News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 22/11

Started by Pé Ligeiro, 22 de November de 2006, 09:25

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Luís Filipe dá a receita para Sevilha
"Vencer e evitar contas"

O defesa garante que no Braga ninguém quer ficar à espera do jogo com o Grasshoppers para garantir a qualificação

Luís Filipe foi o eleito para fazer a antevisão do jogo em Sevilha, uma escolha que deriva, também, do facto de o lateral ter conhecimento do futebol espanhol, onde alinhou meia época em 1999/00, no Atlético de Madrid B, antes de rumar a Braga. Contudo, o jogador não fez uso disso nas declarações, muito pelo contrário, deixando bem vincado que a experiência vivida no clube colchonero "foi tão pouca e há tanto tempo que nem sequer é relevante". Continuando com as confissões, o lateral admitiu que a equipa "parte moralizada" para o jogo em Sevilha, congratulando-se por o clube andaluz estar num grande momento de forma: "Ainda bem, assim tudo se conjuga para que seja um grande espectáculo". Do Sevilha, continuou, garantiu ter a equipa minhota um conhecimento real, mas minimizou esse aspecto na lógica de que "quem é importante é o Braga". "Há que respeitar o adversário, mas sem nos preocuparmos exclusivamente com ele", completou.
De Rogério Gonçalves e dos seus métodos admitiu que ainda há coisas para a equipa assimilar, mas a disposição da equipa mantém-se, o que equivale por dizer que "o Braga entra sempre em campo para ganhar". À questão sobre se o jogo em Sevilha seria encarado como uma etapa, Luís Filipe contrapôs com a necessidade de vencer para atingir os seis pontos, meta apontada como necessária para atingir a fase seguinte da Taça UEFA. "Vamos jogar para somar os três pontos, prevenindo a eventualidade de um deslize no último jogo e depois já não haver tempo para reagir", disse, acrescentando que apesar de ser difícil "não há outro pensamento a ter". "Há valor para ganhar lá". Para sustentar a sua afirmação, aproveitou o exemplo do Liberec que, após impor um nulo ao Sevilha, acabou goleado em Braga. "Esta é a prova de que o futebol tem dias bons e maus", concluiu.


Duda diz que o Sevilha tem de ganhar
"Braga vai ser difícil de bater"

Em Sevilha a estrela é Kanouté e até Fabiano tem de lutar para ganhar espaço. Mas o português Duda também já faz golos...
C.F./L.D. em Sevilha (Espanha)

É português, tem 26 anos e uma carreira de futebolista profissional praticamente toda feita em Espanha. Duda chegou esta época ao Sevilha, vindo do Málaga, e não lhe tem sido fácil conquistar um lugar no corredor esquerdo, pois não faltam extremos de qualidade ao detentor da Taça UEFA. Mas ainda há duas semanas fez um golo, na Taça do Rei, e sente estar a conquistar o seu espaço. "Sinto-me muito bem no Sevilha, onde sou bastante valorizado. Tenciono prosseguir a carreira em Espanha, onde me encontro perfeitamente identificado e adaptado", comentou ontem, sob o sol ameno da capital da Andaluzia.
Conhecendo o Braga melhor do que qualquer dos companheiros – "acompanho a Liga portuguesa e o Braga desde há três anos que faz grandes campeonatos. O seu protagonismo deste ano não é nenhuma surpresa. Vai ser um rival difícil de bater", comentou -, Duda também reconhece que a partida de amanhã será sobretudo importante para a sua equipa. "É muito importante vencer este jogo porque só temos um ponto, embora também apenas um jogo. As coisas são claras: se queremos dar um grande passo em direcção à fase seguinte temos de ganhar. É preciso conquistar os pontos nos jogos em casa", sublinhou.
"Vai ser um jogo difícil, isso é óbvio. O Braga vem de uma vitória importante no campeonato, sobre o Benfica, de certeza muito motivadora, e vai complicar as nossas intenções. Mas, se conseguirmos jogar como temos vindo a fazer vamos conseguir o nosso objectivo: ganhar", comentou Duda, lembrando depois que "hoje em dia qualquer equipa pode ganhar ou perder, num jogo de futebol pode haver sempre grandes surpresas". "O favorito é o Sevilha, mas antes do jogo ninguém pode reclamar a vitória", sentenciou.
Embora imbatível em casa, o Sevilha tem este ano um problema adicional, por ter ganho a Taça UEFA. "Queremos repetir a proeza do ano passado, mas agora todos nos querem ganhar, tanto na UEFA como em Espanha", reconhece, demonstrando depois que o Braga vai entrar nesse grupo de adversários complicados ao fazer a radiografia dos minhotos: "O Braga posiciona-se bem sobre o relvado. É muito consistente em termos defensivos e forte no contra-ataque. Tem jogadores muito velozes e por isso considero que o contra-golpe é a principal arma do Braga".


IN O JOGO

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Luís Filipe: «Valor para ganhar»
QUER UM "DIA BOM" EM SEVILHA


Não é difícil perceber que Luís Filipe detesta sentir descrença em torno das possibilidades do Sp. Braga em Sevilha. "Temos valor para ganhar e já o demonstrámos", assevera, contestando que seja uma deslocação na qual os arsenalistas nada têm a perder. "Não é bem assim. Há 3 pontos em disputa e porquê adiar a questão do apuramento para o último jogo, com o Grasshoppers?", questiona.

Esse tipo de calculismo, a seu ver, "seria um erro", até porque pode sempre ocorrer "algum deslize" na derradeira partida. No futebol, diz, "há dias bons e dias maus. Vamos tentar estar num dia bom para voltarmos com a vitória".

Capazes

O contratempo que constitui a lesão de Madrid não assusta Luís Filipe. "O plantel foi constituído de forma a não se notarem ausências. Faz falta, claro, está rotinado na sua posição, mas existem colegas capazes de fazer o lugar dele", salienta o defesa-direito.

IN RECORD

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


«Caso João Pinto»: jogador do Sp. Braga recusa falar à comunicação social

João Vieira Pinto treinou esta tarça-feira normalmente com os seus colegas do Sp. Braga e foi chamado, como é natural, para a partida de Sevilha. No entanto, o experiente jogador não acedeu aos pedidos dos jornalistas presentes em Braga e preferiu não tecer qualquer tipo de comentários sobre o caso que envolve a sua transferência para o Sporting no Verão de 2000.
Após o final da sessão de trabalho, os profissionais da comunicação social estiveram a aguardar por João Pinto na sala de imprensa bracarense, mas apenas tiveram o defesa Luís Filipe à disposição. Enquanto isso, o médio ofensivo abandonava em grande velocidade as instalações dos minhotos, evitando qualquer contacto com a comunicação social.
Isto no mesmo dia em que José Veiga voltou a falar. desta vez foi na RTP, à hora do almoço. O empresário e ex-dirigente do Benfica não negou que João Pinto tivesse recebido o dinheiro em causa. E acusou os responsáveis do Sporting de terem mentido nas declarações que prestaram na PJ. Ou seja, o caso está longe do fim.

IN MAISFUTEBOL

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

"Jogo com o Sevilha promete ser um grande espectáculo"

Luís Filipe considera que o jogo do Braga, amanhã, com o Sevilha, a contar para a fase de grupos da Taça UEFA "promete ser um grande espectáculo".

O lateral-direito fundamenta esta previsão no facto das duas equipas estarem muito motivadas "É um facto que as duas formações estão muito moralizadas. Nós, por termos ganho ao Benfica, com uma exibição convincente, e o Sevilha porque está a fazer um campeonato invejável".

Face ao momento brilhante por que passa a equipa andaluza - é vice-líder na Liga espanhola - Luís Filipe minimiza, porém, essa circunstância "O mais importante é a nossa equipa, a maneira como temos de actuar. Não temos que nos preocupar com o adversário, somente connosco e com as indicações do nosso treinador. Naturalmente que respeitamos o Sevilha, que ataca muito pelas alas, mas, antes, pensamos no nosso rendimento". O jogador reconhece que a equipa ainda não assimilou os processos do novo técnico, pois "isso leva tempo".

"Algumas coisas ainda precisam de ser aprofundadas. Criar uma nova identidade para a equipa é algo que não se faz numa semana", admitiu. O Braga não vai a Sevilha para ser um parceiro menor, segundo o porta-voz conjuntural da equipa "Quando entramos em campo, é sempre para ganhar. Dizem que precisamos de mais seis pontos, mas não podemos deixar o apuramento para a última partida. Não podemos correr esse risco". O jogador já testou a bola do encontro, "mais rápida", mas, considerou que "não será pela bola" que se vai arranjar uma desculpa "se as coisas não correrem bem".


Rogério Gonçalves convocou 18 jogadores para o jogo com o Sevilha. Como se previa, vão falhar este encontro três arsenalistas, a recuperarem de lesões, a saber, Hugo Leal, Pedro Costa e Andrés Madrid. Em compensação, Nem e Vandinho regressam aos eleitos. Eis a lista dos escolhidos pelo técnico Rogério Gonçalves Paulo Santos, Dani, Paulo Jorge, Nem, Paíto, João Pinto, Césinha, Carlos Fernandes, Castanheira, Wender, Frechaut, Maciel, Luís Filipe, Ricardo Chaves, Irineu, Zé Carlos, Gama e Vandinho. A equipa parte, hoje, pelas 10 horas, para Sevilha e, pelas 18.45 horas locais (mais uma que em Portugal), Rogério Gonçalves falará aos jornalistas. O jogo de amanhã terá uma equipa de arbitragem alemã, chefiada por Helmut Fleischer, que vai ser assistido por Sönke Glindemann e Roland Greth.

IN JN
BRAGA SEMPRE MAIS!