News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/03

Started by JotaCC, 05 de March de 2011, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Gondizalves 'mascarado' à Sporting de Braga



Foi uma tarde diferente para os alunos da EB/Jardim de Infância de Gondizalves. Conciliaram a festa de Carnaval com a visita dos jogadores do Sporting de Braga. E interpretaram o papel da melhor forma, sendo visível que a esmagadora maioria aproveitou o momento para exibir os diversos adereços em alusão ao clube. Desde os equipamentos completos a um simples cachecol. O vermelho foi, sem dúvida, a cor que imperou no recinto.

Rodriguez e Custódio, desta vez, foram os jogadores que fizeram as delícias dos adeptos. Assumiram o papel de embaixadores do Sporting de Braga, distribuíram autógrafos e ainda muita simpatia. "Foi uma tarde diferente, ainda por cima o Rodriguez é o jogador que mais admiro no Sporting de Braga", comentou o Pedro David, de nove anos, que não disfarçou a ansiedade em cumprimentar um dos seus ídolos.

O jovem aluno de Gondizalves, bracarense de gema, e até joga numa das equipas das escolinhas, garantiu que no domingo vai marcar presença no Estádio para torcer pela vitória do Braga no duelo com o Benfica. "Espero que o Braga ganhe o jogo. Acho que vamos ganhar por três ou quatro a zero".
E muitos dos jovens que falaram à reportagem do 'Correio do Minho' asseguraram que amanhã lá estarão no Estádio, equipados de vermelho e branco, a torcer pelo Sporting de Braga. "O Benfica não assusta, temos jogadores melhores", apontou José Pedro.

O jovem, de 10 anos, deposita confiança em Lima para ajudar à vitória. O avançado brasileiro do Braga, definitivamente, tem uma legião de fãs em Gondizalves. Em especial um grupo de meninas, que admitiu que o jogador do Braga "é o melhor".

Mesmo aquelas que nunca foram ao estádio para assistir a um jogo do clube. "Gostava de ir, mas ainda não tive possibilidade", salientou Bárbara Isabel. A amiga, Ana Rita, também de nove anos, revelou-se adepta confessa do Braga e coloca os jogadores na mesma fasquia.
"Gosto de todos os jogadores". Mais objectivo foi Fernando Nodal, entusiasmado com a visita dos jogadores e fez votos para o Braga vencer o jogo de amanhã com o Benfica. "Acho que o Braga vai ganhar e o Rodriguez vai marcar um golo", salientou.

A directora da escola agradeceu a visita e fez questão de destacar o papel da Associação de Pais, que teve uma acção determinante para que o acontecimento se tornasse possível. Presente nesta sessão do Sporting de Braga nas escolas esteve ainda o presidente da Junta de Freguesia de Gondizalves.

"Jogo complicado para as duas equipas"

O Sporting de Braga - Benfica, é jogo considerado de tripla para muitos. Em Braga a grande aposta é a vitória dos arsenalistas. Para já apenas há uma certeza: 'será um jogo complicado para as duas equipas'. A ideia foi partilhada por Rodriguez, ontem, no final da visita à Escola EB/Jardim de Infância de Gondizalves, destacando o momento do adversário, mas sob a intenção de aproveitar o maior desgaste da formação liderada por Jorge Jesus. 'Jogamos em casa e temos de aproveitar esse factor para conquistar os três pontos. Sabemos que é difícil mas temos os nossos objectivos definidos e passa pela vitória', argumentou o central peruano.

Rodriguez não comentou, sequer, a ausência de Aimar mas admitiu ainda a oportunidade do Braga ganhar vantagem no ponto de vista físico, depois do jogo realizado pelo adversário a meio da semana para a Taça da Liga. 'O Benfica teve mais desgaste e temos de aproveitar isso e fazer o nosso trabalho. Temos de estar concentrados durante todo o jogo para conseguir a vitória', apontou o jogador do Braga.

Atento, Rodriguez elogia a frente de ataque do Braga, onde constam 'grandes jogadores' e não quis especificar qualquer nome. 'Mas também temos os nossos jogadores de qualidade e vamos aproveitar isso', salientou.
A polémica do túnel, respeitante à época passada, 'ficou para trás' e foi outro assunto que não obteve grandes comentários do atleta do Braga.

A nomeação do árbitro Carlos Xistra para o jogo Braga-Benfica mereceu reparos da estrutura do clube, e Rodrigues apenas desejou que o árbitro faça 'um jogo sem complicar'.
De resto, mostrou-se esperançado numa arbitragem sem grandes reparos. 'O árbitro tem de fazer o seu trabalho, espero que não complique', sublinhou.

"Proposta será sempre bem-vinda"

O futuro de Rodriguez no Sporting de Braga continua uma grande incógnita.
O peruano termina contrato com o clube bracarense no final da temporada e já muito se falou de uma transferência para um dos grandes do futebol português. 'Não tenho nada definido', garantiu o atleta a propósito do assunto. E até abriu a porta a uma possível continuidade em Braga. 'Estou contente por jogar no Braga, o clube abriu-me as portas na Europa e estou muito grato ao Braga', salientou.

A renovação com o Sporting de Braga não está colocada de parte. Rodriguez acrescenta: 'vamos ver se há possibilidade' e apontou que está aberto a convites para a renovação. 'Se for uma proposta que me agrade será bem-vinda', rematou.
O jogador admitiu, ainda, que os processos de jogo mudaram com a saída de Moisés, mas confia em melhorar no futuro.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Djamal encaminhado por desejo de Jardim
JOGADOR LÍBIO JÁ FOI CONTACTADO
   
O líbio Djamal está encaminhado para ser reforço do Sp. Braga. Trata-se de um desejo expresso de Leonardo Jardim, que vai render Domingos Paciência em 20011/12 e que conhece bem o trinco pelo tempo em que o orientou ao serviço do Beira-Mar.

Segundo Record apurou, Djamal já foi mesmo contactado e, estando em final de contrato, não existem entraves a que se mude para o Minho. A renovação com os aveirenses está fora de questão.


RECORD

JotaCC

Bino venceu Benfica à trivela

Como o Bino, já não há! Se fosse possível, o caso iria para disputa de patente e, quase de certeza, Ricardo Quaresma perderia a causa. Quem lhe atribuiu a exclusividade de precisão do remate de trivela, esqueceu-se absolutamente de um homem que foi, e continua a ser, único na execução de tal técnica. Por isso, chamam-lhe o Bino das Trivelas, o verdadeiro impulsionador, em Portugal, de uma apetência, que diz só ter reconhecido semelhanças em Drulovic. Também passou pelo FC Porto (para onde Bino esteve para ir, mas isso são histórias de outros carnavais), as qualidades do extremo sérvio ficaram na retina de Albino Aguiar, por lhe "recordar tão bem os pontapés em rosca" e a extraordinária facilidade de sprint - "nos piques", conta "era supersónico".

Da mesma forma desafiou a gravidade com o seu jeito singular de rematar: "Fazia com o interior e com o exterior do pé, coisa de que o Quaresma e o Drulovic não eram capazes", alega, a reivindicar um privilégio, que O JOGO testemunhou pela boca de António Ferreira, sócio do Braga há mais de 45 anos. Ora, foi mais ou menos por esse tempo que tudo começou a sorrir para o Bino. No dealbar da idade adulta, o então ligeiro extremo dos bracarenses entrou no Estádio da Luz, sem ilusões, pois, nessa altura, só se "marcava ao Benfica por requerimento". Azar dos benfiquistas: a bola bateu na trave e foi de encontro da cabeça de Bino e entrou. "Como não dava para o assinalar fora-de-jogo, logo tiveram de aceitar o golo", recorda.

Mas as gracinhas de Bino não se ficaram por aí. Havia mais qualquer coisa predestinada para a época de 1966/67. Duas valentes goleadas, seguidas, ao Benfica, em Braga, porque fora "os árbitros não se arriscavam a assinalar foras-de-jogo inexistentes". O efeito enroscado do pontapé de Bino, desta vez, causou sérios estragos à baliza da superpotência do momento.

A qualidade do Benfica de agora aproxima-se ao do Benfica de outrora. Um simples pormenor na versão de Bino, que, apesar de apontar "uma quebra de rendimento" no Braga actual, reconhece-lhe potencial "para bater o pé" à equipa de Jorge Jesus. "Pena é que não será de rosca", acrescenta. Como ele já não há! "Gostava tanto de ver outro jogador como eu a chutar a bola daquela maneira tão especial", suspirou, nostálgico, Bino, como que a desejar secretamente que se invente, ainda, em vida, uma máquina do tempo. Deu para perceber que, se pudesse, faria desaparecer os sinais de velhice e saltaria para os relvados, com as chuteiras e as bolas de agora. "Seria um espectáculo". Um sonho só possível pela mente criadora de Júlio Verne.

Bino das Trivelas terá de se contentar em esperar que surja outro prodígio da técnica para que "todos possam imaginar" como ele jogava e fazia a bola girar sobre a linha, sem sair de jogo.


Bolas especiais para Eusébio

Eusébio foi grande, mas não tinha o atributo peculiar de um jovem que brilhava no ponto mais a norte do país. Braga e Benfica concorriam no mesmo campeonato, porém, em desigualdade de benefícios e circunstâncias. Bino não esquecerá jamais as assimetrias que excediam o plano geográfico e económico. O colosso da capital era rei e senhor no Estádio da Luz e, pelo estatuto de bicampeão europeu, detinha o privilégio de impor aos adversários a bola de jogo, feita com a melhor tecnologia da altura. Bino especifica a impermeabilidade e leveza do material, que contrastava com as bolas mais rudimentares ao alcance de clubes como o Braga. "Eles traziam as próprias bolas para o Eusébio marcar os livres", lembra, regozijando-se com a vantagem de nunca ter visto o pantera negra a dar um pontapé de rosca. De sorriso malandro, confessa que, cada vez que a bola do Benfica se perdia nas bancadas, aproveitava-se para mandar para dentro do relvado, uma diferente, "só para complicar".

Das duas vezes, uma para o campeonato e outra quinze dias depois para a Taça de Portugal, que o Benfica pisou a relva do Estádio 1º de Maio, Bino fez questão de partir a louça e deixar os benfiquistas a olharem de soslaio. "No final, foram ao balneário felicitarem-me, prevendo que teria um grande futuro", disse.


3 golos marcados


O que parecia ser uma bênção, acabou por se tornar um defeito condenável. Bino chutava em rosca (termo que agora se conhece por trivela) mas os treinadores chegaram a proibi-lo de usar tal talento porque enganava os colegas. Mesmo assim, arranjou alternativas, e marcou três golos, numa só época, ao Benfica.



Guardiola usa a táctica da década de 1960


Mudam-se os tempos, mas há sempre um momento em que se retorna ao passado. Albino Aguiar apresenta com orgulho o exemplo de Guardiola como recuperador de um modelo táctico vitorioso. "O treinador do Barcelona utiliza o 4x4x2 do meu tempo. Esse sistema é que torna uma equipa vencedora: dois avançados abertos para que os extremos entrem pelo meio. Era assim que o Braga jogava", conta, juntando José Mourinho aos revivalistas. "Ele, de certeza, foi buscar os livros do pai". Bino usava e abusava do pontapé de rosca, combinando jogadas com os alas Perrichon - o tal que colava a bola nos pés - e Adão.


Carlos Xistra não agrada


A nomeação de Carlos Xistra para o jogo de amanhã com o Benfica não foi bem recebida em Braga. Os arsenalistas não esquecem a arbitragem do juiz da AF Castelo Branco no encontro da Taça de Portugal com as águias, no qual consideram que Maxi Pereira deveria ter sido expulso, e insurgiram-se ontem contra a decisão de Vítor Pereira. "Em causa não está, naturalmente, a qualidade do árbitro, mas sim os critérios que levaram à sua nomeação, após um desempenho claramente negativo [teve nota de 2,8] num jogo recente [Nacional-Sporting]", disse uma fonte oficial do clube à Agência Lusa, considerando ainda que Xistra não reúne as condições necessárias para dirigir esta partida. "Esperemos sinceramente que o árbitro faça parte da melhor equipa em campo no próximo domingo, mas não podemos deixar de lamentar que Vítor Pereira não seja fiel aos seus princípios e escolha para um jogo de tão elevada importância um juiz que, à partida, não reunia condições para tal", afirmou.

De acordo com a Liga de Clubes, a indisponibilidade de vários árbitros internacionais esteve na origem da nomeação de Carlos Xistra - versão já desmentida por Luís Guilherme, presidente da APAF -, mas os arsenalistas não acreditam na explicação. "É estranho e pouco comum os elevados pedidos de dispensa de outros árbitros para este encontro, sendo também esta uma matéria que merecia explicação pública clara e cabal por parte do presidente da CA", disse ainda a fonte do clube arsenalista. Aliás, a RR apontou mesmo três nomes que poderiam ter sido escolhidos para o Braga-Benfica e acabaram por ser ignorados por Vítor Pereira: João Capela, da AF Lisboa, que estará no Trofense-Penafiel; Olegário Benquerença, da AF Leiria, que só terá pedido dispensa para o fim-de-semana de 12 e 13 de Março; e Bruno Paixão, da AF Setúbal, embora no dia em que foram efectuadas as nomeações o juiz ainda não conhecesse o resultado dos testes físicos que estava obrigado a fazer.


Rodriguez acredita que Benfica tem tido sorte

Alcançar a vitória nos instantes finais de dois jogos deixa qualquer equipa moralizada e é um Benfica assim que Rodriguez conta defrontar no fim-de-semana. Contudo, o vice-capitão dos arsenalistas pensa que na base desses triunfos não esteve unicamente o mérito dos encarnados. "Também tiveram alguma sorte", atirou o central, que espera "aproveitar o desgaste" das águias para conquistar os três pontos. "Vai ser um jogo bastante complicado, mas jogamos em casa e temos de tentar tirar partido desse aspecto", vincou.

No futuro de Rodriguez surgem dois caminhos: o que termina com a renovação do contrato ou o da saída. Nesta altura todos os dados indicam que o peruano vai seguir o último, mas as coisas podem mudar. "Se surgir uma boa proposta, naturalmente que assinaria de imediato o contrato", admitiu, depois de ter garantido sentir-se bem no clube, até porque foi este que lhe abriu as portas da Europa.



Só um milagre fará Vandinho jogar


Impossível não será, mas só um milagre permitirá a Vandinho defrontar o Benfica. O capitão continua limitado por uma lesão na face posterior da coxa esquerda, que, de resto, o tem mantido afastado desde Fevereiro, e, de acordo com o boletim clínico, ainda faz tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado. Os nomes de Paulão e Paulo César, bem como os de Quim e Elderson, ainda constam do documento, mas ambos já trabalham sem limitações e podem ser utilizados.



Só faltam as águias à colecção de Alan

Volvidas dez temporadas desde que se estreou no principal campeonato com a camisola do Marítimo, Alan ainda procura o primeiro golo ao Benfica. O extremo do Braga já "facturou" contra FC Porto (um) e Sporting (cinco) - os leões são, a par do Guimarães, uma das suas vítimas favoritas -, mas por esta ou aquela razão ficou sempre em branco contra os encarnados. O jogo de amanhã poderá muito bem ser uma das últimas oportunidades para quebrar essa malapata, pois o assédio dos clubes asiáticos não desapareceu e no Verão a saída dos arsenalistas poderá muito bem vir a acontecer.


O JOGO


JotaCC

FC Porto recebe líder Braga no olival

O Nacional de Juniores continua em acção neste fim-de-semana, decorrendo mais um passo no percurso que se concluirá com a revelação do campeão nacional de sub-19. A 3ª jornada da Fase Final inicia-se já hoje, destacando-se os duelos os emblemas de maior dimensão do nosso futebol. O FC Porto recebe no Olival um dos líderes da prova, o Braga, ao passo que o Sporting terá que se deslocar ao Norte, visitando o Gondomar. O outro líder da prova, o Guimarães, joga em Leiria, enquanto o Benfica actuará no Seixal ante a Naval e poderá encurtar distâncias para a liderança - as águias têm três pontos, tantos como o FC Porto e menos três que os rivais minhotos.



Regressa a acção sub-17

Nos Juvenis, a acção está de volta com a 5ª jornada da 2ª Fase. Na zona 1, Padroense (plantel sub-16 do FC Porto) desloca-se a Braga, ao passo que na Zona 2 o FC Porto visita o terreno do Vizela. O Benfica, na Zona 3, vai ao terreno do Oeiras, e também o Sporting actuará como visitante, no terreno do Estoril-Praia.



O JOGO

JotaCC

Que Xistra vem a ser este?

Revolta em tons de vermelho e branco à custa da nomeação do árbitro para o jogo de amanhã, antecipando um ambiente efervescente para a recepção às águias.

O SC Braga questiona, fundamentalmente, a escolha de Carlos Xistra e quem fica muito mal na fotografia, segundo versão apresentada pelos arsenalistas, é Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga.

Aparentemente, o que mais confusão causa na SAD bracarense é o critério da escolha do árbitro de Castelo Branco, bem como as notícias tornadas públicas de que quatro internacionais terão solicitado a dispensa do desafio SC Braga-Benfica.

«O SC Braga não pode deixar de manifestar a sua admiração pela nomeação de Carlos Xistra para o jogo com o Benfica. Em causa não está, naturalmente, a qualidade do árbitro (como é de mais conhecido temos assumido e defendido um clima de tranquilidade para os juízes), mas sim os critérios que levaram à sua nomeação após um desempenho claramente negativo num jogo recente», destacam os minhotos, numa referência ao jogo entre Nacional e Sporting.

A BOLA

Pé Ligeiro

Paulo César regressa aos convocados 

O regresso de Paulo César constitui o principal destaque na convocatória do SC Braga para o embate deste domingo (20.15 horas) com o Benfica, referente à 22.ª jornada da Liga.

O brasileiro, que tem estado a recuperar de mialgia na coxa direita, foi chamado por Domingos Paciência que, em relação ao último jogo (empate a zero com a Naval), deixou Marco Ramos e Keita de fora.

Quim, Paulão, Elderson e Vandinho, todos a recuperarem dos respectivos problemas físicos, estão inaptos para a recepção aos encarnados.

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Artur e Marcos;

Defesas: Miguel Garcia, Kaká, Rodriguez, Sílvio, Guilherme e Aníbal;

Médios: Custódio, Hugo Viana, Salino, Vinicius, Mossoró, Alan e Hélder Barbosa;

Avançados: Ukra, Lima, Paulo César e Meyong.


ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

Domingos contraria Jesus
Por António Casanova

Domingos Paciência não acha que o jogo de amanhã seja o mais importante do ano para a sua equipa, ao contrário daquilo que Jorge Jesus afirmara.

«Esta época já tivemos alguns jogos do ano, como com o Celtic, o Sevilha ou o Arsenal...», contrapõe o treinador do Braga. «O que acontece é que ninguém pode perder este jogo, porque nós queremos chegar ao terceiro ou quarto lugares e o Benfica ainda corre para o título. Por isso, o empate não serve a ninguém...», justifica-se Domingos.

Quanto à nomeação de Carlos Xistra e ao facto de Jorge Jesus considerar que o Braga gosta do árbitro albicastrense, Domingos reage com ironia: «Não estava cá no tempo do Jesus e, como tal, não posso avaliar o que ele diz. O que sei, por aquilo que fui lendo ao longo da semana, é que houve vários árbitros que pediram escusa este fim-de-semana e o Carlos Xistra não. Dou-lhe os meus parabéns por se ter disponibilizado...»

A Bola

JotaCC

Domingos: Ganhar ao Benfica só estando "muito perto da perfeição"

O técnico arsenalista reconhece a época abaixo das expectativas que a equipa vem fazendo e sabe que só sendo "muito forte" poderá bater o Benfica do momento
Domingos: Ganhar ao Benfica só estando "muito perto da perfeição"

Domingos Paciência, na antevisão da receção aos encarnados, sabe que vai defrontar um "Benfica muito forte", que o Braga só conseguirá bater se "fizermos um grande jogo".

Reconhecendo que a equipa não vem correspondendo ao que dela os adeptos esperariam, o treinador do Sporting de Braga assumiu que "da forma como está o Benfica, o nosso trabalho terá de estar muito perto da perfeição para ganhar".

RTP