News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 26/11

Started by Pé Ligeiro, 26 de November de 2006, 09:05

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Homenageado em Londres
Jorge Costa sensibilizado com distinção do Charlton

O adjunto de Rogério Gonçalves foi agraciado com um relógio de prata, aplaudido por 30 mil ingleses e falou de "sentimento de dever cumprido"

Jorge Costa foi ontem homenageado pelo Charlton, o clube inglês que regresentou na época 2001/02 e ao serviço do qual disputou 26 jogos. O antigo internacional português foi considerado um dos três melhores jogadores estrangeiros de sempre do clube londrino e por isso alvo de uma distinção, decidida o ano passado, por ocasião das festas do centenário do Charlton. Num ambiente de festa, e perante cerca de 30 mil espectadores, o ex-capitão do FC Porto dirigiu-se ao centro do relvado antes do início do Charlton-Everton (terminou 1-1), onde recebeu uma relógio de prata, sob os aplausos de uma plateia em delírio. Uma manifestação de reconhecimento e carinho deixou o português extremamente sensibilizado. Jorge Costa assistiu posteriormente ao embate e teve oportunidade de ver em acção Nuno Valente, seu antigo companheiro na defesa do FC Porto.
A caminho do aeroporto, para a viagem de regresso, o actual adjunto do Braga sublinhou ter ficado "muito sensibilizado" com a distinção de que foi alvo, destacando que "importante foi o sentimento do dever cumprido". "Não estive aqui mais de cinco meses, mas a julgar pela reacção das pessoas esse tempo foi suficiente para perceberem que dei sempre tudo em campo", comentou.
Jorge Costa foi convidado para a homenagem há pouco mais de um mês e na altura, reconheceu, ficou "surpreendido", porque pensar que não tinha feito mais do que a sua "obrigação". De qualquer forma, diz-se agora "contente e orgulhoso" com a homenagem, recordando que se mudou para o clube de Londres numa "altura difícil" da sua carreira e que emigrou decidido a triunfar. A concluir, o agora adjunto do Braga confessou que "a ligação afectiva ao Charlton vai ficar para sempre", mas que já existia desde que em Maio de 2002 deixou o clube.
Jorge Costa chegou ontem à noite ao aeroporto Sá Carneiro, no Porto, e hoje de manhã já vai estar presente no treino do Braga.
"Não estive aqui mais de cinco meses, mas foi o suficiente para perceberem que dei sempre tudo em campo"


Dispensado
João Pinto não treinou


João Pinto foi a principal ausência na sessão matinal de ontem, depois de dispensado pelos responsáveis arsenalistas para tratar de assuntos particulares, o que significa que, pelo menos em termos físicos, está apto a fazer parte das opções do treinador para o embate com o Setúbal. Sem a colaboração do adjunto Jorge Costa, que se deslocou a Londres, Rogério Gonçalves orientou um treino em que os aspectos técnico-tácticos foram privilegiados, sempre com o confronto com a equipa do Sado no horizonte. No apronto já participou o central Paulo Jorge, que não viajou com a equipa no regresso da Andaluzia, em virtude de uma demora no controlo antidoping. Para hoje de manhã está agendado o último ensaio e depois do almoço inicia-se a viagem para Setúbal.
 
Pequenas mazelas
Chaves e Maciel no ginásio


Ricardo Chaves e Maciel efectuaram ontem de manhã trabalho específico, no ginásio. Os dois futebolistas queixaram-se de pequenas mazelas, resultantes do embate com o Sevilha, e por isso ficaram sob os cuidados do fisioterapeuta Francisco Miranda. A ausência do duo nas lides diárias do plantel não implica qualquer situação de gravidade, pelo que ambos deverão integrar hoje de manhã os trabalhos de grupo e, como deverão constar dos planos do treinador, serão incluídos no lote dos eleitos para Setúbal. Por outro lado, Pedro Costa e Hugo Leal deram continuidade ao processo de reintegração progressiva, sendo de prever que pelo menos o primeiro possa começar a treinar sem limitações durante a próxima semana.


Continua em tratamento
Madrid só volta a jogar no início do próximo ano


Madrid não vai jogar mais este ano. O argentino tem uma entorse tibiotársica direita, que sofreu no apronto matinal da passada segunda-feira, e se comprovou ser grave após alguns exames. O centrocampista mantém desde essa data o tratamento e, além do Setúbal-Braga de hoje à noite, vai falhar também a recepção à Académica (prevista para 3 de Dezembro), a deslocação ao Belenenses (projectada para 10 de Dezembro), a recepção ao Grasshopper (jogo da quarta jornada da fase de grupos da Taça UEFA, no dia 14), e ainda ao Boavista (dia 17). O campeonato pára depois para as férias de Natal.
A total disponibilidade de Madrid apenas deverá acontecer na estreia do Braga na Taça de Portugal, a 7 de Janeiro e com adversário ainda por definir, uma vez que o sorteio apenas será realizado depois de amanhã. Quanto à Liga, o argentino estará em condições de voltar a jogar na deslocação à Madeira, para defrontar o Nacional, a 14 de Janeiro.


Empresário esteve em Sevilha
Marcel será reintegrado na próxima semana


Marcel está prestes a concluir o exílio a que se viu forçado pelos regulamentos internos do clube, na sequência de declarações que prestou. O atacante brasileiro foi sujeito a um inquérito, que está em fase de conclusão, e no decorrer dos próximos dias deverá ser notificado da decisão final, que aponta para - além do afastamento dos trabalhos de grupo que viveu - uma significativa sanção monetária. Tudo indica, portanto, que na próxima semana Marcel reintegre os trabalhos de grupo e se coloque à disposição do técnico Rogério Gonçalves para o confronto com a Académica. A propósito, refira-se que durante a estadia do Braga em Sevilha, o empresário do atleta (e de Adriano, extremo do Sevilha, entre outros), o brasileiro Paulo Afonso, esteve reunido com o presidente da SAD arsenalista, António Salvador, e durante o diálogo procurou apaziguar o incidente. Registe-se que a eventual saída de Marcel na reabertura de mercado não foi equacionada por qualquer das partes.


Observará adversários
Gil Fernandes na equipa técnica


Gil Fernandes foi o escolhido pelo técnico Rogério Gonçalves para completar a sua equipa técnica. Gil Fernandes, que em tempos trabalhou com as selecções jovens do distrito de Viana do Castelo, vai exercer essencialmente as funções de observador, nomeadamente dos adversários do Braga, mas também irá colaborar com o técnico principal no campo. A equipa técnica arsenalista está por isso agora completa: Rogério Gonçalves (treinador), Jorge Costa (treinador-adjunto), Gil Fernandes (adjunto e observador), Manuel José (preparador-físico) e Jorge Vital (treinador de guarda-redes).
IN O JOGO

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Marcel vai regressar esta semana aos treinos
EMPRESÁRIO FOI A SEVILHA PARA RESOLVER O DIFERENDO


O processo de inquérito instaurado a Marcel está em fase de conclusão no departamento jurídico do Sp. Braga, devendo o avançado brasileiro ser notificado esta semana da sanção que lhe será aplicada e, consequentemente, reintegrado no trabalho com o restante plantel.

Marcel foi afastado do grupo no passado dia 16 (treina-se à parte, em horário diferenciado), na sequência de declarações públicas em que se queixava de ter saído da equipa titular e expressava vontade de ir para o Cruzeiro. A tentativa de resolução do diferendo motivou intervenção do empresário do avançado. Paulo Afonso viajou expressamente do Brasil até Sevilha para se encontrar com o presidente António Salvador, durante a estada do Sp. Braga na capital andaluza.



Madrid só em Janeiro
ENTORSE OBRIGA A PARAGEM DE UM MÊS


Vitimado por uma entorse em vésperas do jogo europeu de Sevilha, o médio defensivo Andrés Madrid irá ficar cerca de um mês afastado dos relvados, falhando os jogos com V. Setúbal, Académica, Belenenses, Grasshopper e Boavista.

A confirmação chegou ontem, depois dos exames complementares de diagnóstico feitos após o regresso do compromisso europeu dos bracarenses. Considerada de gravidade média, a entorse forçou o argentino a andar de muletas e à boleia dos colegas (ontem foi Dani Mallo que o transportou a casa no final da sessão de tratamento) para evitar a condução.

IN RECORD

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


CASO NÃO AFECTA EQUIPA DO SPORTING
João Pinto está disponívelpara colaborar com a Justiça



João Pinto está disponível

para colaborar com a Justiça

João Vieira Pinto afirmou, ontem, ao JN que está "à inteira disponibilidade das autoridades judiciais" para esclarecer o processo das verbas envolvidas na sua transferência para o Sporting. Foi a primeira vez que o actual jogador do Sporting de Braga falou sobre o processo em que José Veiga aparece como arguido por indícios de burla qualificada e fraude fiscal.

O avançado não quis comentar as declarações do seu ex-empresário, nem sequer as dos dirigentes do Sporting, reafirmando apenas que quer colaborar com a Justiça. Mas só ontem se pôde apurar uma reacção do internacional português, depois de uma semana atribulada em que esteve ao serviço da sua equipa, precisamente na deslocação a Sevilha.

João Pinto esteve ontem de manhã em Coimbra, no escritório do seu representante legal, o advogado Castanheira Neves. No final do encontro, Castanheira Neves afirmou que o jogador "face às notícias recentes, para as quais João Pinto não contribuiu, mas em que parece ser ele o problema, decidiu disponibilizar-se para esclarecer o Ministério Público, que está a investigar o processo".

Questionado pelo JN, o advogado não quis revelar se João Vieira Pinto prestou anteriormente declarações às autoridades. "Sou advogado do João há cerca de uma semana, por isso, não tenho conhecimento disso", referiu sobre esta matéria.

Castanheira Neves disse ainda que o jogador "não tem a intenção de julgar ninguém", pretendendo apenas "retomar a tranquilidade desportiva necessária a um atleta de alta competição".

O representante do ex-jogador do Boavista, Atlético de Madrid, Benfica e Sporting voltou a não responder quando foi confrontado com a pretensão do Sporting, que solicitou autorização a José Veiga e a João Pinto para levantarem o sigilo bancário, mas deixou a "porta aberta" ao desejo do Sporting.

"Estamos disponíveis para colaborar com a Justiça até aos limites", afirmou Castanheira Neves, concluindo que o jogador está de "consciência tranquila".


Paulo Bento, treinador do Sporting, pronunciou-se sobre o caso Veiga, explicando que é uma situação "que não afecta a equipa", muito menos o treinador. E, em quatro anos, desde que chegou a Alvalade como jogador, "nunca" teve "problemas" e recebeu sempre as suas remunerações. "Estou há sete anos no clube, habituei-me a ver um clube sério, com pessoas sérias e íntegras. A partir daí o Sporting está de consciência tranquila e os seus jogadores, e o restante grupo de trabalho, têm de estar tranquilos em função das pessoas que gerem o clube", adiantou Paulo Bento, que dá mais exemplos de situações que o fazem manter a tranquilidade "Não conheço nenhum dirigente que seja arguido no que quer que seja. Nem neste processo, nem no do Apito Dourado, não há nada com o Sporting. Não está lá ninguém do Sporting que seja arguido. A partir daí, e pelo que pessoalmente sinto nestes sete anos, só tenho de estar extremamente satisfeito, orgulhoso e honrado por pertencer a um clube que me tem tratado bem".

IN JN



BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Jogador quebra silêncio desde início do caso Veiga
João Pinto disposto a esclarecer transferência para o Sporting


O futebolista João Pinto diz estar "disposto a esclarecer tudo o que esteja relacionado" com a sua transferência para o Sporting, quebrando o silêncio que manteve desde o início do caso Veiga.

Numa declaração à TSF, sem direito a perguntas, João Pinto disse estar disposto a esclarecer aquilo que lhe for possível, garantindo que está disponível para o fazer "assim que as autoridades quiserem".

O advogado do jogador, Castanheira Neves, salientou que João Pinto está "cansado de ver a polémica na comunicação social" e que "não podia continuar em silêncio". Apesar de garantir que o jogador ainda não foi notificado, o advogado reiterou a disponibilidade do futebolista para falar às "instâncias a quem cumpre esclarecer o problema".

No início da semana o ex-empresário José Veiga foi ouvido no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) e constituído arguido pelos crimes de burla qualificada, branqueamento de capitais e fraude fiscal, no âmbito da contratação do jogador pelo Sporting.

José Veiga, que saiu do TIC sob o Termo de Identidade e Residência, uma caução no valor de 500 mil euros e apreensão de passaporte, negou ser empresário de João Pinto e referiu ter acompanhado o jogador apenas na qualidade de amigo.

Em causa estará o "desaparecimento" de parte dos 4190 milhões de euros que o Sporting terá pago pelos direitos desportivos do jogador, remetidos a uma empresa de direito inglesa, de nome Goodstone, a mando de José Veiga - uma afirmação que o empresário desmente.

IN O PÚBLICO
BRAGA SEMPRE MAIS!