News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

ARTIGO DM: O PAÍS DA ESTUPIDEZ

Started by cardoso, 22 de November de 2006, 22:31

Previous topic - Next topic

cardoso

A UEFA insiste em pregar-me partidas. Com os jogos da taça UEFA às quintas-feiras sou obrigado a escrever este texto antes que o S. C. de Braga dispute o seu jogo.
Mas não faltam assuntos para divagar.
No passado fim de semana disputou-se mais um Braga - Benfica. Foi mais uma ocasião de romaria ao Estádio Municipal. De Braga e arredores, é o dia em que todos os braguistas saem do sofá, armam-se de cachecol e rumam à pedreira. Longe vão os tempos em que o estádio Primeiro de Maio albergava, nesta ocasião, uma imensa maioria de benfiquistas que asfixiavam os tímidos 3 ou 4 mil bracarenses. Hoje, pelo contrário, são os braguistas que estão em maioria, principalmente por força de uma juventude que na sua curta existência já se habituou a ver o Braga a lutar "taco a taco" com o próprio Benfica pelos lugares da frente.
Esta reviravolta que alguns saudosistas ainda teimam em negar começa a colocar os dois clubes como rivais e tende até a criar situações de algum anti-benfiquismo cada vez mais patente nesta cidade. De facto, uma franja apreciável de adeptos braguistas começa mesmo a revelar um certo anti-benfiquismo, por reacção às etiquetas antigas que nos colocaram. Vimos já, no passado sábado, alguns laivos desse novo e preocupante fenómeno. É tempo de os braguistas também se habituarem a saber ganhar e evitar que a vitória se transforme em motivo para sublinhar a humilhação do adversário. Tão importante como saber perder é saber ganhar.
Aparte estes guerrilhas de adeptos, o jogo de sábado trouxe coisas muito bonitas, com um Braga renovado, re-motivado e quase demolidor. Dessas já tudo se falou. Doutras, no entanto, porque não convém, quase nada se escreveu ou falou. Por exemplo, continuo sem perceber porque é que o triste espectáculo proporcionado pelo cidadão Ricardo Rocha foi quase branqueado pela comunicação social desportiva. Para a comissão disciplinar da Liga, provavelmente, o caso nem existiu. Não me admirava até que fosse o Sporting de Braga a ser punido com uma multa, tão grande é a tendência centralista que manda no nosso futebol. Ricardo Rocha, para além de demonstrar um triste desprezo por quem o tirou do anonimato revelou um falta de educação a todos os títulos lamentável. Como atleta de alta competição ele deveria saber que os adeptos têm comportamentos emotivos, contra os quais ele só pode lutar com argumentos futebolísticos e não com palavrões carregados de raiva e ódio. Desde o momento em que o S. C. de Braga o trouxe para as altas lides do futebol, Ricardo Rocha não tem pensado noutra coisa senão em "dar o salto". Mudou-se para o Benfica mas não é esse o salto que pretende. E como não o consegue vai revelando uma decepção continuada, à beira da frustração que o conduzem a actos de loucura que só o prejudicam. Que ganha R. Rocha com estas atitudes? Absolutamente nada. Pelo contrário, acabou por dar uma ajudinha aos jogadores do S. C. de Braga para a obtenção do segundo e terceiro golos.
Mas a falta de educação revelada por R. Rocha está muito longe de ser um caso isolado. No nosso país continua a cultivar-se a ignorância, a estupidez e a má educação. E não admira! Este é o país onde os dirigentes desportivos são mais conhecidos pelas falcatruas do que pelos feitos desportivos. Este é o país em que quem pretende conseguir algo de elevado é forçado a seguir o caminho dos corruptos, fazer o jogo deles e esperar pelas suas benesses magnânimas. Este é o país onde ninguém percebe que é nas escolas que se forma um país honesto, trabalhador, rentável e próspero. Este é o país onde essa mesma educação é alvo de desinvestimento para combater o défice; onde aqueles que mais preparados estão para combater a ignorância e a falta de educação, os professores, são atacados, desprezados e vítimas de uma campanha difamatória promovida pelo próprio governo do País!!! Admira pois, neste país de brincadeira, que jogadores como Ricardo Rocha insultem o publico com palavrões? Não, da mesma maneira que não admira que haja alunos a bater em professores.
E admira que neste país governado pela arrogância pacóvia, haja dirigentes corruptos à solta e com "lata" suficiente para colocarem lindas asas de anjo?
Não, neste país onde a estupidez ganha medalhas, já nada me admira!

eumesmo

Caro Cardoso tocou num ponto que é sem duvida importante, infelizmente no nosso país a estupidez impera, e enquanto os nossos politicos se preocuparem cegamente pelo défice do país, continuaremos com um défice de inteligencia, e continuaremos a ter casos de violencia fisica e psicológica para quem tenta fazer algo pela educação.

@braços
Eumesmo
"Até desmaio quando vejo que estão a roubar o Sporting de Braga" por D. Rosa

Bracarus

é isso aí, cardoso

finalmente fazes referência ao anti benfiquismo que existe em Braga, e eu sou um desse casos evidentes.
odeio aquela gente !!!
aliás, digo que se em Braga há benfiquistas, eu não sei se neste momento, não havera mais e anto benfiquistas...

por outro lado, e acerca do RR só tenho pena que a tua crónica fique por estas bandas...

BRAGA FOREVER

Mais uma vez amigo Cardoso...EXELENTE!!

O Braguismo começou á pouco tempo uma guerra, e essa guerra será vencida...custe o que custar:

BRAGA HÁ-DE SER MAIORITARIAMENTE BRAGUISTA!!
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

crisgui

Um artigo muito bom, sem dúvida. Infelizmente o país anda assim e não vejo maneira de as coisas mudarem ...
Parabéns Cardoso

Manuel Pereira

O grande maioria dos braguistas são gente muito jovem, seria bom que não imitassem o que de pior há na tradição futeboleira deste país.
Como gente jovem devem ver no espetáculo futebolístico uma festa e não um palco para escape de frustrações.
Como jovens devem perceber que não devem ser ostilizados os adeptos dos clubes adversários antes pelo contrário devem ser cativados para vir ao nosso estádio (pelo menos enquanto não o conseguirmos encher de braguistas).
O Ricardo Rocha deve servir com exemplo a não seguir, deve ser apontado exactamnente como um caso típico de comportamento condenável... E punível pelas estâncias da justiça desportiva e não por nós adeptos (o problema é que a justiça desportiva assobia para o ar, quando se trata de casos ligados aos "passaritos" de Lisboa).
As entidades que têm convites para oferecer (por direito próprio como é o caso da Câmara Municipal de Braga) deviam ser mais criteriosas na sua oferta caso contário prestam por vezes um mau serviço ao Sporting Clube de Braga e para quem se diz braguista não lhe fica muito bem.

Saudações braguistas.

tos

magico braga allez!

cardoso

Quote from: Manuel Pereira on 22 de November de 2006, 23:37
As entidades que têm convites para oferecer (por direito próprio como é o caso da Câmara Municipal de Braga) devia ser mais criteriosa na sua oferta caso contário presta por vezes um mau serviço ao Sporting Clube de Braga e para quem se diz braguista não lhe fica muito bem.

Sublinho esta afirmação do amigo Pereira!
É bem verdade! Conheço uma pessao (BENFIQUISTA que simpatiza com o Braga) que tem sempre convite garantido para ela e amigo/as... porque conhece gente.... é uma TRISTEZA!
Gaba-se que nem precisa de ser sócia para ter convites! E eu fico fulo com isto!!! Porque eu tenho MUITO ORGULHO em pagar as quotas! Sentirme-ia um ladrão traidor se fosse à pala ver os jogos do meu BRAGA. E seria ladrão traidor se distribuisse convites destes...

Apenas_Braga

Quote from: cardoso on 22 de November de 2006, 23:57
As entidades que têm convites para oferecer (por direito próprio como é o caso da Câmara Municipal de Braga) devia ser mais criteriosa na sua oferta caso contário presta por vezes um mau serviço ao Sporting Clube de Braga e para quem se diz braguista não lhe fica muito bem.

É bem verdade! Conheço uma pessao (BENFIQUISTA que simpatiza com o Braga) que tem sempre convite garantido para ela e amigo/as... porque conhece gente.... é uma TRISTEZA!
Gaba-se que nem precisa de ser sócia para ter convites! ...

è bem verdade, e acrescento que muitos e muitos dos que têm convites, gabam-se de terem sempre convites para os jogos e ainda nos chamam parolos. O Sr. Presidente António Salvador, quer sócios, acho muito bem, então terá de ser ele a dar o exemplo e não dar convites às resmas. EU SEI DO QUE ESTOU A FALAR.
Como dizia um amigo meu, eu comprar bilhete ?? ha ha ha, vou alí ao quiosque do bairro, compro uma chiclete e dão-me um bilhete. GOZAM COM TUDO. E ando eu durante 365 dias, a arranjar sócios para o Braga, com que motivação ??
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

TRINCADO

Cardoso, este texto está excelente e muito oportuno. Apontas muitas falhas do nosso dia a dia com toda a coragem. Parabéns.

sol

Gaba-se que nem precisa de ser sócia para ter convites! E eu fico fulo com isto!!! Porque eu tenho MUITO ORGULHO em pagar as quotas! Sentirme-ia um ladrão traidor se fosse à pala ver os jogos do meu BRAGA. E seria ladrão traidor se distribuisse convites destes...

Agora puseste o dedo na ferida! A mim também me revoltam todos os tipos de comportamento anti-desportivo! Ninguém me vê nem ouve a insultar o adversário, porque me considero bem educado, e não trago dentro de mim nenhuma espécie de ódio ou frustração prontos a descarregar. Além do mais, como já disse aqui, o insulto acaba por ser uma outra forma de valorizar o adversário - pelo menos, a existência do adversário - e para se reduzir alguém ou alguma coisa à sua máxima insignificância, não há nada como a indiferença.
Quanto à questão recorrente de os adeptos de uma e de outra equipa se encontrarem misturados, muitas vezes porque aos adeptos adversários lhes forma cedidos cartões e bilhetes para uma zona de acesso, em princípio, resevada, não habia nexexidade... Os braguistas viram-se às pessoas que lá se encontram, mas quem devia enfardar a sério é que os pôs lá, não?

Na poente de vermelho e branco!

lipe

É isso mesmo Cardoso essa tal etiqueta que nos puseram ENERVA-ME e no sábado ficou bem patente que já foi tempo em que os lampiões tinham maioria.Só não vê quem não quer.
Sempre em crescimento.
100% braga
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Rita

disco infiltrator

De facto, a pior coisa que se pode dizer a um Braguista é que em Braga "é  tudo Benfiquista". A mim pelo menos irrita-me completamente. Primeiro porque é UMA GRANDE MENTIRA e segundo porque essa frase reduz e menospreza os adeptos do Braga. A juventude de Braga é na sua maioria pelo SCB!!! Existe um grupo de adeptos, já da idade do tempo do Eusébio, que é biclubista e que nos jogos com os encarnados não sabe bem por quem torcer. Felizmente que é gente de idade, que começa a ficar em casa a assistir aos jogos na televisão. Felizmente! Espero que nem assistam a mais jogos do Braga!
Por isso que, apesar da rivalidade com guimarães, o clube que mais prazer me dá ver o Braga derrotar é esse tal de benfica.

É normal que por influencia de pais e avôs alguns até tenham tido outro clube quando crianças/adolescentes mas quando começam a pensar por si concluem que não faz sentido torcer por outro clube que não representa a sua cidade, região e gentes. Não falo só dos bracarenses mas de toda a região! Que sentido faz uma pessoa do Minho torcer por um clube de Lisboa???

Não entendo como essa gente de Braga, que torce por clubes de Lisboa ou do Porto,  reage quando vêm ao EMB as claques desses clubes  e começam a cantar "Povo de M***, Povo de M****".......

ZGANDULO

Boa crónica CARDOSÃO!!! ;)

Quanto aos convites oferecidos, é a mesma coisa que convidar alguêm com o intuito de humilhar esse perante milhares de pessoas!!! ;D Já pensaram nisso??? ;D

Depenar frangos até dá trabalhoa, agora, pardelhos???- É hás 3 penas de cada vez... ;D :D ;D :D ;D :-*

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

cardoso

Quote from: ZGANDULO on 23 de November de 2006, 15:14

Depenar frangos até dá trabalhoa, agora, pardelhos???- É hás 3 penas de cada vez... ;D :D ;D :D ;D :-*

;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
BESTIAL!

pamg

Completamente de acordo

Anabela

Mais uma vez, como não poderia deixar de ser, um magnífico texto do Cardoso!

HugoSáPinto

Quote from: cardoso on 22 de November de 2006, 22:31
Longe vão os tempos em que o estádio Primeiro de Maio albergava, nesta ocasião, uma imensa maioria de benfiquistas que asfixiavam os tímidos 3 ou 4 mil bracarenses. Hoje, pelo contrário, são os braguistas que estão em maioria, principalmente por força de uma juventude que na sua curta existência já se habituou a ver o Braga a lutar "taco a taco" com o próprio Benfica pelos lugares da frente.

Infelizmente, foi preciso o Braga atingir o patamar dos denominados 'grandes' para os jovens encetarem nesta onda do braguismo... Neste sentido, iniciativas incitadoras do 'braguismo'  poderiam ter sido realizadas pelos órgão dirigentes do clube.
Todavia, é um sinal positivo da nossa crescente e sustentada afirmação nacional.

Esta reviravolta que alguns saudosistas ainda teimam em negar começa a colocar os dois clubes como rivais e tende até a criar situações de algum anti-benfiquismo cada vez mais patente nesta cidade. De facto, uma franja apreciável de adeptos braguistas começa mesmo a revelar um certo anti-benfiquismo, por reacção às etiquetas antigas que nos colocaram.

Penso que essa onda do "anti-benfiquismo" é inexorável, devido, como salientas, à 'etiquetagem' que ainda alguns teimam em colocar-nos...

Ricardo Rocha, para além de demonstrar um triste desprezo por quem o tirou do anonimato revelou um falta de educação a todos os títulos lamentável. Como atleta de alta competição ele deveria saber que os adeptos têm comportamentos emotivos, contra os quais ele só pode lutar com argumentos futebolísticos e não com palavrões carregados de raiva e ódio.

Contudo, os seus "argumentos futebolísticos" parecem escassear, tal como o demonstrou ao serviço da selecção e ao serviço do seu actual clube (para felicidade nossa ;D)

Desde o momento em que o S. C. de Braga o trouxe para as altas lides do futebol, Ricardo Rocha não tem pensado noutra coisa senão em "dar o salto". Mudou-se para o Benfica mas não é esse o salto que pretende. E como não o consegue vai revelando uma decepção continuada, à beira da frustração que o conduzem a actos de loucura que só o prejudicam. Que ganha R. Rocha com estas atitudes? Absolutamente nada. Pelo contrário, acabou por dar uma ajudinha aos jogadores do S. C. de Braga para a obtenção do segundo e terceiro golos.

Por toda esta sua frustração, o nosso MUITO OBRIGADO!!!  ;D (Este sentido 'obrigado' não se estende, obviamente, aos menores que estavam a assistir ao jogo e que, com isso, acresceram - e de que maneira- o seu anti-benfiquismo, elevando, para patamares celestes, o braguismo neles desperto...  :D)

Este é o país onde ninguém percebe que é nas escolas que se forma um país honesto, trabalhador, rentável e próspero. Este é o país onde essa mesma educação é alvo de desinvestimento para combater o défice; onde aqueles que mais preparados estão para combater a ignorância e a falta de educação, os professores, são atacados, desprezados e vítimas de uma campanha difamatória promovida pelo próprio governo do País!!!

Só é pena a nossa ministra não ter ido assistir ao jogo, pois, certamente, ficaria contente com o resultado das suas "reformas inadiáveis"...  ;D

Admira pois, neste país de brincadeira, que jogadores como Ricardo Rocha insultem o publico com palavrões? Não, da mesma maneira que não admira que haja alunos a bater em professores.

Essa está muito boa!! :D :D :D
Já encontrámos o 'capanga' para 'cascar' na ministra... ;D

Pelo menos, já sabemos que nos próximos Jogos Olímpicos vamos conseguir trazer muitas medalhas, devido a esses 'feitos nobres que em muito engrandecem o nome e cultura portugueses'... :D

Resumindo, Cardoso, texto excepcional!

Pé Ligeiro

A UEFA insiste em pregar-me partidas. Com os jogos da taça UEFA às quintas-feiras sou obrigado a escrever este texto antes que o S. C. de Braga dispute o seu jogo.
Mas não faltam assuntos para divagar.
No passado fim de semana disputou-se mais um Braga - Benfica. Foi mais uma ocasião de romaria ao Estádio Municipal. De Braga e arredores, é o dia em que todos os braguistas saem do sofá, armam-se de cachecol e rumam à pedreira. Longe vão os tempos em que o estádio Primeiro de Maio albergava, nesta ocasião, uma imensa maioria de benfiquistas que asfixiavam os tímidos 3 ou 4 mil bracarenses. Hoje, pelo contrário, são os braguistas que estão em maioria, principalmente por força de uma juventude que na sua curta existência já se habituou a ver o Braga a lutar "taco a taco" com o próprio Benfica pelos lugares da frente.
Esta reviravolta que alguns saudosistas ainda teimam em negar começa a colocar os dois clubes como rivais e tende até a criar situações de algum anti-benfiquismo cada vez mais patente nesta cidade. De facto, uma franja apreciável de adeptos braguistas começa mesmo a revelar um certo anti-benfiquismo, por reacção às etiquetas antigas que nos colocaram. Vimos já, no passado sábado, alguns laivos desse novo e preocupante fenómeno. É tempo de os braguistas também se habituarem a saber ganhar e evitar que a vitória se transforme em motivo para sublinhar a humilhação do adversário. Tão importante como saber perder é saber ganhar.
Aparte estes guerrilhas de adeptos, o jogo de sábado trouxe coisas muito bonitas, com um Braga renovado, re-motivado e quase demolidor. Dessas já tudo se falou. Doutras, no entanto, porque não convém, quase nada se escreveu ou falou. Por exemplo, continuo sem perceber porque é que o triste espectáculo proporcionado pelo cidadão Ricardo Rocha foi quase branqueado pela comunicação social desportiva. Para a comissão disciplinar da Liga, provavelmente, o caso nem existiu. Não me admirava até que fosse o Sporting de Braga a ser punido com uma multa, tão grande é a tendência centralista que manda no nosso futebol. Ricardo Rocha, para além de demonstrar um triste desprezo por quem o tirou do anonimato revelou um falta de educação a todos os títulos lamentável. Como atleta de alta competição ele deveria saber que os adeptos têm comportamentos emotivos, contra os quais ele só pode lutar com argumentos futebolísticos e não com palavrões carregados de raiva e ódio. Desde o momento em que o S. C. de Braga o trouxe para as altas lides do futebol, Ricardo Rocha não tem pensado noutra coisa senão em "dar o salto". Mudou-se para o Benfica mas não é esse o salto que pretende. E como não o consegue vai revelando uma decepção continuada, à beira da frustração que o conduzem a actos de loucura que só o prejudicam. Que ganha R. Rocha com estas atitudes? Absolutamente nada. Pelo contrário, acabou por dar uma ajudinha aos jogadores do S. C. de Braga para a obtenção do segundo e terceiro golos.
Mas a falta de educação revelada por R. Rocha está muito longe de ser um caso isolado. No nosso país continua a cultivar-se a ignorância, a estupidez e a má educação. E não admira! Este é o país onde os dirigentes desportivos são mais conhecidos pelas falcatruas do que pelos feitos desportivos. Este é o país em que quem pretende conseguir algo de elevado é forçado a seguir o caminho dos corruptos, fazer o jogo deles e esperar pelas suas benesses magnânimas. Este é o país onde ninguém percebe que é nas escolas que se forma um país honesto, trabalhador, rentável e próspero. Este é o país onde essa mesma educação é alvo de desinvestimento para combater o défice; onde aqueles que mais preparados estão para combater a ignorância e a falta de educação, os professores, são atacados, desprezados e vítimas de uma campanha difamatória promovida pelo próprio governo do País!!! Admira pois, neste país de brincadeira, que jogadores como Ricardo Rocha insultem o publico com palavrões? Não, da mesma maneira que não admira que haja alunos a bater em professores.
E admira que neste país governado pela arrogância pacóvia, haja dirigentes corruptos à solta e com "lata" suficiente para colocarem lindas asas de anjo?

É triste mas é verdade!
Cardoso, infelizmente tens  razão. Este país tem os valores invertidos. É o país onde o "Chico esperto" e mal educado triunfa como em nenhum outro país civilizado.

Há uma parte que eu não concordo tanto, ou melhor colocaria umas aspas em "algo elevado".
"Este é o país em que quem pretende conseguir algo de elevado é forçado a seguir o caminho dos corruptos, fazer o jogo deles e esperar pelas suas benesses magnânimas"  Eu continuo a achar que para alcançar algo de verdadeiramente elevado, não é necessário seguir o caminho dos corruptos, porque aquilo que eles conseguem poderá parecer alguma coisa, mas não vale nada. Acima de tudo a dignidade, a lealdade, a elevação, a seriedade. Vale mais pouco mas honesto, do que muito e sujo!

BRAGA SEMPRE MAIS!