News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 04/03

Started by JotaCC, 04 de March de 2011, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Hugo Vieira: "Sp. Braga é o quarto maior clube de Portugal"


É um dos jogadores em maior destaque no plantel do Gil Vicente, sendo mesmo, neste momento o melhor marcador da equipa, com cinco remates certeiros às redes adversárias.

Por isso mesmo, Hugo Vieira despertou a atenção de vários clubes, nacionais e estrangeiros, que vêem no jovem avançado de 22 anos potencial para chegar longe no futebol.

Recentemente, várias notícias deram como certa a aquisição do direito de preferência sobre o jogador por parte do Sp. Braga, clube que, ultimamente, tem realizado uma série de negociações com os barcelenses (arsenalistas já garantiram contratações de Zé Luís e Rodrigo Galo para a próxima temporada).

Nesse âmbito, Hugo Vieira, apesar de não se querer alongar relativamente a esse assunto, até porque ainda não há qualquer situação confirmada, refere que, para qualquer jogador, seria muito interessante representar as cores do Sp. Braga.

"Tenho tido conhecimento dessas notícias, mas para já não há nada confirmado. No entanto, o Sp. Braga é o quarto grande clube em Portugal e claro que qualquer jogador gostava de representar o Sp Braga", afirmou o jovem jogador, acrescentando, no entanto, que neste momento apenas quer ajudar o Gil Vicente a atingir os seus objectivos: "Apesar de tudo, o que me interessa e motiva neste momento é continuar a jogar bem para ajudar o Gil Vicente a atingir os seus objectivos de subir de divisão. Estou completamente concentrado no Gil Vicente e quero ajudar este clube a atingir os objectivos que foram propostos no início da época".

Recorde-se que Hugo Vieira chegou ao Gil Vicente na temporada passada, depois de ter representado, na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga, a formação do Santa Maria, equipa de Barcelos na qual fez a sua formação e que disputa, actualmente, a III divisão nacional.

A formação de Galegos Santa Maria está na expectativa para ver se algum negócio de transferência do jovem avançado se concretiza, uma vez que na altura da negociação com o Gil Vicente, o presidente do clube que disputa a III divisão nacional, João Pontes, tratou de assegurar que numa futura transferência de Hugo Vieira para qualquer clube, a verba da transferência em causa será dividida em partes iguais pelas duas formações barcelenses.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Receita recorde com Benfica

O Benfica em anos bons costuma ser uma ajuda importante ao orçamento de várias equipas que raramente conseguem que os seus estádios apresentem uma moldura humana considerável. Não é bem esse o caso do Braga (37% de taxa de ocupação do seu estádio em jogos do campeonato), mas nem por isso os lisboetas deixarão de representar a maior receita de bilheteira de toda a época. E, atendendo ao que falta jogar, não será difícil antecipar que até Junho nenhum outro jogo possibilitará a António Salvador encaixar tanto dinheiro.

Fazer contas com rigor absoluto é impossível a priori. Mas é garantido que o valor total de bilhetes vendidos rondará os 200 mil euros. É certo que o valor se situa abaixo dos 300 mil da época transacta, mas representa quase tanto como metade da venda de Moisés ao Al Rayaan. Isto só para que se consiga perceber a importância do mesmo.

A SAD liderada por António Salvador não facilitou na altura de estabelecer os preços. Assim, bilhetes para adeptos do Benfica custam entre 35 e 60 euros. O sector visitante vai esgotar (cerca de dois mil espectadores), mas haverá mais benfiquistas espalhados pelas restantes zonas do AXA. E a rivalidade recente entre os clubes mobilizará ainda mais os bracarenses, que por si só serão no mínimo 15 mil. Desses, apenas nove mil, no máximo, podem beneficiar de serem detentores de lugares anuais, restando seis mil bilhetes que serão vendidos a um custo mínimo de 10 euros. As contas são pois fáceis de entender e representam um oásis em tempo de crise. Crise financeira e de espectadores, pois o Braga de hoje mete cerca de menos três mil adeptos por jogo do que o de 2009/10, embora seja justo recordar que Salvador deu duas borlas na época transacta.

O apoio dos adeptos tem efectivamente sido mais reduzido, obviamente por causa dos resultados desportivos. O jogo com o Benfica fará lembrar as grandes noites de 2009/10, sendo que a esperança arsenalista é de que também desportivamente marque o regresso à boa forma.

Números da Pedreira
2009/10
Espectadores 14300


É certo que estes números incluem uma borla e já o jogo com o Benfica. Mas ter quase meia casa por jogo é sintomático da excelente época 2009/10.

Lugares anuais 7200


Comparado o número com a média de espectadores (dobro) é fácil entender que mesmo tendo que comprar bilhete os adeptos aderiram em força.

Receita 670

Estes são números oficiais. A venda de bilhetes da época 2009/10 rendeu 670 mil euros. Mas não houve Europa para inflacionar o número

2010/11
Espectadores 11200


Ainda que mantendo o quinto lugar entre os clubes com melhor média de espectadores, o Braga perde mais de três mil adeptos por jogo. O Benfica ajuda a recuperar.

Lugares anuais 9000

A segunda fase de venda ainda não está concluída mas a última contagem já dava recorde. Além dos que têm lugar, não são muitos os que têm ido ao estádio.

Receita 1,5


É uma projecção com base no somatório da Liga e do que se fez na Champions e continua a fazer na Liga Europa, onde os lugares anuais também pagam.



Restam três da última vitória e só passou um ano


Sintomático da época atribulada que o Braga está a viver é que da última vitória sobre o Benfica apenas três jogadores devem repetir o onze titular: Hugo Viana, Mossoró e Alan. E estamos apenas a falar de um ano que passou, muito pouco para tantas mudanças que os arsenalistas experimentaram entretanto.

O quarteto defensivo será completamente diferente do que o de a 1 de Novembro garantiu a inviolabilidade de Eduardo, também ele já fora do Braga. João Pereira, Moisés, Leone e Evaldo estão noutros clubes e apenas Rodriguez (utilizado no segundo tempo) pode repetir a aparição.

Vandinho está lesionado e impede a cópia fidedigna do miolo que Hugo Viana e Mossoró vão completar. Se Domingos quisesse, poderia também recorrer ao mesmo tridente ofensivo dessa data, mas a paragem de Paulo César assim não aconselha e a má forma de Meyong também não. Os dois serão suplentes, num banco onde também já não há Kieszek, Ney, Madrid, Diogo Valente, Matheus e Adriano.

Do lado do Benfica, a espinha dorsal mantém-se. Sete dos que perderam no AXA (pela primeira vez em 2009/10) continuam a ser habituais titulares de Jorge Jesus.


Liverpool também ajuda a encher os cofres

Se no plano dos resultados o Braga não atravessa os melhores dias, já a SAD não pode dizer o mesmo no plano da facturação. Ainda recentemente FC Porto e Lech Poznan possibilitaram uma boa soma, que o Benfica naturalmente pulverizará, por força da euforia existente em torno da equipa. Mas não é o fim. É que segue-se o Liverpool (bilhetes entre 40 e 65 euros para público) e muitos ingleses estão a caminho, sinal de que o sucesso também é garantido. A diferença é que o número total de espectadores será inferior, apesar de o jogo poder ajudar os arsenalistas a obter uma qualificação histórica para os quartos-de-final da Liga Europa.



Bracarenses pedem para Domingos ficar


A forte possibilidade de Domingos Paciência não renovar o vínculo contratual com o Braga, o que resultará na sua saída no final da época, está a gerar algum desconforto numa fracção de adeptos do clube. Alguns bracarenses não querem acreditar nas notícias que dão conta da contratação de Leonardo Jardim para a próxima temporada e, por isso, têm organizado um conjunto de iniciativas a pedir a continuidade do actual técnico, com o qual obtiveram um histórico segundo lugar no campeonato e a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões. A última foi uma campanha lançada ontem na rede social Facebook sob o lema "O Domingos é o Meu Treinador", que, como se pode ler no mural, tem como objectivo "criar uma corrente, ou melhor, onda de apoio para demonstrar o nosso desejo da continuidade do melhor treinador de sempre no SC Braga, o treinador que nos fez viver vários momentos únicos no espaço de um ano!" "Para quê mudar se temos o melhor?", questiona o autor.

Apesar de os resultados a nível interno não estarem a ser o que todos esperavam - a equipa tem passado a maior parte do tempo fora do top quatro -, os adeptos não esquecem o trabalho desenvolvido por Domingos na época transacta e acreditam que é necessária alguma estabilidade para o clube continuar a crescer desportivamente. O jogo com o Benfica deve ser utilizado para transmitir mais mensagens de apoio ao treinador arsenalista.



Roberto Lago dado como alvo

A notícia é proveniente de Espanha e teve como veículo de transmissor a conceituada rádio Cadena Ser. Segundo a emissora, o Braga estará interessado em contratar o médio Roberto Lago, de 25 anos, que esta temporada fez três golos pelo Celta de Vigo no segundo escalão espanhol.


Paulão Já alinha nas "peladinhas"

Depois de na quarta-feira ter sido poupado na altura das "peladinhas", a fim de evitar que um choque prejudicasse a recuperação, Paulão já participou em todos os exercícios realizados no treino de ontem. Vandinho e Elderson é que continuam limitados e é quase certo que venham a ficar de fora da lista de convocados para o jogo com o Benfica.


EB1 Gondizalves recebe visita

Dois jogadores do plantel do Braga vão voltar hoje (15 horas) à escola, no âmbito do périplo que o clube tem realizado pelos estabelecimento de ensino da região com o objectivo de angariar mais alguns sócios. Desta vez a escolhida foi a EB1/JI de Gondizaldes, que tem cerca de 60 alunos distribuídos entre o 1º e o 4º ano.


O JOGO

JotaCC

«Pedreira» como aliada

A 17 de Abril de 2004 disputou-se o primeiro SC Braga-Benfica no Estádio Municipal. As águias foram implacáveis e venceram por 3-0, com golos de Miguel, Sokota e Simão. Desde então, os minhotos não só equilibraram as batalhas como alcançaram ligeira vantagem nos confrontos com os encarnados no Axa.

O triunfo do SC Braga por 2-0 na época passada desempatou o duelo. Em sete jogos, os minhotos têm mais uma vitória (três) que o Benfica e só por duas vezes o braço-de-ferro terminou empatado, sem golos.

Jesualdo Ferreira, à terceira tentativa, Rogério Gonçalves e Domingos Paciência foram os treinadores que conseguiram bater os encarnados no Axa, em desafios de grande intensidade emocional, que arrastaram multidões e criaram atmosferas apaixonantes, como se de um clássico se tratasse.

O desafio da época passada foi, à sua maneira, um clássico. Com o SC Braga fortíssimo a desafiar a lei dos mais fortes e um Benfica, tal como hoje, a apresentar um futebol de primeira qualidade, 27 mil almas assistiram a uma partida que originou forte polémica nos meses seguintes. Os incidentes ao intervalo valeram a expulsão de Leone e Cardozo e, mais tarde, a suspensão de Vandinho e Mossoró pela Comissão Disciplinar da Liga.

A BOLA

Bruno3429

Nomeação de Xistra provoca indignação
Arbitragem do duelo da Taça foi bastante contestada

Autor:  EUGÉNIO QUEIRÓS

Foi muito mal recebida em Braga a notícia da nomeação de Carlos Xistra para o jogo de domingo. É muito provável que hoje e amanhã alguém do clube reaja e apresente argumentos oficiais que contrariem a decisão do líder da Comissão de Arbitragem (CA), Vítor Pereira.

Esta será a quarta vez que o árbitro de Castelo Branco vai apitar o Sp. Braga esta época e a segunda num jogo no qual o adversário é o Benfica. Xistra foi o árbitro da eliminatória da Taça de Portugal disputada na Luz, de onde os bracarenses saíram com fortes razões de queixa. Xistra não mostrou um 2.º cartão amarelo a Maxi no tempo de compensação da 1.ª parte, após falta dura sobre Luís Aguiar.

Record

JotaCC

Sp. Braga diz que Carlos Xistra "não reúne condições" de apitar jogo com o Benfica

O Sporting de Braga criticou a nomeação de Carlos Xistra para arbitrar o jogo de domingo com o Benfica, da 22.ª jornada da Liga de futebol.

"O Sporting de Braga não pode deixar de manifestar a sua admiração pela nomeação de Carlos Xistra. Em causa não está, naturalmente, a qualidade do árbitro, mas sim os critérios que levaram à sua nomeação, após um desempenho claramente negativo num jogo recente (Nacional-Sporting)", disse fonte oficial do clube.

Os responsáveis bracarenses não entendem a escolha do presidente da Comissão de Arbitragem (CA), Vítor Pereira, e consideram mesmo que o árbitro de Castelo Branco não reúne as melhores condições para apitar o desafio. "Esperemos sinceramente que o árbitro faça parte da melhor equipa em campo no próximo domingo, mas não podemos deixar de lamentar que Vítor Pereira não seja fiel aos seus princípios e escolha para um jogo de tão elevada importância um juiz que, à partida, não reunia condições para tal", disse.

Segundo a mesma fonte, "é ainda estranho e pouco comum os elevados pedidos de dispensa de outros árbitros para este encontro, sendo também esta uma matéria que merecia uma explicação pública clara e cabal por parte do presidente da CA".

Carlos Xistra foi o árbitro da eliminatória da Taça de Portugal entre os dois clubes, disputada no Estádio da Luz, e no final os bracarenses queixaram-se da arbitragem.

O Sporting de Braga recebe o Benfica domingo, às 20h15.

PUBLICO

JotaCC

SAD estranha nomeação de Carlos Xistra

A SAD do SC Braga reagiu há poucos minutos à nomeação de Carlos Xistra para arbitrar o jogo com o Benfica, amanhã, deixando alguns reparos à decisão de Vítor Pereira.

«O SC Braga não pode deixar de manifestar a sua admiração pela nomeação de Carlos Xistra para o jogo com o Benfica. Em causa não está a qualidade do árbitro, como é de mais conhecido temos assumido e defendido um clima de tranquilidade para os juízes, mas sim os critérios que levaram à sua nomeação após um desempenho claramente negativo num jogo recente (referindo-se ao jogo entre Nacional e Sporting)», diz a SAD bracarense, que ainda assim deseja sorte ao árbitro:

«Esperamos sinceramente que a equipa de arbitragem seja a melhor equipa em campo no domingo, mas não podemos deixar de lamentar que o senhor Vítor Pereira não seja fiel aos seus princípios e escolha para um jogo de tão elevada importância um juiz que à partida não reunia condições para tal.»

A fechar, os dirigentes do SC Braga pedem explicações sobre os pedidos de escusa de Pedro Proença, Duarte Gomes e Olegário Benquerença para esta jornada. «É ainda estranho e pouco comum os elevados pedidos de dispensa de outros árbitros para este encontro, sendo também esta uma matéria que merecia uma explicação pública clara e cabal por parte do presidente da Comissão de Arbitragem», concluem.

A BOLA

JotaCC

Rodriguez admite renovar se lhe fizerem boa proposta

Rodriguez está em final de contrato com o SC Braga e o seu futuro continua a ser uma incógnita. Ficar no Minho ou embarcar uma nova aventura vai depender muito do valor das propostas que entretanto lhe forem apresentadas.

O central peruano vai mais longe e não fecha por completo as portas à renovação com o emblema bracarense. «Se o SC Braga fizer uma boa proposta, se entender que isso é o melhor para mim, naturalmente renovarei o contrato», confessa o sul-americano.

E se tal não acontecer? E se o convite arsenalista não corresponder às suas expectativas? Rodriguez não o diz abertamente, mas a hipótese de fechar um ciclo em Braga também não o assusta. Aconteça o que acontecer, o defensor garante que guardará eternamente uma imagem de enorme orgulho e gratidão pelo clube minhoto.

«O SC Braga abriu-me as portas da Europa e estou muito agradecido. Fui muito bem acolhido e, de momento, só pretendo dar o meu melhor pelo clube», sublinha Rodriguez.
Sobre o jogo com o Benfica, o peruano aponta claramente ao desejo de vitória.

«Vamos fazer tudo para conquistar os três pontos», é peremptório o central, ele que juntamente com Custódio, participou numa campanha promocional do emblema arsenalista na escola EB/Jardim de Infância de Gondizalves, do concelho de Braga.

A BOLA

JotaCC

Minhotos dizem que Xistra "não reúne condições"
para arbitrar jogo com Benfica

O Sp. Braga criticou esta sexta-feira a nomeação de Carlos Xistra para arbitrar o jogo de domingo com o Benfica, da 22.ª jornada da Liga, considerando que o juiz não reúne condições para tal.

"O Sp. Braga não pode deixar de manifestar a sua admiração pela nomeação de Carlos Xistra. Em causa não está, naturalmente, a qualidade do árbitro, mas sim os critérios que levaram à sua nomeação, após um desempenho claramente negativo num jogo recente (Nacional - Sporting)", disse à agência Lusa fonte oficial do clube.

Os responsáveis arsenalistas não entendem a escolha do presidente da Comissão de Arbitragem (CA), Vítor Pereira, e consideram mesmo que o árbitro de Castelo Branco não reúne as melhores condições para apitar o desafio.

"Esperemos sinceramente que o árbitro faça parte da melhor equipa em campo no próximo domingo, mas não podemos deixar de lamentar que Vítor Pereira não seja fiel aos seus princípios e escolha para um jogo de tão elevada importância um juiz que, à partida, não reunia condições para tal", disse.

Segundo a mesma fonte, "é ainda estranho e pouco comum os elevados pedidos de dispensa de outros árbitros para este encontro, sendo também esta uma matéria que merecia uma explicação pública clara e cabal por parte do presidente da CA".

Carlos Xistra foi o árbitro da eliminatória da Taça de Portugal entre as águias e os minhotos, disputada no Estádio da Luz, e no final os bracarenses queixaram-se da arbitragem.

O Sp. Braga recebe o Benfica no domingo, pelas 20 e 15, em encontro da 22.ª jornada da Liga portuguesa.

RECORD

JotaCC

Rodríguez: «Fazer tudo para conquistar os três pontos»

Em vésperas da recepção ao Benfica, o central do Sporting de Braga, parco em palavras, garante que os arsenalistas vão «fazer tudo para conquistar os três pontos». O peruano mostrou-se ainda disponível para renovar o contrato com os bracarenses.

«Vamos fazer tudo para conquistar os três pontos», atira Rodríguez acompanhado por Custódio, referindo-se ao desafio com o Benfica, agendado para este Domingo, à margem de uma campanha promocional dos minhotos numa escola do concelho.

Em final de contrato, Rodríguez mostra-se disponível para renovar: «Se o Sporting de Braga fizer uma boa proposta, se entender que isso é o melhor para mim, naturalmente renovarei o contrato», disse o central, deixando elogios à forma como foi tratado na capital do Minho, caso a renovação não aconteça: «O Sporting de Braga abriu-me as portas da Europa e estou muito agradecido. Fui muito bem acolhido e, de momento, só pretendo dar o meu melhor pelo clube», sublinha Rodríguez.
Sobre o jogo com o Benfica, o peruano aponta claramente ao desejo de vitória.

ZEROZERO

JotaCC

Rodríguez: «Temos que ganhar»
PROJECTA JOGO COM OS ENCARNADOS
   
Rodríguez assumiu esta tarde, durante uma visita a uma escola primária do concelho, que o Sp. Braga "tem de vencer o Benfica se quiser atingir os seus objectivo no final da temporada".

Para o central peruano, o Benfica "teve mérito nos jogos que venceu no tempo extra mas não há muitos jogos iguais". Olhando para a frente de ataque encarnada, Rodríguez disse que é formada "por grandes jogadores".

Quanto ao que aconteceu no jogo da última época, num jogo que teve sequelas devido ao "caso do túnel", o n.º 2 bracarense preferiu não falar muito no assunto.

Sobre a nomeação de Carlos Xistra, esta sexta-feira contestada por uma fonte oficial do clube, Rodríguez apenas aproveitou para desejar que o árbitro de Castelo Branco "faça o seu trabalho".

"El Mudo" abordou ainda o assunto da sua renovação. "Sinto-me bem aqui e se me fosse aproveitada uma boa proposta para mim e para o clube é claro que a aceitaria", concluiu.

RECORD