News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

ARTIGO DM: Uma crónica qualquer, ou a angustia à hora do jantar

Started by cardoso, 29 de November de 2006, 22:42

Previous topic - Next topic

crisgui

Adorei :) Parabéns Cardoso
Conseguiste descrever aquilo que muitos sentiram nessa noite agarrados à Internet.
Foi terrivel mas já passou ... :D

Rita

Texto fantástico que exprime aquilo que um braguista sente nestas alturas... Devíamos estar todos a passar pelo mesmo, mas ainda bem que as coisas correram a nosso favor! Agora só dependemos de nós e eu tenho esperança.

Carvalhinha

Mais um texto 5 estrelas!

O que o Braga nos faz passar....

Ricardo

Quote from: cardoso on 29 de November de 2006, 22:42
É assim a vida de quem perde o pensar enquanto uma bola, estúpida, bruta, quatrocentos gramas de ar, rola num sítio qualquer. Não tem lógica, diz o leitor pagão nestas coisas. Não, definitivamente não tem lógica haver assim um sofrimento por algo que nunca valeu a pena... uma bola, gente que corre e chuta outros que nem isso, apenas sofrimento vazio numa sala silenciosa a mil quilómetros de distância, mil montanhas de nada... não, não tem lógica nenhuma... como não têm lógica quase todas as coisas que nos fazem felizes.

;D
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

André Vitorino

Eu também sofro desse 'problema'!
Não sou médico mas sei qual o nome do síntoma:

É BRAGUISMO!!!

André Vitorino

Ah e já me esquecia... é uma doença da qual me orgulho sentir! Adoro-a ter!!!

xOuPo

Muito bom texto Cardoso.
Consguiste transmitir exactamene aquilo que me aconteceu e a todos nós.

Esses 90 minutos de jogo na Holanda, país que também desconheço e 11 matrecos de um clube que também nada me diz e que até levamos 3 secos deles, fizeram "torcer" por eles! Foi complicado, mas com já é passado.

Parabéns pelo texto.

braguista365

Quote from: cardoso on 29 de November de 2006, 22:42
O rádio só dá musica e os anúncios do costume, a galinha com asas que não voa, o sapo que é mais rápido que a própria sombra, as notícias do trânsito ainda engarrafado ou enfrascado, ou sei lá o quê, no IC 19 (Lisboa, sempre Lisboa, quero lá saber! Ainda se falassem da rotunda do Sá de Miranda entulhada quando vou buscar os meus filhos à escola!). A televisão, apatetada, sem mais nada para dar que não os mortos do Iraque e a guerra que alimenta e faz crescer a humanidade... está tudo calmo, nada acontece nesta cidade... É quarta-feira à noite, o Braga não joga, o jantar está na mesa mas não apetece, as crianças sentem que algo está a desassossegar o pai, não sabem mas é verdade, o pai está ali ao lado, em Alkmaar. O rádio dá música apalermada, a televisão expele sons agora sem nexo, sem juízo nem sentido. O AZ Alkmaar perde em casa por 2-1 com uma equipa checa, Liberec de seu nome que nem nome de clube parece, mais próprio seria nome de anti-histaminico ou sedativo. Mas não, o Liberc vai-me corroendo os nervos, o tempo passa e os holandeses nada; quietos acho eu, o rádio não diz nada, a televisão afundou-se em definitivo na telenovela e é a Internet, aos soluços, a conta-gotas, que vai trazendo umas réstias do que procuro, notícias do meu Braga. Sei apenas que se chamava Papousek, era assim que dizia na Internet, um nome sem significado, um amontoado de letras apenas que nem parecem significar um homem, o homem que colocava o meu Braga a perder sem jogar.
Os minutos voam, o Alkmaar perde em casa própria, no seu circo distante (e que tens tu a ver com isso, pergunta o leitor preocupado já com a minha sanidade mental). O que tenho a ver? Tenho tudo, o sofrimento do adepto não tem fronteiras vai de Braga à Holanda na velocidade do sonho e volta com a rapidez de um bit. Num repente, sem anúncio nem espera... o milagre! Como o sapo voador do anúncio, num segundo chega a novidade, a grande notícia, o AZ Alkmar acaba de empatar! Faltam cinco minutos para a acabar a tortura! Na minha mente, onze jogadores sem nome, de um país onde nunca estive, com camisolas sem emblema, lutam com desespero em meu nome, pelejam por mim, lutam pela minha paz de espírito, entregam-se ao combate para que o meu jantar não apodreça em cima da mesa! Cinco minutos para o fim, cinco quilómetros de loucura, cinco saltos de um coração braguista que treme enquanto no rádio continua o trânsito parado no IC 19 que não faço ideia onde seja... que tenho eu a ver com isso, que nem é aí a rotunda do Sá de Miranda...
Cinco minutos eternos, parados, desgraçadamente sádicos, maldosos, e eu aqui a morrer por um relógio que parou fingindo viver.
Uma imortalidade depois, lá longe, na outra extremidade de um fio de milhares de quilómetros, um árbitro sem nome apitou e o coração braguista renasceu. O trânsito no IC 19 flúi agora como jamais aconteceu; o jantar não é preciso e a televisão calou-se. O silêncio é agora a música de um coração braguista que regressa à paz.
É assim a vida de quem perde o pensar enquanto uma bola, estúpida, bruta, quatrocentos gramas de ar, rola num sítio qualquer. Não tem lógica, diz o leitor pagão nestas coisas. Não, definitivamente não tem lógica haver assim um sofrimento por algo que nunca valeu a pena... uma bola, gente que corre e chuta outros que nem isso, apenas sofrimento vazio numa sala silenciosa a mil quilómetros de distância, mil montanhas de nada... não, não tem lógica nenhuma... como não têm lógica quase todas as coisas que nos fazem felizes.

Fabuloso!Só um verdadeiro Braguista para sentir isto!
Mais uma vez Espantoso!Para quando sai um livro?

SCBFanatiC

Grande texto Cardoso !  ;D

ja pensaste em escrever um livro ? Se lá falares sobre o NOSSO MÁGICO acredita que sou o primeiro a comprar  ;)

Abraço
SCB1921 - FORÇA GVERREIROS DO MINHO!

maquiavel

Um livro era boa ideia. Sempre fazia concorrencia ao menino Joel  ;D
O Cardoso escreve muito bem. Além do braguismo acho que é de louvar esta forma de escrever que não se vê nos nossos jornais. Conheço o Cardoso há muito tempo (foi ele que me trouxe para este site) e sei do que falo. Ele escreve muito bem mas acho que é muito pouco ambicioso. Ele podia fazer muito mais do que escrever no Diário do Minho e no superbraga. Isto já eu lho disse na cara mas a resposta foi uma gargalhada. Eu, sinceramente acho que não era piada nenhuma, não acham?

Quote from: maquiavel on 01 de December de 2006, 19:51
Um livro era boa ideia. Sempre fazia concorrencia ao menino Joel  ;D
O Cardoso escreve muito bem. Além do braguismo acho que é de louvar esta forma de escrever que não se vê nos nossos jornais. Conheço o Cardoso há muito tempo (foi ele que me trouxe para este site) e sei do que falo. Ele escreve muito bem mas acho que é muito pouco ambicioso. Ele podia fazer muito mais do que escrever no Diário do Minho e no superbraga. Isto já eu lho disse na cara mas a resposta foi uma gargalhada. Eu, sinceramente acho que não era piada nenhuma, não acham?

Claro que não... e o Cardoso sabe-o!!!
A questão não reside aí -sei do que falo - a questão é que é preciso dar um "empurrão" no Cardoso! Quem puder, aconselho vivamente a fazê-lo! é por uma causa! Uma boa causa! ;D ;D

A propósito...Excelente texto Cardoso!
Força Gverreiros

Ricardo

Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

braguista365

Um livro sobre o sentimento Braguista e a paixao que nos move a todos !

Era lindo! Força Cardoso!

Somos Braga!

Sem dúvida um grande texto!!  Já não tenho adjectivos para qualificar os textos do cardoso!!!

Parabéns!!
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

cardoso

eh eh eh
Bem a sério, quero agradecer os vossos incentivos mas... há muitos mas...
Escrever um livro não é a mesma coisa que publicar um livro. Hoje em dia ou se fazem edições de autor com tudo pago pelo autor ou se tem o factor C.
Mesmo que tivesse o factor C, escrever um livro exige outro nível, que não umas croniquetas semanais. Para publicar um livro é preciso muito mais.
Além disso não se esqueçam que o Braga, para publicar livros, já tem um grande autor: Barros Pereira. Esse sim, tem classe e saber para isso. Comparadas com a escrita dele as minhas crónicas são brincadeiras de criança.

Somos Braga!

Quote from: cardoso on 02 de December de 2006, 16:00
eh eh eh
Escrever um livro não é a mesma coisa que publicar um livro. Hoje em dia ou se fazem edições de autor com tudo pago pelo autor ou se tem o factor C.
Mesmo que tivesse o factor C, escrever um livro exige outro nível, que não umas croniquetas semanais. Para publicar um livro é preciso muito mais.
Além disso não se esqueçam que o Braga, para publicar livros, já tem um grande autor: Barros Pereira. Esse sim, tem classe e saber para isso. Comparadas com a escrita dele as minhas crónicas são brincadeiras de criança.

Não seja tão modesto Cardoso!!!  As suas crónicas têm um nível muito acima da média!!
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

PaT

Quote from: cardoso on 02 de December de 2006, 16:00
eh eh eh
Mesmo que tivesse o factor C, escrever um livro exige outro nível, que não umas croniquetas semanais. Para publicar um livro é preciso muito mais. Além disso não se esqueçam que o Braga, para publicar livros, já tem um grande autor: Barros Pereira. Esse sim, tem classe e saber para isso. Comparadas com a escrita dele as minhas crónicas são brincadeiras de criança.

E' das primeiras vezes q posto neste forum, mas não e' a primeira vez que leio uma cro'nica sua. Escreve com um português correctissimo, hoje em dia ja' ha' poucos cronistas assim, espanta-me como e' q sO' se fica pelo Diario do Minho, nãO menesprezando o ditO jOrnal, de fOrma nenhuma. E' pouco ambicioso e bastante modesto, achO q um bocadinhO mais de ambic,ãO n lhe ficava mal...
Para publicar um livrO era preciso mais, com o Português com que escreve duvido q seja preciso mais do que um tempinho livre, eu sei q escrever um livro e' bastante diferente do q escrever umas cronicas, mas vOce tem talento para o escrever!
Ha' por ai muita gente que nem sabe escrever e publica livros a torto e direito sO' porque tem o factor C, a quem não o tenha e tambe'm publica livros...Se se tiver vOntade, tudo se acaba por conseguir...Por isso, carO Cardoso escreva primeiro o livro, q depois se pensa na publicaçãO dO mesmo!

Rato_RedBoys92

Oh Cardoso o dinheiro nao e problema...No proximo jantar sb faz-se uma vakinha entre todos e esta o problema resolvido... ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Carvalhinha

Um livro não era nada má ideia.

Eu continuo a guardar os textos/crónicas do Cardoso numa capa. Ah pois é!  ;)

ZGANDULO

Quote from: Rato_RedBoys92 on 02 de December de 2006, 19:28
Oh Cardoso o dinheiro nao e problema...No proximo jantar sb faz-se uma vakinha entre todos e esta o problema resolvido... ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Exactamente!!! - Nem que seja para as despesas de direitos de autor e publicação... ;)

Eu sugeria um titulo... ALMA BRAGUISTA

Claro que depois todos queriamos comprar, para lermos e para oferecer!!!

Força CARDOSO e se precisares de algo em que eu possa ajudar, já sabes!!! 8)

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]