News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 10/04

Started by Bruno3429, 10 de April de 2011, 08:39

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga aguarda devolução dos bilhetes

Ao contrário do que foi veiculado pela direcção do Vitória de Guimarães, que prometeu devolver ao Sp. Braga todos os 1500 bilhetes que os arsenalistas remeteram, como manda a Liga de Clubes, ao seu vizinho, os Guerreiros do Minho ainda não receberam de volta qualquer um desses ingressos.
O prometido boicote ao dérbi minhoto por parte do Guimarães parece, por isso mesmo, que não se vai confirmar, até porque claques afectas ao conjunto vimaranense já confirmaram a sua presença no Estádio Municipal de Braga para assistirem ao encontro.
Desta forma, continua a aquecer o dérbi entre minhotos e depois do anúncio de corte de relações efectuado pelos vitoria- nos, resta saber que resposta vão dar os adeptos bracaren ses às provocações que têm sido feitas. Espera-se muita animação e as bancadas do Estádio Municipal de Braga cheias, para um jogo que extravaza já o simples encontro entre vizinhos.


Rodriguez quase pronto mas dificilmente será opção

No que diz respeito ao plantel, o boletim clínico mantém-se com a presença de Quim, Vinicius, Elderson e Rodriguez, que não serão opção para o jogo de amanhã. O defesa central peruano está quase recuperado, evolui favoravelmente, mas muito dificilmente poderá ser opção para o dérbi minhoto.
O jogo de amanhã entre Sp. Braga e Vitória de Guimarães tem o seu início marcado para as 20.15 horas, no Estádio Municipal de Braga, que contará com as bancadas praticamente cheias.

Correio do Minho

Bruno3429

Não havia outro árbitro?
Por António Casanova

A sensação de estranheza, incrivelmente, não se aplica apenas a quem manda no SC Braga, do outro lado da barricada surgem também ecos de alguma surpresa pela escolha do árbitro para um jogo potencialmente explosivo e envolto por cenário de autêntica guerrilha.

Mas, afinal, o que terá João Ferreira feito de mal para merecer o clima de dúvida entretanto gerado e para a sua nomeação ter merecido ares de espanto no eixo minhoto? A explicação pode ser encontrada numa busca rápida aos registos da primeira volta. É que, à 11.ª jornada, a 13 de Novembro de 2010, o derby minhoto realizado no castelo chegou ao fim com tremenda polémica. E foi precisamente o oficial do exército da Associação de Futebol de Setúbal o alvo das acusações duríssimas disparadas por António Salvador. Não só por João Ferreira ter expulso Alan ao minuto 45+4, decisão que os arsenalistas consideraram descabida, ou por ter fechado os olhos a uma falta de João Paulo sobre Matheus na área vimaranense.

Na altura, o presidente do SC Braga rotulou de «tendenciosa» a arbitragem de João Ferreira, além de ter condenado a falta de coragem do juiz, por este não ter interrompido o jogo, como alegadamente prometera aos delegados e capitães dos dois clubes se houvesse uma chuva de bolas de golfe a cair no relvado. Tanto veneno na língua de António Salvador resultou na abertura de um processo por parte da Liga, mas dias depois a Comissão Disciplinar decidiu arquivá-lo.

Do lado do Guimarães, não faltou quem denunciasse o exagero das críticas formuladas por António Salvador, relevando o golo de Alan como exemplo de um mau julgamento de João Ferreira a favorecer o SC Braga - os vitorianos sublinharam o facto de o brasileiro ter assinado o 0-1 em posição irregular.

A Bola

Bruno3429

Aproximação vertiginosa
A.M.

Consequência natural dos excelentes resultados das últimas duas época, o Braga está mais próximo do que nunca do rival Guimarães em matéria de espectadores. Longe vão os tempos em que o Vitória era o único clube equiparado aos grandes na hora de encher o estádio. Os arsenalistas deram um passo tremendo nesse capítulo e amanhã ficarão a cerca de sete mil espectadores de distância dos vitorianos no somatório dos 13 jogos da Liga que, até agora, disputaram em casa: 180 mil contra 187.

A época de maior proximidade havia sido, naturalmente, a anterior, em que o Braga lutou pelo título. No final, o D.Afonso Henriques registou mais 24 mil espectadores do que o AXA (238 mil contra 214 mil). Depois desta jornada, com dois jogos em falta para cada um dos clubes, pode garantir-se por antecipação que essa margem será obrigatoriamente inferior. E o Braga até pode conseguir uma ultrapassagem histórica. É que o Guimarães defronta Marítimo e Beira-Mar, ao passo que os arsenalistas têm a vantagem de receber o Sporting na última jornada, num jogo que pode valer o terceiro lugar. Se o estádio encher e, contra o Leiria, mantiver a bitola habitual (14 mil), então aquilo que era impensável há uns anos pode mesmo vir a acontecer. A título de exemplo, basta referir que em 2008/09 o Braga distou 90 mil espectadores do Guimarães, numa média de menos três mil por jornada. Os sete mil que, depois do dérbi de amanhã, ficarão a separar as partes representam apenas 500 espectadores de diferença por jogo.

A título de curiosidade diga-se que, apesar dos bons números, os bracarenses precisariam de 55 mil adeptos nos jogos que faltarão depois para bater o recorde total, estabelecido em 2007/08: 234 mil adeptos no estádio numa só época.


Um no estádio, outro na internet

Como "grande" arsenalista que é, Dito não vai deixar perder a oportunidade de seguir o Braga-Guima-rães "in loco". O ex-central vai marcar presença no Estádio AXA, não para comentar, como já aconteceu no passado, mas como mero adepto. Menos sorte terá Paulinho Cascavel, já que o encontro não terá direito a transmissão televisiva no Brasil. Por isso, promete agarrar-se à internet para tentar seguir as incidências do dérbi do Minho.


Unidos contra o corte de relação entre os clubes

Apesar de existir uma intensa rivalidade entre os adeptos, Braga e Guimarães não deveriam estar de relações cortadas. A opinião é unânime entre Dito e Paulinho Cascavel, embora o brasileiro, por estar no seu país natal - só regressará a Portugal no período da Páscoa -, não esteja a par dos últimos acontecimentos. Por isso, recebeu com alguma surpresa a notícia que O JOGO lhe transmitiu. "Por vezes existem situações que obrigam a esta tomada de posição por parte das Direcções dos clubes, mas o ideal era que existisse sempre um bom entendimento ou uma rivalidade saudável", afirma o ex-avançado dos vitorianos, cujas declarações são partilhadas por Dito. O antigo central dos arsenalistas, contudo, acredita que isto poderá ser apenas uma fase e que em breve tudo poderá voltar ao normal. Afinal, não foi assim há tanto tempo que António Salvador e Emílio Macedo estiveram sentados à mesma mesa. "Os dois presidentes já se entenderam no passado e, por isso, nada nos diz que isso não voltará a acontecer. Agora, é verdade que é um pouco mais complicado de perspectivar se isso voltará a acontecer no futuro", refere Dito.


"Vitorianos jogam com 12"

Com ou sem apoio no AXA, Paulinho Cascavel acredita que o Guimarães poderá realizar uma exibição no dérbi de amanhã. Tudo por causa da enorme proeza que alcançou há duas semanas, em Coimbra. "O Vitória está num momento psicológico muito bom, porque acabou de se qualificar para a final da Taça de Portugal e há muito que isso não acontecia. Por se tratar de um dérbi, o resultado é imprevisível, mas o Vitória vai apresentar-se na máxima força, pois ganhar ao Braga seria um fim de época de ouro para os adeptos", declarou o ex-avançado, para quem os simpatizantes dos vitorianos "são verdadeiramente o 12º jogador". "Era muito importante que eles fossem ao estádio", sublinhou.


"Bracarenses dão força"

Dito preferia que o encontro com o rival da Cidade-Berço não surgisse a meio de uma importante eliminatória da Liga Europa. Contudo, acha que o bom resultado obtido pelo Braga na Ucrânia e "os seis pontos de vantagem que tem sobre o Guimarães lhe permite ter uma abordagem diferente no jogo". "Um empate já não seria um mau resultado, pois convém não esquecer que está muito perto de fazer outra vez história na Europa. Mas depois de entrarem para dentro do campo, os jogadores vão esquecer tudo", afiança o ex-central, para quem ter as bancadas cheias "nem sempre é uma vantagem". "Se o momento for mau, desculpa-se menos o erro. Mas nesta fase os adeptos vão dar muita força", antevê.

O Jogo

Bruno3429

O jogo do título da região minhota
B.F.M.

Realisticamente, não vale nenhum troféu, mas, para os adeptos, um embate entre Braga e Guimarães é encarado como o jogo do título; o título de melhor clube do Minho. Não admira, por isso, que a primeira data que procurem no calendário de competições seja a dos encontros entre ambos, pois ninguém gosta de os... perder. A rivalidade existente é tamanha, que chega a contagiar os atletas. Dito e Paulinho Cascavel conhecem-na bem, ou não a tivessem vivido por dentro. E tanto o ex-central dos bracarenses como o antigo avançado dos vimaranenses estão de acordo num ponto: ganhar ao rival é tudo para os simpatizantes de cada uma das equipas. "Na minha altura, o mais importante para o Braga era ficar à frente do Vitória", revela Dito, criado no berço dos arsenalistas, pelos quais defrontou pela primeira vez Cascavel, que recorda a "grande cobrança" dos vitorianos nos confrontos com o vizinho. "Historicamente, o Braga é o grande rival do Vitória e, por isso, todos queriam que vencêssemos esses jogos", recorda, com nostalgia.

Há 20 ou 30 anos, no entanto, a mentalidade dos jogadores era, de acordo com Dito e Cascavel, um pouco diferente da actual". Todos gostam de falar no famoso "amor à camisola" com que os estes entravam em campo, mas ambos consideram que isso é um mito. "O problema é que agora os atletas não ficam nos clubes por tanto tempo, mas acredito que todos querem dar o melhor e vencer o jogo", aponta o antigo internacional português, enquanto o brasileiro fala em formas diferentes de estar, até por parte dos adeptos. "Na minha altura as pessoas vibravam de outra maneira e gostavam de encher o estádio. A festa nas bancadas era linda, apesar de, por força da rivalidade, também se verem algumas confusões", descreve.

Numa inglória tentativa de aproximar Braga e Guimarães e arrefecer um pouco a rivalidade, os dois clubes aceitaram disputar um encontro no começo de cada época que permitia ao vencedor levar para casa um troféu, ao qual deram o nome de Taça Amizade. Mas isso de pouco valeu. "Chegou a existir essa taça e a verdade é que, dentro do campo, as coisas até eram mais ou menos tranquilas. Nas bancadas é que os ânimos eram um pouco mais exaltados", conta Dito. Afinal, perder esse título para o rival era para os adeptos como começar o Campeonato com menos seis pontos.

Dos dois, Dito é o que mais dérbis do Minho tem no currículo. Por isso, tem dificuldade em apontar um que nunca mais lhe tenha saído da cabeça. Cascavel não, até porque em 1985/86 realizou uma exibição memorável no D. Afonso Henriques. "Ganhámos por 5-3 e eu marquei três golos. Estes jogos conseguem eternizar algumas coisas", garante. Como será amanhã?


Bilhetes do Guimarães ainda não chegaram

Os 1498 bilhetes que o Guimarães anunciou devolver ao Braga, como forma de protesto em relação à polémica que levou ao corte de relações vimaranenses com o rival, ainda não chegaram às mãos da SAD que, oficialmente, não sabe dessa intenção. O Vitória tem até às 20h15 de hoje para os devolver, sendo praticamente certo que o vai fazer. Depois disso, o Braga pode distribuir os ingressos da forma que quiser. A intenção é distribui-los pelos sócios ao abrigo da mesma iniciativa que distribuiu os outros 28 500. Ou seja, cada associado pode levantar três.

Rodriguez e Elderson não recuperam

Mais um treino e nem Rodriguez (na foto) nem Elderson deram um passo em frente no sentido de estarem aptos amanhã. O peruano voltou a pisar a relva, mas ainda condicionado e com enfoque essencial no jogo da próxima quinta, contra o Dínamo de Kiev. Nessa altura, sem Kaká, a sua disponibilidade será muito mais importante do que agora. Já o nigeriano, fez tratamento e nem para a Liga Europa deve estar apto. E esse sim é um problema bicudo de se resolver.


Ukra volta ao lugar de Salino

Ukra voltará ao onze do Braga para tentar vencer o Guimarães e praticamente assegurar, no mínimo, o quarto lugar do campeonato. O extremo que o FC Porto emprestou em Janeiro não pode jogar na Liga Europa e, por isso, tem sido sempre titular na Liga ZON Sagres. Ukra está fresco e recomenda-se, tal como provam as exibições recentes. Não foi muito exuberante em Aveiro, mas antes esteve sempre num nível alto e até já acumulou golos e assistências que valeram valiosos triunfos.

O outro jogador que pode ambicionar a vaga de Leandro Salino - que no campeonato sai sempre do onze - é Mossoró, mas Domingos Paciência prefere ter o mágico ao seu lado, no banco de suplentes, para quando tem de acelerar o jogo.

Com a entrada de Ukra na equipa, Paulo César largará a esquerda e junta-se a Lima no meio, acumulando funções de avançado e médio-ofensivo, dependendo da fase do jogo em que se encontra a equipa. Alan mantém o lugar à direita.

O Jogo

JotaCC

Artur vive turbilhão de emoções
GUARDA-REDES ANDA NAS BOCAS DO MUNDO
   
Primeiro foi o Sporting; agora pode ser o Benfica. Artur Moraes anda mesmo nas bocas do Mundo. Desde a saída de Felipe para o Flamengo, o antigo guarda-redes da Roma tem brilhado na baliza do Sp. Braga ao ponto de já sonhar com a seleção brasileira e de ser cobiçado por emblemas de maior nomeada. Aos 30 anos e em final de contrato, eis um guarda-redes que ainda vai dar muito que falar... "Fui campeão no Cruzeiro, joguei na Roma, mas posso dizer que no Sp. Braga estou a viver emoções diferentes", desabafou o próprio na página oficial do Facebook.

Já antes da deslocação a Kiev, António Salvador convidou-o a renovar, mas a resposta ficou adiada para o final da temporada. A explicação é simples: o bom momento de forma e a montra europeia tornam-no num alvo apetecível e o brasileiro vai esperar para analisar as melhores ofertas. Mas por enquanto está por Braga, onde há muito bateu os números de Felipe: a primeira escolha de Domingos Paciência fez, entre campeonato e provas europeias, 19 jogos tendo sofrido... 28 golos (16 em Portugal e 12 na Liga dos Campeões). Artur Moraes sofreu "apenas" 18 nos mesmo 19 encontros (14 no campeonato e 4 para a UEFA). Felipe partiu e deixou um rol de jogos em que ficou mal na fotografia. Artur tem-se pautado por uma enorme tranquilidade entre os postes e ainda em Kiev teve três defesas fundamentais para segurar o empate.

Quim!

Não será fácil à SAD segurar o guarda-redes brasileiro, mas não se pense que Salvador perde o sono. O sonho do presidente, e também dos adeptos, é ver Quim de volta à baliza. Ele que era a grande aposta para esta época.

RECORD

JotaCC

ABC volta a perder no Flávio Sá Leite

Depois da excelente fase regular, que lhe permitiu chegar à actual repartindo a liderança com o FC Porto, o ABC voltou a perder. À derrota caseira com o Sporting, na jornada inaugural, seguiu-se novo desaire no Flávio Sá Leite, agora com o Madeira SAD. A entrada demolidora dos insulares e a ineficácia dos remates de seis e nove metros do ABC foram decisivas para o desfecho. O intervalo ainda fez bem aos homens de Jorge Rito, que, contudo, depois de chegarem ao empate (22-22) viram os madeirenses disparar novamente no marcador. O Madeira SAD, invicto na fase final, alcançou o ABC na liderança, com 32 pontos, tendo melhor diferença de golos.


Assinar o ponto na Europa


Tal e qual como se previa, o HC de Braga logrou o acesso à final a quatro da Taça CERS. Os minhotos tinham praticamente resolvido a questão na primeira mão, em França, e ontem voltaram a tornear a formação do Saint Brieuc com toda a facilidade.

Os minhotos contaram com uma razoável assistência, que pode presenciar uma proeza pioneira na vida do clube, pois é a primeira vez que o clube bracarense se vê envolvido nestas andanças a nível europeu.

Com um campeonato nacional bem tranquilo, a formação de Vítor Silva tem a época ganha.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga só pensa em segurar e reforçar o terceiro lugar frente ao maior rival
Domingos esconde a estratégia

Domingos Paciência não tem mãos a medir na preparação do dérbi minhoto, em que espera segurar e reforçar o terceiro lugar conquistado na jornada anterior, após o triunfo por 2-1 sobre o Beira-Mar.

O treinador do Sp. Braga não só fechou as portas do treino como blindou o grupo bracarense ao exterior, reduzindo à expressão mínima os contactos com os jornalistas nas vésperas do jogo mais aguardado do Minho. O central peruano Alberto Rodríguez e o lateral-esquerdo Elderson estão ao cuidado do departamento médico dos bracarenses e dificilmente vão recuperar a tempo de defrontar o V. Guimarães, ainda que o técnico do Sp. Braga mantenha a esperança de recuperar, pelo menos, o primeiro jogador.

No dérbi de amanhã, Domingos Paciência poderá somar a 50ª vitória em 84 jogos oficiais do Sp. Braga, o que aconteceria em ambiente especial, já que o estádio vai encher com 29 mil adeptos da casa.


V. Guimarães: Manuel Machado preocupado com a arbitragem
"Desejo um jogo sem polémicas"

Manuel Machado espera que o duelo entre Sp. Braga e V. Guimarães, agendado para amanhã (20h15), "não tenha tantas polémicas quanto o dérbi da época passada", marcado por três grandes penalidades e quatro expulsões só para a equipa vimaranense e pelo triunfo dos bracarenses (3-2).

"Que seja uma arbitragem diferente. Espero que o Vitória não sofra tantos penáltis e tantas expulsões", disse. O técnico vimaranense aposta apenas na "vitória", apesar de não ter o apoio dos adeptos vitorianos na 'pedreira', devido à polémica dos bilhetes que provocou o corte de relações entre os dois clubes. "Queremos a melhor posição entre os cinco primeiros. Nesse sentido, queremos ganhar", afirmou

Sem rodeios, Machado disse que não quis adiar o dérbi porque "os dois clubes são concorrentes directos pelo mesmo objectivo". "Não estaria a defender quem me paga o ordenado se deixasse o adversário em vantagem. Quando fui consultado pelo presidente Emílio Macedo sobre essa possibilidade, decidi em consciência", assumiu, considerando "uma hipocrisia" as críticas feitas pelos bracarenses.

"O adiamento do jogo é uma falsa questão, tal como é a hipocrisia o argumento dos interesses do futebol português, já que a representação portuguesa nas provas da UEFA ficou garantida na eliminatória anterior", explicou.

CORREIO DA MANHA

Pé Ligeiro

Domingos sobre a nega de Manuel Machado: «É como viver do mal dos outros»

O treinador do SC Braga evitou falar sobre toda a polémica criada em torno do não adiamento do jogo com o V. Guimarães, preferindo salientar a importância de somar os três pontos para continuar a perseguir o objectivo definido desde do início da época: ficar entre o terceiro e o quarto posto da classificação.

Domingos, ainda assim, admitiu que todo o grupo de trabalho não ficou satisfeito com toda a polémica criada em torno do derby marcado para esta segunda-feira: «É um jogo muito importante para nós, tal como o é para o V. Guimarães. Mas também estamos noutra competição muito importante para a história do clube e é natural estarmos mais cansados.»

Questionado sobre as declarações de Manuel Machado, que assumiu ter vetado a possibilidade de o jogo ser adiado, o treinador dos bracarenses torneou e não disse se também faria o mesmo: «Qualquer treinador deve gerir da melhor forma e tirar partido da situação do adversário. É um pouco como viver do mal dos outros.»

Sobre o jogo propriamente dito, e mesmo tendo em conta o maior cansaço motivado pela participação na Liga Europa, Domingos garantiu motivação para vencer, enaltecendo o período que a sua equipa está a atravessar: «Depois do jogo da primeira volta, ficámos a sete pontos do V. Guimarães, agora, se vencermos, ficaremos com seis de vantagem. Não é fácil recuperar 13 pontos e será muito importante ganhar, os jogadores estão muito motivados.»

Vencendo, a formação de Braga dá passo importante para terminar à frente do seu rival. Mas Domingos diz que isso não é objectivo: «O SC Braga luta por um objectivo bem definido desde o início do campeonato, ficar entre o terceiro e o quarto lugar. Depende exclusivamente de si, pois se ganhar os seus jogos pode repetir uma classificação histórica. Agora, não estamos preocupados em ficar à frente deste ou daquele, esse não é o nosso campeonato.»
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

Artur Moraes elogia crescimento do futebol português
Por Redacção

Em entrevista a uma rádio brasileira, o guarda-redes do SC Braga falou sobre a possibilidade de três clubes portugueses poderem marcar presença nas meias-finais da Liga Europa.

«A principal força do futebol português continua a ser o Benfica, o FC Porto e o Sporting, mas a subida do SC Braga, com a presença na Liga dos Campeões e a prestação na Liga Europa, mostra que o futebol português está a crescer muito», começou por explicar Artur Moraes.

Para o guarda-redes, a presença de muitos jogadores brasileiros é uma das razões para este crescimento, deixando o exemplo do que se passa no SC Braga: «O nosso sucesso deve-se a termos muitos jogadores brasileiros, pois quando jogamos vamos para nos divertir. Além disso, a equipa joga junta há muito tempo e é muito organizada.»

Sobre as hipóteses na Liga Europa, Artur Moraes dá favoritismo a FC Porto e Benfica, mas diz que o SC Braga pode surpreender: «O FC Porto e Benfica são muito fortes em todos os sectores e nós aparecemos como surpresa e sem responsabilidade nenhuma, porque não esperávamos chegar tão longe. Por isso, podem estar as três equipas na próxima fase e, quem sabe, haverá uma final portuguesa na Liga Europa.»


A Bola

Bruno3429

Domingos só fala do futuro no final da época
Treinador não revela se vai aceitar a proposta de renovação do Sp. Braga

Por Redacção

Domingos Paciência só revelará o seu futuro no final da época. O treinador do Sp. Braga continua a não dizer se vai aceitar a proposta de renovação que o presidente bracarense, António Salvador, lhe apresentou, informa a Agência Lusa: «Há coisas mais importantes nesta altura. Esse é um assunto encerrado. Nem eu nem o presidente vamos falar nesta altura, porque não queremos alimentar uma novela.»

O técnico apontou que «a tempo e horas, quando tudo estiver resolvido e esclarecido» irá anunciar a sua decisão. Para já, mantém-se o silêncio e «é assim que vai ser até ao final do campeonato porque os objectivos do Braga são tão grandiosos que os interesses individuais têm de ser ultrapassados».

Recorde-se que Domingos Paciência tem sido apontado como futuro treinador do Sporting. O nome do técnico ficou associado ao presidente do Sporting, Godinho Lopes, mas não existe qualquer informação oficial.

Maisfutebol

Bruno3429

Sp. Braga: V. Guimarães devolveu 1498 bilhetes... e 44 euros
Confirmado boicote de adeptos vitorianos ao «derby» minhoto

Por Redacção

O Vitória de Guimarães devolveu neste domingo 1.498 dos 1.500 bilhetes recebidos do Sporting de Braga para o jogo de segunda-feira, a contar para a 26ª jornada da Liga de futebol, revela a agência Lusa, citando fonte do clube bracarense.

Está assim confirmado o boicote dos adeptos vitorianos ao derby minhoto, na sequência da polémica que culminou sexta-feira com o corte de relações entre os dois emblemas, com o Vitória a acusar o Braga de ter quebrado um alegado compromisso de disponibilizar um número superior de bilhetes.

O diretor geral do Vitória de Guimarães, João Martins, devolveu em mão os 1.498 bilhetes, bem como 44 euros respeitantes a dois ingressos vendidos. O Sporting de Braga poderá agora disponibilizar esses bilhetes aos sócios nos lugares habituais de venda na cidade, com cada sócio a poder levantar gratuitamente um bilhete e ainda mais três de acompanhante, medida que garante casa cheia para o último encontro da ronda.

Maisfutebol

JotaCC

"Guimarães não adiou jogo para poder viver à custa do mal dos outros", Domingos Paciência

O treinador do Sporting de Braga disse hoje que o Vitória de Guimarães quer tirar partido do desgaste da sua equipa no jogo de segunda-feira, da 26.ª jornada da Liga de futebol, para "poder viver à custa do mal dos outros".

"Ao não adiar o jogo, o Vitória de Guimarães procurar tirar partido do nosso desgaste e isso, no fundo, é poder viver à custa do mal dos outros. Cada um pensa como bem entender, eu estou deste lado, ele do outro, cada um fala por si", afirmou.

Domingos Paciência disse ainda que "não é ponto de honra terminar à frente" do Vitória porque o Sporting de Braga luta por ficar entre o terceiro e o quarto lugares, sendo que neste momento "depende apenas de si para isso, porque se ganhar todos os seus jogos pode voltar a fazer uma classificação histórica", numa alusão implícita ao inédito segundo lugar alcançado na época passada.

Admitindo que alguns jogadores mais utilizados, como Vandinho, Alan, Miguel Garcia ou Sílvio, apresentam algum desgaste físico dada a grande sequência de jogos e viagens (a equipa jogou quinta-feira na Ucrânia para a Liga Europa, diante do Dínamo e Kiev), o técnico disse ter a esperança que todos recuperem a tempo de poderem alinhar no 'clássico' minhoto.

Domingos lembrou que depois do jogo da primeira volta com o Vitória, em Guimarães, o Braga ficou a sete pontos do adversário desta jornada e neste momento tem seis de vantagem, que podem aumentar para nove em caso de triunfo, o que "é de salientar", disse.

"É muito importante ganhar amanhã [segunda-feira], espero que sejam um grande espectáculo, os jogadores estão entusiasmados e muito motivados porque este é um 'derby" e um jogo diferente de todos os outros", disse.

Respondeu ainda ao treinador vitoriano, que disse ser uma "falsa questão" o argumento bracarense da participação europeia ajudar o futebol português a ganhar mais uma equipa nas competições europeias porque isso já estava decidido antes desta eliminatória, aconselhando Manuel Machado a "olhar para o passado".

"Se o Guimarães ficar em sexto na próxima temporada tem direito a um lugar na Europa, mas o ano passado ficou em sexto e não se qualificou. Estamos a trabalhar para o futebol português e isso não foi conseguido na semana passada, mas porque houve um trabalho das equipas portugueses entre as quais o Braga", frisou.

O 'clássico' minhoto tem lugar no Estádio Municipal de Braga, às 20:15 de segunda-feira, e será arbitrado por João Ferreira, de Setúbal.


O JOGO

Pé Ligeiro

Três regressos para desafio com Vitória de Guimarães

Os regressos de Ukra, Marco Ramos e Keita são as novidades presentes na lista de convocados do SC Braga para a partida, de segunda-feira, frente ao Vitória de Guimarães, referente à 26.ª jornada do campeonato português.

Depois de terem falhado o jogo da Liga Europa, treinador Domingos Paciência voltou a apostar em Ukra, Marco Ramos, Keita e Marcos.

No que diz respeito ao quadro clínico, os defesas Rodriguez e Elderson prosseguem a recuperação das respectivas lesões.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Marcos.

Defesas: Miguel Garcia, Kaká, Paulão, Aníbal, Marco Ramos, Sílvio.

Médios: Custódio, Vandinho, Hugo Viana, Salino, Mossoró.

Avançados: Alan, Meyong, Hélder Barbosa, Paulo César, Lima, Ukra, Keita.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!