News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Eduardo Souto de Moura, criador do estádio AxA, vence "Nobel da Arquitectura"

Started by Legião, 28 de March de 2011, 20:52

Previous topic - Next topic

jorjao

Bonito é.
Funcional não..

Os prémios surgem e vão-se, mas o frio e a falta de comodidade ficam  ;D!

camurca

Quote from: disco infiltrator on 29 de March de 2011, 13:52
Este estádio foi extremamente útil para o...Souto Moura. Ele teve liberdade, oportunidade e orçamento para construir uma obra arrojada, que impressionou teóricos e que teria atributos para conseguir prémios atribuídos por entidades ligadas à categoria.

Não houve preocupação com funcionalidade, com eficiência de custos nem com o conforto de quem verdadeiramente iria usufruir dessa obra.

Pode ter todos os prémios mas a minha opinião mentem-se a mesma. Há uns bons tempos tive oportunidade de escrever o que pensava sobre isso:

"Para mim o trabalho do arquitecto Souto Moura no EMB falhou em diversos e variados pontos.

Isay Weinfeld é um arquitecto brasileiro que é unanimemente considerado um dos mais talentosos designers em actividade no mundo de hoje. Numa entrevista que li esta semana na revista Época Negócios, ele dá uma resposta que poderia ir direitinha para o autor do nosso "estádio":

Pergunta: "Quando aceita uma encomenda de um cliente, como se dá o processo decisório durante as obras? Quem dá as cartas? Você ou o cliente?"

Resposta: "Entendo como um trabalho conjunto. O cliente me escolheu e eu o escolhi. Então, estamos juntos nessa empreitada. O produto final é do cliente.  O arquitecto, depende da intensidade com que se joga no projecto, pode até achar que o filho também é dele, mas não é. E isso é fundamental para que perceba que o cliente quer é simplesmente o seu olhar. O arquitecto tem um certo conhecimento técnico e estético que é justamente o que o cliente não tem e deseja. O cliente quer essa segurança do profissional que contratou. Isso, no entanto, não dá - ou não deveria dar - ao arquitecto o direito de achar que é ele quem decide. Respeito e humildade são itens fundamentais, que deveriam ser cadeira de faculdade. Ouvir, ouvir e ouvir deve ser o primeiro mandamento. Deixar o ego em casa é o segundo. Nunca o palpite que algum cliente tenha dado a respeito do projeto foi ignorado por mim. Raramente deixou de ser aproveitado e, na sua grande maioria, sempre melhorou o meu trabalho."

Face ao resultado final deste nosso estádio.......ou o cliente não soube transmitir o que pretendia - ou nem soube bem qual seria o seu papel e responsabilidade - ou o autor não se preocupou minimamente com as reais necessidades do seu cliente e apenas fez algo para alimentar o seu ego.

Os prejudicados foram os portugueses que estão a pagar esta "obra"  e os Braguistas que são obrigados a assistir ao seu clube num estádio que, apesar de custar uma fortuna absurda, é carente nas questões mais básicas."


Totalmente de acordo

rvx

Parabéns ao arquitecto Souto Moura pelo prémio. Não acho que o nosso estádio seja o ideal, em termos de conforto, mas é, sem dúvida, um dos melhores para se assistir a um jogo em termos de visibilidade para o relvado. Simplesmente, trata-se de um compromisso entre usabilidade e qualidade arquitectónica que eu já aceitei.

Em termos estruturais, só me pergunto se não teria sido possível fazer com que as entradas em se situassem a meia altura de cada bancada, e não nos extremos. De resto, acho que as lacunas do nosso estádio são todas da responsabilidade do Braga e da câmara (bares, redes protectoras, acessos, marketing, etc).

Quanto ao enorme orçamento, concordo que, para um país como o nosso, este investimento era, completamente, desnecessário.

Mary

Julgo que não é objectivo deste tópico discutir opiniões sobre o estádio...se vamos por ai há uma série de tópicos sobre o assunto arrumados "nas gavetas do fundo" deste fórum, é só retoma-los e ver o sem fim de argumentos pró e contra que por lá se encontram, muitos deles extremamente bem fundamentados.
Podiamos estar aqui até amanhã que não chegavamos a acordo, portanto o melhor a fazer é nem entrar por ai...se uns acham que uma bancada atrás da baliza dava jeito, eu por exemplo acho que destruia o estádio, o seu enquandramento e sobretudo acabava com uma concepção que eu adoro no estádio que é o facto de independentemente de teres mais ou menos dinheiro para pagar bilhete, teres direito a ver futebol em condições muito idênticas, o que não acontece atrás da baliza onde na maioria dos casos se vê mal futebol e é para onde vai quem paga o bilhete mais barato.
Não adianta estar aqui a "discutir o sexo dos anjos" porque esta é a minha opinião, outros tem uma completamente distinta e todos temos legitimidade para as ter.

Penso que o fundamental é o reconhecimento de uma obra de arquitectura única e brilhante, daí o prémio atribuido que é só o mais importante galardão mundial de arquitectura e pela 1ª vez, desde que foi criado, foi atribuido duas vezes a arquitectos da mesma escola de arquitectura, no caso a do Porto ( o que causa certo mal-estar lá para Lisboa, porque é antiga a disputa entre duas escolas de arquitectura bastante distintas, sendo que uma tem a arrogância de quem se encontra nos centros de decisão do país e por isso arranja legitimidade pra intervir em muitas obras por influência nesses centros impondo-nos "masmarrachos" da sua visão, outra tem a arrogância de quem é internacionalmente reconhecida, provando na apreciação internacional que a razão nem sempre está do lado de quem tem o poder, mas nem vale a pena entrarmos também por aqui porque estas disputa entre as escolas de Lisboa e Porto é antiga e não se resume num post de um fórum de futebol).

Ora fundamental nisto tudo parece-me que é o facto de termos um estádio internacionalmente reconhecido, uns gostam mais, ou menos, mas é a nossa casa e impõem-se formas de capitalizar este reconhecimento internacional criando produtos vendáveis em torno do estádio...se ele nos custou tanto, mas é tão apreciado como "obra de arte".... porque não potenciar mais a sua exploração no sentido de criar receitas turísticas...e nesse departamento está claramente subaproveitado (por exemplo o único souvenir do estádio que conheço é uma réplica em estanho a preços proibitivos para a maioria das bolsas)...Não está na hora do markting acordar "prá vida"?!

De resto...apoio o forista que anteriormente fez o ponto da situação acerca do prémio e da legião que partindo do estádio internacionalmente reconhecido vai cehgar a Dublin este ano ;)

GALEGO

Como braguista de coraçao e militante, é para mim uma enorme satisfaçao ver hoje, em grande parte dos jornais da España, fotos do estadio, e referencias á obra de Eduardo Souto de Moura... É um orgulho difícilmente explicável, mas sim comprensível desde o carinho que todos nos temos pelo nosso SCB...

Mais um exemplo :



ELCULTURAL.es | Publicado el 29/03/2011

El arquitecto portugués Eduardo Souto de Moura es el nuevo ganador del Premio Pritzker, considerado el Nobel de la Arquitectura. El galardón, dotado con 100.000 dólares, le será entregado el próximo 2 de junio en Washington. Souto de Moura se convierte así en el segundo portugués que gana este premio, después de que en 1992 fuera para el arquitecto Alvaro Siza.

Los edificios de Souto de Moura "poseen la habilidad única de conjugar características aparentemente contrarias: fuerza y modestia, bravura y sutilidad, una audaz autoridad pública y un sentido de lo íntimo", dijo el presidente del jurado, Lord Peter Palumbo. Entre sus siete miembros figura el arquitecto italiano Renzo Piano.

Souto de Moura aprendió de joven junto a Siza, con quien trabajó en la década de los 70 durante cinco años hasta que montó su propio estudio en Oporto. Juntos diseñaron el pabellón portugués para la Exposición Mundial de Hannover, en el año 2000.

Entre los proyectos más conocidos de Souto de Moura figuran la Casa de las Artes de Oporto o el Estadio Municipal de Braga (2004), construido sobre una cantera. Según el jurado, se trata de una construcción "musculosa, monumental y muy integrada en el poderoso paisaje".

En total, su estudio ha completado unos 60 proyectos, la mayoría en Portugal (metro de Oporto, Quinta do Lago en el Algarve), pero también en España (Casa en Llabià), Italia, Alemania o Suiza. Sus proyectos, realizados en hormigón, piedra, cobre y madera, incluyen desde casas familiares a cines y hoteles.

El Premio Pritzker se entrega desde 1979 y fue fundado por el empresario de Chicago Jay A. Pritzker y su esposa Cindy. La familia posee, entre otros, la cadena hotelera Hyatt. Entre los galardonados con el premio figuran el italiano Renzo Piano, el canadiense Frank Gehry, el brasileño Oscar Niemeyer o el español Rafael Moneo. El año pasado fueron distinguidos Kazuyo Sejima y Ryue Nishizawa, fundadores del estudio Sanaa en Tokio.

GALEGO

SUGERENCIA :

A Direcçao do Sporting de Braga, entendo eu, devería convidar ao arquitecto Souto de Moura a um dos próximos jogos no AXA, en como homenagem, que faça o saque de honra desde o círculo central do terreno de jogo... Acho que sería um momento muito especial para todos. Ao fim... ele está com a súa obra a fazer mundialmente famoso nao só o estádio... senao o SCB porque esta é a equipa que utiliza o recinto...

nando11

Quote from: GALEGO on 29 de March de 2011, 16:08
SUGERENCIA :

A Direcçao do Sporting de Braga, entendo eu, devería convidar ao arquitecto Souto de Moura a um dos próximos jogos no AXA, en como homenagem, que faça o saque de honra desde o círculo central do terreno de jogo... Acho que sería um momento muito especial para todos. Ao fim... ele está com a súa obra a fazer mundialmente famoso nao só o estádio... senao o SCB porque esta é a equipa que utiliza o recinto...

É uma boa ideia, sim senhor!!!!!!!!
GVERREIRO BERMELHO E BRANCO

João Pedro Sá

Quote from: nando11 on 29 de March de 2011, 16:52
Quote from: GALEGO on 29 de March de 2011, 16:08
SUGERENCIA :

A Direcçao do Sporting de Braga, entendo eu, devería convidar ao arquitecto Souto de Moura a um dos próximos jogos no AXA, en como homenagem, que faça o saque de honra desde o círculo central do terreno de jogo... Acho que sería um momento muito especial para todos. Ao fim... ele está com a súa obra a fazer mundialmente famoso nao só o estádio... senao o SCB porque esta é a equipa que utiliza o recinto...

É uma boa ideia, sim senhor!!!!!!!!

Aproveitava e pedia-lhe para projectar uma cena que 'tapasse' o vento!  ;D

PAF

Tem algumas obras interessantes e pelos vistos até merece o prémio...
Mas só digo se o estádio, é a sua "OBRA" só digo uma coisa, quem o elegeu não percebe nada de futebol, nem percebe nada de estádios e nunca entrou num! Grande obra de arquitectura, engenharia, mas nós só precisavamos de um estádio! Que podia só ter 2bancadas como este com grande visão do relvado! E já agora que custasse pelo menos metade do que custou! Mas também a culpa não é dele,diga-se!

rikiz

Parabéns a Souto Moura pela obra de arte que realizou em Braga. Sendo ou não um estádio funcional, ganha prémios que se farta.

Quanto ao merchandising, e muito complicado saber quem realmente e o " proprietário " do espaço. Sera o Braga ou a Câmara?

O que eu percebi das negociações entre câmara e clube, foi que o nome Axa propriedade do SC Braga apenas se aplica nos dias anteriores e nos dias dos jogos, sendo os restantes dias estádio Municipal de Braga. Outra das dificuldades poderá existir com a empresa AXA, ate que ponto esta autoriza a utilização do seu nome em proveito de outros.

Mas claro que como contribuinte, depois da carrada de milhões gastos neste projecto, quero e que se criem formas de o rentabilizar.


ENORME E MÀGICO BRAGA
E                M            B

pp

Isto é uma vergonha!!!
Ainda dizem para o gajo vir cá ser ovacionado num dos jogos, qquando acabou de sacar em tribunal mais 6 milhoes de euros à CMB, p***q o P**** Ladrão, juntamente com esses lambões que o construiram e enriqueceram, juntamente com os mafias do sistema camarário..
Um Estádio "dizem"140 milhões, com piores condições que o do Barcelos..
Pobre pais, e povo de M****

ELSA

Quote from: pp on 30 de March de 2011, 10:37
...
Um Estádio "dizem"140 milhões, com piores condições que o do Barcelos..
Pobre pais, e povo de M****


Fantástico!  :P Depois disto só me apetece dizer OPINIÃO DE M****!!! :-*

PAF

Quote from: ELSA on 30 de March de 2011, 11:07
Quote from: pp on 30 de March de 2011, 10:37
...
Um Estádio "dizem"140 milhões, com piores condições que o do Barcelos..
Pobre pais, e povo de M****


Fantástico!  :P Depois disto só me apetece dizer OPINIÃO DE M****!!! :-*

Apesar de ser uma opinião de M****, está muito perto da realidade!
Infelizmente, para a cidade de Braga (ou para a grande maioria das pessoas de Braga, uma pequena parte está super feliz com a sua construção pois hoje (sobre)vivem à custa da sua construção). Com isto o Braga clube nada tem a ver.
Obvio parece-me que não tem piores condições que o de Barcelos, mas custo beneficio certamente o de Barcelos dá 10-0 ao de Braga. Para o estádio que é e utilidade para o clube em nada perde para o de Braga, só no custo e na arquitectura, mas para quem vai ao estádio isso pouco significa.

Lipeste

Cada um terá a sua opinião mas a Pedreira é, sem dúvida alguma, uma grande obra de aquitectura e engenheria que agora, graças a este Prémio Nobel" de Souto Moura, terá ainda mais visibilade por esse mundo fora e o ENORME deverá também ele aproveitar essa visibilidade para se promover, como já acima disseram.

Cimento armado não é propriamente o meu tipo de arquitectura preferido, mas nessa prespectiva o EMB/AXA/Pedreira enquadra-se perfeitamente na aquitectura da nossa cidade, tendo servido também outros interesses imobiliarios...segundo algumas vozes o simples facto de o estádio ter sido edificado onde foi, sem outras "derrapgens", terá custado mais de 40 milhões de €uros o que representa apróxidamente 30% do seu valor final.

Já todos sabemos que a CMB se endividou por mais de uma década, que a derrapagem foi tremenda e que Souto Moura teve carta branca para que assim fosse...com a sua criatividade e finanças públicas à disposição fez assim nascer a sua obra mais emblemática.
Ontem, em entrevista a um canal televisivo, aproveitou para se queixar da falta de trabalho e apelou mais uma vez ao despesismo nacional para que as suas novas obras passem do papel à realidade referindo-se ao mega Hospital Central de Lisboa e outro....o pais está na banca rota mas este Senhor, que o é, parece ainda não ter percebido o momento dificil que apela à contenção das finaças públicas....Portugal é cada vez mais um pais de rotos megalómanos que parecem não se incomodar com o endividamento daqueles que ainda nem sequer nasceram seja esse o preço a pagar apenas e só em prol dos seus próprios inetresses (não me refiro a Souto Moura em particular mas sim aos "nossos" mediocres politicos, para ser simpático, que permitem o lançamento de projectos sabendo que não termos dinheiro para os pagar).

rvx

O Souto Moura, como visionário que é, quer fazer as obras mais grandiosas e espectaculares que conseguir. E nós não podemos censurar isso, pois só com esse tipo de mentalidade é que ele conseguiu ganhar o prémio.

Nesse aspecto, a culpa é inteiramente nossa, pela nossa falta de rigor financeiro. Dá para perceber isso de muitas opiniões que defendem grandes investimentos por parte do Braga, o que nos poderia levar à bancarrota.

unabomber

Relembro a alguns mais "esquecidos" que o estádio já teve uma solução para o vento. Lembram-se dos painéis de vidro que separavam os sectores?

Mas nessa altura criticava-se o painéis. que não tinham jeito nenhum e tapavam a visibilidade. quer-me parecer que nunca estamos contentes com o que temos.

Mas é óbvio que o estádio tem falhas. Para mim a principal é o amadorismo com que se trata de toda a logística de organização dos jogos:

1.Os bares não funcionam. Os que funcionam acham que vivem no dubai para cobrar os valores que cobram. 

2.O estacionamento é ridículo. Uma porta de saída? Para 2 parques subterrâneos? Estupidez. Volta e meia abrem uma segunda porta de saída no parque nascente (P2). Curiosamente nos jogos com mais carros (e pessoas) não a abrem. Parece que gostam que se demore cerca de 40 minutos a abandonar a zona. E devem adorar todo o trânsito que se gera.

3.Limpeza. Tenho VERGONHA da sujidade do nosso estádio. Impressionante. Custava muito dar "uma mangeirada" às cadeiras 1 dia antes do jogo? Ou na manhã antes do jogo?

4.Este ponto relaciona-se com o ponto 3. Será que não sabem que sem uma manutenção cuidada o estádio se irá degradar rapidamente? Depois quero ver quanto irá custar as obras de recuperação.

5.Questão dos elevadores. Minha gente. A culpa é da organização. No Euro funcionaram muito bem.

É um estádio imponente. Bonito. Arrojado. Boas condições para ver futebol. Mas vamos lá melhorar essa organização...

Golbery

RVX1921:

"Não acho que o nosso estádio seja o ideal, em termos de conforto, mas é, sem dúvida, um dos melhores para se assistir a um jogo em termos de visibilidade para o relvado".

Nas bancadas inferiores sim... quanto às superiores, enfim, convém ter Santa Luzia do nosso lado ou então um bom oftalmologista... e, claro, não sofrer de vertigens  ::)


RVX1921:

"Quanto ao enorme orçamento, concordo que, para um país como o nosso, este investimento era, completamente, desnecessário."

Na altura ninguém pensava nessas "ninharias" de gastar mais do que se tem... culpa dé nós próprios e dos incentivos criminosos dos bancos e dos sucessivos governos desincentivando a poupança e incentivando um consumismo desenfreado... ::)
Taça de Portugal 2015-2016
Taça da Liga 2012-2013
Taça de Portugal 1965/66

Carvalhinha

Este tópico está a ir para outras vertentes. No entanto, vejo aqui gente a reclamar do estádio, quando a culpa não está na obra - que destaca mais uma vez o Souto de Moura e a FAUP - mas sim, nas pessoas responsáveis pela organização dos jogos do SCB, que não sabem dar utilidade àquilo que o estádio oferece.

GALEGO



ORA BEM : VEJAM ESTE ESPECIAL ADICADO Á OBRA DE EDUARDO SOUTO MOURA,
NO JORNAL EL CORREO, DE BILBAO : impresionante!

http://info.elcorreo.com/blogs/fotos-actualidad/2011/04/01/descarado-e-intimo/


perrinchon 66

preferia uma homenagem ao "nosso" KAROGLAN em vez do Souto Moura o Karoglan faz parte da historia do Sp.Braga e o Souto nao,é certo que ele arquitectou o estadio,mas isso tb podia ser o Moura Souto e nao ganhar qualquer premio,isso para mim é irrelevante.