News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Simbolo do SC Braga...será o emblema da Srª do Leite?

Started by Guarda-Redes, 16 de March de 2011, 20:13

Previous topic - Next topic

Guarda-Redes

E muito comum ouvir a referir o símbolo do SC Braga, como o emblema da Srª do Leite, até o nosso presidente no passado sábado referiu isso. Mas será mesmo assim? Será a Srª do Leite a figura feminina que está no símbolo do SCB?

Num blogue do qual faço parte, procurei esclarecer a situação...visitem:


http://sino-da-se.blogspot.com/2011/03/simbolo-do-sc-braga.html




Abraços!
O Braga não é um grande é o Enorme!

Pedro Bala


khadafi

Esta questão interessa-me bastante. Aproveito ainda para dizer que gostaria de ver o Sporting Clube de Braga adoptar como mascote um animal da região.
Força Braga!

Pedro Bala

Quote from: khadafi on 16 de March de 2011, 20:53
Esta questão interessa-me bastante. Aproveito ainda para dizer que gostaria de ver o Sporting Clube de Braga adoptar como mascote um animal da região.

O lampião  ;D

Gui40

Quote from: SCB_1921 on 16 de March de 2011, 20:54
Quote from: khadafi on 16 de March de 2011, 20:53
Esta questão interessa-me bastante. Aproveito ainda para dizer que gostaria de ver o Sporting Clube de Braga adoptar como mascote um animal da região.

O lampião  ;D
;D ;D

khadafi

Quote from: SCB_1921 on 16 de March de 2011, 20:54
Quote from: khadafi on 16 de March de 2011, 20:53
Esta questão interessa-me bastante. Aproveito ainda para dizer que gostaria de ver o Sporting Clube de Braga adoptar como mascote um animal da região.

O lampião  ;D

Estava a pensar no lobo, no javali, na raposa, o falcão.
Força Braga!

Gui40

Quote from: khadafi on 16 de March de 2011, 20:57
Quote from: SCB_1921 on 16 de March de 2011, 20:54
Quote from: khadafi on 16 de March de 2011, 20:53
Esta questão interessa-me bastante. Aproveito ainda para dizer que gostaria de ver o Sporting Clube de Braga adoptar como mascote um animal da região.

O lampião  ;D

Estava a pensar no lobo, no javali, na raposa, o falcão.

Javali ou falcão...não

Lobo não era mal pensado

Pedro Bala

Quote from: khadafi on 16 de March de 2011, 20:57
Quote from: SCB_1921 on 16 de March de 2011, 20:54
Quote from: khadafi on 16 de March de 2011, 20:53
Esta questão interessa-me bastante. Aproveito ainda para dizer que gostaria de ver o Sporting Clube de Braga adoptar como mascote um animal da região.

O lampião  ;D

Estava a pensar no lobo, no javali, na raposa, o falcão.

ou isso também serve   ::)

PAF

No blogue Farricoco diziam que era a Santa Maria de Braga, a Sra do leite pelo que percebi é no simbolo da cidade... Mas deve haver diversa informação sobre isso, é mesmo uma questão de procurar.

nando11

Quote from: Guarda-Redes on 16 de March de 2011, 20:13
E muito comum ouvir a referir o símbolo do SC Braga, como o emblema da Srª do Leite, até o nosso presidente no passado sábado referiu isso. Mas será mesmo assim? Será a Srª do Leite a figura feminina que está no símbolo do SCB?

Num blogue do qual faço parte, procurei esclarecer a situação...visitem:


http://sino-da-se.blogspot.com/2011/03/simbolo-do-sc-braga.html




Abraços!
Sim senhor, esclarecimento muito bem feito.
GVERREIRO BERMELHO E BRANCO

Guarda-Redes

Quote from: PAF on 16 de March de 2011, 21:19
No blogue Farricoco diziam que era a Santa Maria de Braga, a Sra do leite pelo que percebi é no simbolo da cidade... Mas deve haver diversa informação sobre isso, é mesmo uma questão de procurar.

Como diz o texto, em ambos os símbolos, da cidade e do clube, quem está representada é Santa Maria de Braga.
O Braga não é um grande é o Enorme!

unabomber

aos anos que se fala em criar uma mascote, nomeadamente o lobo ibérico. sempre em saco roto.

unabomber

Quote from: khadafi on 16 de March de 2011, 20:57
Quote from: SCB_1921 on 16 de March de 2011, 20:54
Quote from: khadafi on 16 de March de 2011, 20:53
Esta questão interessa-me bastante. Aproveito ainda para dizer que gostaria de ver o Sporting Clube de Braga adoptar como mascote um animal da região.

O lampião  ;D

Estava a pensar no lobo, no javali, na raposa, o falcão.

já agora. javali já tivemos. chamava-se Bordi. e diz que era avançado...

Mary

Nunca prestei grande atenção a esse assunto, mas é uma questão a pesquisar mais profundamente. A Sé é a catedral de Santa Maria de Braga, mas tem representada uma imagem de Nossa senhora do Leite, pelo que não sei até que ponto há uma distinção "formal" entre as duas...mas é uma questão que merece a pena ser mais aprofundada sim Sr.!Penso que é importante além das eventuais diferenças iconográficas,verificar em termos de culto em que consiste a distinção entre as duas (a existir)...

luismico

Quote from: unabomber on 16 de March de 2011, 21:38
Quote from: khadafi on 16 de March de 2011, 20:57
Quote from: SCB_1921 on 16 de March de 2011, 20:54
Quote from: khadafi on 16 de March de 2011, 20:53
Esta questão interessa-me bastante. Aproveito ainda para dizer que gostaria de ver o Sporting Clube de Braga adoptar como mascote um animal da região.

O lampião  ;D

Estava a pensar no lobo, no javali, na raposa, o falcão.

já agora. javali já tivemos. chamava-se Bordi. e diz que era avançado...
;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Quando apareceu de chuteira fluorescente foi de cair a rir

Zusco


Legião

Para mim era a nossa senhora do leite + um gverreiro
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

guerreiro_do_minho

Quote from: unabomber on 16 de March de 2011, 21:35
aos anos que se fala em criar uma mascote, nomeadamente o lobo ibérico. sempre em saco roto.
Um lobo parecia-me uma boa ideia a acompanhar os gverreiros  :)

Guarda-Redes

Quote from: Mary on 16 de March de 2011, 22:17
Nunca prestei grande atenção a esse assunto, mas é uma questão a pesquisar mais profundamente. A Sé é a catedral de Santa Maria de Braga, mas tem representada uma imagem de Nossa senhora do Leite, pelo que não sei até que ponto há uma distinção "formal" entre as duas...mas é uma questão que merece a pena ser mais aprofundada sim Sr.!Penso que é importante além das eventuais diferenças iconográficas,verificar em termos de culto em que consiste a distinção entre as duas (a existir)...


A Sé, também tem uma figura da Senhora do Leite (como de muitas outras figuras), mas a figura principal, que está na cabeceira junto ao altar, é uma imagem de Santa Maria de Braga, aliás mais antiga 100 a 200 anos que a bonita imagem da Senhora do Leite. Penso também que existe na fachada da Sé uma imagem de Santa Maria de Braga, mas não tenho a certeza.

Existe sim uma distinção formal entre as duas Santas, que não são mais que duas diferentes representações da Virgem.
O Braga não é um grande é o Enorme!

Duarte

No arco da porta nova também tem uma santa do lado nascente, alguém sabe qual é? É que sempre tive a impressão que era a senhora do leite também.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com