News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 27/03

Started by Bruno3429, 27 de March de 2011, 09:23

Previous topic - Next topic

Bruno3429

"Também seria um feito ficar em terceiro"

Depois do inédito segundo lugar da época passada, os olhos estão postos no terceiro, posição que Domingos Paciência considera que será, igualmente, um feito, caso seja atingida. Para isso, o jogo desta noite (20.15 horas), no Algarve, frente ao Olhanense, é decisivo. Já que um triunfo deixa o Sp. Braga a um ponto do terceiro classificado, Sporting. O técnico não espera facilidades. Mas garante que a equipa está "mais confiante e motivada" para atingir o objectivo.
"Estamos à espera de um Olhanense atrevido a jogar em casa, a querer ganhar, sabemos perfeitamente que não vai ser fácil. Mas é fundamental ganhar os três pontos. Um ponto nesta altura não serve a nenhuma das equipas. Vamos ter um grande jogo, um jogo aberto, com duas equipas a querer ganhar", sublinhou o técnico, apontando o objectivo do terceiro lugar como meta.
"O objectivo passa pelo terceiro ou quarto lugar. Na história do Sp. Braga, foi um feito conseguir o segundo lugar no ano passado, e também será um feito se conseguirmos o terceiro, por-que até hoje também nunca foi alcançado. Toda a equipa acredita que isso é possível e é nesse sentido que trabalhamos", frisou, acrescentando que para tal a equipa tem "sempre de estar nos limites, a nível de concentração, rigor e organização".
Domingos considera o Olhanense uma equipa "recheada de bons jogadores e bem orientada" e alerta: "temos de estar precavidos, porque vamos ter um Olhanense forte, que quer retomar o que fez no campeonato".
Num dia marcado pela expectativa em torno das eleições do Sporting, Domingos revelou não estar "minimamente preocupado" com os resultados [o nome do técnico é apontado caso Godinho Lopes vença] e foi peremptório: "garanto que a única coisa que vou ver é a selecção, não vou estar, minimamente, preocupado a não ser com o jogo de amanhã [hoje], fundamental para nos aproximarmos do terceiro lugar".

Mossoró não recuperou

Mossoró é a grande baixa na equipa do Sp. Braga para o duelo desta noite, em Olhão. O médio brasileiro não conseguiu recuperar da mialgia na coxa esquerda, contraída no último jogo com o Rio Ave, e fica, assim, de fora das opções de Domingos Paciência. O técnico não pode também contar com Sílvio e Rodriguez, ausentes ao serviço das selecções de Portugal e Peru, respectivamente.
De regresso aos eleitos estão Aníbal, Custódio e Elderson. Keita fica de fora por opção técnica.
Os convocados do Sp. Braga para o jogo com o Olhanense são os seguintes: guarda-redes: Artur e Marcos; defesas: Paulão, Kaka, Miguel Garcia, Marco Ramos, Elderson e Aníbal; médios: Salino, Hugo Viana, Vandinho, Ukra e Custódio; avançados: Meyong, Lima, Alan, Hélder Barbosa e Paulo César.

Domingos critica falta de compreensão do V. Guimarães

Ao contrário do Olhanense - que adiou o jogo relativo à 23.ª jornada - o Vitória de Guimarães recusou adiar o dérbi minhoto relativo à 26.ª jornada, duelo que se realiza a meio da eliminatória da Liga Europa. Domingos Paciência lamenta tal posição, que considera ser prejudicial para o futebol português. "O Olhanense compreendeu qual era o interesse deste jogo. Vem aí uma situação idêntica. O jogo com o Vitória de Guimarães está no meio da eliminatória com o Dínamo de Kiev, em que vamos, infeliz-mente, ter de jogar dia 11, segunda-feira, porque o Vitória não aceitou e não foi tão com-preensível como foi o Olhanen-se. Infelizmente, porque não é só interesse do Sp. Braga, é interesse do país. Há mais uma equipa que poderá no futuro jogar nas competições europeias, com o ranking alcançado pelas equipas que estão neste momento a disputar a Liga Europa", criticou o técnico, lembrando que o adiamento seria "para bem do futebol nacional e português". "Um dérbi como este traz muito mais gente ao estádio ao fim-de-semana do que a uma segunda-feira".

Correio do Minho

Bruno3429

Queres ficar, Pizzi?
Por Paulo Pinto

Não será fácil, mas os responsáveis do Paços de Ferreira acreditam que podem conseguir um novo empréstimo de Pizzi por parte do SC Braga.

Figura incontornável da boa campanha protagonizada pelos pacenses na Liga, o extremo tem a ambição natural de se impor no plantel dos minhotos e é praticamente certo que irá efectuar o estágio de pré-temporada, ainda que não seja lícito que fique, uma vez que a concorrência de Hélder Barbosa, Ukra e Paulo César é forte.

De qualquer forma, e mesmo face a esta concorrência tão vasta e forte, Pizzi está altamente cotado em Braga, sobretudo pelo jogo de excepcional que realizou quando visitou a Pedreira para a Taça da Liga e afundou a equipa da casa com um golo e uma assistência.

Tendo em conta a preponderância que ganhou em Paços de Ferreira, Rui Vitória receberia de braços abertos o jogador em 2011/2012, ainda que o clube de Mata Real já se tenha precavido para o eventual adeus de Pizzi com a contratação, por três anos, de Luisinho, do Desportivo das Aves.


Paulo César: um 10 surpresa
Por Pascoal Sousa

No começo da carreira, e até há dois anos, Paulo César era ponta-de-lança, pontualmente utilizado a extremo por causa da sua velocidade. Com Domingos Paciência mudou de registo e passou a ser, praticamente em regime de exclusividade, o ala esquerdo da equipa.

O Benfica inaugurou a nova faceta do brasileiro: para surpresa geral, jogou a 10. E jogou bem. A equipa ganhou por 2-1 e o treinador repetiu a fórmula frente ao Rio Ave. Novo triunfo, nova exibição convincente.

Em Olhão, e em face da lesão de Mossoró, Paulo César deverá ser outra vez o médio organizador do SC Braga. Daúto está alertado para esse detalhe que alterou, para melhor, a dinâmica do vice-campeão.

A Bola

Bruno3429

Olhanense-Sp. Braga (antevisão): adversários em contra-ciclo
Minhotos não perdem há três jogos, algarvios não ganham há cinco

Por Redacção

Olhanense e Sp.Braga vão acertar o calendário neste domingo, às 20h15m, no Estádio José Arcanjo, em Olhão, numa partida em atraso da 23ªjornada. Em jogo estará a aproximação dos minhotos ao 3º lugar ou o lançamento de uma candidatura a uma vaga na Liga Europa, por parte dos algarvios.

As duas equipas vêm em contra-ciclo, com os algarvios numa «onda» negativa, que já leva cinco jogos sem vencer. O último êxito data de 6 de Fevereiro, em Leiria e, daí para cá, a equipa de Daúto Faquirá caíu do 8º para o 11º lugar na tabela classificativa. E não marca um golo há três jogos consecutivos, sobressaindo também nesses três embates os sete golos sofridos, colocando em causa a solidez defensiva até então patenteada.

Em ciclo positivo navega o Sp.Braga, que não perde há três jogos e somou duas vitórias consecutivas que fizeram com que saltasse do 7º para o 4º lugar. Uma vitória em Olhão ajudará a cimentar a posição, deixando a equipa de Domingos Paciência a um ponto do Sporting e do 3º lugar.

Para a deslocação ao Algarve, Domingos Paciência não vai poder contar com Sílvio e Rodríguez, nas selecções (Portugal e Perú, respectivamente). Mossoró está lesionado e também não viajou. Custódio e Elderson voltam a ser opção após lesão.

Com um calendário favorável, o Olhanense tem no jogo com os minhotos oportunidade de se assumir como candidato a um lugar europeu. Uma vitória levará a equipa a subir ao 7º lugar, em parceria com o Nacional e a dois pontos de V. Guimarães e Paços de Ferreira, e a três do Sp.Braga. E com quatro dos seis jogos que faltam depois para a conclusão do campeonato a ser jogados no José Arcanjo, onde o Olhanense conquistou 17 dos actuais 28 pontos e consentiu apenas uma derrota, frente ao F.C. Porto, será legítimo colocar-se o clube algarvio no rol de candidatos à Liga Europa.

A bola está agora do lado dos jogadores do Olhanense, desejosos também de limpar a imagem negativa deixada com a goleada sofrida na Madeira, no último fim-de-semana. Será pois com motivação dois-em-um - candidatura à Europa e limpar imagem - que os jogadores do Olhanense deverão entrar em campo.

Equipas prováveis:

OLHANENSE - Ricardo Baptista; Suarez, Maurício, André Micael e Carlos Fernandes; Rui Duarte, Fernando Alexandre e Ismaily; Jorge Gonçalves, Dady e Paulo Sérgio

Outros convocados: Bruno Verísimo, Anselmo, Tiero, Carvajal, Cadú, Djalmir, Adilson e Yontcha

SP. BRAGA - Artur Moraes; Miguel Garcia, KáKá, Paulão e Elderson; Vandinho e Hugo Viana; Paulo César, Alan e Ukra; Lima

Outros convocados: Marcos, Aníbal, Marco Ramos, Custódio, Salino, Meyong e Hélder Barbosa

Maisfutebol

Bruno3429

Sp. Braga à caça do leão
Minhotos favoritos em Olhão  
JOSE MOREIRA

O Sp. Braga desloca-se este domingo a Olhão, onde é, segundo a BetClic, o favorito para o embate com o Olhanense. Em caso de vitória os pupilos de Domingos Paciência ficam a apenas 1 ponto do 3.º posto do Sporting

Olhanense-Sp. Braga (3,30|3,10|2,10)

Um triunfo dos minhotos garante como lucro pouco mais do dobro da aposta inicial. Já se foram os algarvios a brilhar o lucro sobe para mais do triplo.

Quanto aos marcadores de golos, o brasileiro Lima (Sp. Braga) é o favorito, com uma odd de 2,25, seguido de Alan com 2,50. No Olhanense é Dady (2,75) quem parece ser a maior ameaça às redes de Artur.

Record

JotaCC

Deixar olhão a um ponto do Sporting

Domingos não desiste de lutar pelo terceiro lugar, que poderá ficar, hoje, a um ponto do Braga, em caso de vitória sobre o Olhanense, em jogo atrasado da 23ª jornada. A objectividade do treinador sustenta-se no sucesso recente de uma equipa "cada vez mais confiante" e "diferente da que começou a época". Diferenças que servem, inclusive, de comparação em relação ao Sporting. Paulo César já havia dito isto antes, transmitindo, explica Domingos, "a confiança que se vive no grupo", o que ajudará a enfrentar as dificuldades em Olhão, onde mora um adversário em quebra e disposto "a retomar o que fez no campeonato". "Cabe-nos fazer com que tal não aconteça esta semana", alertou.

A excelente campanha na Liga Europa, em simultâneo com a recuperação interna, "é sinal de que o Braga está a lutar pelo objectivo no início de uma época" que não começou com idêntico ritmo da anterior, porque, talvez, admite, "tenha havido erros". Entretanto, tudo se endireitou e já há apelos para que continue. Paulo César, "tal como outros jogadores" pedem para que renove. "Isso reflecte bom ambiente", reagiu.


Em destaque

Dady aoataque Apesar de se ter estreado no pior resultado da época (4-0 nos Barreiros), o avançado que foi o último reforço da equipa volta a merecer a confiança de Daúto Faquirá para terminar com o jejum de golos (três jogos) e vitórias (cinco). Além do mais, será também a oportunidade para os sócios verem pela primeira vez em casa o avançado cabo-verdiano apresentado em Janeiro como grande reforço do ataque. Dady não terá hoje atrás de si Nuno Piloto, que, lesionado, é a maior baixa do Olhanense. Mexer está na selecção moçambicana.

7

Europa na mira. Se hoje vencer, o Olhanense sobe do 12º lugar ao sétimo, ficando a apenas dois pontos do Guimarães, último apurado para as competições europeias se o campeonato terminasse agora. Os algarvios ficam, pois, em excelente posição para nas seis últimas jornadas atacarem uma qualificação europeia que seria inédita na história do clube. Daúto já assumiu a ambição.

3

Regressos minhotos. Aníbal, Elderson e Custódio são as novidades nos convocados de Domingos. Os dois primeiros substituem os internacionais Rodriguez e Sílvio. Já o médio entra para fortalecer um sector privado de Mossoró, que não recuperou e teve de ficar de fora. Keita também foi preterido.


A ANÁLISE DE COROADO


Elmano Santos

AF Madeira

44 anos

internacional NÃO

nº de jogos 110

GRAU DE RISCO

MUITO DIFÍCIL

Difícil

Médio

NORMAL

Árbitro (Pontuação 0 a 5)

Jogos anteriores 2,71

Personalidade 3,00
Controlo disciplinar 2,50

interpretação das leis e regulamentos 2,50

condição física 4,00

média 2,94

Esta temporada, devido ao número de jogos onde as polémicas têm sido mais que os silêncios aprovadores, pode considerar-se o ano "horribilis" de Elmano Santos. O próprio, porque em fim de carreira, desejaria, com certeza, efectuar época calma, tranquila, naturalmente com um ou outro jogo menos conseguido, algo a que nenhum árbitro se exime, porém, os factos evidenciam realidade distinta, capaz de remeter para as catacumbas da indiferença e hostilização o mais incauto e desatento dos adeptos. Incapaz de manter critério disciplinar, revela-se inseguro tecnicamente, capaz de agir e decidir de modo pouco menos que equidistante. O nomeador demonstra conspícua predilecção em o nomear para jogos de grau de risco elevado, sobretudo quando está em causa o quarto superior da classificação. Aguardemos pelo que fará, antecipando-se prestação menos focalizada no momento e mais projectada na envolvente.

Árbitros assistentes

Paulo Ramos (AF Setúbal)

Nuno Roque (AF Setúbal)

O árbitro, finalmente, viu-se livre de Sérgio Serrão, o assistente incrivelmente internacional. Paulo Ramos, apesar de mais sólido e regular que aquele seu colega, estreia-se na colaboração. Nuno Roque, não evidenciando as mesmas características faz, igualmente, estreia no auxílio a prestar.


O JOGO

Bruno3429

Braga em Olhão com a mira no terceiro lugar
Olhanense, Sporting de Braga

AUTOR
Álvaro Gonçalves

Há seis jogos sem perder, contabilizando campeonato e Liga Europa, o Sporting de Braga está a atravessar o melhor momento da temporada e procura em Olhão ficar a apenas um ponto do terceiro lugar, que é ocupado pelo Sporting.

Domingos Paciência já revelou que o objectivo é atacar o último lugar do pódio até ao final da temporada, de forma a conseguir aliar uma boa classificação interna, à melhor prestação europeia de sempre do clube, que ainda está em curso.

O Sporting de Braga tem tudo a favor para ir de encontro a esse objectivo, no entanto é fundamental vencer o Olhanense no Algarve, algo que até ao momento apenas o FC Porto, líder destacadíssimo, conseguiu fazer. Todavia, caso conquistem os três pontos, à imagem do fizeram na temporada passada quando venceram por 1-0, os bracarenses ficam a apenas um ponto do Sporting.

A juntar a isso, os minhotos passam a depender apenas de si para ultrapassarem os leões, tendo em conta que os vão receber em Braga no último jogo do campeonato, para além de que, entre outros jogos, o Sporting ainda terá que ir jogar ao Estádio do Dragão, onde ninguém pontuou esta época.

Para esse pensamento ser possível, é preciso que o Sporting de Braga cumpra com as suas obrigações, até porque uma vitória em Olhão consolida, desde logo, um lugar entre as posições de acesso às competições europeias. Mas, pela frente a formação de Domingos terá um adversário que guarda como ninguém o estatuto de equipa visitada.

O Olhanense, embora some mais empates do que vitórias no Estádio José Arcanjo, apenas não conseguiu ganhar pontos ao FC Porto, dividindo com o Benfica o estatuto de segunda equipa com menos derrotas em casa.

Contudo, ao contrário do Sporting de Braga, este não é o melhor período do Olhanense na época e se os homens de Daúto Faquirá perderem diante dos minhotos, então vão atingir a pior série de jogos da época, com seis jogos consecutivos sem triunfos.

O número de confrontos entre os dois emblemas não é extenso (apenas cinco) e o jogo da temporada passada pôs fim a uma série de 59 anos de ausência de partidas entre Olhanense e Sporting de Braga no Algarve. Os minhotos, caminhando para a melhor época de sempre no plano interno, venceram por 1-0, com um golo apontado por Alan já dentro do período de compensação.

Essa vitória é aquela de que a maioria dos adeptos se lembra, porém, nos duelos entre Olhanense e Sporting de Braga são os algarvios quem levam a melhor, com três vitórias contra um triunfo minhoto e um empate

Zerozero

Bruno3429

Sp. Braga tenta em Olhão aproximação ao Sporting

Olhanense e Sporting de Braga acertam hoje no Algarve o calendário da Liga portuguesa, disputando o jogo em atraso da 23.ª jornada, com os bracarenses a tentarem a aproximação ao terceiro lugar.

O jogo, agendado para as 20:15 no Estádio José Arcanjo, em Olhão, foi adiado devido à deslocação do Sporting de Braga a Liverpool, onde eliminou os "reds" e garantiu a presença nos quartos de final da Liga Europa.

Em caso de vitória em Olhão, o Sporting de Braga coloca-se a um ponto do terceiro lugar, onde se encontra o Sporting, com 38 pontos, e afasta-se do Vitória de Guimarães, quinto, com 33.

O Olhanense encara o jogo de diferente forma, com a equipa algarvia a tentar ultrapassar a goleada sofrida na visita ao Marítimo (4-0) e a poder subir uma série de posições na tabela em caso de triunfo.

Os algarvios ocupam o 11.º lugar, com 28 pontos, menos três que o sétimo classificado, o Nacional.

A partida de Olhão será dirigida pelo árbitro madeirense Elmano Santos.

O Jogo

Pé Ligeiro

Olhanense-Sp. Braga, 0-2 (destaques)


Abram alas para Alan e Ukra

Ainda não se paga portagem nos corredores do José Arcanjo. Então, aproveite-se a borla! Foi o que fizeram Ukra e Alan, com grandes auto-estradas para acelerarem. Sem portageiros-Suarez e Carlos Fernandes estiveram em greve-os aceleras do Minho construíram o golo por essa via. Alan bisou no final, num penalty marcado com¿ Djalmir como guarda-redes, por via da expulsão de Ricardo Baptista.


Uma Lima que incomoda

Sozinho ou com apoio este Lima desbasta qualquer defesa. Teve marcação em cima, à zona, mas o brasileiro arranjava sempre maneira de descobrir uma saída. É daqueles avançados «chatos» que não vira a cara à luta, estando por isso sempre muito em jogo, sempre a «cheirar» oportunidades. Antes de sair, arrumou com o jogo, conquistando uma grande penalidade para Alan bisar.

MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Olhanense-Sp. Braga, 0-2 (crónica)

Dois golos de Alan na aproximação ao Sporting

O Sp. Braga encostou-se ao Sporting na luta pelo terceiro lugar da classificação, ao vencer o Olhanense, em jogo em atraso da 23ª jornada. Alan marcou os dois golos dos minhotos, que prolongaram a agonia dos algarvios, que não vencem há seis jornadas. E já não marcam um golo há quatro.

Foram loucos os primeiros minutos, principalmente até o Sp. Braga colocar-se em vantagem, aos 13, por Alan. Esperada, até porque foram os minhotos que mais perto estiveram de marcar, com dois desperdícios de Lima (4), anulado por defesa de Ricardo Baptista, e Ukra (10), com um desvio de cabeça ao segundo poste, que levou a bola a passar próximo do poste direito da baliza do Olhanense, que, aos 7 minutos, também teve uma oportunidade para se colocar em vantagem, por Paulo Sérgio, num remate á entrada da área, que Artur Moraes desviou de forma exemplar para canto. Na terceira oportunidade, Alan não perdoou.

Sempre mais sereno e confiante, ao Sp. Braga saía bem o futebol apoiado emanado a preceito dos pés de Vandinho e Hugo Viana, que, em ataque, libertava-se do capitão, avançando no terreno e transformando o 4x2x3x1 dos minhotos em 4x1x4x1, bem povoado no último terço, com Paulo César a encostar muitas vezes a Lima, e sempre bem apoiados por Alan e Ukra, nos extremos. E havia sempre liberdade a mais para estes dois jogadores, como foi visível na finalização do brasileiro, numa assistência do jogador emprestado pelo FC Porto. Alan, na direita, apareceu sem marcação e com todo o tempo do mundo para marcar sem dificuldade.

O Olhanense fez os possíveis por responder ao melhor jogo explanado pelo adversário, mas Dady passou a primeira parte órfão no ataque, de uma equipa que ofensivamente foi sobrevivendo á custa das iniciativas de Paulo Sérgio. Que foram poucas.

Em vantagem, o ego dos arsenalistas aumentou e houve um natural arrefecimento no ritmo do jogo, com reflexo na diminuição das jogadas de perigo nas duas balizas. E até foram os minhotos que mais perto estiveram de marcar, num canto (37¿) evitado por Ricardo Baptista no solo e junto á base do poste esquerdo.

Vira o disco e toca o mesmo

No intervalo, Daúto Faquirá prescindiu de Carlos Fernandes, fazendo entrar Cadú, que foi ocupar a posição de Ismaily (que recuou para defesa-esquerdo) no meio-campo. Mas sem resultados práticos nem vislumbráveis nos primeiros minutos, de absoluto controlo visitante, que continuou a assediar a baliza de Ricardo Baptista. E com Káká a falhar boa ocasião para ampliar a vantagem (53), em nova evidência dos erros cometidos pelo Olhanense até então e que já lhe custara um golo: liberdade a mais em bolas ao segundo poste.

E quando Dady, o ponta-de-lança do Olhanense faz o primeiro remate à baliza aos 64 minutos, está tudo dito sobre a ausência atacante dos algarvios até então. O que certamente também não estava a agradar a Faquirá, que pouco depois aumentou a artilharia com a entrada de Djalmir. E animou a equipa. Mas só isso e foi curto. E Djalmir até acabou o jogo como guarda-redes, por via da expulsão de Ricardo Baptista, a dois minutos do fim, quando o árbitro assinalou uma alegada falta do guardião do Olhanense sobre Lima. Alan não falhou e matou definitivamente um jogo que muito prometeu no inicio mas que viria a cair de qualidade com o escoar dos minutos.

MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Alan garante vitória do SC Braga em Olhão

Dois golos de Alan, apontados aos 13 e 90 minutos, respectivamente, valeram a vitória do SC Braga em Olhão (2-0), partida em atraso da 23.ª jornada do campeonato. A equipa minhota está agora a um ponto do terceiro posto da classificação, enquanto os algarvios voltam a adiar a manutenção.

Entrou bem no jogo o SC Braga, sempre mais perigoso e seguro do que o adversário, apesar de não poder contar com dois dos habituais titulares no sector defensivo (Sílvio e Rodriguez). O golo inaugural acabou, então, por não surpreender, com Alan a aparecer solto ao segundo poste a desviar para a baliza cruzamento da esquerda.

O Olhanense tentou reagir, mas não conseguiu levar grande perigo à baliza dos bracarenses, que viriam a confirmar a vitória já dentro do tempo de descontos, numa grande penalidade convertida também por Alan.

A equipa algarvia ficou então reduzida a 10 jogadores, uma vez que o guarda-redes Ricardo Baptista foi expulso no lance que determinou a grande penalidade, levando a que o avançado Djalmir terminasse o jogo como guarda-redes (as substituições já estavam esgotadas).


«Podemos voltar a fazer história» - Domingos

A vitória em Olhão deixou o SC Braga a um único ponto do terceiro posto da tabela classificativa, actualmente na posse do Sporting. O treinador Domingos Paciência assume que o objectivo é destronar os leões dessa posição, fazendo história no clube.

«Temos consciência que nesta altura estamos numa situação privilegiada. Depois de um excelente mês de Março, em que ganhámos muita confiança, o terceiro lugar passa a ser o nosso objectivo e penso que temos todas as condições para isso. A equipa ganhou índices elevados de confiança e só é pena não conseguirmos manter esse nível de consistência durante todo o tempo. Mas a equipa está com saúde e temos de acreditar que podemos voltar a fazer história neste clube, que nunca conseguiu terminar no terceiro lugar», disse o treinador dos bracarenses.

Domingos, que falava na habitual flash interview, foi ainda questionado sobre a possibilidade de vir a ser o novo treinador do Sporting, uma vez que as eleições no clube leonino terminaram com a vitória de Godinho Lopes. No entanto, o treinador não abriu o jogo:

«Passo as noites a pensar no jogo que tenho pela frente, com um grupo de trabalho fantástico, sempre à procura do meu sucesso, assim como dos meus jogadores e deste clube.»

A BOLA

JotaCC

Olhanense-Sp. Braga, 0-2 (ficha)
Minhotos estão a um ponto do terceiro lugar

O Sp. Braga foi ao Algarve bater o Olhanense por 0-2, em jogo atrasado da 23ª jornada da Liga principal.

O triunfo minhoto começou a ser construído ainda na primeira parte, com um golo de Alan, que apareceu solto ao segundo poste, após cruzamento de Ukra na esquerda. Estavam decorridos 13 minutos.

O Olhanense tentou mudar o rumo dos acontecimentos, mas viria a sofrer o segundo em cima do apito final, num lance de grande penalidade duvidosa cometida por Ricardo Baptista sobre Lima. Djalmir foi para a baliza mas não evitou o «bis» de Alan, que sentenciou o jogo.

Com este triunfo, a equipa de Domingos reforça o quarto lugar e fica, apenas, a um ponto do terceiro, onde está o Sporting, que ainda tem de jogar no Municipal bracarense antes do fim do campeonato. Luta animada pelo último lugar do pódio.


Daúto admite erros, Domingos quer voltar a fazer história
Olhanense-Sp. Braga, 0-2 (reportagem)

Daúto Faquirá (Olhanense) e Domingos Paciência (Sp. Braga), em declarações à Sport TV no final do triunfo dos bracarenses no Algarve, por 0-2:

Daúto Faquirá

«Não estivemos muito bem na primeira parte. Não conseguimos ter bola para atacar e aproveitar a defesa muito subida do Braga. Na segunda parte estivemos ligeiramente melhor. Não tivemos muitas oportunidades, mas tivemos algumas e o segundo golo, depois, mata o jogo, numa fase em que estávamos a tentar chegar ao empate, com o coração, pelo menos. Reconheço que a nossa equipa não esteve hoje tão criativa e com tanta alma como é normal. Faltou-nos a chama que costumámos ter. É importante realçar que o Braga está numa fase diferente da nossa e aproveitou melhor. Vamos esperar agora fazer uma exibição melhor no próximo jogo.»

Domingos Paciência

«É justo e merecido pelo que fizemos. Fomos a equipa que jogou para ganhar o tempo todo. Temos consciência de que estamos numa situação privilegiada e a um ponto do terceiro lugar que é o objectivo. Foi um mês de Março excelente e esta equipa ganhou confiança. A partir de uma certa altura, começamos a ganhar índices de confiança muito altos. Hoje entrámos muito bem e podíamos ter feito dois golos nos primeiros 15 minutos. É uma prova de que a equipa está confiante e queremos voltar a fazer história, porque o Braga nunca ficou no terceiro lugar.»


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga vence em Olhão e aproxima-se do Sporting
   
Alan marcou os dois golos do Sp. Braga em Olhão

Tudo o que Domingos Paciência fizer no Sporting de Braga até ao fim desta época pode afectar o seu futuro imediato. Ninguém ainda o assumiu, mas ele é o provável futuro treinador do Sporting, o escolhido por Luís Godinho Lopes, vencedor das eleições no fim-de-semana, e os minhotos estão a lutar com os "leões" pelo terceiro lugar da Liga portuguesa. Este domingo, no Algarve, o Braga derrotou o Olhanense por 2-0, num jogo em atraso da 23.ª jornada, e a diferença para os irregulares "leões" passou a ser de apenas um ponto.

Depois de uma época bem longe da constância de vitórias que o levou a lutar pelo título até ao fim na última temporada, o Sp. Braga tem feito uma boa recuperação, moralizado pela vitória sobre o Benfica e pela brilhante carreira na Liga Europa, e em Olhão deu mais um sinal de estar a atravessar o seu melhor momento da temporada.

Foram os homens de Daúto Faquirá a chegar perto do golo, com um potente remate de Paulo Sérgio de fora da área logo aos 6', ao qual o guardião Artur se opôs bem, mas o Braga, pouco depois, assumiu o comando do marcador. Minuto 16, Ukra avança pelo flanco esquerdo, faz o cruzamento e a bola vai ter aos pés de Alan, que bate Ricardo Baptista pela primeira vez.

Os minhotos foram sempre mais ofensivos, com mais posse de bola e mais remates, mas a diferença mínima faria sempre a formação algarvia acreditar. Apesar do domínio, o Braga não conseguia alargar a vantagem e só perto do final do jogo é que alcançou a tranquilidade. Aos 87', Lima aparece isolado na área do Olhanense, tenta contornar o guarda-redes da casa e cai.

Numa decisão bastante discutível, o árbitro Elmano Santos considera que houve toque de Ricardo - seria expulso e substituído na baliza pelo avançado Djalmir - sobre o avançado brasileiro e assinala penálti, que Alan aproveitou para fazer o segundo golo dos minhotos e dar mais emoção à luta pelo terceiro lugar.

PUBLICO

JotaCC

Alan coloca Braga a um ponto do Sporting

Objectivo cumprido: o Sporting de Braga venceu o Olhanense por 2-0 no Algarve e está a apenas um ponto do terceiro lugar, que é ocupado pelo Sporting. Ao mesmo tempo, a equipa treinada por Domingos Paciência reforçou a quarta posição, com mais quatro pontos que o rival do Minho, Vitória de Guimarães.

Em Olhão, os bracarenses venceram por 2-0 e a figura do jogo voltou a ser Alan, que, à imagem da época passada, marcou os golos que garantiram os três pontos e a terceira vitória consecutiva no campeonato, que tornou a luta pelo último lugar no pódio mais acesa do que nunca.

O Sporting de Braga fez uma exibição bastante consistente e a vitória assenta bem à equipa de Domingos Paciência. Os minhotos chegaram ao golo ainda antes do primeiro quarto de hora e até ao final da partida controlaram o jogo e souberam gerir bem o resultado.

Apesar de ter sofrido um golo cedo, o Olhanense foi a equipa que abriu o livro, no que diz respeito às oportunidades de golo. Aos sete minutos, Paulo Sérgio executou um forte remate de fora da área e obrigou Artur Moraes a uma defesa vistosa.

Essa, de resto, foi a primeira e a única oportunidade de perigo da turma de Daúto Faquirá no primeiro tempo, que se viu em desvantagem aos 13 minutos, quando Alan bateu Ricardo Baptista e marcou o primeiro de dois golos que permitiram ao Sporting de Braga somar o sétimo jogo consecutivo sem perder, juntando as partidas da Liga Europa às do campeonato.

A vencer por 1-0, a formação da cidade dos arcebispos continuou por cima do encontro, o qual esteve sempre controlado porque o Olhanense teve poucas oportunidades para se aproximar da área adversária.

Na segunda parte, a partida manteve a mesma toada até aos 60 minutos, altura em que o Olhanense começou a conseguir subir mais no terreno e a incomodar a defesa do Sporting de Braga.

Dady, aos 64 minutos, testou a atenção de Artur Moraes e para aproveitar o ímpeto ofensivo da sua equipa, Faquirá juntou Djalmir a Dady na frente de ataque, mas o resultado prático foi zero e quem marcou até ao final foram os bracarenses.

Lima isolou-se perante Ricardo Batista e o árbitro entendeu assinalar grande penalidade por suposta falta do guarda-redes sobre o avançado brasileiro. Ricardo Batista foi expulso e sem mais alterações para fazer, Daúto Faquirá teve que colocar Djalmir na baliza, que nada pôde fazer para impedir Alan de bisar de grande penalidade.

Assim, o Sporting de Braga saiu vencedor de Olhão, com apenas um ponto a separá-lo do Sporting, com o calendário a marcar um confronto directo entre minhotos e leões na última jornada do campeonato. Por sua vez, o Olhanense atravessa a pior fase da temporada, em que soma duas derrotas consecutivas e seis jogos seguidos sem conhecer o sabor da vitória.

ZEROZERO

JotaCC

SC Braga derrota Olhanense (2-0) e "cola-se" ao Sporting no terceiro lugar

Olhanense e Sporting de Braga acertaram hoje o calendário da Liga Zon Sagres, com a vitória a pender para o lado dos bracarenses (2-0), no jogo em atraso relativo à 23.ª jornada da prova, cujo adiamento ficou a dever-se a um pedido da formação arsenalista, devido à participação na Liga Europa.

Nos visitados, Mexer (ao serviço da selecção de Moçambique) e Oblak, Maynard, João Gonçalves, Nuno Piloto, Toy e Delson (todos a recuperarem de lesões) não entraram nas contas do técnico Daúto Faquirá.

No lado dos minhotos, Rodriguez e Sílvio (nas selecções) e Quim, Vinicius e Mossoró (lesionados) ficaram igualmente de fora.

Na primeira volta, recorde-se, a equipa de Domingos Paciência triunfou por 3-1, em casa, com golos de Mossoró, Lima (2) e Maurício. Na época passada os bracarenses ganharam em Olhão pela primeira vez na sua história, graças a um tento de Alan.

O Olhanense entrou melhor na partida e logo aos 7 minutos, Paulo Sérgio, com um remate fortíssimo à entrada da área, obrigou Artur a brilhar com uma defesa fantástica para canto.

Numa altura em que o jogo estava equilibrado, foram os bracarenses que conseguiram chegar à vantagem. Decorria o minuto 13 quando Hugo Viana fez mal um passe da direita para a esquerda, Ismaily falhou a intercessão e Ukra, com um cruzamento largo, colocou para Alan que abriu a contenda.

O golo do SC Braga acabou por colocar o jogo num ritmo mais baixo. O Olhanense ia tentando, sempre que podia, causar perigo mas pouco conseguia incomodar Artur.

No final da primeira metade, Alan, com o terceiro golo na Liga, ia dando uma importante vantagem aos minhotos, naquela que é uma deslocação sempre complicada. Os homens da casa começaram bem, mas o golo do brasileiro teve o condão de adormecer os seus ímpetos.

A segunda metade, à semelhança da primeira, começou com ascendente por parte dos homens comandados por Faquirá. Aos 51 minutos, bom movimento de Paulo Sérgio na zona central a culminar num remate forte de pé esquerdo, com este a sair para fora.

Depois de já ter realizado a primeira substituição no inicio do segundo tempo, tirando Carlos Fernandes para colocar Cadu, o treinador do Olhanense, quase simultaneamente, aos 64 e aos 68 minutos, colocou Djalmir e Hélder Barbosa, para as saídas de Paulo Sérgio e Ukra, respectivamente. Daúto Faquirá apostava tudo numa altura em que faltavam sensivelmente 20 minutos para o final do encontro.

Aos 79 minutos, polémica no José Arcanjo. Falta de Elderson sobre Jorge Gonçalves e o público de Olhão a pedir segundo amarelo para o nigeriano. Elmano Santos decidiu não exibir a cartolina ao jogador bracarense.

Pouco depois, aos 82, mais assobios no Algarve. Rui Duarte isolou Djalmir, mas o árbitro auxiliar interrompe a jogada por alegado fora de jogo do avançado dos algarvios. A decisão pareceu acertada.

Um minuto a seguir, boa oportunidade para o SC Braga "matar" o jogo. Remate forte de Lima a fazer a bola passar muito perto da barra da baliza de Batista, após passe bem medido de Hugo Viana.

Aos 87 minutos, pénalti para o SC Braga. Lima foi derrubado por Ricardo Batista quando seguia para a baliza. O guardião dos algarvios foi expulso na sequência do lance, com Djalmir a assumir o papel de guarda-redes, isto porque Faquirá já não podia fazer mais substituições. Alan converteu o lance e confirmou a vitória dos homens de Domingos Paciência.

Pouco depois, final do encontro. O SC Braga venceu o Olhanense, pressionando assim o Sporting no terceiro lugar. Os minhotos estão agora a um ponto dos "leões na tabela classificativa.


O JOGO

Pé Ligeiro

Sílvio: «Só sei do F.C. Porto pela imprensa»

Lateral do Sp. Braga preparado para ser titular no Portugal-Finlândia


Apontado como reforço do F.C. Porto para a próxima época, Sílvio garante só ter sido confrontado com essa possibilidade na comunicação social.

«Sou jogador do Sp. Braga e só penso ajudar a equipa. Só sei do F.C. Porto pela imprensa», afiançou o lateral, ao reintegrar o estádio da Selecção Nacional, que reconhece como «a maior montra». «É sempre um bom trampolim», acrescentou, quando confrontado com o elevado número de clubes que «espiou» o Portugal-Chile, que terminou empatado a uma bola.

Lançado no encontro de Leiria para o lugar do lesionado João Pereira, Sílvio entende que «não foi o jogo ideal» para mostrar serviço. «Defrontámos uma equipa complicada. Melhores jogos virão», desejou.

Embora não tenha ficado muito satisfeito com a sua exibição, o jogador do Sp. Braga «arrisca-se» a ser titular frente à Finlândia, já que João Pereira foi dispensado por lesão (luxação no cotovelo direito). «É um jogo para somar mais uma internacionalização. A única ansiedade é essa», respondeu Sílvio, assumindo ainda que prefere jogar no lado direito da defesa, ainda que faça questão de frisar que gosta é de jogar futebol.

MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!