulão e a escolha deverá recair em Vandinho.

Será sempre uma alternativa, uma vez que o capitão está vocacionado para jogar no meio-campo, mas é uma solução aceitável, tendo em conta que o próprio Vandinho ocupou o centro da defesa durante a segunda parte do jogo de Kiev e realizou exibição de bom nível.


A BOLA

JotaCC

Prémios da UEFA
Sporting de Braga lidera ganhos das equipas portuguesas, com 12,6 milhões

A boa carreira do Sporting de Braga nas competições europeias já rendeu 12,6 milhões de euros

António Salvador é claramente o dirigente português mais satisfeito com os prémios já arrecadados nas competições europeias de futebol: o Sporting de Braga encaixou 12,6 milhões de euros na presente temporada, isto sem contar com receitas de bilheteira e direitos televisivos. O clube minhoto lidera uma lista em que o Benfica soma 9,7 milhões, enquanto FC Porto e Sporting, por terem iniciado a época na Liga Europa, se ficam, respectivamente, pelos 2,7 e 1,8 milhões de euros.

Os 26,8 milhões de euros averbados pelas equipas portuguesas podem aumentar amanhã, caso Benfica, FC Porto e Braga se qualifiquem para as meias-finais da Liga Europa. Nesse caso, cada um deles receberá mais 700 mil euros, ficando também garantido que uma equipa portuguesa (Benfica ou Braga) estará presente na final, pela qual receberá três milhões (em caso de vitória) ou dois milhões (se perder).

Braga e Benfica têm encaixes financeiros bastante superiores a FC Porto e Sporting pelo simples facto de terem iniciado a época na Liga do Campeões. Só o prémio de presença na Champions (7,2 milhões) é superior ao que recebe uma equipa que inicie a temporada na Liga Europa e vença todos os jogos, incluindo a final (6,44 milhões).

A maior receita dos minhotos face ao Benfica deve-se, por um lado, à participação na pré-eliminatória da Champions (2,1 milhões) e também pelos melhores resultados na fase de grupos: a equipa de Domingos obteve três vitórias (2,4 milhões), enquanto a formação de Jorge Jesus se ficou por duas (1,6 milhões).

As duas equipas receberam depois 200 mil euros pela qualificação para os 16 avos-de-final da Liga Europa, mais 300 mil pelo apuramento para os oitavos-de-final e 400 mil por atingirem os "quartos".

No caso do FC Porto e Sporting, o prémio de participação na Liga Europa foi somente de um milhão de euros. Os portistas receberam depois 700 mil euros pelas cinco vitórias na fase de grupos e 70 mil por um empate, enquanto o Sporting encaixou 560 mil euros pelos quatro triunfos na fase de grupos.

O Sporting encerrou a participação logo nos 16 avos-de-final, enquanto o FC Porto encaixou mais 900 mil euros na fase a eliminar da Liga Europa.

Todos estes montantes dizem respeito apenas aos prémios pelo desempenho desportivo, ao que cada clube pode juntar as receitas de bilheteira nos jogos em casa - em princípio, mais elevados na Liga dos Campeões, embora as fases adiantadas da Liga Europa também possam representar uma verba avultada, como aconteceu com o milhão de euros que o Benfica arrecadou na recepção ao PSV Eindhoven.

No final da temporada, os clubes terão ainda direito a uma verba adicional pelos direitos televisivos, designada "market pool". Esse montante ainda não está calculado, disse ao PÚBLICO um porta-voz da UEFA. Mas se tivermos em conta os valores da temporada passada, as equipas portuguesas terão direito a cerca de 5,4 milhões na Liga dos Campeões (55 por cento dos quais para o Benfica, por ter sido campeão, e 45 para o Braga), enquanto na Liga Europa o valor será bem mais baixo - o Benfica recebeu na época passada 571 mil euros e o Sporting 431 mil.

PUBLICO

JotaCC

Ausências condicionam Domingos

O plantel do SC Braga realiza esta manhã o último treino antes do jogo decisivo frente ao Dínamo Kiev. Rodriguez, Elderson e Vinícius, devido a questões físicas, não subiram ao relvado, tal como Quim e os castigados Miguel Garcia e Kaká.

As várias ausências condicionam a estratégia de Domingos Paciência para um desafio tão importante como este, mas o treinador mantém o optimismo, suportado pelo empate alcançado na Ucrânia. Isso mesmo deverá dizer o técnico na conferência de imprensa marcada para as 12.30 horas, onde terá a seu lado o médio Custódio.

No treino, que decorre no Estádio AXA, destaque para a presença do júnior José Pedro. É a primeira vez que este ponta-de-lança trabalha na equipa principal.

A BOLA

JotaCC

Artur Soares Dias no FC Porto-Sporting

O árbitro portuense Artur Soares Dias foi o escolhido pela liga para apitar o clássico, de domingo, entre o FC Porto e o Sporting, no Dragão, em jogo referente à 27.ª jornada da Liga portuguesa.

Artur Soares Dias terá como árbitros auxiliares Bertino Miranda e Rui Licínio. Este é o segundo clássico da temporada, após ter dirigido a partida entre o Benfica e o Sporting, em jogo da 20.ª jornada.

Nos restantes jogos de salientar a escolha de Elmano Santos para o Benfica-Beira-Mar e Olegário Benquerença para o Nacional-SC Braga.

Nomeações:
Académica - V. Setúbal, Jorge Sousa
Olhanense - P. Ferreira, Hugo Miguel
V. Guimarães - Marítimo, Vasco Santos
Rio Ave - Naval, Carlos Xistra
Leiria – Portimonense, Rui Costa
Benfica - Beira-Mar, Elmano Santos
Porto - Sporting, Artur Soares Dias
Nacional – SC Braga, Olegário Benquerença

A BOLA

JotaCC

«Não vamos jogar para o 0-0», garante Domingos Paciência

Domingos Paciência abordou o jogo com o Dínamo Kiev, amanhã, com muita confiança, embora adoptando uma postura prudente em relação ao adversário, cuja categoria é realçada em toda a Europa. O empate a zero é suficiente, mas o treinador garante que o SC Braga vai jogar para ganhar

«Não vamos jogar para o 0-0. Na Ucrânia disse o mesmo, pois a nossa equipa joga sempre da mesma forma, variando apenas a estratégia consoante o adversário. Há um resultado positivo na primeira mão que é possível gerir. Vamos jogar em casa, perante os nossos adeptos e sabemos que é possível passar a eliminatória. O 0-0 permite-nos atingir esse objectivo e é assim que vamos abordar o jogo, fazendo-o de forma segura para passar este adversário, seja com ou sem golos», sublinhou o técnico.

A falta de opções, sobretudo no sector defensivo, atrapalha um pouco as contas do treinador, que não confirma que a escolha para o lugar vago como central vá recair sobre Vandinho. «Os castigos e as lesões debilitam-nos na defesa, onde a equipa tem tido um rendimento muito eficiente. Sabemos as dificuldades que vamos encontrar mas a opção está tomada, recaindo sobre um jogador do plantel principal, pois Dani e Aníbal são muito jovens e não têm o ritmo adequado para uma competição tão exigente como esta», referiu Domingos Paciência.


A BOLA

JotaCC

Domingos Paciência: «Sinto o carinho do povo português»
QUER AJUDAR A FEITO HISTÓRICO NA LIGA EUROPA
   
Domingos Paciência avisou que não vai jogar para o 0-0, apesar de este ser um resultado que determinaria a passagem do Sp. Braga às meias-finais da Liga Europa. O reencontro de amanhã, depois do 1-1 em Kiev é encarado com confiança.

"O Sp. Braga nunca joga para o 0-0 e sempre para procurar ganhar. Sabemos que há um resultado para trás, mas isso não nos condicionada para este jogo. Estamos otimistas e sinto um natural carinho do povo português pela carreira que estamos a fazer. Vamos tentar ajudar num momento histórico e importante para o futebol português."

Numa medida inédita o Sp. Braga nem sequer divulgou os convocados, já que há grandes limitações no plantel, em virtude dos castigos de Kaká e Miguel Garcia e das lesões de Rodríguez e Elderson. Talvez com a esperança de uma recuperação de última hora, a equipa ainda se treina amanhã de manhã e depois são conhecidos os eleitos.

Domingos, mesmo assim, descartou a possibilidade de Rodríguez ou Elderson poderem fornecer o seu contributo à equipa e deixou uma garantia:

"Temos 13 jogadores do plantel principal e é por aí que se vão fazer as adaptações. A solução está tomada e os jogadores já sabem. Estamos debilitados no setor defensivo e as alternativas em relação aos jovens da equipa satélite não são as melhores, pois não têm ritmo competitivo para as exigências da Liga Europa e num jogo como este."

RECORD

JotaCC

Custódio: «Grupo confiante e motivado»
recusa jogar para o 0-0 frente ao D. Kiev

Custódio reforçou esta manhã que "o grupo confiante e motivado" para o confronto com o Dínamo Kiev e, ao mesmo tempo, "consciente das dificuldades que vai encontrar"

"A ver vamos se conseguimos corresponder. Jogo muito importante para a nossa época e claro que queremos vencer. Estamos limitados no setor defensivo mas o mais importante é a equipa encontrar soluções para se tornar competitiva. Temos um grupo de jogadores que nos dá totais garantias e estamos totalmente concentrados no que é preciso fazer no jogo", registou o médio.

"Não vamos jogar para o 0-0. É para tentar ganhar o jogo. Esse tem de ser o nosso objetivo como é em todos os jogos", concluiu sem qualquer dúvida.

RECORD

JotaCC

Apesar das dificuldades, Domingos quer eliminar o Dínamo de Kiev

O treinador do Sporting de Braga prometeu uma equipa ambiciosa para vencer o Dínamo de Kiev na segunda mão dos quartos de final da Liga Europa e apurar-se para as meias-finais.

Considerando que o Sporting de Braga tem o jogo mais difícil entre as equipas portuguesas em prova (FC Porto e Benfica), Domingos Paciência assegurou que não vai jogar para o empate a zero, que lhe permite a passagem da eliminatória dado o 1-1 da primeira mão, mas para ganhar. "Claro que o adversário exige uma determinada estratégia, mas vamos jogar em casa, perante os nossos adeptos e sabendo que é possível passar à eliminatória seguinte, com golos ou não", disse.

O defesa central Rodríguez e o defesa esquerdo Elderson não recuperaram das lesões e não podem jogar, o que, somado aos impedimentos, por castigo, do central Kaká e do defesa direito Miguel Garcia, cria um cenário difícil. Domingos diz já ter uma solução entre os "13 jogadores do plantel principal disponíveis", pelo que não recorrerá a Aníbal (defesa central) a Dani (defesa direito) porque "não têm ritmo competitivo", devendo a escolha recair em Custódio no lado direito da defesa e Vandinho no eixo.

Apesar das dificuldades, prometeu um Braga com um futebol de "grande optimismo e ambição". "Somos um país com a fama de transformar as fraquezas em força e em superar-se e é isso que peço aos meus jogadores mais uma vez", sublinhou.

Defendeu ainda que "os jogadores vão esquecer-se facilmente de que houve um jogo segunda-feira" e sentir que todos a atenção futebolística nacional está concentrada em Braga, dados os bons resultados já alcançados pelo FC Porto e Benfica na primeira mão.

O médio Custódio, que poderá alinhar como lateral direito, garantiu que "o grupo está confiante, motivado e consciente das dificuldades que vai encontrar". O jogador recusou a tentação de jogar para o 0-0 e colocou um 'travão' para os que já vêm o Sporting de Braga na final: "Esta é uma prova por etapas, não vale a pena olhar para a frente e esquecer o jogo de amanhã [quinta-feira]", avisou.

Ao contrário do que é norma, o Sporting de Braga só quinta-feira vai divulgar a lista de convocados porque vai ainda realizar um treino de manhã. O jogo tem lugar no Estádio Municipal de Braga, às 20h05 de quinta-feira, e será arbitrado por Jonas Eriksson, da Suécia.


PUBLICO