News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/04

Started by JotaCC, 09 de April de 2011, 07:59

Previous topic - Next topic

JotaCC

Heróis de Kiev em gestão


Felizes com o empate positivo a uma bola em Kiev, que deixa o sonho da passagem às meias-finais da Liga Europa em aberto para o jogo da segunda 'mão' na próxima quinta-feira, o Sp. Braga regressou ontem à tarde aos trabalhos já com o dérbi minhoto no pensamento. Os titulares em Kiev não pisaram, todavia, o relvado, eles que chegaram a casa de madrugada, pois já passava das seis da manhã quando aterraram no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Ficaram no ginásio a fazer recuperação e gestão de esforço.
Domingos Paciência trabalhou, por isso, com um lote de joga-dores reduzido, os habituais suplentes, os menos utilizados, e atletas não inscritos na UEFA, tendo chamado também alguns jogadores juniores para compor o grupo.
Face à indisposição de Paulão em Kiev, que obrigou Domingos a improvisar o capitão Vandinho no eixo da defesa, o treinador dos 'guerreiros' do Minho bate- -se com algumas dúvidas na equipa para o dérbi de segunda- -feira. Porém, segundo foi possível apurar, Paul ão deve recuperar para o jogo.
A novidade do treino foi mesmo o central peruano Rodriguez, que subiu ao relvado acompanhado do fisioterapeuta Francisco Miranda, mas treinou condicionado e não deve recuperar para o dérbi. A prioridade do departamento clínico do Sp. Braga deve ser recuperar o central para o jogo da segunda 'mão' dos quartos-de-final da Liga Europa. E mesmo assim, é complicado, face à mialgia do jogador na perna esquerda.

Adeptos incentivaram


Os trabalhos decorreram debaixo de um ambiente positivo, com cerca de cem adeptos bracarenses presentes, no arranque da 'operação Vit. Guimarães', e visivelmente satisfeitos com a campanha do Sp. Braga nas competições europeias, e também na Liga Portuguesa, onde defende o terceiro lugar, a cinco jornadas do fim do campeonato.
Já todo composto, e refeito da longa viagem à Ucrânia, o plantel do Sp. Braga retoma hoje a preparação do jogo com o Vitória, uma sessão já à porta fechada (10h30) no Estádio AXA.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Relações cortadas

Acabou! Braga e Guimarães estão oficialmente de relações cortadas. A tomada de posição partiu do clube vitoriano, que, em resposta a um comunicado emitido pela SAD arsenalista na manhã de ontem, apresentou uma nota com quatro pontos na qual não deixa margem para dúvidas. "Enquanto o presidente do SC Braga não se retractar publicamente, cortamos todas as relações com aquele clube", garantem os vimaranenses, desagradados com a forma como os arqui-rivais reagiram ao documento divulgado por Emílio Macedo na quarta-feira - no qual podia ler-se "a palavra do presidente do Braga... apaga-se com uma borracha" -, que classificaram de "infeliz, insensato e irresponsável". Mas a atitude não parece ter perturbado os arsenalistas. Aliás, fonte da SAD revelou a O JOGO que este corte de relações "é encarado com tranquilidade e total indiferença", e que nenhuma vírgula será retirada ao comunicado.

Na base da guerra de comunicados que resultou no corte de relações entre os dois maiores clubes do Minho está o "não" dado pelo Guimarães ao pedido efectuado pelo Braga para adiar, para o fim-de-semana da Páscoa, o encontro que as duas equipas vão realizar segunda-feira. De acordo com os bracarenses, Emílio Macedo desculpou-se com o facto de colidir "com o planeamento desportivo" delineado por Manuel Machado, o que os levou a quebrar um acordo celebrado em Novembro de 2010, que previa a cedência de quatro mil bilhetes para os adeptos do clube visitante. O presidente dos vimaranenses não gostou da ruptura do compromisso e, na quarta-feira, acusou o homólogo dos arsenalistas de "não honrar a palavra dada" nesta questão.

Ferida no orgulho, a SAD do Braga reagiu igualmente de forma dura, relatando um conjunto de situações que levaram à quebra do compromisso entre os dois clubes, como os incidentes ocorridos no jogo da primeira volta do Campeonato, mas que os vitorianos dizem ser "um chorrilho de asneiras, eivado de calúnias e infâmias".

Comunicado Guimarães

"2 - Há quem ande neste mundo do futebol convencido de que fazer mal é a ordem natural das coisas (...)"

"3 - O chorrilho de asneiras, eivado de calúnias e infâmias, presente no comunicado emitido por aquele clube não é compatível com a nossa forma de estar e de pensar. (...) O presidente do SC de Braga não honrou com a palavra dada"

Comunicado Braga


- "O acordo, sim existiu, ao contrário do que o presidente do VSC apregoou aos sócios nas últimas eleições (...), que usou essa estratégia - intrujice - eleitoral para cativar sócios"

- "O Braga (...) deveria ter endereçado o pedido [adiamento do jogo] ao treinador e não ao presidente do VSC, já que no Castelo a hierarquia deve estar em ruínas"

Polémicas


Vinícius azeda

A perda de Vinícius, ex-Olhanense, para o rival Braga marcou o início das desavenças na reabertura do mercado de Inverno, em Janeiro. O jogador era prioridade de Manuel Machado para o reforço do meio-campo e os contactos intensificaram-se, mas a SAD bracarense acabou por apresentar ao médio uma proposta mais vantajosa. Na altura, e a propósito desta situação, o técnico do Guimarães reconheceu, em entrevista a O JOGO, que "o Braga tem maior capacidade financeira".

"Palhaçada" Douglas


O verniz acabou por estalar um pouco mais quando, no dia da recepção à Académica, em jogo relativo à primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, foi noticiado o ingresso do avançado Douglas, em fim de contrato com os vitorianos, no plantel do Braga para a próxima época. O Guimarães acabou por vencer o jogo, com um golo de Faouzi, o que permitiu a chegada histórica à final da competição, mas, no final da partida, Manuel Machado deixou bem patente a sua revolta, com muita ironia à mistura. "Existem concelhos com forte tradição religiosa e que vivem a quadra pascal com muita intensidade. Pelos vistos, decidiram antecipar o Carnaval e inventaram uma grande palhaçada para abalar a nossa equipa", referiu, na altura, o treinador.

Recusa de adiar jogo e 1500 bilhetes

O Guimarães recusou adiar para o fim-de-semana de Páscoa o dérbi desta jornada. A alteração foi pedida pelo Braga, que com os quartos-de-final da Liga Europa, frente ao Dínamo de Kiev, no horizonte pretendia não ter compromissos entre os dois jogos europeus. O mal-estar causado por esta recusa precipitou o resto da polémica. Esta semana, a tensão entre os presidentes Emílio Macedo da Silva e António Salvador culminou no corte de relações entre os clubes. Tudo por causa de um alegado acordo de permuta de bilhetes estabelecido na primeira volta, que os bracarenses terão violado ao enviarem apenas 1500 ingressos para Guimarães, ao preço de 22 euros. Ontem, foram devolvidos.


1498 bilhetes devolvidos aos arsenalistas

Depois de ter oficializado o corte de relações com o rival Braga, o Guimarães decidiu devolver-lhe os bilhetes que, ao abrigo dos regulamentos, o clube visitado havia enviado para o D. Afonso Henriques, com o preço único de 22 euros, e que estiveram na origem da polémica que dividiu, mais uma vez, os minhotos. Às bilheteiras do AXA foram remetidos 1498 dos 1500 bilhetes - os restantes dois já haviam sido vendidos, no dia em que foram colocados à disposição dos adeptos vimaranenses, no recinto municipal. Em alternativa ao estádio do adversário, o Guimarães prepara-se para colocar um ecrã gigante na praceta do D. Afonso Henriques, a fim de que os adeptos possam assistir ao jogo, na segunda-feira à noite. A autarquia vimaranense terá já dado a necessária autorização para a instalação deste equipamento no exterior do estádio.

O JOGO



JotaCC

Segunda volta muito arsenalista

Se o tiro de partida do campeonato tivesse sido dado somente em Janeiro, o Braga estaria - como agora está - no terceiro lugar, mas a morder os calcanhares ao Benfica na luta pelo apuramento para o play-off de acesso à Liga dos Campeões e não à distância irremediável de 15 pontos.

A "limpeza" no balneário operada em Dezembro e Janeiro fez milagres em Braga, onde mora agora uma equipa muito diferente da que na primeira volta do campeonato foi incapaz de vencer - imagine-se! - dois jogos consecutivos. Os rostos carregados, resultantes do ambiente tenso que pairava no ar devido aos maus resultados, deram lugar aos sorrisos largos e para o exterior passa agora uma boa disposição que chega a contagiar os adeptos. E os motivos são perfeitamente óbvios. Afinal, os arsenalistas são detentores do terceiro melhor registo pontual desde a viragem da Liga. Ao todo foram 20 os pontos já conquistados, e ainda só se realizaram dez jornadas desde 14 de Janeiro, dia em que arrancou oficialmente a segunda metade da competição. Só o duo FC Porto-Benfica amealhou mais pontos. De resto, com a vitória em Aveiro, na jornada anterior, o Braga igualou o mesmo número de pontos conquistado em toda a primeira volta do campeonato. E ainda faltam cinco rondas.

7º A posição que o Braga ocupava no final da primeira volta do Campeonato, agora é terceiro, com mais um ponto que o Sporting

20 O número de pontos que os arsenalistas conquistaram desde o começo da segunda volta da prova

4 São as vitórias consecutivas que os bracarenses levam actualmente, depois na volta inaugural não terem conseguido amealhar dois triunfos seguidos


Mira à Copa América

Depois de ter definido objectivos colectivos para atingir ao serviço do Braga, Artur estabeleceu agora também uma meta pessoal. A atravessar um bom momento de forma - na quinta-feira, voltou a cotar-se como um dos melhores arsenalistas, frente ao Dínamo de Kiev - o guarda-redes quer chegar brevemente à selecção do Brasil. Aos 30 anos, Artur quer convencer o seleccionador Mano Menezes e ser chamado ao "escrete" pela primeira vez, tendo mesmo no horizonte a Copa América, que este ano vai realizar-se na Argentina entre 1 e 24 de Julho. Júlio César (Inter), Gomes (Tottenham) e Neto (Fiorentina) foram os últimos guarda-redes chamados à canarinha.


Paulão bem melhor

No dia seguinte ao empate em Kiev, na primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa, Domingos Paciência orientou um treino ligeiro ao final da tarde, nos campos de apoio do Estádio AXA. Os titulares do jogo na Ucrânia não subiram sequer ao relvado, pois permaneceram no ginásio em gestão de esforço. Deste lote, fez parte Paulão, que ontem já se sentiu bastante melhor depois da indisposição que o impediu de voltar dos balneários para jogar a segunda parte frente ao Dínamo de Kiev. O central brasileiro, ao que tudo indica, estará à disposição de Domingos Paciência para a recepção ao Guimarães, jogo em que voltará a fazer dupla com Kaká no centro da defesa.



Clientes do costume compõem boletim clínico


Como habitualmente faz à sexta-feira, o Braga actualizou ontem o boletim clínico e desta vez não houve novidades a registar. Quim, Rodriguez, Elderson e Vinícius continuam a ser os quatro jogadores entregues ao departamento médico do clube arsenalista.



Rodriguez no relvado mas apenas de sapatilhas


Rodriguez subiu ao relvado no treino de ontem, mas limitou-se a fazer corrida, de sapatilhas. Desta forma, o central peruano não estará em condições de defrontar o Guimarães e deverá também falhar a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa, com o Dínamo.


Adepto pontapeia assistente no Dínamo-Braga

O Dínamo de Kiev-Braga teve um episódio caricato já depois do apito final do holandês Bjorn Kuipers. Um adepto ucraniano, insatisfeito com a expulsão de "Sheva", decidiu entrar no relvado e aplicar um pontapé nas nádegas de um dos árbitros-assistentes. As imagens do ataque estão disponíveis no You Tube e já têm mais de 22 mil visualizações.


O JOGO

Bruno3429

Vitória de Guimarães corta relações com Sporting de Braga

A guerra dos bilhetes entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães atingiu, ontem, o seu ponto mais alto. Depois de um comunicado duro dos bracarenses, os conquistadores decidiram «cortar todas as relações» com o rival.

Diario do Minho

JotaCC

Carlos Coutada quer «grande jogo» no dérbi do Minho

Sporting de Braga e Vitória de Guimarães encontram-se na próxima segunda-feira, na "Pedreira", no jogo que encerra a 26.ª jornada.

O presidente da Associação de Futebol (AF) de Braga manifestou-se «orgulhoso» com as prestações de Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, esperando que o dérbi minhoto de segunda-feira seja um «grande jogo», com respeito e «fair-play».

«Apelo à mobilização destas duas massas adeptas importantes e espero que encarem este jogo com um espírito de verdadeiro 'fair-play' e de respeito entre os dois grandes emblemas. Espero que esta não seja uma palavra vã e que, acima de tudo, venha a ser um grande jogo de futebol», afirmou Carlos Coutada, em declarações à Agência Lusa.

Antevendo o dérbi, o dirigente bracarense enalteceu os «sucessos desportivos dos dois clubes», destacando «a chegada do Vitória de Guimarães à final da Taça de Portugal e consequente presença na Liga Europa do próximo ano» e a «notável prestação do Sporting de Braga na Liga e a espectacular participação na Liga Europa».

«Esta prestação é motivo de grande orgulho para a AF de Braga. Prova a pujança dos nossos clubes e da nossa região, assim como demonstra que os seus habitantes gostam de futebol», frisou.

Carlos Coutada espera que «o estádio Municipal de Braga apresente uma grande moldura humana», admitindo mesmo «a maior enchente da época», na segunda-feira, na recepção do Sporting de Braga, terceiro classificado com 40 pontos, ao "rival" Vitória de Guimarães, quinto com 34.

«Não é original as duas equipas encontrarem-se com um percurso tão bom interno, mas certamente é original uma delas cumprir um percurso tão brilhante na Europa, como é o caso do Sporting de Braga», concluiu.

SAPO DESPORTO

Pé Ligeiro

Fechados em copas a pensar em Guimarães  


O SC Braga cumpriu esta manhã um treino à porta fechada, inserido na preparação desse importante derby com o V. Guimarães, agendado para segunda-feira à noite.

Depois de mais um excelente resultado europeu, Domingos Paciência deseja ver a equipa manter-se na senda do sucesso a nível interno, onde tem conseguido recuperação notável, já materializada com subida ao 3º lugar.

Em termos de boletim clínico, o central Rodriguez e o defesa-esquerdo Elderson, apoquentados por mialgias, dificilmente vão entrar nos eleitos do técnico do SC Braga.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Domingos a um «derby» de abraçar a vitória 50

Nada como um clássico para assinalar um marco na carreira de Domingos Paciência em Braga - que, em rigor, só será um momento especial para o treinador se o Vitória deixar três pontos no Estádio Axa, depois de amanhã.

Ganhando o derby, Domingos soma a 50.º triunfo em 84 jogos oficiais no comando dos arsenalistas; perdendo ou empatando, a marca pode ser atingida noutro ponto elevado da carreira da equipa, na segunda-mão dos quartos-de-final da Liga Europa, frente ao Dínamo Kiev.

Pergunte-se à generalidade dos adeptos bracarenses o que prefere e a resposta sairá sem soluços: vencer o rival é a suprema empreitada em cada época futebolística. É esse sentimento que torna o derby do Minho um espectáculo renhidamente disputado, quase sempre polvilhado por polémicas e dominado por uma rivalidade muitas vezes insana.

Três pontos e não só

Domingos não é de Braga. É filho de Leça da Palmeira mas conheceu, ao longo de uma carreira de futebolista recheada de sucessos e jogos intensos, o valor acrescentado de uma vitória num derby.

No caso do jogo de segunda-feira, para além de poder colocar uma cereja no topo do bolo dos 50 triunfos como treinador do SC Braga, se vencer Domingos deixará o rival a nove pontos de distância, cimentará a equipa no terceiro lugar e somará o sétimo êxito num ciclo que, por agora, contempla nove desafios consecutivos sem perder. A melhor série da época dos Guerreiros, a confirmar um crescimento sustentado em sólidas bases psicológicas e físicas.

A BOLA

Pé Ligeiro

HC Braga na final-four da Taça CERS
Minhotos eliminam Saint-Brieuc 

O HC Braga garantiu este sábado a qualificação para a final-four da Taça CERS, a segunda competição europeia de clubes.

A equipa treinada por Vítor Silva levou a melhor diante dos franceses do Saint- Brieuc, em casa, por 5-1, depois de na primeira mão dos quartos-de-final ter ganho por 9-5.

Recorde-se que esta edição da prova pode ter quatro equipas portuguesas nas meias-finais. Oliveirense, Benfica e Física entram em ação ainda esta tarde.

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!