News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Incidentes nas bancadas

Started by Hemped, 07 de March de 2011, 16:26

Previous topic - Next topic

lininho

nunca arremessei qualquer tipo de objecto dentro de um estádio, mas a que acertou ontem no anormal do c martins, foi quase como um golo.  :'(
zé: futuro capitão. 8-)

Lateralus

#41
Partilho o receio do Hemped sobre esta matéria.
Ontem vi muito e bom apoio à equipa. Mas também vi muito ódio em relação ao adversário. Tão exacerbado, que em alguns casos notei que algumas pessoas estavam mais felizes pela derrota do Benfica do que pela vitória do Braga. Pelo menos, foi essa a impressão esmagadora que fiquei.
Tenho medo que as pessoas comecem a ver o futebol como uma verdadeira guerra, na qual pensam que todos os métodos, incluindo atirar objectos, com o intuito de magoar, para dentro do relvado e insultar ferozmente os outros, são justificáveis para chegar à vitória.
Sempre nos tomei como adeptos bons, que mesmo apoiando incondicionalmente a nossa equipa, conseguíamos ter um respeito mínimo, mesmo que não recíproco, pelos nossos adversários. Ontem, contudo, tal atmosfera foi substituída por uma intimadora de constante insulto e ódio quase irracional, que fez como que a linha entre o apoio à nossa equipa e o escárnio pelo adversário fosse demasiado ténue, ou até ultrapassada, por vezes.
E nunca pode ser isso o que nos move. Devemos apoiar e criar um ambiente infernal nos nossos jogos, não à custa de ressentimentos viscerais contra o oponente, mas sempre de apoio à única coisa que nos deve mover: O Braga e o nosso amor por ele.

Pensando a um nível mais geral, serão atitudes como as que vi ontem que causarão, em última instância, o afastamento progressivo das pessoas do futebol, pois ninguém está interessado a ir para um estádio colocar a sua vida em perigo, por muito grande que seja o amor ao seu clube.
Sei que o tratamento que aquele clube teve foi um deleite para a maioria, por razões mais ou menos compreensíveis, mas só espero que no dia em que aconteça uma tragédia (que irá acontecer), dentro ou fora de um estádio, alguns dos que apoiaram estes comportamentos não se sintam tentados a comportamentos hipócritas de lamento e repúdio, pois é tão mau aquele que pratica a acção, como o que a apoia.

Sejam Enormes no apoio ao Braga, mas sejam também fervorosos defensores do espectáculo sadio que deve ser o futebol. Adeptos do Braga, sempre e do futebol também.

darkshines

Sou contra violência gratuita mas a favor de grande hostilidade para os adversários!

Só assim se conseguimos derrubar o mito de que Braga é cidade de lampiões! Vejam as reportagens em todos os jornais desportivos de hoje, vejam os programas televisivos de hoje, e vejam os nossos adversários de bancada ( com excepção dos benfiquistas ) a saudarem-nos pelo excelente apoio no jogo, e pelo vivência com que a cidade começa e vive o club!

UNIDOS SEREMOS MAIS FORTES! UMA CIDADE UNIDA, UM PUBLICO FERVEROSO, ADEPTOS MÁGICOS.... É ASSIM QUE TEMOS QUE SER MAS SEMPRE!


ELSA

Hemped, acho que estar a colocar no mesmo saco, arremesso de objectos/agressões a pessoas nas bancadas e canticos insultuosos/música do speaker, é estar a misturar "alhos com bugalhos"!

Se tivermos em conta tudo o que referiste no teu tópico de abertura, receio bem que, certamente terias os tais 1000 adeptos na bancada que desejas!

Sabes bem que a maior parte das pessoas de bem são contra toda e qualquer violência...e ainda não percebi onde é que está o mal (muito menos o insulto) de ver todo o estádio a cantar "e quem não salta é lampião"...lampião é insulto? tripeiro é insulto? lagarto é insulto? espanhol é insulto? marroquino é insulto?
No início do jogo o speaker antes de dar a constituição do Braga disse qualquer coisa como: "...a equipa que melhor representou Portugal na Liga dos Campeões!" - é mentira? é ofensa?
E aquelas músicas no final serviram para divertir o pessoal...e gozar com o adversário, é certo, mas como se costuma dizer - a alegria de uns é a tristeza de outros...

Também não percebo qual é a novidade...desde que vou ao futebol (há já uns anos) vejo cenas destas!

E não servindo de desculpa o facto de "nós fazemos, porque outros nos fazem a nós", não tenhas dúvidas que o comportamento/declarações lamentáveis dos responsáveis/jogadores do Benfica, mais o que se passou o ano passado, tiveram muita influência - pelo menos em mim teve...bastou ler os jornais logo de manhã, para ter vontade de agredir o Judas (ainda que verbalmente! ;D )

aurelio II

#44
Quem semeia ventos colhe tempestades...

Estavam habituados a mandar em Braga, agora ficaram a saber quem manda em Braga!

- Provocaram antes e durante o jogo.
- Partiram a perna ao Mossoró.
- Conseguiram ganhar nos túneis.
- Gestos provocadores para as bancadas antes e durante o jogo nomeadamente no golo.

E os jornais de 2af?
E as provocações deles?
E os comentários INACREDITÁVEIS dos seus comentadores nos programas vergonhosos de TV na 2af?
E as mentiras?
E as influências?
E a falta de respeito pelos adeptos do Braga?

Há cada anjinho!!!
Braga até ao fim!

rvx

Quote from: aurelio II on 08 de March de 2011, 09:24
Quem semeia ventos colhe tempestades...

Estavam habituados a mandar em Braga, agora ficaram a saber quem manda em Braga!

- Provocaram antes e durante o jogo.
- Partiram a perna ao Mossoró.
- Conseguiram ganhar nos túneis.
- Gestos provocadores para as bancadas antes e durante o jogo nomeadamente no golo.

E os jornais de 2af?
E as provocações deles?
E os comentários INACREDITÁVEIS dos seus comentadores nos programas vergonhosos de TV na 2af?
E as mentiras?
E as influências?
E a falta de respeito pelos adeptos do Braga?

Há cada anjinho!!!

Para mim, isso tudo justifica coisas, como as músicas no final do jogo, e algum gozo dado nas bancadas. Mas nunca atirar objectos contra os jogadores. Há que ter o mínimo de bom senso para perceber que, para além de pôr em causa a integridade física de outras pessoas, está a dar uma imagem de massa associativa violenta, que nós não queremos.

De anjinhos a violentos vai uma grande distância. Há muitas outras armas melhores para usar contra o sistema.

4338

Eu por mim esses gajos não se aproximavam sequer das Taipas, não concordo com a violência nem com o arremessar de o que quer que seja mas são eles quem incita a violência, eu por mim esses gajos nem na pedreira entravam, muito menos aqueles touços que aparecem ao futebol todos os jogos com o filho e neste jogo aparece-me de camisola do benfica (vá lá que a criança foi vestida à Braga) e tem o desplante de ir para pleno B3, para a cadeira de há muito tempo festejar o seu benfiquinha, só eu é que me sinto nauseado com isto ou partilham da minha opinião? Foi isso e ver festejos no B1, esses gajos têm é medo dos seus próprios adeptos e preferem vir para a nossa beira, sou contra a violência e procuro sempre fugir dela, estes gajos põem-se a jeito depois lógico que há desacatos!

4338

Quote from: darkshines on 08 de March de 2011, 02:55
Sou contra violência gratuita mas a favor de grande hostilidade para os adversários!

Só assim se conseguimos derrubar o mito de que Braga é cidade de lampiões! Vejam as reportagens em todos os jornais desportivos de hoje, vejam os programas televisivos de hoje, e vejam os nossos adversários de bancada ( com excepção dos benfiquistas ) a saudarem-nos pelo excelente apoio no jogo, e pelo vivência com que a cidade começa e vive o club!

UNIDOS SEREMOS MAIS FORTES! UMA CIDADE UNIDA, UM PUBLICO FERVEROSO, ADEPTOS MÁGICOS.... É ASSIM QUE TEMOS QUE SER MAS SEMPRE!



Esse mito já foi derrubado, o próprio presidente daquela instituição corrupta veio perguntar o porquê de Braga hostilizar o seu clube.

Mito desfeito  8)

aurelio II

Quote from: RVX1921 on 08 de March de 2011, 10:38
Quote from: aurelio II on 08 de March de 2011, 09:24
Quem semeia ventos colhe tempestades...

Estavam habituados a mandar em Braga, agora ficaram a saber quem manda em Braga!

- Provocaram antes e durante o jogo.
- Partiram a perna ao Mossoró.
- Conseguiram ganhar nos túneis.
- Gestos provocadores para as bancadas antes e durante o jogo nomeadamente no golo.

E os jornais de 2af?
E as provocações deles?
E os comentários INACREDITÁVEIS dos seus comentadores nos programas vergonhosos de TV na 2af?
E as mentiras?
E as influências?
E a falta de respeito pelos adeptos do Braga?

Há cada anjinho!!!

Para mim, isso tudo justifica coisas, como as músicas no final do jogo, e algum gozo dado nas bancadas. Mas nunca atirar objectos contra os jogadores. Há que ter o mínimo de bom senso para perceber que, para além de pôr em causa a integridade física de outras pessoas, está a dar uma imagem de massa associativa violenta, que nós não queremos.

De anjinhos a violentos vai uma grande distância. Há muitas outras armas melhores para usar contra o sistema.

Não falei em violência!
Braga até ao fim!

rvx

Quote from: aurelio II on 08 de March de 2011, 11:09
Quote from: RVX1921 on 08 de March de 2011, 10:38
Quote from: aurelio II on 08 de March de 2011, 09:24
Quem semeia ventos colhe tempestades...

Estavam habituados a mandar em Braga, agora ficaram a saber quem manda em Braga!

- Provocaram antes e durante o jogo.
- Partiram a perna ao Mossoró.
- Conseguiram ganhar nos túneis.
- Gestos provocadores para as bancadas antes e durante o jogo nomeadamente no golo.

E os jornais de 2af?
E as provocações deles?
E os comentários INACREDITÁVEIS dos seus comentadores nos programas vergonhosos de TV na 2af?
E as mentiras?
E as influências?
E a falta de respeito pelos adeptos do Braga?

Há cada anjinho!!!

Para mim, isso tudo justifica coisas, como as músicas no final do jogo, e algum gozo dado nas bancadas. Mas nunca atirar objectos contra os jogadores. Há que ter o mínimo de bom senso para perceber que, para além de pôr em causa a integridade física de outras pessoas, está a dar uma imagem de massa associativa violenta, que nós não queremos.

De anjinhos a violentos vai uma grande distância. Há muitas outras armas melhores para usar contra o sistema.

Não falei em violência!

Não estou a dizer que defendeste isso. Simplesmente, as razões que apontaste para o ódio que os braguistas têm pelo Benfica são válidas. No entanto, alguns usaram-nas como justificação para atirar objectos e tentar atacar adeptos deles, o que equivale a violência. Neste tópico, está-se a questionar isso, essencialmente.

Bracarense

Quote from: 6589 on 08 de March de 2011, 10:41
...aqueles touços que aparecem ao futebol todos os jogos com o filho e neste jogo aparece-me de camisola do benfica (vá lá que a criança foi vestida à Braga) e tem o desplante de ir para pleno B3, para a cadeira de há muito tempo festejar o seu benfiquinha, ...

Pelo que dizes, esse "toni" costuma ir aos jogos. A partir de agora, uma vez que se revelou, não há como a vizinhança lhe fazer a vida negra. Sem violência física mas com muita liberdade verbal. Pode ser que ganhe vergonha e deixe de se fazer passar pelo que não é. Tenho pena da criança apenas.

Maria

SE ONTEM ME SENTIA HOSTIL, HOJE CONTINUO CHEIA DE VONTADE DE HOSTILIZAR!!

Vou vestir a camisola do Braga e vou hostilizar ate ao Bragaparque (antro de adeptos de clubes varios) e vou fazer duas pessoas socias com cadeiras!!!

GVERREIRA DO MINHO

lipe

Quote from: ELSA on 08 de March de 2011, 04:23
Hemped, acho que estar a colocar no mesmo saco, arremesso de objectos/agressões a pessoas nas bancadas e canticos insultuosos/música do speaker, é estar a misturar "alhos com bugalhos"!

Se tivermos em conta tudo o que referiste no teu tópico de abertura, receio bem que, certamente terias os tais 1000 adeptos na bancada que desejas!

Sabes bem que a maior parte das pessoas de bem são contra toda e qualquer violência...e ainda não percebi onde é que está o mal (muito menos o insulto) de ver todo o estádio a cantar "e quem não salta é lampião"...lampião é insulto? tripeiro é insulto? lagarto é insulto? espanhol é insulto? marroquino é insulto?
No início do jogo o speaker antes de dar a constituição do Braga disse qualquer coisa como: "...a equipa que melhor representou Portugal na Liga dos Campeões!" - é mentira? é ofensa?
E aquelas músicas no final serviram para divertir o pessoal...e gozar com o adversário, é certo, mas como se costuma dizer - a alegria de uns é a tristeza de outros...

Também não percebo qual é a novidade...desde que vou ao futebol (há já uns anos) vejo cenas destas!

E não servindo de desculpa o facto de "nós fazemos, porque outros nos fazem a nós", não tenhas dúvidas que o comportamento/declarações lamentáveis dos responsáveis/jogadores do Benfica, mais o que se passou o ano passado, tiveram muita influência - pelo menos em mim teve...bastou ler os jornais logo de manhã, para ter vontade de agredir o Judas (ainda que verbalmente! ;D )
Concordo com a ELSA. Depois o que se passou a época passada, o que esperavam? Festinhas na cabecinha?
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

lince

Quote from: Maria on 08 de March de 2011, 11:30
SE ONTEM ME SENTIA HOSTIL, HOJE CONTINUO CHEIA DE VONTADE DE HOSTILIZAR!!

Vou vestir a camisola do Braga e vou hostilizar ate ao Bragaparque (antro de adeptos de clubes varios) e vou fazer duas pessoas socias com cadeiras!!!



Também vou hostilizar, mais um guerreiro com cadeira.
A legião aumenta a passos largos.

Saudações
Braguistas

Maria

Quote from: lince on 08 de March de 2011, 11:58
Quote from: Maria on 08 de March de 2011, 11:30
SE ONTEM ME SENTIA HOSTIL, HOJE CONTINUO CHEIA DE VONTADE DE HOSTILIZAR!!

Vou vestir a camisola do Braga e vou hostilizar ate ao Bragaparque (antro de adeptos de clubes varios) e vou fazer duas pessoas socias com cadeiras!!!



Também vou hostilizar, mais um guerreiro com cadeira.
A legião aumenta a passos largos.

Saudações
Braguistas

Mas vou ver os juniores primeiro!! 15 horas no 1. Maio
GVERREIRA DO MINHO

Mary

Lamento, mas depois de tudo o que vi dizerem e escreverem ontem contra o Braga, não me arrependo de nenhum dos insultos verbais que proferi durante o jogo...nenhum!
Digo-o à vontade, quem me conhece sabe que não sou pessoa de usar calão, nem de recorrer ao insulto para provar o que quer que seja, mas este jogo de futebol conseguiu trazer para fora um sentimento de revolta contra aquele clube que não me permitiu "racionalizar"..há sentimentos que não se controlam. Não sou a favor da violência e do arremesso de objectos, tudo que possa por em causa a integridade física de quem quer que seja é injustificável, quanto ao resto o ambiente hostil, os cânticos, os assobios os insultos...não tenho capacidade para dizer que são injustos.
Porque razão eu:
-não teria direito de insultar o Carlos Martins (e não a mãe dele, garanto) depois daquilo que ele fez ao Mossóró sem nunca se ter incomodado em apresentar um pedido de desculpas? Mesmo involuntariamente causou uma lesão gravíssima, um pedido de desculpas era o mínimo!
- porque razão eu não tenho direito a duvidar da suposta agressão ao Carlos Martins, quando eu estava mesmo na zona onde ele se atira para o chão e não consigo vislumbrar, nem no estádio, nem nas televisões o objecto que supostamente lhe bateu? A pulseira foi (e mal) arremessada já depois dele estar no chão, mas quando ele se atira qual é o objecto que o atinge?...Quando me disserem qual é acredito que foi atingido...até agora vi mais do teatro costumeiro.
-porque razão não tive direito de saltar e chamar lampiões aos elementos daquele clube depois dos festejos provocatório feito pelo Coentrão em frente à minha bancada depois do golo?
- porque razão é que eu tinha de ficar impávida e serena, caladinha e muito politicamente correcta, sem proferir qualquer insulto, quando o treinador daquele clube mais não fez do que espicaçar os braguistas durante a semana?
-porque é que eu tenho de ficar calada e abster-me de insultar aquela agremiação depois de tudo o que os vi fazer ao meu clube de coração? Depois de ver todas as vezes que fomos prejudicados estes ano sem que ninguém fizesse escândalo (para além de não estarmos brilhantes a nível interno relembro que poucas vezes vimos o Braga com uma arbitragem justa)?
-porque razão é que eu tenho de ter respeito por aqueles corruptos quando vi todo o teatro daquela equipa, encenando uma justificação irrealista para tentar justificar a derrota com tudo menos com a verdade...perderam porque o Braga jogou melhor, porque têm um guarda-redes frangueiro e uma equipa indisciplinada e habituada a agredir quem lhes apetece impunemente (quando alguém os pune e bem pela infracção estão tão desabituados a pagar pelo que fazem que protestam)?
-porque razão tenho de os receber com normalidade e educação quando eles insultam os clubes da minha cidade e as suas gentes nos programas da sua televisão...como aconteceu recentemente na transmissão do jogo de hóquei?
-porque razão tenho de ser civilizada com aquela gente, depois de terem andado a acusar as gentes de Braga de terem cometido um homicídio, acusando-nos falsamente e instigando à vingança por parte dos seus adeptos no final da época passada?
-porque razão tenho de ser educada quando vejo que eles manipulam impunemente jornais e televisões e nos insultam cobardemente nesses órgãos sem sequer se darem ao trabalho de ouvirem um representante nosso?
-porque tenho de ser civilizada quando em vez de mostrarem respeito pela cidade e clube que visitam passam a semana a lançar insinuações através dos media que controlam acerca de sermos uma suposta filial doutro clube? Porque é que tenho de aceitar isso quando eu amo estes clube, não tenho qualquer dúvida da sua valia e independência e não devo nada em termos de desportivismo a esse clube que se diz de 6 milhões?

Lamentavelmente digo-te não consigo vislumbrar qualquer razão para respeitar aquela instituição...representa tudo aquilo que eu abomino na nossa sociedade: corrupção, falta de respeito pelos outros, mania da superioridade e o rol poderia continuar ad eternum porque tenho muitas razões de queixa. Por isso digo, reprovo qualquer tipo de violência física que ponha em causa as pessoas, porque primeiro está o respeito pelo ser humano. Quanto aos insultos não posso, ai estamos a entrar no campo da dignidade...e como posso eu respeitar a dignidade de uma instituição e profissionais que não a têm, ou não a demonstram ao público?

Insultei o Benfica e alguns dos seus jogadores, continuarei a insultar! Nunca farei nada que ponha em causa a sua integridade física mas não os respeito, nem respeitarei enquanto eles próprios não o merecerem! Insultei porque é uma forma de extravasar a revolta que tenho contra as manipulações encenadas por aquela agremiação, porque queria provar-lhes que podem falar quanto quiserem mas no estádio do Braga manda o Braga! Insultei porque infelizmente essa é a única forma que neste país adeptos dos clubes ditos "não grandes" têm de ter voz, uma vez que vivemos numa sociedade onde se tenta impor uma cultura única e um clube de regime a qual nem aceito, nem aceitarei nunca! Insultei porque penso que os comportamento deste clube roça raia do terrorismo ao tentar impor de todas as formas, lícitas e ilícitas a sua vontade!

FIDELIS

A Mary resumiu tudo

Fidelis Bracara
Braga e Basta

Maria

E MAIS NADA! SUBSCREVO TUDO.
Desculpem o caps lock mas eh mesmo para verem bem. Deixem de tentar ser politicamente correctos. Nunca darei a outra face. Dou mais depressa uma cabecada!
GVERREIRA DO MINHO

ELSA

A Mary descreveu na perfeição o que me vai (foi) na alma!

Pedro_RBA

Depois do post da Mary já se encerrava este tópico, pois apenas serve para os Braguistas praticarem masoquismo, em vez de enaltecer e valorizar o bairrismo que vem crescendo no nosso meio, bairrismo esse que esteve desaparecido durante muito tempo, principalmente nos jogos contra o visitante deste fim de semana.

De facto no campo da auto-critica e sub-valorização os braguistas são mestres, o que não deixa de ser curioso. Ás vezes gostaria de perceber o porquê de se dar enfase aos poucos aspectos negativos que o nosso crescimento vem tendo, em vez de enaltecer e espalhar a sete ventos o enorme e variado lado positivo deste fenomeno em crescendo a que chamamos de Braguismo.

Saudações Ultras