News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 26/03

Started by JotaCC, 26 de March de 2011, 07:40

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga - Paulo César diz que é possível vencer a Liga Europa



O avançado brasileiro Paulo César considerou ontem que o Sporting de Braga, que vai defrontar nos "quartos" o Dínamo de Kiev, pode chegar à final da Liga Europa de futebol e até vencer a competição.

"A partir de agora tudo é possível. O Braga já eliminou grandes equipas, o Dínamo de Kiev é mais uma que está no nosso caminho e vamos procurar fazer o nosso melhor e tentar ultrapassá-los", assumiu.

O Sporting de Braga qualificou-se na semana passada para os quartos de final da Liga Europa, feito inédito na sua história europeia, e vai agora defrontar os ucranianos do Dínamo de Kiev, num "duelo" cuja primeira "mão" se realiza dentro de menos de duas semanas (07 de abril), em Kiev.

Sobre o adversário, frisou que "também eliminou grandes equipas na Liga Europa" e, por isso, há que respeitá-lo, mas considerou que "está ao alcance" dos minhotos.

O jogador, que falava à margem de uma visita de uma delegação do clube a uma escola do concelho de Vila Verde, limítrofe ao de Braga, considerou que os resultados e exibições da equipa na Europa catapultaram-na para o bom momento atual também no campeonato.

Instado a eleger qual objetivo é mais importante, Paulo César não escolhe: "As duas coisas são importantes, tanto seguir em frente na Liga Europa como chegar ao terceiro lugar (no campeonato português)".

A equipa segue hoje para o Algarve, onde amanhã defronta o Olhanense, em encontro em atraso da 23.ª jornada, e "o intuito é vencer para encostar ao Sporting o mais rápido possível" ao terceiro posto.

Em caso de vitória, os minhotos ficam a apenas um ponto dos "leões", que seguem em terceiro lugar, e Paulo César entende mesmo que, atualmente, o Sporting de Braga é melhor que a turma orientada por José Couceiro.

"Neste momento, sentimo-nos mais fortes do que o Sporting. Pelo campeonato que voltamos a fazer, pelas vitórias que temos conseguido, o Braga está numa fase de crescimento de forma e esperamos seguir assim até ao final", disse.

O brasileiro afirmou ainda que "gostava" que Domingos Paciência continuasse a treinar a equipa na próxima época e que o "merecia" - "é um grande treinador e já entrou na história do clube", vincou.

A equipa treina hoje de manhã e, no final da sessão, o técnico faz a antevisão da partida com o Olhanense em conferência de imprensa, às 12.30 horas. Depois, a meio da tarde, a comitiva bracarense parte para o Algarve de avião.

O jogo realiza-se no Estádio José Arcanjo, em Olhão, às 20.15 horas de amanhã, e será arbitrado por Elmano Santos, da Madeira.



Dérbi promete animação


A vitória sobre o Espinho, na passada quarta-feira, veio ajudar o Hóquei Clube de Braga SAD na sua luta pela consolidação do quinto lugar do campeonato. Agora, os bracarenses têm pela frente a formação do Limianos, actual 'lanterna vermelha' do campeonato, uma formação que apesar da diferença pontual que tem para os de Braga, tudo vai fazer para dificultar a vida a um teoricamente favorito HC Braga.
Apesar das diferenças entre as duas equipas, o treinador dos bracarenses sabe que a equipa do Limianos não vai facilitar e vai dar o seu melhor e, por isso, afirma que a sua equipa, apesar de desfalcada, também tem que estar completamente concentrada e com vontade de vencer.
"Apesar do Limianos estar em último não esperamos facilidades. Temos duas baixas (Fellini e Sapo) que são dois jogadores importantes da equipa inicial e isso vai obrigar-nos a mexer na estrutura da equipa. Além disso, em princípio vamos ter que ter no banco cinco jogadores juniores. De qualquer forma isso não é desculpa para nada e, como sempre, vamos jogar e dar o nosso melhor para ganhar. Sabemos que vai ser extremamente difícil e que a diferença entre as duas equipas não se vai fazer notar. O facto do Limianos estar em último lugar não nos vai facilitar a vida, antes pelo contrário, o Limianos vai dar o que tem e o que não tem para conseguir u m bom resultado", referiu o técnico, acrescentando que, a nível de objectivos para o resto da época, o HC Braga não pensa muito em alcançar o Candelária: "neste momento, o nosso principal objectivo é ganhar todos os jogos, procurando consolidar o quinto lugar que ocupamos. Penso que é já muito difícil conseguir apanhar o Candelária, mas de qualquer forma vamos dar sempre o nosso melhor para ganhar e tentar amealhar o máximo de pontos".
Já do lado do Limianos a ideia é um pouco diferente, pelo me-nos pelo que afirma Pedro Mendes, o técnico que pretende fazer a sua equipa fugir do último lugar da tabela.
"É um jogo muito difícil para nós. O Braga é claramente favorito, está a fazer um bom campeonato, ocupa o quinto lugar e nós, ainda por cima, não estamos na nossa máxima força. Temos o Miguel Fernandes lesionado e o Hélder Martins está castigado. Mas, de qualquer forma, vamos tentar fazer o nosso melhor e conquistar pontos. Estas duas últimas semanas foram muito complicadas para nós, principalmente esta que passou depois de tudo o que aconteceu no jogo com a Juventude de Viana. Não sabemos como a equipa e os próprios jogadores vão reagir depois destas duas jornadas. Foram duas semanas de intenso trabalho a nível psicológico com os jogadores, mas mesmo assim não sei como eles vão reagir", afirma o técnico.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Paulo César
"É grande treinador e merecia continuar"

Mais um voto para Domingos Paciência, desta feita atribuído por um dos seus indiscutíveis ao longo do percurso do treinador no Braga. Paulo César não tem dúvidas que "Domingos é um grande treinador e merecia continuar", até porque "já entrou na história do clube."

O brasileiro não quer contrariar António Salvador, mas reiterou a sua opinião. "Acho que devia renovar. Mas eu não sou a pessoa certa para falar. É um assunto para a directoria", vincou, no final de uma sessão de autógrafos no centro Escolar de Cabanelas, concelho de Vila Verde, arredores de Braga.

Paulo César é, por esta altura, a imagem do Braga. Confiante e ambicioso, o jogador recusa diferenciar a importância dos objectivos para o que resta da temporada: "Ficar em terceiro lugar e apurar na Liga Europa são igualmente importantes."

Nos quartos-de-final da Liga Europa, Paulo César não tem medo do Dínamo de Kiev. "Ainda não dá para dizer se é mais difícil ou mais fácil do que o Liverpool. Mas está ao nosso alcance. Temos de manter os pés assentes no chão e respeitar o adversário. O Braga já eliminou grandes equipas e esta é mais uma. A partir de agora tudo é possível", frisa, esperançado numa meia-final contra o Benfica. "Quer nós, quer eles, temos primeiro de pensar nos quartos. Mas seria bom para o futebol português", salienta. Importante é "um bom resultado fora, porque em casa o Braga é muito forte", finalizou.

"Agora somos mais fortes que o Sporting"


Se o Braga vencer o Olhanense - "uma equipa muito difícil em casa", fica a apenas um ponto do Sporting e pronto a discutir o terceiro lugar. Mas, afinal, quem é melhor? "Agora, neste momento, pelas vitórias que temos conseguido, somos nós. O Braga está em crescendo de forma e espero que continue assim até ao fim. Temos de ganhar para encostar neles o mais rápido possível", respondeu Paulo César, certo que "a Liga Europa deu um empurrão" na melhoria de forma. "Na Europa sempre fizemos bons jogos. Mas éramos irregulares no campeonato. Agora voltamos à normalidade", congratula-se.


Avião para prolongar euforia

O Braga já não vai de autocarro para Olhão, evitando assim uma viagem nunca inferior a oito horas (incluindo paragem para almoço) e a deslocação de toda a logística para aquela cidade algarvia, em função de ter de sair hoje de manhã e treinar lá ao fim do dia.

Nesta fase em que a equipa está a galgar muito terreno na classificação, vencer o Olhanense significa ficar a um ponto do Sporting e quatro acima do quinto classificado, o que no actual momento é um conforto enorme em matéria de objectivos internos. O Braga atravessa uma boa fase e António Salvador sabe que também tem de empurrar a equipa de todas as formas possíveis. O charter fretado para o início desta tarde é uma enorme ajuda e evita um desgaste enorme. Já na época passada a SAD tomou a mesma decisão quando visitou Olhão. Na altura, gastou cerca de 40 mil euros, mas conseguiu os três pontos, mesmo sobre o último minuto de jogo.

Assim, a equipa treina esta manhã nos campos de apoio ao Estádio AXA. Depois, Domingos divulga os convocados e fala à Imprensa. Segue-se almoço conjunto, ainda no Minho, e viagem a partir do Porto logo a seguir. O avião aterra em Faro em uma hora e quinze minutos depois a equipa estará em estágio numa unidade hoteleira. O regresso a Braga tem lugar logo após o final do jogo



Kaká é o rei dos amarelos

Com os 11 cartões amarelos e um vermelho, Miguel Garcia é o líder absoluto entre os bracarenses que mais cartões acumulam no somatório de todas as provas. Mas o lateral tem 26 jogos e, em média, está muito longe de Kaká, que apenas fez 10 jogos e já conta com seis cartões, quatro na Liga ZON Sagres (o último contra o Rio Ave) e dois na Liga Europa. O reforço de Inverno brasileiro está pois em duplo risco de suspensão, mas não há como ser poupado. A lesão de Rodriguez atira-o para a titularidade ao lado de Paulão. Contra os vilacondenses deram-se bem.

Mossoró até à última

Ainda não foi ontem que Mossoró treinou sem limitações e, por isso, nesta altura é impossível garantir a presença do médio-ofensivo no jogo com o Olhanense. O mais provável é que Mossoró seja convocado à condição e que só no domingo haja certezas absolutas.

Domingos tem em Salino, Alan e Paulo César alternativas para a posição de médio de ataque, podendo mesmo repetir o último no esquema que venceu o Rio Ave. Alteração certa será feita na esquerda da defesa. Sai Sílvio, entra Elderson.

Pequenada pede vitória em Olhão

Meyong e Paulo César não tiveram mãos a medir em autógrafos e fotografias no Centro Escolar de Cabanelas. O carinho foi retribuído e a pequenada pediu a vitória em Olhão.


O JOGO

JotaCC

Impaciência...

É relativamente fácil encontrar uma figura para o fim-de-semana desportivo: Domingos Paciência. O treinador do SC Braga encara sábado e domingo com expectativa colossal, porque tudo o que acontecer durante estes dias pode mudar a sua carreira.

O treinador vai estar hoje atento aos acontecimentos na Rua Professor Fernando Fonseca, em Lisboa, onde parte do seu futuro estará em jogo. Trata-se do local onde vai decorrer o acto eleitoral do Sporting, para o qual Domingos pode assumir papel de destaque se Godinho Lopes assumir a presidência do clube.

Não estando absolutamente confirmado que será Domingos Paciência o eleito da lista A, não custa por outro lado perceber que pelo menos pela afinidade com Carlos Freitas, cultivada a época passada em Braga, o treinador está bem colocado para ser, efectivamente, o eleito de Godinho Lopes. Os próprios sinais lançados pelo candidato, a assumir que se vencer contratará um técnico jovem, decidido e que está no activo, apontam para o seu nome.

Domingos será ainda e sempre notícia também pelo motivo de ser ele o único treinador português falado para orientar o Sporting, batendo-se com figuras resplandecentes das outras candidaturas: Rijkaard, Dunga, Zico e Van Basten. Um português, dois brasileiros e dois holandeses... Por alguma razão ele está no meio deles...

A BOLA



JotaCC

Domingos critica recusa vimaranense em adiar «derby»
Sp. Braga não quer compromissos internos entre os jogos europeus

O Vitória de Guimarães rejeitou o pedido do Sp. Braga para adiar o «derby minhoto», de 11 para 23 de Abril, o que motivou críticas de Domingos Paciência. Os «arsenalistas» queriam preparar o duplo compromisso com o Dínamo de Kiev, para a Liga Europa, sem qualquer desafio interno pelo meio, à semelhança do que fizeram na eliminatória com o Liverpool.

«Infelizmente, o Vitória de Guimarães não aceitou e não foi tão compreensível como o Olhanense. O interesse não era só do Braga, mas também do futebol português porque a nossa participação pode permitir que mais uma equipa portuguesa jogue nas competições europeias», disse Domingos Paciência, citado pela agência Lusa.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Domingos promove três regressos, Mossoró não recuperou

Mossoró não conseguiu recuperar da mialgia contraída frente ao Rio Ave no passado fim-de-semana, pelo que ficará de fora do jogo deste domingo, em Olhão, em atraso da 23.ª jornada da Liga.

O lateral Sílvio e o central peruano Rodriguez também não integram a convocatória para a partida com o Olhanense, uma vez que se encontram ao serviço das selecções.

Em relação à passada convocatória, sai Keita e entram Aníbal, Custódio e Elderson.

Eis os 18 convocados:

Guarda-redes: Artur e Marcos;

Defesas: Paulão, Kaka, Miguel Garcia, Marco Ramos, Aníbal e  Elderson;

Médios: Salino, Hugo Viana, Vandinho, Ukra, Custódio;

Avançados: Meyong, Lima, Alan, Hélder Barbosa e Paulo César.


«O nosso objectivo é atacar o 3.º lugar» - Domingos Paciência

O treinador do SC Braga fez esta manhã a antevisão do jogo de domingo frente ao Olhanense e sublinhou que a equipa está «confiante» na vitória, porque o objectivo é alcançar o Sporting no 3.º posto da Liga Zon Sagres, isto apesar de o adversário ser «perigoso».

«A equipa está confiante e com outra alegria desde que começou a ter um ciclo de vitórias. O Olhanense é perigoso nas transições, bem orientado, mas procuramos vencer, porque o nosso objectivo é claramente atacar o 3º lugar», afirmou Domingos Paciência, em conferência de imprensa.

O treinador abordou, ainda, a falta de acordo com o V. Guimarães para adiar o jogo relativo à 26.ª jornada (marcado para 11 de Abril), devido à deslocação que os «arsenalistas» terão de fazer a Kiev (7 de Abril), em jogo dos quartos-de-final da Liga Europa. Já o Olhanense acedeu ao pedido para adiar a partida para este domingo, de forma que os minhotos tivessem mais tempo para preparar o jogo com o Liverpool, o que mereceu o lamento de Domingos: «O Olhanense foi uma equipa compreensível e o Guimarães não foi tão compreensível. Não é só do nosso interesse, mas do interesse nacional».

Questionado sobre se estará atento às eleições que hoje decorrem para a presidência do Sporting, o treinador foi peremptório: «Vou estar atento ao jogo de Portugal e amanhã ao nosso jogo. Não adianta estarem sempre a perguntar a mesma coisa para eu dar sempre a mesma resposta».

A BOLA

JotaCC

Domingos Paciência lamenta recusa vimaranense em adiar o "derby" do minho

O treinador do Sporting de Braga lamentou hoje que o Vitória de Guimarães tenha recusado adiar o jogo da 26ª jornada da Liga Zon/Sagres, que vai realizar-se entre a eliminatória da Liga Europa.

Os responsáveis bracarenses solicitaram que o "clássico" minhoto tivesse lugar a 23 de abril, fim-de-semana em que não haverá jogos do campeonato, para preparar melhor a eliminatória com os ucranianos do Dínamo de Kiev e ter mais dias de descanso entre os jogos.

Contudo, os vitorianos não aceitaram e o jogo ficou marcado para dia 11, uma segunda-feira. Os jogos dos quartos de final da Liga Europa realizam-se a 07 e 14 de abril.

"Infelizmente, o Vitória de Guimarães não aceitou e não foi tão compreensível como o Olhanense. O interesse não era só do Braga, mas também do futebol português porque a nossa participação pode permitir que mais uma equipa portuguesa jogue nas competições europeias", afirmou o treinador da equipa bracarense, Domingos Paciência.

O JOGO