News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 08/04

Started by JotaCC, 08 de April de 2011, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga empata a uma bola em Kiev


Jogo de grande intensidade, após a tremideira inicial veio a calmaria da segunda parte, faltando então um pouco de audácia.
A equipa do Dínamo surpreendeu com a presença de Shevechenko no banco e a titularidade do jovem Kravets.

Domingos não estaria à espera de um Dínamo assim e isso foi notório nos primeiros minutos de jogo com a defesa do Sporting de Braga a denotar alguma dificuldade para travar as saídas da formação ucraniana para o ataque, sempre feitas em velocidade e em passes a rasgar a defesa do Braga, quer feitos na diagonal quer para as costas dos centrais arsenalistas. A felicidade, porém, não surge do céu, conquista-se, mas na realidade a equipa portuguesa contou com alguma na maneira como chegou ao empate, ao minuto treze que assim foi o de azar para os ucranianos.

Apesar do golo o Sporting de Braga não acertou com a maneira de jogar do Dínamo dando a impressão que estava esta mais preparada para a forma de jogar dos minhotos do que estes em relação aos ucranianos.
Não fosse rei Artur e as coisas poderiam ter sido bem diferentes nos primeiros quarenta e cinco minutos. Só mesmo na parte final do primeiro período é que a equipa orientada por Semin é que abrandou e o Braga conseguiu respirar melhor e ensaiar, inclusive, algumas saídas para o contra-ataque.

Depois o filme mudou e de que maneira. À contrariedade da saída de Paulão e Vandinho a passar para central, surge o golpe nas aspirações ucranianas. Shevechenko, entrado ao intervalo, vê num ápice dois amarelos e a consequente expulsão.

Isto acabou por alterar por completo o rumo dos acontecimentos, o Braga sentiu que podia fazer mais. Salino adiantou-se no terreno e os bracarenses surgiram mais afoitos no ataque.
Pensou bem Domingos em lançar Mossoró e o Braga começou a controlar o jogo tanto emocionalmente como tacticamente. Mas a verdade é que faltou algo mais à equipa do Braga para vencer o jogo, talvez um pouco de audácia.
Agora o Braga tem o pássaro na mão, resta saber se vai ser suficientemente astuto para não o deixar voar.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Fredy perto de ser reforço
EXTREMO PERTENCE A INVESTIDORES ANGOLANOS

Nem as competições europeias travam o pensamento dos arsenalistas para a próxima temporada e, nesse sentido, António Salvador está muito perto de garantir o 5.º reforço para... Leonardo Jardim. O mais recente alvo dá pelo nome de Fredy, é extremo-direito, internacional Sub-21, pertence aos quadros do Belenenses, mas nos últimos dias o seu passe foi adquirido por investidores angolanos. Em 21 jogos ao serviço dos azuis do Restelo, o luso-angolano apontou 4 golos. A velocidade e o drible curto são duas das principais características de Fredy que, para além de atuar no corredor direito, pode também ser aposta para o lado oposto, como ser utilizado a segundo avançado.

Desde janeiro que os responsáveis arsenalistas estão a fechar contratações para 2011/12: as duas primeiras apostas foram nos gilistas Rodrigo Galo e Zé Luís, para além de terem assegurado direito de preferência sobre Hugo Vieira. Depois, António Salvador virou-se para o ataque e contratou Douglas ao rival de Guimarães. O médio Djamal, que Leonardo Jardim tão bem conhece dos tempos do Beira-Mar, também já assinou, enquanto o avançado Serginho (Trofense) foi diversas vezes observado por Agostinho Oliveira e está a ser negociado.


Artur: «Shevchenko queria muito rematar...»
GUARDIÃO NÃO TEM DÚVIDAS SOBRE A EXPULSÃO

Até por terras ucranianas, por vezes, as expulsões dão mais que falar do que propriamente os jogos. Ontem, o craque Shevchenko acabou expulso, mas para os minhotos não há dúvidas e o árbitro ajuizou corretamente o lance. "Eu ouvi perfeitamente o apito, mas o Shevchenko queria muito rematar... Ainda bem que o fez. É um jogador muito forte e vai fazer bastante falta ao Dínamo de Kiev no jogo da 2.ª mão", afirmou Artur, sem conseguir esconder um sorriso.

Virando agulhas para o futebol, o guarda-redes brasileiro assumiu que nada ainda está garantido. "A eliminatória está totalmente em aberto. Ainda por cima, vamos ter uma semana muito difícil, com a receção ao V. Guimarães", recordou, fazendo um retrospetiva sobre o embate com o Dínamo: "Depois do golo inicial, senti que a noite ia ser difícil. Jogar contra uma equipa como esta, sofrer um golo cedo... mas ainda bem que conseguimos dar a volta por cima. Na 2.ª parte até podíamos ter feito o 1-2, que seria extremamente importante."

Artur teve 3 defesas importantes, mas o próprio desvalorizou: "Estou lá para isso. Felizmente, este jogo correu-me bem."


Festival português em destaque no Mundo
TRIO MERECE ELOGIOS DA ARGENTINA À RÚSSIA

A grande noite europeia de FC Porto, Benfica e Sp. Braga mereceu amplo destaque na imprensa internacional. Da Argentina à Rússia, passando por Espanha ou França, as goleadas de águias e dragões e o empate bracarense na Ucrânia merecem rasgados elogios lá fora.

O argentino "Olé" abre o seu site com o triunfo das águias, puxando para título "Águias argentinas", em alusão aos quatro golos dos encarnados frente ao PSV, todos apontados por jogadores das Pampas - Aimar, Salvio (2) e Saviola. No Brasil, o "Lance" destaca o "show" português e já antecipa uma final envolvendo formações nacionais. "FC Porto, Benfica e Sp. Braga firmes na luta do título."

Ainda no continente americano, mas mais a norte, a ESPN coloca uma foto de Falcão e o título "Excelência Ibérica". "Benfica e FC Porto tiveram uma 1.ª mão impressionante, ao passo que o Braga conseguiu marcar fora contra o D. Kiev, reduzido a 10."

Europa

No Velho Continente, a italiana "Gazzetta dello Sport", destaca a festa portuguesa, com uma foto de Pablo Aimar. Em Espanha, o "AS" destaca o contributo de Salvio e refere que "o FC Porto continua em festa" depois do título celebrado na Luz.

Já o "L'Equipe" abre com uma foto de Falcão e o título "Como os grandes". Na Rússia, de onde é proveniente o Spartak, o "Sportbox" tem na sua manchete "Lição portuguesa", em alusão ao baile dos dragões frente à formação moscovita.

Por seu turno, o holandês "Voetbal" abre com o título "Saviola destrói última esperança do PSV", referindo-se ao golo de El Conejo ao cair do pano.


RECORD

JotaCC

A sorte assim conquista-se

O Braga deu ontem um passo seguro para concretizar o que ainda há poucos meses parecia impensável para uma equipa que se debatia com problemas a nível interno: chegar às meias-finais da Liga Europa. É certo que ainda faltam, no mínimo, 90 minutos, estes a ser jogados perante o seu público, mas a equipa de Domingos Paciência cumpriu ontem o seu papel no Estádio Valeriy Lobanovskiy com um empate (1-1) que nem o obriga a ganhar no Estádio AXA se mantiver a baliza de Artur inviolável. E, recorde-se, o Braga não sofreu qualquer golo na Liga dos Campeões/Liga Europa desde o jogo com o Shakhtar Donetsk, em Outubro de 2010, na estreia na fase de grupos da Champions .

Ontem, perante aquele que era o mais concretizador ataque da Liga Europa e uma defesa que não sofrera golos nos últimos quatro jogos europeus, a equipa de Domingos Paciência marcou um golo fora, sofreu a bem sofrer antes e depois, acabando também por ser capaz de dominar todas as fases do jogo, ainda que neste caso a expulsão de Shevchenko tenha sido decisiva para, a partir do minuto 61, chamar a si esse controlo. Duvida-se que Sheva tenha ouvido o apito e mesmo assim chutado à baliza, o certo é que desde o famoso Barcelona-Arsenal, em que Van Persie foi expulso num lance semelhante, os árbitros parecem ter-se tornado exigentes nestes casos. A verdade é que o Braga teve a sorte do jogo. Sim, porque não sabe bem como chegou ao golo do empate na primeira parte - foi, aliás, um autogolo de Gusev -, ganhando só depois o mérito pelo que levou de Kiev. A partir da vantagem numérica o panorama melhorou, ainda que antes dessa fase já se percebera que o Braga, com excepção dos minutos finais da segunda parte e a fase inicial dos segundos 45', era capaz de libertar-se da pressão do Dínamo. Corrigida uma defesa demasiado alta e aumentada a pressão sobre o portador da bola, a vida bracarense melhorou bastante.

Dominado numa primeira fase e capaz de dividir o jogo depois disso, houve uma altura em que o Braga passou a acreditar ser possível ganhar. Quando? Ao minuto 74, Domingos Paciência trocou Salino por Mossoró, esperando que o "Mágico" confirmasse a suspeita criada em 10 minutos de vantagem numérica: a de que o Dínamo estava ao alcance dos minhotos. Pena que a boa ideia no papel não tivesse consequências na prática, porque o Braga não se tornou mais perigoso e nem deu trabalho a Shovkovsky. Valeu a forma como controlou o jogo, com a bola a ser trocada quase sempre no meio-campo defensivo de um Dínamo sem reacção após a expulsão de Shevchenko. Podendo saber a pouco, até porque o Braga jogou meia hora com mais um jogador, o empate abre todas as boas expectativas para a segunda mão. Basta continuar a ser eficiente, como ontem.

Dínamo de Kiev 1 | Braga 1

Estádio Valery Lobanovskiy, em Kiev

Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)

-
Dínamo de Kiev

Olexandr Shovkovskiy, Danilo Silva, Yevhen Khacheridi, Ayila Yussuf, Goran Popov, Roman Eremenko, Ognjen Vukojevic, Oleh Gusev, Andriy Yarmolenko, Artem Milevskiy, Artem Kravets (Andriy Shevchenko, 46)

(Suplentes: Maxym Koval, Betão, Denys Garmash, Andriy Nesmachniy, Leandro Almeida, Roman Zozulya, Andriy Shevchenko)

Braga

Artur Moraes, Miguel Garcia, Paulão (Custódio,46), Kaká, Sílvio, Vandinho, Hugo Viana, Leandro Salino (Mossoró, 74), Alan, Paulo César, Lima (Meyong, 82)

(Suplentes: Cristiano, Aníbal, Dani, Custódio, Mossoró, Hélder Barbosa, Meyong)

-

Ao intervalo: 1-1

Golo | 1-0, Andriy Yarmolenko, 06 minutos; 1-1, Oleh Gusev, 13 (na própria baliza)

Amarelo para Kaká (34), Miguel Garcia (50), Andriy Yarmolenko (51), Paulo César (52), Andriy Shevchenko (53 e 61), Goran Popov (69)

Vermelho por acumulação de amarelos para Andriy Shevchenko (61)


Arbitragem
Perdeu-se na disciplina


O holandês até começou bem, preferindo o diálogo à ditadura dos cartões. Só que a atitude não durou o jogo todo e na segunda parte começou a sucessiva exibição de amarelos, alguns injustos, como o de Miguel Garcia, e outros duvidosos, como o segundo a Shevchenko.



Momento: 13' | [1-1]
Não faz mal que seja assim


O golo do Braga não foi um primor em termos estéticos, mas contou. O canto de Hugo Viana pareceu mal batido, com a bola a sair rasteira, mas perante a passividade da defesa do Dínamo de Kiev, a bola quase chegava a Alan. Vukojevic, querendo tirar a bola do extremo brasileiro, joga-a contra o corpo de Gusev e vê o companheiro introduzi-la involuntariamente na própria baliza. Valeu na mesma.



Filme do jogo

6'

[1-0] Primeiro remate, primeiro golo. Gusev troca os olhos a Paulo César e cruza para o segundo poste, onde Ermelenko, nas costas de Miguel Garcia, bate Artur com um golpe de cabeça.

8'

Uma saída precipitada de Artur quase oferece o 2-0 a Kravets.

16'

Boa jogada do ataque ucraniano, com Milevsky a desmarcar Ermelenko de calcanhar. Ao ver a saída de Artur, o extremo tenta colocar-lhe a bola por cima do corpo, mas o guardião opõe-se bem.

20'

Danilo Dias vai à linha de fundo e cruza atrasado para um remate torto de Milevsky.

30'

Artur, com uma palmada, defende para fora uma bomba de Gusev.

42'

Grande defesa de Artur. Agora é Kravets que, após um canto, cabeceia para a baliza, mas o brasileiro mostra-se atento e sacode por cima da baliza.

62'

Salino corre meio-campo e, mesmo pressionado, deixa a bola para Lima, que vê o remate ser desviado para fora. Na sequência do canto, Custódio, de fora da área, tira tinta ao poste esquerdo da baliza de Shovkovsky.

64'

Lima surge em boa posição a pentear a bola após um livre de Hugo Viana, mas erra o alvo por pouco.

64'

Última tentativa do Braga para desfazer o empate. Paulo César, à entrada da área, atira ao lado.


A figura: Vandinho
Como trinco ou defesa-central digam-lhe "muito obrigado"

Valeu a pena ser poupado no segundo tempo contra o Beira-Mar. Pujante do primeiro ao último apito, liderou a revolta após aquele começo horroroso. Miguel Garcia e Sílvio devem agradecer-lhe, e até os centrais foram muitas vezes dobrados pelo capitão, evitando que o Braga tivesse mais dificuldades. Se, como trinco, foi um bombeiro, como central não baixou de nível. Aliás, o sector melhorou com Vandinho em vez de Paulão.


Braga um a um
Vandinho em todas para ajudar Artur

Artur | A saída despropositada aos 7 minutos, que quase valeu o segundo golo a Yarmolenko, foi só um percalço e não o condicionou. O excelente voo aos 37' e defesa milagrosa aos 43' provam-no.

Miguel Garcia | A mobilidade de Yarmolenko foi um problema que o lateral-direito não soube resolver no primeiro tempo. Melhorou imenso no segundo e ganhou tanta confiança que até atacou.

Paulão | Muitas dificuldades para evitar as entradas de Kravets e/ou Milevskiy nas costas. Um problema físico traiu-o numa fase crescente e, ao intervalo, o defesa ficou no balneário.

Kaká | Alguns erros primários a abrir e um nervosismo incaracterístico. Sem Paulão, assumiu a liderança do sector - e muito bem. E, deve dizer-se, encaixou muito melhor em Milevskiy do que em Kravets.

Sílvio | A jogada de Gusev no primeiro golo deixou-o em estado de alerta. Por isso subiu apenas com segurança e procurou impedir mais estragos do extremo. Como toda a equipa, subiu (no campo e de produção) na etapa complementar.

Hugo Viana | Falhou o passe num lance que deu o golo do Dínamo, marcou o canto que valeu o empate. Contas pagas - embora nem numa nem noutra situação tenha tido essa intenção -, e depois uma exibição segura e de processos simples. Bons passes e alguns cortes providenciais.

Salino | Perdido no primeiro terço do jogo, foi-se encontrando e saiu na melhor fase, aquela em que estava a conduzir (e bem) a equipa para o ataque. O problema é que faltava velocidade.

Alan | É autogolo de Gusev, mas Alan tem mérito na forma como pressiona o jogador e o obriga a errar. De resto, foi o Alan do costume nos jogos de contenção: inteligência, muita bola no pé e faltas bem sacadas.

Lima | Jogo pleno de esforço e sacrifício. Um único remate, mas não era fácil pedir mais a quem jogou sozinho e até mais vezes na ala do que no meio.

Paulo César | Bem no apoio a Sílvio e sempre o mais esclarecido a sair para o ataque na fase em que o Braga estava a ser encostado. Nem sempre decidiu bem, mas permitiu que a equipa respirasse e se reorganizasse.

Custódio | Melhorou o miolo, embora a expulsão de Shevchenko lhe tenha facilitado a vida. Expedito no passe e exemplar em matéria de posicionamento.

Mossoró | Imprimiu velocidade, mas não objectividade.

Meyong | Sem tempo.



Domingos Paciência

"Tivemos sorte na primeira parte"

Melhor o resultado do que a exibição - eis a expressão que resume a análise de Domingos Paciência. "Não jogámos bem, principalmente na primeira parte. A equipa entrou ansiosa, sentiu dificuldades na marcação contra uma grande equipa, muito forte nas transições e com jogadores de qualidade. Tivemos sorte na primeira parte, porque o Dínamo teve oportunidades para fazer o 2-1 e o 3-1. Na segunda parte, a equipa acertou mais, beneficiou também da expulsão [de Shevchenko] e arrancou um bom resultado", comentou, lançando um sério aviso. "É um resultado perigoso porque vamos ter que nos superar na segunda mão para ultrapassar esta grande equipa", apontou.

No segundo tempo, Domingos sentiu que o Braga podia ganhar. "Sabíamos que eles iam baixar as linhas a jogar com menos um, mas não conseguimos ser mais expeditos no último terço, embora houvesse menos espaço. Mas se me perguntassem antes do jogo se aceitaria este empate, diria que sim, porque é um bom resultado fora. Temos que abordar o próximo jogo de forma muito concentrada", aconselhou, pronunciando-se também sobre a expulsão de Shevchenko. "Viu bem o primeiro amarelo, porque atingiu o Miguel Garcia. No segundo, houve uma precipitação dele. O árbitro apitou mais que uma vez", disse, sendo depois interpelado por um jornalista ucraniano sobre o Sporting. "Isso já chegou aqui à Ucrânia?, respondeu.



Artur
"Graças a Deus fiz grandes defesas"


Artur continua a dar sinais de enorme qualidade. Em Kiev, o guarda-redes brasileiro foi decisivo na construção de um resultado que permite alimentar o sonho de chegar às meias-finais da Liga Europa. "Graças a Deus fiz grandes defesas", confessou, reconhecendo que "não seria possível sem a ajuda de todos". O espírito colectivo, de resto, foi sublinhado pelo brasileiro: "Entregámo-nos ao máximo, jogámos todos nos limites e fizemos um resultado que nos deixa confiantes para o encontro em Braga", sublinhou.

Artur admitiu que a expulsão de Shevchenko foi determinante. "Após perderem o Sheva, fomos melhores. Tivemos mais posse de bola, mais ataques, mas também sabíamos que ainda tínhamos o próximo jogo", lembrou.

O guarda-redes defendeu que está "tudo em aberto" e que, apesar do resultado positivo, "é preciso todo o cuidado possível e voltar a jogar no limite". No entanto, está confiante em relação ao futuro. "Não será fácil, mas estamos concentrados numa semana muito importante para nós".

Vandinho
"Resultado abre boas perspectivas"


No meio-campo ou como central, depois da lesão de Paulão, Vandinho deu o exemplo. O capitão está optimista para o jogo da próxima semana, no Estádio AXA. "O resultado abre boas perspectivas para a próxima semana. Viemos aqui com esse objectivo", lembrou, admitindo que "a equipa melhorou bastante na segunda parte". Com este empate, Vandinho acredita que "o apoio da torcida" do Braga vai ser fundamental, numa eliminatória que continua sem favoritos. "O Dínamo é grande, há que respeitar", avisa o médio brasileiro.

Salino
"Não somos mais favoritos a passar"


Para Leandro Salino, o "resultado foi bom", mas não se pode embandeirar em arco. "Não somos mais favoritos a passar. Este foi o primeiro tempo e temos agora um jogo complicado em casa, com um adversário difícil", referiu, desvalorizando o facto de jogar mais na Liga Europa do que no campeonato. "São opções. O mister manda e eu aceito, Quero jogar sempre e ajudar", afirmou, apontando já à recepção ao Guimarães. "Vai ser um jogo difícil, eles têm uma boa equipa e jogam bem à bola. Somos experientes e não nos tirar o nosso foco".

Obrigado, Targino


Hugo Viana elogiou a forma como o Braga esteve em Kiev: "Usámos a nossa cultura táctica para travar o jogo ofensivo deles, sofremos o golo, mas reagimos bem e estamos satisfeitos com um excelente resultado", considerou, acrescentando: "Sabíamos que eles jogariam muito no contra-ataque, mas trocámos bem a bola. A segunda parte foi completamente diferente: eles estavam mais à defesa, o que dificultou a nossa tarefa de chegar à baliza e foi por isso que não saímos com um resultado ainda mais positivo". A mensagem de felicitação de Targino, jogador do Guimarães, mereceu gratidão: "Desejou-nos boa sorte e queria aproveitar para agradecer. Apesar da rivalidade entre os clubes é importante saber que nesta altura contamos com o apoio deles".


Paulão indisposto ainda no hotel


Todo o homem tem um limite; e o de Paulão foi o intervalo do jogo com o Dínamo de Kiev, altura em que a má disposição que o atacou ainda na unidade hoteleira o obrigou a ser substituído. O brasileiro ainda se sacrificou em prol da equipa na primeira parte, já que as opções para o eixo da defesa eram escassas - o inexperiente Aníbal era o único central disponível no banco, já que Rodriguez nem para o encontro da segunda mão deverá estar apto -, mas as dores que sentia à chegada ao balneário eram tantas que Domingos Paciência não teve outra solução senão tirá-lo. Paulão passará o dia de hoje em repouso, mas deverá jogar com o Guimarães.

Do avião para a relva


O plantel do Braga não vai ter tempo para desfrutar, sossegadamente, do prometedor empate em Kiev, estando já agendado para hoje um treino vespertino, às 17h00. A chegada da comitiva bracarense ao Porto estava prevista para as 8h00 de hoje, pelo que o treinador Domingos Paciência adiou por hora e meia o início do apronto que habitualmente começa às 15h30. Com o dérbi frente ao Guimarães no horizonte, o plantel bracarense vive mais uma semana de emoções fortes, depois do brilharete na Europa.

Fúria, bandeiras e fruta

A expulsão de Shevchenko espoletou nos adeptos ucranianos um ataque de fúria. As bandeiras que, no início do jogo, serviram para colorir o estádio de azul e branco, foram arremessadas para o relvado. Depois, e à falta de mais, os protestos continuaram com garrafas e... fruta. O jogo teve de parar alguns minutos.

Deus no céu, Sheva em Kiev

Suplente mas eterno ídolo. Shevchenko não foi opção inicial de Yuri Semin, mas é dele que os adeptos mais gostam. A entrada ao intervalo foi assinalada de forma extremamente ruidosa, como se de um golo se tratasse. Aliás, nem mesmo a expulsão, 14 minutos depois, apagou o delírio. Sheva saiu como entrou: debaixo de muitos aplausos.

Garcia e Kaká castigados

Apesar de regressar a Braga com um resultado positivo, Domingos trouxe também uma enorme dor de cabeça: Miguel Garcia viram o terceiro amarelo e não podem alinhar na segunda mão, no AXA. O lateral-direito estava à bica desde a fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo ultrapassado o Lech Poznan e o Liverpool sem ser amarelado.



O JOGO

JotaCC

Meias da Liga Europa à medida do Sp. Braga

O Sporting de Braga deu, ontem, um grande passo rumo às meias-finais da Liga Europa ao empatar (1-1) frente ao Dínamo de Kiev, em encontro disputado na Ucrânia. O jogo da segunda mão está agendado para a próxima quinta-feira, no AXA, onde os arsenalistas podem carimbar o passaporte para essa fase da prova. Se o conseguirem, então é quase certo que vão encontrar o Benfica, que ontem goleou o PSV por 4-1. Goleador também esteve o FC Porto com 5-1 frente ao Spartak de Moscovo.

DIARIO DO MINHO

JotaCC

Clube reage a declarações de Emílio Macedo

Em comunicado, o Conselho de Administração do SC Braga considera que foi o presidente do Vitória de Guimarães a «esquecer» o acordo de cavalheiros firmado entre os dois clubes e não o contrário, como foi sugerido por Emílio Macedo.

«Não pretendendo entrar em polémicas nem descer ao nível do comunicado do Sr. Emílio Macedo, (...) mas não poderemos deixar de repor a verdade na defesa do bom nome do SC Braga e do seu presidente», começa por referir o extenso comunicado, publicado no site oficial do clube, lamentando que o acordo de cavalheiros firmado em Novembro de 2010 tenha apenas servido de «estratégia eleitoral» para o responsável máximo do clube vimaranense nas últimas eleições.

O SC Braga lamenta que «os atentados gravíssimos à integridade física» de dirigentes, treinadores, jogadores e adeptos do clube na última deslocação a Guimarães não tenham sido denunciados por nenhum dirigente do Vitória, denotando «uma total falta de respeito» e fair play pelo adversário.

Os dirigentes do clube bracarense consideram ainda que a quebra do compromisso se estende à recusa do Vitória em aceitar o pedido de adiamento do clássico minhoto da próxima segunda-feira para o fim-de-semana da Páscoa, solicitado pelo SC Braga devido aos compromissos da equipa na Liga Europa: «Acontece que o V. Guimarães esqueceu-se do acordo de cavalheiros firmado e até dos interesses do futebol português.»

Para o SC Braga, o comunicado de Emílio Macedo foi «infeliz, insensato e irresponsável» e pretende «incendiar o ambiente em torno de um jogo de futebol que se quer uma festa».


Comitiva chegou a Portugal às seis da manhã

Faltavam dois minutos para as seis da manhã quando o charter que transportou a comitiva do SC Braga aterrou na pista do aeroporto Francisco Sá Carneiro. Seguiu-se ainda uma hora de viagem de autocarro rumo à cidade dos arcebispos, até ao descanso dos Guerreiros, numa unidade hoteleira da cidade.

Sem tempo para celebrar o empate em Kiev, que abre à equipa excelentes perspectivas de apuramento para as meias-finais da Liga Europa, Domingos e o plantel dão esta tarde, às 17 horas, o tiro de partida para a preparação do clássico minhoto de segunda-feira. Em face da recusa do Vitória em adiar a partida para dia 23, o técnico bracarense vê-se forçado a partir o grupo em dois, gerindo o esforço dos titulares e puxando um pouco mais pelas reservas.

No treino vespertino, aberto ao público, será feita nova reavaliação clínica a Rodriguez e Elderson, que falharam por lesão o jogo da Liga Europa, e a Paulão, substituído ao intervalo do jogo de Kiev por se ter sentido indisposto.

A BOLA

JotaCC

Sporting de Braga acusa Vitória de Guimarães de ter quebrado primeiro acordo entre os clubes

O Sporting de Braga acusou hoje o Vitória de Guimarães de ter quebrado o acordo no jogo da primeira volta da Liga de futebol e por não ter adiado o jogo de segunda-feira, da 26.ª jornada da prova.

Num comunicado para "repor a verdade" e assinado pelo conselho de administração, a SAD "arsenalista" rebate os argumentos do presidente do Vitória de Guimarães, Macedo da Silva, que, noutro comunicado emitido na quarta-feira, criticou o homólogo bracarense, António Salvador, por causa da polémica dos bilhetes para o "clássico" minhoto.

Confirmando existir, desde Novembro de 2010, "um compromisso de cavalheiros" entre os clubes, a SAD bracarense lamenta que tivesse sido "de pouca dura, pois, logo na deslocação a Guimarães [na primeira volta], ocorreram várias situações de falta de fair-play, sem que qualquer dirigente do Vitória de Guimarães, nomeadamente o seu presidente, tenha vindo a público denunciá-las".

"Todos se recordam das tristes imagens desse jogo, onde se assistiu a uma total falta de respeito ao Sporting de Braga, a todos os seus dirigentes, treinadores, jogadores e adeptos, assim como a atentados gravíssimos à sua integridade física", defende a SAD no comunicado.

O documento acrescenta: "Onde estavam, nessa altura, os arautos da verdade desportiva e da cordialidade? Escondidos, naturalmente, à custa de atitudes cobardes que se prolongaram no final da partida, com insultos graves dirigidos ao presidente do Sporting de Braga, em plena zona restrita de acesso aos balneários, e perante o testemunho de responsáveis da Liga e do próprio presidente do Vitória de Guimarães".

O facto de o Vitória não ter acedido ao adiamento do jogo de segunda-feira representa também uma "quebra do compromisso", segundo po ler-se no comunicado.

A SAD presidida por António Salvador critica ainda "o comunicado infeliz, insensato e irresponsável" de Macedo da Silva, que "vem incendiar o ambiente", "mas, infelizmente, da parte dos dirigentes do Vitória já tem sido hábito atirar a pedra e esconder a mão, refugiando-se em atos cobardes" para "tentar esconder a afirmação do Sporting de Braga como o maior e mais emblemático símbolo do Minho, em Portugal como na Europa".


Fredy muito próximo de assinar pelos minhotos

Fredy pode ser o próximo reforço do Sporting de Braga para 2011/2012. O extreme direito, do Belenenses, internacional sub-21, foi adquirido por investidores angolanos recentemente e apontou 4 golos em 21 jogos esta temporada.

Um jogador de características velozes e de drible curto foi o que chamou a atenção do presidente bracarense, António Salvador que se prepara para reforçar o plantel dos minhotos.

Recorde-se que o Braga está a fechar negociações com os gilistas Rodrigo Galo e Zé Luis, assim como têm o direito de preferência sobre Hugo Vieira. Douglas, do rival Guimarães também já é reforço bracarense para a próxima temporada, tal como Djamal.


O JOGO

Pé Ligeiro

Vitória de Guimarães corta relações com SC Braga 


O clube vimaranense emitiu, esta sexta-feira, um comunicado, assinado pelo presidente do Vitória de Guimarães, que revela a decisão de «cortar relações» com o SC Braga, isto por causa de tudo o que tem acontecido entre os dois clubes.


Comunicado:

«Em face do último comunicado do SC de Braga, cumpre-me esclarecer o seguinte:

1 - Na passada quarta-feira, entendi revelar aos sócios e adeptos de nosso Clube alguns factos que demonstram, de forma inequívoca, o carácter do presidente do SC de Braga e, como factos são factos, poderemos comprová-los exaustivamente;

2 – O nosso clube não permitirá nunca o desaforo a que foi sujeito, sobretudo, os seus sócios que o presidente do SC de Braga tanto gostaria de ter. Lamentavelmente, há quem ande neste mundo do futebol convencido de que fazer mal é a ordem natural das coisas;

3 - O chorrilho de asneiras, eivado de calúnias e infâmias, presente no comunicado emitido por aquele clube não é compatível com a nossa forma de estar e de pensar; É uma ilusão total querer branquear e distorcer aquilo que está já bem claro para todo o País. O presidente do SC de Braga não honrou a palavra dada!

4 - Em face do exposto, e enquanto o presidente SC de Braga não se retratar publicamente, cortamos todas relações com aquele clube.

O Presidente do Vitória Sport Clube

Emílio Macedo da Silva»


ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Corte de relações do Vitória recebido com «indiferença»    


A decisão do Vitória de Guimarães de cortar relações com o SC Braga não irá suscitar qualquer reacção oficial por parte do emblema arsenalista. «Esse corte de relações é encarado com total indiferença», afirmou a A BOLA, fonte do SC Braga.

Entretanto, os 1498 bilhetes devolvidos pelo Vitória já estão em Braga.

O clube não esclareceu o destino que irá dar às entradas, mas congratulou-se por «ter o estádio lotado com sócios e amigos do Braga»

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!